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A lei e os profetas duraram até João...

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Vasuilvan
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A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Vasuilvan em Sab 26 Set 2015, 01:48

;;;;;;

  Como entender Lucas 16.16?

   A lei e os profetas duraram até João...


  mateus 11. 13 Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Maria Madalena em Sab 26 Set 2015, 05:27

A Paz de Deus

Aos longos dos anos, Deus dava profecias e visões. E, com relação a profecias (e não a visões) Deus usou vários profetas para irem esclarecendo todas as situações que ocorreriam na terra e as ultimas coisas a serem esclarecidas a respeito dos acontecimentos que ocorrerão na terra foi colocado na boca de João.

Tudo o que foi dado a respeito de lei e a respeito de castigo de lei, esteve em vigor (durou) até João.

Maria

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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Washington Ruiz em Sab 26 Set 2015, 10:51

Olá, irmãos,

Esses escritos rezam sobre o encerramento do tempo de vigência da primeira aliança de Deus com os homens, chamada de A Lei e os Profetas, ou As Escrituras, ou O Antigo Testamento, ou A Lei de Moisés.

Naquele tempo, Deus só tinha dado conhecimento da sua vontade aos homens através dos escritos contidos nessa primeira aliança, firmada através da mão de um mediador, Moisés, porém, a partir de João Batista, Deus começou a dar novos conhecimentos a outros homens desse mesmo povo, conhecimentos esses que iriam fazer parte de uma nova aliança de Deus com os homens, que seria firmada pela mão de um novo mediador, bem mais digno que o primeiro.

A primeira aliança nos deu total conhecimento do pecado, porém, a segunda nos dá total conhecimento não do pecado, mas da graça, da salvação, da justificação.

A partir de João Batista, que foi com quem Deus começou a nos dar o seu Evangelho, os ensinos com VALOR DE JUSTIFICAÇÃO da Lei de Moisés, que foram os 10 ensinos escritos nas tábuas de pedra, perderam a sua vigência e, a partir daí, começaram a viger novos ensinos com VALOR DE JUSTIFICAÇÃO, que são os ensinos escritos nas tábuas de carne, o amai-vos uns aos outros.

A vigência da segunda aliança revogou a vigência da primeira.

Até mais!
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Ernesto
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Ernesto em Sab 26 Set 2015, 12:54

Lucas 16:16 diz

:A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele.

Mas alguém pode me explicar o verso 17 e 18 de Lucas?

abraços Ernesto
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Vasuilvan
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Vasuilvan em Sab 26 Set 2015, 15:39

;;;;;;

  Tentando compreender...

  "A Lei e os Profetas profetizaram até João. Desse tempo em diante estão sendo pregadas as boas novas do Reino de Deus, e todos tentam forçar sua entrada nele.


É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.

"Quem se divorciar de sua mulher e se casar com outra mulher estará cometendo adultério, e o homem que se casar com uma mulher divorciada do seu marido estará cometendo adultério".
Lucas 16:16-18
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Vasuilvan
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Vasuilvan em Sab 26 Set 2015, 15:53

Washington Ruiz escreveu:Olá, irmãos,

Esses escritos rezam sobre o encerramento do tempo de vigência da primeira aliança de Deus com os homens, chamada de A Lei e os Profetas, ou As Escrituras, ou O Antigo Testamento, ou A Lei de Moisés.

   É mais fácil o céu e a terra desaparecerem do que cair da Lei o menor traço.

   
17.
Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.Mateus 5.17



A primeira aliança nos deu total conhecimento do pecado, porém, a segunda nos dá total conhecimento não do pecado, mas da graça, da salvação, da justificação.

  Dúvida... - Não houve salvação durante a primeira aliança?
               - Cristo eh o cordeiro que tira o pecado do mundo?, eh nesse contexto mesmo? N'ao pecamos mais?
               - N'ao h'a graça durante a primeira aliança?
               - Na primeira aliança a guarda do decálogo, justificava os homens perante Deus?



A partir de João Batista, que foi com quem Deus começou a nos dar o seu Evangelho, os ensinos com VALOR DE JUSTIFICAÇÃO da Lei de Moisés, que foram os 10 ensinos escritos nas tábuas de pedra, perderam a sua vigência e, a partir daí, começaram a viger novos ensinos com VALOR DE JUSTIFICAÇÃO, que são os ensinos escritos nas tábuas de carne, o amai-vos uns aos outros.

