F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

Compartilhe

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Re: Sacrifício Humano Ritual na Bíblia

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 15 Abr 2014, 22:01

Boa noite

Um Belo raciocínio Maria.............

Fico imaginando no que esse filho de uma (...) (Juízes 11:01)  tinha na cabeça quando fez tal promessa.

Será que iria sair dentro de sua casa uma vaca para lhe encontrar?

Almoedo

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 15 Abr 2014, 22:51

Boa noite

Temos aqui uma declaração clara da parte do Jave "dar o seu primogênito de teus filhos para mim."  

Não tardarás em trazer ofertas da tua ceifa e dos teus lagares. O primogênito de teus filhos me darás.30 - Assim farás com os teus bois e com as tuas ovelhas; sete dias ficará a cria com a mãe; ao oitavo dia ma darás.. Êxodo 22:29-30

Deus disse que quando uma pessoa é dedicado a ele, essa pessoa deve ser condenado à morte, e não podem ser trocados.

Todavia, nenhuma coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui, seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. 29 - Nenhuma pessoa que dentre os homens for devotada será resgatada; certamente será morta.  Levítico 27:28-29

Agora todos vocês prestem atenção no capitulo de Números 31 como uma instância de sacrifício humano. Quando os israelitas tomaram os prisioneiros, Jave tem um corte. Um em cada 500 foram sacrificados como a oferta alçada do Senhor. Os levitas obteve o melhor, eles tem que manter uma em 50 das pessoas.

Disse mais o Senhor a Moisés: 26 - Faze a soma da presa que foi tomada, tanto de homens como de animais, tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas paternas da congregação; 27 - e divide-a em duas partes iguais, entre os que, hábeis na guerra, saíram à peleja, e toda a congregação.
28 - E tomarás para o Senhor um tributo dos homens de guerra, que saíram à peleja; um em quinhentos, assim dos homens, como dos bois, dos jumentos e dos rebanhos29 - da sua metade o tomareis, e o dareis a Eleazar, o sacerdote, para a oferta alçada do Senhor30 - Mas da metade que pertence aos filhos de Israel tomarás um de cada cinqüenta, tanto dos homens, como dos bois, dos jumentos, dos rebanhos, enfim, de todos os animais, e os darás aos levitas, que estão encarregados do serviço do tabernáculo do Senhor. 40 - E houve de pessoas dezesseis mil, das quais foi o tributo para o Senhor trinta e duas pessoas. 41 - Moisés, pois, deu a Eleazar, o sacerdote, o tributo, que era a oferta alçada do Senhor, como o Senhor ordenara a MoisesNúmeros 31:25-30, 40-41

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 15 Abr 2014, 23:03

Boa noite 

Samuel
Deus não ordenou Jefté sacrificar a sua filha e também não está escrito que Deus aceitou o sacrifício.
Depois que o Espírito de Javé veio sobre ele, Jefté fez um voto que ele implicaria sacrificar sua própria filha! Ele prometeu ao Javé que se ele fosse vitorioso em batalha sobre os amonitas, ele ofereceria em holocausto o primeiro que saisse de sua casa para a cumprimentá-lo em seu retorno. Javé aparentemente aceitou os termos de sua oferta, mesmo que em sua poderosa onisciência, ele teria sabido que isso resultaria no sacrifício da própria filha de Jefté, porque o texto diz especificamente que o Senhor entregou os amonitas na mão de Jefté.

Almoedo
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Qua 16 Abr 2014, 12:32

Boa tarde, Povo!!!

Que beleza de Tema esse heim Marcelo...

Em primeiro lugar, não acredito que Deus aceitaria sacríficios humanos! Mas o caso de Jefté coloca muitos em dúvidas, ele sacrificou ou não sua filha? A interpretação de que na verdade a filha de Jefte se manteve virgem a serviço no templo até sua morte seria mais aceita por mim.

Trago aqui a passagem bíblica sob a tradução atualizada "Nova Versão Internacional".
Essa versão é muito boa pois tem uma linguagem mais clara e compreensiva:

"E Jefté fez este voto ao Senhor: "Se entregares os amonitas nas minhas mãos,

aquele que vier saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto".

Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos.

Ele conquistou vinte cidades, desde Aroer até as vizinhanças de Minite, chegando a Abel-Queramim. Assim os amonitas foram subjugados pelos Israelitas.

Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.

Quando a viu, rasgou suas vestes e gritou: "Ah, minha filha! Estou angustiado e desesperado por tua causa, pois fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar".

"Meu pai", respondeu ela, "sua palavra foi dada ao Senhor. Faça comigo o que prometeu, agora que o Senhor o vingou dos seus inimigos, os amonitas. "

E prosseguiu: "Mas conceda-me dois meses para vagar pelas colinas e chorar com as minhas amigas, porque jamais me casarei".

"Vá! ", disse ele. E deixou que ela fosse por dois meses. Ela e suas amigas foram para as colinas e choraram porque ela jamais se casaria.

Passados os dois meses, ela voltou a seu pai, e ele fez com ela o que tinha prometido no voto. Assim, ela nunca deixou de ser virgem. Daí vem o costume em Israel

de saírem as moças durante quatro dias, todos os anos, para celebrar a memória da filha de Jefté, o gileadita.
Juízes 11:30-40"

Destaco ainda na versão mais usada, apresentada anteriormente aqui:

E disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então foi ela com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

E sucedeu que, ao fim de dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o seu voto que tinha feito; e ela não conheceu homem; e daí veio o costume de Israel,

Que as filhas de Israel iam de ano em ano lamentar, por quatro dias, a filha de Jefté, o gileadita.
Juízes 11:38-40

Agora, tirem suas próprias conclusões. bjuss até!!!
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 16 Abr 2014, 15:27

Boa tarde

Phaby
Quando Jefté chegou à sua casa em Mispá, sua filha saiu ao seu encontro, dançando ao som de tamborins. E ela era filha única. Ele não tinha outro filho ou filha.
Usando as mesmas palavras  e o raciocínio da Maria Madalena
.
Lembre que o Jefté tinha feito um voto sem saber quem sairia de sua casa ao seu encontro...OK

Pensamos agora,e se fosse a sua Mulher (esposa) sua sogra, um escravo ou qualquer outra pessoa, o aconteceira?

Almoedo
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Phaby em Dom 20 Abr 2014, 12:28

"Pensamos agora,e se fosse a sua Mulher (esposa) sua sogra, um escravo ou qualquer outra pessoa, o aconteceira?"

Olá,
Marcelo

Sacrifício humano não era tolerado por Deus:  (Lv 18.21; 20.2-5; Dt 12.31; 18.10-12). Mesmo que ele tenha pedido a Abrãao seu único filho em sacrifício (o que não ocorreu).

Em relação a esse pensamento seu e da MM, analisemos:
Sabemos que para oferecer algum animal em sacrifício a Deus, este tinha que ser perfeito, sem mancha, ou seja, totalmente puro: A filha do cara ainda vai, pois era mais "pura", mas a mulher dele?? O escravo?? Será que Deus além de contrário ao sacrifício humano, aceitaria uma oferta "manchada"?
Claro que esse meu pensamento seria invalido se analisarmos o fato de que ele fez um voto ousado de que qualquer coisa que aparecesse ele daria em sacrifício...Então não importaria se seria impuro ou não!

Mas outra coisa, se a garota ia morrer, porque ela iria lamentar sua virgindade?? Ou seja, Ela ia ser imolada em sacrifício e foi chorar por sua virgindade? Nossa!!! Era mais triste ser virgem que morrer...Que engraçado...

Sei lá gente... Prefiro "acreditar" que a menina não foi morta.
 cheers  Wink 
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 20 Abr 2014, 18:01

Boa tarde

Pbaby
sacrifício humano não era tolerado por Deus:  (Lv 18.21; 20.2-5; Dt 12.31; 18.10-12). Mesmo que ele tenha pedido a Abrãao seu único filho em sacrifício (o que não ocorreu).(Wiki)
 Realmente, seu Deus não tolera que uma das suas ovelhas seja oferecida em sacrifício a outros Deuses:

Levítico 18:21 <> E da tua descendência não darás nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e não profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.

Levítico 20:02-05 <> Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua descendência a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará.

E eu porei a minha face contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua descendência a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.
E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os seus olhos daquele homem, quando der, da sua descendência
a Moloque, para não o matar,
Então eu porei a minha face contra aquele homem, e contra a sua família, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos que forem após ele, prostituindo-se com
Moloque.

