F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

O natal esta chegando ! Podemos comemorar ?

Compartilhe

Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1004

Re: O natal esta chegando ! Podemos comemorar ?

Mensagem por Clébio em Sab 24 Dez 2016, 16:57

Adauto escreveu:Bem... é... feliz natal para todos..

Para você também...

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 5510

Mensagem por Tzaruch em Seg 27 Nov 2017, 07:21

.
Olá a todos.

5) Os tópicos que não receberem nova resposta por 360 dias, terão sua exclusão automática pelo sistema.

Esta mensagem é só para evitar que o sistema apague o tópico após os 360 dias.

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 179
Pontos de participação : 3602

Mensagem por Ernesto em Seg 11 Dez 2017, 11:15

NATAL:
UMA FESTA PAGÃ, CRISTIANIZADA

Adentramos no mês de dezembro e, nele já respiramos o cheiro de festa. As lojas das cidades apinhadas de gente a procura de presentes para presentear seus queridos.
Logo veremos arvores e casas enfeitadas, tudo cheira festa. Mas, festa porque, ou a quem é dirigida esta festa? Infelizmente os filhos de Deus se deixam influenciar facilmente com o, comes e bebes, que outros oferecem a alguma deidade.
No tempo de Acabe os Israelitas também foram induzidos a participar das festas Moabítas, a seus deuses pagãos, e conhecemos as conseqüências, milhares foram mortos por essa imprudência.
A festa natalina pagã remonta a muito tempo antes de Cristo, e foi introduzida na igreja cristã por volta do ano 354 DC. Era a festa do Natalis Solis Invicti. Adoração ao deus sol chamado ¨Mitra¨ deus persa, ¨O nascimento do deus sol¨, também era adorado pelos pagãos romanos. Foi o conchavo para unir os cristãos ao paganismo, assim como aconteceu a celebração do sétimo dia, ¨sábado¨, para o primeiro dia da semana. Dies Domini ¨domingo¨
O nascimento de Jesus não tem nada a ver com esta festa, porque Jesus não pode ter nascido no rigor do inverno da Palestina, no tempo que o gado não estaria nos campos, ele se acha a noite nas estrebarias.. a festa apenas foi introduzida na igreja cristã para unir os cristãos com o paganismo.
Nenhum dos evangelhos fazem referencia a data do nascimento, acredito que tem suas razões; assim como Deus enterrou o corpo de Moisés em lugar escondido, para ninguém saber onde, para não criar um lugar de culto a personalidade de Moisés, da mesma forma a data do nascimento de Cristo também ficou na obscuridade.
Como poucos sabem que a igreja cristã ortodoxa festeja o natal no dia 6 de janeiro, para não coincidir com o deus pagão mitra, mas, o dia 6, , para os gregos, o dia da Epifania (aparição) do deus Dionísio.E, Para os ortodoxos a aparição dos reis magos.
É nos dito que Santo Agostinho, exortava seus irmãos cristãos a não celebrarem o Sol naquele dia solene, como faziam os pagãos, e sim celebrarem "Aquele que tinha criado o Sol".
A igreja romana foi crescendo e se fortalecendo com as festas pagãs, a partir do ano 1100, o natal já era considerada a festa religiosa mais importante, que contagiou até os cristãos da idade media. É nos dito que a arvore do natal foi crida por Lutero, que ao sair a noite de inverno ele viu uns flocos de neve nas arvores e daí surgiu a idéia de montar uma arvore para dar ainda mais ênfase a festa natalina.
Outra festas pagãs são as juninas, Dia dos Mortos, e o de Todos os Santos, todas elas vem do paganismo. Infelizmente muitos pretensos cristãos ofendem a Deus porque não param para pensar se esta orgia pagã realmente é da vontade de Deus.
Sendo que; as igrejas cristãs estão contaminadas com estas festas e as realizam em parte, dentro das igrejas, eu não os condeno, quem julga é Deus.
Mas, eu não participo delas.
Recebo meus familiares como em outro dia qualquer, presentes nem pensar.

Abraços Ernesto

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1723
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4164

Mensagem por Jefté em Seg 11 Dez 2017, 17:25

Olá irmãos!
Olá irmão Ernesto!
Tudo bom?!!

Nosso tema sobre a segunda morte ainda não está terminado, ok?!
Só não pude ainda dar continuidade, embora sua última postagem venha querer pedir novamente coisas já ditas... mas tudo bem!!!

Quanto ao tópico e sua postagem, só um comentário::::

Nenhum dos evangelhos fazem referencia a data do nascimento, acredito que tem suas razões; assim como Deus enterrou o corpo de Moisés em lugar escondido, para ninguém saber onde, para não criar um lugar de culto a personalidade de Moisés, da mesma forma a data do nascimento de Cristo também ficou na obscuridade.

