F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 735

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Qui 20 Jan 2011, 10:07

Jefté, paz!

Como disse o prezado Jax, a tendência é a cada resposta dada sobre determinado versículo, ser apresentado outro. Ao que parece, nem se aceita o comentário anteriormente feito, nem se argumenta contrariamente, simplesmente busca-se outro verso.

Esses versículos, irmão, são limitados, ou seja, não há tantos assim. Um dia você não terá mais o que citar, se não defender seu ponto de vista.

De qualquer forma, basta contextualizar!

Quem, dentre os judeus, tem a ideia de um Deus mortal à moda do panteão grego/romano, daqueles que revivem depois de falecidos? Deus morreu e ressuscitou?

Tomé precisaria ser um judeu muito leviano, a despeito do que todos os escritos históricos, salmos, proféticos e sapienciais em milênios de história ensinaram acerca de Deus, inclusive na sua época e mesmo depois, ao dizerem em passagens como Dt. 10.17 “Pois Yahweh vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas”, I Rs. 8.27 “Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter...”, II Sm. 22.14 “Do céu trovejou Yahweh, o Altíssimo fez soar a sua voz.”, Sl. 76:7 “Tu, sim, tu és tremendo; e quem subsistirá à tua vista, quando te irares?”, Sl 89:7 “um Deus sobremodo tremendo na assembleia dos santos, e temível mais do que todos os que estão ao seu redor?”, Jr. 23.24 “... Porventura não encho eu os céus e a terra? diz Yahweh.” Ex. 33.20: “Nenhum homem verá a minha face e viverá”

Você cita o v.29: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” para relacionar o “Deus meu” com Jesus? É justamente por esse verso que vemos não tratar-se de uma identificação. “PORQUE ME VISTE”? Ora, Deus nunca foi visto por alguém que tenha ficado vivo!!! Ex. 33.20: “Nenhum homem verá a minha face e viverá” e isso não é só afirmação do Antigo Testamento não! I Tm. 6.16 “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. Essa descrição de Deus não se encaixa no contexto em que Tomé disse aquilo, pois nem Deus morre, nem foi visto por homem algum. O versículo inclusive diz: “nenhum dos homens viu nem pode ver”. E aqui é nitidamente a questão olhar e ver, exatamente o que Tomé fez como relação a Jesus.

Leia o Salmo 35.23 “Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu e verá que tem a mesma expressão. É fácil perceber que se o contexto da mortalidade e visibilidade não se encaixa no perfil da descrição Deus, por outro lado aquele que duvidou da ressurreição de seu Filho, poderia ser recriminado pelos demais e é onde Tomé faz a recitação, certamente do Salmo, buscando socorro em Deus. De modo que só se acha que Tomé esteja chamado Jesus de seu Deus, se desconsiderarmos os verso que falam de imortalidade de Deus, ou pior, considerarmos Deus de alguma forma mortal.

Há outras questões envolvidas, como a forma grega em que foi escrita a frase. Mas, vamos deixar essa parte de lado por enquanto, pois acho que só o fato de Deus não ser mortal, nem visível deveria nortear nosso julgamento a respeito do que Tomé quis dizer com aquela frase.

Na Paz!
    Valdomiro.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 1069

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Jefté em Qui 20 Jan 2011, 20:39

Olá irmão Valdomiro

Pelo jeito você não crê no que está escrito!
    É uma pena, irmão!

Sabe de uma coisa?
    O Novo Testamento, principalmente os evangelhos; é um apanhado de fatos e relatos e dizeres acontecidos entre os irmãos que presenciaram a vinda e a vida, a morte e a ressurreição do Senhor.

E toda a sua composição da "escrita" foi minuciosamente inspirada pelo Espírito Santo que foi enviado do céu para nos testificar e anunciar o evangelho.

Sendo assim, não é só o dizer de Tomé, que está testemunhado no evangelho (irmão), mas o TESTEMUNHO do Espírito Santo.
    Portanto quem a isso nega, nega a fé, a fé do evangelho.
    Porque se alguém considera ao pé-da-letra um verso do evangelho (Jo. 17:3) querendo dar-lhe todo o valor (como deve realmente ser dado), mas menospreza, ou julga, ou desfaz, desconsiderando ou descrendo de outro verso por julgá-lo fora de questão, não dando-lhe o devido crédito (como palavra de Deus, palavra de Cristo e como EVANGELHO - que se devia ser pregado a todo o mundo - ordem do Senhor).
    Aí, meu irmão, está a agir dubiamente, incredulamente e julgando a própria palavra do Senhor.
    E esse está sendo o caso.

Agora, quanto a João 17:3, repito:
    Você sabe profundamente o que esse versículo diz em toda a verdade???

Mas o mais interessante, e que você não se dá conta, é que p/ defender o que se pretende (João 17:3 e o seu entendimento dele), você se apoia em Deuteronômio, Êxodo, Timóteo, evangelho de João etc., e em todos os versos que o afirmam (conforme sua fé);
    quando eu o faço, você diz que estou fugindo do assunto e devo me manter no referido verso.

O que é isso???
    Acaso não podemos e não devemos nos utilizar de toda a Escritura???
    E ainda mais para defesa da verdade???

Não estou fugindo e não fujo da verdade.
    Porém quando em determinado verso, nossas compreensões e fé são discordes; nada melhor do que buscarmo-las na Escritura por um todo, não acha???
    Aliás, você se serve desse quesito, quando alude a Deuteronômio e outros tantos, para enfatizar o que se crê; por que não posso o mesmo fazer???

Somente que considero toda a Escritura como palavra da Verdade!
    E não menosprezo o dizer de Tomé a Cristo!
    Tomé o disse, embora como você mesmo disse: era um judeu (mas não creio jamais ser leviano), porque repito, irmão:
    Eu não vi nada disso; mas creio como se está escrito!
    Se você não o crê, lamento, mas eu creio... e creio como está escrito!!!

E sabe de uma coisa??
    Deus Pai, Cristo Jesus e o Espírito Santo, disso são testemunhas.
    (não parece até I João 5:7 ???)
    Pois o Senhor é Testemunha e não dormita jamais.
    E como diz: Deus a ninguém tenta.
    Sendo assim a palavra de Deus está escrita, não para nos tentar; mas para crermos!

E aliás, não é desde o princípio do evangelho que esse evangelho (escrito) está sendo pregado e difundido mundo afora??? ultrapassando as Eras????
    Pois é nele que eu creio!
    E foi ele que nosso Deus deixou que se perdurasse! Amém!

Mas me ficou uma dúvida:
    Qual é realmente a sua análise do que está escrito no evangelho de João, precisamente isso:::

"Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
    E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."
    (Jo. 20:27-29)

Obs.:
    Se cremos que Jesus mostrou suas mãos e pés e o lado a Tomé (como está escrito)
    Poderemos não crer no que também está escrito, quanto ao que Tomé disse???
    - Só se formos leviano no crer, pois estou crendo somente no que aprovo; mas no que desaprovo, duvido (nesse caso estou me pondo no lugar da verdade, desqualificando-a), a verdade é a palavra e não nós.
    E dizendo Tomé o que disse a Cristo; por que Cristo não o corrigiu ou interpelou ou desmentiu???
    Acaso Tomé não aprendeu quase 3 anos com o próprio Senhor???
    Sim!

