F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Compartilhe
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3186
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 147
Pontos de participação : 10456

ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Mensagem por Vasuilvan em Seg 19 Out 2015, 14:10

;;;;;;

Como entender o contexto de Romanos 5.13...

ROMANOS 5

12- Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;

13- pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

14- Todavia, a morte reinou desde o tempo de Adão até o de Moisés, mesmo sobre aqueles que não cometeram pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual era um tipo daquele que haveria de vir.

15 - Entretanto, não há comparação entre a dádiva e a transgressão. Pois se muitos morreram por causa da transgressão de um só, muito mais a graça de Deus, isto é, a dádiva pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordou para muitos!

16 - Não se pode comparar a dádiva de Deus com a conseqüência do pecado de um só homem: por um pecado veio o julgamento que trouxe condenação, mas a dádiva decorreu de muitas transgressões e trouxe justificação.

17 - Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo.

18 - Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

19 - Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos.

20- A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

21 - a fim de que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reine pela justiça para conceder vida eterna, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor.
Romanos 5:12-21

13 Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. ARA

13 Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. BIBLIA ON LINE

. 13  Pois o pecado já existia no mundo antes da Lei, mas, quando não há lei, ninguém é acusado de cometer pecados. TNM

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1706
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4116

Re: ROMANOS 5.13. Sem Lei não há pecado!!!

Mensagem por Jefté em Seg 19 Out 2015, 14:40

Olá Vasuilvan
Como entender o contexto de Romanos 5.13...

"Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei"

Irmão
Entende-se isso assim:
Como poderia Deus sanar a dívida eterna da humanidade (dos filhos de Adão) p/ com a Palavra de Deus, que havia decretado a MORTE como salário único do pecado dos homens todos ????!!!!!

Acaso isso NÃO seria completamente POSSÍVEL a Deus ???
- ao Deus do qual se diz:
"Porque para Deus nada é impossível."  (Luc. 1:37)
e:
"Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível." ????
(Mateus 19.26b)

É bem aí, neste texto e contexto de Romanos 5 - que Paulo vem explicando que: ATÉ à LEI (isto é, até que Cristo viesse ao mundo dos homens - como Salvador do mundo - para os salvar dos seus pecados e os pagar c/ a Sua morte imaculada, sem pecado, sendo mais sublime que os céus - porém, na forma humana e na carne - porque esta era a única condição dos homens, e era nessa única forma que o homem poderia e deveria pagar pelo seu pecado - determinação de Deus a Adão, ainda antes do pecado;;;;;;

Então, Romanos explica que; até à Lei, isto é, enquanto estava a Lei - tal como fora dada (antes do Messias) com todos os seus rituais e mandamentos e ordenanças devendo-se ser cumpridos - sem que o Messias houvesse chegado - então o PECADO estava no mundo!

Porém, em vindo ELE - o SALVADOR do mundo; o Salvador dos homens; Salvador dos seus pecados todos - e tendo Ele vivido como homem e pagado pelo pecado c/ sua morte; então É DITO:
Até a lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei; ou seja, até que o pecado fosse pago pelo Messias, o pecado estava no mundo; porém em vindo Ele para o pagar, então, a lei foi cumprida; e aquilo que se determinava como pagamento já o foi realizado!
Está consumado, Pai, nas tuas mãos entrego o meu Espírito. E o véu do templo rasgou-se de alto a baixo...

Em suma: A lei já há sido cumprida!
Que Lei???
A lei da paga do pecado!!!!
Tanto é que - aquilo que fora instituído obrigatoriamente todos as tardes e manhãs (o denominado holocausto contínuo) que é o sacrifício de cordeiros e bodes - devendo pela lei serem oferecidos ininterruptamente todos os dias da semana - como forma de pagar-se o pecado - foram suspensos, sem mais nenhuma necessidade de os fazer!
A lei foi cumprida!!!!

E ainda diz assim:
"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção." (Hebreus 9.12)

Diz assim:::::
"De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo." (Hebreus 9.26)

Em suma: já que a lei imputava o pecado, mas o Senhor o há pagado - então, após tê-lo feito, ele nos tira da lei - para que essa não nos impute o pecado.

Lembrando que isso tudo ocorre-se aos filhos de Deus, ao Israel de Deus, Israel espiritual.
Que representam todo o Israel - que antes recebera a lei p/ a cumprir.
E, se antes a Lei imputava o pecado aos próprios ouvintes e seguidores da mesma lei - dada por Deus; hoje, esses ouvintes e seguidores, não mais a lei lhes imputa o pecado - porquanto o TEMPO chegado, não mais o é o da Lei....

