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O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

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Gilcimar
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Qui 07 Ago 2014, 19:20

Samuel escreveu:onde o verbo "ter" é usado em 1Ts 5.23?


  Está implicito no pronome "Vosso" ...

  Vosso espirito , alma , corpo.....

  Não podemos encaixar o  verbo "ser" no pronome "Vosso" se dirigindo a fala para uma segunda pessoa...

  Quando falo daquilo que é "vosso" falo daquilo que tem e não do que é...

  Exemplo :

  Vosso professor....

  Você não seria este professor que eu chamo de "vosso"....

  Logo este seria um professor que você tem....

  Abraços..!

Samuel
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Samuel em Qui 07 Ago 2014, 20:21

Gilcimar

1Ts 5.23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo (humas holoteleis); e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

humas = vós
holoteleis = completo em todos os aspectos



Antes de Paulo dizer: "vosso espírito, vossa alma", Paulo diz: "vós por completo = you wholly".

Portanto, Paulo se contradiz? Será que ele não sabia as regras "naturais" e "comuns" de gramática?
Ou ele apenas estava caracterizando o que ele havia dito antes?
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Sex 08 Ago 2014, 00:52



Paulo não se contradiz e é você que ignora e tenta incrivelmente encaixar dentro do pronome "Vosso" o Verbo ser aplicando a uma mesma pessoa... .....

O que você apresenta antes não muda o depois....

O Vós por completo é explicado depois em Partes.....

Pois aquilo que foi dito depois é o Homem completo....

O que discutimos neste tópico é que o Homem ser uma Alma não é no mesmo sentido de ter....

As escrituras falam que o homem tem uma alma mas não no mesmo contexto em que é...

Ser uma Alma é ser um Ser pessoal...

Ter uma Alma significa uma outra coisa de acordo com o contexto da ocasião pois até Deus tem uma alma no mesmo contexto que o Homem tem...

Não sei porque complicas tanto algo tão simples.....
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Samuel
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Samuel em Sex 08 Ago 2014, 01:12

Gilcimar
Não se trata de encaixar um verbo dentro de um pronome. (...) Você está fazendo um texto ter um sentido que ele não tem.

Seus argumentos não fazem sentido.
___

Veja este exemplo:
Jo 10.17-18
Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

Aqui Cristo está tratando a palavra vida como um objeto (ele possui, ele dá).

Jo 14.6  Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

Aqui Cristo diz EU SOU A VIDA.
___

Pergunta: há incoerência? Cristo está se contradizendo?

Dos dois aqui, quem ignora e tenta incrivelmente encaixar algo em algum lugar é você e não eu.
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Sex 08 Ago 2014, 13:03

Samuel...

Percebei que tenta algo impossível pela gramática......

Mas vamos mudar a discussão pois não vai conseguir nada mudando regras fixas e Universais....

Vou te fazer uma pergunta e daí por diante discutimos algo não tão gramatical...

Pois é impossível querer encaixar um verbo Incompatível com o pronome em questão...

Você crê na existência do Homem sem o corpo numa suposta Alma ?
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O QUE VEM A SER O ‘BICHO QUE NUNCA MORRE’

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 09 Ago 2014, 14:03


Okay, sobre a referência a “bicho” em Mar. 9:48, tenho este breve estudo que lança luz sobre a questão:


O QUE VEM A SER O ‘BICHO QUE NUNCA MORRE’
Mar. 9:48 é o texto-chave para entender todo esse debate quanto ao tema do castigo dos réprobos. Basta perceber que Jesus NÃO FALA em “alma” que não morre, e sim em “bicho” que não morre. Ora, alma é alma e bicho é bicho.

Perguntei a um grande defensor de imortalidade da alma como entender essa questão de “alma” e “bicho” e ele confessou que não sabia dizer. . . Pois é bem fácil. Basta comparar tal passagem com Isaías 66:24:

“E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne”.

Aí está a fonte das palavras de Cristo. Ele se vale da mesma HIPÉRBOLE de Isaías, ou seja, a linguagem poeticamente exagerada para pintar com cores mais fortes o cenário que o autor bíblico descreve.

Isaías acentua o horror das multidões de inimigos de Deus mortos ao final, com seus cadáveres comidos pelos bichos que aparentemente NUNCA MORREM, ou não morrem até consumirem suas carnes. Para um israelita a maior desonra era morrer e ficar insepulto, comido por vermes ao ar livre.