Aí se vê, irmão, Valdomiro:
    Realmente Tomé era um judeu e criado em todo o judaísmo como tal.
    E conhecia Deuteronômio, os 10 mandamentos e a Torá.
    Acontece que convivendo e vendo e ouvindo a Cristo por 3 anos; disse o que disse!
    Por que será???
    E o Senhor o aprovou!!!

Tanto aprovou que Sua ordem de que se pregasse o evangelho por todo o mundo, em todas as nações, está sendo cumprida.
    E qual é o texto grego do Novo Testamento que há muito é e está sendo difundido mundo afora???
    Nós bem sabemos!

Somente hoje, nos dias do anticristo é que tudo está sendo adulterado e mudado e os irmãos cada vez mais descrendo.
    Mas isso está profetizado! (selá)

Outra observação:
    O capítulo de João em questão que relata o dizer de Tomé, termina dizendo assim:
    "Jesus fez diante dos discípulos muitos outros milagres que não estão escritos neste livro.
    Mas estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias, o Filho de Deus. E para que, crendo, tenham vida por meio dele."
    (Jo. 20:30-31)

Veja, irmão; o apóstolo que escreveu o evangelho também era um judeu, e não promulgou julgamento algum a Tomé, nem fez algum comentário; apenas relatou o que se passou entre eles; e a nós cabe apenas o crer! .
    O que disso passar, não é de nossa competência. Assim creio.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho
    País: Brasil

Mensagem por Jefté em Qui 20 Jan 2011, 21:26

Mais uma coisa irmão Valdomiro

Sobre isso:
    Você cita o v.29: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram.” para relacionar o “Deus meu” com Jesus? É justamente por esse verso que vemos não tratar-se de uma identificação. “PORQUE ME VISTE”? Ora, Deus nunca foi visto por alguém que tenha ficado vivo!!! Ex. 33.20: “Nenhum homem verá a minha face e viverá” e isso não é só afirmação do Antigo Testamento não! I Tm. 6.16 “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. Essa descrição de Deus não se encaixa no contexto em que Tomé disse aquilo, pois nem Deus morre, nem foi visto por homem algum. O versículo inclusive diz: “nenhum dos homens viu nem pode ver”. E aqui é nitidamente a questão olhar e ver, exatamente o que Tomé fez como relação a Jesus.

Jesus (nada mais que o Senhor Jesus) disse:

"Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" (Jo:14:9)

E lhe faço uma pergunta:
    Quem é o Senhor, a quem Abraão viu quando lhe apareceu juntamente c/ dois anjos indo a destruir Sodoma?? (Gêneses 18:1-3)
    E lhe prometeu que Sara lhe geraria um filho dentro de um ano?? (Gen. 18:10-15)

E faço outra:
    A quem Adão viu e também ouviu quando ainda estava no Éden??

"E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gen. 2:7)

"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Gen. 2:16-17)

"E chamou o SENHOR Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?" (Gen. 3:9-11)

"E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." (Gen. 3:21)

O que me diz disso??

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1003
    Cidade/Estado: Recife-PE
    Religião: Vou sozinho e não me siga.
    Igreja: perder a fé na fé

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 21 Jan 2011, 01:40

A doutrina da trindade foi criado em 325 d.C, no Concílio de Nicéia. Como já disse antes. Essa crença estão firmemente fixada, entranhada, enraizado na crença errônea de que há três pessoas na Divindade: o Pai, Filho e Espírito Santo, onde o próprio homens mortais foram quem criaram essa doutrina.

Existem muitas escrituras que declaram o fato de que Jesus é Deus, mas muitos cristão não fazem o esforço de pesquisa a essas escrituras para aprender a Verdade. A doutrina da trindade é tão arraigada em suas mentes que a busca da verdade é algo que eles não querem fazer, não querem saber,e ignora tudo que vá de encontro com esse DOGMA. É muito mais fácil acreditar nesse dogma super complicado de entender que foi criada em uma assembleia pré-anunciada e pré-aprovada por forças e interesse politicas e o pior que essa doutrina criada nem aparece em nenhum contexto da bíblia.

Eu entendo que é o amor, e essa é uma das minhas razões que eu nunca mais possa ser um cristão. O amor não é auto-negação. O amor não é de sangue e sofrimento. O amor não é assassinar seu filho para aplacar sua própria vaidade. Amor é amor e não o ódio que gera a ira, expeça bilhões de pessoas para a tortura eterna, porque eles têm ofendido seu ego ou desobedeceu as suas regras. O amor não é a conformidade, obediência e submissão. É um amor falsificado que está subordinado a autoridade, punição ou recompensa. O verdadeiro amor é o respeito e admiração, compaixão e bondade, livremente dadas por uma alimentação saudável, sem medo ser humano, essa e a nossa natureza que nos mesmo negamos a nos mesmo.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Seg 24 Jan 2011, 10:34

Irmão Valdomiro, mais uma consideração

Sobre isso:
    Leia o Salmo 35.23 “Desperta e acorda para o meu julgamento, para a minha causa, Deus meu e Senhor meu” e verá que tem a mesma expressão. É fácil perceber que se o contexto da mortalidade e visibilidade não se encaixa no perfil da descrição Deus, por outro lado aquele que duvidou da ressurreição de seu Filho, poderia ser recriminado pelos demais e é onde Tomé faz a recitação, certamente do Salmo, buscando socorro em Deus. De modo que só se acha que Tomé esteja chamado Jesus de seu Deus, se desconsiderarmos os verso que falam de imortalidade de Deus, ou pior, considerarmos Deus de alguma forma mortal.
    Ora irmão
    Parece que você não atentou p/ o que o evangelho diz; Tomé não fez uma recitação do salmo, tampouco é uma interjeição, estilo nós (gentios) quando dizemos: "Meu Deus!"

Aliás, olhemos novamente com nos está relatado:
    "Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.
    Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!
    Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram."
    (Jo. 20:27-29)

Olha o que você não reparou:
    "Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!"

Veja, irmão;
    Tomé não recitou coisa alguma, tampouco usou de interjeição, pois aos judeus isso não é permitido; lembra-se do terceiro mandamento???
    Diz: "Não tomarás o santo nome do Senhor teu Deus em vão"; isso é o caso da interjeição.
    E o evangelho de João deixa claro, Tomé disse a Jesus:
    "Senhor meu, e Deus meu"
    Não tem como fugir desse contexto.

Lembrando que estamos tratando da Palavra de Deus (e não de livro qualquer).
    E na Palavra de Deus, até pensamentos íntimos ou de menosprezo (de qualquer pessoa) são levados à luz.
    Exemplo??::
    O que o rei da Síria dizia aos seus comandados na sua recâmara, Eliseu declarava-o publicamente a Israel. (II Reis 6:2)

Exemplo??:
    O que os fariseus refletiam em seus corações; Jesus lho manifestava:
    "Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vossos corações?" (Mat. 9:4 - Mc. 2:8 - Luc. 5:22)

Exemplo??::
    O íntimo pensamento de Simão (fariseu), Jesus não permitiu que lhe ficasse oculto permanecendo-se no seu engano:
    "Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.
    E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre."
    (Luc. 7:39-40)
    Por que isso???
    Porque o Senhor é a Verdade; e não veio ao mundo (dar Sua Vida) p/ nos deixar perecer no nosso engano (afinal Ele é que nos amou, não é mesmo)!!!

