F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

No paraíso haverá livre-arbítrio ?

Compartilhe
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 2592
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 22:59

Lembrando que, o diabo foi um anjo que se rebelou e outros o acompanhou nesta insanidade, na morada de Deus, será que pelo livre-arbítrio poderá ocorrer de novo um desatinado da cachola a repetir a tragédia ?

Na minha opinião, esta estória de uma criatura ter se rebelado justamente na morada de Deus, debaixo do seu nariz, não tem o menor cabimento. O diabo não merecia o inferno e sim um manicômio espiritual ! Só pode ser mesmo demonstração de insanidade mental uma criatura diante do seu criador achar ser possível tomar o lugar do criador... e com que arma futurista imaginária ocorreu esta rebelião, esta guerrinha no paraíso ?

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1708
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4121

Re: No paraíso haverá livre-arbítrio ?

Mensagem por Jefté em Qua 19 Ago 2015, 23:30

Olá Benedito Bernal

Tudo bem?!

Nunca se deixará de haver!
Lembrando que, o diabo foi um anjo que se rebelou e outros o acompanhou nesta insanidade, na morada de Deus, será que pelo livre-arbítrio poderá ocorrer de novo um desatinado da cachola a repetir a tragédia ?
Como bem diz Paulo em suas cartas, o Senhor é um Deus sábio; e, creio, por isso mesmo o pecado se dera bem já no princípio, em pleno início da Criação.
Isso devido ao livre arbítrio, e como disse Jesus a Judas, sabendo que ele o ia trair; o Senhor o diz: "o que fazes, faze-o depressa".
Creio que tudo se fez assim; como a Criação haveria de se dar ao mal; pelo seu próprio intuito e interesse - como pensou Eva; que viu que aquela árvore era desejável para dar conhecimento...
Então, o pecado se deu bem no princípio - até entre anjos; e a Criação, pois, conheceu o mal, se envolveu no mal, amou o mal, praticou o mal, e também se destruiu no mal.
Até que, interveio o Criador; e Cristo vem - após a humanidade tanto cansar-se e afadigar-se no mal, então vem Ele para a purificar; torná-la pura, cristalina - adulta no entendimento, mas criança na malícia - através do conhecimento de Si Mesmo: Cristo; de uma pureza e santidade capaz de banir para sempre e eternamente - do mais profundo do interior do ser - todo, por inteiro, toda a espécie de mal (ou mau) - e isso PARA SEMPRE, eternamente, sem fim! - mediante a Sua Obra Redentora - como disse Jesus: "Eu sou o Pão da Vida" - mediante o Seu Sacerdócio Eterno - ou seja, a Sua Obra Redentora é Eterna; jamais terá fim, ou será vencida!
O que Ele fez, o fê-lo de uma vez por todas, e para sempre, eternamente; como disse Jesus: Eu sou o Pão da Vida, quem comer deste pão viverá para sempre."
E outra vez: "Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (Jo. 6:51-52)
"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia." (Jo. 6:54)

E mais outra vez:
"Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele." (João 6.56)
( atentemos ao que ele disse: quem come a carne dele e bebe o seu sangue, permanece nele e ele em nós - isso significa que nunca nos irá deixar, e seu bem jamais de nós se ausentará - e isso eternamente!!!!!! )

Porque, assim como o pão de trigo nos dá a força diária para esta vida; assim o Pão da Vida não dá um Alimento que nos sustenta e mantém ETERNAMENTE!
Pois não nos veio realizar alguma Obra perecível ou temporária; não nos veio dar alguma vida passageira, tampouco um Bem temporal, ou por um tempo apenas; veio nos dar a SI Mesmo, e sendo Ele a Eternidade e a Vida Eterna, pois justamente é Ela (a Vida Eterna, que é Cristo, e também o Pão da Vida, que também é Cristo; e a Água da Vida, que também é Cristo, sendo Ele mais sublime que os céus, e de um Bem que vence todo o MAL e isso para sempre.
É justamente tal bem, e tal fruto eterno e vivo - conforme diz a vida eterna, e o Bem eterno é que Cristo, o Senhor nos deu - e isso para sempre e eternamente - de maneira que no Seu Bem e pelo Seu Bem - e que doravante viveremos, e isso junto ao próprio Deus para sempre e eternamente.
Porque o Senhor não opera nem realiza Obra alguma que não seja plena... e foi isso que ele nos fez nos faz; a saber: bane de nós, retira de nós, expurga-nos de todo o mal - e isso:
E T E R N A M E N T E   !!!
Porque é o Pão da Vida Eterna.

Pode compreender esse tamanho Bem ???!!
Amém!

Última edição por Jefté em Qua 19 Ago 2015, 23:52, editado 1 vez(es)
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 23:43

@Jefté

Porque o Senhor não opera nem realiza Obra alguma que não seja plena... e foi isso que ele nos fez nos faz; a saber: bane de nós, retira de nós, expurga-nos de todo o mal - e isso:
E T E R N A M E N T E !!!
Porque é o Pão da Vida Eterna.

