F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

se tudo está no controle de Deus porque existe o pecado para nos trazer a culpa?

Compartilhe
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 446
Cidade/Estado : Maracanaú/CE
Religião : evangelica
Igreja : Pentecostal Honrai a Palavra de Deus
País : Brasil
Mensagens Curtidas : -9
Pontos de participação : 724

se tudo está no controle de Deus porque existe o pecado para nos trazer a culpa?

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 05 Jan 2015, 09:10

Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão".

Romanos 9:15

o pecado é a transgressão a lei de Deus, mas se tudo depende dele, porque ainda somos culpados, o que é o pecado sendo que Deus é muito maior do que nossas ações?
o que impede de ele por lei e tira a lei para nos mostrar misericórdia?

o que os amados intender sobre isto?
Janete
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Status : janetecardoso.blogspot.com
Número de Mensagens : 268
Cidade/Estado : Belo Horizonte/MG
Religião : Cristã
Igreja : Congregacional
Mensagens Curtidas : 16
Pontos de participação : 477

Re: se tudo está no controle de Deus porque existe o pecado para nos trazer a culpa?

Mensagem por Janete em Seg 05 Jan 2015, 10:56

O que peca deliberadamente rejeita o amor de Deus. Os filhos da desobediência não alcançam misericórdia. E embora não haja um justo sequer, há aqueles que se enxergam e anseiam por conserto. Nestes, a Obra que Ele começou, não ficará inacabada.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Re: se tudo está no controle de Deus porque existe o pecado para nos trazer a culpa?

Mensagem por Rasabino em Seg 05 Jan 2015, 13:20

Graça e Paz Elielson! feliz ano novo meu irmão!

Elielson Ribeiro escreveu:Pois ele diz a Moisés: "Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão". Romanos 9:15

o pecado é a transgressão a lei de Deus, mas se tudo depende dele, porque ainda somos culpados, o que é o pecado sendo que Deus é muito maior do que nossas ações?

Existem dois momentos na história: A Lei e a Graça!

Na Lei verificamos a misericórdia de Deus:

Agora, pois, que tens à mão? Dá-me cinco pães na minha mão, ou o que se achar. E, respondendo o sacerdote a Davi, disse: Não tenho pão comum à mão; há, porém, pão sagrado, se ao menos os moços se abstiveram das mulheres. E respondeu Davi ao sacerdote, e lhe disse: As mulheres, na verdade, se nos vedaram desde ontem e anteontem; quando eu saí, os vasos dos moços eram santos; e de algum modo é pão comum, sendo que hoje santifica-se outro no vaso. Então o sacerdote lhe deu o pão sagrado, porquanto não havia ali outro pão senão os pães da proposição, que se tiraram de diante do Senhor, para se pôr ali pão quente no dia em que aquele se tirasse. 1 Samuel 21:3-6

E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, as só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? Mateus 12:2-5

Mas é na Graça (Cristo) que verificamos a compaixão de Deus:

E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando. E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?... E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela...Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. João 8:3-5; 7; 9

Elielson Ribeiro escreveu:o que impede de ele por lei e tira a lei para nos mostrar misericórdia? o que os amados intender sobre isto?

Elielson, entendo que Deus fez a Lei para nos mostrar a qualidade das nossas consciências, e que o homem, apesar de ter sido criado com toda capacidade de gerar somente o bem, fez má gestão de suas qualidades para produzir o mal, sendo este mal contra si mesmo, a morte.

Portanto, tanto a misericórdia de Deus como a Sua compaixão são manifestadas pela presença destes dois paradigmas: Lei e Graça!
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 05 Jan 2015, 14:28

o irmão esta certo, mais neste versículo nos chama atenção VEJA: Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? "
Romanos 9:19
por existe a culpa se Deus pode ser muito maior que nossa transgressão?

mesmo paulo dando seu parecer aqui : Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ "
Romanos 9:20 queria saber como o querido e os demais pensa sobre o mesmo!

tenho certeza que isto demostra a soberania de Deus, mas sempre é bom cavamos mais para entendemos melhor a vontade de Deus.

se tudo depende de Deus, porque ele não salva a todos?

amados isto não é cético, mas é só para entender melhor o que se diz!

