F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA...

Compartilhe
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3240
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 148
Pontos de participação : 10595

MALDIÇÃO HEREDITÁRIA...

Mensagem por Vasuilvan em Ter 21 Abr 2015, 09:04

///////

Deuteronômio 5:8-11, Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

Amigos, levando em conta que esse é um texto do Antigo Testamento e que para muitos é algo já vencido, podemos dizer que essa transferência de maldição não mais existe?...

tem algum texto no Novo Testamento que dê continuidade a esse assunto?...
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 890
Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1982

Re: MALDIÇÃO HEREDITÁRIA...

Mensagem por Roberto Costa em Ter 21 Abr 2015, 11:18

Saudações Cristãs :

Olá Irmão Vasuilvan :

Uma das várias referências descritas no Novo testamento acerca deste assunto estão em :  João 8 : 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Romanos 8 : 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. II Corintios 5 : 17 Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Esse tema esta sendo indiretamente debatido também no tópico : http://forumevangelho.com.br/t2051-contradicao-biblica-o-filho-nao-levara-a-iniquidade-do-painem-o-pai-levara-a-iniquidade-do-filho
Mas independente disso é um bom tema.

Ebenézer, Até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Ter 21 Abr 2015, 11:37

//////

Roberto, levantei esse tema, pelo fato de que neste domingo estive visitando uma IURD, a convite de uma amiga que congrega por lá, e depois do culto tivemos uma boa conversa...

Ela logo puxou o assunto para as libertações e possessões.  falamos um bom tempo sobre esse assunto e tentei entender como é feito o trabalho missionário.  então me explicou que elas visitam as pessoas e tentam encaminha-las para a igreja a fim de que passem primeiramente por uma libertação para que o evangelho de Cristo possa penetrar no seu coração...

Expliquei a ela que também creio na maldição hereditária e que também creio na necessidade de nos libertarmos dela, mas também acrescentei que onde a verdade entra, ali também há libertação...

Então, busco junto aos irmãos uma melhor compreensão desse tema muito importante...
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Ter 21 Abr 2015, 12:12

Saudações Cristãs :

Sim, sim Irmão Vasuilvan.

Tenho minha opinião sobre o assunto, e só pelos textos que citei, já da para ter um prévia do que acredito, mas acho relevante debatermos  sobre ele.

Gostaria muito de ver mais opiniões também.

Fique na Paz.

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4331
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17427

Mensagem por Norberto em Qua 20 Maio 2015, 14:59

.
Participação do Aldo Mario Pedro Ferraro, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29436

Caro Vasuilvan, caros amigos

Para início de meu raciocínio, há que se fazer uma distinção entre “ídolos” e “ imagens”. Na minha compreensão o texto apontado se refere a idolatria, assim “Não te curvarás a elas nem as servirás” caracterizam comportamento próprio de idólatras.

Não se tem notícias de que a comunidade cristã primitiva usasse imagens.

Em 315 o cristianismo passou a ser liderado por um imperador, Constantino (Concílio de Niceia), em 381 o imperador Teodósio fundou a Igreja Católica (Concilio de Costantinopla); o cristianismo primitivo, autentico, desapareceu. Desde então e ao longo de toda a idade média a Igreja Católica foi dominada pela alta aristocracia romana e francesa. A Igreja Católica introduziu o uso de imagens, a meu ver por dois motivos

a)
Fortemente influenciada pela beleza da cultura artística, mitológica, grega e romana dominante na época e graças ao poder financeiro da aristocracia, a Igreja Católica estimulou fortemente o desenvolvimento da arte. Pintores e escultores famosos brindaram a humanidade com obras fascinantes.

b) No campo doutrinário, a Igreja Católica vem utilizando da imagem a fim de tornar presente a pessoa retratada, da mesma forma, ou com a mesma intenção, com que nós admiramos e nos recordamos de alguma pessoa querida através de uma fotografia. Nós não amamos a fotografia mas a pessoa ali representada, da mesma forma o Católico não deve adorar a escultura.

A Igreja reformada não exclui esta prática. Em Genebra, berço da Reforma, a principal igreja ostenta as esculturas dos patronos, entre os quais Calvino e Farel, o mesmo ocorre em uma das principais praças de Genebra. Certamente que a intenção não é de que essas imagens sejam adoradas.

Oremos pela paz, Aldo

.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Qua 20 Maio 2015, 15:39

A única maldição a qual estávamos submetido era a morte:

Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal...céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, Deuteronômio 30:15; 19

A vida como bênção, e a morte como maldição!

