F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Coisas santas aos cães e pérolas aos porcos. Como devemos nos posicioar nesse ensinamento de Jesus?

Compartilhe
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Coisas santas aos cães e pérolas aos porcos. Como devemos nos posicioar nesse ensinamento de Jesus?

Mensagem por Norberto em Qui 10 Mar 2016, 18:34

.
O texto está relacionado a todos aqueles que escarnecem da fé cristã

Coisas santas aos cães e pérolas aos porcos. Qual deve ser a nossa posição acerca deste ensinamento de Jesus?


“Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem” (Mt 7.6).
Logicamente, não está em pauta aqui o deixar de evangelizar ou cumprir uma tarefa missionária, pois, caso fosse, haveria contradição bíblica (Mt 28.19; Mc 16.15; etc.).

É necessário lembrar que, para os judeus, os dois animais alistados (cães e porcos) são considerados impuros e, no caso dos porcos, mais especificamente, o Antigo Testamento condena até mesmo seu uso como alimentação (Lv 11.7).

A expressão “não deis aos cães as coisas santas” parece ser uma alusão ao ato do sacerdote de lançar a carne do sacrifício (holocausto) para que os cães a comessem. Por seu turno, a expressão “deitar aos porcos as pérolas” aludiria à atitude de um homem rico que joga as “pequenas pérolas”, que tinham aparência semelhante às ervilhas e milhos, para que os porcos as comessem.

Por esse contexto (e atualizando sua mensagem), entendemos que Jesus se referia às pessoas que apreciam levantar dúvidas a respeito da fé cristã e da inerrância das Escrituras: “as pérolas”, as “coisas santas”. São os incrédulos ou os ateus, ou até mesmo meros zombadores do evangelho. A estes, a conversão ao evangelho de Jesus Cristo, a não ser pela atuação do Espírito Santo (Jo 16.7,8 ), é quase impossível.

Logo, depreendemos que, para algumas pessoas, este evangelho do reino está limitado, restrito, pelo fato de elas não crerem. E não somente isso. Mas também por propagarem abertamente, de forma escarnecedora e por todos os meios possíveis, que o evangelho não passa de uma farsa e que a religião é um grande mal à sociedade, semelhante ao que disse Karl Marx, quando declarou que “a religião é o ópio do povo”.

Em nosso caso, o protestantismo evangélico, pois não estamos tratando meramente de religião, mas do evangelho puro e genuíno de Cristo Jesus, cujo poder pode salvar a humanidade pecadora (Mt 1.21; At 4.12).

O precioso evangelho de Cristo, entendido claramente por aqueles que o aceitam como Salvador, não deve estar suplantado debaixo dos pés dos incrédulos, cuja intenção é zombar da fé cristã. Russel Champlin, acerca da continuação do versículo em questão, comenta de forma equilibrada: “Precisamos usar de cautela com tais pessoas [os zombadores], não evitando ajudá-las quando isso for possível, mas sem fazer da nossa religião verdadeiro motivo de zombaria da parte deles”.

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - setembro/2004
.
avatar
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1092
Idade : 87
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 162
Pontos de participação : 3002
Data de inscrição : 26/11/2014

Re: Coisas santas aos cães e pérolas aos porcos. Como devemos nos posicioar nesse ensinamento de Jesus?

Mensagem por Ernesto em Dom 13 Mar 2016, 18:29

Russel Champlin, comenta


 “Precisamos usar de cautela com tais pessoas [os zombadores], não evitando ajudá-las quando isso for possível, mas sem fazer da nossa religião verdadeiro motivo de zombaria da parte deles”.


Ernesto responde:


Eu preciso pregar o evangelho em tempo e fora do tempo, mas, sempre preciso aproveitar a hora e local propicio, porque se eu for em um forró e mandar parar a bagunça deles para pregar o evangelho, certamente serei ridicularizado e me jogariam para a rua. porque, o espirito (mente) deles está ocupado com outras coisas que satisfazem mais do que a palavra de Deus.Pode ser que tem alguém entre os escarnecedores, que se fosse em outra ocasião ou outro lugar ele ouviria e poderia aceitar o evangelho da salvação. Mas o lugar é improprio,
Eu vejo com muita tristeza aqueles pregadores que ficam nas praças com a bíblia na mão, pregando em voz alta para ver se alguém decide ouvir, mas, o que vejo é somente escarnio e zombaria da palavra de Deus.
Para tudo tem seu tempo; houve tempo em que o pregador se sentava na praça e era rodeado pelos ouvintes interessados, e absorviam cada palavra que o pregador dizia.
 Os tempos agora são outros, aplicar este método hoje é jogar pérola aos porcos, e o Deus do evangelho é blasfemado.

Abraços    Ernesto  





















         

    Data/hora atual: Sex 21 Jul 2017, 01:36