Mas o tempo do Messias; o tempo de Cristo, a plenitude dos tempos, no qual temos paz com Deus por intermédio de Jesus Cristo....
Amém!!! e Amém!!!

entende???!!!

Última edição por Jefté em Seg 19 Out 2015, 14:56, editado 2 vez(es)
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 19 Out 2015, 14:54

;;;;;;

Livres da Lei? – Por quê? Simples. Antes, porém, se você achar que esse “livre” é para fazer o que bem entende, isente Paulo primeiro. 
    A transgressão da Lei é pecado (I João 3:4). Disso Paulo não deixa dúvidas. 
   Diz Paulo: “…mas o pecado não é levado em conta quando não há Lei.” (Romanos 5:13). Guardando os mandamentos da Lei de Deus, não estaremos sob sua condenação, mas “estaremos livres” de sua penalidade. Não livres da Lei. 

na paz...
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 19 Out 2015, 14:58

/////

Jefté, trouxe pra cá, uma postagem que fiz no outro tópico e quero que mostre onde está o erro da minha análise...

Você equivoca-se aqui... Porque até à lei estava o pecado no mundo,

13 pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. NVI.

O autor inspirado, com essa palavra ESTAVA, não quis nos passar uma ideia de que o pecado estava e não está mais.  Ele quis nos passar a informação de que o pecado é pretérito à entrega da Lei...

Aprofunde-se um pouco mais e perceberá por você mesmo onde está o erro na tua análise...
   Toda tua estrutura de conhecimento desse tema, está sendo erguido em bases não confiáveis, assim como esta que estou te apontando...

Use a versão da NVI e me diga onde estou errando...
  Você precisa entender que Cristo não veio de tirar de nós, a capacidade de continuarmos pecando, mas tão somente veio tirar os pecados arrependidos e confessados...

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1706
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4116

Mensagem por Jefté em Seg 19 Out 2015, 15:16

Meu querido irmão......;;;;;;;;;;;;

A Lei é um conjunto de instruções as quais são somatórias....
E sabe quando a lei se iniciava ?????????

Nesta hora ela apenas era anunciada:::::::::::::::
"E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

mas.....
nesta outra hora aqui, ela entrara de vez no mundo, imputando o pecado ao mundo dos homens::::::
"E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. (Gen. 3:6-7)

Portanto diz o Senhor:
"E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.
18 Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
19 No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás."
(Gen. 3:17-19)

E aqui - no SINAI, c/ Moisés, ela vem c/ toda a gama de imputação de pecados aos homens: Êxodo a Deuteronômio...

E, se antes (do Sinai) o pecado estava imputado pelo conhecer o mal - através do provar-se da dita árvore da ciência do bem e do mal em Gêneses - agora, de Êxodos a Deuteronômio - nos é APRESENTADA extensa LISTA de implicações e imputação de pecados aos homens - por qualquer que seja a desobediência a todos (ou a qualquer) de seus js e tis escritos até repetidas vezes em todos os 5 livros da respectiva LEI...

Pode entender, irmão Vasuilvan ???!!!!

Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2209
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 148
Pontos de participação : 5832

Mensagem por Gilcimar em Seg 19 Out 2015, 18:19

Vasuilvan...

Vou me esforçar para ser 100%  bíblico porque estou percebendo por aqui muita interpretação equivocada..

Vasuilvan escreveu:13- pois antes de ser dada a lei, o pecado já estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não existe lei.

A ideia da Lei  do texto se refere algo físico  e não uma ideia meramente abstrata ou filosofada de Lei como eu tenho visto por aqui...

Essa forma  física da  Lei  se refere ao Livro da Lei  dado por meio de Moisés acessada fisicamente  é   a mesma ideia de de Lei citada por João:

João 1:17 Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

O  texto não está dizendo que antes de Moisés não existia forma nenhuma de Lei e  tanto quis dizer que  antes de Cristo não existia Graça e verdade....

Se a verdade veio a existir com Cristo então antes dele não existia verdade nenhuma?

Vou usar um trecho da postagem do Jefté que  ele deu o lugar  onde a Lei do texto foi dada e mostrar que antes disso Deus já tinha  uma Lei e que  já exigia obediência e  mostrar algo bem prático  da ideia de que o pecado não é levado em conta onde não há Lei da forma que foi dado...

Jefté escreveu:E aqui - no SINAI, c/ Moisés, ela vem c/ toda a gama de imputação de pecados aos homens: Êxodo a Deuteronômio...

Na verdade Jefté quase acertou  porque essa lei  foi dada  não imputando pecados  aos homens mas trazendo punições temporais  para cada transgressão dessa Lei...

