F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Compartilhe

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1694

Sola Fide

Mensagem por Jefté em Sab 16 Maio 2009, 10:16

Olá Rondinelly

Pode ser opinião minha, mas qual é o problema?
Acaso Martinho Lutero não era cristão e não é como eu?
Ora, Cristo, nosso Senhor e Deus abonou totalmente os Escritos do Velho Testamento embora os judeus procedessem levianamente.
E quem é Lutero (mero homem), que pelos atos da Igreja Católica e pela reforma se põe a julgar as próprias Escrituras como se fossem passivas de juízo humano?
Enquanto Lutero se sentia apto a julgá-las, Erasmo respeitosamente se dedica a edição do Novo Testamento grego.
E quem é o homem capaz de julgar o Novo Testamento?
Isto para mim é loucura e soberba humana.
E digo, Tiago não está dizendo a verdade quando diz: "E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?" (Tiago 2:16)
Acaso Jesus não diz o mesmo? "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes." (João 13:17)
Eu digo isso como cristão; não importa quem seja Lutero. Eu sou um cristão e conheço a Palavra de Deus. Conheço o livro de Tiago - e como cristão testifico que a palavra de Deus ali escrita (no livro de Tiago) me sustentou, corrigiu e libertou durante muito tempo da minha caminhada de cristão.
Agora, o que aconteceu a Lutero para ele dizer o que disse, e até quanto aos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, não sei nem quero saber.
Só sei que é a Palavra do Deus vivo para eu pecador.

E quanto ao que você escreveu:
Você diz Ora é somente a fé que justifica

Tiago diz Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?

O homem é justificado somente pela fé. E é o que Tiago disse; porém mostrou que a fé não é apenas dizer: eu tenho fé. A fé só pode ser visualizada pelos frutos, e não pelas palavras.
Exemplo?: Hebreus 11. Paulo mostra a fé dos antigos como? através das palavras deles? Não! pelas obras deles! Pelas obras dos antigos é que podemos ver sua fé.
Houve discordância entre Tiago e Paulo?
Jamais! Afinal, como Paulo mostrou-nos a fé dos antigos?
Mostrou-nos citando suas obras de fé!
Contuto afirmo! É a fé! Somente a fé quem justifica o homem.
E é a verdadeira fé no interior do homem é que opera nele os frutos.

Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1100

Re: Sola Fide - salvação pela fé ou pelas obras?

Mensagem por Pereira em Sab 16 Maio 2009, 12:11

Amado Rondinely,

Com certeza as duas afirmativas são verdadeiras.

A Salvação do mundo não resultou das Obra realizadas pelo Homem.

O Altíssimo Trouxe salvação a todos os homens quando enviou Seu Unico Filho ao mundo para morrer por todos.

(1 João)
1 Yaohuhana 2: 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

Portanto, a Salvação propiciada pelo Altíssimo não depende das Obras Ele nos amou primeiro e trouxe salvação a todos.

Agora a Bíbli declara que quem tem fé tem obras. Logo temos obras não por sermos salvos e sim somos salvos por isso temos obras.

As obras são as consequencia diretas da salvação.

Não somos salvo por causas das Obras, temos obras por que somos salvos.

è muito claro isso na bíblia.
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 312
Cidade/Estado : Águas Claras/DF
Religião : Cristã
Igreja : Católica Apostólica Romana
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 244

Mensagem por Rondinelly em Sab 16 Maio 2009, 19:30

Jefté, você disse:

O homem é justificado somente pela fé. E é o que Tiago disse

Tiago disse:

Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?

O que falta para você perceber que há algo errado com a sua interpretação. O que mais na Bíblia deve constar para se entender que a justificação não é somente pela fé?

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1694
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4082

Sola Fide

Mensagem por Jefté em Dom 17 Maio 2009, 11:20

Olá Rondinelly

Creio que Tiago mostra somente a fé pelas obras.
Como ele próprio diz: "Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (Tg. 2:18 )
Tomemos por exemplo Caim e Abel.
Ambos fizeram obra; e o que fez com que Deus se agradasse de Abel?
Acaso foi pela realização de uma belíssima obra? como muitas que foram feitas em toda a história?
Não!
Está escrito: "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." (Heb. 11:4)
Então Paulo diz: "Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito." (Heb.11:17)
E Tiago: "Porventura o nosso pai Abraão não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?" (Tg. 2:21 )

Os dois mostram a justificação pela fé, embora pareça diferente.
Um aponta a fé (mostrando a obra).
E o outro aponta a obra (mostrando a fé).

