F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


Qual era a doutrina dos apóstolos mencionada em Atos dos Apóstolos 2.42?

Compartilhe
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Qual era a doutrina dos apóstolos mencionada em Atos dos Apóstolos 2.42?

Mensagem por Norberto em Qui 10 Mar 2016, 17:24

.
Os discípulos de Jesus não tinham em mente sistematizar as doutrinas

Qual era a doutrina dos apóstolos mencionada em Atos dos Apóstolos 2.42?
“E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” (At 2.42).


Pode ser dito que no começo as doutrinas apostólicas não estavam bem definidas ou totalmente sintetizadas para a compreensão das igrejas. Os ensinos de Jesus só foram organizados em estudos doutrinários algum tempo depois de sua morte. Quando ainda vivos, os apóstolos eram, por assim dizer, o “próprio” ensino doutrinário, isto porque tinham sido testemunhas vivas de Jesus. Após a morte do último apóstolo, João, que se deu por volta do ano 100 d.C., os escritos dos apóstolos não estavam compilados pelo fato de o cânon bíblico ainda não ter se fixado. Havia a necessidade de reunir esses escritos que se tornariam normativos às igrejas da época.

Sendo assim, precisamos considerar estes fatores que, sem dúvida, são muito relevantes para quem deseja saber qual era a doutrina mencionada em Atos 2.42. De fato, não havia uma doutrina (teologia) totalmente aclarada. O que no começo se ensinava era a respeito da salvação trazida por Cristo e a respeito do evangelho da salvação proclamada e explicada pelos apóstolos do primeiro século. Os discípulos de Jesus não tinham em mente sistematizar as doutrinas. As doutrinas foram tomando espaço à medida que as heresias, advogadas pelos estudiosos, curiosos e filósofos da época, iam se intensificando e a ortodoxia doutrinária tinha de ser defendida.

Os próprios concílios iam delineando a necessidade de se avaliar os manuscritos bíblicos e a formalização das doutrinas. E o resultado disso foram os credos doutrinários. Só depois de um bom tempo é que as doutrinas foram sendo relacionadas e estudadas pelos teólogos. Atualmente, temos grandes teólogos que apresentam temas que mesmo indiretamente, sem terem sido explicados na época, podem ser estudados a fundo, tais como: Trindade, Cristo, homem, Espírito Santo, Deus, etc.

De qualquer forma, algum tempo depois, em oposição ao gnosticismo e aos ensinamentos do heresiarca Marción, o credo dos apóstolos foi assim confessado:

“Creio em Deus Pai onipotente e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espírito Santo e da virgem Maria, que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos e sepultado, e ao terceiro dia ressurgiu da morte, que subiu ao céu e assentou-se à direita do Pai, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna”.

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - março/2004

.

    Data/hora atual: Sex 21 Jul 2017, 01:38