Assim, Jesus faz essa comparação com a destruição final, valendo-se da mesma FIGURA HIPERBÓLICA do profeta. Fala claramente em CADÁVERES, não em “almas”.

E o fogo nunca se apaga, como na profecia da destruição de Jerusalém, em Jer. 17:27: “. . . acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, E NÃO SE APAGARÁ”. Contudo, esse fogo já se apagou há milênios.

Como também o “fogo eterno” que destruiu Sodoma e Gomorra não está mais queimando em nossos dias (ver Judas 7).

Em Heb. 6:2 lemos sobre um “juízo eterno”, mas isso não indica um processo que começa e nunca termina, e sim os EFEITOS e CONSEQUÊNCIAS ETERNAS de tal juízo.

A hipérbole é um exagero de linguagem para propósitos retóricos, como se dá com o próprio hino nacional brasileiro na parte que diz, “Pátria amada, IDOLATRADA”. Só que na prática ninguém idolatra literalmente a pátria coisa nenhuma (e nem deve).

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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 09 Ago 2014, 14:14


Por falar em 1a. Tes. 5:23, é interessante que a ênfase do Paulo está na VINDA DE CRISTO, nada de “morrer e ir pro céu”, da teologia popular. Assim, os crentes deviam estar integralmente sóbrios para a VINDA do Senhor.

Ele sempre acentua a VINDA do Senhor como o momento de herdar o galardão eterno, como já discutimos antes.

Aproveito para apresentar uma lista de 20 dificuldades para se acatar a parábola do homem rico e Lázaro como tendo caráter de relato literal:


20 DIFICULDADES PARA ENTENDER A PARÁBOLA DO RICO E LÁZARO COMO SENDO UM RELATO REAL, LITERAL
O problema começa em se querer tomar uma parábola como sendo base de doutrinas, um erro metodológico evidente. O papel de parábolas ou textos simbólicos não é esse.

Alguns insistem que não se trata de uma parábola porque é empregado um nome próprio, Lázaro, o que não é comum em parábolas. Mas esse argumento pode até parecer relevante, mas não é decisivo.

Nesta parábola encontramos a Jesus mencionando um homem rico, representando o segmento da privilegiada classe dos abastados dentro da sociedade israelita—tal como também os poderosos fariseus, sempre tão ‘visados’ pelas repetidas denúncias de Cristo contra seus ensinos e atitudes—que na época eram os que levavam vantagem em tudo, em contraponto com o “pobre” seguidor de Cristo, a quem Ele atribui o nome de Lázaro, levando desvantagem no campo material.

Mas tudo isso um dia se reverteria, e os “mendigos” que seguiam a Cristo é que estariam na glória, enquanto os “ricos”, do ponto de vista do conceito religioso da época, iriam se dar mal. E se pode até imaginar quais seriam os cinco irmãos—os outros privilegiados na sociedade israelita da época em que a parábola foi contada: fariseus, saduceus, zelotes, herodianos, publicanos.

Há, contudo, 20 dificuldades para se entender a parábola do homem rico e Lázaro como se fora um relato literal, e abaixo as enumeramos para análise de todos:

1 - Não ocorre qualquer menção a “alma” ou “espírito” em toda a parábola, e sim pessoas interagindo, já que a própria noção de haver ‘alma’ ou ‘espírito’ como componente do homem que prevalece consciente à morte do corpo JAMAIS foi demonstrada como sendo um elemento colocado por Deus no homem ao criá-lo (ver Gên. 2:7).

2 – Na parábola anterior, do mordomo infiel (também envolvendo um homem rico), não consta na introdução tratar-se de uma parábola, pois Jesus a inicia dizendo simplesmente, “havia um homem rico. . .”, com o que  o argumento de não ser referido que o relato do homem rico e Lázaro é uma parábola não serve de prova de que a referida parábola seja um relato literal.

3 – Jesus nunca ensinou que as recompensas de justos e ímpios ocorrem imediatamente após a morte, e sim o contrário disso em vários outros textos como: Mat. 16:27; 25:31-40.

4 – Outros autores bíblicos confirmam que a recompensa não se dará imediatamente após a morte, como se vê em Dan. 12:2; I Cor. 15:51-55; I Tes. 1:7-10; Apo. 22:12.

