F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Se Jesus tira "o pecado" do mundo, onde permanece o pecado?

Compartilhe
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1777
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 8
Pontos de participação : 7079

Se Jesus tira "o pecado" do mundo, onde permanece o pecado?

Mensagem por Maria Madalena em Dom 13 Abr 2014, 07:09

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

João 1:29
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Re: Se Jesus tira "o pecado" do mundo, onde permanece o pecado?

Mensagem por Maria Madalena em Dom 13 Abr 2014, 12:09

Palpites?

Gosto muito de palpites! Pois e a expressão fiel do conhecimento que há dentro de você!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Dom 13 Abr 2014, 13:49

Ok. Vou dar meu palpite.

Se eu fosse um judeu desta época. E vesse de longe um cordeirinho perfeito, eu poderia dizer assim:
"Eis o cordeiro do seu Zé que tira meu pecado!!!"

Logo depois, eu jogo ele na lenha e meu pecado é expiado.

Meu pecado foi expiado.

Nada de mais. Eu não me tornei um justo, depois de uns minutos pequei de novo e tal...

Jesus é a mesma coisa. Quando João diz "eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" ele simplesmente quis dizer que Jesus é o sacrificio válido para que o pecado de todos sejam expiados.
Isso não quer dizer que todos o usem, e em todo momento.

É como diz esse texto de Hebreus:

"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,"
Hebreus 10:26

Paulo quis dizer: Não há outro sacrificio que tire o pecado de todos (inclusive gentios), que não seja Jesus.

Mas há quem não aceite.

Compreendest?
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Dom 13 Abr 2014, 14:44

Gleison
ApdD

Gostei do seu palpite!
Por isso, todo o que se lava nas águas, em O Nome de Jesus, fica LIMPO por causa do Sangue de Jesus, que perdoa o contrito, pois só o Sangue do Seu sacrificio pode limpar uma pessoa.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3166
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 145
Pontos de participação : 10408

Mensagem por Vasuilvan em Dom 13 Abr 2014, 21:12

Maaaassss, tem gente que vai defender que Cristo tenha tirado do mundo, a possibilidade de se pecar...
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Seg 14 Abr 2014, 08:16

Se Jesus tira o pecado do mundo, qual é a raiz da má consciência no homem?
A lei, que era boa, resultou na morte do homem?

Rom 7: "Por essa razão se eu vivo sem lei, não há conflito na minha consciência.
Mas desde o momento em que eu aprendi a verdade, tomo consciência de que quebrei a lei e de que sou um pecador, condenado a morrer.
Portanto a lei, ainda que sendo feita para me mostrar o caminho da vida, resultou num meio de me aplicar a pena de morte. O pecado enganou-me: através das boas leis de Deus, fez com que eu fosse culpado de morte"...

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Seg 14 Abr 2014, 11:40

Olá irmã

O texto da palavra de Deus na expressão de João Batista está muito bem colocado:
"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (Jo. 1:29)

Ora, o Senhor é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo...
Porém, a lei era e é a que mantinha (e mantém) fixo e firme o pecado do mundo... (Rom. 5:13)
"Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei."

Mas.... não p/ aquele que aceitou, recebeu e creu ao Cordeiro que tira o pecado do mundo. (Jo. 1:12)
Para estes, conforme o Senhor declarou: seja-vos feito conforme crestes...
Já para os demais, a maldição da lei, a maldição da terra, a maldição do pecado ainda paira sobre os mesmos, embora possam eles participar em pequenas porções (conforme a fé em Cristo) de bem-aventuranças alcançadas por fé, pela fé em Cristo e suas promessas, ainda que não todas...
Por isso, hoje se há um equilíbrio, porque todas as palavras de Cristo prevalecem-se sobre as da lei; porque o Senhor é Soberano sobre tudo o que dita Moisés; porque Ele deveras é o Legislador de Israel, e do universo, e do céu e da terra, e, enquanto os céus e terra passarão...
E, enquanto a lei vigore até os céus e terra passarem, Suas Palavras todas, jamais hão de passar... são eternas, ainda que Ele as tenha proferido, quando pisou este solo, sendo considerado e visto por muitos homens, como sendo um mero homem, mas nós sabemos Quem verdadeiramente Ele era e O é, não é mesmo ???

