F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe
avatar
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1100
Idade : 55
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856
Data de inscrição : 18/04/2009

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Pereira em Ter 14 Jul 2009, 13:26

.

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?



Trindade:

São três Pessoas, individuais, distintas e separadas, embora perfeitamente unidas, e para todos os intentos e propósitos, podem e são consideradas como Uma Cúpula-Criadora Eterna.

A doutrina da Triunidade é Escritural.

Não existe uma base ou apoio em falso para este dogma.



Unicismo:

O Rei Messias é, na verdade, o próprio Pai, e, eventualmente, o Espírito Santo também; em outras palavras, uma Pessoa atuando em três diferentes papéis.

A doutrina do Unicismo é Escritural?

Não existe uma base ou apoio em falso para este dogma?



Unitarismo:

O Pai é o Criador Senior, enquanto Rei Messias é o Criador Júnior, ou menos em Natureza do que o Pai; o Pai é o Todo-Poderoso, enquanto o rei Messias é somente Poderoso.

A doutrina do Unitarismo é Escritural.

Não existe uma base ou apoio em falso para este dogma?
.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Qui 16 Jul 2009, 14:36

.
Prezados participantes e leitores:

Os assuntos Trindade, Unicismo e Unitarismo ficarão centralizados neste tópico pois, para apresentação de argumentação que vá contra a um ponto, o participante poderá trazer argumentações favoráveis ao ponto que corresponde ao seu credo.

Para prosseguimento do debate sobre os temas:

1) RECOMENDAMOS:

a) atentar às normas do Fórum Envangelho constantes de seu Regulamento;

b) evitar desvio dos assuntos temas do presente tópico.


2) ORIENTAMOS:

a) havendo infração as normas e orientações da administração, o tópico poderá ser bloqueado temporariamente, sem prévio aviso, para as correções necessárias, por meio de edição ou remoção de postangens que estiverem inadequadas;

b) havendo o bloqueio sem prévio aviso, desde já os participantes e leitores fiquem cientes que o bloqueio será temporário até que a moderação venha editar/remover os textos que estão contrariando as orientações/normas deste fórum;

c) a liberação do tópico poderá não ocorrer no mesmo dia ao da realização do bloqueio temporário.

Participem para edificação e aprendizado de todos.

Administrador

.
avatar
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1293
Idade : 49
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112
Data de inscrição : 25/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Qui 16 Jul 2009, 15:06

Caro irmão Pereira, shalom!

Este tópico enseja um monte de páginas de diálogo. Smile

Antes de comentar a respeito gostaria de dizer que nasci, espiritualmente falando, em 14 de outubro de 1984, em uma igreja trinitária e cujo primeiro artigo de seu credo é: "Cremos: Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo ( Dt 6.4; Mt 28.19 e Mc 12.29 )". (conforme pode ser lido AQUI) Então, como era de se esperar sempre defendi a doutrina da trindade, e foi assim durante quase 20 anos. Eu cria em algo que tinha fundamento na fé, mas sempre faltava a plena fundamentação bíblica dessa fé. Daí de alguns anos para cá, coisa de uns seis ou sete, resolvi começar a estudar a questão com despojamento de conceitos prefixados e começei a aceitar o fato de que muitos argumentos trinitários têm uma boa dose vontade, mas pouca de fundamentação sólida e estritamente bíblica. Nunca entrei em debate sobre a trindade até o ano passado no Grupo FE do YahooGroups, também administrado pelo amado irmão Norberto. Lá conversamos com um irmão que se mostrou muito zeloso pelo ensino trinitário. Ele se chateou um pouco com a tolerância dos demais irmão da lista em "permitir" alguem que não fosse favorável ao dogma participar lá. Assim, não achei oportuno continuarmos um diálogo lá sobre a questão.