 - Esse amai-vos uns aos outros é coisa nova ou já existia?
 - quais são os ensinos escritos nas tabuas do coração?...
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Gilcimar em Sab 26 Set 2015, 16:52

Se entendemos que a Lei e os profetas acabaram em João Batista vamos ter um problema sério com as cartas de Paulo em vários detalhes....

Vou listar alguns..

1-Romanos 2:13 "Porque não são os que ouvem a Lei que são justos aos olhos de Deus; mas os que obedecem à Lei, estes serão declarados justos."

Se a lei acabou em João Batista logo o texto acima não faz sentido....

2-Atos 28:23 "E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde."

Este texto prova que é possível pregar a FÉ em Jesus pelo A.T e que não preciso eliminar o A.T pelo N.T para obter o mesmo resultado...( Os Dois testamentos se completam e não se anulam)

Se a lei e os profetas tivessem sido inutilizadas em João Batista Paulo a usaria para pregar a Fé em Jesus por meio de seus escritos?

Tem muitos outros textos mas esses só foram para começar...


Abraços..!!!!



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Betho
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Betho em Sab 26 Set 2015, 22:27

Usando programa TheWord
.
É evidente que o Normológio e os Porta-vozes μέχρι/ἕως João (Genitivo), a partir de - então - a realeza de Deus - observe está sendo proclamada a boa mensagem.
.
Os termos em itálico são elipses (acréscimos) referentes aos ternos em nominativo, objetos principais do assunto.
.
Está sendo interessante, pois após verificar a tradução, justamente na dúvida principal, μέχρι/ἕως, foi verificada uma variante. O que isto significa? A alteração coloca o verso com algumas possibilidades, dificultando a interpretação.

Variante: escreveu:μέχρι] p 75  ‭א B L f1 f13 579 892 1241 2542 pc WH  ἕως] A D W Θ Ψ Byz ς

ἕως escreveu:Dicionário Strong's G02193 ἕως heos  de afinidade incerta; conj 1) até, até que

Dicionário Tuggy  ἕως.  A) conj.  1) Para, té que-, até o ponto que; até,  até; até a, para, a; em contraposição a; com o..., até, através, por; dentro, pendente; até que-, até-, mesmo que, até, através; de lado a lado, para cima; progressivamente; acima do... (quE) : Mat 2:9; Mat 2:13; Mat 5:18; Mat 5:26; Mat 10:23; Mat 18:30; Mat 22:44; Mat 24:39; Mar 6:10; Mar 9:1; Mar 12:36; Luc 15:4; Luc 20:43; Luc 21:32; Luc 22:34; Joa 21:22; Hch 2:35; 1Co 4:5; 2Ts 2:7; 1Ti 4:13; Heb 1:13; Heb 10:13; Stg 5:7; Rev 6:11.   2) Entretanto (quE), Enquanto, entanto que : Mar 6:45; Mar 14:32; Luc 17:8; Joa 9:4; T.R., Joa 12:35; 1Ti 4:13.  B) prep. improp. con. gen. Para,  : 1) De tempo: Mat 1:17; Mat 1:25; Mat 5:25; Mat 11:12-13; Mat 13:33; Mat 14:22; Mat 17:17; Mat 18:34; Mat 24:21; Mat 26:29; Mat 26:36; Mat 27:8; Mat 27:45; Mat 27:64; Mar 9:19; Mar 13:19; Mar 14:25; Mar 15:33; Luc 1:80; Luc 2:37; Luc 9:41; Luc 13:8; Luc 13:21; Luc 15:8; Luc 22:16; Luc 22:18; Luc 23:44; Luc 24:49; Joa 2:10; Joa 5:17; Joa 9:18; Joa 10:24; Joa 16:24; Hch 1:22; Hch 8:40; Hch 13:20; Hch 21:26; Hch 25:21; Hch 28:23; 1Co 1:8; 1Co 4:13; 1Co 8:7; 1Co 15:6; 2Co 3:15; Stg 5:7; 2Pe 1:19; 1Jn 2:9; Rev 6:10.  2) De tempo con. neg. Para, antes : Mat 17:9; Joa 13:38; Hch 23:12; Hch 23:14; Hch 23:21.  3) Para. De lugar: Mat 11:23; Mat 24:27; Mat 24:31; Mat 26:58; Mat 27:51; Mar 13:27; Mar 14:54; Mar 15:38; Luc 2:15; Luc 4:29; Luc 4:42; Luc 10:15; Luc 23:5; Luc 24:50; Joa 2:7; Hch 1:8; Hch 9:38; Hch 11:19; Hch 21:5; Hch 26:11; 2Co 12:2.  4) Em uma série: Mat 20:8; Mat 22:26; Hch 8:10; Heb 8:11. 5) De quantidade, colocando limites: Mat 18:21-22; Mat 26:38; Mar 6:23; Mar 14:34; Luc 22:51; Rom 3:12.

