F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Jesus foi o primeiro e o último a morrer e ser ressuscitado?

Compartilhe
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 982
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Religião : Cristã
Igreja : Adventista do 7º Dia
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1844

Jesus foi o primeiro e o último a morrer e ser ressuscitado?

Mensagem por Clébio em Qua 28 Set 2016, 12:03

Amados,

Com base nos textos abaixo:

Apocalipse 1:17

E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

Apocalipse 2:8

E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Os textos dizem que Cristo é o primeiro e o último?

Ou

Primeiro e último a ser ressuscitado?

Com conciliar esses dois versos?

Clébio
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Re: Jesus foi o primeiro e o último a morrer e ser ressuscitado?

Mensagem por Clébio em Qua 28 Set 2016, 22:17

Vou ainda acrescentar:

Cristo foi o primeiro a morrer e ressuscitar em ordem cronológica?

Se foi, outros já foram ressuscitados antes de Cristo, vejamos:

* O filho da viúva (1Reis 17.17-24)
  * A mulher sunamita (2Reis 4.32-37)
  * O homem que foi encostado nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21)

Não sendo isto, então mais uma vez eu pergunto:

Como conciliar Ap. 1:17 com Ap. 2:8?

Paz a todos...

Clébio

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Qui 29 Set 2016, 11:39

Olá irmão Clébio

A paz de Cristo!
Embora esteja escrito que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. E Cristo é o primeiro a ressuscitar dos mortos (ressurreição para a verdadeira vida, e não esta vida mortal desse mundo); eu creio não haver ligação entre as expressões; elas são independentes uma da outra.
O Senhor é o primeiro e o último, porque dele procedem todas as coisas; e não por primeiro a morrer; embora seja o primeiro a ressuscitar p/ a vida eterna - mas isso devido a somente Ele pagar e vencer o pecado.
Na verdade, essa é uma identificação referente a Deus:

-Isaías 44.6
"Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus."
DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 261
Cidade/Estado : Brasília/DF
Igreja : Testemunha Cristã de Jeová
Mensagens Curtidas : 23
Pontos de participação : 621

Mensagem por DBOliveira em Qui 29 Set 2016, 14:17

O contexto é que determina o significado do uso do referido símbolo e a identidade da pessoa ou do grupo aludido por tal símbolo. Por exemplo, tanto Jeová como Cristo são mencionados como sendo ‘o Primeiro e o Último’. (Isa. 44:6; Rev. 1:17) Contudo, o contexto de Isaías diz respeito à Divindade de Jeová, pois o mesmo texto (Isa. 44:6) acrescenta: “Além de mim não há Deus.”

Por outro lado, o contexto de Apocalipse diz respeito à ressurreição de Jesus. (Rev. 1:18) Jesus foi “o Primeiro” humano a ser ressuscitado para a vida espiritual, imortal. (Col. 1:18) Além disso, ele é “o Último” ressuscitado assim pelo próprio Jeová. Os demais serão ressuscitados por meio de Jesus, conforme ele mesmo explicou: “Tenho as chaves da morte e do Hades.” – Rev. 1:18b.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Sab 01 Out 2016, 14:56

Olá irmão Jefté,

Jefté escreveu:Embora esteja escrito que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. E Cristo é o primeiro a ressuscitar dos mortos (ressurreição para a verdadeira vida, e não esta vida mortal desse mundo)

Interessante nobre amigo, muitos ainda tem se usado de 1 Cor. 15:20-23 para sustentar que Cristo é o primeiro/primogênito a ressuscitar dentre os mortos, como se a expressão "primícias" ali trata-se de ordem cronológica, o que a bíblia não apoia tal entendimento, já que outros morreram e foram ressuscitados anteriormente ao evento da ressurreição de Cristo.

Cristo não é chamado de as primícias pelo fato de ter sido morto e ressuscitado em ordem cronológica, mas por ser por meio dEle que todas as ressurreições são possíveis, afinal ele é a VIDA (Jo 11:25).

