F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Ter 11 Jun 2013, 10:27

.
Pois é Jetfé deixemos de postagens irrelevantes. Essa sua declaração de fé, serve para o outro lado também. É por isso que é irrelevante.

Encerro minhas contribuições irrelevantes por aqui Very Happy .

Foquemos no tema e não na crítica pessoal. Cool
.

Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Devaney em Ter 11 Jun 2013, 10:39

Um Unitarista não ora a Jesus?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Ter 11 Jun 2013, 17:49

Unitaristas seguem o modelo bíblico: Pedimos ao [Deus] Pai, em nome do Filho [de Deus].

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1683
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Ter 11 Jun 2013, 21:26

Irmão Norberto diz:

Foquemos no tema e não na crítica pessoal.
Ok! irmão!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qua 12 Jun 2013, 13:47

.
E-mail comentando sobre João 1.1, enviado em participação na LiFE – Lista dos Irmãos do Fórum Evangelho:
http://br.groups.yahoo.com/group/Irmaos_do_FE/

De: Lucio
Data: 10 de junho de 2013
Assunto: Fwd: [LiFE] becos unitários
Para: Irmaos_do_FE@yahoogrupos.com.br

Observo que os debatedores perspicazes não combatem argumentos contrários mudando-os para fragilizá-los,  para então combatê-los. Essa estratégia tem pernas curtas e empobrece a discussão.  Ao contrário do que se pensava,  já ficou claro que a tradução mais comum de João 1:1 não se baseou na gramática grega como se alega,  mas no entendimento do tradutor sobre quem era realmente o Verbo.

Achei interessante a  colocação da Obra TEOLOGIA ABERTA PARA O LEIGO ADULTO,  do Padre  Juan Luis Segundo, S.J., com Imprimatur de D. João Resende Costa, S.D.B.,  da  Igreja Católica.  Lê-se na página 61 do volume 3:

“Jesus nunca pretende ser o Deus, mas chama a este seu Pai. O artigo definido antes do termo Deus tem grande importância no texto grego do Novo Testamento. Com efeito, não se deve esquecer que Deus é, em si mesmo, um nome comum, embora se aceite que se trata de uma realidade única.

O Antigo Testamento, que havia cessado, muito antes de Cristo, de empregar o nome próprio de Deus, verossimilmente Javé, utilizava simplesmente o nome comum com o artigo para designar o único Deus realmente existente”.

Ele arremata o subtópico, dizendo:

“Isto ficou fixado na expressão sumamente precisa do começo do prólogo joanino, com relação ao termo Verbo.: “No princípio, era o Verbo. E o Verbo estava junto do Deus (com artigo),  E o Verbo era Deus (sem artigo)” (João 1, 1). Com efeito, se o português não estivesse já estereotipado nestas matérias, deveríamos assinalar com artigo o Pai e com minúscula o uso do substantivo Deus como nome comum, indicando um atributo do sujeito.”

OUTRA OBRA publicada pelas Edições Paulinas, Católica, é o DICIONÁRIO BÍBLICO DE John L. Mackenzie, S.J.  que, debaixo do verbete DEUS,  no  2° § da pg. 232, diz:

“Nas palavras de Jesus e na maioria do restante do NT, O Deus de Israel (gr. ho theos)  é o Pai de Jesus Cristo. Por esta razão, o título ho theos, que designa o Pai como uma realidade pessoal, não é aplicado no NT ao próprio Jesus; Jesus é o Filho de Deus (de ho theos). Esta é uma questão de uso e não de norma, e o substantivo é aplicado a Jesus algumas vezes. João 1:1 deveria ser rigorosamente traduzido  “a palavra estava com o Deus (= o Pai) e a palavra era um ser divino”.

Ao contrário do que parece, essa discussão está apenas recomeçando. E não haverá um novo Constantino, mas Jesus Cristo.

