F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Qual o Sexo de Deus?

Compartilhe

Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2592

Re: Qual o Sexo de Deus?

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 18 Ago 2015, 22:25

@Tzaruch

Está escrito que Deus nos criou à sua imagem e semelhança, nunca inclui sexo como sendo parte desta imagem e/ou semelhança ! Não que me importe que Deus tenha sexo e genitália e uma companheira, mas não este Deus de que mais tenho havido saber ou você está falando de outros deuses como os tais Annunakis citado por Rodrigues e Marcelo Almoedo ?
Somos MORTAIS e Deus resolveu perpetuar as espécies (a maioria) através da relação sexual, sempre foi-me simples entender assim ! Não querendo dizer que Deus seja masculino e/ou feminino com ou sem genitália.

Ou você está usando de metáfora ? Pois ao invés de dizer que tudo foi criado pode-se também dizer que tudo veio a existir a partir de Deus como que vindo de dentro de si !

E detalhe, a mulher foi criada a partir do homem após Deus concluir que não é bom este ficar só ! E ai ?

Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 5287

Mensagem por Tzaruch em Ter 18 Ago 2015, 22:34

.

Olá Benedito.

Porque motivo fez uma acusação e agora não quer responder a provar isso ?

______Msn Nº268_____   Repeteko-----

Benedito escreveu:Ai.... estão vendo ??!! Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e
FEMININO, o Tzaruch me repreende !
Então o que é ?

Então faça o seguinte, resolva isso por PONTOS.

Primeiro mostre em qual mensagem você tinha feito essa conclusão de DEUS ser masculino
e feminino ao mesmo tempo, e mostre onde foi "repreendido" por ter falado isso ?

Onde está essa sua conclusão de DEUS ser ao mesmo tempo masculino e feminino ?????

E ONDE FOI QUE O TZARUCH O REPREENDEU POR TER FALADO ISSO ?

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Extrema - MG
Religião : Agnóstico (creio em Deus e só)
Igreja : Deus não é religião e nem autor de livros
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 34
Pontos de participação : 5382

Mensagem por Benedito Bernal em Ter 18 Ago 2015, 22:42

@Tzaruch

Porque motivo fez uma acusação e agora não quer responder a provar isso ?
Oshe... perdão ! Não fiz acusação nenhuma não ! Quando digo que você me repreende é no sentido AMISTOSO de você não concordar com as minhas conclusões ! Estou dando tiros para tudo quanto é lado tentando compreender sua teoria/tese mas nunca que me senti de fato repreendido por você !
Estamos em debates e é comum haver momentos acalorados, mas nada de pessoal não ! Eu já estou vacinado e dificilmente levarei para o lado pessoal !
Perdão, você de fato não me REPREENDEU !
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11267

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 00:01

.
Olá Benedito.

Benedito escreveu:Oshe... perdão ! Não fiz acusação nenhuma não ! Quando digo que você me repreende é no sentido AMISTOSO
de você não concordar com as minhas conclusões !

Pois é, alguém dizer que foi repreendido significa por exemplo que tenha sido negado o que
essa pessoa tenha falado, e isso foi o entendido.

Mas a questão mesmo é onde foi que isso aconteceu ?

Benedito escreveu:Estou dando tiros para tudo quanto é lado tentando compreender sua teoria/tese mas nunca que me senti de fato repreendido por você !

Para você tentar compreender esteja à vontade para perguntar, e também tente responder,,,
certas questões fazem você ir confirmar por você mesmo se os textos dizem ou não tal coisa.

E tente não dar tiros sem ver um alvo,, pode gastar todas a munições antes do tempo,
porque você já está é a questionar se existe um outro objetivo por detrás deste assunto,
mas é o próprio assunto que é importante.

E também evite as ironias como muitos fazem, porque são conversas que não levam a nada,
e só vem criar conflitos nas conversas, e são sem evolução.

Mas realmente esse "repreendido" foi entendido não no sentido de "REPREENSÃO",, mas sim
sobre negação do que disse ter falado
.

Benedito escreveu:Estamos em debates e é comum haver momentos acalorados, mas nada de pessoal não !

De fato um debate só fica acalorado mesmo quando os intervenientes levam para o lado 
pessoal,, enquanto a conversa é sobre o que está escrito só aparece esse "calor" quando

alguém esta a ler uma coisa e nega ou então faz uma interpretação completamente errada.

Benedito escreveu:
Eu já estou vacinado e dificilmente levarei para o lado pessoal !

