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A Chave para Gálatas

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Hernandobh
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A Chave para Gálatas

Mensagem por Hernandobh em Qui 23 Abr 2009, 02:22

Série - As Chaves do Reino Parte 1 A Chave para Gálatas Rav. Dani'el Rendelman
Traduzido e Adaptado por Sha'ul Bentsion

Introdução

Chaves são ferramentas extraordinárias. Apesar delas parecerem semelhantes e até mesmo se encaixarem numa mesma fechadura, cada chave é desenhada exclusivamente para realizar uma tarefa. Quer seja abrir a porta da frente da sua casa, dar partida em seu carro, ou abrir um arquivo cheio de papéis importantes, as chaves dão acesso a lugares. Tenha a chave certa no tempo certo e as portas da oportunidade podem se abrir perante você. Mas, esqueça ou perca suas chaves, e você se encontrará trancado do lado de fora, sem muita esperança.

Assim é o Reino dos Céus. Pois Yeshua (o nome hebraico do Messias) disse em Mateus 16:19 dar-te-ei as chaves do reino dos céus.


Quando temos as chaves do Reino, as portas são abertas e a nossa vida é abençoada. Mas, quando perdemos as chaves do Reino, ou quando deixamos de usar a chave correta, ficamos trancados do lado de fora da vida abundante. Esta é a primeira de uma série de artigos que abrirão as portas do entendimento sobre como crentes podem retornar ao andar da fé dos primeiros apóstolos.

Hoje você está recebendo a chave do entendimento do livro de Gálatas. Esta chave é bem básica, mas é extraordinariamente profunda. Ela o ajudará a interpretar corretamente esta escritura do Apóstolo Paulo (ou Rabino Sha'ul no hebraico), que é frequentemente mal citada e mal compreendida. Juntos, voltaremos no tempo para visitar o povo da Galácia e reconhecer o porquê desta carta ter sido escrita e o que ela significa nos dias de hoje.

Viaje no Tempo

Primeiramente, imagine-se como sendo um membro de uma jovem congregação na Turquia. O rabino Sha'ul (Paulo) trouxe a mensagem de salvação para o seu grupo. Recentemente, um grupo de professores chegou dizendo que para nascer de novo, uma pessoa deveria ser circuncisada como sinal externo de conversão ao Judaísmo. Então um dia chega uma carta escrita pela mão do próprio rabino Sha'ul (Paulo). Nesta correspondência, o rabino Sha'ul está encorajando vocês a lidarem com estes falsos professores e não permitirem que a vida de vocês seja controlada por uma observância da Lei para a salvação.

De Volta para o Futuro

Agora, vamos avançar até os dias de hoje. Pegue a sua Bíblia e leia o livro de Gálatas com o conhecimento de que o assunto principal do rabino Sha'ul era a salvação. Na realidade, você pode até imaginar as palavras para salvação todas as vezes em que ler a Lei . Vá em frente, tente fazer isto e você verá o grande contraste que existe entre como a carta deveria originalmente ter sido lida, e o que as pessoas acham que ela significa hoje em dia.

Na maioria dos grupos cristãos, Gálatas é citado e ensinado para sugerir que os crentes não devem observar a Torá (palavra hebraica para instrução , frequentemente traduzida como a Lei nas bíblias em português). Pastores pregam que a Lei passou e que as pessoas da fé não são responsáveis por observarem o Antigo Testamento porque eles não estão debaixo da Lei, mas sim debaixo da graça . De acordo com muitos professores, seria melhor queimar os livros de Moisés do que cair na rotina de observá-los.

A Verdade Seja Dita

Amigos, esta não é a mensagem do livro de Gálatas ou, por falar nisso, de nenhum outro livro da Bíblia. Ao contrário, o rabino Sha'ul (Paulo) está instruindo com esta epístola, e com outras, que a Lei é para ser

observada como uma forma de viver na redenção. O assunto principal de Gálatas é o fato de que a salvação não vem da observância da Lei, e que os crentes deveriam tomar cuidado com ministros que ensinem o contrário. De acordo com a Bíblia de Estudos King James, o tema central desta carta é a justificação pela graça através da fé.


O rabino Sha'ul usa os capítulos 1 e 2 de Gálatas para defender as boas novas. Os capítulos 3 e 4 são escritos para definir as boas novas, e nos capítulos 5 e 6, o rabino Sha'ul mostra aos seus seguidores como mostrar as boas novas. Paulo começa a carta detalhando o seu próprio retorno ao Eterno através do poder e da mensagem do Mashiach (palavra em hebraico que significa 'Messias').