Gostaria de frisar que continuo na AD em comunhão com os irmãos e a razão de não ter sido "disciplinado" (o equivalente de excomungado), acredito se deva ao fato de eu não estar procurando fazer prosélitos e pelo respeito que conquistei nesses anos de igreja, além do mais alguns da igreja sabem que eu não defendo mais o dogma da trindade e outros não. Tenho a impressão que fatalmente um afastamento formal poderá acontecer num futuro próximo, pois embora não seja um militante do antitrinitarianismo pretendo entregar um trabalho escrito sobre a questão a um pastor ligado diretamente a CGADB. Muito provavelmente não vai mudar nada na crença da AD, seria uma quebra de paradigma muito grande, mas com certeza deve mudar o trato que a igreja hoje me dá. Na verdade já sinto a necessidade de tornar amplamente conhecida a minha posição, sem contudo ter o sentimento de proselitismo, e plenamente ciente das conseqüências.

Devo registrar que não considero crentes trinitários como pessoas idólatras ou coisas do gênero, como alguns irmãos mais zelosos do unitarismo. Para mim são irmãos em Cristo, pois sei exatemente qual percepção os irmãos têm de Deus e por essa razão jamais os poderia chamar de adoradores de três deuses. São monoteístas como eu mas diferimos, hoje, de como percebemos a Divindade. Para eles Deus é três e um, para mim ELE é UM e ÚNICO ser, pessoa, hipóstase, ente, mônada ou qualquer classificação teólogica que se possa dar.

Com a criação desse tópico por você, mais uma vez surge a oportunidade de voltar ao tema e com isso a possibilidade de expor o que aprendi, em especial de um ano para cá quando intensifiquei a oração e leitura sobre o tema.

Bem...

Acredito que das três possibilidades levantas na postagem inicial do tópico a que mantém uma linha uniforme e contínua da percepção de Deus conforme ensinado desde de Adão, portanto a milhares de anos, é o Unitarismo, pois tanto o Trinitarismo quanto o Unicismo (esse é uma espécie de intermediário entre um e outro) implica numa mudança de conceito de quem é Deus. E ai começa os primeiros questionamentos. ELE mesmo disse: "Porque eu, YAHWEH, não mudo..." (Ml. 3.6). Ora se ele não muda e ensinou e orientou os seus inspirados seguidores a ensinar quem era ELE e isso foi feito nos informando que ELE era UM, Dt. 6.4, porque o Eterno Deus (Ulhim) resolveria dizer a partir do Novo Testamento que agora além de um era também TRÊS, aliás, nem isso é dito no Novo Testamento. ELE nunca disse ser TRÊS em lugar algum, quem diz isso dELE são os homens do período pós-apostólico que supõem deduzir isso a partir de certos textos bíblicos. Ou seja, a conclusão trinitária acerda de Deus não é bíblica nem apostólica, mas pós-bíblica e pós-apostólica. Essa é apenas uma das razões que me permite dizer que Deus (Ulhim) é e sempre foi UM e ÚNICO ser. Alguém de quem se diz que é 100% Deus não pode não saber de alguma coisa na face da terra, mas a Bíblia diz claramente que Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo não sabia do dia de sua volta. Mc. 13.32 "Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai."

Outra coisa que precisa ser dita é que assim como o trinitarianismo tem vários ramos. Católicos e protestantes são apenas dois bem diferentes ramos trinitários. O unitarismo também tem seus ramos. Um que deve ser chamado a atenção é o conhecido como Unitários Universalistas, esse juntamente com os TJ são tão desastrosos em diversos pontos de suas doutrinas que terminam compromendo a aceitação do Unitarismo estritamente bíblico aqui no Brasil. Mas devemos saber distingüir a mão direita da mão esquerda. Não é por uma má prática de uma religião unitária que se invalida o unitarianismo, doutra sorte o próprio trinitarianismo pelo testemunho da história cristã na idade média nem existiria mais.

Deve-se buscar a fundamenteção bíblica de cada seguimento indicado, mas dizer que trinitários e unicistas estão perdidos é desconsiderar ou mesmo ignorar as dificuldades teológica e até mesmo históricas que envolvem a questão!

Fica na Paz!
Valdomiro.

