F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Compartilhe

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652

Re: ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 27 Out 2015, 21:32

Caro Stanley. Onde Neemias disse que A LEI DO SÁBADO veio por meio de Moisés? O que diz lá é que Deus deu muitas leis (não só o sábado) na ocasião. Assim, posso também ver a “inferência” de que o povo de Israel não conhecia NENHUMA dessas leis todas que Deus deu a Israel por meio de Moisés.

E temos o seu “argumento do silêncio” que é recurso paupérrimo para promoção ou defesa de qualquer ideia. Por esse raciocínio, Abraão, Isaque e Jacó podiam tranquilamente cultuar imagens de Santo Abel, Santo Enoque e São Noé em suas tendas. Onde está escrito que havia qualquer instrução divina contra culto a imagens ao tempo deles? E como José no Egito sabia ser “terrível pecado” ir para a cama com a mulher do patrão, sendo que nunca foi proferido clara e objetivamente uma lei, “não adulterarás” até o Sinai? (ver Gên. 39:9).

E NÃO DEU UM PIO sobre o uso de “dar a conhecer”, como temos em Eze. 20:9. Israel não conhecia a Deus antes?

E NÃO DEU UM PIO novamente sobre o fato de a semana ser já conhecida ao tempo de Jacó e Labão. Sobre isso talvez a ponderação de um erudito batista, do famoso Instituto Bíblico Moody, pode ser muito propícia. Para negar validamente o que ele expõe, tem que ocorrer refutação clara e objetiva, com argumentos realmente fortes, ponto por ponto. Vejamos como tal erudito expõe a questão das origens da instituição do sábado:

“Como nos é apresentado nas Escrituras, o sábado não foi invenção de qualquer fundador religioso. De princípio não era parte de qualquer sistema religioso, mas uma instituição inteiramente independente. Muito definidamente é apresentado no Gênesis como exatamente a primeira instituição, inaugurada pelo próprio Criador. Era puramente religiosa, inteiramente moral, integralmente espiritual. Não continha cerimônias prescritas, nem significação sacramental. Não requeria qualquer sacerdote, nem liturgia. Era para o homem como criatura, mordomo e amigo de Deus.

“A semana, com o seu sábado, é um arranjo artificial. A razão para ele é achada somente nas Escrituras do Velho Testamento. Ali é sempre associado com a revelação da parte de Deus. . . .

“Ideias e práticas religiosas entre todos os povos, em variados graus, têm sido associadas com todas as divisões de tempo, que os homens adotaram. Mas em relação somente com a semana é a religião a explicação óbvia para sua origem, e a semana somente é uniformemente atribuída ao mandamento de Deus. A semana existe por causa do sábado. É histórica e cientificamente verdade que o sábado foi feito por Deus”. – Destaque acrescentado. W. O. Carver, Sabbath Observance, p. 41, produzido pela Sunday School Board of the Southern Baptist Convention [Junta da Escola Dominical da Convenção Batista do Sul].

Isso é também confirmado pelo que diz a Bíblia da Mulher, da Sociedade Bíblica do Brasil, ao comentar sobre Êxo. 20:8-11: “Nenhuma conexão foi estabelecida entre o sábado israelita e observâncias em nenhuma outra cultura antiga. Este também não se deriva dos movimentos do sol, da lua, das estrelas ou de outras unidades de medida de tempo, refletindo, assim, o fato de o domínio do tempo e das atividades pertencerem ao Senhor” (Op. Cit., 2a. edição, pág. 134).

Muito interessante.

Ah sim, e NÃO DEU UM PIO ao fato de que Jesus, mais do que qualquer erudito ou apologista sabatista, declarou que “o sábado foi feito por causa do homem-antropós, que não é o homem judaico (nem poderia ser, pois Deus não criou o homem judaico, e sim o homem universal).

Portanto, sua tentativa de refutar o que expusemos não deu certo de jeito nenhum.

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 27 Out 2015, 21:39

A Maria Madalena respondeu, sim, dando a SUA opinião, que NÃO BATE com a posição clássica, histórica e oficial das diferentes Igrejas cristãs, INCLUSIVE de sua denominação, como citamos sobre o Documento de 1948 e o valor da Lei Moral de Deus. Nenhuma dessas Igrejas ensina em seus documentos confessionais as coisas que ela ensina--que Jesus eliminou a lei, que quem é nascido de novo não precisa ter leis lembradas, oralmente ou por escrito. . .