5 – A menção ao “seio de Abraão” ocorre pela única vez nesta passagem, e a única opção dos crentes na imortalidade da alma seria admitir tratar-se do “sheol/hades”, mas em Ecl. 9:10 Salomão, em linguagem que não é de parábolas, e sim objetiva e didática, diz que no “sheol” para onde vão todos os que o liam, “não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.

6 - Não se explica como almas podem ter olhos, além de dedos e língua, sendo que a noção prevalecente é de que as “almas” ou “espíritos” têm caráter de algo abstrato, incorpóreo, imaterial.

7 – Também não se explica uma suposta água espiritual que tivesse a capacidade de molhar literalmente algo abstrato, como seria a “alma” ou “espírito”.

8 – O ambiente é de um estranho céu sem o esplendor do trono de Deus, sem anjos, sem Cristo, sem nada que lembre as magníficas descrições da glória como em tantas outras passagens bíblicas referentes à morada celestial.

9 - Sendo que o condenado apela a Abraão, os católicos poderiam justificar o seu ensino de “intercessão dos santos” mediante tal relato hipotético.

10 - Na própria parábola, ao final a ênfase está na ida de algum dentre os mortos para pregar aos irmãos do condenado e o personagem Abraão fala em “ainda que RESSUSCITE alguém dentre os mortos. . .” (vs. 30 e 31), confirmando que só a ressurreição é o caminho do retorno de quem morreu à existência.

11 - Noutro texto simbólico da Bíblia ocorre a conversação entre árvores, sendo isso inteiramente fora de propósito, em termos normais (ver Juí. 9:12-15 e Isa. 14:8’).

12 - Também requer atenção especial para entender a parábola que vem exatamente antes desta, do mordomo infiel, pois literalmente fica a impressão de que Cristo está ensinando pessoas a agirem aeticamente no campo dos negócios.

13 - A linguagem do mesmo Cristo em Mar. 9:43-45 não pode ser entendida literalmente, já que ninguém deve arrancar mesmo membros do corpo para obter a salvação, e no céu não haverá realmente manetas, pernetas ou caolhos.

14 - Não ocorre qualquer doutrina básica da fé Cristã tendo por base uma parábola sendo considerado um erro metodológico firmar doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos em geral ou passagens isoladas e consensualmente de difícil entendimento.

15 - Cristo não quis ensinar a natureza dualística do homem por esta parábola, pois tal ensino JAMAIS é encontrado em qualquer outra parte de Suas mensagens.

16 - Sendo que a garantia bíblica é de que não haverá lembrança das coisas más do passado, um pai ou mãe jamais poderiam esquecer-se dos sofrimentos de um filho ou filha que esteja eternamente em torturas, sendo que a vizinhança de céu e inferno é de tal monta que se pode ver de um lado o que se passa do outro.

17 - Sendo que Paulo assegura que em Deus nós “vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28), o pensamento de que o Criador propositadamente preservaria pela eternidade, em absolutas torturas, a vida de bilhões de Suas criaturas só pode produzir o imenso contingente de ateus e materialistas que documentadamente esse entendimento pervertido das Escrituras tem produzido ao longo da história.

18 - O próprio cenário criado pelo narrador, de um pobre à porta de um rico recolhendo suas migalhas de comida, é algo inteiramente impensável, especialmente numa época em que o fosso entre pobres e ricos era muito maior do que em nossa época de tanta “tolerância”.

19 -  Diante do que diz o salmista Davi, no Sal. 37:25,  “Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão” o mendigo do relato bíblico morreu em condição de miséria, contradizendo a promessa bíblica. Se ele era justo, merecedor do céu, por que mendigava o pão? (ver Jó 5:20: “Na fome te livrará da morte; e na guerra, da violência da espada”).

20 - Em Pro. 13:25, lemos: “O justo tem o bastante para satisfazer o seu apetite, mas o estômago dos perversos passa forme”. De acordo com esse texto, quem passa fome é o perverso, não o justo.

