F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Pode um Cristão Ser Possuído Por Demônios?

Compartilhe

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 3108

Re: Pode um Cristão Ser Possuído Por Demônios?

Mensagem por Gleison Elias em Qui 29 Maio 2014, 14:51

--

Não, o que busco é saber o que é literal ou não, baseando-se em contexto bíblico e cultural.

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 3186

Mensagem por Vasuilvan em Qui 29 Maio 2014, 17:25

De modo geral, a conversa dos demônios é uma tática para 
impedir a libertação ou de adiá-la tanto quanto possível. Quando os 
demônios são expulsos, normalmente saem pela boca ou pelo nariz. Os 
espíritos estão associados à respiração. Os hebreus tanto como os 
gregos tinham somente uma palavra para "espírito" e "respiração"

Texto retirado da obra: Porcos na sala...

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Qui 29 Maio 2014, 21:12

Graça e Paz a todos!

Primeiro de tudo o que é um "demônio"? Segundo o Evangelho um demônio é um espírito imundo que está sempre a procura de um habitação:

E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má. Mateus 12:43-45

Agora, por que estes espíritos não tem seu próprio corpo (ou habitação)?

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles (anjos), e ido após outra carne (corpo físico), foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:6-7

"Habitação" tem o sentido de corpo, para que o espirito possa interagir com o meio. Um espirito sem corpo não interage com o meio.

O "corpo" dos anjos não foram criados para co-habitar, nem para se relacionar sexualmente com os seres humanos. No entanto alguns anjos tentaram a Deus e perderam seus corpos, ficando assim presos na dimensão invisível. Somente quando um vetor humano apresenta qualificações específicas é que estes demônios passam a co-habitar no mesmo corpo humano.

Estes espíritos se alimentam da maldade, do ódio e da perversidade humana. Estes sentimentos são como "aroma suave" que atraem estes espíritos para um lugar de repouso (descanso).

É óbvio que onde habita o amor de Deus, estas entidades não podem ocupar o mesmo espaço, assim esperam uma oportunidade para ocupar o lugar anteriormente conquistado.

A mentalidade de um espírito imundo (demônio) é impedir que seres humanos cheguem ao pleno conhecimento da vida eterna.

Assim, todo aquele que não tem este discernimento, nem está buscando tê-lo, não será um candidado para uma invasão demoníaca.

Demônios procuram casas "adornadas" ou seja, pessoas religiosas, pois através destas a produção de maldades e perversidades são muito maiores, exemplo clássico são os países intolerantes ao Evangelho. Alí muitos são tomados por espirito imundos afim de trabalhar em conjunto para impedir outras pessoas de conhecerem o Evangelho.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 148
Pontos de participação : 10457

Mensagem por Vasuilvan em Qui 29 Maio 2014, 22:04

Muito rica postagem meu amigo Rasabino. Somente preciso compreender melhor, essa tua afirmação...

Assim, todo aquele que não tem este discernimento, nem está buscando tê-lo, não será um candidato para uma invasão demoníaca.

Eu penso que estes demônios atuam antes mesmo deste discernimento, já evitando-o e antes mesmo que a pessoa possa despertar para esta busca.

Penso que ele já atua de forma a produzir um desânimo espiritual no freguês, a ponto de que este não venha a se interessar pelas coisas espirituais.

Penso, penso que eles não esperam um despertar, para depois correr atras,,,,

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 29 Maio 2014, 22:08

Rasabino, lendo um pouco mais tua postagem, penso que vc se contradisse, na parte que eu destaquei em vermelho...

Compare com essa parte da tua postagem...

Assim, todo aquele que não tem este discernimento, nem está buscando tê-lo, não será um candidato para uma invasão demoníaca.

isso é diferente disso...

exemplo clássico são os países intolerantes ao Evangelho. Alí muitos são tomados por espirito imundos afim de trabalhar em conjunto para impedir outras pessoas de conhecerem o Evangelho.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sex 30 Maio 2014, 08:24

Graça e Paz Valsuilvan!

