F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Compartilhe

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Seg 21 Jul 2014, 15:15

.
Dannilo Stelio escreveu:NORBERTO, entendo que o lapso temporal de quase 300 anos até que se reconhecesse a doutrina da Trindade pode ser explicado em razão do estado de perseguição religiosa que os cristãos sofreram, bem como, se levarmos em conta que o acesso à cultura e à leitura eram mínimos naquela época.

Dannilo Stelio,

Não entendo assim. Veja:

A igreja, apesar das lutas e perseguições, expandiu o evangelho fazendo a cada dia novos discípulos e ekklesias.

Portanto, se prova mais uma vez que a Trindade não fazia parte do compêndio doutrinário original, pois se fosse ela iria junto com a própria "bagagem" da pregação do evangelho.

A ausência de cultura também não poderia ser alegada porque Paulo não era um ignorante e mesmo assim não ensinou o dogma da Trindade.

O apóstolo Paulo, ele próprio era um combatente dos judaizantes. Além do mais, se ao final das contas, a Trindade não se explica porque é mistério. Ela poderia ter sobrevivido não com explicações (já que mesmo o mais culto não a conseguiria explicar) mas com esse rótulo de mistério por todos os trezentos anos, desde a época de Cristo. No entanto, isso, também não aconteceu.

Também não se pode dizer que a perseguição era forte em todo o período, nem em todos os lugares ao mesmo tempo. Não foi bem assim.

Se o próprio evangelho passou visível por todo esse período porque a Trindade não teria passado junto? Precisou entrar em mais de um Concilio para sua definição?

Concílio Niceia, em 325, que por sinal não foi definida a Trindade lá, mas sim décadas depois em outro Concílio, quando passou o Espírito Santo ser objeto do assunto. Somente aí, perto do ano 400 é que a declaração do dogma foi "expedido".
.

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Re: Trindade, Unicismo ou Unitarismo - se eu erradamente crer em um, afeta minha salvação?

Mensagem por Norberto em Seg 21 Jul 2014, 16:04

.
Clayton Lima, com relação à sua mensagem 659 deste tópico gostaria de um esclarecimento seu.

Clayton Lima, na mensagem 659 escreveu:Javé diz em Isaías 46 versos 9 e 10:

Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

Semelhante em que?

Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

Será que Jesus sabia que ninguém era semelhante a Javé neste quesito?:

Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.
Marcos 13:32

Para os trinitarianos:

Será que Jesus sabia mas esqueceu, pois no processo de esvaziamento houve uns efeitos colaterais na memória?

Será que ele sabia mas disse que não sabia, pois comportava-se como servo e deveria encenar um conhecimento limitado comparado com o do Pai?

Ou será que ele disse a verdade, e de fato, não sabia?

Graça e paz.

Fonte desta mensagem, aqui (número 659).

Com relação ao seu argumento acima, mais especificamente a passagem de Isaías, em outro tópico você observou:

Clayton Lima, em outro tópico escreveu:... creio que a pergunta foi clara o suficiente para demonstrar que a minha intenção era deflagrar aquilo que definitivamente não encontramos resposta nestas milhares postagens já feitas, que quando Jesus disse não saber daquele dia e hora, no mesmo momento em que o Pai sabe, comparado com o texto de Isaías que diz que Javé é o único Deus possuidor de um tipo de conhecimento que outros não possuem, concluímos que o Pai é Javé, e que Jesus, se considerado deus/Deus, não será Deus igual a Javé, e de antemão esperava que o Gilcimar fosse utilizar do argumento do "comportamento" de servo que ele recorre quando indagamos das diferenças de Jesus e Deus, mas é muito nítido que neste caso, o argumento do "comportamento de servo" não cabe.

Fonte desta observação:
http://www.forumevangelho.com.br/t1170p255-jesus-e-onisciente#57739

.

Para meu aprendizado e dos demais pergunto: por qual razão o argumento "comportamento de servo" não cabe para justificar que Jesus não sabia daquele dia e hora, em virtude do que as Escrituras nos traz em Isaías 46 versos 9 e 10?
.