Hernandobh
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 127
Idade : 43
Cidade/Estado : Bhte MG
Religião : A Biblia
Igreja : do Mashiach
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 312
Data de inscrição : 09/03/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Hernandobh em Qui 16 Jul 2009, 18:48

Paz!! Concordo contigo Valdomiro, o ser humano é totalmente limitado, não sabe nada do dia de amanhã, não sabemos com 100% de certeza quem realmente somos, o estudiosos dizem que usamos no máximo 10% de nossa capacidade mental (apesar de crer que algumas pessoas usam até mais Laughing ), como poderemos discernir, distrinchar, analisar o Nosso Criador??!! Nenhum de nós o viu, ou conversou para perguntar-lhe quem Ele realmente é ou de quê é formado, e ainda alguns tem a prepotencia de dizer que " se não crê de acordo com doutrina x não é salvo ou não é irmão", isto é o mal do homem, querer saber demais, ser mestre!! Só converso com as pessoas sobre estas doutrinas , se forem pessoas equilibradas e de bom senso, pois cada um tem seu ponto de vista, e poderemos somar e não dividir, num bom debate saudável!! Very Happy

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2055
Idade : 66
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5205
Data de inscrição : 29/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Edison em Qui 16 Jul 2009, 19:18

O que não podemos esquecer é que está escrito: "há um só Senhor, uma só fé e um só batismo".

A fé única nos leva a crer num Senhor Único e a praticar um batismo Único.

Estamos vivendo tempos de restauração.

É isso o que Deus está fazendo na vida do irmão Valdomiro, não por força e nem por violência, mas pelo Espírito.

Ao irmão Valdomiro o que posso dizer é que esteja preparado para surpresas. Irmãos amados de longa data lhe darão as costas por causa da sua renúncia a essa doutrina romana. Não se surpreenda com os parentes, inclusive os bem próximos.

Sei que Deus não lhe deixará quieto até que a obra esteja concluída. E o próximo passo será o batismo apostólico no Nome do Senhor Jesus Cristo. Aí o irmão verá o que é ser rejeitado por causa do Nome.

Deus continue lhe abençoando, é minha oração.

Edison
avatar
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1100
Idade : 55
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856
Data de inscrição : 18/04/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Pereira em Qui 16 Jul 2009, 22:06

Amado,

Este tópico foi aberto com o objetivo de responder uma pergunta muito séria: Se estou crendo em uma doutrina não bíblica essa crença afeta minha salvação? Essa pergunta se faz necessária principalmente por causa dos texto a baixo:

Mate-s
Man-YÁOHU 12 31Todo o pecado ou blasfémia pode ser perdoado - excepto a blasfémia contra o RÚKHA hol-HODSHÚA, a qual nunca será perdoada. 32Até o dizer mal de mim, ou mesmo qualquer outro pecado, pode ser perdoado, menos um: falar contra o RÚKHA hol-HODSHÚA; isso jamais terá perdão, seja neste mundo seja no mundo futuro.

Marcos 3: 28-29Declaro solenemente que qualquer pecado dos homens pode ser perdoado, incluindo a blasfémia. Mas a ofensa contra o RÚKHA hol-HODSHÚA, essa não pode nunca ser perdoada. É um pecado que fica para sempre.

Observem amados que a Bíblia não é um livro que tem o objetivo de fazer um tratado ou conceituar ULHIM O Eterno Criador. Quando lemos a Bíblia podemos notar de inicio que ela parte do princípio que o Eterno simplesmente é. Ele com certeza é simplesmente o que é. Portanto devemos ser perceptíveis a sua revelação.

O Fato de alguns terem tentar conceituar ou codificar essa revelação pessoal do Eterno com certeza não invalida sua existência ou sua excência de fato como ela é.

Por exemplo: Como alguém poderia entender ou conceituar o Eterno sem que Ele mesmo se revelasse nas páginas dos seus Escritos Sagrado.

O primeiro conceito da revelação pessoal do Eterno que devemos notar é além do plural ULHIM, o texto do Antigo Testamento utiliza-se de verbos, adjetivos e pronomes também no plural, em plena concordância em gênero e número com o substantivo plural ULHIM.

(IÁURRU UL não considera os querubins, serafins e arcanjos como Seus iguais, assim o pronome "NÓS" não pode ser interpretado como significando IÁURRU UL e os anjos) Essa é a primeira revelação´Bíblica.

Consideremos primeiro os seguintes textos no Tanakh ou Antigo Testamento das Sagradas Escrituras:

Exemplos:

Gn 1:26 - Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança".

