F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Blasfêmia Contra o E.S

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: Blasfêmia Contra o E.S

Mensagem por Norberto em Seg 06 Ago 2012, 18:33

.
Sargento,

Para o ponto em questão, talvez seja a minha última participação, pois não pretendo tratar de livre arbítrio.

Entendi seu ponto de vista. Mas, “concordo” e “não corcordo” com ele. Explico:

Segundo o seu ponto de vista, CONCORDO que a incredulidade seja um pecado mortal pois, segundo seu entendimento, o incrédulo sairá dessa condição de pecador, “se Deus conceder o novo nascimento, e isso é dom de Deus e não uma opção ou algo que se atinge! Nisto não dependemos de um livre-arbítrio imaginário!”

NÃO CONCORDO que a incredulidade é um pecado imperdoável, pelos motivos que já expus em outras postagens e por crer que temos livre arbítrio.
.

CarlosB
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 153

Blasfêmia Contra o E.S

Mensagem por CarlosB em Ter 07 Ago 2012, 19:06

.
Norberto escreveu:
Segundo o seu ponto de vista, CONCORDO que a incredulidade seja um pecado mortal pois, segundo seu entendimento, o incrédulo sairá dessa condição de pecador, “se Deus conceder o novo nascimento, e isso é dom de Deus e não uma opção ou algo que se atinge! Nisto não dependemos de um livre-arbítrio imaginário!”

NÃO CONCORDO que a incredulidade é um pecado imperdoável, pelos motivos que já expus em outras postagens e por crer que temos livre arbítrio.
Ah! Então concorda que Deus vai salvar o que não crê, é isso?? Então para quê Jesus ter vindo morrer se podia ser salvo sem crer nele?? Então aqui Jesus mentiu e ainda vai salvar??

João 3:18 - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
Quanto ao livre arbítrio isso não existe. Quantos foram salvos pelo livre arbítrio no velho pacto??
.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qua 08 Ago 2012, 12:13

.
Não é isso CarlosB. Você não comprendeu.

Explicando melhor, concordaria contigo caso aceitasse que livre arbítrio seja algo imaginário.

Ao contrário, se um descrente passa a crê, ele deixa de morrer. Por isso, como já expliquei e volto a repetir, nenhum pecado que possa ser perdoado, poderá ser considerado como blasfêmia contra o Espírito Santo, pois o blasfemar é um pecado IMperdoável, conforme as palavras de Jesus.

Não que eu queira ser repetitivo mas, finalizo assim:

> blasfêmia contra Espírito Santo - IMPERDOÁVEL.

> incredulidade - PERDOÁVEL, no seu entendimento depende do dom de Deus para salvação do eleito.

> se incredulidade é perdoável para alguns (eleitos) então NÃO pode ser considerada (a incredulidade) como blasfêmia contra o Espírito Santo, já que para alguns (os eleitos) deixa de ser IMperdoável.
.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1694
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4082

Mensagem por Jefté em Sex 10 Ago 2012, 15:29

Olá irmãos

Irmão Norberto
Sobre isso:
Não é isso CarlosB. Você não comprendeu.

Explicando melhor, concordaria contigo caso aceitasse que livre arbítrio seja algo imaginário.

Ao contrário, se um descrente passa a crê, ele deixa de morrer. Por isso, como já expliquei e volto a repetir, nenhum pecado que possa ser perdoado, poderá ser considerado como blasfêmia contra o Espírito Santo, pois o blasfemar é um pecado IMperdoável, conforme as palavras de Jesus.
O caso é justamente esse; por exemplo:
A blasfêmia que os fariseus proferiram está relacionada diretamente a fé em Cristo, por exemplo:
"Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios." (Mateus 12:24)

E Jesus diz:
"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.
Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." (Mateus 12:30-31)

Tudo o que os fariseus disseram, disseram por não crerem em Cristo.
Porquanto, a blasfêmia é o ato de se não crer.
Agora, pelo fato de em vida, o homem (por não conhecer o evangelho, e blasfeme de Cristo, c/ sua boca; ao se converter a Cristo, claro, é perdoado, porquanto creu.
Mas se morre neste estado então se consuma a blasfêmia, conforme diz:
"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." (clesiastes 9:4-5)

Agora, uma coisa é certa:
Os fariseus que disseram aquela blasfêmia não criam.