Então, se nessa passagem houvesse qualquer vestígio (de segundas ou terceiras e quartas intenções), Àquele que é a Verdade, jamais deixaria passar desapercebido - Afinal Ele é a Única Verdade, não é???
    E sendo Ele a Perfeita Verdade - Àquele que desceu do céu para no-la transmitir sem mácula ou sombra de variação; sem perda e sem dano, mas, a mais pura e cristalina Verdade - como realmente ela é, jamais que o Senhor deixaria de no-la manifestar!
    Conforme diz:
    "que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados," (Apc. 1:5)

E de novo chamo a atenção a Cristo; quando algo parecido em pensamentos ou interjeição, o Senhor no-lo manifestava, na hora; exemplo:
    "E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações?" (Luc. 24:38)

Veja, irmão; nada passava batido; nada passava desapercebido pelo Senhor; afinal, Ele é a total e expressa Verdade e nele não há dolo algum!
    Não nos esqueçamos:
    Tudo o que o Pai faz, o Filho o faz semelhantemente!
    E desceu a nós para isso; para nos instruir em TODA A VERDADE!

Veja, irmão Valdomiro, que sua análise do verso não está nem um pouco correta.
    Pois não se trata aqui da palavra de homens, mas da Palavra de Deus - Aquela que é a única Verdade e que não nos deixa enganados, se nela confiarmos. (Sal. 119:105)

O que tem a dizer???

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 735
    Cidade/Estado: Recife/PE
    Religião: Protestante
    Igreja: Assembléia de Deus

Mensagem por Valdomiro em Seg 24 Jan 2011, 14:58

Caro irmão Jefté, paz!

Pelo jeito você não crê no que está escrito!
    É uma pena, irmão!

Porque não creio que Deus seja três?! Se não está na Bíblia, porque eu deveria crer!?

Sobre a contextualização de Jo. 20.28, contextualize Jo.17.3 e chegará a mesma conclusão que eu. Deus é UM, não três. Nega a fé que nega a afirmação contida, não em apenas Jo. 17.3, mais em vários outros versículos onde consta de que Deus é UM, ÚNICO e UM SÓ.

Na verdade não vi o irmão sequer tentar justificar Jo. 17.3. Vi sim, você citar outros versos, talvez com a intenção se sobrepor Jo. 17.3, mas não há como.

Caro irmão você viu algum versículo ou tem conhecimento na sua vida cristã de alguém que tenha encontrado na Bíblia um versículo que diga que Deus seja três, triúno, três pessoas, três entes, três seres, três divinos, três espíritos, três substâncias, três hipóstases, três essências, três modos, três atributos, três coiguais, três agentes ou em qualquer sentido uma tríade? Isto simplesmente e incrivelmente, considerando a quantidade de pessoas que usam alguma dessas expressões, não é ensinado na Bíblia.

Você reclama pelo meu uso de Ex. Tm. Jo. e etc, mas o uso deles só ocorreu porque você desviou-se do assunto cujo foco era Jo. 17.3. No mais caro irmão você é livre para escrever como quiser, independentemente de meu achar!

E não menosprezo o dizer de Tomé a Cristo!

Nem eu menosprezo, só não considero os versículos isolados de seus contextos. Isolar versos de seus contextos é o nascedouro das religiões.

Eu não vi nada disso; mas creio como se está escrito!

Então amém! Deus é o Pai, é UM, ÚNICO e UM SÓ, isto não só está ESCRITO como também É ENSINADO como doutrina no V.T e no A.T. O “Deus” mais de um não é ensinado na Bíblia.

E dizendo Tomé o que disse a Cristo; por que Cristo não o corrigiu ou interpelou ou desmentiu???

Não havia o que desmentir ou corrigir porque Jesus e João, apóstolo, entenderam que Tomé fizera uma recitação. As Escrituras ensinam que Deus nunca foi visto e nem pode ser visto, Velho e Novo Testamento ensinam isso. Se você isolar as palavras de Tomé desse contexto estará atribuindo a passagem sua própria percepção, não o que a Bíblia ensina a respeito.

A apostasia irmão não começou agora, desde os primeiros séculos novas doutrinas se infiltraram no seio da igreja. Essa é uma: “Um Deus composto”.

Você cita Jo. 14.9, então, eu pergunto: Jesus é Pai e Filho ao mesmo tempo? Jesus falava a Felipe, o ver físico ou o Espiritual, naquilo que ele compartilha as coisas com o Pai e pela qual podemos entender os propósitos do Pai? Já tomé era o ver físico ou não? Você entende que o VER de jo. 14.9 é o mesmo do VER em Jo. 20.28? Olha ai a importância da contextualização!!!

Sobre Adão, a Bíblia diz que Deus o “visitava”, mas não diz como se dava essa visita!

Você frisou a fala de Tomé “respondeu, e disse-lhe”, perguntando se eu não percebi, e eu respondo abençoado, percebi sim. E me perguntei: “respondeu”??? Jesus fez alguma pergunta a Tomé para ter esse “respondeu”??? Fica fácil perceber que não se trata de uma resposta e ai vem outra questão. Sempre que alguém se dirige ao Senhor Jesus no Evangelho de João chamando-o de “Senhor” o faz no vocativo “Kyrie”. Em todas as ocorrências quando alguém fala a Jesus está dessa forma. Aqui em Jo. 20.27-29 está no nominativo, que é caso em que cabe a recitação. Se você conhecer alguma tradução em português que transmita essa nuance do grego, diga-me que vou usá-la a partir de hoje.
    A isso você pode querer perguntar se alguém pode dirigir sua fala a alguém sem estar falando diretamente com ele, e eu te respondo que sim! Quando Jesus recitou “ao Senhor teu Deus adorarás”, ele não estava dando um conselho a Satanás, estava recitando um verso bíblico cabível no momento. Pois Satanás já está condenado, dar esse tipo de orientação a antiga Serpente e ilógico.

Sobre o “Não tomarás o santo nome do Senhor teu Deus em vão”. Você está confundindo as coisas santo irmão. Reconhecer o Poder de Deus fazendo uma recitação de um cântico não é tomar o nome em vão, pelo contrário. Aliás você está sendo traído pelas traduções de nossas Bíblias que verte tudo por Senhor, inclusive o NOME dELE. O nome do Eterno não é “Senhor” é Yahweh (alguém pode questionar a pronuncia do NOME, mas não sua existência, ou seja, não é um título, mas um nome pessoal). Em Jo. 20.28, não se pode dizer que ali é um nome, visto que o possessivo indica um título ou uma qualidade, então, por mais de uma razão essa sua reivindicação não tem sentido.

Justamente por entender que a Palavra de Deus é Eterna, e não palavra de homem, é que devemos defender que aquela passagem de Dt. 6.4, dita milênios atrás e repetida por Jesus em Mc. 12.29 continua de pé. Yahweh é UM! Amem!?

Algumas partes de teu post, irmão, privei-me de comentar porque são reflexões tuas que não influem em nada sobre nosso diálogo, como, por exemplo, dizer que nada fugia a Jesus e etc, pois isso não nos faz achar que Jesus deveria fazer alguma observação a Tomé além daquela que fez.

