F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Fé versus Conhecimento

Compartilhe

Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 885

Re: Fé versus Conhecimento

Mensagem por Roberto Costa em Ter 24 Nov 2015, 14:36

Saudações Cristãs :

Pergunta : Para crer em Deus, é necessário fé ou conhecimento?

Bem objetivo : As duas coisas !!! Fé para crer - Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6

E conhecimento para entender - Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos,
Para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento;
Se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz,
Se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares,
Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus.
Provérbios 2:1-5

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12

RBianch
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 658

Mensagem por RBianch em Qua 25 Nov 2015, 13:17

Respondendo a pergunta do tópico:

Na minha opinião, HOJE, para crer em Deus a fé é o único meio. O mais próximo que conseguiremos CONHECER da natureza de Deus com nossa limitada inteligência, por mais controverso que pareça, é através da ciência. A religião, fé, não prova a existência de Deus, apenas da esperança. Já a ciência é capaz de "provar" sua existência através das leis naturais. Mas como eu disse, nosso intelecto ainda é pouco desenvolvido e só conseguiremos crer em Deus através do conhecimento num futuro bem distante, aí então a fé não será mais necessária.

Sobre a postagem do Gleison acima:

Acho que o maior erro bíblico é a divisão por versículos, pois, é o que faz gerar tanta discussão encima de partes descontextualizadas. Se fosse um texto sem esta divisão não estaríamos livre disto, mas, creio que melhoraria muito.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 2592
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 25 Nov 2015, 17:44

Acho que o maior erro bíblico é a divisão por versículos, pois, é o que faz gerar tanta discussão encima de partes descontextualizadas. Se fosse um texto sem esta divisão não estaríamos livre disto, mas, creio que melhoraria muito.

O que aliás se sabe que as escrituras originais realmente não eram divididas em capitulos e versiculos !
Facilitou ? Sim mas propiciou montar outras verdades ou inverdades pegando versiculo aqui casando com outro lá...

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qua 25 Nov 2015, 19:47

.
Participação do Paulo Roberto de Mello Corrêa, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/30805

Fé sem conhecimento é parceria com Satanás!

Paulo Roberto de Mello Corrêa

.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5306
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11309

Mensagem por Tzaruch em Sex 21 Out 2016, 03:31

.
Olá a todos.

ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam,
e a prova das coisas que se não vêem.
-Hebreus 11:1-

Além da FÉ ser o fundamento das coisas que se esperam, essa FÉ também
é a PROVA dessas coisas que não se vêem.

Ou seja, a FÉ dispensa provas, mas ela própria é PROVA daquilo que se espera.

.
DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 261
Cidade/Estado : Brasília/DF
Religião : Cristã
Igreja : Testemunha Cristã de Jeová
Mensagens Curtidas : 23
Pontos de participação : 621

Mensagem por DBOliveira em Sex 21 Out 2016, 10:07

A palavra “fé” traduz a grega pístis, que primariamente transmite a ideia de confiança e firme persuasão. Dependendo do contexto, a palavra grega pode também ser entendida como significando “fidelidade”. (1Te 3:7; Tit 2:10)

Segundo a TNM 2015, fé é "a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara de realidades não vistas."

“Firme confiança” traduz a palavra grega hypóstasis. Este termo é comum em antigos documentos comerciais de papiro. Transmite a ideia de algo subjacente a condições visíveis e que garante uma posse futura. Em vista disso, Moulton e Milligan sugerem a seguinte versão: “A fé é o título de propriedade de coisas esperadas.” (Vocabulary of the Greek Testament [Vocabulário do Testamento Grego], 1963, p. 660)

A palavra grega élegkhos, vertida por “demonstração clara”, transmite a ideia de produzir evidência que demonstra alguma coisa, especialmente algo contrário ao que aparenta ser. Esta evidência torna assim claro aquilo que não se discerniu antes e deste modo refuta aquilo que apenas aparentava ser assim. “A demonstração clara”, ou a evidência para se ter convicção, é tão positiva ou poderosa, que se diz que ela é a fé.

