F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.


A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Compartilhe

Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 781
Data de inscrição : 02/07/2014

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Célio Saldanha em Sex 27 Mar 2015, 15:58

Vasuilvan escreveu://////


 Célio, qual o contexto do Doar?...

Ceder voluntariamente aquilo que possui. Mas nem tudo que é pedido para se doar que se deve dar, pois tem que ser prudente.

As virgens néscias foram pedir o óleo para as virgens prudentes, mas o que elas disseram?

Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.

Mateus 25:6-9

Doar é também sinônimo de entregar voluntariamente, como um presente, ou doação sem nenhum interesse pessoal.

Também não pediam contas aos homens em cujas mãos entregavam aquele dinheiro, para o dar aos que faziam a obra, porque procediam com fidelidade. 2 Reis 12:15

Quando os discípulos de Jesus foram enviados, Jesus disse para não levarem nada, nenhum dinheiro nem bolsa. Assim, do que eles recebessem, que também distribuíssem aos necessitados:

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. Lucas 6:30

Assim como em nossos dias, a riqueza atrai ladrões, no tempo de Jesus não era diferente. Os discípulos estavam pregando o evangelho segundo a piedade, de forma que o que recebesse, também deveriam doar. Eles deveriam doar até mesmo a outra face, mas isso não significava que eles deveriam ficar nu se alguém lhe pedisse suas vestes. Caso houvesse duas capas, duas vestes, seria óbvio que deveriam doar, mas digamos que se fosse em nossos dias, alguém lhes pedisse que dessem o coração para transplante em outra pessoa, ou coisa parecida.. isso não seria prudente, exceto em caso de morte, onde a doação de órgãos e tecidos já seria lícita. Jesus já deu sua vida a todos para que uns vivam para os outros, mas sem perder a própria vida simplesmente por causa da petição de outro. O diabo mesmo tentou Jesus no deserto lhe pedindo coisas que pessoas comum vivem dando, mas Jesus o expulsou, mostrando que no contexto de petição, há um limite para dividir o bem do mal.

Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1771
Data de inscrição : 06/03/2009

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Maria Madalena em Sab 28 Mar 2015, 08:37

Façam conforme o Senhor Jesus ordenou: Dai a todo o que te pede. Não julgue, APENAS DÊ, DOE, FAÇA, AJUDE.

avatar
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 781
Idade : 46
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878
Data de inscrição : 02/07/2014

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Célio Saldanha em Sab 28 Mar 2015, 11:08

Nem tudo..

Doar é uma coisa, mas julgar é outra.. se não tivéssemos a capacidade de julgar, seriamos irracionais. Julgar a pessoa pela pobreza dela, cor da pele, religião ou coisas similares é errado, mas julgar se ela deve ou não receber a ajuda, isso já é certo, pois se for uma ajuda em coisas ilícitas pode ser incriminado também.

Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais.
Porque, que tenho eu em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro?
Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai pois dentre vós a esse iníquo.
1 Coríntios 5:9-13

Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para julga-los os que são de menos estima na igreja?
Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis.
1 Coríntios 6:2-6

Quando se diz simplesmente: doe, faça, ajude.. tem seu centro. Para isso foi dado o Espírito Santo, para despertar na pessoa uma linha correta. O diabo sempre usou a bondade do cristão para fazê-lo sofrer desnecessariamente, já que pede para ele transportar um pacote fechado que logo na frente é examinado pela polícia e vai preso por tráfico de drogas, armas e coisas que o incriminam.

O espião do rei da Babilônia pediu para ver algumas particularidades para o rei Zedequias e a consequência foi danosa.

E Ezequias se alegrou com eles, e lhes mostrou a casa do seu tesouro, a prata, e o ouro, e as especiarias, e os melhores unguentos, e toda a sua casa de armas, e tudo quanto se achava nos seus tesouros; coisa nenhuma houve, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio, que Ezequias não lhes mostrasse.
Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que foi que aqueles homens disseram, e de onde vieram a ti? E disse Ezequias: De uma terra remota vieram a mim, de babilônia.
E disse ele: Que foi que viram em tua casa? E disse Ezequias: Viram tudo quanto há em minha casa; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu deixasse de lhes mostrar.
Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor dos Exércitos:
Eis que virão dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado para babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR.
E até de teus filhos, que procederem de ti, e tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no palácio do rei de babilônia.
Isaías 39:2-7

A doação é sempre um ato voluntário, despertado por Deus, que deve ser feito conforme a necessidade de cada um e conforme a capacidade do doador.