No mais irmão eu sei que é difícil reconhecer que Deus seja UM (ensino Bíblico) já que a maioria das pessoas aprendem que Deus é três (ensino NÃO bíblico). Como não é fácil dizer que Maria não morreu vigem para quem aprendeu isso desde sempre, milênios de história. Assim, não é fácil voltar ao estrito monoteísmo bíblico.

Abraços!
    Fica na Paz!

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Seg 24 Jan 2011, 22:09

Irmãos, para nossa meditação:

"Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém."

Romanos 9.5

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Valdomiro em Ter 25 Jan 2011, 09:26

Jefté, Paz!

Quanto à Rm. 9.5: “de quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém”. Aqui, mais uma vez, é interessante observar que a visão de um tradutor interfere de forma decisiva na compreensão de milhares de leitores. Robert H. Mounce comentando sobre pontuação e silabificação nos textos gregos relembra que nos manuscritos antigos, os unciais, não haviam pontuação ou divisão de versículos e “esse fato criou algumas dificuldades para os estudiosos contemporâneos, visto que o modo de um versículo ser pontuado pode ter efeito importante sobre a sua interpretação. Um dos exemplos notáveis disso é Romanos 9.5. Se uma pausa maior for feita depois da κατὰ σάρκα (lit. “segundo a carne”), a parte final do versículo seria uma declaração a respeito de Deus Pai (A NEB traz: “Que Deus, supremo sobre todos, seja abençoado para sempre! Amem”). No entanto, em se fazendo uma pausa menor naquela posição, as palavra finais da frase falariam de Cristo. A NVI diz: “[...] de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém”(1) e conclui “O modo de a tradução lidar com um versículo ambíguo tal como esse revela as tendências teológicas do tradutor”(2). Imagine, então, a quantidade de traduções com tendências trinitárias que há no mundo influenciando o entendimento de milhões de pessoas. Mas, atentemos bem para a expressão “Deus bendito” e busquemos a quem ela se refere nessas passagens. Podemos lê-lá também em Mc. 14.6 “És tu o Cristo, Filho do Deus Bendito?”, onde o sacerdote questiona se Jesus é o Filho do Deus Bendito, não o próprio “Deus Bendito”. Tal expressão é comum na cultura religiosa dos judeus e decorre das abundantes ocorrências do reconhecimento de Yahweh como sendo o Bendito de Israel (Gn. 9.26; 14,20; Ex. 18,20; Rt, 4.14 e etc.). Se considerarmos a expressão “bendito eternamente” ou sua similar “eternamento bendito” como uma só forma, ela aparece mais duas vezes no Novo Testamento Rm. 1.25 e II Co. 11.31, e em ambos os casos se refere nitidamente ao Criador, Deus Pai. Com isso em mente analisemos agora Rm. 9.5 dentro de seu contexto e percebamos que ela é uma glorificação que fecha um conjunto de textos inter-relacionados. Paulo poderia ter dito já a partir do verso 4 “Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos (Deus bendito eternamente), e a glória (Deus bendito eternamente), e as alianças (Deus bendito eternamente), e a lei (Deus bendito eternamente), e o culto (Deus bendito eternamente), e as promessas (Deus bendito eternamente);” onde quer que a lista terminasse Deus seria, e é bendito eternamente por todas essas coisas e pelas coisas do verso seguinte. Paulo mostra um conjunto de realidades onde Cristo, que veio segundo a carne, é um componente desse conjunto e listado por último na relação. A expressão “segundo a carne” encerra a ideia dando sentido completo e pleno a frase em si mesma. O Apóstolo termina com uma Glorificação a Deus: “Deus bendito eternamente. Amém”. Expressão semelhante Paulo usou em II Co. 11.31 “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é bendito eternamente, ...”. Ou seja, o final não é dedução da frase anterior, mas uma louvação a Deus pelas coisas elencadas desde os versos antecedentes e o próprio “Amém” no final do versículo mostra se tratar de uma frase doxológica. Alonso Schökel, católico romano, portanto trinitário sem interesse de reduzir as suportas “provas” da “deidade” de Jesus, assim verte os versos: “São israelitas, adotados como filhos de Deus, têm sua presença, as alianças, as leis, o culto, as promessas, os patriarcas; de sua linhagem segunda a carne descende o Messias. Seja para sempre bendito o Deus que está acima de Tudo. Amém”

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Ter 25 Jan 2011, 14:26

Olá irmão Valdomiro

Sobre Romanos 9:5
    Acontece (mais uma vez) aquela velha história (ou estória):
    Quando não é o grego... o hebraico... o aramaico... a hermenêutica... o contexto... etc., aí tem-se a pontuação e etc.
    Contanto que não seja o que está escrito e como está escrito!

Desculpa, mas olha, isso é perigoso:
    Qualquer verso falando de Cristo Deus verdadeiro; automaticamente terá de se encontrar uma desculpa p/ se explicar seu real sentido (contanto que não seja como está escrito)! - você não acha que está acontecendo aquilo que você disse dos homens do passado??? quando afirma que eles traduziram de forma errada???
    E também não se está parecendo até c/ os doutores da lei??

Vejamos alguns versos anteriores e posteriores de Romanos:
    Romanos 9:3-7:
    3. "Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;
    4. Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
    5. Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos. (aqui você diz que o verso abaixo não tem ligação c/ esse)
    5a. Deus bendito eternamente. Amém.
    6. Não que a palavra de Deus haja faltado, porque nem todos os que são de Israel são israelitas;
    7. Nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência."

Não sei não meu irmão; mas o que você propôs verdadeiramente tirou todo o sentido do verso e das palavras!
    O que está fazendo o::: "Deus bendito eternamente. Amém" completamente solto e fora de contexto???
    Olha irmão Valdomiro
    Aquilo que você dizia que os antigos fizeram (por crerem de um jeito) mudando o sentido do texto; você acaba de fazer.
    E perdeu-se o sentido de um verso importantísso devido à essa mudança!

O que é isso???
    Acaso se pode fazer da palavra de Deus o que nós quisermos????
    Aí é que entra o Texto Recebido - texto majoritário, texto que veio desde Jerônimo, século IV - pois sendo que o Texto não tenha pontuação, mas sua composição estava já a muito conhecida e definida.

O que vem a ser isso???
    Acaso se encontra algo parecido na Escritura???
    Olha, desculpa, mas aí você desprezou todo o contexto de apenas um verso!
    Cuidado para não sermos tendenciosos e imitadores dos doutores da lei que distorciam as coisas.
    Essa história não convence.
    Deturpou o verso e ficou o - "Deus bendito eternamente. Amém" - completamente perdido, sem contexto e sem razão de ali estar.

Não é à toa que está escrito:
    Deus ocultou essas coisas aos sábios e entendidos e as revelou às criancinhas de peito.

Não é a toa que está escrito:
    "Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;
    Para que nenhuma carne se glorie perante ele."
    (I Cor. 1:26-29)

Por isso digo:
    Quem deu a ordem para que se pregasse o evangelho a toda a criatura e a todas as nações e línguas, a começar por Jerusalém???
    - Cristo!

E acaso o Senhor disse alguma coisa com referência a grego ou hebraico e aramaico???
    Não!
    Então, meu irmão;
    essa preocupação pertence aos homens; e não à palavra de Deus!
    Aliás, ela dita:
    "Lâmpada para meus pés é a tua palavra e luz para o meu caminho."

