F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Compartilhe

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652

APÓSTOLO PAULO--UM LEGALISTA?!

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 24 Out 2015, 22:35

Não importa a quem uma pergunta seja direcionada. Qualquer um num fórum de debates pode dar a sua perspectiva e contribuição de um assunto sob debate, visando a ajudar no esclarecimento.

A pergunta, então, tem que ser refeita. Vamos dirigi-la novamente à Maria Madalena (mas qualquer outro pode dar resposta ou comentar a respeito):

* Por que Paulo lembra aos crentes em Cristo, nascido de novo, gentios convertidos ao evangelho, de Éfeso, que era para darem atenção ao “primeiro mandamento com promessa”, que se trata do 5o. preceito do Decálogo, se esses nem tinham mais que se preocupar com a lei que traz tal preceito (e outros mais, como o “inconveniente” 4o. Mandamento de dedicação de um dia ao Senhor)? Afinal, Paulo não estaria sendo “legalista” ao acentuar tal preceito da lei “abolida”, e não estaria tentando colocar aqueles crentes de Éfeso “debaixo da lei”?

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1778

Re: ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Mensagem por Maria Madalena em Dom 25 Out 2015, 17:02

Prof. Axenilto

Só esclarecendo.
Eu respondi a sua pergunta - pra voce não mais me acusar dizendo que não respondi ou dizendo que não lembra a minha resposta.
Portanto, está respondido o que me perguntou.

Claro que voce não aceita minha resposta - mas eu respondi.Perceba que eu NÃO FUJO de perguntas e nem respondo com outras perguntas e perceba que eu respondo de forma FIEL a pergunta.

Entretanto, poderia me dizer?
1) Por que quando lhe faço perguntas, você responde COM outra pergunta?
2) E quando responde, por que responde como se eu tivesse feito outra pergunta e não aquela?
3) E porque na maioria das vezes você ignora e nem responde?
4) Na sua mente, você supõe que quem não concorda com a teoria que você prega, está te afrontando ?

5) Você não acha legal aprender comigo nessa parte, no meu comportamento, em responder de forma FIEL a sua pergunta, sem fugir, sem ignorar e sem responder com perguntas ?

Maria
...
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Dom 25 Out 2015, 18:02

Pois é, a Maria Madalena falou, falou, falou (ou seja, escreveu, e em letras de sangue, vermelhas, Laughing ), mas termina que NÃO RESPONDEU ao que foi perguntado. Se já respondeu, basta copiar e colar a resposta. . .

Agora, por que eu respondo perguntas com outras perguntas? Porque prefiro seguir o exemplo de Jesus a seguir o exemplo de Maria Madalena. Muitas e muitas vezes Jesus respondeu a perguntas que Lhe dirigiram COM OUTRA PERGUNTA. Por que o Mestre agia assim? Não era para desprezar a pergunta nem o indagador, mas para ajudar o indagador a encontrar, em Sua pergunta, e resposta óbvia à mesma, a solução do problema proposto.

Então, vai dispor-se agora a responder minha pergunta?

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7083

Mensagem por Maria Madalena em Dom 25 Out 2015, 18:11

Prof. Azenilto escreveu:Olá, Maria Madalena. Eu não me recordo de jamais ter-lhe dirigido esta pergunta, pelo menos não nesses exatos termos.

Mas se já a respondeu, que tal fazer um esforço extra e copiar sua resposta aqui para atender ao meu pedido? Gostaria muito mesmo de saber por que Paulo recomenda um mandamento de uma “lei abolida” para os crentes de Éfeso.

A pregação do Evangelho por Paulo possui recomendação a judeus e gentios, não no sentido 'tribal', mas faz uma diferença entre nascidos de Deus e nascidos da carne.
Paulo sabia que os que ainda não nasceram de Deus e estavam sob o jugo do pecado. Sendo assim, seriam julgados pela lei - portanto, teria de ser ensinado a lei para eles.

Quem morreu com Cristo e nasceu de novo, a lei já não faz mais sentido - pois a natureza do homem muda completamente, de sorte que o tal vive como Corpo de Cristo, tem saúde espiritual, já tem o "descanso" em Deus dentro dele - o tal já não tem o instinto de lobo, etc.

