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Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Norberto em Ter 02 Jun 2015, 19:06

Stanley K escreveu:
Norberto, reconhece ou não que Tertuliano identificou a trindade ao estudar as escrituras?

Desculpe-me Stanley K, mas qual foi texto bíblico que Tertuliano fundamentou o ensinamento? Se foi citado aqui no tópico, qual seria? Poderia recapitular?

Esclarecendo o ponto "2" da minha mensagem, onde eu afirmei:

Norberto escreveu:Isso significa que:

(...)

2) claramente, Trindade, não se trata de uma doutrina ensinada pelos apóstolos. Se fosse Tertuliano, o único a ensinar não poderia ser recebido como pregador de algo estranho às Escrituras. E muito menos poderia ser um somente ou um dentre poucos a querer defender 3 pessoas em um Deus.

Deve-se extrair o seguinte dessa declaração:

1) doutrina da Trindade não foi ensinada pelos apóstolos.

2) caso fosse ensinada, o ensinamento de Tertuliano não poderia ser recebido como pregador de algo estranho às Escrituras.

3) o que Tertuliano identificou como sendo o que você (Stanley K) chama de Trindade, este ensinamento dele não tem base, nem nos ensinamentos dos apóstolos, pois nenhum deles pregaram esse ensinamento, nem nas Escrituras, pois não há apoio, e nem é o ensinamento que se tem da Trindade hoje, pois a doutrina hoje não aceita em dizer que o Filho foi gerado, teve um início, pois compromete o atributo de eternidade do Filho.

4) e para finalizar, Tertuliano ensinou no século II, e ninguém abraçou. Isso porquê não era uma doutrina apostólica, caso contrário, Tertuliano teria apoio.

Fico no aguardo de você informar em qual trecho das Escrituras Tertuliano se apoia o ensinamento dele, isso para não já dizer que se tratou de uma "filosofia" particular da época, fundamentada, não nas Escrituras, mas sim na "economia dos três em um".
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Stanley K em Qua 03 Jun 2015, 11:52

Norberto a paz do Senhor Jesus!

Desculpe-me Stanley K, mas qual foi texto bíblico que Tertuliano fundamentou o ensinamento? Se foi citado aqui no tópico, qual seria? Poderia recapitular?

Irmão Norberto, isso seria como passar de 6 pra meia dúzia. Tertuliano conforme eu já citei, traz uma inferência clara sobre a divindade de Cristo e também trindade. Agora, de que verso, de onde ele tirou isso etc...ao que sei ele era um dos pais da igreja, como estudioso da bíblia deve ser com base nela. Agora só de você e o Valdomiro desviar o foco dizendo que é diferente do ensino da trindade de hoje, que compromete isso aquilo etc..., se ler aqui mesmo neste tópico, antes de ter levantado um texto como este de Tertuliano eu já havia dito que isso seria normal assim como disse também o Jamierson no vídeo.

4) e para finalizar, Tertuliano ensinou no século II, e ninguém abraçou. Isso porquê não era uma doutrina apostólica, caso contrário, Tertuliano teria apoio.

Já disse que a doutrina da trindade só ganhou força com o tempo. Já citei que mesmo em tempos onde o estudo da bíblia estava praticamente disponível a todas as pessoas, o número de estudiosos que abraçaram a ideia como sendo bíblica cresceu tanto é que as igrejas mais tradicionais que conhecemos tais como Metodista, Batista, Presbiteriana, Católica etc todas abraçaram a doutrina por reconhecimento, não por conveniência.

No mais é como disse no resumo que fiz, sou sincero em admitir que se a trindade fosse algo que tivesse surgido porque apenas em um concílio começou a ser tratado como doutrina bíblica, era de se contestar, porque os primeiros a estudarem a palavra de Deus não cogitaram tal ideia? Não foi o que constatei ao fazer alguns levantamentos como este de Tertuliano.

Graça e paz!

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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Valdomiro em Qua 03 Jun 2015, 15:23

Stanley, Paz!


Agora só de você e o Valdomiro desviar o foco dizendo que é diferente do ensino da trindade de hoje, que compromete isso aquilo etc...

