Norberto
Embora essas passagens citam o batismo de fogo, a árvore que não dá bom fruto sendo cortada e lançada no fogo, e a palha a ser queimada no fogo que nunca se apaga.
Contudo, quando João diz: "E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Ora, quando o João diz: eu vos batizo... mas Ele (Jesus) vos batizará...
Se percebe que os dois batismos pertencem às mesmas pessoas.
Do contrário, uma ressalva deveria haver, por exemplo: Ele vos batizará com o Espírito Santo mas a outros c/ fogo.
Agora, vejamos mais:
Jesus é o Salvador (e não Condenador), e veio ao mundo para salvar, como diz:
"Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor." (Luc. 2:11)
Além de tudo isso, qual era a condição dos homens antes da vinda de Cristo?
Já não estavam todos condenados? E pela própria Lei?
Acaso todos não eram destituídos da glória de Deus? Destinados à perdição?
E como o Senhor podia dá-lhes maior perdição do que eles já tinham?
Portanto diz a Lei:
"Porque um fogo se acendeu na minha ira, e arderá até ao mais profundo do inferno," (Deut. 32:22a)
"Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus." (Sal. 9:17)
Então, os homens não precisavam de mais condenação além da que já tinham!
Precisavam mesmo é de salvação, porquanto a perdição e a condenação abundava sobre todos.
Portanto João 3:36 diz: "Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece."
Ora, aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece; se a ira de Deus sobre ele permanece, significa que ela já estava sobre ele. Jesus veio livrar os homens dela, porém não o recebendo, a ira de Deus permanece sobre eles.
Portando, creio que o Salvador veio c/ único propósito: Salvar!
E se João Batista - profeta da lei - já trouxe batismo de arrependimento, muito mais o Senhor e Salvador traria seu batismo: no Espírito Santo e no fogo, pois o Senhor, verdadeiramente é o Salvador do mundo. Amém!
E só pra mostrar que o fogo não está somente relacionado a condenação, Marcos diz: "Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal." (Mar. 9:49)
- isso c/ relação aos discípulos.
E Lucas: "Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?" (Luc. 12:49)