F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Arminianismo, o que é?

Compartilhe

Pr. Francisco Belvedere
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 459

Re: Arminianismo, o que é?

Mensagem por Pr. Francisco Belvedere em Sex 15 Maio 2009, 02:19

Vou jogar um questionamente aqui. Se Jesus já pagou nossos pecados na cruz. Passados, presentes e futuros. Como nós arminianos podemos explicar de uma maneira consistente com a Justificação pela fé, nossa ideia de "queda da Graça". Para mim isso está claro na Bíblia. Mas na hora de explicar...as vezes a gente fica em saia justa.

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 482

Mensagem por Denis em Sex 15 Maio 2009, 18:40

Boa pergunta, Belvedere..
Também tenho essa curiosidade.

PS: sou calvinista
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1100
Cidade/Estado : Japeri/Rio de Janeiro
Religião : Evangelico
Igreja : Nao tenho
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 2
Pontos de participação : 3856

Mensagem por Pereira em Dom 24 Maio 2009, 12:06

O Messias retirou o muro de separação.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1730
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 38
Pontos de participação : 4185

Mensagem por Jefté em Dom 24 Maio 2009, 19:28

Pr. Francisco Belvedere escreveu:
Vou jogar um questionamente aqui. Se Jesus já pagou nossos pecados na cruz. Passados, presentes e futuros. Como nós arminianos podemos explicar de uma maneira consistente com a Justificação pela fé, nossa ideia de "queda da Graça". Para mim isso está claro na Bíblia. Mas na hora de explicar...as vezes a gente fica em saia justa.

Pr. Francisco Belvedere

Nossa justificação é pela fé.
Cristo nos perdou o passado e nos perdoa o presente mediante a fé:
Como Ele vai perdoar os pecados que ainda não aconteceram?
Nunca vi perdão por algo que não foi cometido.
Se fosse assim o escolhido nem precisaria ser batizado, porque foi escolhido e Cristo pagou todos os seus pecados.
Assim como é necessário o batismo para a salvação, assim é necessário a perseverança na fé, se qualquer recuar não alcançará.
O justo viverá pela fé, e se ele recuar minha alma não tem prazer nele.
Qualquer que seja o "escolhido", se recuar na fé se perde, conforme diz: "E não nos cansemos de fazer o bem porque a seu tempo ceifaremos se não houvermos desfalecidos". (Gal 6:9)

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida." (Apc. 2:10c)
"E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras". (Apc. 2:26a)
"Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus." (Apc. 14:12)
"Na vossa paciência possuí as vossas almas". (Luc. 21:19)

E outra vez: "Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado". (I Jo. 1:7)

E Paulo também diz: se não moverdes da esperança do evangelho...
"Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro". (Col. 1:23)
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 16:21

Com certeza nossa justificação é por fé.

Paulo Cesar
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 120
Cidade/Estado : Brasília
Religião : Cristã
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 69

Mensagem por Paulo Cesar em Ter 02 Jun 2009, 18:06

Belvedere,

Corrija suas premissas que a saia ficará mais folgada. Wink

Jesus não pagou por nossos pecados futuros. Ele de fato pagou um preço justo que serve para todos os nossos pecados (passados, presentes e futuros), mas este pagamento não é como o pagamento de uma dívida que nos dá o direito de adquirir novas dívidas que também já foram pagas.

O assunto 'expiação' é alvo de muita confusão. As pessoas tendem a compará-la a uma dívida em dinheiro e vê-la quantitativamente e não qualitativamente.

Comparando a uma dívida em dinheiro, as pessoas pensam que, uma vez pagas, estão automaticamente liberadas de suas dívidas, e isto não é verdadeiro quanto à expiação.

Vendo-a quantitativamente, as pessoas pensam que Jesus morreu pela soma total de seus pecados (digamos, pelos 1 trilhão de pecados multiplicado pelo número de anos de uma pessoa), e isto também não é verdadeiro quanto à expiação.

Jesus, como disse, pagou um preço justo, que serve como pagamento para qualquer pecado perdoável, mas isto não automaticamente, por isso o crente precisa continuamente se arrepender de seus pecados.
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Número de Mensagens : 4331
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 155
Pontos de participação : 17427

Mensagem por Norberto em Ter 02 Jun 2009, 19:14

.
Paulo Cesar, admiro sua forma de expressar, clara.

Concordo contigo.

Ahhh... já estava sentindo sua falta no fórum.

