F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Prova da Trindade

Compartilhe
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Prova da Trindade

Mensagem por Betho em Ter 08 Mar 2016, 06:27

https://igrejamilitante.wordpress.com/2013/02/05/evangelicos-acreditam-na-santa-trindade-mas-nao-sabem-porque

Então se provarem a doutrina da Trindade, esta prova não irá valer, ao contrário, será herética, tal homem não receberia nenhuma honra por tal feito.
.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Re: Prova da Trindade

Mensagem por Norberto em Ter 08 Mar 2016, 10:41

.
Tópico transferido do grupo "Assuntos de primazia evangélica" para o grupo "Assuntos diversos ou de outras religiões" conforme estabelece o Regulamento do Fórum, em seu item "3" da PARTE IV - CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS DOS GRUPOS DE DEBATES, combinado com o item 1.2.1. da PARTE III - MODERAÇÃO DOS TÓPICOS.

Administrador
.
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Betho em Ter 08 Mar 2016, 10:59

Ok!
,
Nenhum protestante/evangélico irá se manifestar sobre o assunto?
.
Qual justificação em livro/tese/dissertação deste dogma pela Sola Scriptura?
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Ter 08 Mar 2016, 11:19

.
Betho,

Creio que teremos participação do Gerson Witezak, pois no tópico > Podemos adorar Jesus? ele deixou a entender que as Escrituras é clara no ensino da Trindade.

Então fiz um pergunta a ele que faz parte da > Mensagem 237 do tópico citado, a qual reproduzo abaixo para incitar o andamento deste tema que você trouxe.

Mensagem 237 do tópico "Podemos adorar Jesus?"

Gerson Witezak escreveu:Acreditamos que as escrituras foram divinamente inspiradas.
Ora, porque o Espírito não inspirou o escritor das escrituras a escrever da forma que os unicistas entendem?

Gerson Witezak,

Na verdade as Escrituras estão declarando na forma que os Unitaristas entendem.

Invertendo a pergunta, para meditação:

Por que o Espírito não inspirou o escritor das Escrituras a escrever de forma clara a Trindade: Deus é três, Pai, Filho e Espírito Santo? Ao contrário disso, inspirou os escritores a declarar que Deus é UM, ÚNICO:

Dt. 6.4 “Ouve, Israel, Yahweh nosso Deus, Yahweh é UM”.

Zc. 14.9 “E Yahweh será rei sobre toda a terra; naquele dia UM será Yahweh, e UM será o seu nome.”

Mc. 12:32 “E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há UM SÓ Deus, e que não há outro além dele;”

Jo. 17.3 Orando ao Pai, Jesus disse: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.”

Rm. 3.30 “Visto que Deus é UM SÓ, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”

Rm. 16.27 “ao ÚNICO Deus sábio seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém.”

I Co. 8. 4 “Assim que, quanto ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus, senão UM SÓ.”

I Co. 8.6 “Todavia para nós há UM SÓ Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.”

Gl 3.20 “Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é UM.”

Ef. 4.6 “UM SÓ Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.”

I Tm. 1.17 “Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao ÚNICO Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.”

I Tm 2.5 “Porque há UM SÓ Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”

Jd 1.25 “ao ÚNICO Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.”

obs.: os versículos citados acima, com exceção de 2 que não divulguei, foram extraídos da página 5 da Revista Trombeta Unitarista - Ano I - Edição I - jan/fev./2016.

.

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 2209
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 149
Pontos de participação : 5833

Mensagem por Gilcimar em Ter 08 Mar 2016, 11:40

Norberto escreveu:Por que o Espírito não inspirou o escritor das Escrituras a escrever de forma clara a Trindade: Deus é três, Pai, Filho e Espírito Santo?

Seja sincero amigo:

TODOS  os assuntos na bíblia são tratados de forma clara segundo o exemplo que você mostrou?

Cuidado com a resposta  pois ela vai fazer você assumir uma coisa que falta pouco para assumir com a convicção 100%...

Pois daquilo que você deve abandonar  não tem nada claro nas escrituras segundo a regra que você  me mostrou agora..

Abraços!!!!
Guilherme
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Status : O único propósito de estarmos vivos é para propagação do Evangelho e G
Número de Mensagens : 85
Cidade/Estado : Resende
Religião : Protestante
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 3
Pontos de participação : 225

Mensagem por Guilherme em Ter 08 Mar 2016, 11:48

Porquê essa mania de sempre institucionalizar ensinamentos? Há no texto informações valiosas e outras não, mais fica extremamente cansativo ler um texto que ovaciona tanto uma instituição, como se estes, que não preciso citar nome, fossem donos da verdade!
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Ter 08 Mar 2016, 11:54

Pode mostrar onde em qual postagem alguém fez isso?

