F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Possessão demoníaca em crentes. É possível??

Compartilhe

Votação

Você acredita que o demônio pode "possuir" o corpo de crentes?

Total dos votos: x

Carlos Henrique
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 168

Re: Possessão demoníaca em crentes. É possível??

Mensagem por Carlos Henrique em Sex 26 Dez 2008, 16:44

Eu não aredito que uma pessoa crente, nascida de novo, com o Espírito Santo habitzando em sua vida, possa ficar possessa ou endemoninhada, pois se ficar possessa só se na realidade não tiver nascido de novo, e ainda não for convertida, pois aquele que está em Cristo, creio eu, que o inimigo não lhe toca.
Portanto, concluindo possessão demoníaca em crentes não é possível.

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710

Mensagem por Devaney em Sex 26 Dez 2008, 23:21

Ok, Carlos, cada um fique com sua posição. Mas isso não explica o que aconteceu em minha congregação. As moças continuaram crentes depois.

Ok, Belvedere, apenas acho que posições absolutas não coadunam com a realidade humana. Davi, praticante de adultério e assassinato, nunca mais voltou para Deus ? Pedro, que negou Jesus, não se arrependeu ?

Eu também era muito absoluto em minhas posições, até perceber que o fato de sermos crentes não nos torna super homens.

Carlos Henrique
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 168
Cidade/Estado : Engenheiro Schmitt - SP
Religião : Evangélica
Igreja : Igreja do Evangelho Quadrangular
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 102

Mensagem por Carlos Henrique em Sex 26 Dez 2008, 23:38

Devaney escreveu:Ok, Carlos, cada um fique com sua posição. Mas isso não explica o que aconteceu em minha congregação. As moças continuaram crentes depois.

Bom, Devaney, não irei tentar explicar tal fato que ocorreu em sua congregação com estas irmãs, pois nunca vi caso igual. E como não presenciei tal fato me abstenho de dar qualquer opinião sobre tal caso, pois para dar tal opinião sobre tal caso teria que estar a par de todos os fatos.
E respeito tua posição.

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 459
Cidade/Estado : PR
Religião : Protestante
Igreja : Metodista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 285

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Sab 27 Dez 2008, 00:04

Devaney, eu me decepcionei muito com o meio evangelico. Eu ja fui um cara que acreditava como a maioria do evangelicos. Acreditava que uma pessoa se nâoo "vigiasse", abriria "brecha", e poderia ficar possessa. Eu creditava que a pessoa de manhã estava salva, de tarde pecava e "perdia" a salvação e depois pedia perdão e recuperava.

Depois de me confundir a cabeça com todos esses comceitos, depois de ter contato com o liberalismo de alguns teologos e obvimante não me contaminei. Eu me voltei para uma linha conservadora de teologia. Entendi que o melhor caminho é o da reforma magisterial. Eu me voltei para Linha de Spurgeon, Edwards, Wesley, Whitfield. E definitivamemte não suporto Finney, que antes eu admiriava. E no mundo teologico que eu merguhei, não cabe a ideia de crentes possessos, brechas abertas, maldições etc. Creio no Deus absoluto e soberano pregado pelos puritanos, ao mesmo tempo que creio na Livre Graça pregada por Wesley. Abomino o humanismo de Finney. Não aceito a ideia de formar conceitos através de experiencia, mas preciso de base Biboica.

Os homens que vc citou, não cairam da Graça. Apenas pecaram. Quem cai da graça, não se arrepdende. É o caso de Hebreus 6. É isso oque eu chamo de cair da graça.
Clovis
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 253
Cidade/Estado : Medianeira, PR
Religião : Cristão
Igreja : O Brasil Para Cristo
Pontos de participação : 16

Mensagem por Clovis em Sab 27 Dez 2008, 00:16

Chico,

Louvo a Deus pelo fato do contato com teólogos liberais ter te aproximado dos reformados. Quanto ao Wesley, seu arminianismo é compensado, com sobras, pela sua profunda convicção do pecado e incapacidade humana. Creio que se ele fosse um teólogo sistemático (não há demérito em não sê-lo) ele questionaria sua doutrina da graça preveniente e iria até onde sua crença na incapacidade humana o levasse.