A proposta do Evangelho é justamente essa: Libertar o homem completamente da lei - para que ele possa andar em Espírito, sendo isso só possível DEPOIS que receber uma nova natureza.

O nascido de Deus não peca, pois ele é TERRA NOVA, limpa,  com sementes divinas, que irão gerar frutos para Deus. Nem todos os crentes de Efeso já  tinham provado o novo nascimento, assim como hoje nem todos da igreja provaram o novo nascimento.

O não nascido de Deus cumpre um descanso no corpo (homem exterior) - conforme a lei.
Os nascidos de Deus cumprem um descanso em Cristo, no seu homem interior.

(Como disse, já havia respondido. Está ai a resposta. Claro que vc não aceita, mas aí é outra história. Perceba, Caro Prof. Azenilto - que não fugi da pergunta, nem ignorei a pergunta e nem lhe respondi com outra pergunta)

Maria
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Congregação Cristã do Brasil discorda de Maria Madalena!

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Seg 26 Out 2015, 04:52

Que absurdo dizer que a proposta do Evangelho é “justamente essa: Livrar o homem completamente da lei para que ele possa andar em Espírito”.

Isso não tem o mínimo fundamento bíblico. A proposta do Evangelho começa com o anúncio do anjo de que Ele salvaria o Seu povo, NÃO DA LEI, mas DO PECADO (Mat. 1:21). E “pecado é transgressão da lei” (1 João 3:4).

E quem lhe disse que Paulo recomenda a obediência do “primeiro mandamento com promessa” aos efésios, só pensando nos que não eram nascidos de novo ali? Ele lembra algo PARA TODOS, pois SEMPRE a lei servirá como um espelho a mostrar a mancha que precisa ser eliminada. No espelho literal, humano, a mancha é removida com água e sabão. No plano espiritual, a mancha do pecado é eliminada com o sangue de Cristo.

Sabe de quem é essa ilustração? Não é de nenhum “sabatista”, e sim do Reformador João Calvino em suas Institutas. Mas eu sei que dirá--e o que me importa o que esses homens hajam dito ou deixado de dizer?! É que não reparou que isso reflete o que PAULO DISSE em Rom. 7:7, 8--que ele ficou bem ciente do pecado pela lei “não cobiçarás”. Em Rom. 3:20 ele também acentua:

“Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado”.

E como o cristão nascido de novo, com nova natureza, tem a lei divina escrita em seu coração e mente, segundo a promessa do Novo Concerto (Heb. 8:10), então tudo se torna claro. Ele respeitará a lei, não para ser salvo, mas ter sempre vívida a lembrança do mal a evitar e pela motivação do amor a Deus e ao próximo, SÍNTESE da lei, não seu substituto.

E já lhe referi, e não soube o que dizer, do porquê haver tantas e tantas repetições de exortações, advertências, recomendações nas epístolas. Para quê lembrar esses crentes “nascidos de novo” de que devem amar o cônjuge, não irritar os filhos à ira, ficar calado na igreja se não houver intérprete para as “línguas”, não infamar homem nenhum, orar sem cessar. . .? Isso tudo é LEI, em certo sentido, será que não? E estão aí todas essas muitas LEIS para os cristãos de todas as categorias e épocas. . .

Percebe como sua argumentação peca pela total falta de fundamento bíblico? A começar da infeliz declaração de que a proposta do evangelho é livrar o homem COMPLETAMENTE da lei. Que absurdo, cara jovem! Sei muito bem que isso nem é o ensino OFICIAL de sua denominação, a Congregação Cristã do Brasil, segundo consta do seu famoso documento de 1948, que acentua:

“Tópicos de Ensinamentos da Congregação Cristã do Brasil” (reunião de 1948):

“No velho concerto havia três leis: Civil, Moral e Cerimonial. . . Os fiéis em Cristo . . . têm que reconhecer autoridades e leis civis de qualquer nação. . . .

“A lei cerimonial com as suas ordenanças foi cumprida com a oferta pura do Cordeiro de Deus, o que Deus confirmou, rasgando o véu do templo e ressuscitando-O dentre os mortos . . .