Fique com Deus e sua paz.
.

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2296
Cidade/Estado : Curitiba
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5902

Mensagem por Edison em Qua 03 Jun 2009, 12:16

Eu penso assim; Deus pré-conheceu quem creria em Sua Palavra, pelo simples fato de Ele ser Deus.

Como Ele pré-conheceu a queda, por causa daqueles que haveriam de crer (I Tim 1:16), foi providenciado um meio de salvação que foi o calvário.

E sabendo Ele que estaríamos vivendo num tabernáculo condenado pelo pecado e que estaríamos propensos a pecar constantemente, passou a habitar em nós através do Seu Espírito Santo.
E se não bastasse isso, mantem o sangue no propiciatório, para salvar os que hão de crer e também limpar os pecados dos salvos que eventualmente venham pecar.
Agora, quando a última alma que foi posta no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo entrar, então cessa a obra redentora.
Aí Ele deixa de ser cordeiro para ser leão. Deixa de ser sacerdote para ser rei. Deixa de ser advogado para ser juiz.

Então eu penso que o arminianismo tem uma preocupação meio inconsequente, que é o de querer salvar, aqueles que nem sequer pensam em salvação. Estes não tem interesse nenhum de entrar e ficamos inventando coisas, denominações para os mais diversos gostos, a fim de agrada-los para faze-los entrar.

Eu vejo o quadro assim.

Edison

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Religião : DF
Igreja : ...
Mensagens Curtidas : 0
Pontos de participação : 452

Mensagem por Denis em Qua 03 Jun 2009, 15:03

Irmãos,

A pergunta do Belvedere foi esta :

Se Jesus já pagou nossos pecados na cruz. Passados, presentes e futuros. Como nós arminianos podemos explicar de uma maneira consistente com a Justificação pela fé, nossa ideia de "queda da Graça". Para mim isso está claro na Bíblia. Mas na hora de explicar...as vezes a gente fica em saia justa.

Meus amados , os irmãos não me levem a mal, mas não encontrei consistência nos posicionamentos apresentados até agora.

Temo que esteja acontecendo uma relativização muito perigosa do plano de salvação. O que esteja sendo causado, talvez, pela tendência natural do homem em moldar as coisas e os acontecimentos ao seu entendimento.

Deus não depende de passado, presente ou futuro. Isso para ELE , definitivamente, não existe. ELE simplesmente criou a eternidade, pois é o pai dela. Seria muita pequenez nossa dizer que , para Deus , alguma coisa ainda não aconteceu.

Seria quase uma blasfêmia, afirmarmos que Jesus pagou um “meio preço” pelos sEus, e que teríamos que continuar pagando as parcelas restantes do “financiamento da salvação”. ELE mesmo disse : “ Está consumado”.

A palavra é clara: "se o Filho vos libertar, VERDADEIRAMENTE sereis LIVRES”.

A questão dos santos serem exortados a não andar em pecado, nada tem haver com questões de merecimento da salvação. Alguns princípios são:

- O homem NÃO MERECE ser salvo.

- Não há NADA que o homem possa fazer para alcançar este merecimento.

- Portanto , Deus salva o homem pelo sEu amor e misericórdia , INCONDICIONALMENTE. Pela GRAÇA , mediante a fé que lhe é dada. Já que ELE opera em nós tanto o querer quanto o realizar.

- Deus elege o salvo , segundo o sEu próprio propósito ( 2 TM 1:9 ), leva-o a Jesus ( pois ninguém pode ir a Jesus sem que o Pai conceda e leve ), e Jesus cuida do salvo . Se ele se desviar , Jesus deixa as 99 e vai atrás dele , mas nenhuma ovelha do sEu aprisco se perderá. E nada poderá separá-lo do amor de Deus , porque foi Deus quem o elegeu . Deus irá amá-lo INCONDICIONALMENTE.

( os irmãos conhecem as passagens. )

Abraços,

Edison
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 2296
Cidade/Estado : Curitiba
Igreja : www.apalavraoriginal.com.br
Mensagens Curtidas : 17
Pontos de participação : 5902

Mensagem por Edison em Qua 03 Jun 2009, 17:28

Denis, é como eu disse.

Deus providenciou tudo.

Nos não sabemos como fazemos para crer. A gente simplesmente crê. Não fazemos esforço algum, exercício mental nenhum, não fazemos nada. Simplesmente cremos que somos perdidos e que a salvação é o velho Evangelho do Senhor Jesus.

