F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

Compartilhe

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1266

Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

Mensagem por Rasabino em Dom 18 Jan 2015, 11:46

Marcelo Almoedo escreveu:E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.

Marcelo, a toda ação (de Deus) corresponde uma reação dos homens!

Deus disse a Moisés o que fazer, e conhecendo de antemão a natureza humana e qual a reação de Faraó em relação a missão de Moisés, fez uso da expressão: "eu lhe endurecerei o coração", em outras palavras, Deus apenas informou a Moisés que Faraó não lhe cederia o povo facilmente. Isto é onisciência, e não forçar a livre escolha!

Não é uma ação direta de Deus (endurecer o coração) como se Deus pudesse mudar o sentimento das pessoas diretamente, mas um conhecimento dEle em saber de antemão qual a reação sentimental dos seres humanos a toda ação divina. Efeito ação/reação!

Seria como prever a reação do teu futuro ao lhe dar um tapa na cara! Como se Deus dissesse: Eu sei qual vai ser a reação de Faraó ao ouvir o teu pedido!

Marcelo Almoedo escreveu:Aliás, Não precisa ser um gênio, para perceber que não são apenas os humanos que não têm livre-arbítrio - Deus também não. Porque ele sabe tudo, ele sabe que seu próprio ser e futuro. Ele não pode escolher a agir porque ele sabe já que suas escolhas e ações são. Deus está preso na eternidade em sua própria onisciência ...

Question Question Question Question Question Question Question Question Rolling Eyes

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 6377

Re: Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 18 Jan 2015, 13:04

Bom dia

Rasabino
Marcelo Almoedo escreveu:E disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.
Rasa
Marcelo, a toda ação (de Deus) corresponde uma reação dos homens!
Deus diz em Êxodo 11:04-10 <>  Sobre a meia-noite passarei por todo o Egito Todo primogênito no Egito morrerão, desde o primogênito de Faraó, que se assenta no trono, para o filho primogênito da escrava, que está em sua fábrica de lado, e todos o primogênito do gado, bem Haverá grande clamor em todo o Egito -.. pior do que alguma vez houve nem nunca será novamente Mas entre os israelitas não um cão vai latir para qualquer homem ou animal ".
À meia-noite o Senhor feriu todos os primogênitos no Egito, desde o primogênito de Faraó, que estava sentado no trono, até o primogênito do prisioneiro, que estava no cárcere, e o primogênito de toda a pecuária também. Faraó e todos os seus funcionários e todos os egípcios se levantou durante a noite, viram um grande clamor no Egito, porque não havia uma casa sem alguém estivesse morto.
Esta literatura  horrível levanta algumas questões:

Qual a definição de amor é compatível com Deus punir as vítimas inocentes de um ditador?

Por que Deus usa crianças como reféns?

Por que Deus não matar o faraó, em primeiro lugar, se ele não tem escrúpulos em matar pessoas?

Por que Deus "endurecer o coração de Faraó", sobre uma dúzia de vezes (Êxodo 4:21<>  Êxodo 7:03 <> Êxodo 9:12 <> Êxodo 10:0120 <>27 <>  11:10 <>  Êxodo 14:04, 08 e 17 )?

Por que o criador do universo e todo-poderoso precisa de permissão do Faraó para deixar os israelitas?

Deus decide matar indiscriminadamente as vítimas indefesas de um ditador, deixando vivo o ditador que está incapacitado de agir porque seu coração está endurecido por ninguém menos que o próprio Deus, que o criou com um único proposito de que ele possa mostrar o seu poder  diante do faraó.
Deus disse a Moisés o que fazer, e conhecendo de antemão a natureza humana e qual a reação de Faraó em relação a missão de Moisés, fez uso da expressão: "eu lhe endurecerei o coração", em outras palavras, Deus apenas informou a Moisés que Faraó não lhe cederia o povo facilmente. Isto é onisciência, e não forçar a livre escolha!
Rasabino aonde esse faraó tinha livre escolha. Onde? Para começar vou citar o versículo em questão, Romanos 9:17, onde o faraó é usado como uma ilustração. "Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo propósito que eu te levantei, para que eu possa mostrar meu poder em ti , e que o meu nome seja anunciado em toda a terra 
Não é uma ação direta de Deus (endurecer o coração) como se Deus pudesse mudar o sentimento das pessoas diretamente, mas um conhecimento dEle em saber de antemão qual a reação sentimental dos seres humanos a toda ação divina. Efeito ação/reação!
O faraó fez o que tinha quer fazer, para isso ele foi criado para obedecer o proposito de "Deus" antes mesmo de NASCER.
Seria como prever a reação do teu futuro ao lhe dar um tapa na cara! Como se Deus dissesse: Eu sei qual vai ser a reação de Faraó ao ouvir o teu pedido!
Esse era o proposito
Marcelo Almoedo escreveu:Aliás, Não precisa ser um gênio, para perceber que não são apenas os humanos que não têm livre-arbítrio - Deus também não. Porque ele sabe tudo, ele sabe que seu próprio ser e futuro. Ele não pode escolher a agir porque ele sabe já que suas escolhas e ações são. Deus está preso na eternidade em sua própria onisciência .
Rasabino  Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question Question
Realmente deve ser muito para você entender. Mas, vou tentar explicar de outra maneira simples.