A lei moral é o fruto da nova vida em Cristo Jesus, pois só por Ele o homem pode cumprir o querer de Deus”. (Destaque em negrito meu).

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 757
Cidade/Estado : Uberlândia - MG
Religião : Cristão
Igreja : Maranata
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 1815

Mensagem por Stanley K em Seg 26 Out 2015, 08:32

A paz do Senhor Jesus!

Primeiramente reduzi de forma significativa minha participação nestes temas leis, que na verdade sempre tem um fundo de "sábado" para os adventistas. Decidi dar somente algumas pinceladas bíblicas depois de ficar muito claro pra mim que mesmo depois de apresentar a Bíblia eles não admitem, não aceitam ser diferente do que eles pregam, e sendo assim, imagine argumentos racionais como tem feito a Madalena, e eu também?...Se torna cansativo e sem graça o debate.

O irmão Jefté na msgm 23 traz uma visão simplesmente bíblica quanto a esta questão da guarda do sábado, o qual como eu já disse antes, assumir que não é preciso guardar o sábado nós gentios, provocaria o fim da denominação ASD, a qual carrega o nome da lei como se fosse algum tipo de lei ESPECIAL como já disse o Azenito. O irmão Azenito em resposta ao Jefté respondeu equivocadamente:

Na verdade, não consta que houvesse gente cumprindo muita coisa da lei, seja do Decálogo ou outras normas determinadas a Israel, mas temos evidências de que os princípios TODOS do Decálogo existiam como princípios válidos, conhecidos pelos servos de Deus. Por exemplo no diálogo de Labão com Jacó, temos evidência do conhecimento de “semana”, ligada a divisão hebdomadária do tempo (Gên. 29:27, 28).
Ou seja, acentuam que na época de Noé, durante o episódio do dilúvio, ocorrem significativas pausas exatamente de SETE DIAS, com o que esses batistas (ou “bautistas”) entendem ser prova adicional do sábado antes do tempo de Moisés.
Sem falar em como Cristo declarou de modo claríssimo que “o sábado foi estabelecido por causa do homem-anthropós” (Mar. 2:27), que é o homem universal, não o mero homem judaico. . .

Agora observem com que clareza a Bíblia ratifica o que escreveu nosso irmão Jefté neste verso:

E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
Neemias 9:13,14

Cai por terra sem nenhuma dúvida a justificativa do Azenito de que havia guarda do sábado antes de Moisés.

Novamente é a palavra do Azenito e dos adventistas contra a Bíblia.

É apenas mais uma contribuição, pois já sei que eles irão inventar diversas justificativas contra a palavra de Deus como de costume quando se trata da guarda do sábado.

Graça e paz!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1217
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3369

Mensagem por Ernesto em Seg 26 Out 2015, 19:43

Stanley apresenta:

E sobre o monte Sinai desceste, e dos céus falaste com eles, e deste-lhes juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
E o teu santo sábado lhes fizeste conhecer; e preceitos, estatutos e lei lhes mandaste pelo ministério de Moisés, teu servo.
Neemias 9:13,14

Cai por terra sem nenhuma dúvida a justificativa do Azenito de que havia guarda do sábado antes de Moisés.

Novamente é a palavra do Azenito e dos adventistas contra a Bíblia.

É apenas mais uma contribuição, pois já sei que eles irão inventar diversas justificativas contra a palavra de Deus como de costume quando se trata da guarda do sábado.

Ernesto responde

Eu não sei quem vai contra a bíblia; se são os Adventistas, ou os oposicionistas?

O verso recorda a lei escrita, que foi dada no sinai, mas, eles ja conheciam o sábado como santo bem antes do monte sinai. A lei no sinai foi apresentada no capitulo 20, e Deus ja havia repreendido o povo de Israel no capitulo 16, bem antes de chegarem ao sinai.
Exodo 16: 23, ...Isto é o que o Senhor tem dito:amanhã é repouso; o Santo sábado do Senhor Etc. V25, .... Comei hoje, porquanto hoje é o Santo sábado do Senhor etc. v~28, Então disse o Senhor a Moisés, ATÉ QUANDO RECUSAREIS GUARDAR OS MEUS MANDAMENTOS, E AS MINHAS LEIS? V.30, Assim repousou o povo no sétimo dia etc.
Neemias apenas procurou fazer lembrar os Israelitas que voltaram de Babilônia da lei escrita que foi dada no sinai, Porque a grande maioria deles se apostataram no cativeiro, e Neemias procurou traze-los de volta á Deus.