μέχρι escreveu:G03360 μέχρι mechri ou μεχρις mechris de 3372; partícula 1) tanto quanto, até

Dicionário Tuggy μέχρι,  yμέχρις antes de vogais.  A) conj. Para que : Mar 13:30; Gál 4:19; Efe 4:13. B) prep. con gen.  1) De espaço. Para : Rom 15:19.  2) De tempo. Para : Mat 11:23; Textus Receptus  Mat 13:30; Mat 28:15; Luc 16:16; Hch 10:30; Hch 20:7; Rom 5:14; 1Ti 6:14; T.R., Heb 3:6; Heb 3:14; Heb 9:10.  3) De grau ou medida. Para, para o ponto de, para o grau de : Flp 2:8; Flp 2:30; 2Ti 2:9; Heb 12:4.
.


Referências Bíblicas escreveu:
Lc 9:27; Lc 16:16; Lc 22:16; Lc 22:18
.
λέγω γὰρ ὑμῖν ὅτι οὐ μὴ πίω ἀπὸ τοῦ γενήματος τῆς ἀμπέλου ἕως ὅτου ἡ βασιλεία τοῦ Θεοῦ ἔλθῃ.  
Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus.
Lucas 22:18
.
E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o reino de Deus, e procurava persuadi-los à fé em Jesus, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde a manhã até à tarde Atos 28:23 ACF
.
E, desde os dias de João o Batista até agora, se faz violência ao reino dos céus, e pela força se apoderam dele. Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João (Genitivo). Mateus 11:12-13 ACF
.
Notas da Versão LTT Bíblia escreveu:
a) Note “reinar dos céus” e não “reinar de Deus”; reveja as diferenças entre eles nas notas de Mt 3:2 e 6:33; note como Mt 11:22 destrói a interpretação de que reinar dos céus sempre equivale exatamente ao reinar de Deus, e que, portanto, é se ter Cristo como Senhor, no coração.
.
b)   Mt 3:2 “REINAR DOS CÉUS”
- - - A expressão “REINAR DOS CÉUS”, a ser diferenciada de “reinar de Deus” (Nota Mt 6:33), refere-se ao governo literal, físico, visível, de Cristo, em Sua glória, como o Rei absoluto primariamente sobre Israel, secundariamente sobre toda a TERRA, no MILÊNIO. Portanto,
- O reinar dos céus pode ser associado ao MILÊNIO. Foi definido em Dn 2:34-36,44-45; 7:23-27. É o reinar messiânico, Davídico, inicialmente por mil anos, depois eterno, do Cristo literal e corporal, em toda a Sua glória, reinando física visível e literalmente sobre toda a terra, a partir de Israel, Jerusalém sendo a capital também do mundo.
- COMPOSIÇÃO do reinar dos céus: (A) Com e para o Rei, estarão reinando (e todos já em corpos glorificados): a “rainha- noiva” (o conjunto de salvos da dispensação das assembleias, inclusive Paulo e os outros 12 apóstolos), e os salvos do VT (Davi sendo o príncipe sobre eles e sob o Rei). (B) Os súditos serão o remanescente da Tribulação (todos crentes, salvos) e aqueles que nascerem durante o Milênio (alguns terão coração descrente, mas não poderão exteriorizá-lo, até a revolta final).

