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MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

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RBianch
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por RBianch em Qua 16 Out 2013, 09:08

Bom dia Vasuilvan,

Pois é meu caro, infelizmente há muito mais falsos cristãos do que cristãos de fato.

Em relação as doutrinas, todas elas podem nos levar a perdição, depende apenas de como vamos interpretá-la e utilizá-la. No exemplo que citei, dos meus conhecidos que se tornaram adventistas com o único objetivo de obter o "benefício" próprio, está claro que podemos nos perder em qualquer lugar, depende apenas de nossa intenção. Concordo com você que existem doutrinas imorais, mas também, dependem apenas de nossa interpretação e consciência para não segui-las. O conceito de bem e mau é intrínseco do ser humano, seguir uma doutrina moralmente e eticamente incorreta é, no mínimo, imprudência, ignorância e/ou negligência, pra não dizer coisas mais pesadas.

Ricardo Bianchini

Lúcio Monteiro
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Lúcio Monteiro em Qua 16 Out 2013, 12:26

Prezado Vassuilvam

Admiro seu zelo e sinceridade, obedecendo aos ditames da consciência, que também é "lei de Deus" para nós. Mas, o pensamento da IASD vai muito além que ouvir a voz da própria consciência. Acham que é ilegal desobedecer à Lei de Deus mesmo quando o objetivo desta Lei já foi cumprido. Isto se chama LEGALISMO.

Um exemplo de legalismo: Num cruzamento, há um semáforo enganchado no vermelho. Todos os motoristas passam com cuidado. O legalista para o veículo e telefona para o Departamento de Trânsito para resolver o problema, pois ele não pode passar. Por que? Ele não discerniu o propósito da lei de trânsito e do semáforo.

Madalena opinou e Vassuilvam escreveu:Madalena: "Deus ... criou o sábado com o propósito de beneficio do homem, para que pudesse descansar e adorar nesse dia. (Marcos 2:27).

Vassuilvam: "Sim, amiga Madalena, é desta forma que o entendo... Eu, em particular uso este verso para justificar minha prática da guarda do sábado e o intrigante é que os não defendem esta guarda, também utilizam este mesmo verso, com se ele estivesse dizendo algo completamente oposto ao que diz."
Você concordou com Madalena, mas 'captou' o que ela disse? "  O propósito de Deus era que o homem pudesse descansar e adorar pelo menos nesse dia. Observe como foi repetido o quarto mandamento aos israelitas que antes trabalhavam de sábado a sábado, sem tempo para descansar nem se lembrar de Deus:

"E tens de lembrar-te de que te tornaste escravo na terra do Egito e que Jeová, teu Deus, passou a fazer-te sair de lá com mão forte e braço estendido. É por isso que Jeová, teu Deus, te mandou observar o dia de sábado" (Deuteronômio 5:15 - NM - O grifo é meu).

Note, também, que se lembrar de Deus com gratidão e adorá-lo aos sábados é apenas um ponto de partida. O propósito de Deus é despertar um amor tão grande por ele em seus adoradores por transformar todos os dias da semana num dia igual ao Sábado. Veja:

"E será que, desde uma Festa da Lua Nova até a outra e desde um sábado até ao outro [sábado], virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR" (Isaías 66:23 - Almeida RC).

Observe que no cenário de Isaías 66, a adoração não é só "de sábado em sábado", sobrando os outros seis dias para outras atividades. A adoração seria feita "de um sábado ao outro [sábado]", ou seja, todos os dias da semana, indicando uma atitude permanente de gratidão e adoração a Deus.

É por esta razão que um cristão não considera o Sábado como um dia superior aos outros da semana (Romanos 14:5). Não porque o Sábado diminuiu de importância, mas porque os Outros Seis Dias da semana aumentaram de importância, sendo elevado ao mesmo patamar que era o Sábado semanal para os judeus.

A "obra" de  "não fazer nenhuma obra no sábado" evidentemente não estava relacionada ao fim, mas ao meio de se atingir o fim. Qual era o fim ou finalidade do Quarto Mandamento e dos três anteriores? Era induzir o homem a "Amar ao SENHOR teu Deus de todo o coração, alma, mente e forças". Isto não se restringe à ideia pequena ou embrionária de a pessoa apenas não fazer nenhuma obra no sábado. Ela abrange o cristão fazer de toda a sua vida um grande SÁBADO.

Lúcio
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Maria Madalena em Qua 16 Out 2013, 18:25

Uma analogia?

