F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Crentes podem ter periodos de duvidas?

Compartilhe

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 454
    Cidade/Estado: PR
    Religião: Protestante
    Igreja: Metodista
    País: Brasil

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Sab 02 Maio 2009, 18:24

Pessoal, oque vcs pensam? Pode um crit~soa real, chegar a duvidar da existencia de Deus?

A quem diga que sim, e há quem diga que não.

Rondinelly
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 312
    Cidade/Estado: Águas Claras/DF
    Religião: Cristã
    Igreja: Católica Apostólica Romana

Re: Crentes podem ter periodos de duvidas?

Mensagem por Rondinelly em Sab 02 Maio 2009, 19:48

Pode. Um cristão real também sente fraquezas, porque é nele que as tentações se concentram.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Dom 03 Maio 2009, 01:31

Pois é Rodinelly, vejo a diferença entre a Dúvida e a incredulidade. A Duvida é uma pergunta, um questionamento, que como seres finitos e falhos podemos acabar fazendo a nós mesmos. A Icredulidade é uma resposta final de negação de uma realidade. Creio que a Duvida pode sempre assaltar o crente. O perigo é se ela comelra a se tornar em inredulidade.

Rondinelly
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Dom 03 Maio 2009, 10:58

Eu não sei de casos de cristãos que se tornaram ateus. Gostaria de saber. Ouço sobre pessoas que "perderam a fé", mas não no sentido que se tornaram incrédulos (quem não acredita). Muitas são as causas, às vezes decepções acerca das esperanças depositadas nesta ou naquela "fé", às vezes por falta de respostas, às vezes por achar que encontrou tais respostas em outro lugar. Mas será mesmo que tal pessoa "deixou de acreditar" no que antes era Deus ou o que ele entendia ser sua aliança? É difícil ter certeza sobre isso.

Denis
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 483
    Cidade/Estado: Brasília
    Religião: DF
    Igreja: ...

Mensagem por Denis em Dom 03 Maio 2009, 15:00

Pode. Um cristão real também sente fraquezas, porque é nele que as tentações se concentram.

Concordo !

Já em relação aos "cristãos" que se tornam ateus, na verdade, nunca foram crentes.

Pr. Francisco Belvedere
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Dom 03 Maio 2009, 16:48

Segundo Calvino, a raiz da fé nunca pode ser totalmente arrancada dpo crente. Mas suas certezas podem ser seriamente abaladas. Ou seja, não sei quantos de vcs ja experimentaram a sensação, ao ler algum textos que questionasse a veracidade das Escrituras (eu tive muito isso quando era novo convertido)de pensar: será que tudo que creio realmente é assim? Lembro-me como entrava em crise quando via alguma artigo arqueológico questionando a existencia historica de Jesus ( eu pensava, se isso for verdade? Como ter certeza que ele está errado?) e dai a gente tem algo por dentro que não nos deixa se entregar a incredulidade e nos da força para lutar contra essas idéias de modo que a crise acaba passando? Alguém aqui ja teve essa experiência?

Rondinelly
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Rondinelly em Ter 05 Maio 2009, 07:47

Eu já, várias vezes. O mundo de hoje nos dá a toda hora informações que sempre parecem contradizer o que acreditamos. A própria existência do mal é um fato que naturalmente e historicamente até hoje é usado como indício contra a existência de Deus. Graças a Deus que a fé remove montanhas.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sab 09 Maio 2009, 10:47

Sim amados,

O Altíssimo conhece nossas fraquezas e com certeza se algum amado do Eterno passar por essa situação, com certeza terá da parte do Eterno todas as prova necessárias para o seu crescimento no corpo.

Somos membros do corpo e é na fraqueza que se manifesta o poder do Eterno.

Vagner Luis
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 79
    Cidade/Estado: Sumaré / SP
    Igreja: Nazareno

Mensagem por Vagner Luis em Sex 29 Maio 2009, 15:39

A questão é "ter dúvidas de Deus" X "por Deus em dúvida".

A primeira é normal, vc não sabe qual será a vontade de Deus em certas ocasiões, e ora para que esta dúvida saia de sua cabeça e de seu coração para que consiga confiar em sua resposta (positiva ou não).

A segunda é terrível, a dúvida lhe consome, e vc passa a ter ainda mais dúvida, tanto de Deus quanto de sua providência e, infelizmente, existência...

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Sex 29 Maio 2009, 18:10

Irmãos

Eu, eu que estou aqui postando, digo, já tive dúvidas ferrenhas, dúvidas de morte, de duvidar de Deus, de Cristo, e de pensar ter blasfêmado contra o Espírito Santo.
    Tudo isso aconteceu por quase um ano!
    Não conseguia crer, mas sabia que Jesus era o Filho de Deus. Sabia, mas não conseguia crer.

Estava convencido de que mesmo vivendo na época de Cristo e vendo-O, ainda assim não mais conseguiria crer.
    A ponto de não me poder abrir ou confessar a ninguém! ou seja, apesar de não mais conseguir crer, ninguem poderia me ajudar, principalmente porque era fora do alcance e espiritual. E ainda não conseguindo crer no Senhor pensava que não existia quem pudesse me ajudar.
    Mas graças a Deus, como disse Jesus: "Errais por não conhecer nem as Escrituras nem o poder de Deus". Amém!
    Só sei que isso foi a 24 anos atrás!
    E as ferrenhas dúvidas foram impactadas primeiro com o batismo do Espírito Santo, e depois com a memorização da palavra.
    Quando me disseram que era necessária a memorização da palavra, desde então não mais parei de memorizá-la.
    Conclusão: Todas as grandíssimas batalhas e aflições espirituais que passei serviram-me para consideração, apego e amor à Palavra de Deus!