Porém no AT estas escolhas estavam ligadas ao mandamento (Lei) específico:

Porém se o teu coração se desviar, e não quiseres dar ouvidos, e fores seduzido para te inclinares a outros deuses, e os servires, então eu vos declaro hoje que, certamente, perecereis; não prolongareis os dias na terra a que vais, passando o Jordão, para que, entrando nela, a possuas; Deuteronômio 30:17,18

Mas quando entramos no NT a morte como maldição ganha um contexto muito maior. Agora não estamos falando de morte na terra, mas de morte eterna! Wink

Para para esta maldição (morte eterna):

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; Gálatas 3:13

Para aqueles que estão em Cristo, não há maldição!

E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro...E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. Apocalipse 22:1; 3
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 20 Maio 2015, 16:03

Boa tarde

Estes são os lugares onde essa frase é usada na Bíblia:
Êxodo 34:07 - Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração.
Números 14:18 - O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniqüidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.
Êxodo 20:05 - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Deuteronômio 5:09 - Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
Observe que, se fôssemos ler Êxodo 34:07  e Números 14:18 como comentários independentes, parece que Deus está sendo extremamente injusto por castigar os filhos pelos pecados de seus antepassados. Na verdade, Deus diz especificamente em Ezequiel 18:01-32 (enfase no verso 20 que Ele não faria uma coisa dessas. É por isso que temos outras passagens com o ensino sobre o mesmo assunto. Devemos tomar a Bíblia como um todo e não apenas trechos isolados. Assim, em Êxodo 20:05 e Deuteronômio 5:09, temos a frase adicional chave: daqueles que me odeiam ".  

Os filhos de uma geração ou sociedade pecaminosa que continuam no pecados de seus pais receberão sua punição justa. No entanto, qualquer membro de uma família pecaminosa ou sociedade que se transforma a partir de sua maldade será perdoado. Pense Raabe, a cananéia no livro de Josué. (Josué 6:17 -  Josué 6:23Toda a sua sociedade, por causa de sua idolatria vil, foi consagrada por Deus para destruição. No entanto, Raabe e sua família abandonaram aquelas pessoas para vincular-se ao povo de Deus e eles foram recebidos e salvo da destruição visitados sobre seu povo por Josué quando Jericó foi destruída. 

Pastor Almoedo
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Igreja : Corpo de Cristo
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qui 21 Maio 2015, 00:55

--

Vasuilvam,

Creio que a leitura errada desse verso é que causa problemas. Ninguém nota o final da frase: "daqueles que me odeiam...", e também não notam a outra frase: "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos"

Isto é: A maldição não existe porque o pai pecou, mas sim porque o filho pecou assim como o pai também. Para aquele que não copia esse "mal exemplo" do pai Deus promete misericórdia. Mas para o pai e o filho que odeia a Deus, é prometido maldição.

Quem não faz uma leitura simples dessa, começa a ver um Deus injusto onde não tem...
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4331
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17427

Mensagem por Norberto em Qui 21 Maio 2015, 08:43

.
Muito bem colocadas as palavras do Gleison Elias.

Quando o SENHOR diz que visita a iniquidade dos pais nos filhos isso é em virtude de ser praticamente 100% normal os filhos seguirem os que seu pais fazem de bom ou ruim.

Contrário do entendimento de hereditariedade.

Um exemplo que vejo sempre na sociedade é o caso de mãe solteira. As filhas das mães solteiras, em quase 100% dos casos, serão mães solteiras também.
.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 21 Maio 2015, 09:05

Gleison Elias escreveu:--

Vasuilvam,

Creio que a leitura errada desse verso é que causa problemas. Ninguém nota o final da frase: "daqueles que me odeiam...", e também não notam a outra frase: "E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos"

Isto é: A maldição não existe porque o pai pecou, mas sim porque o filho pecou assim como o pai também. Para aquele que não copia esse "mal exemplo" do pai Deus promete misericórdia. Mas para o pai e o filho que odeia a Deus, é prometido maldição.

Quem não faz uma leitura simples dessa, começa a ver um Deus injusto onde não tem...
//////

Grato amigo Gleison...

É justamente atrás de pérolas como estas, que prontifico-me a abrir determinados tópicos. Comungo contigo do teu pensamento e era atrás desta confirmação que eu buscava fortalecer o que cria...

Esta parte do verso; que visito a iniqüidade dos pais nos filhos

Não expressa com clareza o entendimento do termo herança que conhecemos hoje. Eu entendo que essa visita dá-se no sentido da influência.   A tendência herdada, carece de um convívio próximo e a inclinação para determinadas práticas precisam ser massificadas no consciente da herdeira...