A fé, portanto, é a base de esperança e a evidência para se ter convicção a respeito de realidades não vistas. A fé baseia-se em evidência concreta. As obras criativas visíveis atestam a existência de um Criador invisível. (Ro 1:20)

As ocorrências reais durante o ministério e a vida terrestre de Jesus Cristo identificam-no como o Filho de Deus. (Mt 27:54) A fidedignidade da Palavra de Deus e o cumprimento exato das suas profecias incutem confiança na realização de todas as Suas promessas. (Jos 23:14) Assim, destas muitas maneiras, “a fé segue à coisa ouvida”. (Ro 10:17)

De modo que a fé não é credulidade. A pessoa que talvez zombe da fé usualmente tem ela mesma fé em amigos provados e de confiança. O cientista tem fé nos princípios do seu ramo de ciência. Baseia novas experiências nas descobertas passadas e espera obter novas descobertas à base das coisas já confirmadas como verdadeiras.

Do mesmo modo, o lavrador prepara o solo e lança sementes, esperando, como em anos anteriores, que a semente brote e que as plantas cresçam ao receberem a necessária umidade e luz solar. Portanto, a fé na estabilidade das leis naturais que governam o universo realmente constitui a base para os planos e as atividades do homem.

Do mesmo modo, a fé em Deus se baseia em provas concretas.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Sex 21 Out 2016, 10:33

@DBOliveira

Porque você não pratica FÉ para SABER que, AQUELES que estão CARA-A-CARA com você, são teus pais ou filhos por exemplo ? Ou você costuma CERTIFICAR-SE através de alguma PROVA de que são quem são ?
Ao olhar-se no espelho, VOCÊ SABE ou PRATICA FÉ que é você mesmo ?

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Dom 23 Out 2016, 16:58

.
Resposta à Mensagem Nº36

Olá DBOliveira.

DBOliveira escreveu:

Segundo consta e é do entendimento GERAL, a fé não é acompanhada de provas,
se tem provas concretas por exemplo que DEUS existe você deixa de ter fé,,
ou seja, passa a ter CERTEZA.

Contudo, você deixar de ter FÉ que DEUS exista não significa deixar de ter FÉ em DEUS,
e isso é apontando agora as promessas que DEUS nos deu.

Exemplo, vida eterna, não temos provas da vida eterna, apenas lemos na Bíblia
que JESUS CRISTO morreu e foi ressuscitado para TODO O SEMPRE, e isso é um
testemunho que está escrito, como se falado.

Mas em relação a nós não existe qualquer prova que nos garanta que iremos ter
a vida eterna, contudo temos FÉ, e acreditamos nessa vida para todo o sempre,
a qual foi prometida por DEUS.

Resumindo, a partir do momento que por percepção, entendimento, ou outro meio
nós deparamos com provas "DE ALGO", então deixamos de ter FÉ nesse "ALGO",
porque ter FÉ com base em provas concretas não faz nenhum sentido.

E isso porque a FÉ na sua definição mais simples não acompanha com provas.

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe;
porque é necessário que aquele que
se aproxima de Deus creia que ele existe
,
e que é galardoador dos que o buscam.

-Hebreus 11:6-

Primeiro temos FÉ que DEUS existe, com o tempo deixamos de ter FÉ porque
passamos a ter a certeza, uns mais cedo outros mais tarde, ainda assim a FÉ
continua
, mas agora em relação a outros assuntos que não temos prova alguma.

E no fim deixará de haver FÉ em todos os assunto.

.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2189
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 5785

Mensagem por Gilcimar em Dom 23 Out 2016, 18:42

Só não podemos tratar a FÉ como uma fonte de conhecimento subjetivo...

JESUS mesmo descartou esta possibilidade no texto abaixo:

Mateus 22:29 Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.

