F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Quem substituiu Judas como apóstolo ?

Compartilhe

Alexandre
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 5
    Cidade/Estado: Niteroi
    Religião: Cristã
    Igreja: Nova Vida
    País: Brasil

Mensagem por Alexandre em Seg 08 Dez 2008, 21:08

Certa vez um irmão me disse que foi Paulo que substituiu Judas Iscariotes, no grupo dos 12.
    Deste modo, as sortes lançadas que determinaram a escolha de Matias foi uma tentativa humana, não uma escolha do Senhor.

Gostaria de saber a opinião dos irmãos.

Eu penso que Matias fazia parte dos 12 apóstolos pelo seguinte:

- Matias cumpria o "requisito" de ter convivido com Jesus

At 1:21-22 "É necessário, pois, que, dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição."

- Matias foi selado no Espírito Santo, juntamente com os demais ali presentes.

At 1:25-2:1 "Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos. E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;"

- Paulo refere-se ao grupo dos 12, excetuando-se ele próprio

1Co 15:5-8 "E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também. Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo."

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 735
    Cidade/Estado: Recife/PE
    Religião: Protestante
    Igreja: Assembléia de Deus

Re: Quem substituiu Judas como apóstolo ?

Mensagem por Valdomiro em Seg 08 Dez 2008, 22:19

Alexandre,

Conheço um velho irmão que acredita que, de fato, Paulo assumiu o lugar de Judas, mas a Bíblia diz que foi Matias, como vc já citou. Embora Matias só tenha sido citado ali e sumiu dos relatos bíblicos, mas isso aconteceu com vários dos doze.
    Eu acredito que isso não diminui o apostolado de nenhum dos apóstolos que foram chamados apóstolos, que por sinal não foram só doze.
    Paulo foi o mais documentado dos apóstolos, o que lhe dá destaque pela quantidade de obras registradas.

Na Paz!
    Valdomiro.

Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 319
    Cidade/Estado: João Pessoa, PB
    Religião: Evangélica
    Igreja: O Brasil Para Cristo

Mensagem por Zilton Alencar em Qua 10 Dez 2008, 15:38

Eu compreendo que Matias foi escolhido por consenso de todos os discípulos e dos onze. Assim, ele passou a fazer parte do "grupo dos doze". Este número apontaria para as doze tribos de Israel.

Mais tarde, coube ao próprio Senhor Jesus levantar um 13º apóstolo, direcionado à igreja gentia.

Davi
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 10
    Cidade/Estado: Campinas/SP
    Religião: Evangélico
    Igreja: Igreja do Nazareno

Mensagem por Davi em Qua 10 Dez 2008, 21:06

Foi Matias. Os textos citados por você, irmão, são claros. Não há motivos para dúvidas.

[]s

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Seg 29 Dez 2008, 11:10

Creio que o substituto de Judas Iscariotes foi o apóstolo Paulo.
    Conforme o mesmo livro, a ordem do Senhor para os apóstolos foi para que esperassem em Jerusalém a promessa do Pai, o Espírito Santo e depois ir por todo o mundo pregando o evangelho.
    O Senhor não os incumbiu da escolha de alguém p/ o lugar de Judas, embora os apóstolos tomassem essa decisão, isto não é de competência do homem, senão do próprio Jesus; Ele, somente Ele é quem deve escolher os seus apóstolos. Há um bom exemplo disso nos evangelhos, quando João e Tiago pediram que Jesus lhes concedesse assentar-se a sua direita e sua esquerda no seu reino, o Senhor respondeu que isso não lhe pertencia dá-lo senão ao Pai, assim também com relação à escolha dos doze, ou seja, isso é de competência exclusiva do Senhor e não dos apóstolos. Somente o Senhor que escolheu a dedo e pessoalmente os seus é quem escolheria e designaria aquele que haveria de “nascer fora de tempo” para preencher os doze. (I Cor. 15:8 ) E isto aconteceu explicita e nitidamente no Novo Testamento: A única pessoa que, após a morte e ressurreição de Cristo, foi chamado por intervenção direta e pessoal do próprio Senhor, foi Saulo.
    E isto é claramente evidente: verdadeiramente o Senhor mostrou a Paulo o quanto ele devia padecer pelo Seu nome. E o Novo Testamento mostra o propósito do Senhor prevalecendo, pois fez com que as epístolas paulinas e os evangelhos esclarecessem totalmente a base da doutrina cristã em toda a plenitude, e também o livro de Atos, que começa relatando sobre os apóstolos, do capítulo 13 em diante relata praticamente sobre os atos de Paulo e seus cooperadores, e de como Cristo obrava poderosamente na sua vida. E hoje, o que nos chegou, o entendimento e compreensão do Cristianismo é baseado nas epístolas daquele que Deus levantou como apóstolos dos gentios, e sem elas, certamente o judaísmo prevaleceria como base da salvação em Cristo (Atos 21:20).
    Mas, graças a Deus, sabemos que Cristo, somente pela graça de Cristo é que somos salvos, pela fé no Seu nome, pelo Seu sangue precioso derramado por mim, por meu pecado, no meu lugar. Por isso eu sou salvo, por Aquele que pagou altíssimo preço por minha justificação, a Ele louvor e glória para todo o sempre. Amém!
    Jefté

Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 319
    Cidade/Estado: João Pessoa, PB
    Religião: Evangélica
    Igreja: O Brasil Para Cristo

Mensagem por Zilton Alencar em Seg 29 Dez 2008, 12:10

Certa vez, quando eu fazia seminário, um dos professores levantou a seguinte hipótese, que foi motivo de uma discussão em classe, com duas turmas:

"A igreja se precipitou na escolha de Matias, tendo em vista que, algum tempo depois, o próprio Senhor Jesus separou a Paulo para o apostolado?"