Caro Stanley, não há desvio do foco, pelo contrário, a ideia é trazer a questão para o foco correto.

Alguém chamar Jesus de Deus não o torna um coigual com o Pai. Orígenes o chamava de um segundo Deus, e Justino de outro Deus. Trindade sem igualdade não é a trindade que se prega hoje.

Por que achar que a trindade de hoje está correta e não a trindade de Tertuliano? E por que achar que a trindade de Tertuliano é a correta e não a trindade de outros que não consideravam Jesus como Deus?

A fundamentação bíblica importa, porque não adianta uma fundamentação errada. Os católicos fundamentam o purgatória dentro da Bíblia, mas sabemos não ser correto.

O número dos que abraçam uma doutrina não legitima a doutrina. Na idade média todos abraçavam o catolicismo.

Tertuliano já é reflexo do início do desvio do verdadeiro monoteísmo.

Paz!
Valdomiro.

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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Stanley K em Qui 04 Jun 2015, 11:14

Valdomiro a paz do Senhor Jesus!

É nestas horas que fica muito claro a falta de consistência nos questionamentos.
Sei que não irá assumir, mas veja:

Alguém chamar Jesus de Deus não o torna um coigual com o Pai. Orígenes o chamava de um segundo Deus, e Justino de outro Deus. Trindade sem igualdade não é a trindade que se prega hoje.

Será que eles fazendo isso então estavam sugerindo dois Deuses Valdomiro?!
Não tem pra onde você fugir irmão. Ou você assume que ao lançarem uma dedutiva racional sobre como é este mistério de um Deus em três pessoas, eles acabaram conjecturando erradamente, ou então assumiram que são dois Deuses (o que duvido muito).
Se alguém sugerir que são dois Deuses, ou três, logo o argumento se torna insustentável, porque definitivamente há um só Deus.
Espero que tenha identificado o problema na sua frase, onde você diz que alguns pais diziam que Jesus é um segundo Deus, não no sentido de ser uma mentira, mas sim no sentido de cogitar isso de maneira errada, afinal Jesus também é Deus e o E.S. também, todavia em uma única essência aonde os três é um Deus.

Graça e paz!
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Valdomiro em Qui 04 Jun 2015, 12:13

Stanley, Paz!

Não há qualquer inconsistência. A percepção geral da história facilita a compreensão e a constatação de que quando mais se recua na história da igreja menos trindade há.

Será que eles fazendo isso então estavam sugerindo dois Deuses Valdomiro?!
Sim, a expressão “Deus de Deus”, por exemplo, é um resquício da concepção de um "Deus" com origem em Outro. Talvez seja difícil atualmente imaginar isso, mas não o era naquela época. Foi Orígenes mesmo quem disse: “só o Pai é autotheos; de maneira que João, diz ele, descreve corretamente o Filho, chamando-o somente de theos, e não de ho theos.(grifei)” (Kelly, J. N. D. Op cit pág. 98).

As coisas estavam deixando de ser puramente monoteístas para uma pluralidade que seria rejeitada e depois reajustada para passar a ser conhecida como trindade.

Não pense que o monteísmo estrito tenha sido preocupação de todos os chamados “pais”.

Paz seja contigo!
Valdomiro.

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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Stanley K em Qui 04 Jun 2015, 12:54

Valdomiro a paz do Senhor Jesus!

Acho que não está mesmo me entendendo.

As coisas estavam deixando de ser puramente monoteístas para uma pluralidade que seria rejeitada e depois reajustada para passar a ser conhecida como trindade.

Irmão, eu não estou de forma alguma questionando que pensando assim eles não erraram. Ponto.

Estou a todo momento querendo lhe mostrar que se arriscaram em conjecturas erradas de dois Deuses porque a inferência existe na bíblia. Só isso. Se não existisse nada poderia ter levado eles a cogitarem tal ideia. Só isso irmão.

Graça e paz!
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Valdomiro em Qui 04 Jun 2015, 13:28

Stanley, Paz!

a inferência existe na bíblia
A inferência não existe na Bíblia para quem estuda a Bíblia por completo.