Abraços Ernesto

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3186
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 10456

Mensagem por Vasuilvan em Seg 26 Out 2015, 21:18

;;;;;

Stanley, com essa defesa do Ernesto, fica difícil sustentar o que tu pensas que o verso que dizer...
Betho
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Holístico!
Número de Mensagens : 1066
Cidade/Estado : BRAZIL
Religião : Tg 1;27
Igreja : Mt 18;20
Mensagens Curtidas : 33
Pontos de participação : 2763

Mensagem por Betho em Seg 26 Out 2015, 23:39

Abrindo o programa TheWord:
.
αχρι G891: ADV até γαρ G1063: CONJ visto que νομου G3551: N-GSM nomou αμαρτια G266: N-NSF pecado ην G1510: V-IAI-3S estava sendo εν G1722: PREP em κοσμω G2889: N-DSM mundo αμαρτια G266: N-NSF pecado δε G1161: CONJ porém ουκ G3756: PRT-N ? não ελλογειται G1677: V-PPI-3Sestá sendo posto em conta μη G3361: PRT-N não οντος G1510: V-PAP-GSM estando νομου G3551: N-GSM do nomou. Romanos 5:13

Visto que, até xxxxx do nomou, o pecado estava sendo dentro e do mundo, porém, o pecado não está sendo posto em conta não estando xxxxx do nomou.

Nomos: Leis do Antigo Testamento, do começo ao fim, podem ser delimitadas.

Observem que o substantivo N- νομου G3551: N-GSM não está concordando morfologicamente com o outro substantivo N- nomou αμαρτια G266: N-NSF pecado. O primeiro substantivo é Genitivo -G e M masculino e o segundo substantivo é -N Nominativo e F feminino, portanto,uma vírgula está sendo usada entre eles, para denotar tal distinção.

A grande pergunta: Qual é a palavra xxxxx ? Paulo usa muito em Romanos a preposição, “através”, “procedente”, “a partir da” substantivo “transgressor”, “classes da”, adjetivo “incapacidade da”, etc...

O contexto pode explicar qual seria a Palavra? Outro verso de Paulo, explica?

Carnalmente, traduzo usando a palavra externamente, mas ninguém deve seguir esta tradução como sendo absoluta:

Visto que, até externamente do nomou, o pecado estava sendo dentro e do mundo, porém, o pecado não está sendo posto em conta? Estando externamente do nomou, Não! Tradução literal.
.
Visto que, até externamente da legislação do Antigo Testamento, o pecado estava sendo dentro e do mundo, porém, o pecado não está sendo posto em conta? Estando externamente da legislação do Antigo Testamento, Não! Romanos 5:13 Tradução livre.
.
Admiro muito o TheWord e seus colaboradores. Um grande programa de estudos bíblicos.

Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 27 Out 2015, 05:12

Se a passagem de Neemias citada (9:13, 14) citada por Betho prova que o sábado ERA DESCONHECIDO antes do Sinai, temos mais algumas ponderações a respeito.

a) O nosso amigo NÃO DEU UM PIO sobre o que eu disse quanto ao conhecimento da “semana” em Gên. 29:27, 28. Pois isso é muito importante, viu? Adicionalmente podemos citar Êxo. 16:22, 23, onde o povo sabia haver um “sexto dia” da semana, que era exatamente o que antecedia o “sétimo dia--descanso, santo sábado do Senhor”, como Moisés esclarece. Isso ANTES da outorga da lei no Sinai.

