F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Doutrina da Predestinação: Por que as pessoas tem tanta resistência a tal?

Compartilhe

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Re: Doutrina da Predestinação: Por que as pessoas tem tanta resistência a tal?

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 11:21

--

Dois pontos são relevantes:

> Pelos bons frutos se conhece a árvore
> As ovelhas ouvem a voz de Cristo e o segue

Hitler teve más frutos....
Gandhi não seguiu o pastor...

Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2592

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 07 Out 2015, 11:25

@Gleison

Continuo confuso, você diz no post numero 29 que CRER em Jesus não é regra contradizendo o que está escrito e agora você dá a entender ter voltado para trás e confirmado que CRER em Jesus é sim uma regra.
Não entendi ainda o que exatamente você quer dizer... (???)

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 11:30

--

Estabelecer regra para ser escolhido, não faz sentido. Não temos mérito nenhum na eleição.

Crer em Jesus é uma consequencia da eleição, não é a eleição uma consequencia de crer em Jesus.

Como dito em Atos 13, os destinados para a Vida é que creem (não o contrário).
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 07 Out 2015, 11:38

@Gleison

Então porque Jesus pediu ou ordenou para que pregassem o evangelho:"Ide e pregai..."

Se Deus escolhe quem deva CRER em Jesus não faz sentido então sairem a pregar sobre Jesus e nem precisava estar escrito que quem NÃO CRER já está condenado !

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 16:56

--

Vamos ler esse texto que não existe inteiro...

"Ide, pregai o evangelho a toda criatura: Aquele que crer e ser batizado será salvo, aquele que não crê já está condenado"

Todos nós por natureza somos condenados, pois como Paulo disse, "não há nenhum justo e não há ninguém que faça o bem, nenhum se quer". O mesmo Paulo também disse que "somos criados para as boas obras, que Deus PREPAROU para que andássemos nela".

Resumindo: Ninguém seria salvo, se levasse em conta o tal "livre-arbítrio". Por que ninguém consegue escolher, por si só, obedecer a Deus.
Para isso Deus enviou seu Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça. E quem é que crê? O predestinado. E a quem Deus prepara boas obras? O predestinado.

A pregação da fé é um meio que Deus quis para que os predestinados fossem "manifestos": É pelo ouvir que vem a fé, mas não há como ouvir se não há pregação. Por isso Deus nos envia para tal.

"Crer" não é regra, é sinal. É presente de Deus.

A doutrina predestinacionista é a única que, junto com a pregação sobre salvação, com a pergunta "o que preciso para ser salvo?", pode-se responder apenas: "Creia".
Qualquer outra terá de prolongar a conversa citando, quem sabe, 613 leis... rsrs

Pois para quem não é predestinacionista, o evangelho da vinda, morte e ressurreição de Cristo não basta. A morte de Cristo não é suficiente. Precisa de obras humanas.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 07 Out 2015, 17:09

@Gleison

Quando parece que entendo volto a ficar confuso !
Afinal, o que significa Deus ELEGER seu escolhido ? Se você diz que ninguém se faz por merecer ser escolhido tanto que no post numero 33 você diz que ser eleito não é consequencia de CRER em Jesus, então, qual a razão de PREGAR ? Qual a razão de ter fé por ouvir ? Se mesmo CRENDO em Jesus não significa ser eleito ?
Se é Deus quem COLOCA a FÉ em Jesus no coração do eleito, qual a razão de pregar ? Simplesmente ele com sua ONIPOTENCIA converta !

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 18:46

--

Ele também com sua onipotência, deveria acabar com toda fome no mundo, certo? Ue.

Não coloque "humanice" em Deus, meu amigo Smile

Mas, Deus em sua onipotência é que dispõe o homem a converter-se. Ninguém consegue se converter, se Deus não o eleger. E todo aquele que Deus elege, se converte. A fé é dom de Deus.

A razão de ter de pregar, é justamente o que Cristo disse:
Jesus respondeu: "Eu já lhes disse, mas vocês não crêem. As obras que eu realizo em nome de meu Pai falam por mim,
mas vocês não crêem, porque não são minhas ovelhas.
As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.
Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão.
Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.
Eu e o Pai somos um".
João 10:25-30

Existe a predestinação tal como existe a livre agência. A "livre agência", é a ação do homem dentro dos planos de Deus. Deus dá a fé, Deus dá o arrependimento, Deus dá todas as condições para seus eleitos serem salvos, e seus eleitos é que exercem a fé, se arrependem e se convertem, por si mesmos. E são salvos por esta graça.