Clayton Lima
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 907
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Religião : Cristã
Igreja : Casa
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 141
Pontos de participação : 1962

Mensagem por Clayton Lima em Seg 21 Jul 2014, 18:48

O argumento "comportamento de servo", não é tão abrangente quanto os seus defensores gostaria que fosse, ele "talvez" servisse para justificar que o Deus Jesus em forma de servo, comportando-se como um, ou seja, um Deus comportando-se como servo, humildemente diria: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus. Marcos 10:18. Poderia ser dito, como é, tomando mão deste argumento, que a segunda pessoa de Deus, foi humilde ao ponto de dizer que só a primeira pessoa de Deus é bom. Seria algo do tipo: "- bom é você. - não você quem é". Este argumento poderia talvez abarcar este tipo de situação, tanto é que com recorrência Gilcimar usava o argumento junto com esta situação do texto. Mas infelizmente para os defensores deste argumento, sua aplicação é limitada, e diante do texto de Marcos onde Jesus revela ser desconhecedor de algo que o Pai é conhecedor, é incabível que se diga que ele disse que não sabia pois "comportava-se como um servo", tanto é que recentemente vimos pareceres de outros trinitaristas que não tendo como recorrer a este argumentos chegaram a conclusão de que Jesus nem sabia que era o próprio Deus, e que na verdade ia recebendo progressivas revelações, só que no momento em que disse isso, não havia recebido ainda esta revelação em específico.

1 - O texto de Marcos em nada sugere que Jesus sabia o que disse não saber.
2 - O texto de Marcos em nada sugere que Jesus um dia soube o que disse não saber.
3 - O texto de Marcos em nada sugere que Jesus sabia que um dia soube, mas que escolheu não saber quando decidiu "comportar-se como servo".
4 - O texto de Marcos em nada sugere que Jesus sabia que era Deus e que um dia soube desta informação, e que pra ser econômico com as palavras, decidiu simplesmente dizer: "só o Pai sabe".

A única informação certa e sem suspeitas que podemos tirar do texto de Marcos, é que Jesus sabia que o Pai sabia daquele dia e hora, e o texto de Isaías trazido como paralelo, mostra que o Deus do texto, Javé, é o exclusivo Deus que possui esta característica de conhecer as coisas que ainda não sucederam, e lembrando que para os trinitaristas Deus Jesus não deixa de ser Deus, temos a confirmação e o endosso do próprio Deus Jesus, de que o Deus Pai é o Deus Javé, quando ele diz que só o Pai sabe, e que não há Deus semelhante a Ele neste quesito.

Graça e paz.
Dannilo Stelio
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Evangélico, pastor, funcionário público
Número de Mensagens : 774
Cidade/Estado : MACAPÁ
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : -7
Pontos de participação : 1305

Mensagem por Dannilo Stelio em Seg 21 Jul 2014, 22:29

NORBERTO (QUANTO AO POST 976)

Como vc bem destacou, a preocupação fundamental da Igreja Primitiva era a evangelização e abertura de novas igrejas. A formulação doutrinária era assunto secundário.

Além do que, no 2º século, as idéias neo-estéticas e neoplatônicas desviaram o pensamento cristão, considerando o Filho como uma extensão da Divindade, e desconsiderando o Espírito Santo. No 3º século, surge o Monarquianismo, considerando o Pai, o Filho e o Espírito Santo apenas como aspectos diferentes, ou momentos diferentes, na vida da Pessoa Divina única. Sem falar no arianismo e sabelianismo.

Pode-se também teorizar que a Igreja Primitiva não tenha dado muito destaque a essa doutrina com receio de confundir os gentios neo-convertidos, que poderiam facilmente confundir Trindade com tríades de divindades (algo comum naquela época).

Portanto, não causa espanto que somente no início do 4º século é que o dogma da Trindade foi estabelecido definitivamente.
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Número de Mensagens : 1293
Cidade/Estado : Recife/PE
Religião : Protestante
Mensagens Curtidas : 228
Pontos de participação : 3112

Mensagem por Valdomiro em Seg 21 Jul 2014, 22:45

Dannilo, meu irmão, Paz seja contigo!

Permita-me opinar!!!

Tudo que você postou, como você bem destacou, é teoria.

Não há razão plausível para, ao apresentar Deus, qualquer cristão primitivo que acreditasse na trindade, não devesse fazer exatamente como cria. Isso claro se a trindade fosse doutrina.