Deuteronômio 12:31 <>
Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.

Deuteronômio 18:10-12 <> Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

Agora minha amiga veja o que podemos deduzir dessa passagem de Josue  [O Senhor falando]   "Aquele que tem roubado o que foi separado para a destruição se vai ser queimado no fogo , juntamente com tudo o que ele tem, porque ele quebrou o pacto do Senhor e fez uma coisa horrível em Israel. Josué 7:15

Ao comando do Senhor, um homem de Deus de Judá a Betel, e ele chegou lá apenas como Jeroboão se aproximava do altar para oferecer um sacrifício. Em seguida, por ordem do Senhor, ele gritou: "Ó altar, altar Isso é o que diz o Senhor: A criança chamada Josias nascerá na dinastia de Davi.   Em você ele sacrificará os sacerdotes dos santuários pagãos que vêm aqui para queimam incenso, e ossos humanos serão queimados sobre você. "  1 Reis 13:01-02

Para que todos possam entender esse contexto de Josue, irei publicar toda a sua passagem em um post reservado. por enquanto ficamos apenas com esse dois versos.

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 20 Abr 2014, 18:05

Josué 7:14-26

Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; e será que a tribo que o Senhor tomar se chegará, segundo as famílias; e a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.

E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel.

Então Josué se levantou de madrugada, e fez chegar a Israel, segundo as suas tribos; e a tribo de Judá foi tomada;

E, fazendo chegar a tribo de Judá, tomou a família dos zeraítas; e fazendo chegar a família dos zeraítas homem por homem, foi tomado Zabdi;

E, fazendo chegar a sua casa, homem por homem, foi tomado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá.

Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao Senhor Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.

E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o Senhor Deus de Israel, e fiz assim e assim.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.

Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.

Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o Senhor.

Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.

E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.

E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o Senhor se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje.

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 22 Abr 2014, 01:52

Bom dia

Phaby
Sabemos que para oferecer algum animal em sacrifício a Deus, este tinha que ser perfeito, sem mancha, ou seja, totalmente puro:
Phaby, você esta confundido gente  com bichos. Deus é bastante exigente  na escolha dos animais para sua oferenda ao sacrifício, Ele faz questão que todos os animais  devem ser,  sem mancha sem defeito e sem mácula, encontramos facil esse requesitos no Grande Livro <>  bezerro <> cordeiros <>  carneiro <> bode <> novilho  sem mancha, Tafavia Ele não era exigente  com o tipo de pessoa a ser sacrifícada, poderia ser branca, preta, homem ou mulher, pobre ou rica etc, o negocio Dele e sentir a aroma agradável de carne queimada................................. 
A filha do cara ainda vai, pois era mais "pura", mas a mulher dele?? O escravo?? Será que Deus além de contrário ao sacrifício humano, aceitaria uma oferta "manchada"? 
Onde podemos encontrar na Bíblia hebraica uma garota/filha sendo prometida em sacrifico a Deus para ser uma virgem por toda a vida?
Em seu voto inconsequentemente, ele não avaliou as conseqüências fatais que isso poderia provocar, Ele desejava ganhar essa batalha e esse poder e fama a todo custo. Nem que para isso alguma vida humana fosse sacrificada. E pagou muito caro por isso. 
Mas também não encontramos qualquer lei, uso ou costume, em todo o AT, que diz que a virgindade poderia ser uma oferenda a sacrificio.

Levítico 27:28-29Todavia, nenhuma coisa consagrada ao Senhor por alguém, daquilo que possui, seja homem, ou animal, ou campo da sua possessão, será vendida nem será remida; toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor.  Nenhum dedicado, (Consagrado) que será dedicado (Oferecido) dos homens, será resgatada, mas certamente será condenado à morte

Vocês Estão se esquece que próprio sacrifício de Jesus foi um sacrifício humano. Querem prova maior do que esta?

Almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Ter 22 Abr 2014, 14:19

Marcelo Almoedo escreveu:Boa noite

O Grande Livro, especialmente no Antigo Testamento, é preenchido com inúmeras histórias de animais e sacrifício humano. Deus, nos é dito, gosta do aroma agradável de carne queimada. O sacrifício de animais é muito mais comum do que o sacrifício humano, mas ambos ocorrem e são "agradável ao Senhor." 