Lúcio
.
http://br.groups.yahoo.com/group/Irmaos_do_FE/message/17269

.
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1293
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112

Mensagem por Valdomiro em Qua 12 Jun 2013, 14:20

Devaney, Paz!
Caro irmão eu, sinceramente, não entendo as razões de teu incômodo.  
Existe uma preocupação muito grande com relação a natureza de Jesus como se isso mudasse tudo que se apura dele nas Escrituras. 
Tocando um pouco no assunto sobre natureza dos anjos, ouço muito falar em natureza angelical e etc, e já houve até a pergunta se Jesus era um ser angelical que desceu em carne e tal. Mas a bíblia nunca coloca essa questão em termos de natureza. A Bíblia fala de anjos, no entanto não fala nada sobre a existência de uma natureza angelical da qual eles fariam parte. Vejo como pura arbitração se falar de uma natureza para eles designando a angelical como tal natureza, quando a Bíblia não determina que a natureza dos anjos é a "angelical". Veja que a natureza dos cachorros, por exemplo, não é a "cachorral", a dos pombos não é “pombal” e por ai vai, mas a mais genérica: animal. Eu quero dizer com isso, que arbitraram que existe uma natureza angelical e a usam para designar os anjos como pertencentes a essa natureza, mas a natureza dos anjos, como já disse, não é ensinada na Bíblia nesses termos. Quando muito as Escrituras falam de forma genérica e os chamam de espíritos, pois é isso que um anjo é: um espirito. Ou seja, podemos dizer que é, simplesmente, espiritual como se diz que é animal a de um cachorro ou mesmo um homem. O que me parece é que transformaram a função (anjo=mensageiro) daquele ser, que é um espírito, em uma natureza (que em português seria a natureza “mensageiral”) e a partir daí requerem uma natureza específica para Jesus que, no entender dos requerentes, precisa ter uma definição de natureza já que até os anjos teriam uma natureza determinada: a angelical(?). Seria a de Cristo, “cristal”? J 
Ora, será que a “natureza” dos querubins é a querubínica? A dos serafim, deveria ser serafínica, mas dizem que é angelical. Por que? Precisamos saber se foi a Bíblia quem determinou que a palavra angelical (que nem existe na Bíblia) se aplicada a querubins e a serafins porque eles seriam anjos e porque existe uma “natureza angelical” ensinada pelos escritores sacros (quando, na verdade, não existe). Mas, se esses seres são anjos, onde está dito que são anjos nas Escrituras? Onde está dito a qual natureza pertencem? 
Se anjo é de natureza angelical, então a palavra que determinaria a natureza é anterior, ou seja, a palavra anjo derivaria de angelical e não o contrário. 
Veja que a Bíblia fala de querubins, mas não fala de anjos querubins, fala apenas de querubins. Também não falam de anjos serafins, fala apenas de serafins! A bíblia também não diz que eles sejam de natureza angelical. Alguém arbitrou em algum momento da história que tudo é anjo e portanto de natureza angelical, quando deveriam dizer que tudo é espírito, portanto de “natureza” espiritual, tal qual o Pai e o Filho são de “natureza” espiritual.
Talvez se fale de natureza humana, mas a natureza humana, pelo que entendo, tem a ver com seus valores internos, não sua estrutura carnal, animal ou biológica. Ou seja, a natureza humana tem a ver com quem o homem de um modo geral é, não o que ele é. E o que, parece-me, os irmãos trinitarianos querem não é saber quem Jesus é, mas o que ele é.  
Pois bem! Creio que Jesus é unigênito e primogênito. O único gerado do Pai, donde se tem a expressão “princípio da criação de Deus”. Não existia antes e passou a existir por geração a partir de um ato criativo de Deus. Um espírito.
Costumam dar duas acepções para a palavra “unigênito”: “Único gerado” o que dá a entender, fatalmente, um princípio; ou “único da espécie” o que dá a entender que não existe outro da mesma espécie. E se ele é único da espécie não é da mesma espécie que Deus, seu Pai.  Ao gosto dos indagantes, ele seria único em sua NATUREZA. Não existiria outro como ele. 
O grande problema é que, talvez, queiram uma autópsia do Senhor Jesus, mas isso ai eu não posso fazer. O que está à nossa disposição e podemos expor é o que a Bíblia diz sobre ele.  
A Bíblia, como já disse, o chama de unigênito, de princípio da criação de Deus e primogênito de toda criatura. Sem um viés trinitário nenhuma dessas palavras indica um ser eterno que é o próprio Deus, mas um ser que passou a existir por geração como primeira criação de Deus por isso é primogênito com direito de primogenitura. As demais coisas e seres não surgiram por geração, mas por criação, por vontade do Pai, através de seu Filho.