Essa forma de Lei foi dada  na região do Sinai mas antes do povo chegar no Sinai Deus já tinha Lei e já exigia Obediência...

Os textos abaixo narra fatos do povo  antes de chegar no Sinai  no deserto de Sim que fica entre Elim e Sinai....

Exodo 16:1 E partindo de Elim, toda a congregação dos filhos de Israel veio ao deserto de Sim, que está entre Elim e Sinai, aos quinze dias do mês segundo, depois de sua saída da terra do Egito...

Ainda não tinha chegado ao Sinai e olha os fatos registrados:

Êxodo 16: 4 Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.

Deus já tinha uma Lei e já fazia prova dela...

26 Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
27 E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
28 Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?

Deus já tinha mandamentos para ser observados  e leis e  já tinha gente que se recusava guarda-los...

Agora me responda uma coisa: Por que os transgressores  do sábado aqui não receberam a mesma punição que  o homem que violou o sábado  pegando lenha recebeu depois da Lei dada  a Moisés?

Números 15:32 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.

33 E os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação.
34 E o puseram em guarda; porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer.

35 Disse, pois, o SENHOR a Moisés: Certamente morrerá aquele homem; toda a congregação o apedrejará fora do arraial.

36 Então toda a congregação o tirou para fora do arraial, e o apedrejaram, e morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.

Quando a lei foi dada por meio de Moisés  Não foi dado só mandamentos dos muitos que já existiam mas  punições para as  transgressores...

Não havia uma lei promulgada  para punir os transgressores do sábado no deserto de Sim  que se recusaram  a guardar os mandamentos  e a Lei de Deus  mas já havia sido dada a lei com essas  punições quando o homem  punido pegou lenha no sábado....

Assim onde não há lei  como a dada  por Moisés  o pecado não é levado em conta...

Depois da Morte de Cristo  as punições  da  Lei dada a Moisés  não   é mais  aplicada aos transgressores   como era aplicado mas  muitos dos seus mandamentos ainda são citados como mandamentos vigentes  no NT e até hoje muitos citam os dois maiores mandamentos  dessa Lei  escritos nela..

Os cristãos  não tratam a  Lei de Moisés  como os Judeus continuaram  tratando e isso  foi   causa de grandes problemas  para Paulo em suas missões..

Abraços..!!!!!
Ernesto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1217
Cidade/Estado : Limeira. SP
Religião : crista
Igreja : evangelica
País : brasil
Mensagens Curtidas : 172
Pontos de participação : 3369

Mensagem por Ernesto em Ter 20 Out 2015, 11:11

Olá Vasuilvan

Neste tópico eu vejo os três participantes até aqui estão caminhando na mesma direção, com apenas algumas variantes.
Permita que eu dê também a minha contribuição.
---------------------------------
Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. BIBLIA ON LINE
---------------------------------
A lei de Deus é eterna, não digo que sejam sempre os dez mandamentos que conhecemos aqui na terra, O céu também possui leis, se não houvesse lei Satanás e seus anjos não seriam considerado pecadores, II Pedro 2:4, As leis do céu são para o céu, e da terra são para nós e nosos filhos.
Há também a lei que rege o universo, do contrario tudo viraria um caos.
Mas, vamos nos ater somente ao que diz respeito ao planeta terra.
A primeira transgressão aqui foi de Eva e Adão, a lei era que não comessem,
O segundo pecado foi Caim matar seu irmão Abel, se não houvesse lei ele não seria marcado por Deus.
Depois a humanidade descambou duma vez, e no diluvio Gen.6:5,Deus disse que a maldade do homem chegou ao limite da sua paciência.
Abraão conhecia, e vivia a lei de Deus.
Em Gen 26:5,porquanto Abraão obedeceu a minha voz e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis.
Mas, se alguém achar que as leis antigas eram outras, então vamos buscar as dez leis na bíblia antes de Moisés existir.

1) Exodo 20:3,
Josué 24:2, Além do rio habitaram antigamente vossos pais, Terá, pai de Abraão e de Naor; e serviram a outros deuses.

2)Exodo 20:4-6
Não fazer imagem de escultura
Gen 35:2, Jacó ordenou a todos de sua casa que tirassem todos os deuses estranhos de entre eles, (joias com gravura de deuses)e os demais idolos.

3) Exodo 20:7,
Reverencia ao nome de Deus.
Gen.28:16-19, Depois do sonho de Jacó acordou e exclamou,E temeu e disse; Quão terrivel é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus, Temeu,

4)Exodo 20:8-11,
Lembra-te do sábado para santificar.
Exodo 16: 4, Vou provar se andam na minha lei ou não
Exodo 16:26-28, até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
Exodo 16:30, Assim repousou o povo no sétimo dia.