Por Que Deus Gosta de Queimar Animais e Seres Humanos?

Almoedo

Os arquétipos do AT apenas formam a sombra do NT:

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:10-12

Dizer que qualquer sacrifício humano agrada ao Senhor não é uma verdade. Apenas um sacrifício humano agradou a Deus:

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16-17

Todos os sacrifícios de animais do AT formam a consciência acerca da verdade que diz a todos os seres viventes que existe um processo redentivo e este não é feito sem derramamento de sangue:

Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio; de outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. Hebreus 9:11-26

Que fique claro, que tanto no AT como no NT, sem derramamento de sangue não há remissão de pecado.

Porém, todos os sacrifícios requiridos por Deus tinham que cumprir um "culto" (procedimento). Estes procedimentos estão descritos em Levíticos, Números e Deuteronômio. Jefté não cumpre um sacrifício segundo a Lei e portanto não satisfez nem agradou o Senhor! Sendo assim, por não atender os preceitos (ritos cerimoniais) da Lei, e como diz em todo o livro de Juízes, ele também fez o que era mau aos olhos do Senhor.
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Phaby em Ter 22 Abr 2014, 14:51

Huummm...

É.... faltou uns versículos para complementar Dt. 12:

"...Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu.

Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.

Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás."
Deuteronômio 12:30-32

Agora sim... Ficou melhor, né?!

.............

Agora calma aê, Marcelo que textos são esses: Josue 7:15 e 1 Reis 13:01-02?? Apesar de haver a palavra "sacrifício" e tal, está claro apenas ser tratar de "metaforas", já que o cumprimento dessas penas severas ou profecias (no caso de 1 reis) foram bem diferentes

Voltemos a Jefté então, não posso afirmar que sua filha tenha sido sacrificada ou não, lógico! só tento acreditar que não tenha sido... Mas vamos dizer então que realmente houve esse sacrifício terrível, com toda certeza seria uma exceção. Pois, Deus não aceita sacríficio humano mas no caso de Jefté seria o cumprimento de um voto e não como um sacrifício normal de animais (não humanos..rs) como os israelitas faziam... Então não poderiamos pegar uma exceção e transforma-la numa regra. Realmente temos que assumir que sacrifício humano, como regra, não era aceito por Deus!!!

Ahh que isso só estava sendo irônica... Mas foi engraçado...

Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Phaby em Ter 22 Abr 2014, 15:39

Ops....faltou a sua fala:

"""Phaby, você esta confundido gente com bichos. Deus é bastante exigente na escolha dos animais para sua oferenda ao sacrifício, Ele faz questão que todos os animais devem ser, sem mancha sem defeito e sem mácula, encontramos facil esse requesitos no Grande Livro <> bezerro <> cordeiros <> carneiro <> bode <> novilho sem mancha, Tafavia Ele não era exigente com o tipo de pessoa a ser sacrifícada, poderia ser branca, preta, homem ou mulher, pobre ou rica etc, o negocio Dele e sentir a aroma agradável de carne queimada................................. """

Ahh que isso só estava sendo irônica... Mas foi engraçado...

Ok!!

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Ter 22 Abr 2014, 16:00

Boa tarde, Graça e Paz Marcelo!

Marcelo Almoedo escreveu:Agora minha amiga veja o que podemos deduzir dessa passagem de Josue  [O Senhor falando]   "Aquele que tem roubado o que foi separado para a destruição se vai ser queimado no fogo , juntamente com tudo o que ele tem, porque ele quebrou o pacto do Senhor e fez uma coisa horrível em Israel

Até parece que não houve alguns "acordos" entre o povo e Deus no que tange a tomada da terra prometida:

Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o Senhor teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo. Josué 1:16-18

Pelo que vemos no contexto do texto que você selecionou para fazer suas argumentações temos uma proposta do povo e não uma ordenança do Senhor!

Quem determinou a morte de Acã foi o povo e não Deus!
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 23 Abr 2014, 22:39

Boa noite

Rasabino
Os arquétipos do AT apenas formam a sombra do NT:
Nem a sombra de Jesus aparece no Velho Testamento

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores. Isaías 53:10-11
Se você lê deste do capítulo 40, iria perceber rapidinho que Isaias relata o exílio dos judeus na babilônia e isso vai até o capítulo 55. Será que Isaias fez uma pausa em retratar a aflição do povo monoteísta da babilônia no capítulo 53, falou um pouquinho do Messias e depois voltou a falar de Israel? Não, o capítulo 53 do livro de Isaías ainda está falando de Israel e do sofrimento do exílio na babilônia.

