F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Divórcio x recasamento x adultério x dureza de coração

Compartilhe

ReFonteles
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Número de Mensagens: 79

Re: Divórcio x recasamento x adultério x dureza de coração

Mensagem por ReFonteles em Qui 23 Jul 2009, 16:10

Pereira. Naquela cultura, o fato de se casar de novo com outra pessoa era vergonhoso se ela ainda estivesse viva. Era como se isso fosse manchar a vida desse alguém ou seja depor contra ela.

Estamos em uma época diferente. Sei que você com certeza interpretará que eu quiz dizer que devemos seguir somente o que não for cultura. Mas digo que devemos seguir todas as coisas que a bíblia nos orienta a fazer, mas adaptá-las a nossa realidade.

Assim como a questão da circuncisão.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens: 3332

Mensagem por Pereira em Qui 23 Jul 2009, 21:26

Amada,

Observe que estes são ensinamento do próprio Mestre o Messias Yaohushua.

Suas palavras jamais passarão.

Marcos 10:10-11Mais tarde, estando sozinho com os discípulos em casa, estes tornaram a falar naquele assunto, e disse-lhes: "Quando um homem se divorcia da mulher para se casar com outra, comete adultério contra ela 12E se a mulher se divorciar do marido e se casar outra vez, também comete adultério."

Observe que os seus ouvintes entenderam a mensagem de tal maneira que disseram.

Então é melhor não casar.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 822
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil
    País: Brasil

Adúlteros Fiéis um ao outro. Deus abençoa união realizada debaixo de adultério?

Mensagem por Maria Madalena em Sab 22 Ago 2009, 20:50

Adúlteros porquê, evangélicos, avisados sobre a Palavra, (como Herodes e Herodias), se separaram de seus primeiros conjuges, por qualquer motivo, tais como incompatibilidade de genio e arrumaram novos conjuges.

Fiéis porque um é fiél ao outro e são felizes em seus segundos casamentos.

Havendo arrependimento sobre o pecado praticado, podem apenas pedir perdão a Deus e continuarem casados e felizes, ou devem se divorciarem de seu compromisso matrimonial feito debaixo de adultério?

Caso possam continuar casados, um pastor pode abençoar uma união dessa natureza?

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 23 Ago 2009, 10:38

As igrejas estão preparadas para orientar sobre questões assim?

Vejo muitos evangelicos recebendo a benção do pastor para um segundo casamento feito debaixo de adultério, uma vez que já eram casados anteriormente (muitas vezes esse primeiro casamento foi feito pelo mesmo pastor com outros conjuges) e se divorciaram apenas por incompatibilidade de genios.

Falta de preparação dos pastores para decidirem sobre questões como esta?

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 23 Ago 2009, 11:25

Outras considerações:

Segunbo a bíblia, podemos classificar como 'casamentos ilegais' os seguintes casos:

- Casamento realizado por conjuges que já eram casados anteriormente, cujo divorcio não teve como motivo o 'adultério'.

- Casamento realizado entre homem/ homem ou mulher/mulher (em países onde a lei legaliza essa união)

A Pergunta...:
    Casamentos realizados de forma ilegal perante Deus, a solução é a separação ou 'unidos pelo homem, casados estão perante Deus' ?

Aos preparados para responderem...que o façam
    ApdD

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Dom 23 Ago 2009, 13:20

Para responder essa pergunta precisamos ter resposta a outra apergunta.

Um casamento é considerado verdedeiro quando é realizado diante das autoridades ou diante da Igreja?

Ou seja se o casamente for realizado somente no cartório é considerado válido?

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 23 Ago 2009, 15:50

Tem razão Pereira, a sua pergunta.

Será que, aquele que casou-se somente perante autoridades, não pecam se contrairem novas nupcias? Será que somente aos que casaram diante da benção de Deus estão destinados a honrarem seus compromissos perante Deus "casados para sempre"?

Vou colocar uma situação 'comum' para vc.
    Um casal se casou na igreja com as bençãos de um pastor batista (além da união civil). Passa um tempo, separam por incompatibilidade de genios. Logo encontram novos parceiros, e, saindo o divórcio, se casam no civil. Aí vão até o pastor e pedem que este realize a benção para esta segunda união.

1) Deve o pastor abençoar, mesmo sendo um casamento antibiblico? (pois divorciados sem motivo bíblico permitido não lhes é lícito uma segunda união).