Em Cristo,

Clóvis
Antonioser
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 1
Cidade/Estado : Patrocinio
Religião : Evangelico
Igreja : Assembleia de Deus
Pontos de participação : 0

Mensagem por Antonioser em Sab 27 Dez 2008, 15:17

A Paz do Senhor,

Em minha modesta opinião, a passagem de Pedro, Jó, e o espírito de engano dos profetas da passagem de Miqueias, mostra que DEUS pode permitir que um demônio, atormente e toque um servo de DEUS "Jô - Fiel - Reto - e Temente a DEUS" foi tocado e não estava em pecado e/ou desviado da presença de DEUS.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Dom 28 Dez 2008, 22:16

Pr. Francisco Belvedere escreveu:Os homens que vc citou, não cairam da Graça. Apenas pecaram. Quem cai da graça, não se arrepdende. É o caso de Hebreus 6. É isso oque eu chamo de cair da graça.

Citei tantos homens, a quais vc se refere ?

E vc acredita em "cair da graça" ? Não é bem assim que Spurgeon acredita...

Paulo Cesar
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 120
Cidade/Estado : Brasília
Religião : Cristã
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 69

Mensagem por Paulo Cesar em Dom 28 Dez 2008, 23:25

Bem, Devaney, não sei se os exemplos que você citou se encaixam perfeitamente no que estamos falando. Davi nem Pedro ficaram possessos. Eles no máximo deixaram a sua natureza caída falar mais alto.

Mas talvez você esteja querendo dizer que eles poderiam ficar, caso o Espírito Santo se retirasse deles. Para isso, você cita o salmo de Davi. Mas nele Davi pede para que Deus não retire o seu Espírito. Ou seja, o Espírito de Deus estava nele, senão não teria sentido ele pedir para Ele não se retirar. Davi, ainda, pode estar aludindo ao caso de Saul, que, após um ato de desobediência, Deus retirou o seu Espírito dele (1Sa 16.14), o que resultou na ruína de Saul. Mas aí entra o que eu disse logo no início: se uma pessoa não é mais crente, ela pode ficar possessa.

Acho melhor a gente seguir o seu próprio conselho. "Cada um fique com sua posição". Respeito a sua. Não tenho respostas para o caso que aconteceu na sua igreja. Poderia colocar em dúvida a genuinidade da conversão dessas 3 moças mas prefiro não fazer isto.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Dom 28 Dez 2008, 23:33

Certo, Paulo. Concordo.

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Seg 29 Dez 2008, 16:14

Devaney, eu ainda sou Wesleyano, acredito em queda da Graça. Mas, creio que é algo irreversível. E creio nessa possibilidade por está muito claro assim como em outros textos. WEsley tem um tratado refutando a doutrina da perserverança dos santos na visão Calvinista.

Mas não há qualquer base Biblica para se afirmar que alguém quando cai da graça de vez, possa retornar. Veja Saul.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Seg 29 Dez 2008, 21:18

.
Foram citados os seguintes nomes:

- Jô
- Davi
- Saul
- Pedro, num episódio acontecido antes da ressurreição do Senhor Jesus.

Esses nomes não podem ser exemplos aqui no assunto deste tópico, no sentido "habitação do Espírito Santo” X “não ser possuído por causa dessa habitação”, uma vez que o Espírito Santo não havia sido dado antes da ressurreição do Senhor Jesus (Jo 14.16-17).

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Seg 29 Dez 2008, 23:31

Obrigado pela excelente observação Norberto.

Considerando que, um cristão é habitação do E.S mesmo quando peca.

Considerando que não é possivel à Satanas ocupar o lugar do E.S

Considerando que Jesus Cristo disse: Se o filho vos libertar verdadeiranete sereis livres. E que quando alguém é Salvo pela Fé em Jesus, é trazido do poder de Satanás à Deus.

Chego à conclusão que não é possivel, um Salvo ser possuido. Creio que pode até ser oprimido, e nisso temos Paulo como exemplo que foi esbofeteado por um "mensageiro" (no original em grego "aggelos" ou "anjo") de Satanás.

Caso contrário faço algumas perguntas:

E a soberania de Deus?

E a promessa de que Deus nos guarda do maligno?

Retiraria Deus seu Espírito de quem ele ja outorgou? Onde fica a afirmação de que Os Dons e a Vocação de Deus são irrevogáveis? A não ser que essa pessoa morra espiritualmente (decaia da Graça) ai já é outra conversa.
Zilton Alencar
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 319
Cidade/Estado : João Pessoa, PB
Religião : Evangélica
Igreja : O Brasil Para Cristo
Pontos de participação : 27

Mensagem por Zilton Alencar em Ter 30 Dez 2008, 09:05

Afinal, amados, o que viria a ser "cair da graça" nos dias de hoje, na opinião de vocês? A apostasia? O afastamento da igreja (desviar-se)? Qual a hipótese de não haver retorno? Os desviados não teriam esta oportunidade?
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Ter 30 Dez 2008, 19:45

Podem enumerar dezenas de tratados individuais aqui. Eu continuo afirmando que não explicam os casos ocorridos na minha congregação ou na do Zilton.
Pb. Marcos Costa
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 73
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Pontos de participação : 1

Mensagem por Pb. Marcos Costa em Qua 31 Dez 2008, 00:51

Norberto escreveu:.