O Tzaruch já debateu muito e veio de um fórum onde eles não eram vacinado,,, e a regra não
mudou muito,, quando começam a não ter argumentos,,, logo atacam por todos os lados,
como se a tentar desestabilizar,, é um "sintoma" comum com os oponentes.

Benedito escreveu:Perdão, você de fato não me REPREENDEU !

Perdão nada,, você não ofendeu ninguém com isso de repreensão....

Agora seria interessante você pelo menos mostrar em qual resposta você falou o seguinte...

____Benedito____
(
Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO)

Onde está essa sua conclusão escrita ?

E se quiser, pode dizer onde ela foi negada (repreendida) ?

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 00:14

@Tzaruch

Agora seria interessante você pelo menos mostrar em qual resposta você falou o seguinte...

____Benedito____
(Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO)

Do post 266, você escreve:

Qual é então o espanto de DEUS ter sexo masculino e feminino, e de ter feito a humanidade
com essa mesma imagem e semelhança ?

Se não é ao mesmo tempo, então, você usa metáfora ? Ou seja, você está dizendo que A PARTIR DE DEUS como que PARTE dele ?
Se não for metáfora, como é Deus ser,tendo, sexo MASCULINO e FEMININO sem entendermos que é ao mesmo tempo ?

E quanto ao fato da mulher ter vindo a partir de Adão (de sua costela), depois de Adão, APÓS Deus concluir não ser bom este estar só ?
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 01:05

.
Olá Benedito.

Benedito escreveu:____Benedito____
(Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO)

Tzaruch

Benedito-
Do post 266, você escreve:

Está difícil hoje irmão ????

Então é-lhe feita uma pergunta sobre onde você concluiu que DEUS é ao mesmo tempo
masculino e feminino,,, e você vem citar uma mensagem do Tzaruch porquê ?

Tem algo que não está a bater certo Benedito,,, você deveria era citar uma mensagem SUA
onde está escrita essa conclusão que fez.

Faça mais uma tentativa para mostrar essa sua MSN,,, depois pergunte então novamente
essas coisas da metáfora etc que falou sobre essa msn nº266 que era dirigida ao Marcelo.

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 01:20

@Tzaruch
No que você escreveu no post 266

Qual é então o espanto de DEUS ter sexo masculino e feminino, e de ter feito a humanidade
com essa mesma imagem e semelhança ?
Eu conclui ser ao mesmo tempo, neste post 266 e no post 242... Deus é ao mesmo tempo do sexo MASCULINO e FEMIINO tendo estes dois sexos ? Sim ou não ? Na biblia diz, à sua imagem e semelhança mas não me diz (não interpreto) que Deus é do ou tem SEXO MASCULINO e/ou FEMININO ! É você quem enxerga no texto e respeito só queria saber por você mesmo se assim é como realmente interpreta.

Ou é uma metáfora então? Se for metáfora, então, Deus tem e é tudo que conhecemos no universo material e imaterial, incluindo as estrelas, os planetas, animais, plantas, enfim, tudo, não somente sexo ! Se não me engano isto é PANTEÍSMO ou pelo menos se aproxima desta corrente de pensamento.

E o fato da mulher ter sido criada depois de Adão (de sua costela) e APÓS Deus concluir que não era bom Adão estar só ? Adão sozinho já não era imagem e semelhança de Deus ?
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 02:18

.

Olá Benedito.

Benedito escreveu:
Tzaruch--

Tem algo que não está a bater certo Benedito,,, você deveria era citar uma mensagem SUA
onde está escrita essa conclusão que fez.

Benedito-
Eu conclui ser ao mesmo tempo
, neste post 266 e no post 242...

Ambas essas mensagens são do Tzaruch e não suas,,, caso não tenha reparado.

Msn Nº242

por Tzaruch em Sab 15 Ago 2015,

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Msn Nº266

por Tzaruch Hoje à(s)

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Mas pronto,, aparentemente a sua conclusão veio de algo que leu, contudo, ainda não
apresentou uma mensagem anterior onde tinha feito essa afirmação
.

Benedito escreveu:Deus é ao mesmo tempo do sexo MASCULINO e FEMIINO tendo estes dois sexos ? Sim ou não ?

Por qual motivo você está a fazer essas perguntas Benedito ???,,, você não tinha já concluído ?

____Benedito escreveu na linha anterior_____
Eu conclui ser ao mesmo tempo

______Msn Nº268_____  

Benedito escreveu:

Ai.... estão vendo ??!!
Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO, o Tzaruch me repreende !
Então o que é ?