E conforme outro irmão já ressaltou, o que diz o evangelho:
"Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo. 3:18)

Ora, se já está condenado, como poderá obter perdão??
Também já ouvi de muitos que antes de conhecerem a Cristo, blasfemaram c/ seus lábios.
E Jesus disse:
"Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo." (Marcos 3:28-29)
Todo o pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens...
Ora, a blasfêmia é proferida c/ a boca; e toda a sorte de blasfêmias (disse o Senhor) será perdoada aos homens...

E quanto a isso:
Não que eu queira ser repetitivo mas, finalizo assim:

> blasfêmia contra Espírito Santo - IMPERDOÁVEL.

> incredulidade - PERDOÁVEL, no seu entendimento depende do dom de Deus para salvação do eleito.

> se incredulidade é perdoável para alguns (eleitos) então NÃO pode ser considerada (a incredulidade) como blasfêmia contra o Espírito Santo, já que para alguns (os eleitos) deixa de ser IMperdoável.
Acontece que os que permaneceram na incredulidade, o que será deles???
Aliás, acaso Paulo quando era incrédulo não lutava contra Cristo matando e aprisionando os irmãos??
E ele diz que foi blasfemo.
O caso é que p/ você a blasfêmia contra o Espírito Santo seja qualquer falar contra o Espírito.
Ora, na verdade, a blasfêmia contra o Espírito é não crer em Cristo - porquanto é um pecado e uma blasfêmia ESPIRITUAL - e p/ esse não há perdão - porquanto negou o único Deus!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Sex 10 Ago 2012, 17:46

.
Jetfé,

O ponto X do meu entendimento está no que já venho afirmando. Não consigo compreender como algo (o não crer) pode ser considerado como blasfêmia contra o Espírito Santo, se essa blasfêmia deveria ser imperdoável.

Imperdoável é imperdoável. Isso é um ponto. E o "não crer", basta um dia a pessoa vir a crer na Verdade e aceitar o único Senhor e Salvador, ele é perdoado.

Você pergunta: "Acontece que os que permaneceram na incredulidade, o que será deles???"

Morrerão na incredulidade, sem salvação. E isso não quer dizer que blasfemaram contra o Espírito Santo.

Depois você citou que Paulo foi blasfemo: "Aliás, acaso Paulo quando era incrédulo não lutava contra Cristo matando e aprisionando os irmãos??
E ele diz que foi blasfemo."

Sim, Paulo, pode até ter blasfemado, mas não contra o Espírito Santo. Caso contrário nunca receberia perdão, conforme as palavras de orientação do Senhor Jesus.

Depois você observou: "O caso é que p/ você a blasfêmia contra o Espírito Santo seja qualquer falar contra o Espírito."

Não. Não é bem assim. O que posso afirmar o que seja blasfêmia contra o Espírito Santo é o que encontrei como exemplo e está registrado na Bíblia. Ou seja, pessoas atribuiram uma obra do Espírito como sendo dos demônios. Em cima dessa situação Jesus observou que blasfêmia contra o Espírito Santo é imperdoável.
.

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 11 Ago 2012, 13:55

Boa tarde

Explicando melhor o seja blasfemar contra o Espirito Santos

Eu como ATEU posso usar linguagem irreverente contra Jesus, Deus, todos os santos e profetas e ainda roubar-matar - mentir etc.....mesmo assim seria perdoado caso venha acertar o seu evangelho no futuro, mas se eu blasfemar contra o ESPIRITO SANTO acusando Jesus Cristo de ser possuído por demônios, em vez de cheio do Espírito Santo. Nesse caso mesmo que venha a me converter, não teria o perdão. É o único pecado que não há perdão, conforme os verso de Marcos 3:22-30 e Mateus 12:30-37 - Quem não é comigo é contra mim, e quem não ajunta, espalha. E assim eu vos digo: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.

Marcelo Almoedo
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 419
Cidade/Estado : faro
Igreja : Igreja Dos Eleitos
País : Portugal
Mensagens Curtidas : -20
Pontos de participação : 1036

Mensagem por Sargento em Sab 18 Ago 2012, 14:08

Norberto...

Como já disse noutros tópicos, só agora pude responder e por isso peço desculpa.

Sargento,

Para o ponto em questão, talvez seja a minha última participação, pois não pretendo tratar de livre arbítrio.