Considerando ainda que, nem sempre somos obrigados a aceitar como bom e útil, tudo que nossos pais nos apresentaram. Por exemplo; meu pai sempre fumou e bebeu. Tenho dois irmãos que fumam e bebem, mas por outro lado, eu nunca fumei e nunca bebi, bem como outros quatro irmãos que tenho...

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 21 Maio 2015, 09:18

//////

Creio que essa maldição inferida do texto seja o fruto do que plantamos;

- Se nos entregarmos ao consumo de bebidas alcoólicas; seremos escravos dessa (desejo) bebida, seremos desmoralizados e expostos, nosso organismo será enfraquecido, nossos órgãos sofrerão com doenças, perderemos emprego, não daremos conta do recado, no casamento, nossos filhos se envergonharão de nós, nossos filhos terão grande chance de tornarem-se cativos do álcool e etc...

- Se formos adúlteros; Estaremos expostos a doenças, poderemos gerar filhos não planejados, seremos mal-afamados, faltará-nos desejo pelo cônjuge, nossa renda familiar pode não ser suficiente para o sustento digno da família, pois estará comprometida com mais de uma família, nossos filhos poderão ver nessa prática como algo a ser seguido, produzindo filhas e filhos viciados em sexo e etc...
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Sex 22 Maio 2015, 15:24

Saudações Cristãs :

Ampliando o debate :

E a chamada  " Cura Interior " é a libertação da " Maldição Hereditária " praticada por muitos ? Ou é meramente uma " libertação dos traumas " do passado ?

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sex 22 Maio 2015, 19:25

Não ouço em Jesus qualquer um destes ensinos, ao contrário: "Conhecereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará"!

O problema não está na VERDADE, pois Jesus está disponível 24 horas por dia. O problema está no "conhecereis"!

As pessoas que procuram estes expedientes para "cura", para "libertação" não buscam conhecer a DEUS por meio do VERBO (da Palavra), e não estou falando da escritura (que fique bem claro).

Jesus é real. Ele é DEUS. Ele é Senhor! Por que as pessoas não buscam conhecer a Jesus?

Tanto Paulo como demais apóstolos, pregaram a Jesus a muitas pessoas, e não carregavam uma bíblia para ler, nem preparavam de antemão sermões, eles diziam: Estou anunciando a Jesus, o ressuscitado dentre os mortos. Ponto!

Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos. Atos 13:30

Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo. Atos 17:3

E matastes o Príncipe da vida, ao qual Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas. Atos 3:15

Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Atos 4:10

Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17:31

E que o ressuscitaria dentre os mortos, para nunca mais tornar à corrupção, disse-o assim: As santas e fiéis bênçãos de Davi vos darei. Atos 13:34

Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. Atos 13:37

Doendo-se muito de que ensinassem o povo, e anunciassem em Jesus a ressurreição dentre os mortos. Atos 4:2

O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Atos 5:30

Não a todo o povo, mas às testemunhas que Deus antes ordenara; a nós, que comemos e bebemos juntamente com ele, depois que ressuscitou dentre os mortos. Atos 10:41

Ao qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; Atos 2:24

Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas. Atos 2:32

Pois quê? julga-se coisa incrível entre vós que Deus ressuscite os mortos? Atos 26:8

Isto é, que o Cristo devia padecer, e sendo o primeiro da ressurreição dentre os mortos, devia anunciar a luz a este povo e aos gentios. Atos 26:23

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. Atos 1:11

A este ressuscitou Deus ao terceiro dia, e fez que se manifestasse, Atos 10:40

E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu a nós, seus filhos, ressuscitando a Jesus; Atos 13:32

Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades. Atos 3:26

Tinham, porém, contra ele algumas questões acerca da sua superstição, e de um tal Jesus, morto, que Paulo afirmava viver. Atos 25:19
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Roberto Costa em Sex 22 Maio 2015, 19:57

Saudações Cristãs :

Pois é : E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8 : 32
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. João 8 : 36

Interessante Rasabino, que todos os demais textos citados estão nas Escrituras Sagradas !

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sex 22 Maio 2015, 20:22

Graça e Paz Roberto!
Roberto Costa escreveu:Interessante Rasabino, que todos os demais textos citados estão nas Escrituras Sagradas !

O registro dos eventos estão nas escrituras para testemunho acerca da VERDADE. Muitas outras coisas que Jesus fez e falou não foram registradas, e se fossem com certeza mais discussões estariam andando por aqui! Razz

O testemunho de duas ou mais pessoas acerca de um fato ou evento pode comprovar a veracidade destes fatos ou eventos.

E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Apocalipse 12:11

É possível ter uma experiência real com o Espírito Santo de Deus, sem conhecimento nenhum das escrituras?

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 19 Fev 2018, 20:39