Olha aí, irmão; a palavra é a lâmpada; a palavra é a luz (e não o grego ou hebraico).

Também:
    Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
    (Jo. 8:31-32)

Olha irmão Valdomiro; eu conheço a palavra de Deus, em nenhum lugar o Senhor me diz p/ estudar a sabedoria desse mundo ou me apoiar nela p/ conhecer a verdade.
    Pelo contrário, diz:
    "Ninguém se engane a si mesmo. Se alguém dentre vós se tem por sábio neste mundo, faça-se louco para ser sábio.
    Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia."
    (I Cor. 3:18-19)

Outra coisa tenho a dizer:
    Jesus mandou que o seu evangelho fosse pregado a todo mundo; e está sendo cumprido a milênios. (e eu creio)
    Jesus disse que o Espírito Santo nos guiaria em toda a verdade. (e eu creio)
    O evangelho foi escrito, traduzido e difundido e espalhado no mundo desde os primórdios do cristianismo. (e eu creio)

Como agora podem os homens querer investir contra o próprio texto bíblico; texto do Novo Testamento, afirmando que os que outrora traduziram a palavra de Deus fizeram tudo o oposto ao que o Senhor estabeleceu e ordenou???
    Pergunto:
    Acaso o Senhor é homem para que não estivesse presente??? ou não tivesse nascido ou estivesse morrido???
    Acaso somos nós hoje (homens que não passamos de vaidade) é que vamos dizer que o evangelho escrito está todo comprometido devido às vírgulas e pontuações???

Meu irmão; essa é uma inverdade!
    Se outrora o texto era sem pontuação; outrora o texto era sem pontuação!
    E foi com esse texto que os irmãos venceram e deram suas vidas pela verdade!

E é por isso mesmo que o texto chamado Texto Recebido tem total respaldo na verdade, porquanto ele veio de longe, além de está escrito a muito, e também foi conservado pelas Eras do jeito que está.
    E é por isso mesmo, por esse tal texto, é que foram escritos os cursivos, sem pontuação e sem espaço entre palavras (para economizar material, devida à dificuldade) pois todos sabiam como o texto era.
    E isso ultrapassou as mudanças linguísticas.

Tenho um contra argumento:
    O maior dogma católico é a Imaculada Conceição: por que então não há sequer um verso apenas da Bíblia que a igreja católica tenha manipulado p/ favorecer a sua crença???? nos manuscritos???
    Ou será que isso não é de relevância???

Será que a Trindade é; e a Imaculada Conceição não é???
    Pois esse é o dogma mais forte da igreja católica!
    E isso leva à perdição!

Ve-se, irmão, que há muito tendenciosidade em todas as coisas; até na manipulação da "história" por parte dos homens.
    Porém eu conheço a verdade; eu conheço a palavra de Deus, e eu conheço o Autor dela; e sei que é Poderoso p/ cumprir Sua palavra!
    Por isso, mais uma vez digo:
    A ordem de Cristo de que se pregasse o Seu evangelho (e não o meu ou o de outro qualquer) a todo o mundo em todas as Eras a todas as nações, está sendo cumprida a 2 mil anos.
    E não só está sendo cumprida; foi também escrita.
    E está em aproximadamente 2 mil línguas pelo mundo.

E não me venham os homens querer convencer-me de que o Senhor Deus; o Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo do Altíssimo perderam o controle da Sua palavra e os homens fizeram o que fizeram!
    Não!
    Nunca!
    Jamais!

Como disse Jesus:
    "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
    Será que os homens a mudaram???
    para os duvidosos talvez sim.

Não irmão Valdomiro.
    Você não está nem um pouco certo!

E volto ao verso:
    O que você fez c/ o versículo de Romanos 9:5 tirando-lhe todo o sentido??
    E deixando uma parte com que perdida no mar...??
    Você acha isso justo???

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 26 Jan 2011, 02:14

Caro amigos Valdomiro e Jefté, como observador deste debate, creio eu que, tanto Valdomiro como o Jetfté cada qual defendendo a sua fé pelo ensinamento do seu livro sagrado,embora eu não acredito no seu livro e como eu sou neutro nesse pensamento vou tentar passar o meu ponto de vista sobre a questão, se o amigo Jefté acredita na doutrina da Trindade e afirma isso mesmo que a palavra "trindade" não é encontrada na Bíblia . Além disso, se Deus quis que ele acreditasse na Trindade Ele teria afirmado a doutrina claramente.
    Emboras eu não acredite neste dogma da trindade como ja citei, mas eu penso que é ilógico afirmar que a palavra "Trindade" não é encontrada na Bíblia que o seu conceito não é ensinado nela. Esse tipo de objeção geralmente demonstra um preconceito contra o ensino da Trindade. Em vez disso, a pessoa deve procurar a palavra de seu Deus para ver se ele é ensinado ou não.

Há muitos conceitos bíblicos que as pessoas acreditam no que não têm uma palavra específica para descrevê-los usado na Bíblia. Por exemplo, a palavra "Bíblia" não é encontrada na Bíblia, mas usá-lo de qualquer maneira para descrever a Bíblia. Da mesma forma, "onisciência", que significa "todo-saber," onipotência "que significa" todo-poderoso "e" onipresença ", que significa" presente em todos os lugares ", são palavras não encontradas na Bíblia, quer, mas voces as usam para descrever os atributos de Deus. Vocês não tem de ver uma palavra específica na Bíblia para que o conceito que descreve a verdade.
    Então, dizer que a Trindade não é verdade, porque a palavra não está na Bíblia é um argumento inválido. Além disso, dizer que se Deus queria que acreditam na Santíssima Trindade Ele teria claramente ensinada na Escritura, é também um argumento inválido. Algo que não tem de ser claramente formulado na Bíblia para ser válido. Nem todas as coisas ensinadas na Bíblia são muito claras. Dê uma olhada no livro do Apocalipse. Ele contém muitas coisas que são obscuras que devem ser interpretados após examinar toda a Bíblia. Mesmo assim, há divergências quanto ao que dizer algumas coisas. No entanto, sabemos que as verdades não são verdadeiras ou não os descobrimos.
    No entanto, há escrituras que demonstram um aspecto trinitário.