Paulo acentua em 1 Cor. 7:19 coisas da lei que outrora eram importante, mas que não mais importam, e destaca que O QUE AGORA IMPORTA É OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS. Será que Paulo não teve uma experiência de novo nascimento também, como a da Maria Madalena? Que interessante, ele certamente era um cristão nascido de novo, mas não utilizava a sua experiência para ensinar o mesmo que Maria Madalena com a experiência dela.

Por que será que há esse contraste de atitudes e opiniões?

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1778
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7083

Mensagem por Maria Madalena em Ter 27 Out 2015, 23:17

Prof. Azenilto

Que bom que reconheceu que eu respondi. Eu sempre respondo - mesmo com minha opinião. Mas respondo de forma fiel a pergunta, não respondo com outras perguntas e não fico sem responder as perguntas. Pois assim sou ensinada por Jesus, a proceder desta forma.
Não precisa concordar com minha resposta e nunca achei que pudesse concordar.

Sou da opinião que: Não é porque uma multidão crê num dogma, que isso signifique que tal dogma seja verdadeiro.

Portanto, não sigo multidões. Sigo segundo o Ensino que recebo DENTRO de mim, no meu espirito.

Maria
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 28 Out 2015, 06:32

Olá, Maria Madalena, mas eu não falei em "multidões". Falei especificamente do APÓSTOLO PAULO. Sobre isso NÃO DEU UM PIO. . .

Parece que a moda está pegando. . .
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qua 28 Out 2015, 08:52

Prof. Azenilto

Não entedeu minha mensagem 48, né?

Vamos lá....

Exemplo: Você lê a bíblia e interpreta o que está escrito, ok? Uma multidão lê  bíblia e interpreta o que é ensinado, ok?
E então, você, fulano, ciclano, enfim...tal multidão divulga conforme entendeu e interpretou, entende?
Pois bem
Eu, Maria, não sigo a interpretação de ninguém, eu não sigo o que a multidão interpreta. Eu penso que, o fato de uma multidão ter uma COMUM interpretação - não significa que esteja com a interpretação verdadeira.

Portanto, eu, Maria, leio a bíblia e interpreto e sigo segundo o Ensino que recebo DENTRO de mim, no meu espirito. Salvação é individual e eu não vou 'na fé' dos outros. Sou eu a responsável por desenvolver a minha salvação. Portanto, JAMAIS vou seguir o que "OS OUTROS" interpretam como salvação, mas eu interpreto como "perdição".

Entendeu?
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1004
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Igreja : Adventista do 7º Dia
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1893

Mensagem por Clébio em Qua 28 Out 2015, 10:32

Maria,

Não é só isso que o prof. Azenilto está tratando contigo. Atente para o que ele disse, veja:

Paulo acentua em 1 Cor. 7:19 coisas da lei que outrora eram importante, mas que não mais importam, e destaca que O QUE AGORA IMPORTA É OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS. Será que Paulo não teve uma experiência de novo nascimento também, como a da Maria Madalena? Que interessante, ele certamente era um cristão nascido de novo, mas não utilizava a sua experiência para ensinar o mesmo que Maria Madalena com a experiência dela.

Por que será que há esse contraste de atitudes e opiniões?

Qual tua opinião sobre esse novo nascimento de Paulo e continuar guardando os mandamentos de Deus?

É isso que o prof. Azenilto te questiona, percebeu???

Clébio
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qua 28 Out 2015, 13:55

Clebio

Quando Paulo não era nascido de Deus, era-lhe natural matar, roubar, adulterar....por isso precisava de uma lei. Ele era da raça LOBO

Quando Paulo morreu e nasceu de novo em Cristo, já não era-lhe mais natural matar, roubar, adulterar....ele já não precisava mais de lei.

Mas ele era um PREGADOR e pregava leis para os não nascidos ainda de Deus. Pois a lei era um caminho que conduziria ao novo nascimento.

Eu também, antes de morrer e nascer de , eu precisava da lei - que freasse a minha natureza carnal. Depois que eu nasci de Deus, nem que eu queira matar, roubar, adulterar - isso se tornou completamente DIFICIL pra mim. Acho que nem conseguiria, por causa da nova natureza em mim.

Os mandamentos de Deus estão na minha nova natureza, que recebi de Deus.

Quero saber que pelo menos voce entendeu o que escrevi até o momento.
Não importa que vc discorde, Só quero saber se voce entendeu.
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Qua 28 Out 2015, 14:43

Maria,

Você diz: "Eu também, antes de morrer e nascer de, eu precisava da lei - que freasse a minha natureza carnal. Depois que eu nasci de Deus, nem que eu queira matar, roubar, adulterar - isso se tornou completamente DIFICIL pra mim. Acho que nem conseguiria, por causa da nova natureza em mim."

