F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Batismo com fogo. Fogo do Espírito Santo ou do juízo?

Compartilhe

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1793

Mensagem por Norberto em Dom 22 Fev 2009, 13:58

.

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3.11).

É mais plausível aceitar a interpretação de que esse fogo é uma advertência, não uma promessa! Explico: batismo com fogo está relacionado ao juízo e não ao batismo com o Espírito Santo.

O que devemos entender a respeito?
    .

Aalex
    - Iniciante -
    - Iniciante -

Masculino Número de Mensagens: 10
    Cidade/Estado: RJ
    Religião: evangelico - afastado
    Igreja: nenhuma
    País: Brasil

Re: Batismo com fogo. Fogo do Espírito Santo ou do juízo?

Mensagem por Aalex em Ter 07 Jul 2009, 12:01

Hoje estava lendo justamente a respeito. Vim fazer uma busca deste assunto e achei este tópico. Penso que o simbolismo seja relacionado aos dons... seria isto?

Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 371
    Cidade/Estado: SP
    Religião: Cristão
    Igreja: Assembléia

Mensagem por Samuel Matos em Ter 07 Jul 2009, 12:32

Norberto, qual o fundamento bíblico para dizer que esse batismo com fogo está relacionado ao juízo?

Norberto
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Norberto em Ter 07 Jul 2009, 14:41

.
    Apenas uma observação: há uma frase que é muito pronunciada por alguns pregadores. Eles acabam perguntando aos membros da igreja: quem quer ser batizado com o Espírito Santo e com fogo?

Eu, particulamente, com fogo eu não quero... Very Happy

Aalex,

O simbolismo não está relacionado aos dons.

Samuel Matos,

O batismo com fogo está relacionado ao juízo tem fundamento bíblico no próprio contexto onde dessa passagem: Mateus 3.11.

Deixa sobrar um tempinho... assim escreverei mais sobre o assunto, caso alguém não se pronuncie antes, conforme entendo o assunto. Se isso aconter, passo aqui para "assinar embaixo".
    .

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Ter 07 Jul 2009, 19:26

Entendo que seja uma imersão no Rukha que promove no renascido uma total mudança de hábitos, uma verdadeira purificação da velha vida.

Carlos Henrique
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 133
    Cidade/Estado: Engenheiro Schmitt - SP
    Religião: Evangélica
    Igreja: Igreja do Evangelho Quadrangular

Mensagem por Carlos Henrique em Ter 07 Jul 2009, 21:25

Irmão Norberto, em Atos 2 versos 1 ao 4, diz o seguinte: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.
    De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
    E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.
    E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem."
    E em Mateus 3 verso 11, nos diz o seguinte: "Eu, na verdade, vos batizo em água, na base do arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, que nem sou digno de levar-lhe as alparcas; ele vos batizará no Espírito Santo, e em fogo."
    Portanto, Irmão Norberto, pelos textos acima citados, o batismo com fogo não é o fogo do juízo, mas o fogo do Espírito Santo.

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1033
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Ter 07 Jul 2009, 21:51

Irmãos

O batismo de fogo (de Cristo) não poderia ser de juízo, porque João sendo da lei, seu batismo não era de juízo, quanto mais o de Cristo, porque sendo Ele o Salvador, não veio p/ condenar o mundo mas p/ salvá-lo.

Creio então que esse batismo de fogo do qual João testifica que Jesus realizaria é uma referência ao grande poder do Senhor em relação a João; e se seu batismo era em água, o do Senhor era em fogo - completamente oposto; e com poder.
    E esse batismo de fogo (o qual quase ninguém o divisa) é justamente o Senhor trazendo aos homens o Seu reino, e consequentemente a Sua Salvação - c/ Sua palavra e poder – e declarando de imediato a salvação dos homens ao recebê-Lo ou confessá-Lo, quando isto acontecia: como no caso do paralítico, que foi perdoado e curado, como Zaqueu que o Senhor declarou sua salvação, e como o Ladrão na cruz, o qual diz que naquele mesmo dia haveria de estar com Ele no paraíso.

Ora, João jamais disse ou fez coisas similares.

Enquanto o Senhor em todo o Seu ministério realmente trouxera aos homens o Reino de Deus (Seu reino) – porque é Rei, e embora na terra, Seu poder era o mesmo!
    Tanto que o que dizia, de imediato se cumpria – exatamente como na Criação: “Haja luz, e houve luz”.

“E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.” Mar. 4:39

Ora, vemos João testificando de Cristo:

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mat. 3:11)

Vemos o povo testificando de Cristo:

“E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade.” (Jo. 10:41)

E João veio unicamente p/ batizar em água (não operando sinal algum, ou dando a alguém a salvação (pois não era o Salvador), e quando João batizou a Jesus, cumpre cabalmente o seu ministério findando-o, pois para isso viera:
    “E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água." (Jo. 1:31)

Agora vejamos o poder do Senhor:

Jo. 1:51 - “E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.”
    Mar. 7:29 - “Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.”
    Mar. 4:41 - “E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
    Mat. 8:8 - “E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.”
    Mat. 9:6 – “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados ( disse então ao paralítico ): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.”
    Luc. 10:19 – “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”
    Luc. 11:20 - “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.”
    Jo. 11:43 - “E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.”