São duas situações distintas:

Pessoas não religiosas não são um alvo para demônios pois as coisas espirituais estão encobertas:

Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4

O "incrédulo" ou "não religioso"(desprovido de alguma "crença") nunca será alvo de uma possessão demoníaca, pois é incrédulo, estado este que os mantém perdidos. A própria incredulidade do ente é seu pior estado espiritual, você me compreende?

No entanto, muitos religiosos são alvos de possessão demoníaca para cometerem as guerras mais cruéis: o ódio disfarçado e a intolerância hipócrita!

Agora, quando falo de possessão demoníaca, não estou falando daquele ente que cai no chão e se retorce. NÃO! Este ainda é um que está em busca da verdade, mas que ainda não chegou ao pleno conhecimento dela, e portanto sofre esporadicamente alguns surtos e percas de memórias.

A possessão que me refiro não faz barulho, não grita, nem geme, ao contrário, é tão sutil que não percebemos visivelmente a sua manifestação:

Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:17-18

Certa feita, num outro fórum, troquei alguns post com uma pessoa que esta possuída por um espirito imundo, no entanto, nosso debate ocorria naturalmente como se nada espiritual estivesse ocorrendo:

E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas. 1 Coríntios 12:10
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Sex 30 Maio 2014, 09:29

"Rasabino - "Pessoas não religiosas não são um alvo para demônios pois as coisas espirituais estão encobertas: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto. Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:3-4 O "incrédulo" ou "não religioso"(desprovido de alguma "crença") nunca será alvo de uma possessão demoníaca, pois é incrédulo, estado este que os mantém perdidos. A própria incredulidade do ente é seu pior estado espiritual, você me compreende?""

Também creio dessa forma, se eles já estão descrentes em relação à coisas espirituais, seria mesmo mais "lucro" ao Diabo continuarem assim.

Curiosidade, Rasabino:
"Certa feita, num outro fórum, troquei alguns post com uma pessoa que esta possuída por um espirito imundo, no entanto, nosso debate ocorria naturalmente como se nada espiritual estivesse ocorrendo:"

Como você obteve esse discernimento de espírito? Eu sei que pode ser por revelação, mas algo que este escreveu o despertou a ter essa visão?

Very Happy
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sex 30 Maio 2014, 12:33

a cegueira espiritual providenciada pelo príncipe deste mundo, não seria também uma forma de possessão demoníaca???...
Sandro Plácido
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : Algarve
Religião : Cristã
Igreja : Cristadelfiana
País : Portugal
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 48

Mensagem por Sandro Plácido em Sex 30 Maio 2014, 12:46

Os demónios eram os semi-deuses dos gregos, aqueles me morriam e depois se eram bons poderiam ser benéficos mas se eram maus podiam possuir pessoas e causar enfermidades. Em lado algum na Bíblia diz que demónios são anjos.

A possessão demoníaca no Evangelho não é um fenómeno uniforme. A possessão demoníaca acontece em certos aglomerados regionais, sempre no norte por exemplo na Galileia.

Assim, nos registos de Mateus, Marcos, Lucas ou João nem um único caso de possessão é encontrado na Judeia ou Jerusalém.

Em casos que defeitos físicos são atribuidos a demónios, como segueira, surdez ou mudez, que são algumas vezes atribuidos à possessão demoníaca no norte, nunca são assim caraterizados no sul. Embora essas condições ocorram nos textos comentando o ministério nessa região.

Sabemos que havia muitos mais estrangeiros no norte e logo a influência da cultura grega era muito maior.

No Antigo Testamento não temos casos de possessão demoníaca, mas sim de um espírito enviado por Deus para tormentar Saul. Esse espírito estranhamente saía de Saul quando ele escutava música(algo que deve dar que pensar):

Samuel 16:14-16,23:

"Tendo-se retirado de Saul o Espírito do SENHOR, da parte deste um espírito maligno o atormentava.
15 Então, os servos de Saul lhe disseram: Eis que, agora, um espírito maligno, enviado de Deus, te atormenta. 16 Manda, pois, senhor nosso, que teus servos, que estão em tua presença, busquem um homem que saiba tocar harpa; e será que, quando o espírito maligno, da parte do SENHOR, vier sobre ti, então, ele a dedilhará, e te acharás melhor... 23 E sucedia que, quando o espírito maligno, da parte de Deus, vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa e a dedilhava; então, Saul sentia alívio e se achava melhor, e o espírito maligno se retirava dele." (RA)