Nós não estamos falando de vestes ou de algo acessório, nós estamos falando de quem é Deus. Ou seja daquilo que primeiro falaria qualquer missionário, e como alguém ensinaria acerca de Deus acreditando que ele fosse três sem falar nada a respeito?

A mim me causa muito espanto algo se firmar depois de um tempo quase igual ao tempo que o Brasil tem de descoberto. É como se disséssemos hoje que Cabral cria em determinada coisa. Sem que ele nunca houvesse dito que cria nessa determinada coisa.

Há uma expressão atribuída a Einstein que diz mais ou menos assim: Uma teoria se torna verdade quando seus oponentes morrem. A distância do marco zero para tal doutrina se firmar deveria ser uma prova contrária a sua autenticidade.

Paz do Senhor!
Valdomiro.
Tiago Antunes
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 108
Cidade/Estado : Vitória
Religião : Cristianismo
Igreja : Cristã
País : Brazil
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 186

Mensagem por Tiago Antunes em Ter 22 Jul 2014, 14:55

Portanto, não causa espanto que somente no início do 4º século é que o dogma da Trindade foi estabelecido definitivamente.

Dannilo,

Penso de acordo com você, da seguinte forma:

A doutrina da trindade já estava na bíblia, independente se já havia ou não um credo escrito no século 4º. Isaac Newton publicou as leis que levam seu nome em 1687, nem por isso essas verdades começaram a existir a partir daí. Elas sempre estiveram lá, simplesmente alguém as percebeu. A doutrina da trindade de igual modo sempre esteve presente na palavra, independente do tempo que o homem a havia percebido.

Paz do Senhor
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Ter 22 Jul 2014, 15:03

--

Comentário Rápido...

Por falar nisso, Isaac Newton (físico e escritor cristão) não acreditava em trindade.
Assim como John Locke (filósofo) , Thomas Jefferson (3ro presidente EUA), James Madison (4to presidente)...
Os socianos e irmãos da Irmandade Polonesa...

"Antecessores" do cristadelfianismo.

Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Ter 22 Jul 2014, 15:45

Tiago, Paz!

A diferença entre o que o unitariano Isaac Newton publicou e a Trindade é que, no caso dele, há provas e no caso da trindade não há. O que há são inferências em contraposição a declaração bíblica de que Deus é UM (Gl. 3.20) e este é o Pai (Jo. 17.3).

Por falar em Isaac Newton, 27 anos depois de sua morte foi publicado alguns dos seus escritos contrários a trindade.
Um deles tem por título: "Um Relato Histórico Sobre Duas Notáveis Corrupções de Escritura”. Aqui ele fala de I Tm. 3.16 e I Jo. 5.7 (ACF)

Paz!
Valdomiro.

Lúcio Monteiro
(in memorian)

Número de Mensagens : 254
Cidade/Estado : Recife - PE
Religião : Testemunha de Jeová
Igreja : Testemunha de Jeová
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : 56
Pontos de participação : 448

Mensagem por Lúcio Monteiro em Ter 22 Jul 2014, 15:46

Para enriquecer a busca do verdadeiro Deus, transcrevo um trecho do artigo "Isaac Newton em busca de Deus", publicado em A Sentinela de 15/10/1977, às páginas 628-631 (o grifo é nosso):

POR QUE NEWTON REJEITAVA A TRINDADE
Por causa de seus estudos científicos, Newton passou a ter em alta estima o ‘Livro da Natureza’ e viu nele a evidência de intento por Deus, o grande Autor. Acreditava também que a Bíblia era a Revelação de Deus, e que ela sempre estava em harmonia com o testemunho da criação.9

A Bíblia era a pedra de toque de Newton para testar ensinos e doutrinas. Na consideração dos credos da Igreja, Newton tornou bem clara esta atitude. À base do oitavo dos trinta e nove artigos tratando dos credos ou símbolos niceno, atanasiano e apostólico, ele disse a respeito da Igreja da Inglaterra:
“Ela não exige que os aceitemos à base da autoridade de Concílios Gerais, e muito menos ainda à base da autoridade de Conclaves, mas apenas porque são tirados das Escrituras. E, portanto, estamos autorizados pela Igreja a compará-los com as Escrituras e a ver como e em que sentido podem ser deduzidos delas? E quando não podemos ver a Dedução, não devemos estribar-nos na Autoridade de Concílios e Sínodos.”
Sua conclusão foi ainda mais enfática:
“Até mesmo Concílios Gerais erraram e podem errar em questões de fé, e o que eles decretam como necessário para a salvação não tem nenhuma força ou autoridade, a menos que possa ser demonstrado que foi tirado da Escritura sagrada.”10
O principal motivo de Newton para rejeitar a Trindade era que, quando procurava verificar as declarações dos credos e dos concílios, não encontrava nenhum apoio da Escritura para a doutrina.