O que os irmãos acham?

Eu, pessoalmente, na ocasião defendi que não, a igreja não se precipitou. Conforme o próprio texto bíblico, o Senhor orientou na escolha do substituto. Mais tarde, Jesus escolheu um 13º apóstolo,e o direcionou aos gentios.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1821

Mensagem por Norberto em Seg 29 Dez 2008, 12:33

.
    Zilton Alencar, entendo como definido no seu último parágrafo.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 16:15

Com erteza quem assumiu foi Paulo.

Os discipulos foram precipitados na escolha de Mate-s.

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 741
    Cidade/Estado: Curitiba
    Igreja: www.apalavraoriginal.com.br

Mensagem por Edison em Sab 30 Maio 2009, 20:14

Eu creio que foi Paulo sem dúvidas. Até o seu chamado foi igual aos demais.

O Matias foi escolha da igreja. Entrou temporariamente para completar o no. 12 e assim permitir a mudança de ministério de Deus de, Deus conosco (Emanuel) para Deus em nós.

Edison

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 21:41

Amado Edilson,

Não creio que a Igreja tenha o poder ou autoridade para escolher apostolos ou qualquer que seja menistério. O que aconteceu foi um erro absurdo, uma atitude precipitada.

Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 371
    Cidade/Estado: SP
    Igreja: Assembléia

Mensagem por Samuel Matos em Sab 30 Maio 2009, 23:20

A igreja se precipitou, Paulo foi o substituto.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Seg 01 Jun 2009, 21:08

Quando me refiro Igreja,estou falando da comunidade local.

Não o corpo do Ungido, este é espiritual que tem como cabeça o Proprio Ungido, o Salvador de todo aquele que crer.

Jonis Dias
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 218
    Cidade/Estado: Macaé/RJ
    Igreja: Batista

Mensagem por Jonis Dias em Sab 24 Out 2009, 12:25

A Paz do Senhor.

De forma alguma os onze apóstolos se precipitaram. Como bem citado, Matias completou o quadro dos 12 apóstolos para Israel. A tradição diz que estes continuaram o seu trabalho em outras localidades. Contudo, Paulo foi escolhido para ser apóstolo dos gentios, como ele próprio faz questão de frisar várias vezes:

Romanos, 1:1
    "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus,"

Romanos, 11:13
    "Mas é a vós, gentios, que falo; e, porquanto sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério,"

1º Corintios, 1:1
    "Paulo, chamado para ser apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e o irmão Sóstenes,"

1º Corintios, 15:9
    "Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus."

O interessante é que o evento de Pentecostes ocorreu após a escolha do sucessor de Judas.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Ter 27 Out 2009, 18:35

Irmão Jonis

Não existem 12 apóstolos p/ os judeus e outros p/ os gentios.
    A igreja é uma só.
    Tanto é assim que o Novo Testamento nos reserva os escritos daquele que Deus levantou como apóstolo dos gentios e são esses mesmos escritos que igualam os judeus e gentios como um só corpo; ou seja, acabou a divisão, a parede divisória que havia.
    E se antes, a pregação foi repartida de maneira que uns foram aos judeus e outros aos gentios, depois de serem todos já evangelizados, e de estarem em Cristo, então todos se tornaram irmãos.
    Na verdade, Paulo é o substituto, não é atoa que ele próprio diz que foi como um abortivo (ou seja, nascido fora de tempo). (I Cor. 15:8 )
    Por que ele diz que foi nascido fora de tempo?
    Justamente porque era um apóstolo, porque se fosse discípulo comum jamais seria como um abortivo.
    Quantos por exemplo que conheceram a Cristo por intermédio dele e que nasceram depois dele? E nenhum deles foi como abortivo.
    Mas ele sim, porque era um apóstolo.

Matias era um cristão, porém, escolher um apóstolo de Cristo, somente Cristo o pode fazê-lo.
    Lembrando também que são os doze apóstolos é que vão julgar as doze tribos de Israel. (Mat. 19:28)
    E lembrando também que nos doze fundamentos da Nova Jerusalém constará os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. (Apc. 21:14)

Ou seja, se o homem é totalmente incapaz de jamais escolher a si próprio p/ seguir a Cristo, quanto mais escolherá ele a outrem p/ ser apóstolo de Cristo?
    E quanto a paulo se dizer apóstolo dos gentios, as cartas de Pedro foram dirigidas a todos os estrangeiros do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia.

Jonis Dias
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 218
    Cidade/Estado: Macaé/RJ
    Igreja: Batista

Mensagem por Jonis Dias em Qua 28 Out 2009, 13:51

A Paz do Senhor.

Jefté, quem diz que Matias substitui a Judas é a própria Bíblia. E Paulo reconhece a si próprio como o apóstolo para os gentios. Lendo as cartas paulinas, é fácil entender o porque dessa afirmação.

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 08:35