Quanto à expressão "primogênito", podemos destacar:

Primogênito” é empregado na Bíblia com duas idéias:

(1) em sentido literal: o primeiro a nascer (cf. Lc 2:7: “E ela [Maria] deu à luz o seu filho primogênito”; Hb 11:28: ”… para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas”), e

(2) em sentido figurado: o mais importante, o mais preeminente (cf. Êx 4:22: “Israel [2º filho de Isaque] é meu filho, meu primogênito”; Sl 89:27: ”Fá-lo-ei [a Davi, filho mais novo de Jessé], por isso, meu primogênito, o mais elevado entre os reis da Terra”; Jr 31:9: “Efraim [2º filho de José] é meu primogênito”).

João nos diz que Cristo ê o “primogênito dos mortos” Apoc. 1:5. O primogênito dos mortos foi Abel, porém Cristo é o principal de todos os que têm morrido, o mais amado de Deus entre os mortos ressuscitados. Assim é o “primogênito” de toda a criação (Col. 1:15).

Cristo é o primogênito, porque é “sobre todo principado e autoridade, e poder, e dominação e sobre todo o nome que se nomeia,não só neste século, mas também no vindouro”. Efésios 1:21.

Cristo é o primogênito de Deus porque:

1º) Tem sido eleito: Mat. 3:17; I Pedro 2:4;
2º) Tem recebido a bênção do Pai: Salmo 118:26; Luc. 1:42;
3º) Será sucessor do Pai como juiz: Atos 10:42; e Rei e Senhor do Universo: Lucas 1:32; I Tim. 6:15;
4º) Foi chamado o mais amado do Pai: Mat. 3:17; Luc. 9:35;
5º) Foi exaltado ao máximo por Deus. Fil. 2:9.

Fique na paz amigo...

Clébio
Wilson
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Status : Pentecostal
Número de Mensagens : 22
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Pentecostal
Igreja : IURD
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 49

Mensagem por Wilson em Sab 01 Out 2016, 17:08

- Amigos, entendo que todo o contexto, está no próprio texto do Apocalipse 1.

Ap. 1:1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

- Mesmo nos dias de hoje se Jesus se revelasse teria que ter carinho com a falta de convencimento humano (medo)!

Ap. 1:8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.

Vejam que mesmo se revelando (Jesus); João ficou com medo. (Ap. 1:17 E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; ...)

- E Jesus para acalmá-lo com carinho... (Ap. 1:17...e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;)

No meu entender : João não temas, sou eu Jesus!

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2029
Cidade/Estado : Curitiba
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5128

Mensagem por Edison em Sex 14 Out 2016, 12:51

Todos os que ressuscitaram antes de Jesus, voltaram a morrer.

O primeiro a ressuscitar e nunca mais morrer foi Jesus.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1129
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3102

Mensagem por Ernesto em Sab 15 Out 2016, 19:06

Edison,

Ernesto responde:

I Cor. 15:20 diz: Mas, agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as PRIMICIAS  dos que dormem,
Vs.23,Mas, cada um por sua ordem; Cristo as primicias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Outra passagem diz que ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu.
Dai podemos concluir que os dois arrebatados podem não estar junto ao trono de Deus, Jesus disse que o Pai tem muitas moradas, pode ser que Enoc. e Elias, podem estar em uma destas outras moradas para se juntar mais tarde com a caravana dos remidos que irão ao céu na vinda de Jesus

Abraços    Ernesto.

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Sab 15 Out 2016, 21:25

Ernesto, junto ao Trono de Deus está Jesus, ou junto a Deus em Seu Trono está Jesus. Acho que a segunda expressão é a mais correta (Apoc. 3:21).

Nos estaremos junto ao Trono (junto a = ao lado de) no milênio reinando com Cristo.