Paz!

Valdomiro.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Qua 12 Jun 2013, 15:00

Ok, então Jesus é um ESPÍRITO, na sua definição. Mas na Bíblia não tem essa definição.

O fato de ser chamado "primogênito" e "unigênito" são características, mas não uma definição.

É sobre essa sua afirmação que doravante irei tratar. Creio que seja a primeira que ouvi declaradamente no Forum, pois todos os unitaristas são unânimes em dizer o que Jesus não é, mas nunca afirmam o que Jesus é.

Voltaremos a falar em breve, sobre o fato que esse seu enquadramento não possui base bíblica e as implicações do fato que essa criatura migrou de "espírito" para "homem", sendo que um anjo não migra para homem, e nem um homem migra para anjo.

Mas sobre isso falaremos oportunamente...
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 12 Jun 2013, 15:15

Ok! Sem problemas! Deixarei para comentar alguma coisa também sobre esta postagem quando você fizer seus outros comentários!

Paz!
Valdomiro.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Qua 12 Jun 2013, 15:46

.
Devaney,

Devaney escreveu:Voltaremos a falar em breve, sobre o fato que esse seu enquadramento não possui base bíblica e as implicações do fato que essa criatura migrou de "espírito" para "homem", sendo que um anjo não migra para homem, e nem um homem migra para anjo.

Apenas para esclarecimento: com essa sua citação, você está igualando "espírito" com "anjo" dando a entender que Jesus, antes da sua encarnação era anjo? Lendo o que o Valdomiro colocou ele não afirmou que Jesus era um anjo.

A propósito lembrei do Arcanjo Miguel. Abri um tópico e esperava a participação de um Adventista lá para defender que Jesus é o Arcanjo Miguel, mas não apareceram.
.
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Qua 12 Jun 2013, 16:01

Não, Norberto, eu queria apenas comentar que a migração de uma natureza para outra não tem paralelo bíblico.

Algo como os anjos, segundo os TJ´s, terem conseguido materializar-se e gerar filhos nas mulheres humanas, como alegam em relação aos Nefilins (e eu não concordo com isso, óbvio!).

De forma alguma eu comparei Jesus a um anjo. A Bíblia hoje nos dá base para dizer que Jesus permanece homem, mesmo atribuindo-lhe características e títulos totalmente (ou unicamente) divinos e isso vai gerar a base de minha discussão.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Qua 12 Jun 2013, 16:08

.
Ok Devaney, esclarecido. Mas, por analogia, nossa alma é espiritual, se uniu a um corpo quando fomos concebidos, na morte sai do corpo, volta na ressurreição.

A propósito, você tocou no assunto, indico o tópico caso alguém queira ressuscitá-lo: Smile

Quem eram os filhos de Deus de Gênesis 61.4:
http://www.forumevangelho.com.br/t2260-quem-eram-os-filhos-de-deus-de-genesis-61-4?

.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 12 Jun 2013, 16:44

(Comentário rápido: Interessante esse novo formato de escrita, parabéns Norberto)

Vamos ver o que os apóstolos  tem a dizer sobre a natureza de Jesus anterior ao nascimento?

Ok.

Fala ae, Paulo: Jesus tinha uma natureza espiritual antes de nascer?