Eles jamais usariam o termo "Deus" para falar de um segundo "Deus" se entendessem os usos da palavra dentro das Escrituras.

Paz!
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Norberto em Qui 04 Jun 2015, 15:54

.
E vamos supor que houvesse a inferência na Bíblia. Veja o que teríamos que aceitar:

- só no século II para o III é que descobriu-se a inferência.

- só no século IV para o V é que se oficializou a Trindade com imposição de pena de morte a quem não aceitava.

Na marra e por séculos após ao V não tem dogma que não perpetue.

Nisso vemos quantos dogmas a Igreja Católica conseguiu perpetuar e não só a Trindade. Temos inferno, sofrimento eterno, troca do dia de guarda, 25/dez aniversário do Deus Sol, e muitos outros dogmas que são oriundos do paganismo e mitologia grega, inclusive a Trindade.

A história diz isso e a Bíblia não apoia nada em relação à Trindade.
.
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Valdomiro em Sex 05 Jun 2015, 09:05

Beto, Paz!

Infelizmente muitos professores da trindade (escritores, teólogos e etc) trabalharam na desvinculação do paganismo envolto nas decisões pró trindade e apresentam como algo que a igreja sempre acreditou. Hoje sabemos que não é verdade, a partir de alguns outros trinitários que até admitem a constituição do dogma, que colocam mais alguns detalhes da história que terminam por esclarecer pontos importantes de como tudo aconteceu.

Em História das Heresias o autor Roque Frangiotti, que é trinitário, comentando o Concílio de Éfeso, em 431 d.C, admite: “A proclamação do dogma da maternidade divina, na cidade de Éfeso, parece ter um significado profundo e está ligado a uma tradição pagã muito antiga. Dizem os historiadores que o povo aguardava, ansioso, junto à basílica, o encerramento do concílio. Quando se soube que os bispos conciliares reconheceram Maria como verdadeira Mãe de Deus, o povo saiu jubiloso pelas mesmas ruas em que, quatro séculos antes, haviam-se produzido um grande tumulto contra o apóstolo Paulo porque este se opunha à devoção  pagã, ao culto da deusa-mãe Ártemis. … A declaração da maternidade divina de Maria parece ter recuperado o ânimo das massas despojadas, que, no culto da deusa-mãe, garantiam sua autonomia espiritual num espaço leigo para viver seus sonhos e sua piedade ante um autoritarismo clerical cada vez mais prepotente.” (pag. 135)


Paz!
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Norberto em Ter 09 Jun 2015, 16:06

.
Valdomiro,

Lembrei de uma tópico que abri. Onde o paganismo chega a ponto de entrar no Cristianismo puro, não é mesmo?

Seria coincidência ou de fato há um desvio doutrinário com dose no paganismo?

O tópico tem o seguinte teor:



O texto abaixo não se trata de ironia e muito menos de ataque aos devotos de Nossa Senhora Aparecida, mas sim tem o intuito de trazer, por intermédio de um texto bíblico adaptado à situação, uma oportunidade de meditação a todos, principalmente aos católicos, em virtude de uma preocupação a respeito do desvio doutrinário e da verdade bíblica.

O texto foi extraído da Bíblia (Atos 19.20-41), com exceção das poucas partes em negrito.



CIDADE DOS EFÉSIOS ERA GUARDADORA DO TEMPLO E DA IMAGEM DA DIANA

CIDADE DOS BRASILEIROS É GUARDADORA DA BASÍLICA E DA IMAGEM DA NOSSA SENHORA APARECIDA


Assim, a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia. E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a APARECIDA (cidade, do Estado de São Paulo)  passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.

E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo  no BRASIL.

Naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.  Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia, de prata, nichos de Nossa Senhora Aparecida,  dava não pouco lucro aos artífices,  aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Varões, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;  e bem vedes e ouvis que não só em APARECIDA,  mas até quase em todo o Brasil, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não representam nada as imagens feitas  com as mãos.