Gn 3.22 - Eis que o homem é como um de nós

Gn 11:7 - "Desçamos e confundamos a sua linguagem, de modo que não possam compreender a fala um do outro".

Em todos os textos acima citados, todos os verbos, adjetivos e pronomes estão no plural, e estão igualmente concordando com o plural ULHIM.

Shalom

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 2055
Idade : 66
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5205
Data de inscrição : 29/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Edison em Qui 16 Jul 2009, 22:26

Por que o "façamos" tem de ser três?

Por que o "desçamos" tem de ser três?

Por que "nós" tem de ser três?

O plural é a partir de dois.

A Bíblia diz que há uma só fé.

Sabe qual é a verdadeira fé? É aquela que Paulo tinha. A fé DE Jesus Cristo.

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim" (Gal. 2:20).

A vida de Paulo era vivida na fé DO Filho de Deus. Não era fé NO Filho de Deus. Fé NO Filho cada um tem a sua. Cada denominação tem a sua.

Agora a fé Dele é a que devemos buscar.

O Corpo de Cristo vive a fé DO Filho de Deus, então no Corpo de Cristo há uma só fé.
avatar
Erivelton
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 249
Idade : 58
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Religião : evangélico
Igreja : Quadrangular
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 340
Data de inscrição : 29/06/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Erivelton em Qui 16 Jul 2009, 22:58

O povo santo pelo que sei só acredita em um só Deus.(Monoteísmo)
Deus não tem filho.
Jesus disse: Eu e o pai somos um.
O verbo estava com Deus e o verbo era Deus.
O verdo(Deus) se fez carne.
Jesus cristo é o nome de Deus.
avatar
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1100
Idade : 55
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856
Data de inscrição : 18/04/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Pereira em Qui 16 Jul 2009, 23:11

Amados,

Como postei anteriormente nossas crenças e tradições devem ajustar-se a bíblia e não a bíblia ajustar-se as nossas tradições.

O que estamos observando que a revelação do Altíssimo e Eterno Criador em Bereshít começa a partir de uma primicia importante.

"ULHIM criou" - Em todos os textos anteriormente citados, todos os verbos, adjetivos e pronomes estão no plural, e estão igualmente concordando com o plural ULHIM.

Basta uma simples observação nos textos hebriaco e isto é rápidamente constatado.

Este é o primeiro ponto a ser observado e ponderado quando estudamos sobre este assunto tão sério e maravilhoso que é na verdade a manifestação, o desvendar dos mistérios ocultos de ULHIM o Altíssimo Criador.

Já que falamos em Altíssimo. Os amados já observaram como a palavra "ALTÍSSIMO' é registrada nos textos bíblicos quando referente ao Eterno Criador? Ela aparece também no plural.

Shalom.
avatar
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1100
Idade : 55
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856
Data de inscrição : 18/04/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Pereira em Qui 16 Jul 2009, 23:20

Bem lembrado amado Erivelto,

Jo 10:30: "Eu e o Pai somos UM".

Nesta passagem, neste versículo no texto grego, o termo "UM", está na forma NEUTRA(hen), e NÃO no masculino (heis), e mostra assim duas pessoas e não uma ÚNICA PESSOA.

Outra coisa, o verbo está no PLURAL ("somos") e não no singular "SOU"; não se pode, portanto, afirmar que Pai e Filho sejam a MESMA PESSOA.

Entende amado?

Shalom
avatar
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1293
Idade : 49
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112
Data de inscrição : 25/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Qui 16 Jul 2009, 23:23

Caro irmão Pereira,

Fique certo, prezado irmão, que o tópico está sendo tratado com respeito e não poderia ser diferente. Considerando o tema a Moderação atuará sistematicamente para que tudo siga na mais perfeita ordem.