b) O povo de Israel naquela época não conhecia mesmo o sábado, porque vivia em escravidão e afastado das leis divinas. Se Deus deu-lhes a conhecer o sábado era justamente porque lhes estava RESTAURANDO um princípio que vem da criação do mundo, como Jesus acentua em Mar. 2:27. Foi feito “por causa do homem-anthropós”, que é o homem universal, não o mero homem judaico. Aliás, também nosso amigo NÃO DEU UM PIO sobre esse ponto que eu levantei.

c) Se o “deu a conhecer” como uma ação divina prova que isso se refere a algo que não existia antes, então as coisas se complicam pois em Eze. 20:9 Deus diz que “deu-Se a conhecer” a Israel também. Logo, pelo tortuoso raciocínio de Betho, Israel não conhecia a Deus antes do Sinai (e a linguagem no original é rigorosamente a mesma, com o mesmo verbo “conhecer” – yâda’).

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Stanley K em Ter 27 Out 2015, 08:24

A paz do Senhor Jesus!

Ernesto escreveu:

O verso recorda a lei escrita, que foi dada no sinai, mas, eles ja conheciam o sábado como santo bem antes do monte sinai.

Irmão Ernesto, você tem certeza que se atentou ao verso 14?! Parece que não.

O Verso é claro irmão, as leis e um destaque ao sábado que vocês insistem que se trata de uma lei exigida e cumprida antes de Moisés, ali no verso diz que foi entregue por Moisés, no ministério de Moisés.

Graça e paz!

Stanley K
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Stanley K em Ter 27 Out 2015, 08:32

A paz do Senhor Jesus Vasuilvan e Azenito!

Azenito citou:

a) O nosso amigo NÃO DEU UM PIO sobre o que eu disse quanto ao conhecimento da “semana” em Gên. 29:27, 28. Pois isso é muito importante, viu? Adicionalmente podemos citar Êxo. 16:22, 23, onde o povo sabia haver um “sexto dia” da semana, que era exatamente o que antecedia o “sétimo dia--descanso, santo sábado do Senhor”, como Moisés esclarece. Isso ANTES da outorga da lei no Sinai.

b) O povo de Israel naquela época não conhecia mesmo o sábado, porque vivia em escravidão e afastado das leis divinas. Se Deus deu-lhes a conhecer o sábado era justamente porque lhes estava RESTAURANDO um princípio que vem da criação do mundo, como Jesus acentua em Mar. 2:27. Foi feito “por causa do homem-anthropós”, que é o homem universal, não o mero homem judaico. Aliás, também nosso amigo NÃO DEU UM PIO sobre esse ponto que eu levantei.

Não há nenhuma necessidade de comentar as INFERÊNCIAS do Azenito. É exatamente isso que eu quis mostrar quando citei Neemias, que o verso deixa CLARO que a lei de guarda do sábado veio pelo ministério de Moisés. Em contraste, o que o Azenito faz, é trazer hipóteses, tais como conhecimento de semana, etc. Acontece que quando está escrito que Abraão guardou as leis de Deus, os adventistas afirmam que é a prova que Abraão guardava o sábado. Isto não passa de suposições convenientes. Na verdade não se tem NADA, nada mesmo que indique que havia guarda do sábado antes do ministério de Moisés.

Neemias relata isto claramente.

É a palavra de Deus clara em Neemias, versos suposições convenientes.

Graça e paz!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1217
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3369

Mensagem por Ernesto em Ter 27 Out 2015, 11:09

Stanley diz;

Irmão Ernesto, você tem certeza que se atentou ao verso 14?! Parece que não.

O Verso é claro irmão, as leis e um destaque ao sábado que vocês insistem que se trata de uma lei exigida e cumprida antes de Moisés, ali no verso diz que foi entregue por Moisés, no ministério de Moisés.

Ernesto responde;

No verso 13, diz; sobre o monte Sinai desceste, e falaste com eles desde os céus, e destes-lhe juízos retos e leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons.
No monte sinai houve a entrega das duas tabuas de pedra escritas pelo dedo de Deus. no v. 14, ele apenas reforçou a guarda do sábado,(que fazia parte desta lei) fazendo-os lembrar da importância do sábado.O verso 15, ele os fez lembrar que também haviam recebido o pão dos céus,
Eu te pergunto; O pão do céu começou a cair no Sinai; ou ja comiam dele bem antes do encontro com Deus no Sinai? Assim como o pão veio antes, o sábado também foi anunciado antes.
O verso se referiu á Moisés porque ele era o líder desta geração, e era a ele que deviam ouvir.