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sex 30 Maio 2014, 14:28

Phaby escreveu:
Curiosidade, Rasabino:[/color] "Certa feita, num outro fórum, troquei alguns post com uma pessoa que esta possuída por um espirito imundo, no entanto, nosso debate ocorria naturalmente como se nada espiritual estivesse ocorrendo:"

Como você obteve esse discernimento de espírito? Eu sei que pode ser por revelação, mas algo que este escreveu o despertou a ter essa visão?
 Very Happy

De fato, a nossa mente, o que produzimos como consciência, é o nosso espirito. Assim podemos ter:

Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. 1 Coríntios 2:11-13

Logo em seguida entra o entendimento de que, o que produzimos com a nossa mente, é de fato o nosso espírito em ação:

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2:14-16

Assim, na tricotomia humana temos: Corpo (fisiológico)com seus processos naturais e cognitivos; nossa alma, donde provêm toda vontade, e finalmente nosso espirito, que é a nossa consciência do que seja bem ou mal, certo ou errado, acerca da nossa vontade (volição) e desejos.

Mas nós não recebemos o espírito do mundo

Isto significa dizer que aqueles que foram iluminados pelo Evangelho receberam o Espirito (mentalidade) de Deus, enquanto que outros continuam a receber o espirito (mentalidade) que não provêm de Deus (mundo).

Aqui abrimos uma diferenciação, pois existem duas coisas distintas no mundo espiritual: espirito e demônio.

"espirito" pode significar apenas uma idéia ou pensamento que pode ser repassada de pessoa para pessoa, de geração em geração. No entanto, no Evangelho, também vemos o mesmo termo sendo usado para entidades demoníacas.

Resta-nos saber quando o texto se refere a uma mentalidade e quando se refere a uma entidade.

Assim, quando eu disse que debatia com com alguém estava possuído de um espirito imundo (mentalidade suja) não me referia a entidade espiritual (demônio) mas apenas a um pensamento que nega a mentalidade do Evangelho:

Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo. 1 Coríntios 12:3

Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito (mentalidade) que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito (mente) que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito (mente) do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já agora está no mundo. 1 João 4:2-3

Podemos entender aqui que não se trata de entidades espirituais, senão de mentalidades humanas, que são regidas segundo o curso deste mundo, ou segundo a mente deste mundo, assim denominamos "espirito do anticristo".

Mas há o que também conhecemos como possessão de demônios, onde uma entidade espiritual se apossa do ser humano e toma o controle da sua vontade. Este ente não precisa ter necessariamente "o espirito do mundo" (mente) para que uma entidade venha lhe visitar, mas pode ter um desejo de ódio que abre canal para que a entidade venha lhe possuir.

Assim, onde habita o amor de Deus nunca uma entidade espiritual pode co-habitar.

Espero ter-lhe iluminada acerca da minha "visão".

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sex 30 Maio 2014, 14:31

Vasuilvan escreveu:a cegueira espiritual providenciada pelo príncipe deste mundo, não seria também uma forma de possessão demoníaca???...

Seria uma forma de possessão de um espirito imundo (mente), mas não de um demônio (entidade).
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Sex 30 Maio 2014, 15:49

"Rasabino: Assim, quando eu disse que debatia com com alguém estava possuído de um espirito imundo (mentalidade suja) não me referia a entidade espiritual (demônio) mas apenas a um pensamento que nega a mentalidade do Evangelho:"

Ahh sim! É que como o tópico trata de possessão demoniaca, eu levei para esse lado. Laughing 
Valeu pelo esclarecimento, Rasabino. Gostei do texto!

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sex 30 Maio 2014, 22:43

Muito bacana tuas explanações sobre esse tema...   Realmente não tenho conhecimento nesse tema e tenho aprendido muito contigo rasabino...
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Sex 30 Maio 2014, 23:40

estranho. ninguém comentou o que o Sandro disse ...