Pesando esta evidência, Newton acreditava firmemente que se devia usar o raciocínio. Argumentava que nada do que foi criado por Deus foi feito sem objetivo e motivo, e que os ensinos bíblicos seriam corroborados pela aplicação similar da lógica e da razão. Falando sobre os escritos do apóstolo João, Newton disse: “Eu lhe dou a honra de crer que ele escreveu com bom senso; e, portanto, acredito que seja o sentido dele, que é o melhor.”11

Portanto, como segundo motivo para rejeitar o ensino da Trindade, Newton declarou:
“Homoousion [a doutrina pela qual o Filho é da mesma substância que o Pai] é ininteligível. Não foi entendido no Concílio de Nicéia, nem desde então. O que não pode ser entendido, não é objeto de crença.”
12
Tratando deste mesmo aspecto da Trindade, há um manuscrito de Newton, intitulado “Perguntas Sobre a Palavra Homoousios”. Este revela um terceiro motivo para a sua negação da Trindade. Este ensino não fazia parte do primitivo cristianismo. As perguntas doze a quatorze salientam todas que a doutrina tem falta de caraterística dum original do primeiro século:

Pergunta 12. Se a opinião da igualdade das três substâncias não foi lançada pela primeira vez no reinado de Juliano, o Apóstata [361-363 E. C.], por Atanásio, Hilário, etc.?

Pergunta 13. Se a adoração do Espírito Santo não foi lançada pela primeira vez só depois do Concílio de Sárdica? [343 E. C.]

Pergunta 14. Se o Concílio de Sárdica não foi o primeiro Concílio a se declarar a favor da doutrina da Trindade Consubstancial?”13

Em outro manuscrito, agora preservado em Jerusalém, Newton sumariou a única resposta a tais perguntas.
“Fomos mandados pelo Apóstolo (2 Timóteo 1:13) a nos apegar à forma de palavras sadias. Contender a favor duma linguagem que não foi transmitida dos Profetas e Apóstolos é uma violação desta ordem e aqueles que a violam são também culpados pelas perturbações e pelos cismas assim causados. Não basta dizer que um artigo de fé pode ser deduzido da escritura. Ele precisa ser expresso na própria forma de palavras sadias em que foi transmitido pelos Apóstolos.”14
Portanto, à base das Escrituras, da razão e do ensino autêntico do primitivo cristianismo, Newton verificou que não podia aceitar a doutrina da Trindade. Ele cria fortemente na suprema soberania de Jeová Deus e na posição correta de Jesus Cristo, nem rebaixando-o como Filho de Deus, nem sublimando-o à posição ocupada pelo seu Pai.15 Considerando com John Locke a passagem de Daniel 7:9, ele escreveu: “Donde derivas a certeza de que o Antigo de Dias é Cristo? Será que Cristo, em alguma parte, está sentado no Trono?”16 A própria conclusão a que ele chegou é óbvia, e a clareza de seu pensamento a respeito da relação do Pai com o Filho sempre é evidente nos escritos de Newton. Em outra parte, pois, ele apresenta o argumento de que a oração só pode ser feita a “Deus em nome do Cordeiro, mas não ao Cordeiro em nome de Deus.”17

Talvez o melhor resumo dos argumentos bíblicos de Isaac Newton para o seu repúdio da Trindade seja encontrado em quatorze ‘Argumentos’, escritos em latim, que apresentam citações bíblicas para muitos deles. Os de número quatro a sete são especialmente interessantes:

4. Porque Deus gerou o Filho em algum tempo, este não teve existência desde a eternidade. Provérbios 8:23, 25.
5. Porque o Pai é maior do que o Filho. João 14:28.
6. Porque o Filho não sabia de sua última hora. Mar. 13:32, Mat. 24:36, Rev. 1:1, 5:3.
7. Porque o Filho recebeu todas as coisas do Pai.”18

A leitura atenciosa dos escritos religiosos de Newton não pode deixar de impressionar o leitor com a sua meticulosidade e o reconhecimento da profunda e longa meditação dele, com a sua capacidade erudita e sua compreensão das línguas originais da Bíblia. Suas conclusões a respeito da Trindade, portanto, merecem nosso respeito e nossa consideração, embora ele não se sentisse obrigado a torná-las públicas durante a sua vida.