5)Exodo 20:12,
Honra teu pai e tua mãe etc.
Gen 9: 20-25, Noé amaldiçoou Canaã por não ter respeito por ele.

6) Exodo 20:14,
Não matarás.
Gen 4: 1-15,
A maldição sobre Caím por matar seu irmão Abel.

7)Exodo 20:14,
Não adulterar.
Genesis 39: 9, José na casa de Potifar, Como eu faria tamanho mal e pecaria contra Deus? Um pecado contra Deus.

8)Exodo 20:15,
Não furtar.
Gen, 44:16,Os irmãos de José se justificaram que não haviam roubado, não cometeram iniquidade diante de Deus.

9)Exodo 20:16,
Não dizer falso testemunho
Gen 21:23,Abimelec fez um pacto com Abraão, e o fez jurar diante de Deus para não mentir.

10) Exodo 20:17,
Não cobiçar.
Gen,3: 6, Eva cobiçou o fruto da arvore etc;

Abraços Ernesto
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1778
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7083

Mensagem por Maria Madalena em Ter 20 Out 2015, 16:10

João 1:29

SEM LEI NÃO HÁ PECADO. Se alguém tirar a lei, tirará o pecado.
Jesus tirou a lei, portanto, Jesus tirou o pecado.

Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (João 1:29)

Alguém pode dizer: Mas existe pecado no mundo! Pois é....falta fé para enxergar que o critério de divisão agora - não é através da lei - mas é através "dos que morreram e dos que não morreram em Cristo", "dos que nasceram de novo e dos que não nasceram de novo", "dos que adquiriram uma nova natureza e dos que continuaram com natureza carnal".

Maria
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 652
Cidade/Estado : Kaunakakai, Molokai, Havaí
Religião : Adventista do 7o. Dia
Igreja : Adventista do 7o. Dia
País : EUA
Mensagens Curtidas : 6
Pontos de participação : 1800

SALVE-SE QUEM PUDER!!!!

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 20 Out 2015, 16:48

Maria Madalena escreveu:João 1:29

SEM LEI NÃO HÁ PECADO. Se alguém tirar a lei, tirará o pecado.
Jesus tirou a lei, portanto, Jesus tirou o pecado.

Se Jesus “tirou a lei”, socorro!!! Salve-se quem puder!!! Há plena liberdade de ação para mentirosos, ladrões, estupradores, assassinos. . .

Jesus não tirou a lei, pois o que Ele diz é EXATAMENTE O CONTRÁRIO. Diz que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la. E acrescentou que era para respeitar cada j ou til da mesma, do contrário a pessoa seria considerada “o mínimo no reino dos céus” (Mat. 5:17-19).

E notem que Jesus ressaltou o princípio básico da lei como “amar a Deus de todo o coração/amar ao próximo como a si mesmo” quando não havia UM SÓ GENTIO presente, só judeus (Mar. 12:28-34). Será que isso significa que esses princípios foram determinados SÓ PARA JUDEUS? Aliás, Cristo nem está sendo original, pois apenas cita Deu. 6:5 e Lev. 19:18, quando Moisés declarou essas coisas para um público SÓ DE JUDEUS!

Contudo, todos reconhecem que esses são PRINCÍPIOS UNIVERSAIS. E sempre foi pensamento dos cristãos que os 4 primeiros preceitos do Decálogo referem-se a nossos deveres para com Deus, e os 6 últimos, idem para com o próximo.

Aliás, em nosso questinário de 40 perguntas tira-teima sobre o tema da lei do e do sábado (um dos “campeões” de visitas na seção de estudos deste fórum), já fica bem clara a questão sobre Jesus e a lei e Jesus e o sábado. Vou reproduzir aqui algumas das perguntas do mesmo, e se não motivarem respostas objetivas, específicas, claras, concisas, ao ponto, servirão, pelo menos, para séria reflexão a respeito:

14a. – Como Jesus poderia ser levado a sério em todos os tempos se violasse o sábado (ou permitisse isso àqueles sob Sua responsabilidade), diante do que disse em Mat. 5:19?

- Obs.: O que diz tal passagem é: “Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens {da lei que Ele disse não ter vindo abolir, e sim cumprir}, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Os que atribuem a Cristo a desconsideração do sábado ou Seu ensino a respeito disso fazem com que Ele próprio tenha de ser considerado “o mínimo no reino dos céu” à luz de Suas próprias palavras.

15a. – Considerando-se o seu contexto, por que as palavras de Mat. 5:17-19 não se aplicariam aos que HOJE se consideram ‘sal da Terra’ ‘luz do mundo’ e oram o Pai Nosso?

