F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Por que Jesus ordena os discípulos a batizarem só após Sua ressurreição?

Compartilhe

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 741

Re: Por que Jesus ordena os discípulos a batizarem só após Sua ressurreição?

Mensagem por Edison em Ter 28 Jul 2009, 14:31

Pereira,

Eu também não disse que Jesus batizava, mas os discípulos Dele batizavam.

Por isso entendo que a pergunta do tópico não faz sentido.

Quanto a entrar em sair de cena, essa mudança não é brusca. A transição vai acontecendo à medida em que um vai crescendo e o outro vai diminuindo (Jo 3:30).

Edison

Edison

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 3332

Mensagem por Pereira em Ter 28 Jul 2009, 15:19

Amado,

Só que o tezto náo diz que o Messias batizava. O texto diz que essa era uma afirmativa dos fariseus. Náo do Messias.

A ordem do Mestre para Imergir encontramos após sua ressurreicao. Vai de envcontrop do verdadeiro significado deste rito.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1033
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho
    País: Brasil

Mensagem por Jefté em Ter 28 Jul 2009, 15:35

Edison

Conforme o próprio Pereira disse: "Até mesmo por que precisava que João saisse de cena para que e Ele pudesse manifestar seu Ministério."

Ora, vemos que os discípulos batizavam, mas não por ordem de Jesus e sim por influência de João, conforme vemos:

"Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão." (Jo. 3:22-24)

Ora, não está registrado uma ordem de Cristo sobre batismo no princípio do evangelho; pelo contrário, fala dos discípulos batizando mas Jesus não.

E nessa ocasião, o Senhor estava a começar Seu ministério, portanto é só acontecer a prisão de João - não se vê nem se fala de batismo. Ou seja, João deixa de batizar e os discípulos também.
    Para clareza desse assunto, é só olharmos no evangelho o Senhor enviando seus discípulos a pregar o evangelho nas cidades e aldeias vizinhas; sua ordem foi para: curar os enfermos, limpar os leprosos, expulsar os demônios e ressuscitar os mortos.

Em nenhum outro momento nos evangelhos após a prisão de João se mostra mais sobre o batismo de João.

E uma coisa é certa, Edison.
    Você atenta aos discípulos batizando nas águas (no princípio) como se isso mostrasse todo o fundamento e a pura verdade!
    Porém, a Cristo nem nessa hora nem noutra, nem eternamente praticou esse batismo - e o Senhor é a Verdade!

Outra grande prova, é que a ordem de Cristo para batizar veio após Sua ressurreição!
    Aí eu digo: Jesus é a verdade, Jesus ensina a verdade e só diz a verdade!
    E por que somente após a Ressurreição é que os apóstolos foram ordenados (por Cristo) a batizarem?
    E olha que foi tambem após a ressurreição que é dito que quem crê e for batizado será salvo.
    Esse ensinamento não se deu quando os discípulos batizavam nas águas no princípio do evangelho, ou seja, aquele batismo era igual ao de João e não houve salvação!

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 741
    Cidade/Estado: Curitiba
    Igreja: www.apalavraoriginal.com.br

Mensagem por Edison em Ter 28 Jul 2009, 19:54

Jefté,

Sinceramente não sei onde o irmão quer chegar com a questão levantada. Desculpa, mas a questão me parece um tanto inócua.

Quanto a entrar e sair de cena não é novidade. Deus nunca teve dois profetas ao mesmo tempo na terra. Percebeu isso?

Muito embora a entrada e saída de cena nem sempre seja brusca. João disse que importava que o Messias crescesse e enquanto ele ia diminuindo.

Os fariseus notaram isso. Os discípulos de Jesus passaram a batizar mais que os de João.

Edison

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Qua 29 Jul 2009, 09:28

Jefté disse:

E uma coisa é certa, Edison.
    Você atenta aos discípulos batizando nas águas (no princípio) como se isso mostrasse todo o fundamento e a pura verdade!
    Porém, a Cristo nem nessa hora nem noutra, nem eternamente praticou esse batismo - e o Senhor é a Verdade!

Jefté,

Quem é que habitava nos apóstolos?

Quem é que operava nos apóstolos?

Quem é que pregava através dos apóstolos?

Quem é que ensinava através dos apóstolos?

E quem é que batizava através dos apóstolos?

Vou te dar uma dica:

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim..... (Gal. 2:20).

E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai (Col. 3:17)

Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor (I Cor 14:37).

Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gal 1:Cool.

Negar o batismo apostólico é negar a Cristo.