Hoje, quando há muito mais evidência disponível do que Newton teve à disposição, nós também devemos investigar nossas crenças assim como ele fez, sempre procurando raciocinar primeiro sobre a evidência da Palavra de Deus. Isto desenvolverá em nós uma forte fé, plenamente em harmonia com o ensino do cristianismo original.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2168
Cidade/Estado : Cariacica , ES
Igreja : Adventista do Sétimo Dia?
Mensagens Curtidas : 142
Pontos de participação : 5727

Mensagem por Gilcimar em Qua 23 Jul 2014, 12:41

Não sei se todos ainda tem consciência disso mas a questão toda esta no conceito de "Deus"...

Os unitaristas possui conceito de Deus diferente dos Trinitarianos.....

Pois em qualquer conceito cabe a ideia de Único Deus...

Assim os Trinitarianos tem o conceito de Único Deus num sentido parecido com o de Única família uma só carne......

O conceito de Deus dos Unitaristas é diferente ...

Não adianta Unitarista falar que há um Único Deus  para os Trinitarianos pois Deus pode ser Único em qualquer dos conceitos...

Mas tem que passa a ideia de que Único Deus é Uma unica pessoa pois Única família Não pode ser Única pessoa..!

O problema é que quando fazemos laboratório da expressão Único relacionado com outros nomes e títulos o resultado é diferente...

Por exemplo :

Há um só que é Bom...!

Será que Jesus é menos bom que o Pai ?

Será que o Jovem Rico quis chamar Jesus de Deus quando o chamou de Bom ?

O Sentido do Bom Respondido por Jesus é o mesmo perguntado pelo Jovem Rico ?

Como garantir as possíveis respostas dadas a estas sinceras perguntas?

Fiquem todos na paz e até uma próxima eventual postagem..!
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Igreja : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Qua 23 Jul 2014, 15:04

.
Gilcimar,

Farei algumas observações, em resposta às suas perguntas relacionadas à afirmação "Há um só que é Bom...!"

1. Será que Jesus é menos bom que o Pai ?

Creio que aqui, Jesus quis relacionar ao ser pleno, Deus como sendo bom. A bondade de Deus não se discute e nem se iguala. Jesus pode ser bom. Nós podemos ser bom, mas não na plenitude que Deus o é. Deus é amor. Creio que foi nesse sentido, pois Jesus é sujeito ao Pai.

"Quando, porém, todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então, o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos." (1Co 15.28 - RA)

2. Será que o Jovem Rico quis chamar Jesus de Deus quando o chamou de Bom ?

Não! O jovem o reconheceu como mestre.

"E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: BOM MESTRE, que farei para herdar a vida eterna?" (Mc 10.17)

3. O Sentido do Bom Respondido por Jesus é o mesmo perguntado pelo Jovem Rico ?

Não! O jovem relacionou o bom a Jesus, declarando "bom mestre". (Mc 10:10 citado acima)

Jesus aproveitou a oportunidade de falar quem era Deus, cujo ser tem a qualidade de bom em plenitude.

4. Como garantir as possíveis respostas dadas a estas sinceras perguntas?

Bom Gilcimar, Cool para as respostas acima citei texto bíblico. Se tem algo diferente a observar, faça citando textos bíblicos, de preferência.
.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qua 23 Jul 2014, 16:18

Obrigado Noberto por ter dado as respostas que acredita  ser as corretas...

Creio que aqui, Jesus quis relacionar ao ser pleno, Deus como sendo bom. A bondade de Deus não se discute e nem se iguala. Jesus pode ser bom. Nós podemos ser bom, mas não na plenitude que Deus o é. Deus é amor. Creio que foi nesse sentido, pois Jesus é sujeito ao Pai.

Eu não concordo que Jesus é menos Bom que o  Pai mesmo que Jesus não seja Deus...