Você mesmo já afirmou que concluiu que DEUS é ao mesmo tempo masculino e feminino,,,,
porque vem perguntar sobre a sua PRÓPRIA conclusão ?

A conclusão é sua,, porque pergunta """Sim ou não ?""".,,, está a confirmar ou a negar ?

E afinal, consegue ou não consegue mostrar uma mensagem sua anterior, onde tenha falado
essa conclusão de dois sexos ao mesmo tempo ?
,,,, será que precisa de ajuda para encontrar ?

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 02:38

@Tzaruch
No post 242 você disse que a resposta a aquela pergunta minha QUOTADA por você estava no texto biblico e já disse que não interpreto que Deus tenha sexo (masculino e/ou feminino) nos criando a sua imagem e semelhança, você me deixou concluindo que Deus é ao mesmo tempo do sexo masculino e feminino por ter ambos os gêneros sem ser individuos distintos ! Quero entender como você consegue enxergar que Deus tenha sexo !

Eu sou do sexo masculino, minha namorada do sexo feminino, ora, somos INDIVIDUOS distintos. Quero entender como que Deus é do ou tem sexo (masculino e/ou feminino) sem ser individuos distintos que praticam sexo. Deus pratica sexo ? Se não pratica não vejo porque dizer que ele tem ou é do sexo masculino ou feminino.

Se não forem (e já não sei mais quem seriam) as 3 pessoas da trindade(Pai,Filho,Espirito Santo), quando você ressalta que está escrito FAÇAMOS você está querendo dizer que a COMPANHEIRA (fêmea) de Deus é quem estava junto na criação ?

Eva foi criada depois de Adão ( de sua costela ), APÓS Deus concluir que não era bom o homem estar só. Adão sozinho já não era IMAGEM e SEMELHANÇA de Deus ?
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 04:01

.

Olá Benedito.

Você realmente quer muita coisa,, e faz muitas perguntas do que você mesmo já concluiu.

Benedito escreveu:No post 242 você disse que

Não é o que o Tzaruch disse,, você deveria era citar o post onde você fez aquela conclusão,
mas não faz isso porque esse seu post NÃO EXISTE.

______Msn Nº268_____  

Benedito escreveu:

Ai.... estão vendo ??!!
Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO,
o Tzaruch me repreende !
Então o que é ?

Pense com clareza Benedito,,, na Msn Nº268 você afirmou que ao concluir que DEUS é ao mesmo
tempo masculino e feminino o Tzaruch "repreendeu",,, ou seja negou essa sua conclusão.

E fez isso se dirigindo a todos que estão a ler o tópico dizendo ""Ai....estão vendo ??!!""

Agora, não só os leitores do tópico,, como o Tzaruch também cobra de você, o que é isso
que falou e perguntou se estão a ver ?

Primeiro, chamar a atenção dos leitores como se apontando algo errado da parte do outro
debatedor, além de ser uma procura pela simpatia dos leitores é sinal de falta de argumentos,
pois não se sustem naquilo que poderia usar para argumentar,, e assim solicita "ajuda".

Depois, fica complicado para você quando já passaram várias mensagens e não consegue
fazer a apresentação da mensagem onde escreveu essa conclusão
,,, e a outra mensagem
onde o Tzaruch eventualmente teria "REPREENDIDO" você negando essa afirmação.

Talvez agora já esteja a entender porque isso foi chamado de acusação,,,, porque aquele que
está a debater com você sabe perfeitamente aquilo que escreve,,, e não negou "repreendeu"
essa sua suposta conclusão,, e você sabe isso perfeitamente, mas falou ao contrário.

Você tentou de alguma forma criar uma contradição de forma a tentar derrubar argumentos,
e fez isso sem pensar bem naquilo que estava a fazer, e acabou por falar o que não pode provar.

Veja esta conversa sua.......................

____________Benedito Msn Nº227_______________

por Benedito Bernal em Qua 12 Ago 2015,

Olha o texto abaixo:

"Porquanto, quando ressuscitarem dentre os mortos, nem casarão, nem se darão em casamento,
mas serão como os anjos que estão nos céus."
Marcos 12:25

No mundo espiritual, não há sexo, não há procriação no mundo espiritual !

Não tem como Deus ser HOMEM (Macho) e MULHER (Fêmea) e o pior, ao mesmo tempo !