Uai ! Você está dizendo que além de nem criar o diabo sabendo pela onisciência o que este desajuizado faria ainda Deus tem o poder de nos impedir de praticar o mal, expurgando de todo mal ? Isto é livre-arbítrio ou será-nos tirado o livre-arbítrio ?
E porque já não expurgou do diabo toda a possibilidade deste praticar o mal ? Teria nos poupado de toda esta estória melodramática que vivemos após a "queda" do casal Edênico !

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qui 20 Ago 2015, 00:05

Meu caro Benedito
Quem segue a Cristo - o segue por amor.
E mais; não O segue porque o amou ou o amava.
Segue, porque sentiu, viu, percebeu, recebeu, e compreendeu o Seu profundo amor!
Entendeu ???

E, esses, que se sentiram, e foram grandemente amados... amados de verdade, como bem relatou Cristo; disse Ele: "Ninguém tem maior amor do que esse, o de dar alguém a sua vida pelos seus amigos."

Então, os que foram por Cristo neste mundo eternamente amados; ainda que O tenham conhecido nem que seja por apenas 1 dia - como por exemplo, o malfeitor da cruz, e que Sentiram o Seu Amor, e viram a Sua Luz - pode saber, irmão; que jamais... jamais.... jamais.... que uma vez, um dia, um momento que seja, que, ao perceberem o Seu Amor, a Sua Luz, e a tendo recebido - que ainda c/ todo o livre arbítrio que possa possuir - jamais O negarão, nem seu Bem, nem Seu Amor - e isso eternamente ou pela eternidade afora - como preferir.
Aliás, diz assim certa profecia bíblica:
"Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos." (Sal. 34:5)

Aliás, neste ponto até a matéria, o mundo material, e as leis da física nos ajudam a comprovar e a entender tais questões.
Diz a ciência dos homens - e neste ponto eu concordo - mas diz ela que não existe trevas; o que existe é a ausência da luz.
E, por mais imensa que sejam as trevas, uma pequena luz é capaz de se dissiparem as trevas.
O que quero dar a entender é que as trevas não podem contra nem suportam a luz. E tampouco convivem juntas; ou seja, se há trevas, é porque não existe luz; e se há luz, não há trevas.
Nisso também a Bíblia é enfática, nela diz: Não há comunhão entre a luz e as trevas.
E:
Deus é Luz; Cristo é a Luz do mundo.

Portanto, uma vez que o homem - que, apesar ser iluminado pela boa luz solar - mesmo assim, jaz em densas trevas... trevas espirituais - e, uma vez que esse ser tenebroso se torne espiritualmente repleto da Luz do Senhor; Luz do Criador; Luz de Cristo; é como diz Gêneses:
E disse Deus: haja luz, e houve luz.
então, irmão, as trevas para sempre inexistirão em tal ser...
Amém!

Também diz assim:
"Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo." (II Cor,. 4:6)

Um abraço!

Última edição por Jefté em Qui 20 Ago 2015, 00:23, editado 1 vez(es)
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qui 20 Ago 2015, 00:17

@Jefté

E, por mais imensa que sejam as trevas, uma pequena luz é capaz de se dissiparem as trevas.
O que quer dar a entender é que as trevas não podem nem suportam contra a luz. E tampouco podem conviverem juntas; ou seja, se há trevas, não há luz; e se há luz, não há trevas.
Nisso também a Bíblia é enfática, nela diz: Não há comunhão entre a luz e as trevas.
E Deus é Luz; Cristo é a Luz do mundo.

Se Deus é mesmo onisciente, o diabo já era treva mesmo antes de praticar aquela INSANIDADE !
Se Deus tem o poder de expurgar de nós toda capacidade de praticarmos o mal, porque já não expurgou esta capacidade do diabo ? Aliás, podia nem ter criado o diabo !

Este expurgo do mal, incapacitando-nos de praticar o mal, não é nos tirar o livre-arbítrio ?

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qui 20 Ago 2015, 00:28

Esta questão que você enfoca, é justamente a por você levantada neste tópico, o livre arbítrio.
Deus jamais retirará o livre arbítrio da sua Criação!
Tampouco vai Ele pelejar c/ a criatura para tirar-lhe o mal (dela), e que ela tanto ama, e ama-o mais do que a Deus; talvez a Deus até odeie.....
Isso acontece c/ o Diabo; e creio também com os homens....

Este expurgo do mal, incapacitando-nos de praticar o mal, não é nos tirar o livre-arbítrio ?
Não! Não é!
O livre arbítrio não é um inimigo do Criador!
O livre arbítrio é também uma criação; e é boa; não faz mal, entende?
Quem faz o mal, somos nós, não sabendo usufrui-lo.
O livre arbítrio é como a liberdade!
Ora, quantos de nós não confundimos a liberdade querendo c/ ela, fazer tudo até mesmo o mal a nós ou a outro???
Pois esta é uma liberdade insensata; estilo dessa que você sugeriu do Diabo....
Diz assim a Bíblia: Estais pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não tornei-vos a meter-vos debaixo do jugo da servidão."
Diz também: Não useis da liberdade para dar ocasião a carne.
Diz também: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convém. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas"

Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qui 20 Ago 2015, 00:51

@Jefté

Esta questão que você enfoca, é justamente a por você levantada neste tópico, o livre arbítrio.
Deus jamais retirará o livre arbítrio da sua Criação!
Tampouco vai Ele pelejar c/ a criatura para tirar-lhe o mal (dela), e que ela tanto ama, e ama-o mais do que a Deus; talvez a Deus até odeie.....
Isso acontece c/ o Diabo; e creio também com os homens....