Para que o eleito exerça fé na Palavra, é necessário ouvir a Palavra.

Seu argumento só seria válido se, além de Deus dar o dom, exercesse o dom. Mas não é assim.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 18:52

--

Na Confissão de Fé de Westminster, encontramos o seguinte:

"
Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz, iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça.
"

Grifo meu.

Capítulo X : Vocação Eficaz.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 07 Out 2015, 19:01

@Gleison

Neste seu post numero 37 não vejo Deus ELEGENDO, vejo pessoas fazendo-se merecedoras de serem eleitas ouvindo a pregação !

Quando você diz que é Deus QUEM ELEGE é ele praticando a ação independente da voluntariedade da pessoa !
Quando você diz que a pessoa foi predestinada, ela sofreu ação do agente que lhe determinou ou decediu-lhe o destino !

Afinal a pessoa faz por merecer ouvindo a pregação ou é Deus quem de fato ELEGE ? Ou é Deus quem DECIDE ELEGER ou é a pessoa QUE FAZ POR MERECER SER ELEITA ?

Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 786
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Cristão
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 15
Pontos de participação : 1551

Mensagem por Adauto em Qua 07 Out 2015, 19:15

"Doutrina da Predestinação: Por que as pessoas tem tanta resistência a tal?"

Porque estão predestinadas a terem resistência.
Essa é aquele tipo de pergunta que não deveria ser feita.
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 22:19

--

Benedito,

Os predestinados não resistem em crer na Palavra que ouvem. Será que é tão difícil entender?
Enquanto quem não é predestinado não adquire essa mesma fé, e portanto, NÃO CONSEGUE crer.

Jesus foi claro: Vocês não creem PORQUE NÃO SÃO MINHAS OVELHAS.

Quem crê é porque é predestinado, como dito em Atos 13, quem crê é ovelha de Cristo, como diz o próprio Cristo, etc.

Ninguém consegue merecer salvação sem Deus lhe conceder o dom da fé. Só somos justificados pela graça mediante a fé, que não vem de nós, vem de Deus!

Graça: Benignidade IMERECIDA Wink
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qua 07 Out 2015, 22:23

--

Adauto,

Para essa pergunta do tópico, Paulo já respondia em seu tempo: A graça é tido como "loucura", e tida como "pedra de tropeço", como diria Pedro.

Pois a carne quer ter algum mérito pela salvação.

Já, na Graça, a glória é SOMENTE para Deus.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 07 Out 2015, 23:13

@Gleison

O que posso dizer.... Você tem razão enquanto sente razão no que defende, tenho que depositar FÉ na sua honestidade em assim crer mas não posso ser desonesto comigo.

Quem foi eleito tá eleito e ponto... porque precisamos saber que você está eleito ? Porque os eleitos precisam saber que estão eleitos ? E que diferença faz ao não eleito saber que NÃO CRENDO já está condenado ? Ora quem não foi eleito não vai lhe fazer diferença alguma saber desta palavra dura do evangelho, "Se não crê já está condenado", não foi escolhido mesmo oras !

Mas não vejo lógica Deus ELEGER para OUVIR PREGAÇÃO... Para que ? Já foi escolhido para ser salvo, tá salvo... que diferença faz ouvir uma pregação ou não ? Ou foi eleito para justamente ouvir a pregação ? Na minha opinião, OS ELEITOS deveriam evangelizar e não serem evangelizados mas que adiantaria evangelizar os ESCOLHIDOS PARA A PERDIÇÃO ?

Você disse que a eleição não é consequencia de CRER em Jesus, ou seja, então há crentes em Jesus que não estão eleitos. Baseado em que você CRÊ que é um ELEITO sendo que você também disse que quem procura pista para saber de si mesmo já é sinal de NÃO SER um ELEITO ?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 08 Out 2015, 00:08

--

Benedito,

Se você continuar a por "humanice" em Deus, poderá dizer: Para que o eleito nascer, se ele já está salvo? Que vá direto ao céu!
rsrsrs

Deus não elege para "ouvir", mas dá a fé para que, dentre os muitos ouvintes, alguns creem.

Foi eleito para receber a fé, e consequentemente ser justificado.

Mesmo aqueles que não acreditam em predestinação, se eles têm a certeza da salvação (FÉ), são eleitos.
Pois a verdadeira fé só tem quem é eleito. Isto é, só é crente quem é eleito.
Logo, se tem fé de que será salvo, se a pessoa crê, ela não vai ficar em busca de pistas sobre sua eleição, não faria sentido isso.

