Irmãos
O batismo de fogo (de Cristo) não poderia ser de juízo, porque João sendo da lei, seu batismo não era de juízo, quanto mais o de Cristo, porque sendo Ele o Salvador, não veio p/ condenar o mundo mas p/ salvá-lo.
Creio então que esse batismo de fogo do qual João testifica que Jesus realizaria é uma referência ao grande poder do Senhor em relação a João; e se seu batismo era em água, o do Senhor era em fogo - completamente oposto; e com poder.
E esse batismo de fogo (o qual quase ninguém o divisa) é justamente o Senhor trazendo aos homens o Seu reino, e consequentemente a Sua Salvação - c/ Sua palavra e poder – e declarando de imediato a salvação dos homens ao recebê-Lo ou confessá-Lo, quando isto acontecia: como no caso do paralítico, que foi perdoado e curado, como Zaqueu que o Senhor declarou sua salvação, e como o Ladrão na cruz, o qual diz que naquele mesmo dia haveria de estar com Ele no paraíso.
Ora, João jamais disse ou fez coisas similares.
Enquanto o Senhor em todo o Seu ministério realmente trouxera aos homens o Reino de Deus (Seu reino) – porque é Rei, e embora na terra, Seu poder era o mesmo!
Tanto que o que dizia, de imediato se cumpria – exatamente como na Criação: “Haja luz, e houve luz”.
“E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.” Mar. 4:39
Ora, vemos João testificando de Cristo:
“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mat. 3:11)
Vemos o povo testificando de Cristo:
“E muitos iam ter com ele, e diziam: Na verdade João não fez sinal algum, mas tudo quanto João disse deste era verdade.” (Jo. 10:41)
E João veio unicamente p/ batizar em água (não operando sinal algum, ou dando a alguém a salvação (pois não era o Salvador), e quando João batizou a Jesus, cumpre cabalmente o seu ministério findando-o, pois para isso viera:
“E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água." (Jo. 1:31)
Agora vejamos o poder do Senhor:
Jo. 1:51 - “E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.”
Mar. 7:29 - “Então ele disse-lhe: Por essa palavra, vai; o demônio já saiu de tua filha.”
Mar. 4:41 - “E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?”
Mat. 8:8 - “E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar.”
Mat. 9:6 – “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados ( disse então ao paralítico ): Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa.”
Luc. 10:19 – “Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.”
Luc. 11:20 - “Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus.”
Jo. 11:43 - “E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.”
E conseqüentemente seu batismo:
Mat. 9:2 - “E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.”
Luc. 19:9 - “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.”
Luc. 23:43 - “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.“
Em suma, tudo o que Jesus dizia, acontecia imediatamente (embora muitos não acreditam), inclusive a salvação (da qual o Senhor é o Príncipe - Heb. 2:10) e o completo perdão, isso quando Ele o proferia! Amém!