por Gerson Witezak em Ter 24 Jan 2012, 18:16
A paz de Deus a todos.
Meu entendimento sobre esta questão é simples.
Disse o Senhor Jesus: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." (Mat.19:09)
Usando as mesmas palavras do Senhor Jesus de forma afirmativa: "Eu vos digo, porém, que podereis repudiar sua mulher, sendo por causa de fornicação (prostituição), este estará livre para casar com outra, e não comete adultério; mais o que casar com a repudiada comete adultério."
O único pecado que dá ao cônjuge ofendido a liberdade de casar-se novamente, é a traição(fornicação e prostituição, que é adultério no casamento).
O cônjuge ofendido (no caso de adultério) têm total liberdade de dar carta de desquite para o cônjuge adúltero. Como também têm total liberdade para perdoar, se assim quiser.
A Palavra de Deus(no caso de adultério), não obriga o cônjuge ofendido a perdoar; perdoa se quiser; e se não quiser, pode dar carta de desquite, e casar-se novamente que não peca (não adultera).
Fora este parâmetro (pecado de prostituição), não há motivos de separação, não existe argumentos que possam justificar a carta de desquite.
Ex: Se eu e minha esposa, estamos passando por dificuldades, seja financeiras, psicológicas e etc... Isso não é motivo de separação.
Se eu me separar dela, e casar com outra, eu e a outra cometemos adultério; e se ela casar com outro, também ambos cometerão adultério.