Mas Jesus respondeu ao Jovem rico segundo foi chamado de "bom"pois não faria  sentido você me chamar de uma coisa e eu segundo esta coisa dizer que só um é assim....

Jesus disse : por que me chamas "Bom" ? "Bom é só um"...

O Bom é chamado é diferente do Bom é só Um ?
  Não vejo lógica nisso ( mas estou aberto a discutir o assunto e preparado para aceitar o equivoco de for de minha parte)

Outra coisa:

Jesus é a expressão exata do Ser  do Pai...( Hebreus 1:3)

Logo se está verdade não serve para dizer que Jesus possui a mesma natureza do Pai deve ter uma explicação pois com certeza passa a impressão que tem o mesmo caráter.....

O que significaria ter a expressão exata do Ser de uma outra pessoa ?

O que isso abrange ?

Na prática a bondade extrema dos dois nos salvou...

Não vejo um Jesus menos Bom do que o Pai...!

Assim a Atitude de Jesus foi de humildade em não aceitar ser chamado de bom pois se o Bom no sentindo que foi chamado é diferente do que ele disse ser o pai não teria motivo de ter recusado...
   A bondade do Pai em dar o Filho para a morte e a bondade do filho em se colocar a disposição para morrer..( Jesus se deu por nós e não foi forçado pelo Pai a morrer ou a se dar )

Amigo Noberto ....

Tem tantos detalhes que eu gostaria de questionar mas se eu os fizer pode ser que alguém  diga que são malabarismos e não daria importância e nem discutiriam...

Deus te abençoe..!
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 23 Jul 2014, 17:03

Beto, Paz!

Essa dica já foi dada ao Gilcimar, ele, simplesmente, prefere não aceitar, pelo que tem o nosso respeito. Mas, essa atitude dele desemboca sempre na negação do que está escrito. O único Bom não é o Pai é o Pai e o Filho. O único Deus, o Pai, não é só o Pai, mas o Pai e o Filho. O único Senhor (constituído) não é só o Filho, mas o Pai e o Filho.

Já dissemos a ele várias vezes.

Sobre o "único bom" acerca do Pai. Significa bom no sentido que o Pai (Deus) é, só há um.
Sobre o "único Deus" acerca do Pai. Significa Deus no sentido em que o Pai é, só há um.
Sobre o "único Senhor" acerca de Jesus. Significa Senhor no sentido que Jesus é, só ha um.

Isso claro se a palavra único for questionada, como o Gilcimar questiona. Se não fosse questionada estava liquidada. Existe uma solução que mantem o que está dito e mantem a identidade dos personagens envolvido.

A outra solução é, para não abrir da deidade de Jesus, tentar descaracterizar o que os versos pretenderam dizer para poder se incluir mais um. Criando um sentido meio esotérico para o texto.

Por causa desse desejo de não abrir mão da suposta deidade de Jesus, dificilmente alguma explicação ser aceita.

Paz!
Valdomiro.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qua 23 Jul 2014, 17:14

Valdomiro..

Eu nego por crer sinceramente diferente e por pensar que tuas explicações não são suficientes mesmo respeitando a forma sincera com que vocês pacientemente dão as explicações que creem ser Bíblicas ....

O caso em questão não é bem explicado por vocês ( segundo meu sincero e honesto entendimento)

Jesus é chamado de "Bom" e segundo ele é chamado ele diz que "Bom" é um só...

Se o Bom da forma que ele foi chamado fosse diferente  do Bom que é Deus ele não precisava ter recusado ser chamado desta forma de  Bom sendo o Bom de Deus  seria no sentido Diferente que ele foi chamado...

Logo Ele recusou ser chamado de Bom na mesma forma que Ele disse haver um só do contrário não precisaria ter recusado...

Pois se há um ele não poderia ser este um e por isso recusou....

Do contrário não faria sentido ser chamado de Bom se este bom pela qual foi chamado fosse diferente da forma em que um Único fosse..

Eu vou continuar negando enquanto não entender sinceramente que seja seguro aceitar ou mudar de conceito...

Entendem como quiser minha postura embora Deus conhece nossas intenções e sabe que buscamos chegar a uma conclusão e se não chegarmos , paciência !

De qualquer forma obrigado amigo pela contribuição...