Pois aqui no fórum é perigoso fazer uma acusação e não provar...

Não é legal jogar indiretas por aqui pois o correto é ficarmos com este tipo de pensamento só para nós pois não acrescenta em nada com a boa discussão e pode alimentar sentimentos estranhos nos outros..

Eu também agia assim irmão por isso por experiência estou te dizendo isso não para te repreender pois quero o melhor para você e o fórum...

Abraços!!!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Ter 08 Mar 2016, 12:03

.
Gilcimar,

Gilcimar escreveu:Seja sincero amigo:

TODOS os assuntos na bíblia são tratados de forma clara segundo o exemplo que você mostrou?

Eu apenas inverti a pergunta feita pelo Gerson Witezak, deixando para meditação a seguinte pergunta:

Por que o Espírito não inspirou o escritor das Escrituras a escrever de forma clara a Trindade: Deus é três, Pai, Filho e Espírito Santo?

Isso porquê ele me fez pensar, posso estar errado, que ele conhece nas Escrituras textos claros que descreve a Trindade. Foi só isso.
.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Ter 08 Mar 2016, 12:13

Norberto escreveu:Isso porquê ele me fez pensar, posso estar errado, que ele conhece nas Escrituras textos claros que descreve a Trindade. Foi só isso.

Eu sei que foi só por isso logo eu aproveitei a oportunidade para lhe fazer uma pergunta e que vai nos ajudar neste debate..

Eu não consigo pensar só no assunto que estou discutindo mas nas consequências das regras de conclusão que usando neste assunto pode influenciar um outro...

Por acho que você vai entender a natureza de minha pergunta...
Guilherme
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Guilherme em Ter 08 Mar 2016, 12:15

Compreendo sua posição caro Norberto, porém há textos desconexos que retratam perfeitamente o ensinamento da trindade, tentarei ser sucinto!

A Pessoa de Jesus
Em Apocalipse 1:8 lemos: “Eu sou o Alfa e o Ômega (o princípio e o fim), diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Quem é esse? Sem dúvida, Deus o Pai.

Examinaremos agora o capítulo 22:7, 13 e 16. “Alfa e Ômega, o princípio e o fim”. Essas expressões são aqui claramente atribuídas a Jesus. Por quê? Porque Ele sendo Deus (Jeová), o Filho também pode assumir esses títulos.
O título “Filho do homem” é atribuído a Jesus (Apocalipse 1:12). Já os versos 17 e 18 fazem referência a esse Filho do homem como o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último. Jesus, sem dúvida, é Deus (Jeová), o Filho.

A Pessoa do Espírito Santo

Saiamos em busca da terceira pessoa. Há uma terceira pessoa identificada como o Espírito Santo e que também se chama Jeová (Deus).
Em Atos, cap. 5, há um texto interessante que nos passa por alto quando lemos apressadamente. Temos ali a história de Ananias e Safira.
Nos versos 3 e 4, lê-se: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da verdade? Não mentiste aos homens, mas a Deus.”

Notemos que o Espírito Santo fala e faz um chamado especial (para serviço) sem qualquer intermediário. Ele fala, decide, escolhe, separa (chama) a quem Ele deseja.

CONCLUSÃO:HÁ 3 PESSOAS que são chamadas igualmente de DEUS ou JEOVÁ!!!

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Ter 08 Mar 2016, 12:20

No meu caso com sinceridade digo:

O problema para mim não é ter textos claros a favor da deidade de Cristo mas de ter textos claros a favor do Unitarismo...

O que me intriga não é os textos que diz que Deus é UM ou ÚNICO mas é Jesus não sofrer todas as consequências naturais do entendimento que os Unitaristas tem desses textos...

Eu penso assim:

Se uma dia eu tiver 100% de certeza que a trindade não é conceito correto eu ainda teria que questionar o Unitarismo para aceita-lo...

Não há troca automatica de conceitos pois todos os dois precisam isoladamente passar pelo crivo das escrituras..

Abraços..!!!!

Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2592
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 08 Mar 2016, 13:29

O salário do pecado, não é a morte ? O pecador morre apenas por três dias ? Então, Jesus NÃO MORREU, NÃO ESTÁ MORTO, morreu (se é possível Deus morrer) por apenas TRÊS DIAS enquanto o PECADOR ficará ETERNAMENTE MORTO...