Se Deus é ONISCIÊNTE, então Ele também não tem livre escolha porque sendo sabedor de toda a existência, Ele está preso na eternidade em sua própria onisciência

Pastor Almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Cidade/Estado : Cianorte
Religião : não tem
Igreja : eu
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 14
Pontos de participação : 2761

Mensagem por Rasabino em Dom 18 Jan 2015, 15:56

Marcelo, como era definido um Faraó na antiguidade: como homem ou como deus?

Rasabino aonde esse faraó tinha livre escolha. Onde? Para começar vou citar o versículo em questão, Romanos 9:17, onde o faraó é usado como uma ilustração. "Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo propósito que eu te levantei, para que eu possa mostrar meu poder em ti , e que o meu nome seja anunciado em toda a terra

O verbo "levantar" significa ungir de autoridade! Entre todos os egípcios existentes, um foi levantado como faraó! Isto não significa que não poderia ser outro egípcio. É Deus quem estabelece os reis e as autoridades na terra:

Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Romanos 13:1

Este texto tem a ver com autoridade e poder, nada mais!

Última edição por Rasabino em Dom 18 Jan 2015, 16:05, editado 1 vez(es)

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Dom 18 Jan 2015, 16:00

Se Deus é ONISCIÊNTE, então Ele também não tem livre escolha porque sendo sabedor de toda a existência, Ele está preso na eternidade em sua própria onisciência

Engano seu!

A onisciência revelada de Deus diz respeito as coisas temporais e não eternas! Wink  Onde foi que vc leu sobre o que há de suceder na eternidade? No entanto, Deus revela sua onisciência sobre os tempos (eras) HUMANAS, e o livro de Apocalipse é uma prova disto!

Vou ter que sair... amanhã eu volto Laughing
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 18 Jan 2015, 22:53

Boa noite

Rasabino
O verbo "levantar" significa ungir de autoridade! Entre todos os egípcios existentes, um foi levantado como faraó! Isto não significa que não poderia ser outro egípcio. É Deus quem estabelece os reis e as autoridades na terra:
Que seria o mesmo de:  Te fiz para, te criei para, Foi para isto mesmo que eu pus você como rei, Erguir para, etc....Rasabino esse faraó teve um proposito mesmo antes de nascer, ele estava programado a fazer o que foi criado para fazer.
Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Romanos 13:1
Isso reforça mais que você não escolhas, porque você esta sujeito a potestade (autoridade) de Deus antes mesmo que venha a nascer.

Vejamos o contexto de Romanos no capitulo 9

11 - porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama ),

12 - foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

13 - Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.

14 - Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

15 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

16 - Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.

17 - Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para em ti mostrar o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.

18 - Logo, pois, compadece-se de quem quer e endurece a quem quer.

19 - Dir-me-ás, então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem resiste à sua vontade?

20 - Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura, a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?

21 - Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?

Romanos 9:11-21

Pastor Almoedo

Última edição por Marcelo Almoedo em Dom 18 Jan 2015, 22:57, editado 1 vez(es)
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 18 Jan 2015, 22:56

Boa noite

Rasabino
A onisciência revelada de Deus diz respeito as coisas temporais e não eternas  Onde foi que vc leu sobre o que há de suceder na eternidade? No entanto, Deus revela sua onisciência sobre os tempos (eras) HUMANAS, e o livro de Apocalipse é uma prova disto!
A Onisciência de Deus é limitado, ou seja, Ele só sabe das coisas temporal mais NÃO as ETERNAS, sendo ele Eterno? .......