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Romanos 9:16

precisamos fazer algo para Deus nos salva? tudo depende apenas de seu querer o que se pode fazer se ele é quem determina o fim?

a paz do Senhor para todos!
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 05 Jan 2015, 14:37

o irmão esta certo, mais neste versículo nos chama atenção VEJA: Mas algum de vocês me dirá: "Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? "
Romanos 9:19  
por que existe a culpa se Deus pode ser muito maior que nossa transgressão?

mesmo paulo dando seu parecer aqui : Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ "
Romanos 9:20 queria saber como o querido e os demais pensa sobre o mesmo!

tenho certeza que isto demostra a soberania de Deus, mas sempre é bom cavamos mais para entendemos melhor a vontade de Deus.

se tudo depende de Deus, porque ele não salva a todos?

amados isto não é cético, mas é só para entender melhor o que se diz!

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
Romanos 9:16

precisamos fazer algo para Deus nos salva? tudo depende apenas de seu querer o que se pode fazer se ele é quem determina o fim?

a paz do Senhor para todos!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Seg 05 Jan 2015, 15:33

Elielson Ribeiro escreveu:se tudo depende de Deus, porque ele não salva a todos?

Creio que mesma a salvação estando aberto para todos ela deve ser acessada por escolha (livre arbítrio). Explico:

Nascemos sem que haja uma escolha para isto. Ninguém pede para nascer. No entanto, nosso fim é diferente do início (nascimento), pois podemos escolher viver ou morrer. Se escolhermos morrer, então nossa vida foi em vão, e nenhum sentido houve em nascer. Mas se escolhermos viver, então encontraremos a misericórdia de Deus "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Romanos 3:23"

Elielson Ribeiro escreveu:amados isto não é cético, mas é só para entender melhor o que se diz!

Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece. Romanos 9:16.

Precisamos fazer algo para Deus nos salva? tudo depende apenas de seu querer o que se pode fazer se ele é quem determina o fim?

De fato, não há nada que possamos fazer (obra nenhuma) para nos salvar, pois a salvação é mérito de Cristo, assim, "já não depende, não está nas mãos, de quem quer ou de quem se esforça (trabalha) para ser salvo, mas nas misericórdias de Deus, pois Ele é compassivo.

Assim o salvar o homem é possível por causa de Cristo, mas a nossa ressurreição é por meio da Fé na Obra de Cristo, pois a obra da salvação e o mérito dela, pertencem a Ele somente:

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; João 11:25

Então fica assim: Quer viver? Sim! Então creia que Deus pode ressuscitá-lo dentre os mortos, pois a obra para salvação da morte já foi realizada.

Que morrer? Permaneça na incredulidade, pois a morte existe para quem não quer viver em eternidade!

No fim, a morte ainda é uma solução para muitos que não viram sentido na existência. Tem gente que não quer viver, e Deus também se compadece deles!

Por outro lado, não creio que aqueles que desejaram não viver para sempre vão estar em tormento por toda a eternidade, mas isto é outro assunto! heheheh
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Seg 05 Jan 2015, 22:48

gostei de sua exposição, continuando a analise!

Mas quem é você, ó homem, para questionar a Deus? "Acaso aquilo que é formado pode dizer ao que o formou: ‘Por que me fizeste assim? ’ "
O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso?
E se Deus, querendo mostrar a sua ira e tornar conhecido o seu poder, suportou com grande paciência os vasos de sua ira, preparados para destruição?
Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória
Romanos 9:20-23

veja: no primeiro exemplo vejo a soberania de Deus, mas isto entra em choque com os nosso conceitos de "certo" pois para o homem Deus deveria não ser assim, pois isto parecer ser um ser totalitário, mas ao meu ver isto parecer onisciência, mesmo assim (falo como homem) parecer ser um ato de manipulação, será que os nossos conceitos sobre Deus pode está certos?

será que isto é manipulação, ou de fato existe o livre arbítrio?

