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MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

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Viana
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Viana em Ter 25 Mar 2014, 22:39

Fui convencido a ingressar na IASD, tive que me batizar novamente; antes eu pertencia a IBB.

Mas antes eu gostaria de perguntar:
Será que ainda existem pessoas capazes de acreditar na possibilidade de alguém, ou alguma coisa guardar mesmo o dia de sábado?
Minha nossa... Como seria possível, nos nossos dias, o mundo todo parar, como ordena a bíblia?
Já pensaram nas grandes usinas nucleares, ou até mesmo outras usinas; pararem de funcionar, por 24 horas... E os hospitais, cirurgias de urgência, médicos, enfermeiros na UTI, as funerárias, os bombeiros, a polícia, as farmácias; os funcionários de energia elétrica, água, telefone, transportes, um avião em horários de país diferente... Você chega em casa, não tem água nem luz para tomar um banho, ou puxar a descarga no vazo do banheiro... Você está sendo assaltado, precisa de socorro policial... Como pagar a passagem no ônibus, e receber o troco?
Se você sentir faltar tudo isso no dia de sábado; você vai pedir para morrer, ou até mesmo amaldiçoar o dia de sábado...
Por favor, minha gente… Acordem! - não dá mais pra continuar acreditando nessa tolice de dia de sábado; nos nossos dias, guardar o sábado, causaria o fim do mundo...
[Os Adventistas proíbem tudo no dia de sábado; porém, recolhem dízimos e ofertas dentro da própria igreja, nos dias de sábados, pode?]…


Marcelo Almoedo
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 26 Mar 2014, 00:20

Bom dia

Pois não, havia, sim, os vários sábados que eram dias feriados para Israel, como o próprio Yom Kippur, o dia da expiação, e o Dia de Pentecoste e tantos outros. Por isso, após enumerar as várias ocasiões festivas, com “santas convocações”, lemos em Lev. 23:37 e 38:
Fico muito apreciado e gradecido por  suas respostas e considerações, mas continuo com dúvidas e gostaria de algum comentário diretamente  da sua parte, se fosse possível.

Sabemos que a Palavra "sábado" vem do hebraico Shabat .. parem, a fim de acabar, ou para descansar. Foi a única observância ritual instituído no Dez Mandamentos e, mesmo no judaísmo moderno, é considerado um dos rituais mais importantes, sendo um dia de descanso total, não só, mas de oração e de enriquecimento espiritual. O sábado era (e é) observados todas as semanas a partir do pôr do sol na sexta-feira ao pôr do sol de sábado, (Horário Judaico) e teve um significado duplo. Era tanto uma lembrança da criação e uma lembrança da libertação da escravidão do Egito. 

Os israelitas estão a imitar o exemplo de Deus e descansar no sétimo dia, como o Senhor descansou no sétimo dia da criação. Além disso, lembrando que eles eram escravos no Egito uma vez, deviam-se descansar e permitir que os seus servos descanse também, sendo que ambos eram conceitos radicais em tempos antigos. Nenhum trabalho foi feito, nem ninguém trabalhava no comunidade judaica sábado, uma vez que foi considerado um dia de alegria. As refeições eram frequentemente mais elaboradas e comido mais vagaroso.

No alto ou no Grande Sábados havia sete festas anuais ou Grandes dias de Sabbath, o que não necessariamente se enquadram no sábado semanal, mas foram relacionados aos dias de festa anuais, conforme listado em Levítico 23Nem a Páscoa nem a Festa das Primícias era altos sábados, mas os primeiros e últimos dias do sete dias de Festa dos Pães Ázimos, e sete dias Festa dos Tabernáculos eram ambos considerado Grande  sábados.

Você caro professor e o Adventista presente concordam com esse meu raciocinio?

Para facilitar exponho as Sete Festas de Israel (visão geral) narrada em Levítico 23

01 Levítico 23:05 <> Festa da Páscoa

02Levítico 23:06-08  <> Na Festa dos Pães Ázimos

03 Levítico 23:09-14 <> Na Festa das Primícias

04Levítico 23:15-21  <> Na Festa de Pentecostes

05 - Levíticos 23:23-25 <> Na Festa das Trombetas

06 - Levítico 23:26-32 <> Na Festa da Expiação ou o “Dia do Perdão (Yom Kippur)

07 - Levítico 23:33-43  <>Na Festa de Tabernáculos



08 - Êxodo 16:23 <> Êxodo 20:08 <> Sábados (Shabat)


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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qua 26 Mar 2014, 23:44

Boa Noite Viana, tudo bem contigo?