Se Deus tem o poder de expurgar o mal, o diabo e ninguém teria porque praticar e amar o mal !
E odiar também é mal e seria expurgado, portanto ninguém odiaria a Deus !

A não possibilidade de praticar o mal somente fazendo a vontade de Deus não é praticar livre-arbítrio, portanto, se haverá livre-arbítrio no paraíso continuará havendo possibilidade de outro DESAJUIZADO repetir a tragédia !

E se alguém disser que a lembrança das consequências é que impedirá a volta do pecado no paraíso então:

- O diabo mesmo sabendo das consequências ainda assim rebelou, tá provado, é um doidão !
- Se o diabo não teve a mesma chance de saber das consequências como nós, além de maluco foi injustamente condenado ao inferno por falta das mesmas chances de reconciliação que nos foi dada.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 20 Ago 2015, 02:33

Bom dia

Será que os cristãos irão ter livre arbítrio no céu?

Se assim for, isso significa que poderia pecar e cair de novo?

Se não, que tipo de livre-arbítrio, teria lá?

E se Deus pode harmonizar o  livre arbítrio e impecabilidade no céu, por que ele não faz nesta vida?

O que acontece com o livre-arbítrio do homem no Céu desde o livre arbítrio foi a causa do homem pecar?"

Almoedo
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qui 20 Ago 2015, 17:52

Parece que está difícil separar livre-arbítrio da possibilidade de pecar...

Interessante é analisarmos que o normal é sermos vencedores desta  vida pecaminosa aonde sustentamos aos desejos e caprichos da carne para então estar num paraíso aonde só haverá felicidade e completa realização mas, e o pecado ?  Ora, o pecado não vai mais existir... mas porque não ? Qual a mágica de não haver mais possibilidade de se praticar o mal ? Porque seremos espíritos não explica, pois, o diabo era espirito e pecou.
Coitada da carne, parece que ela leva a maior parte da culpa de nossos pecados mas até o espirito pode pecar a exemplo daqueles anjos caidos....

Outro fato a refletir, está escrito que o pecado entrou no mundo por um homem, não, o pecado entrou no mundo  pelo diabo, exatamente no Éden, pois, estranhamente o diabo foi expulso dos céus e com todo o universo para buscar guarida veio morar no jardim paradisiaco, como não concluir que Deus é o responsável por esta estranheza ? Já não basta ter criado o diabo ainda o faz morar no Éden ??

Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Sex 21 Ago 2015, 02:49

O MAL tem seu valor e seu propósito, pois, por consequência valoriza e dá propósito ao BEM ! Ambos sempre existirão e coexistirão, ledo engano imaginar que a perfeição é ser apenas e tão somente perfeito.

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5355
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11418

Mensagem por Tzaruch em Sex 21 Ago 2015, 04:56

.
Olá Benedito.

Benedito escreveu:
O MAL tem seu valor e seu propósito, pois, por consequência valoriza e dá propósito ao BEM !
Ambos sempre existirão e coexistirão

Pois é, mas tem um lugar onde o mal não entrará para coexistir com o bem.

E VI um novo céu, e uma nova terra.
Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 
Apocalipse 21:1

E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu,

adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 
Apocalipse 21:2

E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira;
mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. 

Apocalipse 21:27

Na cidade santa não entrará nada que a contamine, e cometa mentira e abominação,
por isso não entrará lá nenhum mal.

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Sex 21 Ago 2015, 05:38

@Tzaruch

Na cidade santa não entrará nada que a contamine, e cometa mentira e abominação,
por isso não entrará lá nenhum mal.

Se o MAL foi praticado na morada de Deus pelo diabo, então esta morada não era santa ?

Porque haverá esta cidade santa quando já podia ter sido ao criar Adão e Eva ?

Se Deus vai RETIRAR A CAPACIDADE de se praticar o MAL porque já não fez isto na sua morada ou na criação de Adão e Eva ? E isto seria ainda dar-nos ao livre-arbítrio ?

Se era para não conhecermos o MAL porque Deus não colocou somente o conhecimento do BEM naquela tal árvore ?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Ago 2015, 13:51

--

No "paraíso" haverá livre-agência sim, no entanto ninguém mais irá pecar, pois seremos como os anjos.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Sex 21 Ago 2015, 14:08

@Gleison

Livre-agência ? O diabo foi o único anjo a pecar ( outros o acompanhou) ?
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 21 Ago 2015, 14:11

--

Não existe livre escolha, pois ninguém simplesmente escolhe ir para o céu ou sair dele como se fosse Deus, o que existe é livre ação.

Nenhum anjo celestial pecou. E não existe nenhum anjo celestial chamado Diabo.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 20:48