Falou mais Moisés a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: Esta é a palavra que o Senhor ordenou, dizendo:
Tomai do que tendes, uma oferta para o Senhor; cada um, cujo coração é voluntariamente disposto, a trará por oferta alçada ao Senhor: ouro, prata e cobre,
Êxodo 35:4-5

Todo homem e mulher, cujo coração voluntariamente se moveu a trazer alguma coisa para toda a obra que o Senhor ordenara se fizesse pela mão de Moisés; assim os filhos de Israel trouxeram por oferta voluntária ao Senhor. Êxodo 35:29


Para se fazer uma doação, é necessário que seja despertado por Deus, como no reparo da casa de Deus

Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O Senhor Deus dos céus me deu todos os reinos da terra, e me encarregou de lhe edificar uma casa em Jerusalém, que está em Judá.
Quem há entre vós, de todo o seu povo, seja seu Deus com ele, e suba a Jerusalém, que está em Judá, e edifique a casa do Senhor Deus de Israel (ele é o Deus) que está em Jerusalém.
E todo aquele que ficar atrás em algum lugar em que andar peregrinando, os homens do seu lugar o ajudarão com prata, com ouro, com bens, e com gados, além das dádivas voluntárias para a casa de Deus, que está em Jerusalém.
Então se levantaram os chefes dos pais de Judá e Benjamim, e os sacerdotes e os levitas, com todos aqueles cujo espírito Deus despertou, para subirem a edificar a casa do Senhor, que está em Jerusalém.
E todos os que habitavam nos arredores lhes firmaram as mãos com vasos de prata, com ouro, com bens e com gado, e com coisas preciosas; além de tudo o que voluntariamente se deu.
Esdras 1:2-6

No caso específico de esmolas, também há um limite, pois os que fazem PROFISSÃO DE MENDIGÂNCIA não devem ser incentivados. Assim como doar esmolas para adolescentes que ficam nos semáforos ou em mercados, pois ao invés de estar ajudando estará criando um dependente, assim como os usuários de entorpecentes, que podem receber uma esmola para comprarem cocaína e depois matarem uma pessoa. O ajudante pode responder por crime culposo.

Na nossa igreja, a terça parte da arrecadação é disponibilizada para ajuda de pessoas necessitadas, mas já houve casos em que pessoas fazia dívidas já contando com essa ajuda, como compra de eletrodomésticos de valores altos sem ter condições de pagar. Houve pessoas que deixavam de comprar comida com seu pouco dinheiro, para depender de cesta básica. Nesses casos, as pessoas são orientadas a não ficarem dependendo somente da igreja, pois há um rodízio de ajudas, já que nossa arrecadação também é voluntária e não deve ser direcionada a ajudas com exclusividade de uns e de outros não.

Igreja evangélicas normalmente são as mais beneficiadas com ajudas financeiras, mas o dinheiro nem sempre é usado para aquilo que realmente deve ser, já que a preocupação é construir templos adornados, fazendo desvios milionários como na política, enquanto que a assistência social é quase nula, limitando a alguns privilegiados acomodados. Nesse caso, doar para igrejas que fazem mal uso do dinheiro é um ERRO. Não se deve financiar igrejas que pregam heresias ou que costumam desviar a doação para outros fins, exceto com a aquiescência do doador.

Se a pessoa diz para você que quer se matar e que precisa de dinheiro para comprar veneno, e por causa da citação DOA A QUEM PEDIR então dá dinheiro para o pretenso suicida, então responderá por crime culposo e em alguns casos até DOLOSO, já que nesse caso a NEGAÇÃO DA AJUDA estaria ajudando o indivíduo a se perpetuar mais tempo.

Pensa uma pessoa pedindo sua senha do banco e cartão de crédito, ou mesmo segredos que você tem, onde vai passar o resto da vida se lamentando??!! Um homem se apaixona pela mulher de outro e como tem que dar tudo, então ele tem que ceder sua esposa para o ímpio, justamente por causa da interpretação literal do texto, que foi lido de forma equivocada, passando a ser chifrudo o resto da vida.. não tem como né?