Edison

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qua 29 Jul 2009, 19:25

Edison

Só uma pergunta:
    Jesus pregou a circunsição?
    - O Senhor não pregou a circuncisão, mas foi circuncidado!

Jesus pregou o batismo nas águas?
    - O Senhor foi batizado nas águas, mas não pregou nem ensinou esse batismo.

E eu faço-lhe uma pergunta:
    De quem é o Evangelho que pregamos? - De João Batista? Dos apóstolos?
    Ou de Cristo?

Todo sabemos, não é?
    Pois o Autor do Evangelho, em seu evangelho não batizou em água!
    Precisa de mais explicações?
    Agora, você vem me dizer que os discípulos sabiam de tudo que estavam fazendo (e ainda por cima no príncípio do evangelho?).
    Não se lembra que muito depois do episódio do batismo, eles não sabiam o que era "se guardar do fermento dos fariseus"?.
    Não digo isso condenando os apóstolos, digo isso, porque devemos estudar os evangelhos e entender os acontecimentos.
    E quem pensa que num piscar de olhos os apóstolso já sabiam toda a verdade, está muito enganado.
    Os apóstolos eram homens iguais a nós.
    E eu pergunto: Acaso você adquiriu sua fé e sabedoria num estalar de dedos?
    O conhecimento dos apóstolos (no cristianismo), como o de qualquer ser humano é progressivo.
    Uma grande prova disso: Atos 10 - para que Pedro fosse a casa de Cornélio, foi necessário o Espirito Santo dar-lhe uma mesma visão por 3 vezes; e depois ainda disse expressamente a Pedro: Levanta-te e vai c/ esses homens sem nada duvidar, porque Eu os enviei"

E se ainda você não concordar, veja Atos 15 - naquela altura dos acontecimentos, alguns anos após a ressurreição, foi preciso um cisma p/ que os apóstolos e anciãos da igreja chegassem à unidade sobre a salvação; se era guardando a lei ou se era pela graça de Cristo Jesus!

Por isso digo: Os evangelhos devem ser estudados examinando cada passo de Cristo; pois Ele é o Evangelho; foi Ele quem morreu por nós! foi Ele quem viveu por nós!
    foi Ele quem tudo fez por nós!

E se pra você não interessa se Cristo batizou ou não em água; para mim interessa e muito, e faz toda a diferença; porque repito: o Evangelho que eu creio, e quero seguir, e viver, e pregar é o evangelho que Cristo praticou no Seu evangelho (e não o evangelho dos outros que estavam c/ Cristo)!
    E Ele, em seu evangelho (Pessoalmente a nos ensinar) não praticou o batismo das águas.

O que mais é necessário que eu diga?

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Qua 29 Jul 2009, 20:12

Jefté,

Sinceramente não sei onde você quer chegar. Para mim a lugar nenhum porque rejeitar os apóstolos e suas cartas é rejeitar a Cristo.

Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
    19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
    20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós
    (Jo 14:18-20).

É um engano absurdo querer separar Cristo dos apóstolos. Separar Jesus dos apóstolos tudo bem, Ele morreu e se foi para o trono de intercessão.

Cristo não. O Espírito Santo que era o espírito de Cristo voltou para habitar neles.

Então rejeitar os apóstolos é rejeitar a Cristo. Esse espírito religioso que diz preferir Cristo e preterir os apóstolos não vem de Deus.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qua 29 Jul 2009, 22:15

Edison

Sabe onde eu quero chegar?

Quero chegar nisso:
    "Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado." (Mc. 16:16)

E nisso:
    "esta é a palavra da fé, que pregamos, a saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação." (Rom. 10:8b-10)

Também nisso:
    "Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam." (Rom. 10:12)

Isso também:
    "Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo." (Rom. 10:13)

Eis que o Senhor no seu ministério fez e ensinou muitos a crer que Ele é a Salvação; e quando criam-no invocando-O, Ele os salvava sem batismo em água!
    E isso nos é notório, não é mesmo?
    E os versículos acima não concordam em tudo com o que o Senhor ensinou e fez?

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Qua 29 Jul 2009, 22:52

Ok. Pelo menos deu para ver que você alem do VT não crê também nos apóstolos.

Edison

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sex 31 Jul 2009, 20:04

O Batismo do Mestre não teria significado algum antes de sua morte e ressurreição.

Por que as escrituras são bem claras no que ele representa. E com certeza os ápostolos sabiam deste significado. E a importância que ele tem.

Data/hora atual: Qua 08 Fev 2012, 19:51