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sab 31 Maio 2014, 08:17

Bom dia, Graça e Paz Sandro!

Sandro Plácido escreveu:Os demónios eram os semi-deuses dos gregos, aqueles me morriam e depois se eram bons poderiam ser benéficos mas se eram maus podiam possuir pessoas e causar enfermidades. Em lado algum na Bíblia diz que demónios são anjos. A possessão demoníaca no Evangelho não é um fenómeno uniforme. A possessão demoníaca acontece em certos aglomerados regionais, sempre no norte por exemplo na Galileia. Assim, nos registos de Mateus, Marcos, Lucas ou João nem um único caso de possessão é encontrado na Judeia ou Jerusalém.

Vamos aos fatos. Quando a escritura nos conta em Gênesis 6 sobre a rebelião dos filhos de Deus em possuir as filhas dos homens, acerca das quais lhes nasceram filhos de grande porte (os nefelins), a região na qual se deram estes eventos foi ao norte da terra que hoje chamamos de Israel, que se estendia até ao monte Hermon. Um dos reis descendentes destes "gigantes" foi Ogue rei de Basã.

Esta terra, ao norte, era uma terra pagã, com muita atividade (sacrifícios) aos "deuses", que em Gênesis 6 se tratava dos "beni-elohim" (filhos de Deus), que hoje discutimos se tratar ou não de anjos. Esta região, ao norte de Israel, também imperou a idolatria, e a tribo de Dã sucumbiu diante desta, donde resultou a sua decadência espiritual:

E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. Juízes 2:2-3

E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló. Juízes 18:30-31

Já na época de Jesus, a primeira incursão dELE com os discípulos, foi justamente levá-los ao norte de Israel, a Cesaréia de Felipe, ao pé do monte Hermon, justamente onde a maior atividade espiritual estava ocorrendo, pois ali ainda haviam muitos demônios para serem expulsos daquela região.

Assim, podemos concluír que aqueles "filhos de Deus" do cap. 6 de Gênesis, eram os mesmos seres espirituais que permaneciam ao norte de Israel.

No meu entendimento, um anjo, quando perde a sua habitação (corpo) se torna um demônio. E por não possuir um corpo próprio, anda sempre a procura de um hospedeiro humano, para fazer ali a sua habitação:

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:6-7

Judas diz que certos anjos fornicaram e por isso perderam a sua habitação. Só posso supor que se trata do Cap 6 de Genesis. Estas "prisões eternas" é a dimensão onde estas entidades estão, e quando entram no ser humano passam a contemplar a nossa dimensão.
Sandro Plácido
- Adão / Eva -
- Adão / Eva -

Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : Algarve
Religião : Cristã
Igreja : Cristadelfiana
País : Portugal
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 48

Mensagem por Sandro Plácido em Sab 31 Maio 2014, 09:37

Rasabino escreveu:Bom dia, Graça e Paz Sandro!

Sandro Plácido escreveu:Os demónios eram os semi-deuses dos gregos, aqueles me morriam e depois se eram bons poderiam ser benéficos mas se eram maus podiam possuir pessoas e causar enfermidades. Em lado algum na Bíblia diz que demónios são anjos. A possessão demoníaca no Evangelho não é um fenómeno uniforme. A possessão demoníaca acontece em certos aglomerados regionais, sempre no norte por exemplo na Galileia. Assim, nos registos de Mateus, Marcos, Lucas ou João nem um único caso de possessão é encontrado na Judeia ou Jerusalém.

Vamos aos fatos. Quando a escritura nos conta em Gênesis 6 sobre a rebelião dos filhos de Deus em possuir as filhas dos homens, acerca das quais lhes nasceram filhos de grande porte (os nefelins), a região na qual se deram estes eventos foi ao norte da terra que hoje chamamos de Israel, que se estendia até ao monte Hermon. Um dos reis descendentes destes "gigantes" foi Ogue rei de Basã.