Fique com Deus..!
Valdomiro
ADMINISTRADOR (auxiliar)
ADMINISTRADOR (auxiliar)

Mensagem por Valdomiro em Qua 23 Jul 2014, 17:41

Gilcimar, Paz!

Parece que nesse questão pensamos o mesmo um do outro, pois eu também não acho tuas explicações suficientes para negar o que está dito. Aliás, apesar de as respeitar, eu as estranho profundamente.

Veja que pensamento estranho:
Gilcimar escreveu:Se o Bom da forma que ele foi chamado fosse diferente  do Bom que é Deus ele não precisava ter recusado ser chamado desta forma de  Bom sendo o Bom de Deus  seria no sentido Diferente que ele foi chamado...

Mas, foi EXATAMENTE o que Jesus fez, recusou ser chamado de bom e apontou outro que ele considera como o único bom.

Você está criando, sinceramente claro, pretexto, pela via indireta, para negar o que esta dito.

Se você não declarasse que é com sinceridade, eu acharia que é pura capciosidade. É incrível, realmente incrível. Mas, respeito, embora não veja nenhum motivo para concordar contigo.

Paz!
Valdomiro.
Gilcimar
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Gilcimar em Qua 23 Jul 2014, 18:04

Valdomiro escreveu:Parece que nesse questão pensamos o mesmo um do outro, pois eu também não acho tuas explicações suficientes para negar o que está dito. Aliás, apesar de as respeitar, eu as estranho profundamente.

Eu já percebi isso e por esta razão cremos diferentes...

Eu também  acho certas coisas estranhas por demais da parte de vocês mas eu creio sinceramente que são sinceros e tem boas intenções....

Se você não declarasse que é com sinceridade, eu acharia que é pura capciosidade. É incrível, realmente incrível. Mas, respeito, embora não veja nenhum motivo para concordar contigo.

Incrível é dispensar  o direito de  Humildade  que  alguém tenha de se  recusar ser chamado de bom  pior ainda de alguém que é a expressão exata do Ser que ele chamou de Único Bom...

Mas, foi EXATAMENTE o que Jesus fez, recusou ser chamado de bom e apontou outro que ele considera como o único bom.

Você está criando, sinceramente claro, pretexto, pela via indireta, para negar o que esta dito.

Não crio pretextos embora eu poderia dizer o mesmo de vocês...

Posto o que sinceramente penso ser importante mesmo que vocês neguem e até acham certos argumentos insignificantes e dignos de nem ser comentados...

Eu poderia agir assim também....

Mas é estranho que o Jovem rico chame Jesus de Bom num sentido que só Deus é se vocês mesmos os Unitaristas dizem e defendem que os Judeus eram  todos Unitaristas e com esta ideia não pode pensar que o Jovem pensou neste tipo de bondade que só Deus tem quando chamou Jesus de Bom.....

Agora insisto em dizer que se Jesus Disse que  Deus é  Bom num sentido diferente a que foi chamado de Bom pelo Jovem Rico não teria motivo para recusar ser chamado de Bom  por causa do modo Único que o Pai é Bom mas que de outro modo ele poderia ser....

Pena que o máximo que eu tenho de explicação sobre isso é ter este meu questionamento chamado de Pretexto...

Mas tudo bem amigo , Obrigado por ter feito o que pode por enquanto....

Fique na paz..!
Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Igreja : Corpo de Cristo
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Qua 23 Jul 2014, 18:12

--

Jesus não é bom, ele é carne como todos nós, e por via de regra, não é bom.

Estava  sujeito às mesmas tentações e limitações, não havia condições de Jesus ter todo bom como Deus é bom. Portanto, ele não era bom. Nenhum ser humano é.

Relativizar a bondade de um e de outro não parece ser uma boa alternativa de argumento, unitaristas ...
Jesus era bom ou não!
Eu acredito que não.

E ser a imagem de Deus, não o faz ter necessariamente cada atributo que Deus tenha. Mas sim, representar Deus dante os homens, e a bondade que é representada aos homens (como bem o jovem percebeu que tinha essa bondade) não é exatamente a de Deus, mas apenas uma figura do que seja a bondade de Deus.

Concluindo: Jesus não era bom.

Ele foi até seus limites, mas estes limites são insuficientes para que ele definitivamente seja.

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Sab 19 Ago 2017, 12:04