Portanto você só irá entender Isaías 53 se lê o capitulo 52, é assim que funciona.

Em outras palavras, você quer apenas alegar um cumprimento de uma profecia sem assumir seu legítimo ônus da prova para comprovar que eles eram cumprimentos de profecias. Antes de olhar para suas supostas profecias e o seu cumprimento, vamos primeiro considerar amplamente cinco critérios básico de profecia válida. Para um cumprimento de profecia para ser válido, deve satisfazer estes critérios:

01 <>  A suposta profecia deve significar claramente o que a profecia alegando cumprimento afirma que isso significa; ele não pode ser tão vago e obscuro que o significado do "profeta" não pode ser estabelecida para além de qualquer dúvida razoável. 
02 <> A suposta profecia deve ter sido feita antes e não depois do fato.

03 <> A suposta profecia deve ter sido feita com bastante antecedência da alegada realização de eliminar a possibilidade de adivinhação.

04 <> O cumprimento deve ter sido de tal forma que ninguém poderia ter intencionalmente planejado para fazer o cumprimento acontecer.

05<>  A única alegando cumprimento deve estabelecer para além de qualquer dúvida razoável que o cumprimento se de fato ocorreu
Dizer que qualquer sacrifício humano agrada ao Senhor não é uma verdade.
E quem disse isso, pelo que sei e no que li, Ele é bastante exigente com os animais para sua oferenda, e ele ainda diz como esses animais devem ser preparado em holocausto  Levítico 1:01-06
Apenas um sacrifício humano agradou a Deus:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:16
Surpreendentemente, muitos cristãos abraçam essas partes da Bíblia. Só no contexto dessa prática horrenda faz a morte horrível de Jesus na cruz (como retratado no filme (A Paixão de Cristo)e o que vimos , Sangue, Sangue muito Sangue, faz sentido para vocês. Pra mim não. Para você e todos os cristãos, a raça humana teve que  ir realmente para o reino do sacrifício humano para finalmente apaziguar seu Deus. Insensatamente matar animais não era suficiente. De acordo com a fé cristã, Jesus é o sacrifício humano que satisfez a Deus.

Por exemplo, aqui é algo que um ministro cristão pode dizer:

Se você ler todos os regulamentos secos para os sacrifícios pelo pecado em Levítico e se você ler sobre os requisitos para o cordeiro da Páscoa, você vai perceber que Jesus é o sacrifício perfeito pelo pecado. Ele é o primeiro filho, e não de uma ovelha ou uma cabra, mas de Deus. Ele é inocente de todos os pecados, Ele é voluntário da Sua própria vontade, isto é, Ele foi condenado apenas por sua própria confissão. Ele livremente submetida à vontade de seu pai. Ele é, pelo código levítico, um sacrifício perfeito e, portanto, perfeitamente Ele remove todos os pecados. Ele atende a todos os requisitos para uma oferta de comunhão, e, assim, coloca-nos em comunhão com Deus. Uma vez que até na cruz, nenhum dos Seus ossos foram quebrados, Ele também atende a todos os requisitos para um cordeiro pascal, cujo sangue nos protege do anjo da morte, assim Ele nos prepara para a Ressurreição.

Por mais desconfortável que pareça, esta é a crença central da igreja cristã. Cristo tinha que morrer como um sacrifício humano para os nossos pecados para apaziguar o "Deus" de Levítico. A religião mais importante neste planeta, praticado por dois bilhões de pessoas, tem o sacrifício humano como seu princípio central
Todos os sacrifícios de animais do AT formam a consciência acerca da verdade que diz a todos os seres viventes que existe um processo redentivo e este não é feito sem derramamento de sangue
Fique e abrace-a com vontade, porque muitos de vocês parecem que realmente se deleitam com sacrifício humano. Não é a toa que dezenas de milhões de cristãos se reuniram para o filme "A Paixão de Cristo", para ver sangue, sangue e mais sangue.