...

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Seg 24 Ago 2009, 22:34

A minha resposta a essa pergunta (Um casamento é considerado verdedeiro quando é realizado diante das autoridades ou diante da Igreja?Ou seja se o casamente for realizado somente no cartório é considerado válido?)

É que nehuna das duas situações validam um casamento.

Jonis Dias
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 218
    Cidade/Estado: Macaé/RJ
    Igreja: Batista

Mensagem por Jonis Dias em Qua 25 Ago 2010, 20:23

A Paz do Senhor.

Esse era um tema que eu era radicalmente contra o novo casamento. Mas, a medida que fui me aprofundando no assunto e na Bíblia, repensei a minha posição.
    Hoje, eu procuro ter uma postura mais moderada sobre o assunto. Quando alguém fala comigo sobre adultério, questiono se não há espaço para o perdão e invoco a figura de Cristo como noivo da Igreja ou de Deus em relação a Israel. Deus está sempre disposto a perdoar as nossas infidelidades e retomar a relação da estaca zero.
    Contudo, quando a parte ofendida percebe que não há mais chances de retomar do zero a relação, penso que ela está livre para propor o divórcio. Mas aconselho a aguardar mais um tempo, pois há chance de quem adulterou ter uma renovação e desejar que a relação seja restaurada.
    Só em último caso que acho que a pessoa ofendida deva tentar um novo casamento.
    Foi meio complicado chegar a esse ponto de entendimento. Demorou para perceber que há base para isso.
    Só que ainda acredito no poder do perdão e da restauração do casamento.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Qui 26 Ago 2010, 18:58

Somente não devemos nos esquecer das palavras do Mestre que diz:

Marcos 0:11 Ao que lhes respondeu: Qualquer que repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra ela; 12 e se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.

Vasuilvan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 71
    Cidade/Estado: brasilia
    Religião: CRISTÄO
    Igreja: ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País: brasil

Mensagem por Vasuilvan em Sab 21 Jan 2012, 16:08

olá, boa tarde a todos os foristas. Encontrei este importante tópico estagnado e jogado ao esquecimento, então pensei que poderíamos dá-lo prosseguimento, por isso posto aqui meu ponto de vista.

Como já postei em outro tópico que defendo a utilidade das Escrituras Sagradas quase que exclusivamente ao povo de DEUS. Então me posiciono que antes de tudo só deveríamos nos submeter aos direcionamentos escritos na Escrituras se realmente vivemos sob sua égide ou obediência, pois de outro modo seria em vão esta nossa preocupação quanto a casamento ou recasamento sendo que o principal que é fazer-se ser filho de DEUS às vezes ainda não foi resolvido. A PAZ...

Gerson Witezak
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 97
    Cidade/Estado: Varzea Grande MT
    Religião: Cristão
    Igreja: Cristã

Mensagem por Gerson Witezak em Ter 24 Jan 2012, 18:16

A paz de Deus a todos.

Meu entendimento sobre esta questão é simples.

Disse o Senhor Jesus: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mat.19:09)

Usando as mesmas palavras do Senhor Jesus de forma afirmativa: "Eu vos digo, porém, que podereis repudiar sua mulher, sendo por causa de fornicação (prostituição), este estará livre para casar com outra, e não comete adultério; mais o que casar com a repudiada comete adultério."

O único pecado que dá ao cônjuge ofendido a liberdade de casar-se novamente, é a traição(fornicação e prostituição, que é adultério no casamento).

O cônjuge ofendido (no caso de adultério) têm total liberdade de dar carta de desquite para o cônjuge adúltero. Como também têm total liberdade para perdoar, se assim quiser.

A Palavra de Deus(no caso de adultério), não obriga o cônjuge ofendido a perdoar; perdoa se quiser; e se não quiser, pode dar carta de desquite, e casar-se novamente que não peca (não adultera).

Fora este parâmetro (pecado de prostituição), não há motivos de separação, não existe argumentos que possam justificar a carta de desquite.

Ex: Se eu e minha esposa, estamos passando por dificuldades, seja financeiras, psicológicas e etc... Isso não é motivo de separação.
    Se eu me separar dela, e casar com outra, eu e a outra cometemos adultério; e se ela casar com outro, também ambos cometerão adultério.

Data/hora atual: Dom 20 Maio 2012, 01:46