Entendi seu ponto de vista. Mas, “concordo” e “não corcordo” com ele. Explico:

.

Pois...

Aquele que houve o evangelho e não crê, como disse Cristo "já está condenado".

Mas do entendimento correcto disto depende o entendimento da inexistência do livre-arbítrio o qual não existe senão em Deus, mas se não pretende falar disto também não vou insistir.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagem por Norberto em Sab 18 Ago 2012, 16:20

.
Ok Sargento. Agradeço pela atenção.
.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 228
Cidade/Estado : Maceió/Alagoas
Religião : Adventista do Sétimo Dia
Igreja : Igreja Adventista do Sétimo Dia
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 264

Mensagem por Jonas E. em Seg 24 Set 2012, 09:07

Queridos amigos, gostaria de explicar da forma mais clara que me é possivel o que é o "blasfemar contra o Espírito Santo". Mas antes de tudo, gostaria de reafirmar que Deus pode perdoar qualquer pecado, e não existe nenhuma contradição nisso.

1- O Espírito Santo nos convence do pecado, isto é, nos convence que somos pecadores e que dependemos do perdão de Deus e do sangue de Jesus para vivermos. Aki vemos que as 3 pessoas da trindade tem função direta na salvação do homem. Mas atentemos para o ministério do Espírito Santo, que é nos convencer do pecado.

2- Se não reconhecemos que somos pecadores, não pediremos perdão e não nos arrependeremos.

3- No entando, blasfemar contra o Espírito Santo não é o ato de falar algo contra Ele ou atribuir obras ruins ao Espírito Santo. Mas não deixa-lo cumprir sua obra em nós.

4- Para ser mais claro. Uma pessoa que mata outra, o Espírito Santo irá mostrar a pessoa o seu pecado para que ela se arrependa. Caso a pessoa aceite que é pecador e procure o perdão divino, esse será perdoado. Porém, se essa pessoa acha que estava certo e continuar matando, essa pessoa estará blasfemando contra o Espírito Santo. Pois não reconhece seu erro.

6- Ninguém é capaz de aceitar Jesus como Salvador se não perceber que depende Dele. E essa é a função do Espírtio Santo, mostrar o erro.

7- Quando pecamos e não reconhecemos o erro, não pedimos perdão e não tentamos mudar nossa vida, estamos blasfemando contra o Espírito Santo. Se morrermos nesse estado de negação ao Espírito Santo, não haverá perdão. Pois nunca nos arrependemos dos erros. E após a morte não existe mais perdão.

Sendo assim, é possivel saber se estamos ou não blasfemando contra o Espírito Santo.

Caso eu tenha deixado alguma dúvida sobre a resposta, pode me mandar uma mensagem que eu terei o prazer em responder ou esclarecer.

A paz do Senhor a todos. Amém
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 24 Set 2012, 13:20

Olá Jonas...

Não tenho participado muito no fórum ultimamente por falta de tempo, mas falo agora.

Aquilo que a boca diz ou as mãos realizam (obras) não são a blasfêmia mas sim um testemunho que nem sempre é fiel a não ser aos olhos sábios do espírito que discerne tudo.

Tanto o arrependimento, como a blasfêmia acontecem no coração e não por palavras ou obras.
Do mesmo modo o reconhecer o erro acontece no coração e não no que dizemos ou fazemos, assim como também a nossa vontade muda após o novo nascimento embora segundo as obras continuemos pecadores e condenáveis.

Resumindo, o blasfemar contra o espírito santo é não crer e isso acontece no coração e não no que se faz nem em atitudes...

Assim como a verdadeira adoração é a do coração, o verdadeiro pecado é o do coração.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Seg 24 Set 2012, 13:27

Exatamente como vc mencionou Sargento, a blasfêmia vem do coração. Por isso que eu afirmei que quando blasfemamos contra o Espírito Santo, estamos fechando a porta do coração pra Ele. O arrependimento tbm vem do coração. Uma pessoa que não se arrepende não pode ser salva, e pra se arrepender é necessário deixar o Espírito Santo trabalhar em nossas vidas.
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 24 Set 2012, 14:13

Certo Jonas.

Mas tenha uma coisa em conta (que é o que estou querendo frisar)...