Paulo escreveu:"Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual."
I Corintios 15:46

Como João dizia, Jesus era apenas PALAVRA, uma promessa, um plano, uma ... profecia, antes de nascer. No nascimento de Cristo, essa palavra se manifestou em carne, se cumpriu.
Paulo deixa claro: NÃO é o primeiro espiritual, NÃO É, mas é NATURAL, DEPOIS sim que é o espiritual.
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 12 Jun 2013, 16:57

Gleison, Paz!

Vc precisa contextualizar o que está dito ali.

Deus é espiritual, mas não foi antes natural (material).

Paz!
Valdomiro.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 12 Jun 2013, 17:02

Esse texto é para humanos.

Você precisa contextualizar esse texto com todo o resto...

Por acaso Jesus é Deus?
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qui 13 Jun 2013, 08:31

Isso Gleison,

Concordamos que Jesus não é o próprio Deus. E se sua intenção foi dizer que o texto se refere a humanos e não a seres espirituais que já existiam antes dos humanos existirem, peço desculpas, pois concordo com você.

Paz!
irmão Edson
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 271
Cidade/Estado : Santo Andre- Sp
Religião : Filho de Deus
Igreja : meu teclado do computador
Mensagens Curtidas : -15
Pontos de participação : 287

Mensagem por irmão Edson em Sab 22 Jun 2013, 18:09

PAULO NÃO ACREDITAVA NA TRINDADE !

O apostolo Paulo tinha o verdadeiro evangelho dado a ele, por Jesus ressurreto , ele não acreditava na Trindade e abaixo tem 142 versículo que provam que Paulo , cria que o Pai é uma pessoa distinta do filho , ou seja , Jesus não é a encarnação do Pai muito menos do anjo Jeová. 
Veja : Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele. 
1 Coríntios 8:6

Para Paulo há um só Deus o Pai e um só Senhor Jesus Cristo 

142 VERSICULOS QUE PROVAM QUE PAULO NÃO CRE QUE JESUS É DEUS, MAS SIM UMA PESSOA DISTINTA 

Romanos
34 vezes (Cap,1:1,2,7,8,9; 2:16; 3: 22,24,25; 4:24; 5: 1,10,11,15; 6: 4,10,11, 23; 7: 25; 8: 3,17,29,32,24,39; 10: 9; 14:18; 15:5,6,7,8,30; 16:26,27 )
1 Corintios:
18 vezes (1:1,3,4,9,24,30; 3: 23; 4:1; 6:14; 8:6; 9:21; 11:3; 12:3; 15:15,24,27,28,57)

2 Corintios:
19 vezes (1:2,3,19,20,21; 2:14,15,17; 3: 4 ; 4:4,6,18,19,20,21; 0:5; 11:31; 12:19; 13:14)

Galatas:
: 10 vezes ( 1:1,3,15,16; 2:20; 3:17,20; 4:4,6 ,7)

Efesios:
20 vezes (1:2,3,17,20,21,22; 2: 4,5,6,7,1 6,18; 3:14,21; 4:13,32;5:2,5,20) 

Filipenses:
: 9 vezes ( 1:2,11; 2:6,9,11; 3:3,14; 4:7,19) 

Colocenses:
: 10 vezes ( 1:2,3,13,15,27; 2:2,12; 3:1,3,17 )

1 Tesalonicenses:
12 vezes (1:1,3,9,10; 2:4; 3:11,13; 4:14,1 6)

2 Tesalonicenses:
: 5 vezes (1:1,2,12; 2:16; 3:5)

1 Timoteo:
5 vezes (1:1,2; 2:5; 5:21; 6:13)

2 Timoteo:
4 vezes ( 1:1,2,9; 4:1)

Tito:
: 3 vezes (1:3; 2:10,13)
5 veces ( 1:1,4; 3: 4,5,6)

Filemon:
: 1 vez ( 1: 5)

Pastor Edson Gomes
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Seg 01 Jul 2013, 11:41

.
Para acréscimo ao presente tópico, trago algumas respostas relacionadas a diversos argumentos (textos bíblicos) que são amplamente citados neste tópico.