Os irmãos trinitários buscam, pelo fato de a Bíblia não apresentar Deus como sendo uma essência e três hipóstases, tudo que for possível dentro da Bíblia para tentar provar alguma pluralidade de pessoas na deidade, e como você citou já o fazem com o primeiro versículo da Bíblia: “No princípio criou Deus”. “Deus” nas escrituras hebraicas é Elohim (Ulhim) que é a forma plural de Eloah, essa última é mais comum no livro de Jó. Vale ressaltar que nos originais da Bíblia, seja hebraico, aramaico ou grego não havia distinção capitular nos caracteres, ou seja, todas as letras eram escritas do mesmo tamanho, assim, a tradução para as nossas Bíblias da palavra elohim, por exemplo, por “Deus” ou “deus” ou ainda “deuses” vai depender da compreensão que o tradutor tem de determinada passagem. Para se ter uma idéia o termo “elohim” (deus) aparece mais de 2.500 vezes no Antigo Testamento hebraico, sendo que nada menos que 240 ocorrências não se referem ao Deus Eterno, de modo que seus outros usos não podem ser considerados exceções. Em alguns casos vemos que o termo é aplicado individualmente a falsos deuses pagãos em, pelo menos, 19 ocorrências: A Baal, 5 vezes (Jz 6.31; 1Rs 18.24,25,27; Jz 8.33); a Quemós, 2 vezes (Jz 11.24; 1Rs 11.33); a Milcom, 1 vez (1Rs 11.33); a Dagom, 5 vezes (Jz 16.23,24; 1Sm 5.7); a Baal Zebube, 4 vezes (2Rs 1.2,3,6,16); a Nisroque, 2 vezes (2 Rs 19.37; Is 37.38). Aqui se poderia questionar a legitimidade dessas falsas divindades serem chamadas de “deus” e, de fato, dentro do contexto bíblico, baseado em Gl 4.8, eles não têm legitimidade, mas o uso da palavra aplicada a elas, por si só, já descarta a reivindicação da existência implícita da trindade em “elohim”; uma suposta pluralidade de pessoas na palavra, pois cada uma dessas falsas divindades não são uma trindade por serem chamadas de elohim. Destaque-se que tal termo também é aplicado a homens. Quando lemos a palavra “juízes” em nossas Bíblias, por exemplo, em Ex. 21.6 “então seu senhor o levará perante os juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e o seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.” ou Ex. 22.28 “Aos juízes não maldirás, nem amaldiçoarás ao governador do teu povo”, se lêssemos em uma Bíblia hebraica estaríamos lendo “elohim”, ou seja “deus” ou “deuses” ao invés de “juízes”, como ocorre no conhecido Salmo citado por Jesus, Sl. 82.6 “Eu disse: Vós sois deuses (elohim), e filhos do Altíssimo, todos vós”.

Leiamos, mais um exemplo, I Sm. 2.25 “Pecando homem contra homem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homem contra Yahweh, quem rogará por ele? ...”, a expressão “juízes” é tradução da palavra “elohim”, tanto que há bíblicas, como, por exemplo, a Bíblia de Jerusalém que prefere traduzir “Se um homem comete uma falta contra outro homem, Deus o julgará; mas se pecar contra Iahweh, quem intercederá por ele?...”. O simples fato da palavra poder ser traduzida por “juizes” e por “Deus” mostra que não há qualquer implicitude de pluralidade de pessoas na deidade por causa da palavra em si, pois os juízes eram representantes de Deus e não ELE próprio e cada juiz não era mais de uma pessoa, de modo que aplicar ou subentender algum “caráter trinitário” em elohim é plenamente arbitrário, pois nenhum juiz de Israel era componente de uma trindade.

A exemplo da palavra Elohim, há que ser notado que a palavra Senhor (Adonay), inclusive se referindo a uma pessoa, é, também, usada no plural no Antigo Testamento. (cf. Gênesis 24:9, 51; 39:19; 40:1), mas adoni, por exemplo nunca é usado para designar Deus.
“O doutor William Smith da Universidade de Londres, um século atrás, foi descrito como o 'mais eminente lexicógrafo do mundo de língua Inglesa'. A seguinte afirmação encontra-se no Dicionário Bíblico que o doutor Smith editou: “A forma plural Elohim tem dado origem à muita discussão. A idéia fantasiosa de que refere-se à trindade de pessoas na Divindade, dificilmente encontra agora algum partidário entre eruditos. Ou é o que os gramáticos chamam “plural de majestade” ou então denota a plenitude da força divina, a soma de poderes revelados por Deus” (Smith, William. “A Dictionary of the Bible” Philadelphia: American Baptist Publication Society, 1863, pág. 216)

Dizemos que ELE estava acompanhado já por compreensão reflexiva do Novo Testamento, mas poderíamos dizer que Ele usou o plural como o rei Artaxerxes usou (ou vice-versa) em Ed. 4.18 "A carta que nos enviastes foi explicitamente lida diante de mim." Ao dizer "nos enviastes" o rei não estava falando de mais ninguém além dele mesmo, pois a carta conforme atesta o verso 8 foi endereçada apenas a ele: "Escreveram, pois, Reum, o chanceler, e Sinsai, o escrivão, uma carta contra Jerusalém, ao rei Artaxerxes...".