"O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Mc 2.27
"A MULHER foi criada por causa do homem, e não o homem por causa da mulher"

Quem deve 'servir' quem?

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qua 16 Out 2013, 19:23


Lúcio disse...

"O sábado foi feito por causa do homem", e não, por causa dos anjos. Precisarão os homens - que serão como os anjos e habitarão moradas celestiais, onde "não há necessidade de sol nem de lua" - guardar um sábado semanal ? E se o sábado não é uma lei também para os anjos, será que é mesmo uma lei moral? Ou não será uma provisão de Deus para garantir o descanso de quem trabalha, como bem comentou o Norberto, e tempo para o trabalhador se lembrar com gratidão de seu Criador? Que acha, Vasuilvam? escreveu:

Sim amigo e irmão Lúcio, vejo o dia de sábado como algo indispensável na vida do cristão. Tanto na vida laboral como na comunhão com DEUS. Deus sabia que o homem, teria que , por LEI, tirar um dia de descanso para o corpo físico e necessitaria fortalecer sua vida espiritual num dia diferenciado, a cada 7 dias. Penso ser assim, por perceber que Ele mesmo viveu a experiência de trabalhar seis dais a fio.


Quanto guardarmos este dia no novo céu e nova terra, penso, incentivado pelo entendimento de isaias 66, que a eternidade do mandamento do sábado confirma-se nos versos 22 e 23.

22. Pois, assim como os novos céus e a nova terra que vou criar devem subsistir diante de mim, declara o Senhor, assim devem subsistir vossa raça e vosso nome.

23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.


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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qua 16 Out 2013, 19:41

Valdomiro disse.  


25 Respondeu-lhes ele: Acaso nunca lestes o que fez Davi quando se viu em necessidade e teve fome, ele e seus companheiros?  

  Irmão Valdomiro, te pergunto.  Como compreendes esta passagem e em particular os termos sublinhados???


  Só adiantando que penso da seguinte forma.  Como no dia anterior, não fizeram um bom dia de preparação para a guarda do sábado, estes viram-se numa situação não programada, numa situação de emergência, como diz em outra versão.   Então, podemos ver que Cristo, justifica-se, apresentando aquela inesperada situação (fome), como justificativa para a prática daquela atividade que até então os Israelitas consideravam como trabalho, mas Cristo esclareceu que, numa situação imprevista e de exclusiva necessidade básica, não configura profanação do sábado...
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qua 16 Out 2013, 23:12


Amigo lúcio, sem fugir, mas já fugindo do tema do tópico, venho te apresentar uma versão mais contextualizada do verso 23 de isaias 66.


23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.

No início da minha curta caminhada, também entendia esse verso assim como você entende, mas sempre senti falta de um contexto mais apurado, pois se essa fosse a ideia de isaias, poderia simplesmente ter dito TODOS OS DIAS DA SEMANA. Mas como a intenção foi outra, então ele diz que de sábado em sábado,.


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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Valdomiro em Qui 17 Out 2013, 09:10

Vasuilvan, Paz

Só adiantando que penso da seguinte forma. Como no dia anterior, não fizeram um bom dia de preparação para a guarda do sábado, estes viram-se numa situação não programada, numa situação de emergência, como diz em outra versão. Então, podemos ver que Cristo, justifica-se, apresentando aquela inesperada situação (fome), como justificativa para a prática daquela atividade que até então os Israelitas consideravam como trabalho, mas Cristo esclareceu que, numa situação imprevista e de exclusiva necessidade básica, não configura profanação do sábado..
Que eles tenham feito uso precário do dia da preparação é especulativo, muito mais quando este não é o único exemplo que Jesus dá. Mal uso não pode ser aplicado aos sacerdotes que violavam o sábado e ficavam sem culpa.

Paz!
Valdomiro.

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qui 17 Out 2013, 10:41


Que eles tenham feito uso precário do dia da preparação é especulativo, muito mais quando este não é o único exemplo que Jesus dá. Mal uso não pode ser aplicado aos sacerdotes que violavam o sábado e ficavam sem culpa. escreveu:
Podemos sim, considerar como especulativo, mas também jamais posso imaginar Cristo, criador do mandamento da guarda do sábado, se programando para profana-lo.

Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?
Marcos 2:25

Ele respondeu: "Vocês nunca leram o que fez Davi quando ele e seus companheiros estavam necessitados e com fome?
Marcos 2:25

Amigo valdomiro, preciso que você apresente seu entendimento acerca dos verso em destaque. Tanto eu como você, sabemos que os guardadores do sábado, preparavam-se para a chegada do sábado, no por-do-sol da sexta-feira, sexto dia da semana, certo? E, que esta preparação envolvia todas as necessidades que porventura fosse utilizar no sábado, vemos isso claramente com o maná, quando DEUS, provia-lhe, de forma antecipada o alimento do dia seguinte.