Não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que a própria Basílica da grande Nossa Senhora Aparecida  seja estimado em nada, vindo a majestade da Maria, mãe de Deus,  que todo o Brasil e o mundo veneram,  a ser destruída. Ouvindo isto, encheram-se de ira e clamaram, dizendo: Grande é a Nossa Senhora dos Brasileiros.

E encheu-se de confusão toda a cidade de Aparecida,  e unânimes correram ao teatro, arrebatando a Gaio e a Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo na viagem.  E, querendo Paulo apresentar-se ao povo, não lho permitiram os discípulos.  Também alguns dos principais do Brasil, que eram seus amigos, lhe rogaram que não se apresentasse no teatro.

Uns, pois, clamavam de uma maneira, outros, de outra, porque o ajuntamento era confuso; e os mais deles não sabiam por que causa se tinham ajuntado.  Então, tiraram Alexandre dentre a multidão, impelindo-o os romeiros para diante; e Alexandre, acenando com a mão, queria dar razão disto ao povo.  Mas, quando conheceram que era judeu, todos unanimemente levantaram a voz, clamando por espaço de quase duas horas: Grande é a Nossa Senhora Aparecida  dos brasileiros.

Então, o escrivão da cidade, tendo apaziguado a multidão, disse: Varões brasileiros, qual é o homem que não sabe que a cidade de Aparecida é a guardadora da  Basílica da grande  Rainha  do Céu Nossa Senhora Aparecida e da imagem que acharam no Rio Paraíba?  Ora, não podendo isto ser contraditado, convém que vos aplaqueis e nada façais temerariamente;  porque estes homens que aqui trouxestes nem são sacrílegos nem blasfemam da Nossa Senhora Aparecida.

Mas, se Demétrio e os artífices que estão com ele têm alguma coisa contra alguém, há audiências e há procônsules; que se acusem uns aos outros.  Mas, se alguma  outra coisa demandais, averiguar-se-á em legítimo ajuntamento.

Na verdade, até corremos perigo de que, por hoje, sejamos acusados de sedição, não havendo causa alguma com que possamos justificar este concurso.  E, tendo dito isto, despediu o ajuntamento.
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Norberto em Seg 17 Ago 2015, 18:29

.
De um vídeo que me trouxeram ao conhecimento, extraí o seguinte que tem relação com o tema do presente tópico.



A doutrina [da Trindade], na verdade, ela se desenvolveu no Concílio de Constantinopla, em 381 DC (...) Espera aí professor, mas não foi no Concílio de Niceia? Não senhores. No Concílio de Niceia surgiu o embate .... concernente à divindade de Jesus. Não foi concernente à Trindade. A Trindade ele foi desenvolvida no Concílio de Constantinopla, em 381 DC (...) Em 382 DC veio no Credo de Atanásio.


Prof. Fábio Sabino, em seu vídeo, tempo 11:26, link:
https://youtu.be/F58CQwMTRfQ?t=686



Conforme originalmente publicado o Credo [de Nicéia], inteiro, declara:

Cremos:

- em um só Deus. Pai, onipotente, criador de todas as coisas invisíveis e visíveis,

- em um só Senhor Jesus Cristo, o filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial com o Pai, por meio de quem, todas as coisas vieram à existência, coisas no céu e coisas na terra, o qual por causa de nós homens e por causa da nossa salvação, desceu e se tornou encarnado, tornando-se homem, sofreu e levantou-se de novo no terceiro dia. Ascendeu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos.

- no Espírito Santo.


Prof. Fábio Sabino, em seu vídeo, tempo 21:28, link:
https://youtu.be/F58CQwMTRfQ?t=1286



Veja aí o interessante de tudo. Dizem que a Trindade é credo apostólico e não se definiu nada com relação ao Espírito Santo no Concílio de Nicéia, em 325 DC?

Respondendo a pergunta do tópico em arriscaria o seguinte:

Por que no Concílio de Nicéia não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Simplesmente porque não é um credo apostólico ou, pelo menos,  um credo que estivesse tomado força de entendimento como "verdade", pelo menos décadas antes ao Concílio de Nicéia, para assim ser considerado.