   Vi tua postagem e essa parte chamou-me a atenção...  Como seria possível, nos nossos dias, o mundo todo parar, como ordena a bíblia?


    Já leu em Ezequiel que esse seria um sinal entre Ele e seu povo aqui na terra?


   Consegue contextualizar a ideia de que Deus nunca tenha imaginado que toda a humanidade viesse a guardar o seu santo dia?


   Você já viu algum hospital adventista fechado no dia de sábado?...
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 27 Mar 2014, 18:10

Boa noite


Vasuilvan
Você já viu algum hospital adventista fechado no dia de sábado?.
A Bíblia é muito clara quando diz "não funcionam".

Almoedo

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VIANA RESPONDENDO...

Mensagem por Viana em Qui 27 Mar 2014, 20:41

Laughing 
Salve colega Vasuilvan!
Admito que eu nunca vi, um hospital adventista; mas certamente se existe algum, este deverá fechar as portas no dia de sábado, a menos que todos os seus funcionários optem por serem mortos apedrejados - essa é a LEI!
Mas é a lei de jeová, o deus dos Judeus, no A.T da bíblia... Não, é a LEI do "PAI QUE NOS ENVIOU O SEU FILHO... O PAI QUE NINGUEM JAMAIS VIU, OU OUVIU... QUE O MUNDO NÃO O CONHECE".

Do Viana

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qui 27 Mar 2014, 22:48

Pois é amigo Viana,,,um médico adventista jamais iria perder a oportunidade de fazer o bem no dia de sábado...   E isso é orientação do próprio criador do dia santo...
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 27 Mar 2014, 23:03


Pois em Belo Horizonte temos um conhecido Hospital Evangélico. Sabem o que fazem aos domingos? Funcionam normalmente, embora os documentos protestantes/evangélicos clássicos digam que no “dia do Senhor” (como oficialmente se considera o domingo) não é para haver atividades seculares nem recreativas (como na “Declaração Doutrinária” dos batistas da CBB e CBN, respectivamente arts. X e XV, aliás até sob o título de “O sábado cristão”).

O que ocorre é o velho problema da falta de conhecimento que prevalece no evangelicalismo moderno desses documentos clássicos da cristandade devida à tremenda LAVAGEM CEREBRAL da “escola interpretativa dispensacionalista” que passou a dominar o entendimento protestante/evangélico desde alguns líderes evangélicos se empolgaram com a visão que a profetisa Margaret MacDonald (católica-romana) teve por 1830 negando a volta literal e visível de Cristo (totalmente antibíblica).

Para saber mais sobre isso ver o nosso estudo intitulado “As raízes católicas da 'Escola Interpretativa' Dispensacionalista”, sem deixar de assistir aos vídeos do Dr. Russell Shedd e do bispo metodista Ildo de Mello que lançam luz sobre as origens dessas interpretações predominantes no evangelicalismo contemporâneo:




Última edição por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 27 Mar 2014, 23:15, editado 1 vez(es)
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JOÃO WESLEY NOS EXPLICA BEM A QUESTÃO DOS SÁBADOS DA LEI MORAL E CERIMONIAL

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Qui 27 Mar 2014, 23:11


Creio que o Marcelo não viu como já explicamos a questão dos sábados cerimoniais (que sendo tais, apontam ao futuro, como Tipos do Antítipo, Jesus Cristo) e do sábado semanal, que é “memorial da criação”, logo, aponta ao passado e que consta nos 10 Mandamentos (a Lei Moral de Deus, segundo entendida HÁ SÉCULOS pelos cristãos todos--luteranos, presbiterianos, batistas, metodistas, congregacionais, anglicanos, e mais recentemente confirmado pelos assembleianos).

Eu repito, então, como João Wesley comenta o texto de Levítico 23:37, 38:

“Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor”.

Eis o comentário de Wesley destes versos:

Além dos sábados - As ofertas dos sábados semanais. . . . Deve-se notar aqui que, embora outros dias festivais sejam chamados de sábados, estes são aqui chamados os sábados do Senhor em forma de contraste, para mostrar que este era um dia mais eminentemente assim do que outras festas. -- Dos comentários de Wesley do site de antologia de comentaristas bíblicos clássicos e-sword.net.