Posso até está especulando, mas de forma lógica e racional. Será que não consegue perceber que essa colheita de milho, enquadra-se perfeitamente dentro de uma medida de exceção?, onde a urgência da necessidade justifica a prática.

Se perceber também na outra ocasião em que Ele, cura no sábado, Ele esclarece perfeitamente que o bem, em forma de caridade é plenamente compatível com obra divina e não com trabalho laboral.

mas, ainda aguardo seu entendimento acerca do verso 25.
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qui 17 Out 2013, 10:54


Ainda dentro do assunto amigo valdomiro, quero que perceba que no dia de sábado os Israelitas tinham obrigações com o templo, fazer as incumbências do templo, fazer circuncisões que coincidiam com o sábado, fazer as expiações e tudo isso , por ser obra determinada por DEUS, não configurava atividade laborativa, portanto não era profanação do sábado.


percebe que cristo diz que eles profanavam o sábado e ficavam sem culpa? Veja bem, todos sabemos que Cristo combateu severamente o entendimento Israelita sobre os mandamentos, sobrecarregando-os e tornando-os pesados e não prazerosos, e com o sábado, não foi diferente.

Perceba que Cristo, quando diz que eles profanavam e ficavam sem culpa, refere-se especificamente à forma como os Israelitas entendiam e praticavam a guarda do sábado. Perceba que eles não tinham a verdadeira compreensão de como realizar esta guarda e é isto que Cristo combate, quando diz que os eles profanam o sábado e ficam sem culpa.
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Valdomiro em Qui 17 Out 2013, 11:28

Vasuilvan, Paz!

Tanto eu quanto você sabemos que Cristo nos veio dar o conhecimento perfeito do cumprimento da lei. E depois de Cristo nada é como era.

Os dois exemplos não permitem que joguemos a questão nas costas dos judeus por erro de entendimento deles.

Note que Davi comeu o que não deveria comer. Qual erro de entendimento seria possível ai? Ele fez o que não devia (ponto). Se por necessidade ou não é justamente ai a questão.

O meu entendimento sobre o verso que você pediu é que a necessidade ali falou mais alto que a proibição. Ou seja, é o que está dito por Jesus.

É com base nessa questão de necessidade e não por haverem falhado na preparação que os discípulos lançam mão das espigas.

Eu não estou afirmando que Jesus é profanador, pelo contrário, estou dizendo que Jesus se coloca como Maior que o Templo para correlacionar os discípulos aos sacerdotes (que trabalhavam dentro do templo em coisas que fora dele seria profanação), mas ao passo que os sacerdotes tinham, como você reconhece, obrigações litúrgicas, colher espigas não era uma delas.

A atividade no Templo limitava o alcance da proibição do sábado. A lei dizia, por exemplo, "não acenda fogo" nesse dia, mas se fosse assim como seria queimado o holocausto? Dentro do templo a lenha era acesa e o holocausto queimado. Por isso não acredito que Jesus estava apontando para a ideia teoricamente errada da guarda do sábado. Ele estava mostrando que realmente acontecia, por isso ele se coloca como o Maior que o Templo.

Se os sacerdotes violam e ficam sem culpa porque estão no Templo, "eu vos digo, disse Jesus: 'Eis aqui quem é maior que o Templo'".

Essa é a questão!

Paz!
Valdomiro.
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Qui 17 Out 2013, 12:08


Valdomiro disse.
É com base nessa questão de necessidade e não por haverem falhado na preparação que os discípulos lançam mão das espigas. escreveu:
Pense comigo. Imagina se os discípulos de cristo tivessem providenciado no dia anterior, alimento para o dia do sábado, será que eles teriam motivo para colher as espigas no santo dia...

então, insisto que uma preparação não eficiente, colocou-os em situação de emergência...
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Valdomiro em Qui 17 Out 2013, 13:01

Vasuilvan,

Se a questão fosse essa, então, eles deveriam ficar sem o alimento como ocorreu com os que não se preparam na questão do maná, e não fazer o que não deviam. Ex. 16.27 "E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam. 28 Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?"

Paz!
Valdomiro.

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Lúcio Monteiro em Sab 19 Out 2013, 07:04

Prezado Vasuilvam


Vasuilvam escreveu:Is 66:22 -"Pois, assim como os novos céus e a nova terra que vou criar devem subsistir diante de mim, declara o Senhor, assim devem subsistir vossa raça e vosso nome."