As respostas foram retiradas do tópico "Jesus é a primeira criação de Deus?".

Norberto

Caro Azzi, Paz!

Essa lista não traz nenhuma novidade e repete os mesmos desvirtuamentos.
Mas, vamos lá!

(1 João 5:20) - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, EM SEU FILHO JESUS CRISTO. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNA.
Você capitulou um trecho, mas não percebeu que nesse trecho há um pronome possessivo “em SEU Filho”.  E a pergunta é: “SEU”, de quem? No início do verso diz que Jesus é o Filho de Deus, então esse “SEU” se refere ao possuidor do Filho, claro, o Pai que é o próprio Deus, ok? Seguindo diz que esse Filho veio para nos dar entendimento para conhecermos o Verdadeiro (Leia Jo. 1.18), quem é esse Verdadeiro que o Filho veio dar a conhecer? Será difícil concluir, até aqui, que Deus é o Verdadeiro já citado e que o Filho veio dá-lo a conhecer? Mas, como é possível estarmos nesse Deus (no Verdadeiro)? Só é possível estarmos no Verdadeiro estando em SEU Filho.  Não sei se você notou, mas a intenção do verso não é dizer que Jesus é o Verdadeiro Deus, mas dizer que ele é o FILHO DE DEUS, que veio nos dar entendimento do VERDADEIRO (Deus) e que podemos ter esse entendimento estando em SEU Filho (ou seja, estando no Filho do Verdadeiro Deus). Qual é a conclusão simples e lógica?  Ora, que a expressão “este é o Verdadeiro Deus” se refere a este de quem Jesus é Filho e nos veio dar a conhecer. Se você fizer uma leitura contextual do verso joga para o espaço a deturpação dogmática do trinitarismo. Não se incomode com o “este” ao invés de “esse” porque na língua original pode significar um ou outro. O tradutor que era trinitário colocou “este” e criou uma confusão danada porque rompeu tudo o que é delineado na parte anterior do verso. Quebrou a sequência lógica das afirmações.

(João 5:18) - Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que DEUS ERA SEU PRÓPRIO PAI, FAZENDO-SE IGUAL A DEUS.
Aqui você transformou a acusação dos fariseus em uma afirmação de identidade. Basta você ler o verso 19 para ver a defesa de Jesus sobre essa falsa acusação: “Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente”. Ora, se a acusação dos fariseus fosse verdadeira, Jesus não diria na sequência “NA VERDADE, NA VERDADE ... O FILHO POR SI MESMO NÃO PODE FAZER COISA ALGUMA”. Ora, parece claro que dizer que não pode fazer coisa alguma não é uma confirmação do que os fariseus o acusaram, não é verdade?  Ele depende de alguém (o Pai) para fazer o que faz, dele mesmo não é possível.

(João 20:28) - E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e DEUS MEU!
Versos antes, no 17, ele disse: “Eu subo para meu pai, vosso Pai, meu Deus vosso Deus”. Como Tomé estaria se referindo a Jesus, se Jesus mesmo ensinou que o Deus dele era o mesmo do de Tomé. Só quem isola os textos bíblicos chega a conclusões de coisas que Jesus nunca ensinou.

(Mateus 1:23) - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: DEUS CONOSCO.
Quer dizer que um nome teofórico determina uma identidade? Então “Eli” que significa “Meu Deus” deve ser o “Nosso Deus”? Ou Jeú que significa “Jeová, ele o é” é Yahweh mesmo? Pois se um nome determina forçosamente a identidade pessoal de alguém então, Jeú é, necessariamente, Yahweh. Percebeu a fragilidade desse argumento?