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 28 Mar 2014, 02:08

Bom dia

Prof.
Creio que o Marcelo não viu como já explicamos a questão dos sábados cerimoniais
Vi Sim, só que ainda não compreendir, Vou tentar ser mais pratico e ir ao âmango da questão.

Temos no Grande Livro  As Lei de Deus" <> "Lei de Moisés"<> "Lei Moral" <> Lei Cerimonial" correto, mais quais são as diferenças entre elas.
Entaõ caro Professor, com base dessas Leis, você poderia destrinchar o que seja cada uma delas exemplicando o conceito para cada uma delas. porque alguns dizem que os Dez Mandamentos (incluindo-se o sábado) são a "Lei de Deus", a "Lei Moral" (ou "Lei Espiritual") e que  ainda estão sendo valídas. Mas os outros mandamentos do Grande Livro (V.T.)  são a "Lei de Moisés", a "Lei Cerimonial", e estas são as que foram retiradas.Correto.
Muito bem, contudo professor que prova existe, nas Escrituras, de que estas distinções entre as leis são válidas? poderia nos explicar com SUAS PRÓPRIA PALAVRAS, como poderemos saber se o que foi removido inclui somente a lei de Moisés ou a lei cerimonial, porém não a lei de Deus, etc.? Como poderiamos saber quais leis estão incluídas na Lei de Deus ou na Lei Moral e quais leis não estão? (Observe que as expressões "LEI MORAL" e "LEI CERIMONIAL" não estão mencionadas em parte alguma da Bíblia).

O sábado, (sabbath) por exemplo, foi um dos Dez Mandamentos, então alguns afirmam que ele é parte da Lei Moral de Deus e continua ate hoje. Porém ele também é repetido em outras partes do Velho Testamento, que não são os Dez Mandamentos, por exemplo  (Êxodo 31:13 etc.), e está listado em trechos contendo leis que foram removidas (tais como Levítico 19:03 <> 30 <>  Levítico 23:01-44); então, porque isto não prova que o sábado foi removido, como parte da "Lei Cerimonial de Moisés"? PORQUE? É ai professor que o bicho pega e não entendo, e gostaria muito de o Sr. nos explicasse.

E vocês adventista, o Sr, Vasuilvan, Salomao, hoje como Gilcimar e outros que continuam a praticar e salvaguardar  o sábado, normalmente  noto que também praticam o dízimo do V.T. a música instrumental e até leis dietéticas como ja citei aqui a carne de porco e outros alimentos. Estas últimas não fazem parte dos Dez Mandamentos, nem sua natureza é mais "moral" que outras leis "cerimoniais", que foram abandonadas. Portanto, penso eu que todos vocês estão violando  sua própria distinção.

Na verdade, o Grande Livro nos relata que lei de Deus e lei de Moisés são só termos diferentes para a mesma lei, e que a lei de Deus incluía coisas que foram claramente removidas. Por exemplo:

Abre ai a sua Bíblia em Neemias 8, onde esta se referindo a  um certo "livro da lei", e o chama o livro da lei de Moisés (Neemias 8:01) e o livro da lei de Deus (Neemias 8:18). Deus ordenou-a por Moisés (Neemias 8:14), portanto ambos os termos se referem à mesma lei.

Vamos entrar agora no N.T. em Lucas 2:21-24 <> Lucas 2:39 - A mesma lei é chamada a lei de Moisés (Lucas 2:22) e a lei do Senhor ( Lucas 2:22<>24<>39). E esta lei foi um ritual de purificação, incluindo o sacrifício de animais, que foi claramente abandonado em  Levítico 12:02-08. Professor, dai note que a lei de Deus é a mesma que lei de Moisés, e ela possui coisas que foram abandonadas.

Em 2 Crônicas 31:02-04, a lei de Deus incluía o sacrifício de animais, luas novas e dias festivos. Enfase em  2 Crônicas 31:03 <> O rei contribuía com seus próprios bens para os holocaustos da manhã e da tarde e para os holocaustos dos sábados, das Luas Novas e das festas fixas, conforme o que está escrito na Lei do Senhor
Estas são as solenidades do Senhor, que apregoareis para santas convocações, para oferecer ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias, que dareis ao Senhor”.
Vamos trazer um assunto verbalizado em outro tópico que também tem relação  a esse nossa discussão.