Que fique claro, que tanto no AT como no NT, sem derramamento de sangue não há remissão de pecado.
Que tipo de um Deus amoroso exigiria sacrifício de sangue humano e ou animais, a fim de perdoar? Porque sangue? Porque podemos comparar o seu deus com os deuses,  Asteca, Maia e outos. Quando lemos sobre o sacrifício de animais no Velho Testamento, o que descobrimos é um Deus que deve estar louco. Nenhum ser humano racional pode aceitar que um todo-amoroso, onisciente, Deus todo-poderoso poderia suportar o sacrifício de animais.

Porém, todos os sacrifícios requiridos por Deus tinham que cumprir um "culto" (procedimento). Estes procedimentos estão descritos em Levíticos, Números e Deuteronômio. Jefté não cumpre um sacrifício segundo a Lei e portanto não satisfez nem agradou o Senhor! Sendo assim, por não atender os preceitos (ritos cerimoniais) da Lei, e como diz em todo o livro de Juízes, ele também fez o que era mau aos olhos do Senhor.
Nesse caso, jefté deveria imolar a filha dele como esta requisitado em Levíticos? "Então esfolará o holocausto, e o partirá nos seus pedaços. E os filhos de Arão, o sacerdote, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo. Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho sobre a lenha que está no fogo em cima do altar; Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isso queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao SENHOR. Levítico 1:01-06
Esses procedimento de sacrifício relatado em LEVÍTICOS <>  NÚMEROS E DEUTERONÔMIO era uma requisição para animais

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 23 Abr 2014, 23:18

Boa noite

Phaby
É.... faltou uns versículos para complementar Dt. 12:
Deuteronômio 12:31 <>Assim não farás ao Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.
Como disse anteriormente, seu Deus além de ser Ciúmento com outros Deuses, também é egoista, as sua ovelhas serão imolada só pra ele e ninguém mais.
Agora calma aê, Marcelo que textos são esses: Josue 7:15 e 1 Reis 13:01-02?? Apesar de haver a palavra "sacrifício" e tal, está claro apenas ser tratar de "metaforas", já que o cumprimento dessas penas severas ou profecias (no caso de 1 reis) foram bem diferentes
Nesse caso de Josue seria um consequência de uma ordenança onde Acã pore ter roubado alguns objetos foi apredejado ate a morte e não satisfeito queiram o seu corpo do jeitinho que Deus tinha oedendado. Leia toda a sequencia aqui Josué 7:14-26

Quanto a 1 Reis 13:01-02  foi uma oferenda de sacrifício aos sacerdotes pagãos <> [size=12]Ao comando do Senhor, um homem de Deus de Judá a Betel, e ele chegou lá apenas como Jeroboão se aproximava do altar para oferecer um sacrifício. Em seguida, por ordem do Senhor, ele gritou: "Ó altar, altar Isso é o que diz o Senhor: A criança chamada Josias nascerá na dinastia de Davi.  Em você ele sacrificará os sacerdotes dos santuários pagãos que vêm aqui para queimam incenso, e ossos humanos serão queimados sobre você. "  [/size]
Então não poderiamos pegar uma exceção e transforma-la numa regra.
Uma exceção para ser transformada em via de regra deverá constar mais de um para o mesmo evento.

Nesse caso não seria uma execeção e sim uma regra, veja o porque?Você não deve atrasar a oferecer a partir de sua colheita e para o escoamento de suas prensas. "Você deve dar o primogênito de teus filhos me . Você deve fazer o mesmo com o seu gado e com suas ovelhas. Sete dias ele estará com sua mãe, em seguida, no oitavo dia você deve dá-lo a mimÊxodo 22:29-30

Senhor disse que quando uma pessoa é dedicado a ele, essa pessoa deve ser condenado à morte, e não podem ser trocados.
Não obstante, nenhuma coisa consagrada , que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que ele tem, seja de homem ou de animal, ou do campo da sua possessão, será vendida nem será remida : toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. "' Ninguém dedicado, que será dedicado dentre os homens, será resgatada; ele certamente será morto . Levítico 27:28-29

Em  Números 31 temos uma instância de sacrifício humano. Quando os israelitas tomaram os prisioneiros, o Senhor tem um corte. Um em cada 500 foram sacrificados como a oferta alçada do Senhor. Os levitas obteve o melhor, eles tem que manter uma em 50 das pessoas.