(Tito 2:13) - Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória DO GRANDE DEUS E NOSSO SALVADOR JESUS CRISTO;
Pergunte ao tradutor porque ele verteu esse verso sem um “DO” antes da palavra NOSSO SALVADOR e não seguiu o mesmo padrão para 2 Ts.1.12, que tem igual construção em língua grega e foi traduzido por “a graça de nosso Deus e DO Senhor Jesus Cristo”? Por causa desse possibilidade e da forma como Paulo apresenta os dois (Pai e Filho) quando os cita juntos não há razões para não crermos que a forma de tradução encontrada em 2 Ts.1.12 não deva ser repetida em Tt. 2.13.

(Marcos 2:5) - E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. (6) - E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: (7) - Por que diz este assim blasfêmias? QUEM PODE PERDOAR PECADOS, SENÃO DEUS?
Mais uma vez você transformou uma acusação dos fariseus em afirmação de identidade. Leia a passagem sinótica em Mt.9 e verá no verso 8: “E a multidão, vendo isto, maravilhou-se, e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens”. Ninguém, exceto os acusadores, viu Jesus com sendo o próprio Deus ali. Jesus em Mc. 2. 8 diz “para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar”. Ele tem essa autoridade para perdoar e a MULTIDÃO reconheceu que esse poder havia sido dado por Deus. Não o glorificaram como o Deus perdoador, mas glorificaram a Deus que dera tal poder a ele. Percebeu? Só os escribas quiseram se aproveitar da situação para incriminar Jesus. Não use a acusação deles como prova!!!

(Lucas 1:46) - Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, (47) - E o meu espírito se alegra em DEUS MEU SALVADOR;
Você acha sinceramente que aquela serva de Yahweh estava cantando para a criança chamando-o de DEUS MEU SALVADOR? Desculpe-me, mas isso é reflexo de uma impregnação muito grande e completamente sem sentido do dogma. Basta você ler o verso 45 e perceberá que algo foi dito da parte do Senhor (Yahweh), e ela via ali o cumprimento e por isso engrandeceu ao Senhor (Yahweh).

(2 Pedro 1:1) - SIMÃO Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça DO NOSSO DEUS E SALVADOR JESUS CRISTO:
Leia o comentário sobre Tt. 2.13.

(Filipenses 2:6) - Que, sendo EM FORMA DE DEUS, não teve por usurpação ser IGUAL A DEUS,  
Você transformou a “FORMA” em identidade. Puro desvio de leitura. Ele não quis roubar aquilo que não tinha. Mas, já estamos tratando essa questão não é verdade?

Atos 20:28) - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes A IGREJA DE DEUS, QUE ELE RESGATOU COM SEU PRÓPRIO SANGUE.
A Bíblia diz que Deus é Espírito e Jesus diz que um espirito não tem carne e ossos, logo é evidente que não tem sangue. Mas, a Bíblia diz “corpo me preparas-te” ao falar que Deus preparou um corpo, ou seja, se tomada essa leitura de Atos como sendo a correta, ela não está dizendo que Deus tem sangue, mas a partir do corpo que preparou para Jesus e sendo este (Jesus) de Deus o sangue pertence a ele. Essa expressão é usada para designar “parentesco” e equivale a “seu próprio Filho”. Há inclusive uma variante grega nessa questão.

(JOÃO 10:30) - EU E O PAI SOMOS UM.  
Basta ler JO. 17.22 e perceberá que essa expressão não está dizendo “EU E O Pai somos UM MESMO DEUS”, está dizendo apenas que os dois são UM (um aqui está inclusive no neutro grego), denotando unidade.

(João 10:33) - Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, SENDO TU HOMEM, TE FAZES DEUS A TI MESMO.  
Essa é a terceira acusação dos opositores de Jesus que você toma como afirmação de identidade para ele. Mas, mais uma vez basta ler a sequência para ver, novamente, a defesa de Jesus contra essa acusação: Jo 10:35 Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida, e a Escritura não pode ser anulada, Àquele a quem o Pai santificou, e enviou ao mundo, vós dizeis: Blasfemas, porque disse: Sou Filho de Deus?”
Ele confirma que é o próprio Deus OU faz um paralelo com os juízes que foram chamados de deuses e filhos do Altíssimo?  Tentaram incriminá-lo não porque ele disse ser Deus, mas porque se identificou como “Filho de Deus” e deturparam essa expressão. Jesus os corrige. Veja lá se você consegue perceber isso. Para mim me parece muitíssimo claro.