Por exemplo, uma maneira de se entender é: Acaso Tiago estaria dizendo que a obra de Caim o justificava?
Não!
Mas disse que a obra de Abel o justificou, porque era a expressão de sua fé.
Para mim isso não é contradição.

Outro exemplo são os pães da proposição, que só aos sacerdotes era lícito comer; e Davi os comeu e deu aos que com ele estava. E isso foi aceito ao Senhor porque o fez por fé!
Pela fé, Pedro andou por cima das águas.
Pela fé a mulher cananeia foi atendida.
E pela fé os antigos obraram agradando a Deus!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Ter 19 Maio 2009, 22:03

.
Embora estarei expondo, em outras palavras, o que alguns já escreveram, estarei dando minha contribuição; mais para reforçar o entendimento e lembrarmos que somos salvos PARA as boas obras.

Não somos salvos PELAS boas obras. O homem não pode comprar sua própria salvação, com obras. Vejamos:

"Pois é pela graça que sois salvos, por meio da fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus - não das obras, para que ninguém se glorie, pois somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2.8-10).

O homem salvo, ou seja, que crê no Senhor Jesus, na Sua morte expiatória e ressurreição, e na remissão dos pecados, este, por ser nova criatura, faz boas obras. São boas obras - em pensamentos, palavras e atos - decorrentes da fé no Senhor Jesus. A fé a que o cristianismo se refere não é a fé na fé. É a fé no Senhor Jesus. "Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça" (Romanos 11.6).

A fé no Senhor Jesus é evidenciada por nossas obras: "Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras". "Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem as obras é morta" (Tiago 2.26).

As obras distanciadas da fé, não decorrentes da fé no Senhor Jesus, não servem para a salvação. Se a caridade como prega o kardecismo, por si só salvasse, o homem pecador poderia alcançar os "mundos ditosos" sem depender de Deus, e de nenhuma espécie de fé.
.
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Dom 24 Maio 2009, 11:55

Suas colocações foram perfeitas amado Norberto.
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Dom 24 Maio 2009, 14:40

Se "somos salvos somente pela fé".

Se o apóstolo diz "a fé sem (boas) obras é morta".

Então qual é a definição de fé que o protestantismo atribui a estas passagens?
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Dom 24 Maio 2009, 20:44

É o firme fundamento das coisas que não se vê.
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Ter 26 Maio 2009, 20:26

Fé, nesse caso, é apenas confiança em Deus?

Samuel Matos
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 371
Cidade/Estado : SP
Igreja : Assembléia
Pontos de participação : 388

Mensagem por Samuel Matos em Qua 27 Maio 2009, 09:43

Rondinelly,

Fé é crer com convicção. O melhor exemplo de fé é o de Abraão, quando o Senhor lhe pediu seu único filho, Abraão acredita, ou seja, tinha fé de tal maneira que não questionou o pedido do Senhor.

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 482
Cidade/Estado : Brasília
Religião : DF
Igreja : ...
Pontos de participação : 452

Mensagem por Denis em Qua 27 Maio 2009, 12:46

Rondinelly,

A definição bíblica é esta :

HB 11
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
2 Porque por ela os antigos alcançaram testemunho.
3 Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Qui 28 Maio 2009, 13:18

Denis, eu queria saber é qual é o entendimento que vocês, protestantes, tem acerca de fé quando usam o versículo de Hebreus. Fé é apenas confiança ou algo mais?

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Denis em Qui 28 Maio 2009, 16:14

Rondinelly ,

Fé é um dom de Deus que nos permite ter a certeza de que ELE existe. A primeira coisa que Deus desperta no perdido é a Fé , por ela vem o arrependimento, a converssão e a confirmação de nossa eleição.

É diferente de simplesmente acreditar, porque o acreditar vem do homem.
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Qui 28 Maio 2009, 21:15

Pois bem, existe um detalhe nisso tudo. Você disse que pela fé vem o arrependimento. Como nós estamos tratando da doutrina Sola Fide, esta diz que somente a fé é o elemento que consta para que sejamos salvos, reconhecer e confiar em Jesus como Senhor e Salvador. De mais, nada acrescenta ou influi na salvação do indivíduo. Essa é a proposição original de Lutero. Mas o homem em se arrependendo está agindo com algo mais para a sua salvação, e não somente tendo fé. Perceba que seria algo como um evento seguido do outro, segundo você acredita: o homem recebeu a fé de Deus --> se arrepende, se converte, passa a ter uma vida cristã. Porém se o homem precisou fazer tudo isso, se arrepender primeiramente, algo além de somente a fé estará incluído no hall dos elementos salvíficos, ou seja, a menos que você diga que o arrependimento de nada influi na salvação do homem, ou que a salvação ocorre antes do arrependimento, não é somente a fé que salva.