- - - As seguintes parábolas, quer usando a expressão reinar dos céus ou reinar de Deus, enfatizam COMO estes 2 reinos ESTÃO SENDO PREPARADOS, durante a dispensação da Graça e na Tribulação: há o falso crente junto ao real, frequentemente tão parecidos que só Deus sabe quem são; e/ou há o fermento, sutilmente inoculado pelo Diabo, disfarçada mas terrivelmente corrompendo a massa:
- Passagens onde o crente falso está misturado com o real, e muitíssimo semelhante a ele:
. “Nem todo que me diz Senhor, Senhor ...” Mt 7:21;
                                       . Casas na rocha e na areia Mt 7:24-27; Lc 6:48-49;
                                       . Parábola do semeador e dos 4 solos Mt 13:1-9 (explicada em 18-23); Mr 4:3-9; Lc 8:5-8;
                                       . Parábola do joio e do trigo Mt 13:24-30 (explicada em 36-43);
                                       . Parábola da rede e dos peixes Mt 13:47-50;
                                       . Parábola das ovelhas e dos bodes Mt 25:31-46.
- Passagens onde o erro está misturado com a verdade, muitíssimo semelhante a ela, contaminando-a:
. Parábola do grão de mostarda Mt 13:31-32; Mr 4:31-32; Lc 13:18-19;
                                       . Parábola do fermento Mt 13:33; Lc 13:20-21.

- - - Os judeus têm a promessa de um reinar literal e físico, político (Dn 4:25,32; Mt 11:12), que o NT chama de reinar dos céus. Tal promessa pertence primordialmente a Abraão e Isaque e Jacó (Mt 8:11), portanto aos judeus, por isso a expressão “reinar dos céus” só é usada em Mateus, que foi escrito primordialmente para judeus. Mas Deus compartilhará o Seu reinar também com os salvos da dispensação das assembleias (Mt 8:11; Ap 20:4).

- - - Sim, inegavelmente HÁ SEMELHANÇAS ENTRE O REINAR DOS CÉUS E O REINAR DE DEUS; a condição para se entrar em um reinar são as mesmas para se entrar no outro (fé REAL em Deus e no Messias, REALMENTE crendo cada palavra da Bíblia); as pessoas componentes dos 2 reinos são as mesmas; e o Rei é o mesmo. Mas TAMBÉM HÁ ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE ESTES REINOS e, A RIGOR, eles têm diferentes definições.
- Quanto aos versos praticamente iguais em que o Espírito Santo escolheu usar “reinar dos céus” em Mt e “reinar de Deus” em Mr ou Lc ou Jo, lembremos que Ele é incapaz de errar e também de não ser fiel, portanto as 2 expressões foram ditas por Cristo, sendo “reinar dos céus” registrada em Mt, e “reinar de Deus” nos outros evangelhos.
.
c)  Mt 6:33 “REINAR DE DEUS”
- - - REINAR DE DEUS é a esfera, o conjunto de todos (homens SALVOS, anjos, e outras criaturas) que REAL E GOZOSAMENTE se submeteram a Deus, crendo e obedecendo Sua Palavra. Tais homens de uma vez para sempre têm crido e aceito o Messias como Salvador único e completo, e como único e total Senhor e Deus.
- O reinar de Deus não tem aparência exterior, é no coração (Lc 17:20,21). Deve ser diferenciado do reinar dos céus (Nota Mt 3:2).
- - - As seguintes parábolas enfatizam COMO o reinar de Deus ESTÁ SENDO PREPARADO: há o falso crente junto ao real, frequentemente tão parecidos que só Deus sabe quem são; e/ou há o fermento, sutilmente inoculado pelo Diabo, disfarçada mas terrivelmente corrompendo a massa:
- Parábolas onde o crente falso está misturado com o real, tão semelhante a este:
. Casas na rocha e na areia Lc 6:48-49;
. Parábola do semeador e dos 4 solos Mr 4:3-9; Lc 8:5-8.
- Parábolas onde o erro está misturado com a verdade, contaminando-a:
. Parábola do grão de mostarda Mr 4:31-32; Lc 13:18-19;
. Parábola do fermento Lc 13:20-21.
.
c1)  Mt 6:33 Mss Alexandrinos / TC / bíblias modernas adulteram (mesmo que por nota / [colchetes]) que o reinar que devemos buscar é o reinar "DE DEUS" mudando esta expressão para "seu".
.
Também sabemos que ἕως é conclusivo até o limite proposto, por exemplo: "nadou até a praia", depois nada se pode confirmar, apenas especular, sabemos com exatidão que o ato de nadar foi progressivo até a areia da praia. Também não entendia porque o termo "João" estava no Genitivo, tanto quanto em Lucas 16:16 como em Mateus 11:13, algo pertence a João, não poder ser o Normológio e os Porta-vozes, senão o tempo!  Com esta colocações, podemos traçar uma possibilidade atestatória.
.
a) Os termos em itálico são elipses (acréscimos) referentes aos ternos em nominativo ( Como explicado em 1 João 5:20 no fórum, são objetos principais do assunto, por isso recebem a ênfase).
.
b) Os termos em itálico e sublinhados são elipses (acréscimos) referentes a uma interpretação particular.
.
Texto Original, com morfologia: * N=Substantivo, T=Artigo,  (G=Genitivo, N=Nominativo, S= Singular, P=Plural, M=Masculino, F= feminino)