Outro detalhe é que o plural "façamos", por exemplo, não condiciona o entendimento de que devamos esperar seres co-iguais criando o homem. Quando lemos Heb. 1.2 "A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.", mostra que Deus constituiu Jesus herdeiro e foi através dele que ELE, DEUS, fez o mundo, e Ef. 3.9 "E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo;" Vemos a mesma idéia de Hb. 1.2 onde se diz que o Filho é o meio pelo qual as coisas foram feitas, mas, como se percebe, os versos não dizem que eles são o mesmo Deus pelo fato de Deus ter criado tudo através de seu Filho.

Shalom!
Valdomiro.
avatar
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1293
Idade : 49
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112
Data de inscrição : 25/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Qui 16 Jul 2009, 23:24

Irmão Erivelton,

Deus não tem filho? Então, o que há de errado com Jo. 3.16? "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito"

Na Paz!
Valdomiro.
avatar
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1100
Idade : 55
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856
Data de inscrição : 18/04/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Pereira em Qui 16 Jul 2009, 23:45

Amado Valdomiro,

É relevante observar aqui que o termo ULHIM não expecificamente referese supostamente a plavras trindade. Até mesmo or que essa palavra não existe no texto bíblico.

O termo sim denota pluralidade é em expecífico refer-se ao Altíssimo Criador.

Eé bem oportuna a observação do quando diz que a Bíblia nao tem o objetivo de apresentar ULHIM como sendo uma essência e três hipóstases. Por que sabemos que a Bíblia em momento algum foi, é ou será uma tratado para provar a existencia do Eterno. Como postamos anteriormente a Bíblia parte do principio que o Eterno é e cada uma das pessoas envolvidas neste processo de revelação ao Ser humano agem da mesma maneira, o mesmo principio.

Exemplo disso é a perfeita postagem sua quando utiliza-se de Heb. 1.2 . Observe que sem força alguma o amado faz alusão a um ser que cria os mundos totalmente distinto do Altíssimo e Eterno Criador. Com certeza este que cria os mundos é um ULHIM.

Shalom!
avatar
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1293
Idade : 49
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Igreja : Assembléia de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112
Data de inscrição : 25/11/2008

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Valdomiro em Sex 17 Jul 2009, 08:26

Caro irmão Pereira,

É verdade que a Bíblia não foi escrita como um tratado de tentativa de prova da existência de Deus. Nem questiono essa sua afirmação. Mas, também é verdade que a Bíblia foi quem O revelou de forma eficaz ao mundo.

Estou de pleno acordo que Hb.1.2, dentre outros, mostra que o mundo foi criado ATRAVÉS ou POR MEIO de alguém diferente do Altíssimo, mas justamente por a Bíblia dizer que foi "através" ou "por meio" é que percebemos que este é um instrumento para que todas as coisas viessem a existência e não a fonte dessa existência que, como você reconhece, é o próprio Altíssimo.

Só não entendi bem quando o amado diz que "a Bíblia parte do principio que o Eterno é e cada uma das pessoas envolvidas neste processo de revelação ao Ser humano agem da mesma maneira, o mesmo principio." Você intentou dizer "o Eterno é" ou "o Eterno e"?

Na Paz!
Valdomiro.

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 371
Idade : 34
Cidade/Estado : SP
Religião : Cristão
Igreja : Assembléia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 388
Data de inscrição : 10/02/2009

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Samuel Matos em Sex 17 Jul 2009, 12:44

Acho que afeta a Salvação não crer que Jesus deu sua vida pela nossa e que Seu sangue pode apagar nossos pecados.

Conteúdo patrocinado

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Ter 17 Out 2017, 05:24