- Obs.: Jesus não diz só que não veio abolir a lei, e sim cumpri-la, como exorta Seus ouvintes sobre o monte (aos quais chamou de “sal da terra”, “luz do mundo” e ensinou a oração do Pai Nosso), a respeitarem todos os mandamentos da lei, desde os mínimos, e assim ensinar aos homens. Ele falava da lei (Torah) como um todo, mas a comunidade cristã no devido tempo entendeu que a parte cerimonial da lei cessou por ter cumprido o seu papel prefigurativo, cerimonial, mas não os seus preceitos morais e universais, como é o caso do sábado.

16a. – Se o sentido de “cumprir a lei” (Mat. 5:17-19) significa que estamos dispensados de observar o sábado, por que isso só é aplicado ao 4º. Mandamento do Decálogo, quando Jesus cumpriu também os 1º., 2º., 3º., 5º., 6º., 7º., 8º., 9º. e 10º. preceitos desse mesmo Decálogo?

- Obs.: Sinceramente, utilizar a expressão “cumprir” para justificar o não cumprimento hoje de um dos mandamentos do Decálogo nem honra a inteligência de quem levanta essa alegação. Sem falar como chega a ser cínico esse argumento do “Jesus não aboliu a lei, mas a cumpriu por nós”, pois usam a palavra “cumprir” no sentido de “abolir”, mas SÓ para aqueles preceitos “inconvenientes”.

17a. – Quando Jesus disse a João Batista, “importa cumprir toda a justiça” (Mat. 3:15), referindo-Se ao requisito do batismo, então ao ser Ele batizado, cumprindo a justiça, ficamos dispensados de cumprir tal requisito hoje?

18a. – Por que cargas d'água, Jesus, criador de todas as coisas, inclusive do sábado (João 1:3; Heb. 1:2), de repente decidiu que não foi uma boa ideia estabelecer tal princípio, daí passando a empenhar-Se numa campanha para desqualificar o preceito do sábado (como fica implícito na forma como certos anti-sabatistas argumentam)?

- Obs.: Mas o próprio Cristo não só observava o sábado (Luc. 4:16), como admitia a necessidade de repouso físico: certa vez, apelou aos discípulos: “Vinde vós, à parte, para um lugar deserto, e descansai um pouco” – Mar. 6:31.

19a. – Se, por Seus atos e palavras quanto ao sábado, Jesus tivesse a intenção de desqualificar o preceito e ensinar Sua abolição, por que recomendou aos discípulos—continuadores de Sua obra—e “às multidões”, no Seu último discurso público, que observassem cuidadosamente TUDO o que seus líderes religiosos ensinavam, o que inescapavelmente incluía o sábado (ver Mat. 23:1-3, cf. Luc. 13:14)?

- Obs.: Só não deviam ser hipócritas como eles, à base do “façam como eu digo, mas não como faço”. Em Luc. 13:14 eles estavam CERTOS em recomendar a fiel obediência ao sábado, mas ERRADOS em proibir o povo de buscar cura com Jesus nesse dia, pois Ele mesmo havia dito que “é lícito fazer o bem aos sábados” (Mat. 12:12).

20a. – Como Jesus poderia ter declarado, “Eu tenho guardado os mandamentos do Meu Pai” (João 15:10), se violasse o sábado, com isso simplesmente proferindo uma mentira?

- Obs.: Para todos os efeitos o sábado AINDA era um dos mandamentos do Pai, mesmo para os que pregam a “abolição da lei” ocorrida só na cruz.

21a. – A que tipo de trabalho Jesus Se referiu quando declarou, “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também” (João 5:18)—de caráter secular ou de outra natureza?

- Obs.: Se a intenção de Cristo fosse abolir com isso a regra do sábado, não é estranho que na Bíblia não se veja isso sendo imediatamente posto em prática pelos Seus seguidores? Além do fato de que Cristo estaria contraditoriamente abolindo tal regra ANTES da cruz, pois foi na cruz que a lei veio a ser “abolida”, pelos ensinamentos do dispensacionalismo.

22a. – Diante das curas de Cristo no sábado e a disputa que isso provocava entre os Seus contemporâneos, havendo os que O acusavam de violar o preceito, e outros que O defendiam disso (João 9:16), de que lado preferiríamos estar—dos que O acusavam ou dos que O defendiam?

- Obs.: É incrível encontrar tantos que se declaram seguidores de Cristo, mas que preferem tomar o partido dos Seus acusadores. Esse, porém, é um direito que lhes cabe e que, sem dúvida, deve ser respeitado. Todavia, os crentes observadores do sábado declaram que preferem ficar do lado de Jesus.