Onisciência é a capacidade de saber tudo infinitamente (ad infinitum), incluindo pensamentos, sentimentos, vida, passado, presente, futuro, e todo universo, etc (Wiki).

Pastor Almoedo

Rasabino
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Rasabino em Seg 19 Jan 2015, 09:41

Bom dia Marcelo, Graça e Paz!

Construirei de novo o mesmo entendimento com outras palavras:

1. Provocar

Ato de estimular a ação de um indivíduo, de contribuir diretamente em um acontecimento, fazer uma causa ter um efeito

Todo ser reage a provocação de Deus. Deus provoca o ser humano:

Não endureçais os vossos corações, assim como na provocação e como no dia da tentação no deserto; Salmos 95:8

Faraó foi provocado por Deus, e assim endureceu o seu coração. Deus disse a Moisés:

Porém o Senhor endureceu o coração de Faraó, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito a Moisés. Êxodo 9:12

Quando Paulo escreve em Romanos...

12 - foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.

13 - Como está escrito: Amei Jacó e aborreci Esaú.

14 - Que diremos, pois? Que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma!

15 - Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.

Está falando da natureza humana ante a provocação de Deus. Deus provocou tanto um quanto o outro e a reação ante a provocação de Deus foi de amor e de ódio (aborrecer).

Exemplo: Um homem lhe subtrai os pertences. Ele te provocou? Com certeza. Qual a tua reação ante a provocação humana? Vai se compadecer dele e amá-lo, vai ter misericórdia dele e salvá-lo do seu pecado? Ou vai odiá-lo, condenando-o pelo pecado cometido? Jacó subtraiu a primogenitura de Esaú (ponto)

Deus quer saber a natureza dos nossos sentimentos. Se são de vida para vida ou de morte para morte!

Por que você acha que o escritor de Hebreus chama a Esaú de "devasso" e "profano"?

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. E ninguém seja devasso, ou profano, como Esaú, que por uma refeição vendeu o seu direito de primogenitura. Hebreus 12:14-16

Esaú foi primogênito no nascimento, no entanto como ele cuidou da sua primogenitura? O escritor diz que ele agiu como devasso (venda) e como profano (contaminou o que era sagrado), por isso:

Amei a Jacó e aborreci a Esaú!

São as reações humanas ante a provocação de Deus que define nosso futuro.

Não endureçais os vossos corações, como na provocação, no dia da tentação no deserto. Hebreus 3:8

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação. Hebreus 3:15

Não é uma ação direta de Deus no coração do homem, mas uma reação humana ante a provocação de Deus.

Espero que tenha sido claro desta vez!

Arcolino
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Número de Mensagens : 252
Cidade/Estado : Salvador
Religião : Cristão
Igreja : desigrejado
Mensagens Curtidas : 12
Pontos de participação : 512

Mensagem por Arcolino em Qua 11 Fev 2015, 08:53

Very Happy Deus já criou o Homem com uma alma em cuja unidade é constituída de: consciência, inteligência e na última escala desse constitutivo o livre-arbítrio;
Para orientá-lo a sua existência para a Suma felicidade;

O livre-arbítrio deveria ser presidida pela consciência e inteligência;
Que são as faculdades que nos orienta para o certo e verdadeiro

Um livre arbítrio sarado é vontade do certo e vontade do verdadeiro, que lhes fará naturalmente feliz.

A Salvação vem como anúncio pregado ou sonhado para que decidamos o que fazer para receber o Salvador. Já que atualmente morremos, e trazemos um mal originário que frequentemente interfere nas nossas escolhas levando quem se permitir aos erros e mentiras e enganos.

Somente com Jes Very Happy us o Cristo de Deus podemos recuperarmos a unidade de nossa alma para que com tenacidade escolhamos sempre o que é certo e o que é verdadeiro.

Arcolino
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Arcolino em Dom 03 Maio 2015, 18:46

Olá debatedores!!!

Vejo muito ser discorrido sobre o livre arbítrio e o seu uso sem responsabilização já que fora criada, para ser exercida, e portanto não haverá punição de seu uso irrestrito. Mais não fora levada em consideração que a alma não está reduzido a esse único constitutivo mais sim sua unidade é: consciência, inteligência e na última escala está o livre arbítrio ou seja a unidade da alma há uma tríade numa unidade ontológica pela qual a escolha tem que necessariamente ser o resultado de toda sua unidade ontológica a saber: consciência,Inteligência e o livre arbítrio.