Você saberia me dizer qual a relação de Cristo com a Lei de Deus Pai?

Resposta: "Agrada-me fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; dentro do meu coração, está a Tua lei" Sal. 40:8.

Ao que parece Cristo não apoia essa sua ideologia de que após o novo nascimento, não precisamos guardar completamente a Lei de Deus, pois afinal, antes de vir ao mundo, ele não tinha essa natureza pecaminosa e sobretudo diz que tinha a lei dentro do coração...

Entenda, somos nós que estamos "crucificados com Cristo, e não a lei"...

Clébio
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qua 28 Out 2015, 17:56

Ah sim....
Na sua opinião....se Cristo não tiver os mandamentos, Ele vai roubarr, Ele vai matarrr.
Aff...
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Clébio em Qui 29 Out 2015, 09:04

Maria,

Nem Cristo nem nós guardamos os mandamentos como meio de salvação, não é essa a proposta bíblica...

Clébio
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1219
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3374

Mensagem por Ernesto em Qui 29 Out 2015, 11:02

Maria diz:

Eu também, antes de morrer e nascer de , eu precisava da lei - que freasse a minha natureza carnal. Depois que eu nasci de Deus, nem que eu queira matar, roubar, adulterar - isso se tornou completamente DIFICIL pra mim. Acho que nem conseguiria, por causa da nova natureza em mim.

Ernesto responde;

Maria! Ninguém discute a tua nova natureza, o que queremos te mostrar, é que agora na nova natureza precisas de mesma lei, com uma diferença; Antes vc. lutava com a velha natureza para não cair em pecado, Hoje vc. vive a mesma lei por prazer, sem precisar lutar contra a fraqueza da carne.
Mas, tu estás em pé de igualdade com Cornélio, que era temente a Deus, mas, ainda faltou-lhe alguma coisa. Foi preciso Pedro ir até a casa de Cornélio para ensinar a ele todas as coisas. Atos 10:1-8, este te dirá o que deves fazer.
É o que estamos fazendo; Eu creio na tua sinceridade, porque o que tu sentes eu também ja senti por algum tempo sem conhecer toda a verdade. Mas quando Jesus me disse: Eu te perdoo, mas, vai e não peques mais, Eu perguntei, Senhor! No que estou pecando? Eu olhei com meus olhos fechados até a cruz e nela eu vi dois olhos em pranto que me dizia, Se tu me amas, guarde os meus mandamentos.

Abraços Ernesto
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 29 Out 2015, 11:30

Ernesto

Também creio na tua sinceridade, por isso ainda estou por aqui!
Quando se fala de uma nova natureza, fala-se de lei natural, portanto, o que se acrescentar fora da natureza - é apenas 'fermento'.

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Qui 29 Out 2015, 18:12

Maria diz:

Quando se fala de uma nova natureza, fala-se de lei natural, portanto, o que se acrescentar fora da natureza - é apenas 'fermento'.

Ernesto responde:

Maria! Não brinque com a palavra de Deus, por mais que vc. queira ser santa e perfeita, a palavra de Deus desmente a tua intensão. Enquanto não formos transformados e revestidos com a imortalidade por ocasião da volta de Jesus nós continuamos sofrendo as consequências da carne.
Atenta bem ao que Paulo diz em Rom.7:22-23, Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. mas, vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

Eu te pergunto: Qual é a lei natural que te domina?

Abraços Ernesto

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 29 Out 2015, 18:33

Ernesto

Já expliquei tantas vezes sobre isso. Você não aceita. Então, pra que devo repetir repetir repetir se você não compreende?
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 29 Out 2015, 23:41

Maria Madalena escreveu:Prof. Azenilto

Portanto, eu, Maria, leio a bíblia e interpreto e sigo segundo o Ensino que recebo DENTRO de mim, no meu espirito. Salvação é individual e eu não vou 'na fé' dos outros. Sou eu a responsável por desenvolver a minha salvação. Portanto, JAMAIS vou seguir o que "OS OUTROS" interpretam como salvação, mas eu interpreto como "perdição".

Entendeu?

A Maria Madalena fala em não seguir as multidões, só que ela se esquece que a passagem bíblica que trata disso fala em não seguir as multidões PARA A PRÁTICA DO MAL:

“Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito”. Êxodo 23:2.

E é interessante que lemos na Bíblia também que “na multidão de conselheiros há sabedoria” (Prov. 24:6).