Só posso dizer  que alguém desconhece um assunto se no mesmo assunto tiver um conhecimento objetivo...

Pois não teria sentido Jesus afirmar que os saduceus desconhece as escrituras..

Assim a fé não serve para fundamentar o conhecimento  qualificando-o como algo correto e justo pois a fé vem pela pregação e não ao contrário segundo Romanos 10:17...

A qualidade da fé vai depender da qualidade da  pregação e não ao contrário..

1 Corintios 15:12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?
13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou
14 14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;

Segundo o texto acima a  fé vã porque a pregação  é vã...

A Pregação qualifica a fé e não ao contrário...

Logo  a fé segundo as escrituras depende de BASE objetiva  mesmo que seja coisas que não vemos e certeza de coisas que ainda esperamos (Hebreus 11:6)
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Dom 23 Out 2016, 21:04

.
Olá Gilcimar.

Gilcimar escreveu:Só não podemos tratar a FÉ como uma fonte de conhecimento subjetivo...

Para quem é descrente a FÉ dos crentes é sempre algo subjetivo.

E em relação à existência de DEUS,,, você já passou a fase da FÉ e agora tem certeza,
ou ainda é subjetivo que DEUS existe e assim tem de praticar FÉ ?

.
DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por DBOliveira em Seg 24 Out 2016, 14:32

Benedito,

Eu sou a cara da minha mãe, cagado e cuspido, mas tenho alguns traços bem característicos que pertencem só ao meu pai. Portanto, isso em si já é uma prova de que sou filho deles. O exame de DNA só confirmaria ainda mais essa minha prova concreta.

Da mesma forma é a fé em Deus. Ao analisar o exemplo dos "heróis da fé" relatados em Hebreus 11, vai ver que cada um deles tinha motivos pra confiar em Deus. Só pra citar um exemplo, Abraão tinha uma base firme para ter fé na ressurreição, porque ele e Sara passaram por um restabelecimento milagroso das suas faculdades reprodutivas, o que, em certo sentido, era comparável a uma ressurreição, permitindo que a linhagem de Abraão continuasse através de Sara. Isaque nasceu em resultado desse milagre.

Quando se lhe mandou que oferecesse Isaque, Abraão tinha fé em que Deus ressuscitaria seu filho. Baseava esta fé na promessa de Deus: “O que será chamado teu descendente [ou: semente] será por intermédio de Isaque.” (Gên 21:12; He 11:11, 12, 17-19)

Outro exemplo era no caso daqueles que vieram ou foram levados a Jesus para ser curados. Mesmo que não tivessem sido testemunhas oculares, pelo menos teriam ouvido falar das obras poderosas de Jesus. Daí, à base do que viram ou ouviram, concluíram que Jesus podia curar também a eles.

Também estavam familiarizados com as escrituras e assim sabiam dos milagres realizados pelos profetas em tempos passados. Ao ouvirem Jesus falar, alguns concluíram que ele era “O Profeta” e outros que ele era “o Cristo”. Em vista disso, era bem apropriado que Jesus, ocasionalmente, dissesse aos curados: “A tua fé te fez ficar bom.” Se essas pessoas não tivessem exercido fé em Jesus, não se teriam dirigido a ele, e, portanto, não teriam sido curadas.

E a fé cristã não é estática, mas cresce. (2Te 1:3) Sendo assim, fé não é mera credulidade, ouseja, crer logo em alguma coisa sem evidência sólida, ou só porque a pessoa quer que assim seja. A fé genuína requer conhecimento básico ou fundamental, familiaridade com a evidência, bem como genuíno apreço do que essa evidência indica. Assim, embora seja impossível ter verdadeira fé sem conhecimento exato, a Bíblia diz que é “com o coração” que a pessoa exerce fé. (Rom. 10:10)

DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por DBOliveira em Seg 24 Out 2016, 14:49

Tzaruch,

Você disse: "Segundo consta e é do entendimento GERAL, a fé não é acompanhada de provas,
se tem provas concretas por exemplo que DEUS existe você deixa de ter fé,ou seja, passa a ter CERTEZA."