Mateus 28:19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
    2 Coríntios. 13:14, A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.
    Ef. 4:4-7, há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; 5 um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6 um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, e através de todos e em todos. 7 Mas a cada um de nós foi dada a graça conforme a medida do dom de Cristo.
    Judas 20-21: "Mas vós, amados mesmos, construindo em sua fé santíssima, orando no Espírito Santo, 21 Conservai-vos no amor de Deus, esperando ansiosamente pela misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Uma falha é também vista na mensagem nº 329 e repetida como resposta por Jefté nº 331 ilustrada por Valdomiro. que diz que
    Deus nunca foi visto por alguém que tenha ficado vivo!!! Ex. 33.20: “Nenhum homem verá a minha face e viverá” e isso não é só afirmação do Antigo Testamento não! I Tm. 6.16 “Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém”. Essa descrição de Deus não se encaixa no contexto em que Tomé disse aquilo, pois nem Deus morre, nem foi visto por homem algum. O versículo inclusive diz: “nenhum dos homens viu nem pode ver”. E aqui é nitidamente a questão olhar e ver, exatamente o que Tomé fez como relação a Jesus.
    Deus é visto.
    Gen 17:01 - Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;

Gen 18:01 - Depois apareceu o Senhor a Abraão junto aos carvalhos de Manre, estando ele sentado à porta da tenda, no maior calor do dia

Gen 26:2 - E apareceu-lhe o Senhor e disse: Não desças ao Egito; habita na terra que eu te disser
    Gen 32:30 - Pelo que Jacó chamou ao lugar Peniel, dizendo: Porque tenho visto Deus face a face, e a minha vida foi preservada
    Ex 03:16 - Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito
    Ex , 6:2-3 - Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou Jeová.(3) Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido.
    Ex 24:9-11 - Então subiram Moisés e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel, (10) e viram o Deus de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.(11)Deus, porém, não estendeu a sua mão contra os nobres dos filhos de Israel; eles viram a Deus, e comeram e beberam.
    Ex 33:11 - E falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo. Depois tornava Moisés ao arraial; mas o seu servidor, o mancebo josué, filho de Num, não se apartava da tenda.
    Nu 12:7-8 - Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa; (Cool boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?
    Nu 14:14 - e o dirão aos habitantes desta terra. Eles ouviram que tu, ó Senhor, estás no meio deste povo; pois tu, ó Senhor, és visto face a face, e a tua nuvem permanece sobre eles, e tu vais adiante deles numa coluna de nuvem de dia, e numa coluna de fogo de noite.
    42:5 - Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos.
    Amós 7:7-8 - Mostrou-me também assim: eis que o Senhor estava junto a um muro levantado a prumo, e tinha um prumo na mão. (8) Perguntou-me o Senhor: Que vês tu, Amós? Respondi: Um prumo. Então disse o Senhor: Eis que eu porei o prumo no meio do meu povo Israel; nunca mais passarei por ele
    Amós 9:01 Vi o Senhor, que estava junto ao altar; e me disse: Fere os capitéis, para que estremeçam os umbrais; e faze tudo em pedaços sobre a cabeça de todos eles; e eu matarei à espada até o último deles; nenhum deles conseguirá fugir, nenhum deles escapar
    Deus não é visto. Ninguém pode ver a face de Deus e viver. Ninguém jamais viu.
    EX 33:20 - E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum pode ver a minha face e viver
    João 1:18 - homem não tem visto a Deus em qualquer momento, o único Filho gerado, que está no seio do Pai, ele se declarou ele
    1João 4:12 - homem não tem visto a Deus a qualquer momento. Se nos amarmos mutuamente, Deus permanece em nós e o seu amor é em nós aperfeiçoado

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Valdomiro em Qua 26 Jan 2011, 16:26

Olá irmão Jefté, paz!

Como já explicitei antes, não apenas uma vez, admiro sua devoção, mas você rejeita a investigação das coisas em favor da fé, isso não é culto racional. Eu, por meu turno, tenho preferido verificar com mais detalhes. Como as pessoas são diferentes ente si, e eu tenho consciência disso, se não investigar faz bem a tua fé, amém! Já para mim, investigar faz bem a minha fé. Então, cada um de nós temos um motivo para crermos no que cremos e como cremos.

Acontece (mais uma vez) aquela velha história (ou estória)

A não investigação das coisas, e isso tenho notado que você é contra, produz desvios consciente ou inconsciente. Você defende, ao que parece, o desvio inconscientemente porque acha que a versão em português ou em outra língua é idêntico, inclusive, nas nuances com o original.

Ora, não somos católicos justamente porque investigamos a fé nas mais diversas questões e diferimos deles no que entendemos da Bíblia e acreditamos que o protestantismo está mais próximo da verdade, mas ao que parece você rejeita qualquer sequência desse comportamento inicial, parando onde está. Talvez, concluindo que não há mais nada a investigar. Aliás não é você que tem uma visão peculiar do batismo nas águas?

Acho que você nem notou, mas aquela opinião sobre a pontuação do grego antigo não é minha. Então, qualquer acusação de “tirar o sentido do texto”, não tem fundamento, além de, na verdade, não tirar, de fato, o sentido do texto, pelo contrário restitui o sentido do texto. Você citou um versículo e eu mostrei que tua versão em português te influência. E é justamente esse teu achar que supostamente “tira” o sentido e que termina provando a influência da versão que você tem em mãos. Mostrei que existe o outro lado da moeda. Se você considera a colocação de um trinitário, especialista em grego, sobre pontuação, como “estória”, então, santo irmão, paciência. Você deveria tentar provar o contrário, não ignorá-la achando que é “estória”. Prove-me o contrário e estaremos conversados, enquanto não vou achar que você faz questão de não saber para continuar no erro! Se as versões em Português ou qualquer outra língua (feita por trinitários) que não o original é a melhor língua para entender a Bíblia, então, paciência. Tem gente que diria que é a KJV de 1611 é a melhor. Mais uma vez, paciência!

O que você não percebe e/ou, talvez, não queira perceber, amado irmão, é que aquilo que está escrito, não foi originalmente escrito em Português, mas no grego bem antigo conhecido Koiné. Estudar as origens do texto não é, em absoluto, buscar sabedoria do mundo. Quando você aprendeu a ler você estava buscando sabedoria do mundo para ler a Bíblia??? Se um tradutor coloca a fé dele e influência uma tradução, tu estarás lendo e defendendo o que foi escrito por ele, não pelo Autor da Bíblia, entende? Penso que não é difícil perceber isso, pois os tradutores não são inspirados. Se forem, deveria existir só uma versão em cada língua, sem absolutamente nenhuma diferença entre elas.

Qualquer verso falando de Cristo Deus verdadeiro; automaticamente terá de se encontrar uma desculpa p/ se explicar seu real sentido (contanto que não seja como está escrito)! - você não acha que está acontecendo aquilo que você disse dos homens do passado??? 

A Bíblia não chama Cristo de Deus verdadeiro, você construiu essa afirmação a partir de teus pressupostos!

Você pode também me mostrar o “real sentido” já que minhas colocações seriam “desculpas”, de Jo. 17.3, e de todos os outros que diz que Deus é UM, ÚNICO e UM SÓ e este é o Pai de Jesus, mas tem preferido apenas citar outros versículos, fechando com uma pergunta: “O que tem a dizer sobre isso?” Eu poderia simplesmente pedir para você comentar Jo. 17.3, antes de dar a resposta, mas tenho preferido responder. E Jo. 17.3 tem ficado para trás. E tendo eu dado a resposta aparece outros, até que chegamos em Rm. 9.5.

Quem disse que as doxologias estão soltas? Todas fazem parte de seus contextos. Veja que após aquela louvação, Paulo fala de Deus, aquele conhecido como o Deus de Israel e Pai de Nosso Senhor, e da descendência de Abraão e de Isaque, justamente de quem descende o Cristo.

De qualquer forma é engando seu considerar que ali ao se referir a Deus, o Pai, tire o sentido das palavra, até porque há Bíblias que foram exatamente traduzidas assim, com esse entendimento. E ninguém até hoje disse que o texto ficou sem sentido.

Acaso se pode fazer da palavra de Deus o que nós quisermos????