Qual o problema de Deus não tendo sexo ter imaginado suas criaturas (há exceções) no mundo material
com sexo ? A matéria é perecivel, portanto, para continuar perpetuando é preciso procriar e para os seres humanos, Deus idealizou a procriação pelo sexo !

Vá por outro raciocinio, essa de Deus ser Macho e Fêmea ao mesmo tempo, não cola !

São as genitálias que distingue um do outro ou Deus tem genitália ?!

.
A sua conversa não faz sentido,, primeiro negava, e foi você quem veio com essa
ideia do "ao mesmo tempo",, e isso porque não quer ler que "FAÇAMOS" é plural.

Portanto,, antes negava esse ao mesmo tempo,, depois diz que concluiu e foi repreendido,,,
isso assim começa a ser demasiadas incoerências no seu discurso.

Para resolver a situação faça o seguinte,,, exponha ai claramente a informar os leitores
do tópico que falou coisas sem pensar,,, e que as mesmas não são verdade.

Diga a todos que não tem como mostrar a msn com essa sua conclusão porque você nunca
falou tal coisa
,, pelo contrário tem negado......

E logo de seguida,,, informe a todos que como não tinha concluído,, também não foi repreendido,
nem tão pouco foi negada uma conclusão que não existe.

Se quiser peça desculpa aos leitores por ter induzido eles a coisas que ninguém consegue ver.

Deixe essas coisas bem claras no tópico para que se prossiga o debate,,, pois tem andado
a mandar "tiros" para todo o lado, e ainda não acertou nenhum alvo.

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 05:26

@Tzaruch
EU CONCLUI. Por mim mesmo ? Não. Pelo texto biblico ? Não. Então, conclui de você ! Mas não sei como você interpreta que Deus tenha sexo pelo texto biblico que você insiste em dizer que está ali a explicação !

Na imagem e semelhança, não interpretei que por nos criar homem e mulher, Deus tenha sexo. Somos MORTAIS e para perpetuar a espécie, Deus IDEALIZOU a procriação para a maioria dos animais incluindo a nós através da relação sexual. E você, por favor não insista em dizer que está lá no texto biblico, não esclarece, não me permite compreender a razão de você enxergar Deus com sexo e até praticando sexo.

Embora, eu reconheço que por causa do Deus Judaico-Cristão ser o que até então tem sido o que mais me veio ao conhecimento, é a razão de ser praticamente impossível aferir que Deus tenha sexo e até faça sexo. Isto é muito estranho.

Também reconheço que o modus operandis com que faço sexo aonde não costumo chamar minha namorada de "docinho de coco", pois, acho brochante, me faz mesmo ter aversão imaginar meu criador praticando sexo. Seria como espiar meus pais fazendo sexo.

Respeito sua interpretação do texto biblico, Tzaruch, mas não concordo, infelizmente não consegui compreender seu raciocinio ! Pelo menos no que tange ao Deus Judaico-Cristão.
Adauto
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 786
Cidade/Estado : São Paulo
Religião : Cristão
Igreja : Católica
Mensagens Curtidas : 15
Pontos de participação : 1551

Mensagem por Adauto em Qua 19 Ago 2015, 07:54

Na imagem e semelhança, não interpretei que por nos criar homem e mulher, Deus tenha sexo. Somos MORTAIS e para perpetuar a espécie, Deus IDEALIZOU a procriação para a maioria dos animais incluindo a nós através da relação sexual. E você, por favor não insista em dizer que está lá no texto biblico, não esclarece, não me permite compreender a razão de você enxergar Deus com sexo e até praticando sexo.

Sexo animal, visando a perpetuação da espécie ou satisfação pessoal.
Ridículo demais.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 17:59

.
Resposta à Mensagem Nº281

Olá Benedito.

Benedito escreveu:EU CONCLUI. Por mim mesmo ? Não. Pelo texto biblico ? Não. Então, conclui de você !

Concluiu do Tzaruch ?........mas não foi isso que você falou.

______Msn Nº268_____  

Benedito escreveu:

Ai.... estão vendo ??!!
Agora se concluo que Deus é ao mesmo tempo MASCULINO e FEMININO,
o Tzaruch me repreende !
Então o que é ?

Pelo contrário, disse que tinha concluído, e que o Tzaruch tinha repreendido você,, ou seja,
que tinha negado essa sua conclusão, e confirmou na Mns Nº273.

___Msn Nº273___
Oshe... perdão ! Não fiz acusação nenhuma não !
Quando digo que você me repreende é no sentido AMISTOSO de você não concordar com as minhas conclusões !