Na verdade, há no conjunto dos evangelhos, alguns indícios precisos de quando se dera o nascimento de Cristo; pois, em seu batismo (que foi realizado, no máximo de 2 meses antes da páscoa) Ele era já de quase 30 anos; e, quando criança, na época da páscoa, ele já tinha completado 12 anos.
Assim sendo, Ele aniversaria antes da páscoa e próximo a ela, pode ser no mês de adar, décimo segundo mês do calendário judaico, ou ainda mesmo no próprio mês de nissan - porém, antes do dia 14 de abib ou nissan, a páscoa.
Nos evangelhos de João e Lucas encontramos todos esses dados.

Isso também está relacionado, creio, a certa lógica, pois também as 70 semanas (determinadas sobre Jerusalém e os judeus) tiveram seu início bem próximo a páscoa e Jesus também fora crucificado na páscoa.
Assim, quando Jesus nascia em Belém da Judeia em época do rei Herodes, certamente era, provavelmente a primavera daquele ano.

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2183
Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Cristão
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5567

Mensagem por Edison em Ter 12 Dez 2017, 13:55

Eu penso que todos temos de ter a consciência que essa data 25 de dezembro não tem nada a ver com o nascimento de Jesus.
É uma data do calendário da Roma pagã adaptado para o calendário da Roma "cristã".

Não temos ceia de natal e nem árvore de natal em casa. Evitamos entrar no espírito comercial do natal que obriga as pessoas a trocarem presentes.

Não tenho hábito de enviar cartões de natal.

Coisa minha.

Nada contra para quem envia cartões.

Sem extremismos. Este ano por exemplo, um dos meus oito filhos, que não é crente, disse que fará uma ceia de natal entre os irmãos e me convidou. Eu irei. Se eu tiver a oportunidade de falar alguma coisa, falarei sobre a data apócrifa e também sobre a Belem (Beit Lehem - "Casa do Pão") que devemos ser para que em nós o Pão Vivo que Desceu do Céu venha estar.

Aproveitando aí vai uma singela reflexão:

POR QUE A PEQUENA BELEM?

Haviam tantas cidades importantes. Haviam tantas cidades ricas, suntuosas, de reconhecimento mundial, como Jerusalém, como Roma..............mas Por que a Pequena Belem?
Até hoje Belém, ou Beit Lehem, continua sendo uma simples e singela cidade pequenina de 30 mil habitantes, localizada nos arredores de Jerusalém.

Belem significa CASA DO PÃO.

Deus, desde a eternidade tinha escolhido Belém para ali nascer o mais importante homem da terra.

Deus não teria outro lugar para enviar o Seu Pão da Vida a não ser a Bélem.

Foi para Belem que veio o Pão Vivo que desceu do céu.

Cidade simples, cidade humilde, cidade sem expressão alguma, mas ela era CASA DE PÃO. E, foi ali que nasceu Jesus, o pão da Vida que desceu do céu. Cristo Jesus é o Pão da Vida.

Não importa o quão insignificante eu possa ser. Não importa o quão pequeno sou. Não importa se o pecado tem feito de mim um estábulo fedorento e sujo.

Jesus pode transformar meu estado fétido em uma CASA DO PÃO DE DEUS.

O Pão da Vida desce para os símplices. O Pão da Vida desce para os pequenos, para os humildes, para aqueles que reconhecem serem indignos.

É a essas “Belens” que Ele desce para transformar um estábulo fétido numa casa de Pão da Vida que produz pão da Vida para os famintos.

Por que a Pequena Belém?

Por que eu, porque você, porque nós indignos pecadores mortais fomos agraciados com a chegada do Pão vivo que desceu do céu?

É porque Deus viu em você uma pequena Belém. Ele viu que você era uma Casa do Pão de Deus.

Sabemos que não foi no dia 25 de dezembro que Jesus nasceu. Essa é uma data apócrifa para o calendário de Deus.

O que sabemos é que o Pão Vivo de Deus a cada dia desce a corações famintos, a corações feridos, quebrantados e necessitados do fortalecimento e do vigor de Deus.

Feliz Natal e que em você haja fartura do Pão da Vida que desceu do Céu, o SENHOR JESUS CRISTO.

Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 223
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
Pontos de participação : 427

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Qua 13 Dez 2017, 16:58

Caros amigos
Devo, antes de tudo, agradecer ao nosso confrade Tzaruch por ter mantido ativo este tópico (mensagem 32) e em seguida oferecer minha colaboração.