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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Edison em Seg 08 Set 2014, 22:09

UMA BOA EXPOSIÇÃO DO PR. LUIZ MENDES SOBRE O TEMA:

Obs.- É bom ter a Bíblia para verificar as citações, bem como um caderno de anotações.

https://www.youtube.com/watch?v=ILmdiCr1nok&index=2&list=UUQRQKeGItyV4f-XJC7nyUZw
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 10 Set 2014, 22:20



Temos nosso questionário “tira-teima” com 30 perguntas, antecedido por uma concatenação de textos que levam aos alicerces dessa questão. Vejam por este link:



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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Qua 22 Out 2014, 14:23

Umas questões que surgiu aqui no fórum:

O Homem é uma Alma num corpo ou é o corpo com uma Alma?

Quem é Pó, o Homem todo ou só seu corpo?

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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Janete em Sab 25 Out 2014, 00:34

Gosto de usar o ovo como analogia: para ser ovo, precisa ter casca, gema e clara. Só a casca não é ovo, só a gema não é ovo, só a clara não é ovo.

O homem é o ser que tem corpo, alma e espírito, cada parte com sua função, mas são as três partes que formam um homem.

Assim, o homem não pode SER uma alma, mas ter uma alma, embora a alma seja a sua própria essência e individuação, porque o corpo é apenas pó e se deteriora após a morte e o espírito volta para Deus.
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Gilcimar em Sab 25 Out 2014, 00:39

Gostei desta ilustração com o ovo....

Assim quem volta ao Pó é o pó ou seja é o homem e não só parte dele.....

Um Ovo dividido não é mais  um ovo mas um ovo é ovo quando todas estas partes( casca, gema, clara) estão juntas...

O homem é homem com tudo junto e não pode ser homem numa parte separada da outra assim como não existe ovo só de casca....
O homem só foi considerado ser vivo quando o corpo recebeu vida após o fôlego de vida pois antes não tinha nada vivo no homem..!

A bíblia diz que é o homem que volta ao pó quando morre e não só o seu corpo ou parte dele...

Obrigado pela ilustração...

Deus te abençoe!!!
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Dannilo Stelio em Qua 12 Nov 2014, 13:36

Caro Prof. AZENILTO (ref. mensagem nº 41)

1 - O texto de Isaías foi escrito cerca de 700 anos ANTES de Cristo. Portanto, o entendimento e cultura daquela época não podem ser utilizados como semelhantes aos da época em que foi relatada a história do Rico e Lázaro.

2 - Vc disse que não se firmam doutrinas sobre parábolas, textos simbólicos e pouco claros. Ora, se o texto do Rico e do Lázaro se encaixa nessa categoria, muito mais a Ode do Rei de Babilônia. Portanto, seus argumentos extraídos dessa passagem bíblica são inválidos.

Por fim, cabe dizer que sua comparação de Eclesiastes 9.10 não contradiz o que Lucas relata do "seio de Abraão", onde realmente não vemos obra, projeto, conhecimento ou sabedoria alguma, ou seja, tudo que foi dito e intentado pelos falecidos não conseguiu alterar a realidade dos vivos.
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Dannilo Stelio em Qua 12 Nov 2014, 14:04

CARO PROF. AZENILTO, QUANTO À SUA MENSAGEM Nº 52:

"Jesus nunca ensinou que as recompensas de justos e ímpios ocorrem imediatamente após a morte".

Errado. A Bíblia ensina que após a morte segue-se o juízo.

"Outros autores bíblicos confirmam que a recompensa não se dará imediatamente após a morte(...)"
Errado. Daniel 12.2 e 1 Corintios 15 falam da ressurreição, mas não excluem o castigo/recompensa após a morte.  I Tes. 1:7-10 e Ap. 22:12 tratam da segunda volta de Cristo, mas mas não excluem o castigo/recompensa após a morte.

"Não se explica como almas podem ter olhos, além de dedos e língua, sendo que a noção prevalecente é de que as “almas” ou “espíritos” têm caráter de algo abstrato, incorpóreo, imaterial."
Essa é a noção prevalente ATUAL, MODERNA, que certamente não era a mesma dos tempos de Cristo. Aliás, se esse argumento valesse alguma coisa, deveríamos desconsiderar as passagens bíblicas em que se fala de Deus como um ser que tem olhos, mãos, boca, asas, etc.

"Também não se explica uma suposta água espiritual que tivesse a capacidade de molhar literalmente algo abstrato, como seria a “alma” ou “espírito".
A Bíblia não diz que isso existia, apenas relata as palavras da alma do Rico.