E foi por causa destes que Deus desobstruiu o Caminho bloqueado lá no Edén (Gen. 3:24).

Somos salvos pela imerecida Graça, na qual cremos pela fé, que também não é nossa é dom de Deus.

Edison
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Qua 03 Jun 2009, 21:51

No processo de salvação e imprescindível a confissão.
E a confissão com certeza deve ser um ato voluntário do homem neste processo.

Lucas 13: 3 Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Denis em Qua 03 Jun 2009, 21:59

Pereira,

Só pode realizar uma verdadeira confissão quem crer. E só pode crer quem for destinado para tal ( AT 13:48 )

Paulo Cesar
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 120
Religião : Cristã
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 1
Pontos de participação : 69

Mensagem por Paulo Cesar em Qui 04 Jun 2009, 15:58

Denis,

Acredito que estou entre os que você disse que não encontrou "consistência nos posicionamentos apresentados até agora". Se não, desconsidere esta.

De início, digo que o fato de você não encontrar consistência não prova que não há consistência. Prova apenas que você não conseguiu enxergar consistência. Sua opinião é de imenso valor, pois pode realmente me revelar alguma inconsistência, o que me deixaria muito grato.

Agradeceria também se você deixasse de considerar uma opinião oposta a sua como uma "tendência natural do homem em moldar as coisas e os acontecimentos ao seu entendimento". Todos estamos em busca da verdade e todos queremos ser fiéis às Escrituras tanto quanto possível.

Deus não depende de passado, presente ou futuro. Isso para ELE , definitivamente, não existe. ELE simplesmente criou a eternidade, pois é o pai dela. Seria muita pequenez nossa dizer que , para Deus , alguma coisa ainda não aconteceu.

Deus não criou a eternidade. A eternidade existe em Deus.

Mas embora Deus não dependa do passado, presente ou futuro, isto não quer dizer que Deus não "veja" as coisas passadas como passadas, as presentes como presentes e as futuras como futuras.

Seria quase uma blasfêmia, afirmarmos que Jesus pagou um “meio preço” pelos sEus, e que teríamos que continuar pagando as parcelas restantes do “financiamento da salvação”. ELE mesmo disse : “ Está consumado”.

Até onde eu sei, ninguém aqui defendeu que os crentes precisam fazer alguma coisa a fim de pagar por seus pecados. Seu comentário só serviria para quem defendesse algo do tipo. Confessar pecados e se arrepender não é algo que fazemos para pagar por pecados que Jesus não incluiu em sua obra.

O "está consumado" se refere ao aspecto objetivo da expiação, não ao aspecto subjetivo, que Jesus tanto não realizou como não poderia realizar. A obra de salvação continua, e a expiação é um passo em direção à sua realização completa.

- O homem NÃO MERECE ser salvo.
- Não há NADA que o homem possa fazer para alcançar este merecimento.
- Portanto , Deus salva o homem pelo sEu amor e misericórdia, INCONDICIONALMENTE.

Aí é que está. Você está confundindo gratuidade com incondicionalidade. A salvação é gratuita, mas ela não é incondicional.

Não vou comentar as passagens porque ficaria muito extenso. Mas já tenho algumas comentadas e poderia transcrever aqui.

Até a próxima.
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Sex 05 Jun 2009, 21:15

Amado Denis,

A salvação foi destinada a todos. O Altíssimo não faz acepção de pessoas.

É importante lembrar, que YAOHU UL não tem um plano arbitrário para designar alguns para a condenação e outro para a SALVAÇÃO, o homem não tem a sua salvação fixada antecipadamente ou decidida antecipadamente por YAOHU UL.

A Bíblia; a Palavra de YAOHU UL ensina que YAOHU UL é sensível à oração e muda o curso de sua ações quando uma pessoa ou uma nação se arrepende. Portanto, podemos concluir que:

1-Todos os seres humanos são pecadores separados de ULHIM e, por isso, destinados a ruína eterna. (Rm 3.10,23).

2-YAOHU UL ama a todos os pecadores e deseja recuperar todos os pecadores para o seu amor. (João 3.16; 2Pd 3.9; Rm 2.11)

1 TIMÓTEO 2.4 "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade".

QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM. A Bíblia revela dois aspectos da vontade de ULHIM para a humanidade no tocante a salvação.