A sua conversa cada vez faz menos sentido,,, disse ter concluído,, afirmou que o Tzaruch não
concordou com as suas conclusões,,, e agora já concluiu do que ele tinha escrito ?

Já parou para pensar no significado de conversa contraditória ?

Se quer continuar a debater você tem de esclarecer as coisas que falou,, se concluiu se não
concluiu e se foi repreendido por alguma conclusão.

Enquanto não esclarecer isso, você estará a falar sozinho.

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 18:15

@Tzaruch

Sim Tzaruch, eu conclui de você sim ! É você quem tem feito EU CONCLUIR não é o texto biblico que você insiste dizer que está lá a explicação de Deus ter sexo, isto é você quem interpreta e não é o meu caso !
Explico, fiquei SURPRESO ao saber de sua tese de que Deus tem sexo e não querendo ser OUSADO em pensar num Deus com pinto que transa com uma fêmea conclui por mim mesmo ainda que equivocado e na base de auto defesa de não ser a causa de um ESCÂNDALO, conclui que você estava dizendo que Deus é ao mesmo tempo, MASCULINO e FEMININO ! E para piorar, você não respondeu por si mesmo a perguntas simples e diretas, sendo assim, fiquei FRUSTRADO por não te entender !

Este tema interessante ainda está pendente, continuo não vendo razão alguma para um Deus ter sexo e praticar sexo, repito, não interpreto como você que o texto biblico diz que Deus tenha sexo ! Somos MORTAIS e para perpetuar a espécie Deus IDEALIZOU o sexo, a relação sexual, não incluo sexo ao nos criar à sua imagem e semelhança.
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 19:27

.

Olá Benedito.

Benedito escreveu:Sim Tzaruch, eu conclui de você sim !

E onde está escrito por você essa conclusão ?

Cite o numero da mensagem no tópico ou o link direto para a mesma......

.
Benedito Bernal
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Benedito Bernal em Qua 19 Ago 2015, 19:43

@Tzaruch

Você leu meu post de numero 284 ?! Lá explico o porque VOCÊ me FORÇOU a concluir ! Estou frustrado por não te entender nesta sua tese de que Deus tem sexo e isto não é ruim é sinal de que ainda prestarei atenção em seus posts, pois, vá que em um destes eu finalmente te entenda !
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Tzaruch em Qua 19 Ago 2015, 21:45

.

Olá Benedito.

Benedito escreveu:Você leu meu post de numero 284 ?!

Lá explico o porque VOCÊ me FORÇOU a concluir !

Pois é,,, na Msn Nº284 você fala muita coisa, que não irá ter nenhuma atenção enquanto
não mostrar a tal mensagem onde você escreveu essa sua conclusão de DEUS ser masculino
e feminino ao mesmo tempo.

É que o debate está parado até você desfazer aquilo que tinha falado.

Quanto ficar tudo resolvido,,,, depois então essa conversa de ter sido FORÇADO a concluir.

E meça as coisas que diz,,, já falou que uma conclusão sua (que não está escrita) tinha sido
repreendida "negada" pelo Tzaruch,, coisa que não consegue mostrar onde aconteceu.....

E agora ainda vem acrescentar que a sua conclusão foi FORÇADA... o que por certo  
é mais uma afirmação muito complicada para você explicar e mostrar.

Benedito escreveu:Estou frustrado por não te entender nesta sua tese de que Deus tem sexo

Se você responder a informar a todos, que aquilo que falou na Msn Nº267 foi uma invenção sua,
e que não tinha escrito nenhuma conclusão e que nada foi repreendido,,, então o debate poderá prosseguir.....

Entretanto, não se "queixe" dessa frustração,, você só não tem mais respostas porque 
falou coisas que não deveria ter falado,, e agora não quer "dar o braço a torcer" para desfazer.

Benedito escreveu:e isto não é ruim é sinal de que ainda prestarei atenção em seus posts, pois, vá que em um destes eu finalmente te entenda !

Vá, desfaça lá o que falou na Msn Nº267, e depois já poderá fazer perguntas e prosseguir
o debate para tentar entender o que está escrito,,, lembre-se,, não é uma tese, porque isso
é coisa de doutores e gente com formação,, o Tzaruch não faz teses,, apenas fala e explica
o que está escrito, por isso você não foi forçado a nenhuma conclusão.

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 19 Out 2017, 05:33