Esta terra, ao norte, era uma terra pagã, com muita atividade (sacrifícios) aos "deuses", que em Gênesis 6 se tratava dos  "beni-elohim" (filhos de Deus), que hoje discutimos se tratar ou não de anjos. Esta região, ao norte de Israel, também imperou a idolatria, e a tribo de Dã sucumbiu diante desta, donde resultou a sua decadência espiritual:

E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha voz. Por que fizestes isso? Assim também eu disse: Não os expulsarei de diante de vós; antes estarão como espinhos nas vossas ilhargas, e os seus deuses vos serão por laço. Juízes 2:2-3

E os filhos de Dã levantaram para si aquela imagem de escultura; e Jônatas, filho de Gérson, o filho de Manassés, ele e seus filhos foram sacerdotes da tribo dos danitas, até ao dia do cativeiro da terra. Assim, pois, estabeleceram para si a imagem de escultura, que fizera Mica, por todos os dias em que a casa de Deus esteve em Siló. Juízes 18:30-31

Já na época de Jesus, a primeira incursão dELE com os discípulos, foi justamente levá-los ao norte de Israel, a Cesaréia de Felipe, ao pé do monte Hermon, justamente onde a maior atividade espiritual estava ocorrendo, pois ali ainda haviam muitos demônios para serem expulsos daquela região.

Assim, podemos concluír que aqueles "filhos de Deus" do cap. 6 de Gênesis, eram os mesmos seres espirituais que permaneciam ao norte de Israel.

No meu entendimento, um anjo, quando perde a sua habitação (corpo) se torna um demônio. E por não possuir um corpo próprio, anda sempre a procura de um hospedeiro humano, para fazer ali a sua habitação:

E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 1:6-7

Judas diz que certos anjos fornicaram e por isso perderam a sua habitação. Só posso supor que se trata do Cap 6 de Genesis. Estas "prisões eternas" é a dimensão onde estas entidades estão, e quando entram no ser humano passam a contemplar a nossa dimensão.

A passagem em Génesis não menciona anjos ou demónios. A maioria das passagens na Bíblia onde se fala de Filhos de Deus se refere a humanos.

Em Génesis Deus nunca adverte os humanos de seres sobrenaturais ou anjos que podiam desencaminhá-los ou possuí-los. O que temos sim é vez após vez Deus culpando os humanos pelos atos deles:

"5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;" (Génesis 6:5, RA)

"13 Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra." (Génesis 6:13,RA)

Deus promete não mais destruir a terra com um dilúvio porc ausa do homem:

"21 E o SENHOR aspirou o suave cheiro e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque é mau o desígnio íntimo do homem desde a sua mocidade; nem tornarei a ferir todo vivente, como fiz." (Génesis 8:21,RA)

A palavra anjo em português tem somente a conotação de ser celestial enquanto que nos originais Hebraico, Aramaico e Grego as palavras usadas(malakh, aggelos) simplesmente denotam um mensageiro, o contexto é que nos dirá se se trata de um mensageiro divino ou humano.

A passagem em Judas usa a palavra anjo nas nossas traduções mas para um leitor das linguas originais leria "mensageiro" e diz de qualquer forma diz que esses que pecaram estão todos presos esperando o julgamento. Isso de outra dimensão é uma interpolação e não tem qualquer indicação disso na Bíblia.

Temos em Apocalipse por exemplo que aquele que estava à frente de cada Igreja a que Jesus escreveu cartas é chamado de mensageiro no original mas em nossas Bíblias em português fala anjo, por exemplo:

"Ao anjo da igreja em Éfeso escreve:..." (Apocalipse 2:1)

Os demónios não passam de superstição Grega. Nunca aparecem no Antigo Testamento, nem temos quais quer relatos de possessões nesse período. E no Novo se concentram onde havia mais influência gentia.

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Sab 31 Maio 2014, 16:46

Então Jesus expulsou "superstições" gregas que atormentavam as pessoas? Interessante!

Jesus também mentiu ao afirmar que os judeus expulsavam demônios?

Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios.
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mateus 12:24-27

Se demônios não existem, por que Tiago os menciona?

Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem. Tiago 2:19

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 14 Dez 2017, 04:14