Mas, leia Genesis 26:5,Porquanto Abraão OBEDECEU a minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, E AS MINHAS LEIS
Foram as leis de Deus que Moisés recebeu no sinai, as mesmas leis que Deus ja havia dado 400 anos antes a Abraão. Agora prove na bíblia que a lei do sábado não está incluída nessas leis.

Abraços Ernesto

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7083

Mensagem por Maria Madalena em Ter 27 Out 2015, 11:38

Prof. Azenilto

Tudo bem que você discorda da minha resposta - que é baseada na MINHA particular experiência, de ter recebido de Deus uma morte e um novo nascimento. Então, claro - eu não tenho a pretensão de que você entenda sobre a MINHA particular experiência.
Porém, você já me ACUSOU por diversas vezes dizendo que eu não respondi sua questão. Não alegue mais que eu não respondi a sua pergunta, pois essa foi a terceira ou quarta vez que lhe respondi.
A única coisa que você pode dizer é: "Madalena respondeu SIM, porém, minha visão é diferente da dela".
Aí sim!

Maria
Clébio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1003
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Igreja : Adventista do 7º Dia
Mensagens Curtidas : 101
Pontos de participação : 1890

Mensagem por Clébio em Ter 27 Out 2015, 13:36

Prezados,

Se admitimos que o mundo girou em segurança durante séculos antes de Moisés sem as Leis de Deus e sobretudo os 10 Mandamentos, então nós mesmos temos meio caminho preparado para crer que TODA A LEI FOI ABOLIDA NA CRUZ, pois se homens piedosos como Enoque e Abraão não precisavam dos decálogo, por que precisariam os cristãos?

O decálogo ordena aos homens que não façam ídolos, por exemplo, nem tomem o nome de Deus em vão, não matem, não furtem, nem cometam adultério. Poderíamos ser levados a crer que tal código de leis não vigorava antes de Moisés?

Há algumas coisas inacreditáveis demais, e esta é uma delas...

Ora se a Lei não existia, notadamente os 10 Mandamentos, antes de Moisés, não poderiam os transgressores serem punidos por uma lei que não existia...

Mas, "anjos pecaram" (II Pedro 2:4), mas eles não violaram a lei do Sinai, porque ela só foi dada milhares de anos depois da sua queda, e de qualquer forma eles não estavam debaixo dela. Adão pecou (Gên. 4:7); os sodomitas eram "pecadores" (Gên 13:13), e afligiam a Ló com suas "obras iníquas" (II Pedro 2:Cool. Certamente nenhum deles violou a "lei" que não foi dada antes de Moisés?!?!?!?!?!?!?!

Mas não se pode necessariamente concluir que, pelo fato de os dez preceitos do Decálogo não terem sido proclamados audivelmente antes do Sinai, ou escritos antes daquela data, eles não existiam antes daquele tempo.

As mutáveis concepções morais dos israelitas poderiam ser corrigidas pelas imutáveis palavras esculpidas na pedra, esse foi o motivo da escrita do decálogo naquele momento, não esqueçamos disso...

Fiquem todos na paz de Cristo...

Clébio
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 27 Out 2015, 21:32

Caro Stanley. Onde Neemias disse que A LEI DO SÁBADO veio por meio de Moisés? O que diz lá é que Deus deu muitas leis (não só o sábado) na ocasião. Assim, posso também ver a “inferência” de que o povo de Israel não conhecia NENHUMA dessas leis todas que Deus deu a Israel por meio de Moisés.

E temos o seu “argumento do silêncio” que é recurso paupérrimo para promoção ou defesa de qualquer ideia. Por esse raciocínio, Abraão, Isaque e Jacó podiam tranquilamente cultuar imagens de Santo Abel, Santo Enoque e São Noé em suas tendas. Onde está escrito que havia qualquer instrução divina contra culto a imagens ao tempo deles? E como José no Egito sabia ser “terrível pecado” ir para a cama com a mulher do patrão, sendo que nunca foi proferido clara e objetivamente uma lei, “não adulterarás” até o Sinai? (ver Gên. 39:9).