Já fizeram. As traduções pró trindade fizeram isso. A redação que você lê em Rm. 9.5 é um caso típico em que o tradutor se valeu de suas tendências teológica para influenciar os leitores. Se isso é legítimo ou não não quero julgar. MAS É UM FATO, não há como negar! Posso mostrar outros exemplos se você quiser!!!

Por isso, procuro mostrar àqueles que dizem que Deus é três que ele é UM conforme diz a Escritura.

Nobre irmão, a bíblia não faz segredos de quantos Deus é. Inúmeras vezes diz que ele é UM, ÚNICO e UM só. Uma relação tríplice não é o suficiente, na verdade é precário como um insinuação de que Deus é Pai, Filho e Espírito, pois ele também precisaria ser ANJO “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos (I Tm. 5.21). Seguindo a linha de interpretação trinitária poderíamos dizer “anjos eleitos” é o mesmo que Espírito Santo. Já que ao citar três enfileirados, os três serão necessariamente o mesmo Deus.

Sobre o Texto Recebido e Jerônimo, santo irmão, aqui nem se trata disso! Se trata de gramática. De qualquer forma eu mostrei os usos que a Bíblia faz da expressão “Deus bendido” e os usos que o próprio autor da Carta aos Romanos faz em outros momentos, não os usos que Jerônimo faz (Ele faz? Você pesquisou a respeito?). De qualquer forma o entendimento de Jerônimo não é melhor do que o de Paulo. Obs.: Não toquei em assunto de TR e TC. A observação do especialista em grego que citei não passa por essa questão!!!

É aqui onde encontro uma certa dificuldade de dialogar com o irmão. Há momentos que você “viaja” um pouco, coloca algumas frases de efeito como “mas irmão...”, “que é isso que você fez...”, “não podemos fazer o que quiser com as escrituras...” e etc... e termina fugindo do ponto crucial que é o estudo do texto em questão. Opina muito sobre as pessoas e pouco sobre o versículo.

Deus ocultou essas coisas aos sábios e entendidos e as revelou às criancinhas de peito.

Concordo irmão, é por isso que se chamarmos um irmãozinho, que às vezes as pessoas não dão muita atenção e perguntarmos a ele se Jesus é Deus ou Filho de Deus, se ele não tiver nenhuma influência dos “GRANDES”, dirá sem vacilar e rapidamente: “FILHO DE DEUS”. Experimente fazer uma enquete em uma porta de igreja e veja quem vai responder que “Jesus é Filho” e quem vai responder que “Jesus é Deus”. Você não está pondo essa questão de “sábios e entendidos”? Então, faça o teste. Pode ver que os conceitos que dão vida a trindade, não são conceitos popularizado nas massas cristãs, mas oriundos das reflexões filosóficas da teologia, sem as quais as coisas trinitárias ficam ainda mais mal explicadas.

Ao citar I Co. 1.26-29, você não o está recitando para quem NÃO crê na trindade, mas para quem crê, pois é exatamente os “sábios” que falam do insondável mistério da trindade, não os simples.

Uma prova histórica de que as massas cristãs antigas não eram trinitárias é dada pelo próprio inventor da palavra “trindade”, Tertuliano. Portanto antes de Jerônimo citado por você!!!
    Na obra Contra Praxeas, Tertuliano se opõe ao sabelianismo daquele, ao tempo em que defende que Pai, Filho e Espírito Santo são Deus em consubstanciação, ainda que não coiguais, apenas consubstanciais, nos é informado no capítulo 3 que “Os Simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis estão chocados com a dispensação (dos Três em Um) e, mais a frente, ainda em Contra Praxeas 3, lemos: “enquanto gregos justamente se recusam a entender a economia, ou dispensação (dos Três em Um). Este testemunho mostra, de forma clara, que à época em que foi escrito ao contrário do que é afirmado hoje pelos defensores do dogma da trindade, o ensino “dos Três em Um” não era crença corrente, nem era facilmente aceito no seio da igreja; nem dos latinos, nem dos gregos.

E acaso o Senhor disse alguma coisa com referência a grego ou hebraico e aramaico???

Amado irmão, sobre isso eu não tenho muito que dizer. Se você acha que as milhares de traduções existentes hoje refletem exatamente aquilo que CRISTO MANDOU PREGAR, ou seja, Jesus se responsabiliza por cada versão diferente da Bíblia em milhares de idiomas, mais uma vez digo: Paciência!!!

Olha irmão Valdomiro; eu conheço a palavra de Deus, em nenhum lugar o Senhor me diz p/ estudar a sabedoria desse mundo ou me apoiar nela p/ conhecer a verdade.

E quem, irmão, defende alguma coisa da Bíblia alegando desconhecer a Palavra de Deus??? A questão é essa??? Então, eu também conheço e não creio na existência do dogma trinitário!!! E daí??? Ninguém aqui, santo, está falando da sabedoria do mundo, mas o mínimo de consideração a forma como foi escrito o texto sagrado. Você acha que estudar melhor uma língua facilita ou dificulta a compreensão da língua que se estuda??? É possível fazer uma análise do texto sem conhecer a língua em que o texto está escrito??? Se você me disser que Jesus se responsabiliza pelas versões, então, de novo, paciência!!!

Se outrora o texto era sem pontuação; outrora o texto era sem pontuação!
    E foi com esse texto que os irmãos venceram e deram suas vidas pela verdade!

Mas é exatamente isso do que estamos tratando! Alguém coloca uma pontuação e você acha que o texto continua sendo aquele mesmo sem pontuação. Percebe?!

Você está confundindo muito e misturando as coisas. Quem quer falar bem português estuda português. Isso nada tem haver com querer ser mais sábio que os outros. A bíblia não foi escrita originalmente em português, então, estudar as línguas originais nada tem haver com esse seu pensamento. Sua afirmação ou é uma má compreensão dos fatos ou uma deturpação.

Nem sei porque você não é um Católico Romano, pois teu argumento segue essa linha: “as tradições ditam a verdade”. No mais, todo o resto de tua postagem gira em torno disso, de modo que comentar a sequência seria fugir ao tema.

E volto ao verso:
    O que você fez c/ o versículo de Romanos 9:5 tirando-lhe todo o sentido??
    E deixando uma parte com que perdida no mar...??
    Você acha isso justo???

Santo irmão, só lamento seu fechar de olhos as evidências. Desta forma você em nada diferente daqueles que defendem o Dogma da Imaculada Conceição. Leia mais a respeito desse Dogma, pois você se equivoca também quando fala sobre ele e acerca dos supostos versículos que o fundamentam, pois uma das coisas que sustentam o Dogma da Imaculada Conceição é justamente o Dogma da Santíssima Trindade!

Ao que parece você quer que todos, em nome da fé, se mantenham ignorantes para poder legitimar a Palavra. Que coisa estranha irmão! Jesus nos manda apresentar a Deus um culto racional, com a razão! Fundamentado! Não culpe os outros por querer percorrer esse caminho!

Mas, voltando a Jo. 17.3, além da mera citação de outros versos que, inclusive, não desdiz o que está dito nesse verso; não li ainda a explicação do irmão. A redação está errada? Jesus estava errado? Deus estava errado? O que há naquele verso que faz o irmão rejeitar a Declaração de Jesus ao dizer que só o Pai dele é o Único Deus verdadeiro?