Por essa razão não se deve falar do livre arbítrio sem falar de suas partes integrante, que lhes serviria, para orientar as escolhas, para um fim feliz, ou mesmo a Suma Felicidade.

Sem contar que por razão delas e não somente do livre arbítrio é que somos e seremos julgados.

A Consciência é a faculdade que opera na alma humana lhes conferindo a percepção entre o certo e o errado.
Sendo o constitutivo ontológico pleno da alma para orientar as almas vivente para a felicidade, certamente que se escolher o errado, lhes causará cisão na sua faculdade mais nobre, que é a consciência, e isso lhes causará infelicidade, ou lhes causaria a infelicidade. Todos estaremos em acordo que a quebra da unidade causará sofrimento.

A inteligência é a faculdade que conforma-se com a verdade pela atividade gnosiológica que é o conhecimento, o saber, a ciência. Não digere para a sua unidade a falsidade é questão de sua própria natureza teleológica, não digere a mentira como verdade, isso seria cisão de sua unidade é sofrimento existencial. O diabo enganou anjos, e pôde muito mais enganar criaturas humanas instigando a necessidade racional, se utilizando de mentiras não a mentira flagrante, mais a pior forma de mentira que vem na forma de meia verdade.

O livre arbítrio não quer dizer sozinho, sem o auxílio das partes mais nobres da alma para conduzir a alma vivente para a felicidade portanto tendo como prescindidos consciência e inteligência o livre arbítrio era vontade do que é e era certo e ao mesmo tempo era vontade do que era verdade e verdadeiro nessa unidade a alma buscava a sua felicidade existencial, lembrando que o livre arbítrio opera na forma literal de vontade.

Por essa razão as criaturas humanas no seu constitutivo ontológico completo de consciência, inteligência e na última escala, o livre arbítrio, não poderão, serem tidos, por inocentes, em suas escolhas, de forma que não é correto reduzir a alma em seu constitutivo ontológico apenas no seu livre arbítrio, se Deus o nosso Pai, tivesse feito a alma apenas nesse constitutivo, não poderia, sem nenhuma dúvida haver a criminalização das escolhas, livres, ou seja, independente Dele, apenas operada pela vontade própria, não haveria como penalizar se foi Ele mesmo quem criou assim, mais pelo nosso constitutivo ontológico completo nós vemos por nós mesmos que isso é impossível com Deus, pois ELE é JUSTIÇA, e jamais brincaria com as suas criaturas, fazendo-o apenas com o livre arbítrio que opera na forma de desejo, e depois o criminalizaria por essas mesmas vontades independente das Dele, condenando-as ao inferno.

é preciso levarmos a sério a questão do livre arbítrio tendo como seus complementares a consciência e inteligência, que nos tornam criaturas responsáveis por todas as nossas ações, quer por pensamentos, palavras e atos.

Em relação ao plano soteriológico o livre arbítrio continua com seus complementares consciência e inteligência, que é a unidade da alma, sendo as vias de acesso, para digerir da parte que atine as suas condições e necessidades essenciais para se salvarem ao lerem as escrituras divinamente inspiradas ou ouvindo a palavra divinamente inspiradas nas pregações. É como diz a palavra de Deus que a graça de DEUS se manifestou a todo mundo, trazendo salvação a todos os homens. Ainda assim muito amaram mais a glória desse mundo do que a glória de Deus manifestada pela sua graça que é um tipo de presença que não deixa dúvida nenhuma que se trata da presença de nenhum outro, senão de DEUS.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 03 Maio 2015, 20:25

Boa noite

O conceito de um deus onipotente e onisciente não pode ser conciliada com o livre arbítrio. É completamente e totalmente ilógico.

Alguns dos cristãos aqui presente tentam incessantemente responder que tem livre arbítrio. Mas que tipo de livre arbítrios  é esse? Ora para se ter uma livre escolha (livre arbítrio) no mínimo você tem que ter duas opções ou dois caminhos equivalentes. Perceba que Deus se manifesta a ideia do bem o Diabo a do mal (Ambos vivem numa competição sem fim pelas almas dos mortais. Nesse caso você só um ÚNICO caminho que é o bem, agora caso existisse mais de um Deus (es) do bem ou mais e um caminho do mal, ai sim você teria mais de uma opção para desfrutar o seu livre arbítrios. ai eu continua a perguntar, que livre arbítrios é esse que você não tem outra opção, não tem ou escolha. Sabendo que ninguém em sã consciência irá escolher o mal. A maioria das pessoas quando faz algo deliberado errado sempre tenta se justifica pelos seus atos no fundo se achando que está certa.