Creio que a salvação de Cristo Jesus, como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, se opera TOTAL e EFICAZMENTE naquele que O recebera em fé viva e eterna como seu SENHOR E SALVADOR - verdadeiramente recebendo-O em seu ser, em sua alma e vida (Apc. 3:20 - Jo. 19:30)

De maneira que, neste e tão somente neste ser humano, que recebera a seu Senhor na vida e alma e corpo, ou seja, em seu ser; Ele, o Senhor que veio ao mundo para ser recebido pelo mesmo homem, e tão somente por ele; verdadeiramente nele se faz morada, e como diz a parábola do valente no evangelho - Mat. 12:29 e Mar. 3:27 - Ele habita em Espírito e há de reinar naquela vida, e este mesmo ser (ou seja, o homem que recebe a Cristo pela fé) , a vitória de Cristo lá na cruz, quanto ao Seu corpo físico, de homem; é também a vitória deste mesmo homem, que o recebeu na fé viva e verdadeira - de maneira que a vitória de Cristo como homem lá na cruz, crucificando a Deus o Seu corpo físico, no madeiro - sem pecado - era e é a crucificação deste mesmo homem que O recebera com uma fé viva; amém!
Ou seja, a vitória na carne do pecado já foi verdadeiramente conquistada e consumada na prática por Cristo; e agora, segui-mo lá pela fé em Cristo, para alcançar-mo-lá durante toda a nossa caminhada que é exercida pela mesma fé em Cristo - o justo viverá por fé.

E como diz São Paulo:
"Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fil. 3:13-14)

Então, irmã é isso; a lei ainda vigora sobre a terra nos homens que não têm a Cristo; embora titularmente p/ Sião, para os filhos de Deus; filhos da promessa -  tudo já está consumado, porque O creem - e assim, é a lei de Cristo que, sobre eles, paira e está.
Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê.
Porque a vitória em Cristo se dá no homem interior; e não no homem exterior; ou seja, no mundo homem.
Podemos ver da polaridade entre Cristo e Moisés:
Se Moisés foi um libertador do povo de Deus, os judeus; ele o foi em tudo o que diz respeito ao exterior: eles eram escravos no Egito, não tinham pátria, não tinham liberdade, e eram oprimidos em todos os aspectos exteriores; e Moisés os liberta da escravidão física, indo-se a Canaã terrena.
Que era sinais visíveis e notórios de toda a liberdade e conquistas por intermédio dele dadas ao povo de Deus, os judeus; em contrapartida, na esfera espiritual, ou seja, no homem interior, Moisés sequer pôde ver, interferir ou quebrar (libertar) qualquer forma mínima de prisão ou acorrentamento, do homem frente ao pecado, e Satanás, e morte, correntes eternas e inquebráveis p/ qualquer ser ou criatura.

E quando Cristo vem ao mundo, diz:
"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;" (Is. 61:1-2 - Luc. 4:17-19)

O Senhor, que veio ao mundo tão somente para libertar ao homem - totalmente - (não dele para fora, como foi o caso de Moisés) mas do seu corpo e para para dentro - coisa impossível de ser ver e ser divisado pelos homens, e isso integralmente, por isso mesmo, o Senhor que veio para libertar o Ser humano de todas as CORRENTES ETERNAS E INVISÍVEIS QUE O APRISIONOU DESDE O PECADO COM SATANÁS SE ASSENHORANDO-SE DO HOMEM - então, neste aspecto - os judeus que buscavam sinais visíveis quase nada viram, porque Ele veio desfazer todas as obras do Diabo no mesmo homem.
Tornando-o conforme o mesmo evangelho declara:
"Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." (Jo. 8:36)
E outra vez:
"Dizia pois Jesus aos judeus que creram nele: Se vós permanecerdes nas minhas palavras verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (Jo. 8:31-32)

Ou seja: Nos é possível viver e ser e seguir - embora todos os embates do mal em nossa vida e também embates dos homens e de nós mesmos, nosso corpo contra nosso espírito - mas apesar disso, Cristo nos liberta e nos libertará de tal modo, que as aflições deste tempo presente apenas se tornaram passageiras, e elas não mais nos aprisionam de maneira a impossibilitar-nos o amor a Deus, a liberdade do Senhor, a Sua presença, e a nossa não opressão e submissão ao pecado e a Satanás; porque o pecado não terá domínio sobre nós, pois não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Ou seja: tudo aquilo que nos dominou (desde o início da Criação) foi pelo Senhor quebrado, e sujeito-nos, feito-nos servos, e agora, somos "senhores de nós mesmos", na liberdade de Cristo...na liberdade de Cristo... amém!
Portanto diz:
Tudo é vosso, seja...
Portanto diz:
"ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão." (Gal. 5:1)

"Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." (Rom. 6:14)
Ou seja, hoje servimos ao Senhor dos senhores e Rei dos reis - que tem Sua inquebrantável, inviolável e eterna lei que jamais oprime a alguém, que é lei de amor, e de justiça e de liberdade, e que nos ensina numa mansidão e amor jamais vista e conhecida por qualquer ser, a lei de Cristo!