- Jô
- Davi
- Saul

Esses nomes não podem ser exemplos aqui no assunto deste tópico, no sentido "habitação do Espírito Santo” X “não ser possuído por causa dessa habitação”, uma vez que o Espírito Santo não havia sido dado antes da ressurreição do Senhor Jesus (Jo 14.16-17).

Discordo Norberto, pois assim você contraria o já citado texto em que Davi pede para que o Senhor não retire dele o Espírito Santo...

Márcio Gomes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : Barra Mansa/RJ
Religião : Jesus / *Protestante
Igreja : Igreja
Pontos de participação : 42

Mensagem por Márcio Gomes em Qua 31 Dez 2008, 10:40

Pb. Marcos Costa escreveu:
Norberto escreveu:.

- Jô
- Davi
- Saul

Discordo Norberto, pois assim você contraria o já citado texto em que Davi pede para que o Senhor não retire dele o Espírito Santo...

Eu discordo também irmão Norberto, um dos motivos é o mesmo que o irmão Marcos Costa descreveu. Eu entendo que antes do Senhor Jesus, o Espírito Santo era dado, falando figuradamente como "gotas" em determinados homens escolhidos por Deus para realizar sua vontade ou seus propósitos imediatos.Com relação ao Espírito Santo ser dado só depois da ressurreição do Senhor Jesus, entendo que a partir daí, falando figuradamente, há um "derramar" sobre toda a carne.

Assim entendo baseado em Joel 2.28-29.

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.
E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Devaney em Qua 31 Dez 2008, 19:01

Pr. Francisco Belvedere escreveu:Chego à conclusão que não é possivel, um Salvo ser possuido. Creio que pode até ser oprimido, e nisso temos Paulo como exemplo que foi esbofeteado por um "mensageiro" (no original em grego "aggelos" ou "anjo") de Satanás.

Um salvo, que haja como salvo, que não se comporte como um pecador, concordo. Já tratei disso antes: o mesmo versículo que diz que o maligno não nos toca, condiciona a uma vida resguardada do pecado. Se o Senhor permite "opressão" ou "espírito" que incomode um servo seu, visando um bem maior, pergunto, onde fica também a soberania?

Caso contrário faço algumas perguntas: E a soberania de Deus?
Nunca disse que Satanás passa por cima do Espírito Santo. O que eu afirmo é que uma casa vazia é porta de entrada de Satanás. Não acredito que todos os desviados estejam em queda de graça irreversível, pois tenho visto dezenas deles retornarem a Jesus em nossos cultos públicos, o que derruba essa tese meramente teórica. SE NENHUM DESVIADO VOLTASSE PARA JESUS, eu acreditaria nessa doutrina.

E a promessa de que Deus nos guarda do maligno?

Enquanto o cristão estiver sob a sombra do Onipotente, isso é indiscutível. O que estamos tratando aqui é das pessoas que, mesmo ainda membros de Igreja, dão lugares a pecados ocultos e por conseguinte, mesmo frequentadores da casa de Deus, podem ser atingidos pelo inimigo, pois conscientemente saem do caminho estreito e dão suas "passeadinhas" pelo caminho largo. Tratei disso justamente no versículo que vc, agora, só copiou a segunda parte...

Retiraria Deus seu Espírito de quem ele já outorgou? Onde fica a afirmação de que Os Dons e a Vocação de Deus são irrevogáveis? A não ser que essa pessoa morra espiritualmente (decaia da Graça) ai já é outra conversa.
Ainda bem que vc colocou essa exceção, pois ela é a mais comum. Aqui você se choca frontalmente contra a doutrina do "uma vez salvo, salvo para sempre".

Diga-me sinceramente: se Pedro tivesse morrido acidentalmente minutos antes do galo cantar, na madrugada que negou a Cristo, teria sido salvo ? Caso você me responda "SIM", pergunto como compatibilizar essa salvação com o versículo que diz que "Aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai e dos anjos" ?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 23 Jul 2017, 05:49