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 1 Coríntios 2:14

O homem natural não aceita o espirito, é necessário que primeiro o espírito mude o homem para que este o possa aceitar... é necessário primeiro deixar de ser natural (nascer de novo) para que possamos aceitar o espirito pois antes disso nunca o faríamos.

Abrir o coração ao espírito (ou não) depende de Deus e não nós.

E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia. Atos 16:14

Logo, desde o espirito trabalhar em nós ao nosso arrependimento tudo vem dELE e não de nossa iniciativa.
É o Espírito que ELE envia que nos convence, e esse é o motivo pelo qual o aceitamos, porque fomos por ele convencidos.

A blasfémia é ouvirmos a verdade e o nosso coração revelar-se contrário ao Espírito Santo... é desse coração natural que provém toda a maldade (independentemente das obras), e esse coração em si mesmo é pecado diante de Deus... por isso é que todo o homem é reputado por inimigo de Deus antes do novo nascimento ainda que não tenha manifestado a sua rejeição natural ao evangelho.
Não pode no entanto ser mudado senão pela vontade de Deus por meio do novo nascimento o qual vem exclusivamente pela misericórdia de Deus ao pecador.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Seg 24 Set 2012, 14:37

Pois éh, amei sua explicação. (eu não tinha entendido antes). Concordo com suas apontações.
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Seg 24 Set 2012, 19:36

Jonas, fico contente que tenha achado bem à minha explicação, no entanto não tenho a certeza de que realmente me entendeu e até onde vai isto que eu referi e o que implica.

Amigo, não me leve a mal, mas digo isto baseado em ver no seu perfil que é adventista... pelo que sei a doutrina adventista não está totalmente de acordo com isto, não do modo que eu expus as coisas.
Ou talvez não me tenha explicado da melhor maneira, ou talvez não me entendeu correctamente, ou talvez ainda não entendeu no que a doutrina adventista difere disto ou do seu entendimento.

De qualquer modo fico contente que ache bem e espero muito sinceramente que tenha realmente entendido e esteja de acordo pois isto é acerca DO SENHOR a única porta que livra do pecado mortal e pela qual só entra aquele que a reconhece por ter os olhos abertos... porque se os olhos tiverem fechados a vida cheira a morte, e é essa a condição de todo o homem natural desde a sua nascença, e consequentemente peca mortalmente, e blasfema do espírito, e está sob condenação.

Paz amigo.

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Seg 24 Set 2012, 19:52

Agora fiquei confuso, o que eu entendi era que vc tinha concordado comigo, porém havia complementado. Acho que eu estava enganado. Vc poderia explicar de novo?
Sargento
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Sargento em Ter 25 Set 2012, 09:18

Jonas...

Sim, concordei com as suas palavras, mas sei que nem sempre por trás das mesmas palavras está o mesmo entendimento, especialmente por escrito.

Tome como exemplo a Bíblia... existem milhares de diferentes doutrinas "cristãs" e todas elas se baseiam nas palavras da Bíblia... no entanto a verdade é só uma o que faz da maioria heresias apoiadas na palavra da Bíblia.

Pela letra podemos chegar a mil entendimentos diferentes, e por esse motivo é que complementei as suas palavras pois estão certas, mas quanto ao entendimento por trás delas não sei se realmente coincidimos... entende onde quero chegar?

Bem, respondendo-lhe, aquilo que eu disse é acerca da blasfémia contra o Espírito Santo, mas realcei o facto de a única maneira de não o fazermos é pela misericórdia de Deus e não por nossa vontade... e o mesmo que disse é o mesmo que vou novamente dizer por outras palavras.

Não querendo fugir ao tópico mas simplificando o que eu disse anteriormente:
- Não somos nós que escolhemos Deus, mas é ELE que nos escolhe.
- Não somos nós que decidimos ser bons mas é ELE que decide quem é bom ou mau a seus olhos.
- Em nós mesmos não temos poder de nos tornar-mos bons ou maus... apenas ELE o pode fazer.
Ou seja, blasfemar ou não não está nas nossas mãos mas nas dELE...

Mas para entrar neste assunto (se quiser, obviamente) é melhor mudar-mos de tópico...

Jonas E.
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Jonas E. em Ter 25 Set 2012, 09:46

Entendi a sua opinião, eu entendi errado mesmo. Sua opinião seria basicamente a pre-destinação? Nisso realmente discordo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 18 Nov 2017, 23:13