Mas falando do Enoc e do Elias, ambos arrebatados, tenho um pensamento particular meu e que nunca ouvi de ninguém, é de que Cristo foi as primícias dos que dormem, na colheita do corpo físico. Eu tenho esse pensamento porque, tanto o corpo físico de Enoc quanto o de Elias, eram corpos que traziam em si o pecado do Edem, cuja matéria prima do corpo (a terra) foi amaldiçoada pro Deus (Gen 3:17). Por esse motivo, penso eu, que o corpo de Enoc, Elias e também o de Moisés, dependeriam das primícias que foi a ressurreição de Jesus, que foi a colheita dos corpos físicos.
Por isso creio que aqueles santos, patriarcas e profetas, que ressuscitaram em Mat. 27:52-53, depois da ressurreição Dele, dependiam da colheita das primícias que foi Cristo.
As primícias eram como que um pagamento, entregue ao sacerdote que as apresentavam para Deus.
De toda a plantação, uma parte era colhida primeiro pelos levitas que levavam as sementes para o Templo e lá era oferecida a Deus. Depois os ceifeiros colhiam o "grosso" da lavoura, sendo que não deveriam catar o que caia pelo chão e também deveriam deixar uma porção nos quatro cantos da ceara que eram colhidas pelos israelitas pobres. E a catação do meio do que caia era feita por gentios, antes da colheita dos quatro cantos. Foi isso o que Rute fez.
Mas veja nenhuma colheita aconteceu enquanto os levitas não colhiam a parte destinada a primícias.
Por isso entendo que enquanto Cristo, as primícias, não foi levado ao Templo celestial, nenhum corpo físico de ninguém, foi "colhido" definitivamente.

Aí o meu precioso irmão vai perguntar:

Mas e o Enoc, o Elias e o Moisés?

E aí voltamos à nossa questão sobre o corpo celestial que assumimos tão logo saímos do corpo físico, conforme II Cor. 5:1-8.

Aceite meu abraço velho soldado da cruz.
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1129
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 165
Pontos de participação : 3102

Mensagem por Ernesto em Dom 16 Out 2016, 10:24

Edison diz:

Mas e o Enoc, o Elias e o Moisés?

E aí voltamos à nossa questão sobre o corpo celestial que assumimos tão logo saímos do corpo físico, conforme II Cor. 5:1-8.

Aceite meu abraço velho soldado da cruz.

Ernesto responde:

Veja a maionese que vc. faz; Não se esqueça que Enoc e Elias foram arrebatados em corpo físico, então eu pergunto: Se eles receberam um corpo celestial, Onde ficou o corpo físico dos dois? Outra pergunta; O corpo celestial é espiritual, ou possui matéria física como os demais. Se foram corpos espirituais, como os discípulos podiam reconhecer que eram realmente Elias e Moisés?

Abraços Ernesto

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Edison em Dom 16 Out 2016, 13:11

Edison,

Velho bruder, é o que eu falei. Nas minhas elucubrações, tomando por base a verdade de que somente Jesus foi feito primícias na colheita do corpo físico, só me resta considerar que os corpos físicos de ambos foram deixados na terra. Mas isso é elucubração minha. Não considere isso. Estou apenas abrindo minhas conjecturas para você.

Para todos os efeito a minha fé aceita que Enos e Elias foram levados com o corpo físico.
Leo Carvalho
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : Jesus é o Caminho
Número de Mensagens : 283
Cidade/Estado : Bragança Paulista
Religião : Evangélico
Igreja : Presbiteriana Renovada
Mensagens Curtidas : 4
Pontos de participação : 253

Mensagem por Leo Carvalho em Qui 23 Mar 2017, 14:48

Bom irmão baseado nesse seu primeiro post, irei comentar ele, nao os outros comentários que os irmaos deixaram ai.

Bom a biblia quer dizer que ele é o Principio e o fim, Alpha e Ômega (mais conhecido), é uma caracterisica atribuida a Jesus aonde se refere ele ser o começo e o fim de todas as coisas. Isto é o que a biblia esta falando no versiculo abaixo

Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Seria como dizer: Este é o alpha e o omega (Jesus) que morreu e reviveu, nao se refere que ele foi a ultima pessoa a morrer e a ressuscitar.
Mas sim, que ele Jesus morreu e reviveu e é o Principio e o fim
Se ele foi o ultimo a fazer isso então os milagres de ressurreição pós Cristo ( relatados na bíblia inclusve) seriam todos falsos, haha!

E estariamos aqui falando que a biblia e falsa
Abraços

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 23 Set 2017, 02:39