O entendimento GERAL não me importa, afinal, são esses muitos de entendimento GERAL que creem na Trindade, só pra citar um exemplo, mas sabemos que estão errados. Aliás, é a maioria, os que acompanham o de entendimento GERAL que estão na estraga larga mencionada por Cristo. (Mat 7)

Como mostrado por mim acima, na resposta ao Benedito, fé sim é acompanhada de provas e isso mostrei exemplos bíblicos. E sim, se eu tenho certeza de algo, é então que minha fé aumenta. Por exemplo, se eu não estudar pra um concurso, eu não vou saber a matéria. Logo minha fé que vou passar nesse concurso é bem pequena. Mas se eu estudo bem muito e sei que tenho domínio completo das matérias, minha fé de que irei passar no concurso aumenta. Então baseado nas provas que tenho (o tempo dedicado ao estudo) é que posso dizer se minha fé é grande ou pequena.

Talvez você tenha um amigo a respeito de quem diria: ‘Eu confio nesse homem. Posso contar com ele quanto a manter a palavra e sei que, se eu tiver um problema, ele com certeza me ajudará".

Não diria provavelmente isto a respeito de alguém que tivesse encontrado ontem pela primeira vez, não é verdade meu amigo? Pra você dizer isso, teria de ser alguém com quem já se associou por muito tempo, alguém que provou ser de confiança vez após vez. O mesmo se dá com a fé religiosa. Para alguém ter fé, é preciso que tome tempo para chegar a conhecer a Jeová e seu modo de fazer as coisas.

Depois você disse: "Mas em relação a nós não existe qualquer prova que nos garanta que iremos ter a vida eterna, contudo temos FÉ, e acreditamos nessa vida para todo o sempre,
a qual foi prometida por DEUS."

Tenho provas sim. Todas as promessas de Deus na bíblia se cumpriram com exatidão até hoje, desde as promessas feitas a Abraão, ao povo de Israel, sobre o Cristo, sobre o fim dos tempos etc. Se todas essas se cumpriram, porque as demais não se cumprirão? Tenho certeza que a promessa de vida eterna se cumprirá. Da mesma forma se dá com a ressurreição. Eu nunca vi uma ressurreição, mas creio que ela acontecerá no futuro, pois várias ressurreições já aconteceram no passado. Minha fé não é mera credulidade, mas se baseia nestas evidências bíblicas.

Você disse: "porque ter FÉ com base em provas concretas não faz nenhum sentido."

Faz todo sentido. Isso é fé.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Seg 24 Out 2016, 15:10

@DBOliveira

FÉ não se baseia em evidência ! Deus não está comprovado, ninguém vê a Deus de fato para SABER o que realmente seja ou como é ! CONFIAMOS, PRATICAMOS FÉ, baseado em PROVAS quer pessoais ou aquelas que você entende como sendo PROVAS !
É a mesma coisa quando emprestamos dinheiro a alguém, não temos como EVIDENCIAR que receberemos de volta, só podemos CONFIAR, TER FÉ, que receberemos de volta.

Meu nome e avatar, SÃO PROVAS de que sou masculino mas, não está EVIDENCIADO que eu seja mesmo masculino. Você teria que estar cara-a-cara comigo para evidenciar, do contrário, você CONFIA, PRATICA FÉ, que eu seja mesmo masculino.

Do mesmo modo, não tem como EVIDENCIAR que você estará vivo amanhã, portanto, NO MAXIMO, você CONFIA, PRATICA FÉ, que estará vivo neste dia !

FÉ não É DÚVIDA mas, não se aplica a coisas, objetos ou pessoas, EVIDENCIADAS !