E NÃO DEU UM PIO sobre o uso de “dar a conhecer”, como temos em Eze. 20:9. Israel não conhecia a Deus antes?

E NÃO DEU UM PIO novamente sobre o fato de a semana ser já conhecida ao tempo de Jacó e Labão. Sobre isso talvez a ponderação de um erudito batista, do famoso Instituto Bíblico Moody, pode ser muito propícia. Para negar validamente o que ele expõe, tem que ocorrer refutação clara e objetiva, com argumentos realmente fortes, ponto por ponto. Vejamos como tal erudito expõe a questão das origens da instituição do sábado:

“Como nos é apresentado nas Escrituras, o sábado não foi invenção de qualquer fundador religioso. De princípio não era parte de qualquer sistema religioso, mas uma instituição inteiramente independente. Muito definidamente é apresentado no Gênesis como exatamente a primeira instituição, inaugurada pelo próprio Criador. Era puramente religiosa, inteiramente moral, integralmente espiritual. Não continha cerimônias prescritas, nem significação sacramental. Não requeria qualquer sacerdote, nem liturgia. Era para o homem como criatura, mordomo e amigo de Deus.

“A semana, com o seu sábado, é um arranjo artificial. A razão para ele é achada somente nas Escrituras do Velho Testamento. Ali é sempre associado com a revelação da parte de Deus. . . .

“Ideias e práticas religiosas entre todos os povos, em variados graus, têm sido associadas com todas as divisões de tempo, que os homens adotaram. Mas em relação somente com a semana é a religião a explicação óbvia para sua origem, e a semana somente é uniformemente atribuída ao mandamento de Deus. A semana existe por causa do sábado. É histórica e cientificamente verdade que o sábado foi feito por Deus”. – Destaque acrescentado. W. O. Carver, Sabbath Observance, p. 41, produzido pela Sunday School Board of the Southern Baptist Convention [Junta da Escola Dominical da Convenção Batista do Sul].

Isso é também confirmado pelo que diz a Bíblia da Mulher, da Sociedade Bíblica do Brasil, ao comentar sobre Êxo. 20:8-11: “Nenhuma conexão foi estabelecida entre o sábado israelita e observâncias em nenhuma outra cultura antiga. Este também não se deriva dos movimentos do sol, da lua, das estrelas ou de outras unidades de medida de tempo, refletindo, assim, o fato de o domínio do tempo e das atividades pertencerem ao Senhor” (Op. Cit., 2a. edição, pág. 134).

Muito interessante.

Ah sim, e NÃO DEU UM PIO ao fato de que Jesus, mais do que qualquer erudito ou apologista sabatista, declarou que “o sábado foi feito por causa do homem-antropós, que não é o homem judaico (nem poderia ser, pois Deus não criou o homem judaico, e sim o homem universal).

Portanto, sua tentativa de refutar o que expusemos não deu certo de jeito nenhum.
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 27 Out 2015, 21:39

A Maria Madalena respondeu, sim, dando a SUA opinião, que NÃO BATE com a posição clássica, histórica e oficial das diferentes Igrejas cristãs, INCLUSIVE de sua denominação, como citamos sobre o Documento de 1948 e o valor da Lei Moral de Deus. Nenhuma dessas Igrejas ensina em seus documentos confessionais as coisas que ela ensina--que Jesus eliminou a lei, que quem é nascido de novo não precisa ter leis lembradas, oralmente ou por escrito. . .

Paulo acentua em 1 Cor. 7:19 coisas da lei que outrora eram importante, mas que não mais importam, e destaca que O QUE AGORA IMPORTA É OBEDECER OS MANDAMENTOS DE DEUS. Será que Paulo não teve uma experiência de novo nascimento também, como a da Maria Madalena? Que interessante, ele certamente era um cristão nascido de novo, mas não utilizava a sua experiência para ensinar o mesmo que Maria Madalena com a experiência dela.

Por que será que há esse contraste de atitudes e opiniões?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 12 Dez 2017, 00:47