"O ambiente é de um estranho céu sem o esplendor do trono de Deus, sem anjos, sem Cristo, sem nada que lembre as magníficas descrições da glória como em tantas outras passagens bíblicas referentes à morada celestial".
Ou seja, um CATIVEIRO, que foi levado por Cristo a um plano superior quando de sua ressurreição (Efésios 4.8-9), estando agora no Paraíso, este sim um lugar de glória e esplendor (2a Co 12.2). Ou seja, um relato não exclui o outro, mas sim se completam.

"Sendo que o condenado apela a Abraão, os católicos poderiam justificar o seu ensino de “intercessão dos santos” mediante tal relato hipotético". Poderia-se esperar da alma de um ímpio a postura correta no mundo espiritual, se também não o teve na vida terrena ? Além disso, a Bíblia apenas relata as palavras do Rico, em momento algum diz que essa intercessão era correta ou válida.

"Na própria parábola, ao final a ênfase está na ida de algum dentre os mortos para pregar aos irmãos do condenado e o personagem Abraão fala em “ainda que RESSUSCITE alguém dentre os mortos. . .” (vs. 30 e 31), confirmando que só a ressurreição é o caminho do retorno de quem morreu à existência".
Ressurreição não exclui a vida após a morte, simplesmente a completa.

"Noutro texto simbólico da Bíblia ocorre a conversação entre árvores, sendo isso inteiramente fora de propósito, em termos normais (ver Juí. 9:12-15 e Isa. 14:Cool".
Isso não tem nada a ver com o texto em comento.

"Cristo não quis ensinar a natureza dualística do homem por esta parábola, pois tal ensino JAMAIS é encontrado em qualquer outra parte de Suas mensagens".
Errado. A Bíblia ensina várias vezes que o Homem tem um componente imaterial (Hb 4.12; 1 TS 5.23; JÓ 12.10; 27.3; 1 Pe 2.11; Mt 10.28). Ocorre que algumas mentes mais simplórias tem dificuldade de distinguir esses textos bíblicos daqueles em que a alma representa o próprio sangue (Lv 17.14), representa a pessoa em si mesma (Gn 46.22), representa a própria vida (Lv 22.3), ou representa a alma como o espírito e o coração (Dt 2.30).

Curiosamente, quem também ensina que inexiste alma são os testemunhas-de-Jeová: "Os cientistas e cirurgiões não foram capazes de encontrar no homem nenhuma prova determinante de imortalidade. Não podem
encontrar nenhuma evidência indicativa de que o homem possui uma alma imortal... Assim, vemos que a pretensão de que o homem possui uma alma imortal, e que, portanto, difere das bestas, não é bíblica" (Seja Deus Verdadeiro, pp. 56,59).
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qua 12 Nov 2014, 23:12


Olá, Danilo Stelio. Você não pode provar com uma passagem isolada, ou outras poucas dentro dessa linha de pensamento, que o juízo se dará imediatamente após a morte. Heb. 9:27 NÃO DIZ ISSO. Fala que aos homens está ordenado morrer, depois segue-se o juízo. Mas não diz QUANDO é esse “depois”. Então, o que temos de sua parte é pura especulação.

Dizer que a linguagem em Isaías 14 não se aplica a TODOS OS TEMPOS, quando entendemos que a Bíblia é TODA inspirada (2 Tim. 3:16) é um problema sério. Há os que alegam que no VT não temos também clara definição da Divindade, como Trindade, ideia que se configura mais no NT. Só que a questão da natureza da Divindade é bem diferente da questão da NATUREZA DO HOMEM. Temos suficiente informação a respeito disso enquanto a natureza da Divindade, mesmo com a maior iluminação neotestamentária, sempre prosseguiu como um profundo mistério.

E como eu tenho uma concatenação de textos que vão aos ALICERCES da questão, vou reproduzi-la aqui para ver se percebe como temos que começar do começo, não empregar um tiroteio de textos pelo meio e fim da Bíblia para ensinar a verdader sobre a natureza do homem. Aliás, já aí fica esclarecido o sentido do que Salomão quis dizer com "o espírito volta para Deus, que o deu", que NÃO TEM NADA A VER com um suposto espírito ou alma imortal. Eis como se define isso biblicamente:

a) Gên. 2:7 apresenta a ‘montagem’ ou criação do homem, SÓ de dois elementos—“pó da terra” + “fôlego de vida”. Assim, o homem se faz “alma vivente”. Não é dito que o homem TEM alma (imortal) e sim que É alma (vivente). Na formação do homem não ENTRA nenhuma “alma imortal”.