Se o sábado (sabbath) não é uma lei cerimonial, então por que é agrupado em uma mesma classe idêntica de "santas convocações", como o resto dos dias de festa judaica? Levítico 23:02-03 <> Êxodo 20:09  <>  Êxodo 31:17

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sex 28 Mar 2014, 21:47



O fato é que o “alguns explicam” inclui muuuuito mais gente do que imagina. As Igrejas todas SEMPRE entenderam que os 10 Mandamentos são especiais, a Lei Moral de Deus, válida e vigente para a Igreja em TODOS os seus preceitos.

O princípio básico é que Páscoa, Pentecostes, Festa das Trombetas, etc. são festivais que apontam a Cristo e são diferentes do sábado na própria origem, pois este vem da criação do mundo (Gên. 2:2, 3), daí tendo caráter MORAL e UNIVERSAL. Esses “sábados cerimoniais” se assemelham ao sábado da Lei Moral por ser um feriado, dia de descanso, assim como o 7 de setembro tem tal semelhança com o domingo, outrora considerado “dia do Senhor” pelos cristãos históricos (hoje esse conceito está bem abalado no evangelicalismo moderno, mais ligado com as teses dispensacionalistas do dianenhumismo).

Proibição de carnes imundas antecedem a lei do Sinai, pois Deus já havia falado a Noé sobre isso na separação dos animais que entraram na arca (Gên. 7:2). E não há nada de prefigurativo nessa regra, como também no dízimo. Em que representam algo do que Cristo realizou na cruz, como nos sacrifícios dos cordeiros, já que ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29)?

Creio que sinteticamente é o que poderíamos apresentar a respeito. Mas o estudo abaixo, que postamos na seção para estudos, pode lançar luz adicional sobre a questão: “Moisés, Mero ‘Office-boy’ de Deus no Evento da Outorga da Lei”:

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 28 Mar 2014, 22:58

O princípio básico é que Páscoa, Pentecostes, Festa das Trombetas, etc. são festivais que apontam a Cristo e são diferentes do sábado na própria origem, pois este vem da criação do mundo (Gên. 2:2, 3), daí tendo caráter MORAL e UNIVERSAL. Esses “sábados cerimoniais” se assemelham ao sábado da Lei Moral por ser um feriado, dia de descanso, assim como o 7 de setembro tem tal semelhança com o domingo, outrora considerado “dia do Senhor” pelos cristãos históricos (hoje esse conceito está bem abalado no evangelicalismo moderno, mais ligado com as teses dispensacionalistas do dianenhumismo).
Muito bem professor, agora nos forneça dentro da escrituras um exemplo de  SÁBADO que seja CERIMONIAL e que seja diferente da LEI MORAL.

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sex 28 Mar 2014, 23:40

Boa noite

Continuando com o nosso professor 
Proibição de carnes imundas antecedem a lei do Sinai, pois Deus já havia falado a Noé sobre isso na separação dos animais que entraram na arca (Gên. 7:2). E não há nada de prefigurativo nessa regra, como também no dízimo. Em que representam algo do que Cristo realizou na cruz, como nos sacrifícios dos cordeiros, já que ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29)?
Professor, a circuncisão também veio antes da lei de Moisés, então por que circuncisão não é válida e alimentos imundos são, como também o dizimo?

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Prof. Azenilto G. Brito em Sab 29 Mar 2014, 17:17


Não precisa diferenciar os sábados cerimoniais dos semanais com grandes explicações. Só o fato de um ter sido santificado por Deus na Criação do mundo, e os outros não, e pronunciado como lei universal nos 10 Mandamentos, e o outros não, é suficiente.

Circuncisão era claramente algo que separava judeus dos gentios, mesmo tendo antigas origens entre povos antigos, assim como a poligamia e a escravidão. E Paulo mostra sua abolição, o que ele não faz com as leis dietéticas, o dízimo e o sábado.

Mas ele nada fala contra a poligamia e a escravidão, que no devido tempo a comunidade cristã entendeu não mais serem aplicáveis ao tempo da Igreja.
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Sab 29 Mar 2014, 21:57

Marcelo, você consegue identificar no grande livro, leis com estas características e finalidades...?

  Lei civil.  Para reger a Nação de Israel...