Não sei quantas vezes mais vou precisar gritaaar de que a graça é mediante a fé e a fé é dom de Deus!!!!!!!!!!
Não sei quantas vezes mais vou precisar gritaaar que o eleito não é empurrado para crer, mas sim convencido!!!! E é pela Palavra que o ES convence! A pregação é para que as ovelhas ouçam a voz do pastor, e elas o seguem.

"E aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes igualmente justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou."
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qui 08 Out 2015, 00:36

@Gleison

Então que diferença faz tocar neste assunto de predestinação ?! É confuso porque como você mesmo diz, todo eleito busca a Jesus mas nem todos que o buscam são eleitos !

Ainda não sei os critérios que você usa para saber ser um eleito já que o próprio Jesus diz que nem todos que o chamam de senhor lhe é mesmo digno. Como você sabe ser um dos eleitos ?

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 08 Out 2015, 00:38

--

Recomendo a leitura deste artigo:
http://www.monergismo.com/textos/evangelismo/evangelizacao_eleicao.htm

--

Monergismo.com escreveu:
(...)

Agora fica assegurada uma conclusão das mais significantes. Em vez de tornar supérflua a evangelização, a eleição requer a evangelização. Todos os eleitos de Deus têm que ser salvos. Nenhum deles pode perecer. E o Evangelho é o meio pelo qual Deus lhes comunica a fé salvadora. De fato, é o único meio que Deus emprega para esse fim. "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus" (Romanos 10:17).
Observe-se que, por paradoxal que pareça, a eleição é universal. Certamente, a eleição é a escolha de certas pessoas, dentre um maior número, para a vida eterna. Assim a eleição reflete particularismo. Contudo, num sentido real, a eleição é universal. Deus tem os Seus eleitos em todas as nações e em todas as épocas. A igreja é composta de "eleitos de toda nação", e em nenhum período da história os eleitos pereceram na terra, e jamais acontecerá isto no futuro. Deus quer que o Evangelho seja proclamado no mundo todo e em todo o tempo para que seja congregada a soma total dos eleitos. É bom repetir, pois: a eleição exige a evangelização.
A mesma verdade pode-se ver de outro ângulo. A Escritura ensina que a eleição foi feita com vistas às boas obras. Disse Paulo: "Somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10). E a Escritura ensina especificamente que a eleição foi feita com vistas ao testemunho. Disse Pedro: "Vós sois raça eleita...a fim de proclamardes as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz" (1 Pedro 2:9). Deus escolheu determinadas pessoas, não só para irem para o Céu quando morrerem, mas também para serem Suas testemunhas enquanto estiverem na terra. Digamos outra vez: a eleição exige a evangelização.
Eis outra conclusão igualmente significativa: a eleição assegura que a evangelização resulte em conversões genuínas. O pregador do Evangelho não tem como dizer quem em seu auditório pertence aos eleitos e quem não pertence. Mas Deus sabe. E Deus está pronto para aplicar e abençoar Sua Palavra nos corações dos Seus eleitos para a salvação. O momento preciso em que apraz a Deus fazer isso no caso de um eleito individual, não sabemos, mas é certo e seguro que o fará antes da morte da pessoa. Exatamente tão certo como todos os eleitos de Deus serão salvos, é certo que a palavra do Evangelho não tornará a Deus vazia (Isaías 55:11).

(...)
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gleison Elias em Qui 08 Out 2015, 00:46

--

Benedito,

É confuso porque como você mesmo diz, todo eleito busca a Jesus mas nem todos que o buscam são eleitos !

Ninguém anseia em buscar o pastor se Deus não o tiver escolhido como ovelha. Muito pelo contrário, é da natureza humana buscar suas próprias vontades e não a vontade de Deus e seu Cristo.
"Buscar-me eis e me achareis, se buscardes de todo coração".

Ainda não sei os critérios que você usa para saber ser um eleito já que o próprio Jesus diz que nem todos que o chamam de senhor lhe é mesmo digno.

Justamente.
Isso só demonstra que, a predestinação é necessária, que a fé justifica sem obras.

Pode-se fazer de tudo, mas se não houver fé genuína que vem de Deus, nunca será salvo. E só tem fé quem Deus, em sua misericórdia, dar fé.

Pode gritar por aí que Jesus é o Senhor, mas, se apenas confessa da boca mas não crê no coração, não será salvo.
Ninguém tem capacidade, por si, de escolher ser salvo. Nada que se faça, salva.

É Deus que escolhe, que chama e justifica.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 22 Out 2017, 07:54