O caminho para o dogma da Trindade ser estabelecido, foi somente décadas depois, em 381 DC, no Concílio de Constantinopla.

Ou seja, em época muito tardia para se dizer que era um credo apostólico.
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Papista em Seg 31 Ago 2015, 17:55

Podemos recuar um pouco no tempo?
Tertuliano 150 DC

"A heresia, a qual supõe por si mesma possuir a pura verdade, pensando que não se pode crer que um só Deus de nenhum outro modo a não ser dizendo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são a mesma Pessoa, como se neste modo um também não fosse todos, em que todos são um, por unidade de substância, enquanto o mistério da dispensação é, todavia, guardado, o qual distribui a Unidade na Trindade, colocando em sua ordem as três Pessoas - o Pai, o Filho e o Espírito Santo; três, mas não em condição e sim em grau, não em substância e sim em forma, não em poder e sim em aspecto" (Contra Praxéas 2).

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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Stanley K em Ter 01 Set 2015, 10:16

A paz do Senhor Jesus Papista!

Então irmão, se você tiver dado uma lida nas respostas unitaristas aqui quanto a isso, é cansativo e desanimador o debate.
Cria-se coisas onde realmente não existe.

Exemplo: Se hoje um grupo de trinitários respeitados como os mais "conceituados" dizem que na trindade o Filho (mesmo eterno como segunda pessoa) foi gerado pelo Pai, (o que eu descordo) e de repente os pais da igreja explanaram em seus escritos uma fagulha diferente da trindade que conhecemos hoje e pregada por tal grupo "reconhecido", a qual sabemos ser uma doutrina ainda polêmica mesmo depois de tanto tempo, mas a "fagulha", é o tipo de artifício que unitaristas precisam para dizerem que os pais não ensinaram trindade coisa nenhuma, quando na verdade ensinaram sim.

Espero que o Valdomiro venha lhe trazer uma resposta quanto a isso, ai você terá uma noção do que eu estou comunicando aqui.

Graça e paz!
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Valdomiro em Ter 01 Set 2015, 10:47

Papista, Paz!

Independentemente do pedido do Stanley, iria te escrever, mas como ele pediu, então segue-se...

De fato pode se recuar no tempo, mas o uso da palavra trindade e a alegação de mesma substância em Tertuliano não tem o mesmo sentido que se verá em 325 ou mesmo 381 d.C.

O grande problema é que os trinitários de hoje fazem um uso anacrônico de muitas afirmações desses antigos cristãos, e, muitas vezes, não se dão conta disso. Tentam sublimar aquilo que acreditam, e preterem o restante das afirmações deles. Justamente as afirmações que apontam a verdadeira compreensão do fato escrito (em sua época) e até mesmo a própria atestação desses antigos cristãos, de que o que eles estavam apresentando nunca havia sido ventilado antes. Isso se vê nos escritos de Tertuliano. Não são trechos acidentais, isolados ou ambíguos, ou mesmo "fagulhas", mas afirmações explícitas e inquestionáveis.

Não se pode imputar culpa a quem busca contextualizar tais escritos, em vez de isolá-los para confirmar aquilo que se acredita hoje como ortodoxia.

Tertuliano admitia uma origem temporal para o Filho. Ele mesmo disse:

Houve um tempo em que não havia Filho e nem pecado, quando Deus não era nem pai nem juiz” (Contra Hermógenes C 3)

"Como pode algo, exceto o Pai, ser mais velho, e por isso deveras mais nobre do que o Filho de Deus, o Verbo unigênito e primogênito? . . . Esse que não precisou de um Criador para lhe dar existência, será muito mais elevado em categoria do que o que teve um autor que o trouxe à existência" (Contra Hermógenes. C. 18)

De fato, assim que percebeu que ele era necessário para Sua criação do mundo, Ele imediatamente O criou, e O gerou em Si mesmo” (Contra Hermógenes, C. 18)

Sua primeira declaração é de fato feita, quando o Filho não havia aparecido ainda” (Contra Praxéas,  C. 12).