Pastor Almoedo

Arcolino
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Arcolino em Dom 03 Maio 2015, 21:17

Caro Marcelo Almoedo a PAZ!

Vejo na sua concepção de livre arbítrio uma necessidade de escolhas entre duas opções.

Na verdade o livre arbítrio como autonomia de vontade não depende de algo exterior ao seu completo constitutivo ontológico da alma que é: consciência, inteligência e livre arbítrio . De forma que endosso, que o livre arbítrio, é uma das faculdades da alma, que juntamente com a consciência e inteligência orienta, ou deveria orientar as criaturas humanas, para a Suma Felicidade, de forma que não depende, das quantidades de opções, que lhes sejam oferecidas, para que se faça uma escolha, e sim da sua unidade ontológica da alma que orientaria para a felicidade, nas escolhas certas.

Deus em relação as criaturas em termos de gênero sem nenhuma dúvida revela-se como Onipotente e Onisciente mais nas criaturas cuja espécie são dotadas de consciência, inteligência e livre arbítrio Ele se revela com atributos mais pessoais como Liberdade, Liberalidade, Amor, Santidade etc, lembrando que foi na radical impotência da cruz que Ele realizou a sua cosmogonia da nova criação e nova vida. Todos que tem recebido de sua graça e presença o reconhece por uma profunda convicção pessoal de liberdade, onde habita o Espírito Santo ali há liberdade.

Sim o livre arbítrio é uma das faculdades da alma porém não redutível a mesma mais sim complementada pelos mais elementares que é consciência e inteligência, e assim as criaturas humanas serem orientadas para a Suma Felicidade.

Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 03 Maio 2015, 21:47

Boa noite

Arcolino, tudo bem..
Na verdade o livre arbítrio como autonomia de vontade não depende de algo exterior ao seu completo constitutivo ontológico da alma que é: consciência, inteligência e livre arbítrio . De forma que endosso, que o livre arbítrio, é uma das faculdades da alma, que juntamente com a consciência e inteligência orienta, ou deveria orientar as criaturas humanas, para a Suma Felicidade, de forma que não depende, das quantidades de opções, que lhes sejam oferecidas, para que se faça uma escolha, e sim da sua unidade ontológica da alma que orientaria para a felicidade, nas escolhas certas.
Me diga por favor, quais e quantas opções de escolha você tem.

Onisciente significa que nenhum fato pode ser escondido de seu conhecimento. Como o rei Davi reconheceu: "verei que nem as trevas são escuras para ti. A noite brilhará como o dia, pois para ti as trevas são luz. (Salmos 139:12) Deus vê todas as coisas, e nada pode ser escondido de seus conhecimentos, nem mesmo as intenções secretas do coração (Salmos 44:21). Na verdade, Conforme Jeremias Ele entende as nossas próprias intenções melhor do que nós (Jeremias 7:09-10),
Hebreus 4:12)! Como Paulo explica, "Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Hebreus 4:13

Onde  se encaixa a sua livre escolha...........................Você só tem uma opção... Escolher um Deus ONISCIENTE ou ter livre Arbítrios os dois Não.

Pastor Almoedo

Arcolino
- Moisés / Zípora -
- Moisés / Zípora -

Mensagem por Arcolino em Dom 03 Maio 2015, 22:36

Caro Almoedo não vejo a Onisciência anular o livre arbítrio de criaturas dotadas do mesmo, além do que você meditou Deus em sua Onisciência sem relevá-lo em todos os seus outros atributos, vejo a Onisciência de Deus como condições para trazer existência criaturas perfeitas. A Onisciência revelada como componente coessencial dum atributo mais pessoalizado que é a JUSTIÇA, para relacionar-se com criaturas, dotadas de consciência, inteligência e livre arbítrio, mostra que vê tudo, de que todas as coisas estão nua e patente para aquele que teremos que tratarmos ou seja a Onisciência remete para o atributo pessoal chamada JUSTIÇA, e não anuladora do livre arbítrio que como parte do constitutivo da alma apenas está no último lugar na ordem da unidade da alma. Sabemos que a JUSTIÇA tem como característica essencial a imparcialidade e a transparência nesse caso a Onisciência de Deus está servindo ao seu atributo JUSTIÇA, como garantia de imparcialidade,infalibilidade,equidade etc, atributos pessoais e não o Ontológico.