b) Na ‘desmontagem’ do homem (morte), como tratado por Salomão em Ecl. 12:7,  o pó volta à terra, como era, e o espírito-‘ruach’ (fôlego vital) volta para Deus que o deu. O texto fala tanto do pó quanto do espírito-‘ruach’ de TODOS os homens (não só dos salvos). Na morte do homem não consta que SAI qualquer “alma imortal”.

c) Davi usa linguagem semelhante à de Salomão em Ecl. 12:7 no Sal. 104:25-29 falando da morte DOS ANIMAIS: Deus remove a respiração-‘ruach’, e esses ANIMAIS voltam ao pó.

d) Temos então Salomão no Ecl. 3:19-21 falando didaticamente sobre como a sorte de homens e animais é idêntica na morte. “Assim como morre um, morre o outro” porque tanto homens como animais “têm o mesmo fôlego de vida-‘ruach’”.

e) Davi prossegue dizendo que na morte não há a mínima consciência—Sal. 146:3, 4; pois os mortos “não louvam ao Senhor” nem os que “descem ao silêncio” (um paralelo muito instrutivo—Sal. 6:5, 115:17), sendo que a sua própria morte representaria para ele a não-existência (Sal. 39:13).

f) E no antiquíssimo livro de Jó, aquele Patriarca confirma como a morte é a inexistência em termos bem claros: Jó 7:21, 14:7-14. E ele ainda fala de quando se encontraria com o seu Redentor—não quando morresse e fosse de imediato para o céu com sua alma, mas sim quando Ele Se levantasse sobre a Terra, e O veria com o seu próprio corpo renovado: Jó 19:25-27.

Aliás, logo adiante fica o nosso questionário com 30 perguntas aos que creem na imortalidade da alma. Talvez fosse interessante dar uma conferida para ver se tem respostas objetivas, específicas, claras, concisas, ao ponto para cada uma e todas elas. Eis o link:


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Dannilo Stelio
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Dannilo Stelio em Qui 13 Nov 2014, 13:05

PROF. AZENILTON...

1 – De onde se extrai essa regra de que não se pode provar determinada doutrina com uma passagem isolada ?
1.1 – Caso exista essa regra, qual seria a definição de “outras poucas” ? Duas ? Três ? Dez ?

2 – Hb 9.27 fala que depois da morte, segue-se o juízo. Se não fala que é “imediatamente depois”, TAMBÉM não fala que é “somente no Juízo Final”. Então, o que temos de sua parte TAMBÉM é pura especulação.

3 – Em momento algum eu disse “a linguagem em Isaías 14 não se aplica a TODOS OS TEMPOS”, e sim que “o entendimento e cultura daquela época não podem ser utilizados como semelhantes aos da época em que foi relatada a história do Rico e Lázaro”. Releia a postagem que entenderá melhor o significado.
3.1 - Além disso, a questão da natureza da Divindade NÃO É tão diferente da questão da natureza do homem, já que ambas são imutáveis. O que muda, com o passar dos tempos, é a REVELAÇÃO BÍBLICA acerca dessa natureza. No NT, temos um descortinar maior sobre os atributos divinos e sobre a natureza humana, MAS em toda a Bíblia temos a mesma base sobre essas naturezas: assim, Deus nunca é mostrado como semi-potente, ou injusto, e o Homem nunca é mostrado como sendo apenas matéria, sem componente espiritual.

4 – O texto de Gn 2.7 fala de TRÊS elementos na criação do Homem: pó da terra, fôlego de vida, e alma. ALMA VIVENTE é o RESULTADO dessa junção.