FÉ com PAIXÃO, É FANATISMO.
DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por DBOliveira em Ter 25 Out 2016, 10:20

Benedito

Você disse: "FÉ não se baseia em evidência ! Deus não está comprovado..."

Resposta: Infelizmente estais errado. Já demonstrei através dos exemplos bíblicos acima que fé se baseia sim em evidência. E Deus é comprovado sim. A criação comprova a existência de Deus.  Nada bem projetado existe sem uma mente inteligente por trás, quanto mais nosso corpo humano etc...

É por isso que Romanos 1:20 diz que "desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis".

Depois você continua: "ninguém vê a Deus de fato para SABER o que realmente seja ou como é."

Resposta: Não está em discussão como é a aparência dele, mas sim existência e essa se comprova pela criação.

Você diz: "É a mesma coisa quando emprestamos dinheiro a alguém, não temos como EVIDENCIAR que receberemos de volta, só podemos CONFIAR, TER FÉ, que receberemos de volta."

Resposta: Como renda complementar, minha esposa e eu vendemos roupa e nossos clientes são principalmente amigos verdadeiros. Vendemos parcelado pra eles e TODAS as vezes eles nos pagam no dia combinado. Eu vendo pra eles sem receio nenhum, pois tenho certeza que sempre irão me pagar. E se tivesse que emprestar também não teria medo nenhum. Confio neles, pois as ações deles evidenciam que são honestos e corretos. Portanto, minha fé que irão pagar é baseada em evidências reais sim.

Você disse: "Meu nome e avatar, SÃO PROVAS de que sou masculino mas, não está EVIDENCIADO que eu seja mesmo masculino. Você teria que estar cara-a-cara comigo para evidenciar, do contrário, você CONFIA, PRATICA FÉ, que eu seja mesmo masculino."

Resposta: Se alguém me perguntasse se Benedito é homem ou mulher, lhe mostraria seu avatar e nome. Minha resposta à ele seria confirmada por provas reais. Se você está mentindo aí é outros 500. Não é isso que estamos discutindo, se você é honesto ou não, mas sim se o que cremos tem base real em alguma coisa. E sim, você pra mim ser uma pessoa do sexo masculino é baseado em provas reais.

Você continua: "Do mesmo modo, não tem como EVIDENCIAR que você estará vivo amanhã, portanto, NO MAXIMO, você CONFIA, PRATICA FÉ, que estará vivo neste dia!"

Resposta: Eu não tenho fé que estaria vivo amanhã e nem confio nisso. Eu espero que esteja, mas isso não se chama fé, mas sim DESEJO. Eu desejo estar vivo amanhã. É diferente.

Você disse: "FÉ não É DÚVIDA mas, não se aplica a coisas, objetos ou pessoas, EVIDENCIADAS".

Resposta: Exato, fé não é dúvida, mas sim CERTEZA. Discordo da continuação da sua fala.

Você continua: "FÉ com PAIXÃO, É FANATISMO."

Resposta: Sim, fé com paixão, SEM PROVAS, é fanatismo. No máximo, poderíamos chamar de DESEJO.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 25 Out 2016, 10:33

@DBOliveira

O que você tem de PROVA ou entende como PROVA, são as mesmas PROVAS que meu nome e avatar lhe DIZEM que sou masculino mas, você não COMPROVOU, NÃO EVIDENCIOU, que sou mesmo masculino !
Este fórum, PRINCIPALMENTE na seção "Assuntos de primazia evangélica" está  CHEIO DE DÚVIDAS sobre o que entendem por Deus, você mesmo citou o exemplo dos que CREEM equivocadamente na trindade. E se forem os unicistas os equivocados ?
Ninguém VÊ, ENXERGA, Deus. No MAXIMO, só podemos PRATICAR FÉ, CONFIAR, ir além não é de bom senso !

FÉ, É FÉ, quer PRATICADA por cristãos, judeus, muçulmanos, hinduistas, ateus....