Logo, a trindade que se acredita hoje, não é a que Tertuliano entendia. Ele mesmo seria taxado de herege se estivesse presente em Niceia ou Constantenopla.

O próprio Tertuliano testifica que a economia dos três em um era uma novidade e foi amplamente rejeitada pelos ouvintes.

Tertuliano fala de forma genérica dos que rejeitaram a ideia, nos seguintes termos: “Os simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis, estão chocados com a dispensação (dos Três em Um)" (Contra Praxéas c.3).

A palavra “chocados” é tradução do latim “expavescunt” que também significa “grande horror”

Depois fala dos latinos que também rejeitaram dizendo: “ignorantes também”,

E em seguida fala dos gregos, a quem não podia tachar de ignorantes, dizendo: “enquanto gregos justamente se recusam a entender a economia, ou dispensação (dos Três em Um)”.

Os dois lados do Império rejeitaram a novidade proposta por Tertuliano, e olha que ele não foi tão longe quando se irá em 381. d.C.

PARADOXALMENTE a obra mais antiga que usa o termo "trindade" é também a que testifica que os cristãos, sejam gregos ou latinos, além de desconhecerem a rejeitavam completamente. Para passar da não existência a existência o dogma precisou de várias centenas de anos.

O outro detalhe é que Tertuliano, à época em que escreveu Contra Praxéas fazia parte de uma facção cristã chamada de montanista. Nesta facção Montano era, segundo acreditavam, o Paracleto, o Espírito Santo. Então, a trindade de Tertuliano na mente dele além de ser temporal, de certa forma, era composta por Pai, Filho e Montano  (VEJA AQUI).

Foi Montano quem "inspirou" Tertuliano a escrever sobre a "trindade", pois disse Tertuliano que o fez: "depois de melhor instruídos pelo Paracleto , que guia os homens realmente para toda a verdade" (Contra Praxéas C.2).

Um detalhe final é que Tertuliano escreveu Contra Praxéas na virada do II para o III século. A data apontada de 150 d.C é a data estimativa de seu nascimento, não de seus escritos. Contra Praxéas é atribuída, por alguns, a data de 213 d.C

Paz seja contigo!
Valdomiro.
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

Mensagem por Norberto em Ter 01 Set 2015, 12:02

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Papista escreveu:Podemos recuar um pouco no tempo?
Tertuliano 150 DC

Papista, quando notei o recuo do tempo em 150 DC achei muito o recuo. Mas conforme o Valdomiro esclareceu, 150 DC é a data provável do nascimento de Tertuliano. Já o seus escritos citados correspondem já ao século III, aproximadamente 213 DC.

Estou fazendo essa observação pois, desejando ou não todos nós, quanto mais aproximamos da igreja primitiva, menos Trindade vemos, para não se falar que é nulo o ensinamento da Trindade pelos apóstolos.

Tanto é nulo que no Concílio de Niceia, já em 325 DC, a pessoa do Espírito Santo não foi assunto em pauta. Trataram nesse Concílio apenas sobre a pessoa do Filho.

Veja como a Trindade é tardia nos ensinamentos dos antigos.

Valdomiro escreveu:O próprio Tertuliano testifica que a economia dos três em um era uma novidade e foi amplamente rejeitada pelos ouvintes.

Tertuliano fala de forma genérica dos que rejeitaram a ideia, nos seguintes termos: “Os simples, de fato (não vou chamá-los de tolos ou ignorantes), que sempre constituem a maioria dos fiéis, estão chocados com a dispensação (dos Três em Um)" (Contra Praxéas c.3).

A palavra “chocados” é tradução do latim “expavescunt” que também significa “grande horror”

Depois fala dos latinos que também rejeitaram dizendo: “ignorantes também”,

E em seguida fala dos gregos, a quem não podia tachar de ignorantes, dizendo: “enquanto gregos justamente se recusam a entender a economia, ou dispensação (dos Três em Um)”.

Os dois lados do Império rejeitaram a novidade proposta por Tertuliano, e olha que ele não foi tão longe quando se irá em 381. d.C.
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Re: Por que no Concilio de NICEIA não foi estabelecido o dogma da Trindade?

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