(está palavra manipulação está pegando mau, mas é uma forma de expressar a ideia.)

se o livre arbítrio existe onde ele aparece na bíblia?  

vou cita dois exemplos contrários VEJA:

Então o Senhor me dirigiu a palavra, dizendo:
"Não se case nem tenha filhos ou filhas neste lugar"
Jeremias 16:1-2

por que ele não poderia se casar? Deus não poderia livra sua mulher como jeremias foi livrado? ou será que isto é precaução de Deus para evitar sofrimento de jeremias?

veja este outro exemplo:

Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
¶ Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus?
Romanos 9:11-14

não vemos livre arbítrio como a própria escritura diz, O maior servirá ao menor, nem um nem outro teve escolha, mas apenas se cumpriu o que já havia sedo dito por Deus, de novo pergunto, será a presciência de Deus ou mando de Deus sendo executado?

o que o irmão ver disto?
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Status : Dispenseiro
Número de Mensagens : 450
Cidade/Estado : RS
Religião : Adocionista
Igreja : Cristo
Mensagens Curtidas : -57
Pontos de participação : 1098

Mensagem por Diephe em Ter 06 Jan 2015, 04:30

Cristo não comprou o pecado; pagou o resultado de sua prática.

Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Ter 06 Jan 2015, 08:35

o que significa, pagou o resultado de sua prática?
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Diephe em Ter 06 Jan 2015, 22:07

Elielson Ribeiro:

O salário do pecado é a morte, e a eterna.
É esse o preço que o pecado cobra por sua prática.
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Ter 06 Jan 2015, 23:04

sim, o preço do pecado é a morte disse paulo, então como não morrer se no conceito de muitos devemos ser pecadores, mesmo paulo dizendo: o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Romanos 6:14 como o pecado não tem domínio sobre nós sendo que tudo que fazemos é considerado "pecado" paulo diz: O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 1 Coríntios 15:56 veja se eu estou ceto ou equivocado no meu pensar:

se a foça do pecado é a lei, para destruir o pecado devo antes aniquila a lei que alimenta o pecado na consciência, paulo diz: e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, Colossenses 2:14  

se eu estiver correto, Deus cancelou sua lei não por que ele queria que o homem vivesse desordenadamente, mas para que o pecado que pelo mandamento penetra na consciência dos fieis, morresse, como disse paulo: Mas o pecado, aproveitando a oportunidade dada pelo mandamento, produziu em mim todo tipo de desejo cobiçoso. Pois, sem a lei, o pecado está morto. Romanos 7:8 depois disto Cristo deu um mandamento simples para que por ele todos pautasse todas as ações de sua vida, com efeito não mata não adulterá não furta etc...

não é porque alguém diz: não toque, não pegue, não prove, não vista, não isso ou aquilo outro, isto não vai se tornar pecado ou vai deixa de ser pelo já previamente estabelecido, mas pela própria consciência, pois um tem Fé e come de tudo e outro que não tem tanta Fé e se priva temendo está se contaminado, e o profeta Habacuque diz: o justo pela sua fé viverá. Habacuque 2:4 não é pela Fé do próximo, mas pela sua própria Fé!

em cima desta exposição, se o pecado gera a morte como ele pode para de gera de outra forma que não seja a que eu expus?

como o amado entende?
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Diephe em Ter 06 Jan 2015, 23:20

Elielson Ribeiro:

se a foça do pecado é a lei, para destruir o pecado devo antes aniquila a lei que alimenta o pecado na consciência, paulo diz: e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, Colossenses 2:14  

Não faz o menor sentido o que você falou:

Aniquilar o mandamento "não matar", o homicídio deixará de ser pecado?