Segundo Colin Humphreys, estudioso da Universidade de Cambridge, Inglaterra, o Natal, como nascimento de Jesus, não deveria ser comemorado em 25 de Dezembro, mas em uma data imprecisa em meados de Abril, tendo base em análises dos Evangelhos confrontados com dados históricos, astronômicos e meteorológicos.
O 25 de Dezembro, “zero” da era Cristã, se refere a cálculos feitos por Dionísio de Scythia, no 5º. Século. Dionísio se baseou na Tábua dos Ciclos Pasquais de Cirilo de Alexandria e fixou a data do nascimento de Jesus no dia 25 de Dezembro do ano de 753 a contar da fundação de Roma, assim o ano 1 da era Cristã corresponde a 754 “ad urbe condita”.
Por outro lado, os Evangelhos contêm muitas referências a eventos históricos que, como a morte do rei Herodes, podem ser datados com suficiente precisão, consequentemente um exame das Escrituras permite antecipar de alguns anos a data de nascimento de Jesus, mas sem chegar a uma datação segura.
Um indício astronômico citado nas Escrituras é o cometa que teria sido visto naquela época. Por cálculos astrofísicos o hoje conhecido como cometa de Halley passou pela Terra 12 anos antes do “zero” de Dionísio, data essa incompatível e portanto o evento deve ser descartado.
Segundo uma hipótese, o que pode ter ocorrido foi uma conjunção de planetas dando a impressão de um só corpo muito brilhante. Com efeito, 7 anos antes do “zero” houve uma conjunção dos planetas Jupiter e Saturno, ambos da constelação de Peixes. Outra conjunção ocorreu em junho, 2 anos antes do “zero”, entre Jupiter e Venus.
Considerando a possibilidade de que um cometa esporádico tenha passado depois de Halley, Humphreys verificou que, nos registros chineses consta a passagem de um cometa na primavera 5 anos antes do “zero”, que permaneceu visível por 70 dias. Para reforçar esta possibilidade está o Evangelho de Lucas, que noticia os pastores no campo, fato que bem se concilia com a primavera, enquanto que em Dezembro, inverno, os rebanhos são mantidos abrigados em recintos cobertos,
Conclui assim Humphreys que o nascimento de Jesus se deu na primavera, provavelmente durante o mês de Abril, 5 anos antes do “zero” estipulado por Dionísio.
Outro evento histórico a ser considerado é o recenseamento citado por Lucas (Lc 2.2) geralmente traduzido por "este primeiro recenseamento foi feito quando Quirino era governador da Síria". Isso é impossível, pois que Quirino só se tornou governador da Síria em 6 d.C., portanto após a morte de Herodes, o que colide com outros fatos bíblicos que colocam o nascimento de Jesus durante o reinado de Herodes. Entretanto, o texto grego, em Lc 2.2, admite uma tradução alternativa: "Este recenseamento foi feito antes daquele realizado quando Quirino era governado da Síria". Com efeito, há noticia de que um recenseamento local ocorreu cerca de um a dois anos antes da morte de Herodes, o que condiz com o nascimento de Jesus em 4 ou 5 anos antes do “zero”
Neste caso, Jesus foi crucificado com a idade de 38 anos.

Fonte: extraído de uma publicação de www.credere.it

Deus Pai, revelado por Jesus, nos abençôe e nos conceda um Natal feliz. Aldo
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1295
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 179
Pontos de participação : 3602

Mensagem por Ernesto em Dom 24 Dez 2017, 08:34

Ernesto diz:

24 de dezembro;o mundo cristão grita: Hoje é natal, as festas ja estão todas organizadas, os leitões ja estão mortos e assado nos espetos, e os perus todos assados, a criançada, cada uma com seus brinquedos, ah, o que não pode faltar, os frisers estão abarrotados de vinhos e tudo o mais, Agora vem a pergunta: onde está o ANIVERSARIANTE? em uma casa ele é desconhecido, em outras, o deixaram sentado talvez, em uma banqueta lá fora, ou, quem sabe ainda está na calçada a espera de alguém o convidar para entrar, O povão passa com seus olhares maliciosos, como que, sentindo indesejavela presença dele para esse momento. sempre ouve-se, é natal. um deseja um feliz natal ao outro, menos ao suposto aniversariante.
Amanhã ou depois os festeiros reconhecerão bêbados, ou com o figado em pandaréco, que abusaram na festa, e bem poucos dirão O aniversariante passou a festa em minha casa.

Abraços Ernesto
Aldo Maro Ferraro
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : engenheiro mecânico, professor de física e de matemática
Número de Mensagens : 223
Cidade/Estado : Florianópolis/ Santa Catarina
Religião : ecumenico
Igreja : consciência interior
Pontos de participação : 427

Mensagem por Aldo Maro Ferraro em Seg 25 Dez 2017, 16:12

Olá Ernesto

Concordo totalmente com tua observação e te digo que para nós, eu e minha esposa, é um sacrifício conscientizar o resto da família sobre a verdadeira importância da data, mas, modestamente, fazemos o possível.

Quanto à data, por mim comentada em mensagem anterior, não importa! Mesmo que não seja a data verdadeira, é o momento de recordarmos e agradecermos a Deus por ter nos enviado o Seu Filho.

Neste dia especial, te desejo, e aos amigos que porventura nos leiam, as melhores bênçãos de Deus Pai. Aldo
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 890
Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1982

Mensagem por Roberto Costa em Ter 26 Dez 2017, 14:00

Saudações Cristãs :

Boa mensagem !

www.youtube.com/watch?v=cZ0LfV43A7o

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 22 Jan 2018, 23:52