"E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;" (II Ped. 3:15)

Última edição por Jefté em Seg 14 Abr 2014, 12:13, editado 2 vez(es)
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Seg 14 Abr 2014, 11:56

Jefté
A Paz de Deus

Amém! Seja Cristo sobre nós e Seu Espírito dirigindo nossas vidas!

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Seg 14 Abr 2014, 12:20

Irmã

Assim como o Senhor na forma humana foi soberano sobre o mal (mau) neste mundo, e sempre rogando a Deus; assim é que ele nos libertou; e assim também podemos ser pela fé em Cristo soberanos sobre o mal que sempre nos foi Senhor; pois havíamos sido vendidos ao mal, pelo pecado.
não mais agora, conforme diz, agora somos servos da justiça por nosso Senhor... (Rom. 6:18)
Irmã, é como se nenhum mal do passado nos tivesse acometido e dominado - assim somos nós em espírito - embora na carne, podemos ser aprisionados até por medo duma ratazana...
ou acorrentado nos pés por cadeias, ou presos entre paredes...
ou seja, na carne fica como sempre foi; mas em espírito como nunca se havia sido... e no reino celestial de Cristo Jesus...

"O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor;" (Col. 1:13)
"E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;" Ef. 2:6)

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qua 16 Abr 2014, 10:54

No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. João 1:29

Sobre a questão: "Se Jesus tira o pecado do mundo, onde permanece o pecado?"

Estamos falando de uma abstração, se pecado significa erro/transgressão/desvio de conduta, então estamos falando de coisas abstratas que não necessariamente precisariam de um meio físico para serem depositados. As ilustrações, simbolismos e figuras de linguagem de alguns textos não significam que seja depositados em tais locais, mas querem dizer que são esquecidos, não mais lembrados.

Márcio
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qua 16 Abr 2014, 15:04

Muito bom esse entendimento do Márcio...

Então posso entender que, tanto os pecados já praticados e perdoados, como os pecados que virão a ser praticados e perdoados, ambos, simbolicamente ocupam um lugar semelhante ao esquecimento...
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qua 16 Abr 2014, 15:11

--

Você acabou de dizer em outro tópico que o pecado é capaz de separar, o justo, de Deus, agora diz que o pecado pode ser perdoado e esquecido? Como assim?  Ele não separou o justo para com Deus?

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Qua 16 Abr 2014, 19:54

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. 1 João 2:1-2

João não teria escrito isto se o "pecar" fosse uma impossibilidade de qualquer homem, seja o que foi lavado pelo sangue do Cordeiro, seja o que continua sem a purificação pelo sangue.

Expiar, purgar, pagar o preço por todos os pecados cometidos, de toda a humanidade, em todos os tempos e épocas, foi o que Jesus fez com o Seu sangue! Preço pago! Assim, Ele nos comprou com seu sangue!

Isto não quer dizer que foi retirado de mim a natureza pecaminosa (corruptibilidade), pois esta só se desfaz com a morte do corpo do pecado.

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 17 Abr 2014, 17:44

Gleison Elias escreveu:--

Você acabou de dizer em outro tópico que o pecado é capaz de separar, o justo, de Deus, agora diz que o pecado pode ser perdoado e esquecido? Como assim?  Ele não separou o justo para com Deus?

O evangelho que acredito, prega o arrependimento, a confissão e o perdão...

Será que esses recursos servem somente aos que estão perfeitos ou também aos afastados de deus?

Será que existe algo que possa impedir que ele se reaproxime de Deus novamente?...
Schoeps
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 114
Cidade/Estado : Swindon
Religião : Cristão Evangelico
Igreja : JD Church
País : England
Mensagens Curtidas : 3
Pontos de participação : 127

Mensagem por Schoeps em Qua 23 Abr 2014, 13:08

Será que esses recursos servem somente aos que estão perfeitos ou também aos afastados de Deus?

O fato é que não existe ninguém perfeito ou inocente. Em Romanos 3:10- 23 Paulos diz:

"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus.
Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer".
"Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios".
"Suas bocas estão cheias de maldição e amargura".
"Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos,
e não conhecem o caminho da paz".
"Aos seus olhos é inútil temer a Deus".
Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.
Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção,
pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus".

Há alguns elementos importantes neste texto:

Todos estão debaixo de pecado;

O sacrifício de Cristo foi a justa punição para o pecado, isto é, o pecado(r) não ficou impune, pois Jesus se tornou o nosso pecado, Ele assumiu o lugar de toda a humanidade;

Ninguém será justificado por nada de bom que possa fazer.

O que garante a salvação e´a fé nos méritos de Cristo, isto no seu sacrifício vicário( substituto)

E está salvação está disponível para pessoa que tem fé, aos que crerem.

O problema é: Quem vai crer?

Então se a pessoas não crer não tem!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qui 21 Set 2017, 05:37