(João 14:9) - Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? QUEM ME VÊ A MIM VÊ O PAI; E COMO DIZES TU: MOSTRA-NOS O PAI?  
Então, você acredita que Jesus é o próprio Pai, não é outro indivíduo? Isso é sabelianismo ou modalismo dinâmico, não trinitarismo.

(Romanos 9:5) - Dos quais são os pais, e dos quais é CRISTO SEGUNDO A CARNE, o qual é sobre todos, DEUS BENDITO ETERNAMENTE. AMÉM.  
Robert H. Mounce comentando sobre pontuação e silabificação nos textos gregos relembra que nos manuscritos antigos, os unciais, não haviam pontuação ou divisão de versículos e “esse fato criou algumas dificuldades para os estudiosos contemporâneos, visto que o modo de um versículo ser pontuado pode ter efeito importante sobre a sua interpretação. Um dos exemplos notáveis disso é Romanos 9.5. Se uma pausa maior for feita depois da κατὰ σάρκα (lit. “segundo a carne”), a parte final do versículo seria uma declaração a respeito de Deus Pai (A NEB traz: “Que Deus, supremo sobre todos, seja abençoado para sempre! Amem”). No entanto, em se fazendo uma pausa menor naquela posição, as palavras finais da frase falariam de Cristo. A NVI diz: “[...] de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém”1 e conclui “O modo de a tradução lidar com um versículo ambíguo tal como esse revela as tendências teológicas do tradutor”
Mounce, William D. In Fundamentos do Grego Biblico (Livro de Gramática) 1º Edição – 2009, pág. 17.
Se você ler as cartas de Paulo e como ele distingue o Pai e o Filho via perceber que se trata de uma doxologia.

(Colossenses 1:15) - O QUAL É IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL, o primogênito de toda a criação;  
Não confunda imagem com identidade pessoal.

(Colossenses 2:9) - Porque NELE HABITA CORPORALMENTE TODA A PLENITUDE DA DIVINDADE;  
Porque APROUVE AO PAI fazer nele habitar toda plenitude. Cl. 1.19.

(Hebreus 1:3) - O QUAL, SENDO O RESPLENDOR DA SUA GLÓRIA, E A EXPRESSA IMAGEM DA SUA PESSOA, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;  
Então, a expressão imagem é a própria pessoa? Isso também é sabelianismo, além de transformar mais uma vez “imagem” em uma identidade.

Isaías 9:6) - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, DEUS FORTE, PAI DA ETERNIDADE, Príncipe da Paz.
Você leu nesse verso: “E SE CHAMARÁ”. Se ele fosse sempre ou fosse o próprio, por que seria (futuro) chamado? Você já parou para pensar que ele teria nascido “DEUS FORTE” (no conceito trinitário) e morreu “DEUS FRACO” (forçosamente no conceito trinitário) já que na cruz ele disse: “Deus meu por que me desamparas-te”? Esse é o mesmo problema do nome “Emanuel” que você transformou em uma identidade. O menino se é o próprio “Deus forte” NÃO PODE MORRER, senão é “Deus fraco”, mortal. Percebeu o problema?

Pai da eternidade, não significa pai da eternidade pretérita e futura, senão não poderíamos dizer que o seu nome seria (futuro). Como o seu nome ainda iria ser se ele fosse na eternidade pretérita o pai dessa eternidade? Percebeu o problema?

Irmão esses versos são todos desvirtuados pela dogmática trinitária para transformar DEUS EM TRÊS. Esse é tipo de procedimento que um cristão imparcial deveria abandonar e se apegar ao que Jesus e Paulo positivamente disse: Deus é um e este é o Pai. O resto é desvio.

Paz!
Vadomiro
.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 16 Ago 2017, 22:44