Se não deixa de ser pecado significa que "não matar" ainda estará valendo.

Quando será permitido matar? em  que dia?

É como as tolices que ouço por aí das pessoas dizendo "a lei foi abolida" ai se pergunta para elas "qual dos 10 mandamentos Deus concorda?". Elas citarão nove mandamentos, deixando apenas o sábado de fora.

Desculpa de evangélico quanto a lei é apenas porque não querem guardar o sábado, só por isso, nada mais.

E versículo 11 de colossenses é bem claro sobre qual rudimento Paulo está falando. Sério que você não lê o texto na integra?
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Ter 06 Jan 2015, 23:47

amado leia e comente todo, a querido tirou minha fala de um contexto, veja: depois disto Cristo deu um mandamento simples para que por ele todos pautasse todas as ações de sua vida, com efeito não mata não adulterá não furta etc...

minha visão vai além da lei, pois paulo diz: Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Gálatas 3:19 eu vejo a lei com um proposito mostra Cristo, depois de Cristo realmente se faz necessário a lei sendo que ela já cumpri seu proposito?

mas esquecendo um pouco este assunto e focando neste:

ante de moisés não existe um regra escrita para pauta suas vidas, digo com relação a abraão, que cumpriu os mandamentos de Deus, sendo que estes mesmo não estivessem escritos e que nem chegaram a ser escritos, pois não são os mandamentos que faz parte da lei;  pensando logicamente o homem foi Criado e não recebeu regras, mas só a lei da vida, que diz não toques para não morrer! e este mesmo viveu sem lei depois que comeu do fruto, partindo dai em diante pautou sua vida com a conseqüência de suas ações, uma demostração do que falo é:  Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4:7

Deus não proíbe sua ação, mas faz ele reflete sobre ela, e ter domínio próprio, isto é o que vejo pra hoje, domínio próprio é nossa lei, essa lei tem um fundamento, amor com forme o amor demostrado por Cristo na Cruz, quem ama não faz o mal, as regras da lei são para os rebeldes e se somos rebeldes ela é pra nós, mas se Cristo no libertou da lei do pecado, não vivemos pra ela mas para Cristo que aniquilou ela na Cruz!
Diephe
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Diephe em Ter 06 Jan 2015, 23:54

Elielson Ribeiro:

Você novamente com a questão do amor.

Imagine uma enquete mundial onde fosse perguntado para cada evangélico "o que é amar ao próximo e amar a Deus"? Imagine que fosse possível perguntar até mesmo aqueles que morreram.

Se todas as pessoas concordarem sobre o mesmo significado para "amar ao próximo e amar a Deus" e tiverem as mesmas respostas eu concordarei com você.

Se tiverem respostas diferentes é porque a sua fé está sobre a areia.
Elielson Ribeiro
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Elielson Ribeiro em Qua 07 Jan 2015, 00:08

tudo se resumi a isto, e Deus é isto que você tanta despreza!!!

Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
Vocês podem reconhecer o Espírito de Deus deste modo: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne procede de Deus;
mas todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus. Esse é o espírito do anticristo, acerca do qual vocês ouviram que está vindo, e agora já está no mundo.
Filhinhos, vocês são de Deus e os venceram, porque aquele que está em vocês é maior do que aquele que está no mundo.
Eles vêm do mundo. Por isso o que falam procede do mundo, e o mundo os ouve.
Nós viemos de Deus, e todo aquele que conhece a Deus nos ouve; mas quem não vem de Deus não nos ouve. Dessa forma reconhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.
Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.
Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele.
Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
Ninguém jamais viu a Deus; se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor está aperfeiçoado em nós.
Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito.
E vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho para ser o Salvador do mundo.
Se alguém confessa publicamente que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele em Deus.
Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.
Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele.
No amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.
Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.
Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
1 João 4:1-21

A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Romanos 13:8-9

o assunto não era esse, mas só entenderá o que eu falo quando o amor estiver em ti!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sex 20 Out 2017, 06:36