Precisamos, conhecermos, melhor a DEUS, e escolhê-lo, na sua ESSEIDADE (PLENITUDE DE SER, EU SOU O QUE SOU) do que escolher um atributo já testificada por toda a sua criação e não somente nas escrituras divinamente inspiradas a saber: Onipotência e Onisciência.
E será que poderemos escolhê-lo?? não seria ELE mesmo que nos escolhe??

Não , teremos que escolhermos entre uma parte do constitutivo da alma humana (o livre arbítrio) para escolhermos a realidade patente de sua Onisciência como seu atributo interpretado como anulador do livre arbítrio criado por Ele mesmo.

Creio que JESUS veio salvar as nossas almas no sentido estrito e num de seu atributo, o da Imutabilidade vejo sendo restituindo-me a minha alma como uma perfeita unidade de consciência, inteligência e livre arbítrio.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 03 Maio 2015, 22:48

Boa noite

Arcolino
Caro Almoedo não vejo a Onisciência anular o livre arbítrio de criaturas dotadas do mesmo, além do que você meditou Deus em sua Onisciência sem relevá-lo em todos os seus outros atributos, vejo a Onisciência de Deus como condições para trazer existência criaturas perfeitas. A Onisciência revelada como componente coessencial dum atributo mais pessoalizado que é a JUSTIÇA, para relacionar-se com criaturas, dotadas de consciência, inteligência e livre arbítrio, mostra que vê tudo, de que todas as coisas estão nua e patente para aquele que teremos que tratarmos ou seja a Onisciência remete para o atributo pessoal chamada JUSTIÇA, e não anuladora do livre arbítrio que como parte do constitutivo da alma apenas está no último lugar na ordem da unidade da alma. Sabemos que a JUSTIÇA tem como característica essencial a imparcialidade e a transparência nesse caso a Onisciência de Deus está servindo ao seu atributo JUSTIÇA, como garantia de imparcialidade,infalibilidade,equidade etc, atributos pessoais e não o Ontológico
Caro Arcolino, Não se trata da onisciência de Deus anular a sua escolha, se trata que toda a humanidade foi projetadas a ser como é deste da fundação do mundo, ou seja, você não pode mudar ou fazer alguma coisa que possa a vim surpreender a Deus aquilo que estava previsto antes mesmo de você ter nascido..

pastor Almoedo
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 03 Maio 2015, 22:55

Boa dia

Como venho dizendo aqui e em outro trópico com o mesmo tema, o conceito de um Deus onipotente e onisciente não pode ser conciliada com o livre arbítrio. É completamente e totalmente ilógico.

Pastor Almoedo
Roberto Costa
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 885
Cidade/Estado : Londrina - Pr
Religião : Cristão Protestante
Igreja : Minha casa
Mensagens Curtidas : 41
Pontos de participação : 1966

Mensagem por Roberto Costa em Dom 03 Maio 2015, 23:04

Saudações Cristãs :

Gerson perguntou : Em que Momento Deus deu livre-arbítrio aos homens? Pergunta aos que creem no livre-arbítrio.

Nossa, mais um daqueles temas intermináveis e redundantes. Como o Sábado.

Bom debate !!!

Bem, só para não passar em branco, pois sei que o assunto é interminável e vai longe.

Quando os criou.

Ebenézer; até aqui nos ajudou o Senhor. I Samuel 7 : 12
Tzaruch
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Na Paz.
Número de Mensagens : 5355
Cidade/Estado : Ilha
Religião : DEUS
Igreja : As 7 Igrejas
País : Na Terra.
Mensagens Curtidas : 123
Pontos de participação : 11418

Mensagem por Tzaruch em Dom 03 Maio 2015, 23:05

.

Re: Frase do Dia

por Marcelo Almoedo em Qua 15 Jan 2014, 23:04

--Mais como é ter o livre arbítrio se deus sabe suas escolhas--

Re: Frase do Dia

por Norberto em Qui 16 Jan 2014, 12:14

--"Mesmo Deus sabendo de nossas escolhas o nosso livre arbítrio não é anulado, pois ambas as situações não são conflitantes entre si." (Norberto)--

.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Qua 13 Dez 2017, 20:49