O diabo tem uma brecha grande para trabalhar na vida das pessoas que não possuem prudência, de forma que seus seguidores adoram escorar em crentes naturais, que não tem a capacidade de dizer não. Jesus ensinou a dizer SIM SIM e NÃO NÃO. De forma que é para ajudar quem realmente necessita, não o mundo inteiro, pois nem isso quer dizer que é uma forma de amor, como Paulo disse:

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
1 Coríntios 13:3

O amor é corretivo, de forma que doar tem sua condição, ainda que seja voluntária. A melhor forma de demonstrar seu amor para o inimigo é não lhe dando condições para que possa destruí-lo. Pensa os iranianos pedindo para os americanos, que são cristãos, que lhes deixem apenas construir uma bomba atômica para explodir o Estado de Israel? Sendo nós cristãos, que temos que dar tudo que nos pedem, então a segurança dos outros pouco importa, já que os satanistas devem ter acesso a tudo que nos pedirem.. sem lógica né?

Por isso que um texto fora do contexto é um erro. O diabo vai usar o pretexto para destruir tudo aquilo que a pessoa tem de bom, até que quando ela se tornar uma presa fácil, passa a depender dos outros, assim como as virgens néscias..

Seu filho está precisando de algo, mas o filho do vizinho vem e te pede, o que deve fazer? Alimentar todos os que te pedem, enquanto que os de casa devem se contentar com a resposta.. não sobrou? Jesus fez uma referência a prioridades, onde a mulher cananeia (sírio-fenícia) pede uma ajuda e Jesus adverte que não se deve tirar dos filhos para dar aos cães, que nesse caso eram os hebreus os filhos e os cães os gentios pecadores.

Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos.
Mateus 15:26

Para ajudar uma pessoa, primeiro sinta isso. Tenha compaixão pelo próximo e o ajude nem que seja com uma cordoalha, como Jesus fez isso no templo, expulsando os cambistas, pois o amor é corretivo:

Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Hebreus 12:6

Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus. Deuteronômio 8:5

Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, 2 Timóteo 2:25
avatar
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 1771
Idade : 54
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7050
Data de inscrição : 06/03/2009

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Maria Madalena em Sab 28 Mar 2015, 12:22

Celio

Então Jesus deveria ter dito: "Dai a alguns que te pedem" e não "dai a TODO o que te pede"
avatar
Célio Saldanha
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : asetimatrombeta.blogspot.com
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 781
Idade : 46
Cidade/Estado : Brasília-DF
Religião : cristão
Igreja : Tabernáculo de Cristo
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -56
Pontos de participação : 878
Data de inscrição : 02/07/2014

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Célio Saldanha em Sab 28 Mar 2015, 13:43

É que esse TODOS não é o todos para todos, mas esse "todos" é os necessitados que realmente devem ser ajudados.

O dom é para todos, mas nem todos tem o mesmo dom:

Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são todos operadores de milagres?
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
1 Coríntios 12:29-30

Jesus também disse: "para que TODO que nele crê não pereça, MAS.."

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:15

Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. João 6:45
E toda a carne verá a salvação de Deus. Lucas 3:6

Esse "todos" não inclui os filhos do diabo, mas somente os filhos de Deus.

Um exemplo: Devemos falar a TODOS o que é bom, mas nem todos vão querer ouvir. Naturalmente esse TODOS seria somente pessoas que TEM OUVIDOS PARA OUVIR já que os surdos teriam que entender através de gestos ou letras. Se eu disser: TODOS e não definir ou delimitar, então seria mesmo o mundo inteiro, mas na citação de Jesus há outros atos que delimitam esse TODOS.