Shalom!

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Valdomiro em Qui 27 Jan 2011, 08:58

Caro Marcelo, Paz!

Nobre amigo. Não garanto me alongar com você nessa questão por falta de tempo. É mais provável que não prossiga mesmo. Reconheço que conversar com alguém, por assim dizer, neutro muitas vezes trás mais proveito, mas já tem sido difícil manter os debates existentes e não pretendo agregar mais pessoas. Já cheguei a dialogar com quatro ao mesmo tempo e não é bom por diversas razões. Trocar nomes é uma das muitas possibiliddes. Smile Smile Smile

Mas, apenas algumas poucas colocações desejo fazer a essa tua última postagem.

É a partir da constatação de que na Palavra de Deus não consta o ensino da trindade que se pode dizer que nem a palavra “trindade”, nem seu conceito é mostrado nas Escrituras.

Você citou algumas palavras que supostamente não estariam nas Escrituras mas, por exemplo, Bíblia se encontra: “Jo 21:25 Ἔστιν δὲ καὶ ἄλλα πολλὰ ὃσα ἐποίησεν ὁ Ἰησοῦς ἅτινα ἐὰν γράφηται καθ' ἕν οὐδὲ αὐτὸν οἶμαι τὸν κόσμον χωρῆσαι τὰ γραφόμενα βιβλία ἀμήν” (Jo 21:25). Não se refere ao nosso conjunto de livros, mas a palavra existe e está lá com o mesmo sentido.

Onipotente, também se encontra: “καὶ ἔσομαι ὑμῖν εἰς πατέρα καὶ ὑμεῖς ἔσεσθέ μοι εἰς υἱοὺς καὶ θυγατέρας λέγει κύριος παντοκράτωρ” (2 Co 6:18). παντοκράτωρ que significa “todo-poderoso”, foi vertido para o latim por “omnipotens” donde vem o nosso conhecido Onipotente. Mesmo que em outra língua está lá.

O estudo mostrará que outras palavras ou seus respectivos conceitos aparecem nas Escrituras como exemplificado acima. Isto não ocorre com o dogma trinitário, pelo contrário, as Escrituras insistentemente alegam que Deus é UM, ÚNICO e UM SÓ. Não há nenhum conceito que apresente Deus como três. Fica a cargo das deduções, não do ensino formal bíblico sobre Deus, como solenemente é dito: “Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus, o SENHOR é UM.” (Mc. 12.29). O por quê de nossas Bíblias traduzirem “κύριος (senhor) ὁ θεὸς(Deus) ἡμῶν (nosso) κύριος (senhor) εἷς (um) ἐστίν (é)” por “O Senhor nosso Deus é o ÚNICO SENHOR”, ao invés de “O SENHOR (aqui refere-se ao nome de Deus) É UM” é o que tenho tentado mostrar ao irmão Jefté. Se ele ficar preso ao português e às nossas versões, vai continuar achando que Jesus mandou ensinar que, nesse verso especificamente, Deus é o único senhor, quando na verdade Jesus nos confirmou nesse verso O Nosso Deus é UM. A diferença, ainda que alguém a considere sutil, é importante.

Uma lista tríplice não é o suficiente para conceituar a trindade. Pois há listas tríplices com ANJO como componente juntamente com o Pai e o Filho: “Conjuro-te diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos,” I Tm. 5.21. E há muitas listas duplas, só com o Pai e o Filho! Em Apocalipse, por exemplo, se fala de trono do Pai e do Filho e não se fala do Espírito Santo nem de seu Trono!

No mais, acredito que nem o próprio Jefté concorde que essas aparições no Antigo Testamento sejam a manifestação de Deus em “pessoa”, se concordar será o primeiro em 26 anos de fé que vejo dizer que Deus, em pessoa, apareceu aos antigos fiéis. Antes são seus representantes. Em At. 7.53, por exemplo, é dito: “Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos...”, no Antigo Testamento diz que foi Yahweh quem fez isso. Então, foram os anjos ou Yahweh? Certamente Yahweh através de seus anjos (mensageiros)! Os representantes sempre são tidos como a própria pessoa a quem representam e estes mensageiros ou representações quando se apresentavam geralmente o faziam como sendo Yahweh. Jesus nunca se apresentou como sendo Yahweh, mas como Jesus Cristo, o Filho de Deus, de modo que não há como confundir.

Um grande abraço!
    Fica na Paz!

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qui 27 Jan 2011, 18:55

Irmão Valdomiro

Dizendo o que você diz; e afirmando o que você afirma (quase como tendo presenciado) sobre a versão grega do Novo Testamento que representa o Texto Recebido ter sido feita por "trinitarianos":

• Qual é a versão que não foi feita por eles e é isenta de tendenciosidade???
    • E qual é a mais fiel ao texto (original) e que você confia??
    • E por quem ela foi feita???
    • E eles eram inspirados pelo Espírito Santo???
    • E os que fizeram o Texto Crítico, foram eles inspirados???

Digo isso porque se ninguém foi, então tudo não passa de falácia nossa, porque não há inspiração de Deus em nada!!!

• E nós hoje, do século XX e XXI somos ???

Aguardo as respostas, se possível de todas.

Paz!

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1821

Mensagem por Norberto em Qui 27 Jan 2011, 18:56

.
    AVISO DA ADMINISTRAÇÃO DO FÓRUM:

Autorizamos as respostas às perguntas do participante Jefté formuladas ao participante Valdomiro, se este último assim quiser responder, e não outro participante, na seguinte condição:

- que não seja replicado pelo Jefté para preservamos os temas principais propostos no presente tópico, sem desvios.

Administrador

.

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Valdomiro em Ter 01 Fev 2011, 11:05

Caro irmão Jefté, Paz!

Santo irmão, vou pedir desculpas por essa, mas não vou te responder!!!

As próprias perguntas refletem qualquer recusa a alguma resposta!!!

Vou apenas te dar um conselho que tenho posto em prática no meu dia-a-dia!

EXAMINE as Escrituras e use todos os meios disponíveis para isso, desse modo você não vai se preocupar com versões mas com a VERDADE.

Obs: Não falei que o TR foi feito por trinitários, mas, certamente, o comprovado acréscimo na redação de I Jo. 5.7, por exemplo, não foi posto ali por um unitário.

Um Grande abraço!
    Na Paz!
    Valdomiro.

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 01 Fev 2011, 14:20

Norberto boa tarde amigo.
    Fiquei em duvida na questão se posso responder a mensagem 341 do jefté para o nosso amigo Valdomiro.
    Porque as perguntas parece-me ser extremamente pessoal ao Valdomiro.
    E já que ele ficou isento de responder, outros participantes poderá responder as perguntas na mensagem em referencia.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1821

Mensagem por Norberto em Ter 01 Fev 2011, 16:13

.
    Marcelo Almoedo e demais participantes:

Entendemos que as perguntas citadas na mensagem 341 pelo Jefté podem ser divididas em duas partes, se encaixando nos seguintes tópicos existentes no fórum, o primeiro, inclusive, aberto por você:

- Cânon do Novo Testamento, Bíblia

- Tradução e Versão Bíblicas em Português - Qual a melhor versão e tradução da Bíblia?

Administrador
    .

Data/hora atual: Qua 23 Maio 2012, 00:26