5 – Sobre a “desmontagem” do homem, é certo que Sal. 104:25-29  e Ecl. 12:7 fala de corpo e espírito, Sal. 104:25-29 . Tampouco falam da saída da alma. PORÉM, outras passagens bíblicas falam da alma entrando e saindo do corpo, como as seguintes:
Gn 35:18-19 : “Então Raquel, ao sair lhe a alma (porque morreu)… Assim morreu Raquel, e foi sepultada…”;
1º Rs 17:17-23 (O filho da viúva de Sarepta) : “Depois destas coisas aconteceu que adoeceu o filho desta mulher, dona da casa; e a sua doença se agravou tanto, que nele não ficou mais fôlego. Então disse ela a Elias: Que tenho eu contigo, ó homem de Deus?… Respondeu-lhe ele: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu braço,… E, clamando ao Senhor, disse: Senhor meu Deus, até sobre esta viúva, que me hospeda, trouxeste o mal, matando-lhe o filho? Então se estendeu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, dizendo: Senhor meu Deus, faze que a alma deste menino torne a entrar nele. O Senhor ouviu a voz de Elias, e a alma do menino tornou a entrar nele, e ele reviveu. E Elias tomou o menino, trouxe-o do quarto à casa, e o entregou a sua mãe; e disse Elias: Vês aí, teu filho vive”.

Desta forma, usando a LEI DO TEXTO PARALELO (HERMENÊUTICA), um texto deve ser auxiliado na sua interpretação utilizando o mesmo assunto que ocorre em outras partes das Escrituras Sagradas. As únicas maneiras de conciliar esses textos são: 1) espírito e alma são a mesma coisa; 2) espírito e alma são distintos, e ambos entram e saem do corpo quando do nascimento/morte/ressurreição. A primeira interpretação não encontra respaldo bíblico. Logicamente...

6 - O fato de não louvar a Deus não implica ausência de consciência. Ímpios e demônios são um bom exemplo disso.

7 – A não existência referida por Davi no Salmo 39.13 pode ser muito bem entendida como existência como pessoa que interage no mundo físico. Se a morte implicasse a não-existência, por que razão Jesus contaria a história (ou parábola, no seu entender) do rico e do Lázaro usando ações que na realidade não ocorriam ? Veja bem que em TODAS as parábolas Jesus narra os personagens realizando ações verídicas e possíveis de acontecer !

8 – Quanto a Jó 7.21:
Usaremos a Lei do contexto (HERMENÊUTICA) não se deve interpretar um texto sem o auxílio do contexto, para não se fazer um pretexto.
O capítulo 7 de Jó é uma fala do patriarca dirigida a Deus, questionando a razão dos seus sofrimentos e pedindo a morte como ato de misericórdia para colocar fim às suas dores. Estabelecido o contexto, vejamos que no referido versículo 21 Jó diz que “tu me buscarás, porém eu não serei mais”. Ora, como podemos entender que Deus buscaria uma pessoa e ela não seria encontrada ? Isso contraria a onipotência e a onisciência, bem como, a fala de Jesus em Lucas 20:38 - “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos."
No capítulo 14:7-14, o patriarca Jó não fala de estado pós-morte, e sim da esperança da ressurreição.
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Prof. Azenilto G. Brito
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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 13 Nov 2014, 16:05


* Respondendo rapidamente à enumeração de objeções do Dannilo Stelio, segundo a numeração que ele estabeleceu:




1 - Quantas doutrinas realmente fundamentais, importantes, da fé cristã são comprovadas com uma ou duas passagens da Bíblia?


2 - Não, porque outras passagens deixam claro que o juízo se dará após a ressurreição dos mortos, com a volta de Cristo, como João 5:28, 29; Apo. 20:12, 2 Ped. 2:9; Fil. 1:10; 2 Ped. 2:4; Isa. 56:1; 2 Tim. 1:18,e muitas outras.


3 - E o homem nunca é mostrado, desde as bases de sua criação (Gên:27), como tendo natureza dualística, a não ser quando se é condicionado a crer segundo a CULTURA e filosofia do mundo, segundo o pensamento dominante dos pagãos todos, modernos e antigos--que há um corpo material e uma “alma imortal”.


4 - Alma vivente é aplicável a ANIMAIS TAMBÉM, pelo que isso não serve de prova alguma de alguma superioridade do homem com relação a tais seres em termos de ter um “algo” imortal embutido no seu ser que sobrevive à morte do corpo (ver Lev. 11:46).


5 - Vamos expor mais abaixo o real sentido destas passagens mal compreendidas.


6 - No Sal. 6:5 não só é dito que os mortos não louvam ao Senhor, como diz que no Seol não há conhecimento de nada (pelo que ninguém louvam a Deus). No Sal. 115:17 há um significativo paralelo entre os que morrem e NÃO LOUVAM A DEUS, porque ENTRAM NO SILÊNCIO.