Se Jesus for Deus, então, não tem como morrer e muito menos sofrer a não ser que, A MORTE e o SOFRIMENTO sejam uma força paralela a Deus ! Não havia nada antes de Deus e nem ao lado dele, TUDO, passou a existir por ser criação, ideia ou NO MINIMO consequência de Deus existir ou criar ! A morte foi idealizada para as criaturas e não há sofrimento inimaginável que Deus não conheça antecipadamente !

Se Jesus não for Deus, NO MINIMO, ele nasceu com PRIVILÉGIOS não dados a relés mortais, ele FOI PREDESTINADO  a não falhar !

Resumindo, em Jesus, Deus não jogou de igual para igual conosco !

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Ter 08 Mar 2016, 14:13

Sou contra qualquer filosofia  em que são criados protocolos para Deus...

E se você insistir com isso vai ver que isso vai longe e sabe como vai terminar isso?

A conclusão alguma pois não vai terminar...

Então  no fim de todas as coisas  saberemos quem esteve sempre certo e cada um assuma seu risco...

Eu já  assumi o meu...

Se alguém quiser e tiver condições de descarta-lo  fique a vontade....

Com quem não crer na bíblia  eu discuto assim....

Agora se alguma das  tuas regras for usada por unitaristas  você vai ver onde isso vai parar...

Abraços!!!!
Guilherme
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Guilherme em Ter 08 Mar 2016, 14:38

Benedito Bernal escreveu:

O salário do pecado, não é a morte ? O pecador morre apenas por três dias ? Então, Jesus NÃO MORREU, NÃO ESTÁ MORTO, morreu (se é possível Deus morrer) por apenas TRÊS DIAS enquanto o PECADOR ficará ETERNAMENTE MORTO...

Se Jesus for Deus, então, não tem como morrer e muito menos sofrer a não ser que, A MORTE e o SOFRIMENTO sejam uma força paralela a Deus ! Não havia nada antes de Deus e nem ao lado dele, TUDO, passou a existir por ser criação, ideia ou NO MINIMO consequência de Deus existir ou criar ! A morte foi idealizada para as criaturas e não há sofrimento inimaginável que Deus não conheça antecipadamente !

Se Jesus não for Deus, NO MINIMO, ele nasceu com PRIVILÉGIOS não dados a relés mortais, ele FOI PREDESTINADO  a não falhar !

Resumindo, em Jesus, Deus não jogou de igual para igual conosco !

Interessante raciocínio!
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Betho em Ter 08 Mar 2016, 18:51

.
A doutrina cristã da Trindade (do latim trinitas "tríade", de trinus "tripla")[1] define Deus como três pessoas consubstanciais,[2] expressões ou hipóstases:[3] o Pai, o Filho (Jesus Cristo) e o Espírito Santo; "um Deus em três pessoas". As três pessoas são distintas, mas são uma "substância, essência ou natureza".[4] Neste contexto, a "natureza" é o que se é, enquanto a "pessoa" é quem se é.[5] [6] [7]

"trinity". http://www.oxforddictionaries.com. Consultado em 2016-01-04. Ligação externa em |obra= (Ajuda)
Ir para cima ↑ The Family Bible Encyclopedia, 1972. p. 3790.
Ir para cima ↑ Ver discussão em  "Person". Enciclopédia Católica. Nova Iorque: Robert Appleton Company. 1913. (em inglês)
Ir para cima ↑ Definição do Quarto Concílio de Latrão citada no Catechism of the Catholic Church, 253 (em inglês)
Ir para cima ↑ "Frank Sheed, ''Theology and Sanity''" (em inglês). Ignatiusinsight.com. Consultado em 3 November 2013.
Ir para cima ↑ "Understanding the Trinity" (em inglês). Credoindeum.org. 16 May 2012. Consultado em 3 November 2013.
Ir para cima ↑ "Baltimore Catechism, No. 1, Lesson 7" (em inglês). Quizlet.com. Consultado em 3 November 2013.

Demais explanações em  https://pt.wikipedia.org/wiki/Trindade_(cristianismo)

Desde que até hoje, ninguém encontrou um verso de forma clara que apoiasse a Trindade na Bíblia, explicando conforme ela é formulada, desejo que avaliassem o seguinte verso.

João 14:18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.

No verso 10-11, Jesus cita que está dentro do Pai e que o Pai está dentro dele, então, quem é o Pai que está a falar por Jesus no verso 18?  Quem é o Pai que voltará senão O Espírito, o Santo?

No verso 10, não temos a pessoa de Jesus assumindo a posição de Pai e ainda profetizando a vinda Dele, como Pai na forma do Espírito de Deus?
.
A Paz a todos os colegas e irmãos. Guardai-vos dos ídolos.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 20:50