E conseqüentemente seu batismo:

Mat. 9:2 - “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.”
    Luc. 19:9 - “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”
    Luc. 23:43 - “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.“

Em suma, tudo o que Jesus dizia, acontecia imediatamente (embora muitos não acreditam), inclusive a salvação (da qual o Senhor é o Príncipe - Heb. 2:10) e o completo perdão, isso quando Ele o proferia! Amém!

Edison
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 741
    Cidade/Estado: Curitiba
    Igreja: www.apalavraoriginal.com.br

Mensagem por Edison em Qua 08 Jul 2009, 09:42

Isaias precisou do fogo para purificar sua boca apesar de ser um profeta que detinha o Assim diz o Senhor.

A terra precisará do fogo para que a Nova Jerusalem possa descer.

Então acho que batismo com o Espírito Santo e com fogo citado por João, é para se ter uma idéia mais palpável do que Jesus viria fazer.

São eventos associados, a meu ver.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Qua 08 Jul 2009, 19:52

Com certeza não simboliza juizo.

Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 371
    Cidade/Estado: SP
    Igreja: Assembléia

Mensagem por Samuel Matos em Sex 10 Jul 2009, 16:19

Também acho difícil ser juízo.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Norberto em Sex 10 Jul 2009, 21:24

.
    Indo novamente ao texto:

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo” (Mt 3.11).

As palavras de João Batista, em Mateus 3.11, têm sido alvo de várias interpretações, e muitas delas sem fundamento. Alguns pensam que a menção desse fogo teve seu cumprimento nos dias de Pentecostes, quando “foram vistas línguas repartidas como que de fogo”.

Esse fogo seria, então, um símbolo da presença de Deus, assim como Ele apareceu a Moisés (Êx 3.1-6). Não obstante, parece mais coerente aceitar a interpretação de que esse fogo é uma advertência, não uma promessa.

O que fica evidente no texto é que enquanto alguns foram compelidos ao arrependimento outros, porém, rechaçaram a mensagem de João Batista. Disso depreende que aos que se arrependeram de seus pecados João lhes prometeu o batismo com o Espírito Santo, e aos que recusaram tal procedimento lhes restava (ou resta) a advertência do batismo com fogo. As razões para que esse “batismo com fogo” seja uma advertência são as seguintes:

1.) O contexto demonstra uma exortação de João Batista aos fariseus, o que evidencia mais uma predição de juízo do que de bênção, aliás, a palavra fogo também consta no versículo anterior (v.10 ) e no posterior (v.12)

Mateus 3.10 e 12 - notem o termo "fogo" no verso anterior e posterior ao comentado:

E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.

Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.

2.) No versículo 12 é dito que a palha será separada do trigo, e queimada a palha com fogo que nunca se apagará.

3.) Em João 1.33 há a menção do batismo com o Espírito Santo, porém, sem o fogo. Da mesma forma, não há a menção de fogo em Atos 1.5, quando o Senhor Jesus repetiu a promessa do batismo com o Espírito Santo.

Lucas não relata que o batismo, no Pentecoste, foi com fogo, mas, sim “...como que de fogo...” (At 2.3). Tudo indica que esse batismo com fogo está relacionado com o futuro (Cf. 2Ts 1.8; Lc 3.17; Mc 9.46-49; Ml 4.1).
    .

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Pereira em Sab 11 Jul 2009, 11:07

“E eu, em verdade, vos batizo com água," - para o arrependimento;

" ;;;mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar;" - ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo."

Ora amados não devewmos complicar aquilo que está claro.

O texto é bem claro que faz distinção entre o batismo em aguas e este batismo espíritual.

A propria palavra batismo já identifica um IMERGIR.

“foram vistas línguas repartidas como que de fogo”.

O Batismo de fogo é um fato inesplicavel por que é espiritual.

Este batismo é concedido pelo Messias.

ReFonteles
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Feminino Número de Mensagens: 79
    Cidade/Estado: São Paulo
    Igreja: Batista

Mensagem por ReFonteles em Qua 22 Jul 2009, 14:33

Acredito que o fogo na bíblia tem sentido purificação ou punir. No Caso em que aquele que não der fruto será cortado e lançado no fogo é porque será punido.E no caso de que serão batizados com o fogo é porque serão julgados e tbm punidos pelos atos cometidos.

Monica P.
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Feminino Número de Mensagens: 121
    Cidade/Estado: São Paulo
    Igreja: Batista

Mensagem por Monica P. em Qua 22 Jul 2009, 15:14

1Co 3.13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
    1Co 3.14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
    1Co 3.15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.

Eu tenho para mim que é este o fogo que é falado Mt 3:11

Norberto
    Administrador
    Administrador

Mensagem por Norberto em Qua 22 Jul 2009, 15:26

.
    Monica P.

Não deve ser isso, pois:

1) o fogo citado em Mateus, é no indivíduo.

2) já o fogo citado em 1Corintios é na obra.

Analise. Qualquer coisa...
    .

Data/hora atual: Ter 07 Fev 2012, 06:25