E ela diz acima algo muito sério--deixa claro que quem não interpreta a Bíblia como ela estará em PERDIÇÃO! Puxa, isso parece grave. . .  

E não soube se explicar quanto a tantas e tantas exortações, recomendações, orientações, instruções, mandamentos que os apóstolos repetem e repetem e repetem para TODOS na Igreja, não só para os “não nascidos de novo”. Por exemplo, a Timóteo, um discípulo de Paulo que ele tanto elogia como alguém que desde a meninice conhece as “sagradas letras” ele diz:

“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. - I Tim. 4:16.

Para quê isso, Maria Madalena?! Será que o que ele diz a Timóteo é “perdição”? Veja como não bate com sua forma de pensar--de que ninguém nascido de novo precisa ser lembrado de regras nenhumas, nada de lei, conselho, advertência, mandamento. . .

Sinceramente, está mostrando uma atitude de grande presunção e altivez, e isso não é coisa de quem é nascido de novo. . . Pense seriamente nesse contraste entre o que pensa e o que os autores bíblicos tanto recomendam. . .

Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Ernesto em Sex 30 Out 2015, 09:34

Maria diz;

Já expliquei tantas vezes, mas, vc. não compreende, etc.

Ernesto responde;

Maria! A questão não é não compreender o que vc, diz, o problema é que a tua teoria sobre a salvação não bate com o que a bíblia diz.

Veja o que vc. disse;

Quando Paulo não era nascido de Deus, era-lhe natural matar, roubar, adulterar....por isso precisava de uma lei. Ele era da raça LOBO

Quando Paulo morreu e nasceu de novo em Cristo, já não era-lhe mais natural matar, roubar, adulterar....ele já não precisava mais de lei.
--------------------------------

Agora veja as palavras de Paulo; Rom.7:22-23, Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas, vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros.

Tu dizes que não precisas mais da lei porque nascestes de novo, mas, Paulo diz que a lei está dentro dele, e mais ainda; ele tem prazer na lei de Deus.

Maria diz;

Mas ele era um PREGADOR e pregava leis para os não nascidos ainda de Deus. Pois a lei era um caminho que conduziria ao novo nascimento.
-------------------------------------------

Veja quanta diferença entre Paulo e vc. Tu dizes que Paulo era um pregador, que pregava para os, ainda não nascido no novo nascimento, Mas, Paulo disse Filipenses 3;12, Não que já haja alcançado ou que seja perfeito; mas, prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo
Tu dizes que não precisas mais da lei, porque já és nascida de novo, e, Paulo diz que ele ainda não havia alcançado a perfeição, por isso ele prosseguia para alcançar a perfeição, que era seu alvo.

Maria diz;

Eu também, antes de morrer e nascer de, eu precisava da lei - que freasse a minha natureza carnal. Depois que eu nasci de Deus, nem que eu queira matar, roubar, adulterar - isso se tornou completamente DIFICIL pra mim. Acho que nem conseguiria, por causa da nova natureza em mim.
---------------------------------
Veja outra vez a diferença entre vc. e Paulo.
Vc. diz que talvez nem conseguiria praticar o mal por causa da nova natureza em vc.
E Paulo vê nos seus membros outra lei que batalha contra a lei do seu entendimento, e o prende debaixo da lei do pecado que está nos seus membros. Então vemos que Paulo, mesmo depois de nascer de novo ele ainda possuía as duas leis que lutavam uma contra a outra., uma que procurava levá-lo ao pecado, e a outra para adverti-lo do pecado.

Ernesto pergunta: Em quem eu vou me espelhar?

Veja como vc. está confusa; tu dissestes:
Os mandamentos de Deus estão na minha nova natureza, que recebi de Deus.

Ernesto responde;

Este seu ultimo pensamento que vc, expressou, confere com o que estamos sempre te fazendo ver.
A lei não te justifica, nem te salva, mas ela está sempre presente para dizer a sua consciência o que é certo, e, o que é errado.
E quando a lei não consegue mais dar o alarme na consciência, então ela já está cauterizada e não tem mais poder para discernir entre o certo e o errado.

Abraços Ernesto
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 30 Out 2015, 16:40

Ernesto

Sim. Só que a lei dentro de mim não se refere ao decálogo.
É isso que explico e você não entende,percebe?

Se a lei dentro de mim fosse o decálogo, concorda que eu olharia no calendário e ficaria atenta ao sábado?
Logo, não é o decálogo que Jesus escreveu dentro de mim.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 20:49