23a. – Se em Mat. 12:5 Jesus está justificando a violação do sábado ao mencionar que os sacerdotes no sábado o violavam no templo e ficavam sem culpa, por que tal critério seria válido só de Seu tempo para cá, não se aplicando à época anterior de séculos e milênios, em que os sacerdotes também “violavam” o sábado e ficavam sem culpa?

- Obs.: O povo de Israel foi castigado com o cativeiro babilônico pela violação do sábado (Jer. 17:21, 22, 27), mas por que não poderiam violá-lo então, sob a alegação de que os sacerdotes naquele tempo também já “violavam” o sábado e ficavam sem culpa?

24a. – Ao Jesus declarar que “o sábado foi feito por causa do homem”, não estava também incluindo-Se a Si mesmo, já que sempre se identificava como “Filho do homem”?

- Obs.: Cristo era tanto homem quanto judeu, assim os que alegam que Ele violava o sábado não têm saída, nem por um lado, nem pelo outro.

25a. – Sendo que o mandamento do sábado estabelece que até os animais de carga deveriam ser poupados de trabalhos no dia do Senhor, e no regime do dianenhumismo essa regra não se torna mais obrigatória, então a misericórdia divina para com os ‘semoventes’ teria findado sob o Novo Concerto?

- Obs.: Se já não é obrigatório poupar tais animais de trabalhos um dia por semana, qualquer um pode utilizá-los todos os dias, sem descanso, ou ceder a alguém que os utilize nos fins de semana.

26a. – Qual era o TEOR dos debates de Cristo com a liderança judaica sobre o sábado--SE deviam guardá-lo, QUANDO guardá-lo, ou COMO observar o dia no seu devido espírito?

- Obs.: Cristo declarou-Se “senhor do sábado” e “maior do que o Templo”, não com o objetivo de desqualificar seja o sábado ou o Templo, e sim para indicar Sua autoridade em corrigir os abusos praticados pela liderança judaica tanto quanto ao sábado quanto sobre o uso legítimo do Templo. Pode-se dizer que assim como Ele expulsou os vendilhões do Templo, também expulsou do sábado as excrescências casuísticas impostas pelos fariseus ao preceito. Esses lideres religiosos judaicos também distorciam o sentido do 5º. Mandamento, quando lhes convinha (Mar. 7:9-12).

27a. – Onde Jesus disse que os “novos” mandamentos de amar a Deus e ao próximo EXCLUEM qualquer dos preceitos do Decálogo, no que se inclui o do sábado?

- Obs.: Tais preceitos de fato não eram novos em sentido absoluto, pois Moisés já havia dito as mesmas coisas em Deu. 6:5 e Lev. 19:18. Cristo está apenas reiterando esses princípios que são a SÍNTESE (não o SUBSTITUTO) de toda a lei divina, o que se confirma com as palavras “destes dois mandamentos dependem TODA A LEI e os profetas” (Mat. 22:40).

Ah sim, eis o endereço onde encontrar o questionário completo:

Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 20 Out 2015, 17:03, editado 1 vez(es)
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 20 Out 2015, 16:58

Vejam, a seguir, como nada menos do que Martinho Lutero apresenta um raciocínio lógico e claro do que se daria caso se admitisse essa ideia de “abolição da lei” num de seus documentos clássicos, de 1539:

O Reformador e grande campeão da doutrina de justificação pela fé, Martinho Lutero, em seu documento “Um Tratado Contra os Antinomistas” escrito em forma de carta a seu particular amigo Gasper Guttil, claramente se refere entre os primeiros parágrafos à “lei moral, ou dez mandamentos”, chamando mais adiante a esses negadores da validade do Decálogo como normativo aos cristãos de “novos espíritos . . . que se empenham em lançar a lei de Deus, ou os dez mandamentos, fora da Igreja”.

Pouco adiante ele menciona novamente certo opositor que

“. . . escreveu contra a Lei Moral, ou Dez Mandamentos; professando ser do mesmo julgamento que nós aqui em Wittenberg, como também em Augsburgo, segundo o teor de nossa confissão e Apologia submetida ao Imperador; e se daqui em diante ele sustentar ou ensinar o contrário, ele deseja que me pronuncie no sentido de que os mesmos estão Anulados e condenados. Eu não consigo encontrar meios de sentir como poderia ele chegar a tão grande baixaria. . .”