Aparentemente, estes falsos professores trouxeram uma mensagem diferente da mensagem do rabino Sha'ul, e então ele desejou escrever e expor os seus motivos impuros (6:12 e 13). Estes falsos professores abraçavam a doutrina de que alguém deveria ser circuncisado e seguir a Torá para nascer de novo. Mas, Sha'ul disse à comunidade de crentes no Messias: Não nego a graça de Elohim; pois se somos justificados pela [observância da] Torá, então o Mashiach morreu em vão. A Torá não deve ser seguida para uma salvação por obras. Seguir a Torá para nos santificarmos sim, mas para sermos salvos não.

Apesar da salvação não ser obtida por tentarmos seguir aos mandamentos de YHWH, a Torá ainda deve ser obedecida. Yeshua disse em Mateus 5:17 e 18: Não penseis que vim abolir a Torá ou os profetas; não vim para abolir, mas para torná-los plenos. Amen! Por que vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Torá um só Yud ou um só traço, até que tudo seja cumprido.


A Torá foi dada por YHWH como um modo de vida. Até mesmo em Gálatas somos chamados a seguí-la desta forma. Gálatas 5:13 e 14: Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Mas não useis da liberdade para dar ocasião à carne, antes pelo amor servi-vos uns aos outros. Pois toda a Torá se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Aqui o amor é estimado como uma forma de seguir a Torá. Gálatas 6:2 vai ainda mais além para provar este ponto: Levai as cargas uns dos outros, para que assim cumprais a Torá, como o Mashiach apóia. Ao andar em amor, ao suportar as cargas dos nossos próximos, estamos andando na Torá. Pois na Torá está escrito, em Levítico 18:18: amarás o teu próximo como a ti mesmo é mencionado pela primeira vez.

A liberdade que é comentada ao longo do livro de Gálatas é uma referência à liberdade que a humanidade tem de andar na Torá sem a escravidão das tradições humanas, e do medo de perder a vida eterna. Mashiach nos resgatou da maldição descrita na Torá, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; - Gálatas 3:13. Este verso mostra que Yeshua nos libertou da maldição descrita em Gálatas 3:10: Pois todos os que confiam no legalismo de sua observância da Torá estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da Torá, para fazê-las. A maldição que Yeshua tomou sobre Si permite que os crentes andem nos mandamentos de toda a Bíblia sem terem medo de serem amaldiçoados por não conseguirem cumprir totalmente as suas instruções. Através da Sua vida e sacrifício, Ele não trouxe um fim à Torá, ao invés disso, Ele exemplificou como nós devemos viver a Torá.

Permaneça Nele

Concluindo, a chave para entendermos o livro de Gálatas está no conhecimento do propósito da carta. O propósito desta carta era demonstrar que a justificação, isto é, o ser considerado justo aos olhos de YHWH, vem através da fé e não através de perverter a Torá em legalismo. Gálatas 3:11 diz: É evidente que pelo legalismo ninguém é justificado diante de Elohim, porque: O justo viverá da fé; Apesar do entendimento da nossa herança como Israel ser de suma importância, não é através da circuncisão que nos ligamos ao povo judeu (1 Coríntios 7 e Atos 15 falam claramente sobre o assunto). Lembre-se de que o rabino Sha'ul circuncisou Timóteo. Mas isto não foi feito para assegurar a salvação, mas sim para obedecer os mandamentos encontrados na Torá e silenciar àqueles que ensinavam que os crentes não tinham a obrigação de seguir a Torá (Atos 16:1-3)

Que todo homem permaneça no chamado em que foi chamado... 1 Coríntios 7:19-20. O aspecto importante

deste verso é sabermos o chamado ou herança para o qual fomos chamados. Como um israelita, você tem uma herança profunda e uma cultura para explorar e experimentar. Em 1 Coríntios 7:24 o rabino Sha'ul diz que devemos permanecer com Elohim . Isto é feito através da observância da Sua Torá, celebrando as Suas festas, e observando o Seu Shabat, e andando no Seu Espírito.

Da Próxima Vez

Da próxima vez em que você ler Gálatas, lembre-se que o rabino Sha'ul estava escrevendo aos crentes com o propósito de expor um falso evangelho um que requeria a observância da Torá para a salvação. A Torá é dada para apontar para o único caminho de salvação Yeshua o Messias. Ela explica como um crente deve viver, como um crente deve agir, se vestir, comer, orar, adorar e falar.

A Torá ou Lei deve ser o estilo de vida para toda pessoa que aceita o Messias.

Isto porque Ele observou a Torá completamente e se desejamos seguí-Lo, então devemos seguir a Torá. Andar na Torá com o Messias produz amor e não legalismo, traz alegria e não escravidão, e produz os frutos do Espírito e não os frutos da carne. Gálatas 5:22-23: Mas o fruto da Ruach é: o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há mitsvá


A Torá é o manual pelo qual nosso time deve competir, o livro de regras para governarmos nossas vidas, e o livro de receitas que explica como nossas vidas devem misturar verdade e graça com misericórdia e justiça. E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Elohim - Gálatas 5:16.

    Data/hora atual: Sex 15 Dez 2017, 06:18