ο  G3588: T-NSM O νομος  G3551: N-NSM Normológio και  G2532: CONJ e οι  G3588: T-NPM os προφηται  G4396: N-NPM Porta-vozes μεχρι  G3360: ADV até ιωαννου  G2491: N-GSM João απο  G575: PREP a partir de τοτε  G5119: ADV então η  G3588: T-NSF a βασιλεια  G932: N-NSF realeza του  G3588: T-GSM de θεου  G2316: N-GSM Deus ευαγγελιζεται  G2097: V-PPI-3S está sendo proclamada boa mensagem
.
Tradução proposta:

É evidente que o Normológio e os Porta-vozes profetizaram até o tempo de João, a partir de então, observe que está sendo proclamada a boa mensagem: A realeza de Deus.


Última edição por Betho em Sab 26 Set 2015, 22:30, editado 1 vez(es)
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Gleison Elias em Sab 26 Set 2015, 22:29

--

Jesus se referia aos escritos (Torá e Neviim), e não à durabilidade de profecia e de lei.

Os escritos, Torá e Neviim, previa que um Messias viria até o tempo de João. Desde então, era esperado sua vinda - e veio.
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Betho em Sab 26 Set 2015, 22:37

Gleison, entendi que a "lei" e os profetas profetizaram a vinda do Ungido até o tempo de João, incluindo João, então, a partir do tempo de Jesus, estava sendo proclamado o Reino de Deus.
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Vasuilvan em Sab 26 Set 2015, 23:00

;;;;;


  Sim, mas aqui não aparece nada em relação à caducidade de algum elemento da lei, certo?...
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Tzaruch em Sab 26 Set 2015, 23:27

.


Olá Vasuilvan.




E o que da lei do AT, no seu entendimento deve continuar a ser cumprido ?

Tendo em conta que diz não aparecer nenhuma "caducidade" dos elementos dessa lei,
significa então que todos devem voltar a cumprir cada elemento da mesma lei é isso ?






.
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Vasuilvan em Dom 27 Set 2015, 08:29

/////


  Tzaruch...


  Sim, e não...


  Sim, nesse verso especificamente tratado nesse tópico, não aponta e não trata do que deve ou não prosseguir como prática no meio Cristão...


   A minha mensagem é no sentido de tentar explicar ao Washington, que insiste em compreender que a palavra "duraram", está a apontar a caducidade de algum elemento da lei...


  Mas, sabemos que outros versos, esses sim, tratam especificamente da caducidade dos rituais de sacrifícios que foram praticados até que viesse o cordeiro Cristo...




  Não tenho dificuldade em compreender que a lei específica sobre os rituais foi substituída e que os elementos de um  código civil que regia a nação de Israel, não tem mais aplicação, a considerar que o Israel físico, agora tenha tornado-se espiritual, estando seus membros espalhado pelas diversas regiões e culturas deste planeta.


  A lei que trata do nosso relacionamento com Deus e com o próximo, tem caráter eterno e imutável, permanece intocável, como também não vejo motivo nem textos bíblicos que anulem a lei acerca de alimentos puros e impuros...


  Na paz...
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Ernesto em Dom 27 Set 2015, 11:08


Vasuilvan.