Na realidade o que acontece é que o protestantismo defende a doutrina da salvação pela fé somente, porém não podem afirmar que é somente pela fé que sejam salvos, pois estariam afirmando que nada além da fé, pecar ou não pecar, converter-se ou não converter-se, enfim, ação alguma que faça o homem, influencia na salvação. A menos que todos os protestantes afirmem que o arbítrio é aprisionado, o que seria tentar apagar fogo jogando querosene em cima.

Como diz S. Tiago, não é somente a fé que salva. É a fé pelas obras, é uma fé prática, de aceitação racional dos preceitos de Deus. Não é apenas confiança. Se dizem que as boas obras são consequências da salvação pela fé, então estamos afirmando que:

Fé --> salvação do homem --> o homem pratica boas obras, que em nada influenciam na sua salvação.

É isso que diz a salvação somente pela fé.

Mas S. Tiago diz claramente, com estas palavras: Vês como a fé cooperava com as suas obras e era completada por elas. A fé e as boas obras cooperam uma com a outra e se completam, e não uma ocorre após a outra, sem que uma influencie a outra. Em seguida: Vedes como o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé?. Ele não quer aqui dizer que o homem é justificado somente pelas obras, mas sim pela fé + boas obras. Seria assim:

Fé + prática cristã das boas obras cuja capacidade advém da graça prévia e santificante = SALVAÇÃO.

Do contrário ensina a reforma protestante:

Fé = SALVAÇÃO (Assim ensinava, originalmente, Lutero)

Fé = SALVAÇÃO + prática de boas obras (é como o protestantismo ensina hoje)

Mas a exclusão das boas obras torna a fé morta, então não pode existir:

Fé = SALVAÇÃO

Sendo que, no caso, Fé = incompleto (em termos de salvação).(a fé sem obras é morta)

No episódio de Mateus 19, 16 (Almeida Atualizada): E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Abram as suas Bíblias, amigos, e leiam a resposta de Jesus ao jovem.

Tal resposta deve, então, seguir dois caminhos possíveis: favorável aos que crêem que a salvação ocorre somente pela fé, ou favorável aos que crêem que a fé pelas boas obras são os elementos para a salvação.

Mt 19,17: Respondeu-lhe ele...se é que queres entrar na vida: XXXXX

Non Praevalebunt

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2109
Cidade/Estado : Curitiba
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5356

Mensagem por Edison em Sex 29 Maio 2009, 02:14

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem (Heb. 11:1).

"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala" (Heb. 11:4).

O irmão Jefté citou esses versos acima e eu gostaria de colocar aqui o que entendo por fé.

Como Paulo disse, a fé é o firme fundamento, ou seja, a plena convicção, a certeza absoluta, inabalável, irredutível de algo que virá, porem sem base nenhuma em lógica, razão ou alguma coisa que se vê.

Isso é revelação.

Então por revelação Abel ofereceu a Deus maior sacrifício.

"Algo" colocou lá dentro de Abel, revelou para ele, que havia um meio de alcançar justiça diante de Deus e este meio era o sangue ("pelo qual alcançou testemunho de que era justo,".
Aquilo veio de Deus porque estava de acordo com a linha da redenção traçada por Deus.

A fé do Caim, ou a revelação que ele tinha de adoração, tinha uma outra origem.
A sua revelação dizia que para alcançar testemunho de que era justo, ele deveria apresentar a Deus algo grandioso, porque Deus era Grande. Algo lindo florido, colorido, porque Deus era beleza em Sua santidade.
Por que Caim pensava assim? Porque a sua fé (revelação) tinha outra origem.

Por que erguem catedrais, basílicas, grandes templos, shows da fé, edificações monumentais com vitrais, pinturas de grandes artistas, etc.?
Porque têem uma fé (revelação) que procede do mesmo lugar de onde veio a fé do Caim.

Então, tanto a fé do Abel quanto a fé do Caim promoveu obras. Porem a obra de um estava alinhada com o plano de Deus por causa da revelação e a do outro não tinha nada a ver porque sua fé (revelação) tinha outra origem.