7 - Eu apresentei 20 RAZÕES por que a parábola do rico e Lázaro não pode ser entendida como relato real, e apenas objeções contra um ou dois aspectos da mesma não parecerão nada convincentes.


8 - O que Jó fala em diversas passagens está em HARMONIA com o que Salomão diz em Ecl. 3:19-21 e 9:5, 6-10. Se Jó fala da ressurreição, a linguagem por ele empregada em 19:25-27 destrói qualquer ideia do “morrer e ir pro céu”, pois ele fala da morte, e de ver o Redentor que se levantará sobre a Terra. Ele NADA DIZ de morrer, ir para o céu como um espírito, e daí ver o Redentor.




Para entender Gên. 35:18 e 1 Reis 17:17:23:



* A “alma” de Raquel que dela saiu.

Procurando preservar o sentido original do texto bíblico, algumas traduções da Bíblia têm vertido o termo nêfesh, em Gênesis 35:18, por exemplo, como “suspiro” (Bíblia na Linguagem de Hoje, Tradução Ecumênica, New English Bible, Living Bible, New International Version) e “vida” (Moffatt, Lutero [revisada de 1984]). A Tradução Ecumênica (Loyola) verte a parte inicial de Gênesis 35:18 como: “no seu último suspiro, no momento de morrer, ela...”. E a Bíblia na Linguagem de Hoje diz: “Porém, ela estava morrendo. E, antes de dar o último suspiro...”. Desta forma, o texto pode ser perfeitamente harmonizado com outras passagens bíblicas que falam que os mortos permanecem em estado de completa inconsciência (ver Sal. 115:17; 146:4; Ecles. 3:9, 20; 9:5, 6 e 10; etc.).


* Ressurreição do filho da viúva


Em 1 Reis 17, o vs. 17 claramente indica que a morte do menino é descrita como a cessação da respiração: “Não restou qualquer fôlego nele” [VKJ]. Logo se vê que o cessar de respirar é que causou a partida da alma-nephesh, de modo que a recuperação da respiração provocou o retorno da alma. Como o pesquisador Edmund Jacob ressaltou: “Em 1 Reis 17:17 a falta de ‘neshamah’ [respiração] provoca a partida da ‘nephesh’, que retorna quando o profeta concede a respiração ao menino novamente, pois a ‘nephesh’ somente é o que faz uma criatura vivente tornar-se um organismo vivo”.

Um dos primeiros significados da palavra ‘nephesh’, alma, é vida, como ocorre em Gên. 9:4, Jó 2:4, 6, etc., ou “fôlego”, como em Jó 41:21. Gênesis 9:5 fala de “sangue das vossas vidas”, sendo a palavra “vida” a mesma nephesh. Assim, ‘nephesh’ tem sangue, pois o sangue é essencial à vida. Um pouco mais adiante, em 1 Reis 19:4, quando Elias exclama, “ó Senhor; toma agora a minha vida”, no original a palavra para vida é também nephesh.

Portanto, nephesh não poderia ser algo imaterial. Em Gên. 1: 20, 30 é dito que os animais que têm nephesh têm “vida”. A posse de nephesh, pois, não dá ao homem nada que seja distinto de outras formas de vida animal. E como em Ecl. 3: 19 é especificamente declarado que tanto o homem quanto os animais têm a mesma respiração, e que assim como morre um, morre o outro, o texto não serve de prova alguma de que uma “alma imortal” foi que saiu no menino e depois retornou.

Ademais, no hebraico, o vs. 21 literalmente assim reza: “Que a alma da criança adentre novamente suas partes interiores”. Esta leitura, que se acha à margem da versão AV, apresenta uma construção linguistica diferente. O que retorna às partes interiores é a respiração. A alma como tal nunca se liga a algum órgão “interior” do corpo. O retorno da respiração às partes interiores resulta no reavivamento do corpo, ou, poderíamos dizer, faz com que se torne uma vez mais uma alma vivente.

Concluímos, pois, que a declaração “a alma do menino tornou a entrar nele” simplesmente significa que a criança recuperou a vida, ou começou a respirar novamente. É desta forma que os tradutores da New International Version entenderam a cláusula ao traduzirem, “a vida do menino retornou-lhe”. Esta é uma maneira perfeitamente inteligível de entender o texto e está em sintonia com o resto do ensino veterotestamentário.


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Re: O homem tem uma Alma ou é uma Alma ?

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