A)- A Sua perfeita vontade, pela qual deseja "que todos os homens sejam salvos"

B)- Sua vontade permissiva, pela qual Ele permite e tolera que muitos o rejeitem e á Sua Salvação. (Mt 7.21; Lc 7.30; 13.34; Jo 7.17; At 7.51)

3-O sacrifício de YAOHUSHUA destina-se a salvar a todos os pecadores que aceitem o convite de ULHIM e por sua fé em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, recebem a salvação.

Tt 2. 11 Porque a graça de ULHIM se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,

Rm 1. 16 Porque não me envergonho das Boas Novas, pois é o poder de ULHIM para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

4- Todos os seres humanos são livres para aceitar ou rejeitar crer em YAOHUSHUA. Nem a fé é imposta a um número limitado de pessoas, nem a perdição eterna é imposta aos outros.

ULHIM respeita a liberdade que Ele mesmo deu ao homem. A liberdade do homem não compromete, antes exalta a soberania de ULHIM. (Mt 23.37; At 13.39; Rm 8.32; 11.32).

Shalom

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Denis em Sex 05 Jun 2009, 23:02

Paulo Cesar,

Irmão, me perdõe se me fiz entender desta forma, sinceramente.

Mas, vamos lá :

Mas embora Deus não dependa do passado, presente ou futuro, isto não quer dizer que Deus não "veja" as coisas passadas como passadas, as presentes como presentes e as futuras como futuras.

Ao comunicar as coisas eternas a seres temporais, Deus ( sUa Palavra ) se utiliza de verbos para localizar os fatos e torná-los compreenssíveis. Mas ELE não pode negar a sUa própria natureza, ELE é Deus.

Veja uma parte da declaração feita por Paulo em sua epístola aos efésios :

EF 1
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Paulo transcendeu a temporalidade da razão humana. Essa informação alcança a eternidade, de forma a afimar que o que é e o que será , já foi.

Mais um exemplo :

RM 9
10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.

Este é mais um fato eterno traduzido para a temporalidade. Deus não depende do tempo, toda a nossa existência temporal para ELE é pó. O entendimento de Deus é eterno.

Até onde eu sei, ninguém aqui defendeu que os crentes precisam fazer alguma coisa a fim de pagar por seus pecados. Seu comentário só serviria para quem defendesse algo do tipo. Confessar pecados e se arrepender não é algo que fazemos para pagar por pecados que Jesus não incluiu em sua obra.

Vou te dar um exemplo seu:

"Jesus, como disse, pagou um preço justo, que serve como pagamento para qualquer pecado perdoável, mas isto não automaticamente, por isso o crente precisa continuamente se arrepender de seus pecados"

Perceba, irmão, que qualquer condicional que colocarmos na afirmação "Jesus pagou o preço", automaticamente relativiza o calvário, torna o sacrifício de Cristo parcial e invalida a afirmação do próprio Jesus : " Está consumado".

Qualquer "moeda" a mais que tivermos que dar, tira a salvação das mãos de Deus. Desta forma, Jesus não teria consumado a salvação, mas ELE deu uma boa entrada e nós ficamos com as parcelas.

A Obra de Jesus foi completada, perfeita.
Jesus cumpriu a sUa missão.

Aí é que está. Você está confundindo gratuidade com incondicionalidade. A salvação é gratuita, mas ela não é incondicional.

Estou não, varão.
A própria passagem apresentada em EF 1 mostra isso:

5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade

Mais uma :

2 TM 1
9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos

Um abraço!!

Denis
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Mensagem por Denis em Sex 05 Jun 2009, 23:10

Edison, Amém !!!
Pereira
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Sab 06 Jun 2009, 09:59

Também está escrito:

2 PEDRO 2.20 "Portanto, se depois de terem escapado da contaminação do mundo mediante o conhecimento do Odmorul e Salvador YAOHUSHUA o Messias. Se deixam enredar de novo e são vencidos tornou-se o seu último estado pior que o primeiro."

2 PEDRO 2.21 "Pois, melhor lhe fora nunca tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, após conhecê-lo, volverem para trás, apartando-se do santo mandamento que lhes fora dado."

2 PEDRO 2.22 "Com eles aconteceu o que diz certo adágio verdadeiro: O cão voltou ao seu vomito; e: a porca lavada voltou a revolver-se no lamaçal."

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Tópicos similares

-

Data/hora atual: Sex 20 Abr 2018, 22:58