Alguns parágrafos abaixo, continua ele:

“Verdadeiramente, admiro-me muitíssimo como se chegou a imputar-me que eu rejeitaria a Lei ou os Dez Mandamentos, já que existem tantas de minhas próprias exposições (e de várias modalidades) sobre os mandamentos, os quais são também diariamente expostos e empregados em nossas igrejas, para nada dizer da Confissão e da Apologia, e outros de nossos livros. E a isso se acrescente o costume que temos de cantar os mandamentos em duas diferentes canções; além de pintura, impressão, talhas e repetição deles pelas crianças, tanto de manhã, quanto ao meio-dia, e à tardinha; . . . e eu próprio, ainda que já velho, costumo recitá-los diariamente, feito uma criança, palavra por palavra”.

Mais adiante, retoricamente até exemplifica o que alguém poderia dizer:

“O quê? O bom Dr. Lutero incentiva tão ardorosamente o [aprendizado dos] Dez Mandamentos e, contraditoriamente, ensina que devem ser rejeitados?”

E prossegue:

“Verdadeiramente, tenho ensinado e ainda ensino que os pecadores devem ser levados ao arrependimento pela pregação e ponderação dos sofrimentos de Cristo, para que possam ver quão grande ira tem Deus pelo pecado. E este não pode ser expiado senão pela morte do Filho de Deus. . . . Mas como se admitiria daí que, com isso, a lei deve ser removida? . . . Quando Isaías diz, no capítulo 53, ‘foi moído por causa das transgressões do Meu povo’, rogo que me digam—aqui os sofrimentos de Cristo são pregados, de que Ele foi esmagado por nossos pecados: É a lei com isso rejeitada? Qual é o significado destas palavras, ‘pelos pecados de meu povo’? Não é o sentido delas, ‘porque o meu povo tem pecado contra a Minha lei, e não a têm observado?’ Ou pode-se imaginar que não haveria qualquer pecado onde não há lei?

“Quem quer que anule a lei, deve por necessidade anular o pecado também. . . Pois o Apóstolo declarou: ‘Onde não há lei, não há pecado’. Se não houver pecado, então Cristo nada é. Pois, por que morreu Ele, se não houvesse lei nem pecado, pelo que iria Ele morrer? Por aí se pode ver que o diabo tenciona, mediante essa assombração enganosa, eliminar, não tanto a lei, como a Cristo, o cumpridor da lei.

“Pois ele sabe muito bem que Cristo pode ser rápida e levianamente esquecido: mas a lei sendo gravada no fundo do coração, é impossível apagá-la, como podes observar nas queixas que são expressas pelos benditos Santos de Deus nos Salmos, que não podem suportar a ira de Deus, que nada mais é do que a pregação viva da lei em suas consciências. E o diabo também não é ignorante . . . de que é impossível que a lei possa ser removida do coração dos homens, como o Apóstolo o prova no segundo capítulo aos Romanos, vs. 14 e 15.

“Seu principal estratagema [do diabo], portanto é tornar as pessoas seguras, e ensiná-las a diminuir tanto a lei quanto o pecado, a fim de que quando forem subitamente tomadas, seja por morte ou por uma consciência má, possam sem qualquer remediação afundar no inferno. . . .”

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Ter 20 Out 2015, 17:16

Prof Azenilto

Ah sim...Você lê apenas uma parte do meu comentário, né ?

A parte que eu explico sobre a 'nova natureza", o "nascer de Deus", você SEMPRE despreza completamente. É por isso que você argumenta: "Socorro! Podemos matar, roubar...!"

AFF...
Aff...
Eu digo:
Aff...

Mad
Prof. Azenilto G. Brito
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Ter 20 Out 2015, 18:42

O problema, cara jovem, é que o seu conceito de ‘nova natureza e ‘nascer de Deus’ INCLUI, e não exclui, a ideia de que Cristo tirou a lei. Então, há uma ‘nova natureza’ sem existência da lei, nesse seu entendimento, um ‘nascer de Deus’ que estranhamente não contempla a lei desse Deus como norma de conduta.

Então, as coisas ficam confusas, contraditórias, sem nexo mesmo. O que devia reparar é que há uma promessa no Novo Concerto--de que Deus mesmo escreve as Suas leis nos corações e mentes dos que aceitam os termos desse Novo Concerto (Novo Testamento).

Daí temos a 6a. pergunta de nosso questionário tira-teima sobre o tema da lei e do sábado que não incluí na citação do mesmo acima:

6a. – Onde é dito que ao escrever o que é chamado de “Minhas leis” [de Deus] nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Concerto [Novo Testamento], como é a promessa em Heb. 8:6-10, nesse processo Deus, a) deixa de fora o preceito do sábado; b) mantém o preceito, mas trocando a santidade do 7º. para o 1º. dia da semana; c) deixa o conceito de “dia do Senhor” como um “domingão do crentão”, nele podendo-se comprar, vender, ver o esporte no estádio ou na TV; OU, d) deixa o conceito de dia de repouso como uma prática vaga, voluntária e variável segundo os interesses ou conveniências do crente (ou do seu empregador)?