  Lei alimentar, voltada para a proteção da saúde do homem...

  Lei Cerimonial, voltado para a expiação dos pecados...

  Lei Moral, voltada para a santificação do homem, por meio de um comportamento que demonstre amor a Deus e ao próximo...


   Se tiver dificuldades neste sentido, posso te ajudar...   Sei que elas são bem distintas e não há como confundir as características de umas com as outras...
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Maria Madalena em Sab 29 Mar 2014, 22:13

Vasuilvan

desde quando a leis cerimoniais eram voltadas para expiação de pecados?
Você já leu sobre "Alianças"?
Consegue entender que há alianças que já cumpriram o seu propósito e portanto, foram substituídas por outras? (minha pergunta é para VOCÊ)
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Sab 29 Mar 2014, 23:33

Boa noite

Professor
Não precisa diferenciar os sábados CERIMONIAL dos SEMANAIS com grandes explicações. Só o fato de um ter sido santificado por Deus na Criação do mundo, e os outros não, e pronunciado como lei universal nos 10 Mandamentos, e o outros não, é suficiente.
Querido professor, o Sr. falou, falou e não chegou a conclusão nenhuma, vamos tentar mais uma vez: Como podemos distinguir um do outro dento dos texto bíblicos? Se  o Sr. mesmo confirmou que  há DOIS SÁBADOS, sendo um deles a santificação do descanso da criação e outro NÃO e seria  também pronunciado como a lei dos Dez madamentos e o outro NÃO........... então, está mais do que claro que existe tal distinção,  portanto onde estaria ele contido no Grande Livro para se perceber o que seja um e outro?
Circuncisão era claramente algo que separava judeus dos gentios, mesmo tendo antigas origens entre povos antigos, assim como a poligamia e a escravidão. E Paulo mostra sua abolição, o que ele não faz com as leis dietéticas, o dízimo e o sábado.
DIETÉTICAS
Atos  10:09-15 <> Levante-se, Pedro; mate e coma". Mas Pedro respondeu: "De modo nenhum, Senhor! Jamais comi algo impuro ou imundo!" A voz lhe falou segunda vez: "Não chame impuro ao que Deus purificou". 
Mateus 15:17-20 <> Não percebem que o que entra pela boca vai para o estômago e mais tarde é expelido? Mas as coisas que saem da boca vêm do coração, e são essas que tornam o homem impuro. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias. Essas coisas tornam o homem impuro; mas o comer sem lavar as mãos não o torna impuro."
Romanos14:02-03 <> Um crê que pode comer de tudo; já outro, cuja fé é fraca, come apenas alimentos vegetais. Aquele que come de tudo não deve desprezar o que não come, e aquele que não come de tudo não deve condenar aquele que come, pois Deus o aceitou. 
DÍZIMO
Será mesmo que Todos Vocês cumprem arisca o que está ordenado? porque segundo a escrituras o dízimo nunca foi DINHEIRO, sempre foi dado como coletas da terra e alimentos 
Deuteronômio 14:22 <> Dízimo era dado em grãos, em alimentos levados de ano em ano. 
Deuteronômio 14:24 <> O fiel deveria entregar o dízimo no templo de Jerusalem, então eles vendiam o alimento e ao chegar em Jerusalem usavam o dinheiro para comprar o alimento a ser dado com dízimo. 
Deuteronômio 14:28 <> No terceiro ano todos os dízimos que eram levados ao templo eram divididos com o povo (velhos, orfãos, viúvas e estrangeiros) pelo levita. 
Hebreus 8:16 <> Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
SÁBADO
Efésios 2:14-15 <>Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade,15 isto é, a lei dos mandamentos contidos em ordenanças, para criar, em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
No verso que Você citou  Gênesis 2:03, note que  esse verso somente nos diz que o próprio Deus descansou no sétimo dia, e diz o PORQUÊ ele o abençoou e o santificou. Mas não diz QUANDO ele começou a exigir DOS HOMENS que o guardassem, nem QUEM foi mandado guardá-lo. Lembre-se de que, segudo a bilbia isto foi escrito por Moisés, muitos tempo depois que Israel deixou o Egito e lhes foi dado o sábado. Ele mencionou o sábado em ligação com a criação, de modo que os homens veriam o propósito disso, não necessariamente para dizer quando as pessoas começaram a salvaguardá-lo.
Olha ele dnovo caro professor, reconheço esse verso e uma pedra no sapato de vocês Colossenses 2:16 vocês afirmam, aqui, que "sábado" se refere aos dias de festas anuais,(CERIMONIAIS) não ao sábado do sétimo dia, como já comentei aqui, porque a palavra grega está no plural. Embora em todas as passagens seguintes, "sábado" claramente se refira ao sétimo dia, ainda assim é plural no original: Confira  Êxodo 31:13 <> Lucas 4:16 < > Lucas 23:54 <> Atos 13:14 <> 16:13<>  Mateus 24:20... etc etc etc.... De acordo com Mateus 12:01-14 e Lucas 13:10-17, as formas plural e singular são usadas igualmente, todas se referindo ao sétimo dia. Nos Dez Mandamentos, em Êxodo 20:08 e Deuteronômio 5:12, o plural é usado na tradução grega, como em Colossenses 2:16
De fato professor  em Colossenses 2:16 menciona o sábado separadamente das luas novas e dos dias de festa, propositadamente, para especificar o sétimo dia além dos dias de festa. Isto é, exatamente, o mesmo que é feito em versículos do Velho Testamento, tais como 1 Crônicas 23:31 <> 2 Crônicas 2:04 <> 31:03 <> Neemias 10:33 <> Ezequiel 45:17.
Colossenses 2:14-16 especificamente, identifica o sábado como uma prática que foi cancelada. portanto professor está mais do claro que não se deve acatar que pessoas de hoje exijam de  guardar leis dietéticas, os dias santos, ou o sábado do sétimo dia.
Observe o que narra 2 Coríntios 3:06-11 A velha aliança iria "desvanecer" isso quer dizer que ia (desaparecer), em contraste com a nova aliança, que iria "permanecer". Que aliança era esta que iria desaparecer?  professor, será que era aquela que foi escrita e gravada nas pedras (verso 07). Mas os versículos citados há pouco mostram que esta era os Dez Mandamentos ou não professor.
E  tem mais, esta é a lei que, quando Moisés a entregou, sua face brilhava tanto que ele teve que usar um véu (verso 07<> 13). Tudo isso é relatado em  Êxodo 34:27-35 mostra que isto aconteceu quando ele entregou os Dez Mandamentos. Assim, a velha aliança que se encerrou incluía os Dez Mandamentos, ou estou errado?
Mas ele nada fala contra a poligamia e a escravidão, que no devido tempo a comunidade cristã entendeu não mais serem aplicáveis ao tempo da Igreja.
Eu pensava que era o próprio Deus que tinha essa autoridade de abolir ou aplicar as suas leis