E hoje sou testemunha a mim mesmo do poder e da graça de Deus na minha vida, para que também possa o ser para a vida de outros!
    Assim também muitas coisas que passei me facilitam no consolo e ajuda a outros com batalhas semelhantes.
    Glória a Jesus!
    Como disse Daví: "Foi me bom ter sido aflingido para que aprendesse os teus estatutos; melhor é para mim a lei que sai da tua boca do que inúmeras riquezas em ouro ou prata". (Sal. 119:71-72)

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 741
    Cidade/Estado: Curitiba
    Igreja: www.apalavraoriginal.com.br

Mensagem por Edison em Sex 29 Maio 2009, 18:54

Crentes podem ter períodos de dúvidas?

Sim, enquanto não tiverem sido selados com o batismo com o Espírito Santo.

Jefté,
    Tenho prá mim que 99% dos crentes de hoje, não conseguiriam crer em Jesus se vivessem nos dias Dele.

Edison

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Sab 30 Maio 2009, 10:00

Irmãos

Outra coisa também:
    Mesmo quem recebe o Espírito Santo, passa por grandes momentos de fraqueza!
    E digo também, que eu, mesmo depois do batismo do Espírito Santo, pelas grandes, emaranhadas e ferrenhas dúvidas que me assolavam, tive várias vezes a expecatação das antigas dúvidas e a imediata condenação (em minha mente) pelo ato da dúvida em mim (é o diabo e minha própria mente me acusando por causa de que eu havia duvidado mesmo depois de ter provado tão grande gozo e virtudes do reino de Deus).
    E confesso que cheguei a ficar um dia todo acamado por causa do sentimento de culpa e da dúvida que novamente havia experimentado (isso por temor de haver perdito totalmente - pela dúvida - a graça do meu Deus para comigo).
    E depois, de apuros e aflições, fui vendo que a dúvida só pode ser tirada com a fé; a dúvida só pode ser tirada com a completa certeza!
    E essa certeza só pode ser gerada através da Palavra de Deus!
    E quanto mais a ouvimos; quanto mais a memorizamos; quanto mais ela preencher o meu coração, mais firmeza e fé ela gerará em mim!
    Mas isso não se reflete, por exemplo, nas pregações dos púlpitos, senão do exame genuino da Bíblia!
    Jesus realmente existe - prova disso? os evangelhos! o evangelho é a prova! o evangelho é a prova visível e palpável da passada de Jesus aqui na terra!
    Quando veio, o que fez, o que falou e como terminou: morte e ressurreição!
    Então, o evangelho é a prova irrefutável de Cristo! Mais do que vendo Ele em carne. Porque é o evangelho que preenche o vazio - que a falta de Cristo - nos acometia; isto é: o abandono de Deus! a reprovação de Deus! e a condenação por eu ser tão mal e tão pecador!
    Por isso, quer ver se Jesus realmente existiu? olhe o evangelho pois ele não foi fruto da mente humana - ele é fruto da presença Divina entre os homens! Amém!
    E crendo-o, o homem pecador há de ser conduzido - mesmo com a morte - há de ser conduzido não ao seio de Abraão, mas ao seio Daquele que tudo faz e tudo fez, o Altíssimo Deus, nosso eterno e grandioso Deus e Pai, por Cristo Jesus, amém!
    E a Palavra de Deus há de ser como as sementes, que quanto mais se semeiam mais frutos se colherão!
    E a Palavra de Deus - muito mais frutos há de dar e gerar nos que se atém ao Senhor. Amém!
    Em suma, as dúvidas desaparecem de vez, somente mediante ao apego, entrega e busca da Palavra de Deus! Aliás, a dúvida emana do coração do homem pela total falta da Palavra. Uma vez que esta passa a preencher o nosso coração, não haverá mais espaço para dúvida.
    O mesmo acontecerá com todas as coisas concernentes à fé e as virtudes divinas em nós; quanto mais certeza obtivermos da verdade do Senhor e de sua palavra dada a nós - mesmo sabendo da minha tamanha fraqueza e debilidade - a fé nos fará até - "caminhar sobre as águas" - e há de me levar por fim ao meu Deus, num lindo dia no porvir! Aleluia, glórias a Jesus! amém!

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 12:15

Amados,

É certo que o Messias estára sempre pronto em no momento certo a dar respostas a todas nossas dúvidas.

João 20: 26-27Passados oito dias, os discípulos estavam outra vez juntos, e nessa ocasião encontrava-se Tomé também presente. As portas estavam fechadas mas, tal como antes, YAOHÚSHUA apareceu no meio deles e disse: "Paz seja convosco!" Depois disse a Tomé: "Mete o dedo nas feridas das minhas mãos, e a mão no meu lado. Não continues descrente. Acredita!"

Shalom

Data/hora atual: Dom 20 Maio 2012, 01:39