Aliás, a 7a. também vem bem a calhar nesta discussão:

7a. – Por que em Heb. 8:10 e 10:16 é dito que as leis que Deus escreve nos corações e mentes dos que aceitam os termos do Novo Concerto [Novo Testamento] são chamadas de “Minhas leis” [de Deus], e não lei de Cristo, lei do Espírito, lei da fé, lei do amor?

- Obs.: Claro que tais leis abrangem tudo isso—são de Cristo, da fé, do amor, do Espírito. E observe-se que Heb. 8:6-10 é mera reprodução de Jer. 31:31-33, daí que essas leis por Deus escritas nos corações sob o Novo Concerto são AS MESMAS do tempo de Jeremias. Claro que isso não inclui os aspectos cerimoniais, prefigurativos, pois quando Hebreus foi escrito o seu autor e seus leitores primários sabiam que o véu do Templo se rasgara de alto a baixo quando Cristo proferiu o “Está consumado” (Mat. 27:51), indicando o fim das leis cerimoniais, não das leis morais, em que se inclui o sábado.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Ter 20 Out 2015, 18:53

Prof. Azenilto

Se o homem precisa de LEI, logo, sua NATUREZA é terrena.
Se o homem precisa da lei "não mate", logo, sua natureza é de quem mata.
A proposta de Deus, foi fazê-lo morrer e dar um novo nascimento ao homem, foi transformar lobos em ovelhas

Ovelhas matam? Não
Jesus transforma pelo ES, transforma em ovelhas e para as tais, a lei de nada servem. Deus transforma pessoas em LIVRES, como passarinhos, como crianças inocentes, ovelhinhas guiadas pelo Sumo Pastor.

(Veja que,se voce separar minhas frases, ficará sem sentido, portanto, se quiser cita-las, as faça na forma completa, pois explico e dou a conclusão)

....
Lei: Ovelha, não mate!
A ovelha dirá: "Ora, de que me serve essa lei hoje (se eu era lobo, mas agora renasci ovelha?"
Lei: Ovelha, não roube:
A Ovelha dirá: "Ora, de que me serve essa lei hoje (se eu era raposa, mas agora renasci ovelha?"
Lei: Descansa, adora, santifica no meu sábado
A ovelha dirá: "Ora, de que me serve essa lei hoje, se o descanso em Deus, a adoração a Deus e a santificação em Deus MORA dentro de mim?

O REINO DE DEUS nos dia de HOJE é INVISÍVEL , pois está DENTRO de cada renascido em Cristo. Logo, não tem "aparência" externa de 'obediência"

cyclops
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2209
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Religião : Cristianismo
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 148
Pontos de participação : 5832

Mensagem por Gilcimar em Ter 20 Out 2015, 20:07

Madalena..

Teu discurso é lindo  mas nenhum texto bíblico confirmando  o que disse quando  a postagem que pretende responder é de alguém que enriqueceu   com textos bíblicos.

Não vi nenhuma refutação  mas infelizmente uma negação trabalhada  com palavras próprias e nenhum trecho  citado do Azenilto...

Impressionante que você até nega o texto onde podemos ler que Deus na nova aliança inscriviria leis na mente....

Veja:

Hebreus 8:10 “10 Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo..."

Deus disse por meio do profeta:

“Imprimirei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração."

Madalena diz:

"Se o homem precisa de LEI, logo, sua NATUREZA é terrena"

Não entendo como pode contrariar as  próprias palavras de Deus por meio do profeta...

Mas  como  Deus imprimiu   suas leis na  mente dos seus filhos logo podemos perceber que isso é
verdade  nas declarações de um dos seus filhos...

Paulo diz:

Romanos 7:25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado.

As palavras de Paulo comprova que Deus fez o que prometeu  pois Paulo  diz ser escravo da lei que Deus imprimiu na mente....

Infelizmente Madalena talvez continuará sem razão Bíblica negando isso mas temos que respeitar a decisão dela.....

Eu prefiro ficar com as palavras de Deus e  a experiência de Paulo segundo os textos citados....

E vocês?

Abraços..!!!!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Ter 20 Out 2015, 20:24

Gilcimar

Minhas razões são bíblicas. O que eu disse de anti-bíblico? Que frase minha é anti-bíblica?

Maria

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 14:56