Por que os kardecistas crêem que fazendo caridades alcançam evolução espiritual?
Porque a fé (revelação) que o Kardec trouxe é essa e essa revelação não está na Bíblia.

Por que os católicos oram para pessoas que morreram intercederem por eles?
Porque essa é a fé (revelação) que receberam de algum lugar que não é da parte de Deus. Essa fé não está na Bíblia.
É uma fé que gera obras? Sim, eles fazem missas, romarias, procissões, votos, sobem escadas de joelhos, tudo obras mortas porque são geradas por uma fé (revelação) morta.

Satanás também oferece fé (revelação), como dádiva, como dom.

Mas Paulo está falando aos hebreus de uma fé (revelação) que os patriarcas e profetas receberam como dádiva, como dom, de Deus.

Que fé temos nós? Temos fé dom de Deus ou fé dom de satanás?

Fé na doutrina das três pessoas distintas na Divindade é dom de Deus ou dom de satanás?

Fé na guarda do sábado como selo de Deus é dom de Deus ou dom de satanás?

Fé que tem o Espírito Santo porque falou em línguas é dom de Deus ou dom de satanás?

Fé em transubstanciação é dom de Deus ou dom de satanás?

Fé na compra de indulgências para perdão de pecados é dom de Deus ou dom de satanás?

Fé é revelação.

De onde vem sua revelação?

Edison

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Denis em Sex 29 Maio 2009, 10:42

Rondinelly,

Não é bem por aí. Você está transformando em obras o que faz parte da fé. Vou te dar um exemplo.

LC 23
40 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?
41 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.
42 E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Veja bem. Que obras este ladrão realizou ?

Pela FÉ, exclusivamente, ele foi salvo.
Arrependimento e converssão são a manifestação da Fé, mas esta manifestação não é "visível". Portanto Tiago estava exortando, entre outras palavras, que cada um olhásse para si, mesmo para ver se realmente tinham Fé ou se tratava de um fingimento.

Esta foi uma exortação pontual de Tiago, relativa àquele momento pelo qual as igrejas estavam passando, para "combater a "fé fingida".
Rondinelly
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Sex 29 Maio 2009, 13:10

Respondendo à pergunta que eu fiz e que ficou em branco:

Jesus disse: Observa os mandamentos.

Os protestantes pregam que o homem, para se salvar, precisa apenas de fé. Confiar em Jesus como Salvador. Basta isso. As boas obras ocorrem depois de a pessoa já estar salva.

Porém Jesus, neste ponto da Escritura, ensina o contrário. Que não é somente a fé que salva, existe algo mais que contribui para a salvação do homem:

E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

Respondeu-lhe ele...se é que queres entrar na vida: Observa os mandamentos

Porque Jesus não disse: basta ter fé? Que imensa oportunidade de definir o que seria a mais simples da doutrina por Ele trazida aos homens?

Porém não é assim: crer é, além de confiar nas promessas de Deus, se submeter racionalmente às verdades reveladas. A fé que salvou o ladrão ao lado de Jesus na cruz não é a mesma fé que vocês dizem quando falam "somente pela fé". É a fé que adere ao entendimento de que Jesus é o filho de Deus, e que a razão influiu na sua conclusão, porque ele reconheceu que quem estava ali era o filho de Deus, e que possuía poder para salvá-lo, e, além do que a atitude da repreensão dada ao outro ladrão também na cruz é o equivalente ao arrependimento e ao reconhecimento das suas culpas: Nem sequer temes a Deus...Para nós isto é justo: recebemos o que mereceram os nossos crimes. Portanto a fé que o salvou foi a fé juntamente com a sua atitude.

E é isso que falei na postagem anterior. Você disse que arrependimento e conversão não são visíveis. Mas precisamos, todos os cristãos, discordar. A conversão é visível, não há conversão, que implica em mudança de atitudes e pensamentos, para si e para com os demais, invisível. Arrependimento e conversão são influenciados pela fé, mas são atitudes do homem, e se essas são atitudes do homem em relação a Deus, e se na salvação do homem faz-se necessária tal atitude, então não é somente a fé que salva, mas a fé e as boas obras do homem (suas atitudes movidas pela graça santificante). Se o arrependimento e a conversão em nada influenciam na salvação, então a salvação ocorre somente pela fé, ou vice-versa. Qual é a opção de vocês?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 19 Nov 2017, 06:27