Quem DETÉM A VERDADE ? TODOS, LITERALMENTE TODOS, em seu credo, quer cristãos ou não, ACREDITAM deterem esta verdade. Mas, NINGUÉM viu ou vê a Deus para saber o que realmente ele é. Nada de errado, praticar FÉ, mas é O MAXIMO que podemos ter acerca do que não vemos, não comprovamos, não evidenciamos !

Resposta: Se alguém me perguntasse se Benedito é homem ou mulher, lhe mostraria seu avatar e nome. Minha resposta à ele seria confirmada por provas reais.

Sim, SÃO REAIS, É O QUE VOCÊ ESTÁ ENXERGANDO ! E EU, representado por este nome e avatar, você está enxergando ? Você não é um inocente capaz de cair em pagadinhas, pois, o que você está enxergando pode ser um fake ! Não estou comprovado ! Portanto, você NO MAXIMO pratica FÉ, CONFIA, que sou masculino !

DBOliveira
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por DBOliveira em Ter 25 Out 2016, 11:32

Benedito,

Realmente, não tenho certeza que você seja homem, pode ser muito bem um fake e que seja uma mulher sentada aí atrás do PC ou celular. Mas, as evidências que possuo me dizem que você é um homem, e seguindo essas evidências, só posso chegar a conclusão real que você seja homem. Se um dia as evidências mudarem e me levarem a crer que você seja mulher, eu mudo de opinião sem problemas.

Mas o que quero que entenda é que a fé é baseada em evidências que nos levam ou apontam pra uma conclusão lógica. Se a conclusão nossa está errada, é outra coisa, mas as evidências estão aí.

Eu não aceito (e isso baseado em exemplos bíblicos citados e só a bíblia me importa como verdade) que fé seja algo sem evidência, porque isso não é fé, é DESEJO, ACHISMO etc....

As evidências de um mundo projetado nos levam a conclusão que existe um ser superior, a qual chamo de Deus. Se esse Deus é Alah, Jeová, um bule voador, um computador super inteligente etc etc etc é outra coisa, mas que existe um ser ou algo superior, isso existe. Isso é crer (ter fé) baseado em evidências, não simplesmente porque quero que tenha um Deus e pronto.

Não estamos discutindo se a conclusão é correta analisando as evidências, mas sim estamos discutindo se podemos concluir algo sem evidências ou não, e eu digo que não é possível concluir algo sem evidências. Portanto, minhas conclusões, minhas crenças, minha fé tem alicerce.

As suas opiniões também são baseadas ou concluídas em evidências concretas e lógicas. Você sabe que não posso saber se você é homem ou mulher pq não estou te vendo. Quer mais lógica e verdade que isso? Ou seja, não podemos negar que crer em algo não precise de evidências.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 25 Out 2016, 11:46

@DBOliveira

Realmente, não tenho certeza que você seja homem, pode ser muito bem um fake e que seja uma mulher sentada aí atrás do PC ou celular. Mas, as evidências que possuo me dizem que você é um homem, e seguindo essas evidências, só posso chegar a conclusão real que você seja homem. Se um dia as evidências mudarem e me levarem a crer que você seja mulher, eu mudo de opinião sem problemas.

Não são EVIDÊNCIAS, são PROVAS ! Para EVIDENCIAR, você precisa CONSTATAR, ESTAR CARA-A-CARA comigo !
PROVA é o meio QUE AJUDA EVIDENCIAR. O que já está EVIDENCIADO, não requer MAIS NENHUMA PROVA !
Você não quer saber de provas que aquele que se vê no espelho, DE FATO, é você mesmo. Você não diz: "Acho que sou DBOliveira". Você não pede para tua esposa, PROVAR que é quem diz ser,VOCÊ SABE QUEM É !

Na ETERNIDADE, você não vai mais praticar FÉ que Deus exista, você DE FATO saberá que ele existe !

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 22 Out 2017, 09:48