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Marcelo Almoedo
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 30 Mar 2014, 01:11

Bom dia

Vasuilvan esta quebrando o gelo.......
Lei civil.  Para reger a Nação de Israel...
Leis Civil ou Direito Civil: Esta lei corresponde a vida diária de Israel veja  (Dt 24:10-11 <> Êxodo 21-22), mas a sociedade e a cultura moderna são tão radicalmente diferente que algumas dessas orientações não pode ser seguido especificamente. Os princípios por trás das ordenaças são usados ​​para guiar a sua conduta. 
Lei Cerimonial, voltado para a expiação dos pecados
Lei Cerimonial: Envolve sacrifícios e ofertas de animais, específicos para o santuário leia  (Levítico 1:01-13)  Esta leis são as que vocês costumam a dizer que foram abolida por  Jesus  como um único sacríficio
  Lei Moral
Lei Moral: São os Dez Mandamentos (Êx 20:01-17). As leis morais revelam a natureza e a vontade de Deus,
Lei alimentar, voltada para a proteção da saúde do homem
Leis Alimentares que pode e não pode comer e como os alimentos devem ser preparados e comidos. Entre as inúmeras leis que fazem parte do leis Dietéticas que são as proibições sobre o consumo de animais impuros (como carne de porco, fruto do mar (ambos moluscoe crustaceos ) e a maioria dos insertos , com exceção de algumas espécie de gafanhotos que são permitido ), misturas de carne e leite , e o mandamento para abate dos mamíferos e aves. Há também leis sobre produtos agrícolas que possam ter impacto sobre a adequação dos alimentos para o consumo, essas leis é facilmente encontrada em Gênesis, Levítico e Deuteronômio.

Almoedo
 

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

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