Como já citei..
Se vem o ladrão e diz:
-Passa a bolsa!!!
Se ele está desarmado e você tem um policial do seu lado, o que você faz?
Entrega a bolsa e depois vai fazer um boletim de ocorrência, depois vai orar a Deus para pedir que o ladrão devolva tudo sem mexer em nada?!!
Se o ladrão está armado e você não tem a menor chance de defesa, então o jeito é obedecer.. não reaja e depois vá a delegacia fazer parte das estatísticas e orar..
avatar
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Feminino
Número de Mensagens : 1771
Idade : 54
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7050
Data de inscrição : 06/03/2009

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Maria Madalena em Sab 28 Mar 2015, 15:56

Celio

Então Jesus deveria dizer a frase certa, ou seja: "Dai a todos os que realmente forem necessitados" e não "dai a TODO o que te pede". Para mim, essa frase de Jesus é exatamente como Ele disse, sem mudar uma virgula.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Norberto em Seg 13 Abr 2015, 14:57

.
Participação da Luzia, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29246



Um conselho

Luzia

.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Norberto em Ter 14 Abr 2015, 18:09

.
Participação do Filipe Soares, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29257



Depende. Se for pra eu dar, então vejo que é só um conselho. Mas quando eu pedir a alguém, aí é lei.

Tudo o que a Bíblia disser que me for conveniente, é lei e doutrina Bíblica (que é a mesma coisa).

Se eu não sou divorciado, por exemplo, então não se divorciar é lei.

Mas tudo o que a Bíblia diz, mas que não me for conveniente, então é apenas conselho.

Como disse Erasmo a Lutero: "Cada um vai interpretar a Bíblia do seu jeito; cada um vai interpretar do jeito que lhe interessa; cada um vai dizer que a interpretação que interessa a cada um é a certa; e cada um vai legitimar sua própria interpretação baseado no Espírito Santo".

Filipe Soares

.
avatar
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 4296
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341
Data de inscrição : 17/11/2008

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Norberto em Dom 19 Abr 2015, 23:06

.
Participação do Derik, sobre o tema, publicada em:
https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/ForumEvangelho/conversations/messages/29275



As palavras de Jesus não são conselhos.

Segundo a crença cristã Jesus é Deus Encarnado, de modo que suas palavras constituem Lei para os que Nele acreditam (Lc 6, 46).

Entretanto, não se deve isolar o versículo de Lucas 6, 30 do contexto no qual fora proferido (sermão da planície).

Todo o sermão visa chamar os ouvintes a mudarem de conduta, a abandonarem o desejo de acumulação que escraviza o homem. Este modo de pensar marcou o início da Igreja, conforme relatado na atuação dos Apóstolos no Livro de Atos dos Apóstolos que mantinham tudo em comum.
Jesus termina seu sermão com máximas como: sejam misericordiosos (Lc 6, 36), sereis medido com a medida com que medires o outro (Lc 6, ,8 ), o discípulo deve ser como o mestre (Lc 6, 40).

Assim, é importante o exercício do desapego, mas o bem dado não é exclusivamente dinheiro, é bem mais amplo. Quem é cristão deve ao menos estar disposto a entregar a vida a Cristo.
Assim, é importante o exercício da caridade de si mesmo, doar-se ao outro, servir o outro, amar os inimigos, dar a quem te pedir, etc.

Algo muito importante a ser mencionado é que com o discernimento, é necessário ver se ao doar algo não se está colaborando com a destruição de outrem. Ex: Dar dinheiro a um viciado em drogas, ajudar um suicida a obter sucesso, etc são coisas que escapam a mera frase (Dar a todo o que te pede).

A pobreza a ser atendida, na esteira do sermão da planície é maior que a mera pobreza material, abrange a pobreza espiritual, psicológica, antropológica, social e a mãe de todas as pobrezas: a pobreza de amor!

Em suma, trata-se de uma ordem, uma lei, mas que deve ser exercida com maturidade e com o sentido pretendido pelo orador (Jesus), isto é, para promover a misericórdia e a libertação de tudo o que escraviza e impede o homem de servir e colaborar com seu semelhante!

A Paz de Jesus Cristo!

Derik

.

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Sexo : Masculino
Número de Mensagens : 1142
Idade : 44
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808
Data de inscrição : 17/04/2010

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Márcio em Ter 21 Abr 2015, 12:44

Maria,

Significa dar sem se preocupar com as motivações daquele que está pedindo.

Foi assim no ministério de Cristo, que deu visão aos cegos, deu curas e milagres sem se preocupar se os abençoados voltariam para agradecer ou se estavam interessados somente nos benefícios.

Tarata-se de uma orientação doutrinária.

Márcio

Conteúdo patrocinado

Re: A frase imperativa: "Dá a todo o que te pede": ´É um Conselho, é uma Doutrina ou é uma Lei ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


    Data/hora atual: Seg 24 Jul 2017, 03:48