Eu assino embaixo

Abraços Ernesto
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Tzaruch
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Re: A lei e os profetas duraram até João...

Mensagem por Tzaruch em Seg 28 Set 2015, 02:32

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Resposta à Mensagem Nº13

Olá Vasuilvan.


Vasuilvan escreveu:  Sim, e não...

Sim e não, não é resposta objetiva, e o próprio verso fala do assunto.


Vasuilvan escreveu:Sim, nesse verso especificamente tratado nesse tópico, não aponta e não trata do que deve
ou não prosseguir como prática no meio Cristão...

Será
Vasuilvan ??, mas uma pergunta que foi feita não abrangia só e unicamente esse verso,
seria sim para você dizer o que da Lei do AT deve continuar a ser cumprido.

E o que será para você "durar" ?


Vasuilvan escreveu:A minha mensagem é no sentido de tentar explicar ao Washington, que insiste em compreender
que a palavra "duraram", está a apontar a caducidade de algum elemento da lei...

Você mesmo de seguida vai apontar caducidade de alguns elementos da Lei,
mas depois vai manter outros que provavelmente não cumpre. (a confirmar)


Vasuilvan escreveu:Mas, sabemos que outros versos, esses sim, tratam especificamente da caducidade dos rituais
de sacrifícios que foram praticados até que viesse o cordeiro Cristo...

E como você faz separação de elementos de uma Lei sobre a qual DEUS falou que ninguém
podia acrescentar ou diminuir ?


E as leis que mandavam matar quem não cumprisse com a Lei,, também caducaram ?

Vasuilvan escreveu: Não tenho dificuldade em compreender que a lei específica sobre os rituais foi substituída e que os
elementos de um  código civil que regia a nação de Israel
,
não tem mais aplicação
, a considerar
que o Israel físico, agora tenha tornado-se espiritual, estando seus membros espalhado
pelas diversas regiões e culturas deste planeta.

E onde isso está escrito ?


Que você compreende assim já o falou, agora falta é você mostrar onde exatamente isso
está escrito, e em quais textos foi anulado o que DEUS falou sobre não diminuir dessa lei.


Vasuilvan escreveu: A lei que trata do nosso relacionamento com Deus e com o próximo,
tem caráter eterno e imutável, permanece intocável,

Isso não é verdade nem como está a pensar,, confirme.

Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos:
Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao Senhor.
Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis;
nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 
Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés;
nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não;
porque o que passa disto é de procedência maligna. 

Mateus 5:33~37


O que tem a dizer sobre estes juramentos em relação a DEUS e que JESUS mudou ?


Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.
Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas,
se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.
Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 

Mateus 5:38~42


E o que tem a dizer sobre este relacionamento com os outros que foi mudado
por JESUS e já não tem nada haver como era antes ?



Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem,
fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;
para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

Mateus 5:33~44


E essa forma de amar que também inclui os inimigos, não mudou também isso
em relação ao que era antes ?



Em poucos textos já muito mudou e se apresenta diferente dessa Lei do AT,
mas com certeza você vai inventar por ai alguma desculpa.


Vasuilvan escreveu:como também não vejo motivo nem textos bíblicos que anulem a lei acerca
de alimentos puros e impuros...

Isso já foi falado diversas vezes em outros tópicos releia Atos 10.

Agora veja um ponto da lei que quem diz seguir a lei dos alimentos não cumpre.




Mas isto comereis de todo o inseto que voa,
que anda sobre quatro pés: o que tiver pernas sobre os seus pés,
para saltar com elas sobre a terra. 

Levítico 11:21

Deles comereis estes: a locusta segundo a sua espécie,
o gafanhoto devorador segundo a sua espécie,
o grilo segundo a sua espécie,
e o gafanhoto segundo a sua espécie. 

Levítico 11:22


Estes são alimento PUROS, os quais está escrito em Levítico para você comer.

Confirma que come a locusta, gafanhotos e grilos ?

Se você come está a cumprir com a lei dos alimentos, se não come está a descumprir

E o irmão Ernesto, se assina por baixo das palavras do Vasuilvan, quantas vezes por semana
come uns grilitos e uns gafanhotos ?

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Re: A lei e os profetas duraram até João...

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