O Senhor falou a Moisés, dizendo: " Tomai a soma da presa que foi tomada, tanto de homens como de animais , tu e Eleazar, o sacerdote, e os cabeças das casas da congregação dos pais; e divide-a em duas partes:. entre os homens hábeis na guerra, que saíram à peleja, e toda a congregação Levy uma homenagem ao Senhor dos homens de guerra, que saíram à peleja; um em quinhentos , tanto de das pessoas e do gado e dos jumentos, e das ovelhas: levá-la de sua metade, e dá-la a Eleazar, o sacerdote , para a oferta alçada do Senhor . Dos filhos de metade de Israel, você tomarás um de cada cinqüenta, tanto dos homens , como dos bois, dos jumentos, e das ovelhas, mesmo de todos os animais, e os darás aos levitas , que realizam a . serviço do tabernáculo do Senhor "... As pessoas dezesseis mil; de quem tributo para o Senhor trinta e duas pessoas . Moisés deu o tributo, que era a oferta alçada do Senhor, a Eleazar, o sacerdote, como o Senhor ordenara a MoisésNúmeros 31:25-30 <> 40-41

Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 23 Abr 2014, 23:34

Boa noite

Rasabino
Até parece que não houve alguns "acordos" entre o povo e Deus no que tange a tomada da terra prometida:
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vósJosué 7:13

Diante desse verso, de onde partiu essa ordem:?

E será que aquele que for tomado com o anátema será queimado a fogo, ele e tudo quanto tiver; porquanto transgrediu a aliança do Senhor, e fez uma loucura em Israel. Josué 7:15

E o que aconteceu depois

Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor. E disse Josué: Por que nos perturbaste? O Senhor te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los. Josué 7:24-25

Almoedo
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Phaby em Qui 24 Abr 2014, 11:31

Huumm. Marcelooo.. Não me enrole!!

Pegar só o versículo 31 de Dt. 12, não rola!!

De novo:

"...Guarda-te, que não te enlaces seguindo-as, depois que forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações os seus deuses, do mesmo modo também farei eu.
Assim não farás ao SENHOR teu Deus; porque tudo o que é abominável ao SENHOR, e que ele odeia, fizeram eles a seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimaram no fogo aos seus deuses.
Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás."
Deuteronômio 12:30-32

E então... Tá ou não falando para o povo não fazer igual aos que seus vizinhos fazem a seus deuses??
...

Nesse caso não seria uma execeção e sim uma regra, veja o porque?Você não deve atrasar a oferecer a partir de sua colheita e para o escoamento de suas prensas. "Você deve dar o primogênito de teus filhos me . Você deve fazer o mesmo com o seu gado e com suas ovelhas. Sete dias ele estará com sua mãe, em seguida, no oitavo dia você deve dá-lo a mim. Êxodo 22:29-30"Senhor disse que quando uma pessoa é dedicado a ele, essa pessoa deve ser condenado à morte, e não podem ser trocados.
Não obstante, nenhuma coisa consagrada , que alguém consagrar ao SENHOR de tudo o que ele tem, seja de homem ou de animal, ou do campo da sua possessão, será vendida nem será remida : toda coisa consagrada será santíssima ao Senhor. "' Ninguém dedicado, que será dedicado dentre os homens, será resgatada; ele certamente será morto . Levítico 27:28-29

É sério, isso??

Bom....  vamos a Josué e 1 Reis:
Um texto fala de um cara que escondeu algo precioso e foi apedrejado e depois queimado. O outro texto fala do Rei Josias, alias vamos ao cumprimento da profecia sobre este último:

"E derrubaram perante ele os altares de Baalins; e despedaçou as imagens, que estavam acima deles; e os bosques, e as imagens de escultura e de fundição quebrou e reduziu a pó, e o espargiu sobre as sepulturas dos que lhes tinham sacrificado.

E os ossos dos sacerdotes queimou sobre os seus altares; e purificou a Judá e a Jerusalém."
2 Crônicas 34:4-5

Onde nos textos fala de sacrifício humano à Deus? Só vi matança, mas não sacrifício!

Portanto, o único caso foi o de Jefté, que não pode ser usado como regra geral e sim exceção!

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Seg 11 Dez 2017, 18:44