Is 66:23 -"E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor."

No início da minha curta caminhada, também entendia esse verso assim como você entende, mas sempre senti falta de um contexto mais apurado, pois se essa fosse a ideia de isaias, poderia simplesmente ter dito TODOS OS DIAS DA SEMANA. Mas como a intenção foi outra, então ele diz que de sábado em sábado.
Fiquei curioso em saber a versão que você usou na tradução de Isaías 66:22, pois difere de todas as versões a que já tive acesso.

Quanto à expressão “de sábado em sábado” -  que você citou -  e a expressão  “de sábado a sábado” – contida em várias outras versões -  embora as preposições “em”  ou  “a”  conduzam a entendimentos diferentes, pelo visto são  ambas permitidas pelo hebraico, ficando a critério do tradutor a escolha que mais se harmonize com o contexto.

Sem dúvida, “de sábado a sábado”  equivale a todos os dias da semana, ininterruptamente; e “de sábado em sábado” significa todos os sábados, mas não os outros dias da semana. Qual a tradução  mais apropriada  ao contexto?

Isaías profetizou antes e depois da destruição do reino de Israel e bem antes da destruição do Reino de Judá, em 607 AEC. Sua  missão era anunciar a destruição de Israel e de Judá como castigo da infidelidade do povo e anunciar o futuro restabelecimento da adoração a Jeová. Este é retratado em Isaías 66:22-23. Sobre o assunto, transcrevo parágrafo do link acima citado.

O artigo "Jubilai para todo o sempre naquilo que estou criando escreveu:Essa profecia se cumpriu inicialmente em 537 AEC, quando o restante judeu voltou para Jerusalém. O que constituíam os “novos céus” naquele tempo? O governo de Zorobabel, apoiado pelo Sumo Sacerdote Josué, e centralizado em Jerusalém. O restante judeu que voltou formava uma “nova terra”, uma sociedade purificada que se submeteu a essa administração e ajudou a restabelecer a adoração pura no país. (Esdras 5:1, 2) A alegria dessa restauração superou todo o sofrimento anterior; as aflições passadas nem eram mais lembradas. — Salmo 126:1, 2.
Dentro desse contexto, é evidente que, ao voltarem de Jerusalém, renovaram o zelo na observância das luas novas e dos sábados festivais e semanais. Nesse contexto, talvez você alegue que é mais aceitável a tradução abaixo.

A Bíblia de Jerusalém escreveu:“De lua nova em lua nova e de sábado em sábado, toda carne virá se prostrar na minha presença, diz Iahweh" (Isaías 66:23)
No entanto, essa profecia de Isaías 66:22-23 não se limitava a apontar para esse cumprimento em miniatura. Por que sabemos disso?  Primeiro, porque a expressão "toda carne virá se prostrar na minha presença" parece incluir os gentios, depois da internacionalização do cristianismo. Segundo,  porque a  mesma expressão  “novos céus e nova terra” ocorre em  2 Pedro 3:13 e também em Apocalipse 21:1, indicando restar ainda um cumprimento futuro e maior daquela profecia. Terceiro, porque o versículo 24 parece aludir a um tempo muito no futuro, relacionado ao governo milenar de Jesus sobre a terra, no capítulo 21 de Revelação ou Apocalipse.

Portanto, Isaías 66:22  sinalizava também para o tempo em que a humanidade – a nova terra – seria governada por Jesus Cristo e seus escolhidos - os novos céus - durante o seu governo milenar. O versículo 24 de Isaías 66 se refere ao mesmo tempo a que aludiu Jesus quando citou expressão similar a dos “cadáveres dos homens que transgrediram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará"; e eles serão um horror para toda a carne”. Isto indica que a profecia estava relacionada ao cumprimento final da profecia, relacionado ao capítulo 21 de Apocalipse.

Nessa época futura, é claro que a Lei para se  guardar  a lua nova e sábados já tinham há muito sido abolida em função da morte de Jesus (Colossenses 2:16-17). Mais do que isto: para os cristãos que foram libertos da Lei por se apegarem à Lei de Cristo (Gálatas 6:2), todos os outros dias da semana  passaram a ter a mesma importância do Sábado, que não era mais superior aos outros dias para se adorar a Deus, não porque diminuiu de importância, mas porque os seis dias se elevaram ao seu mesmo patamar (Romanos 14: 5-6).

Evidentemente, ao traduzir Isaías 66:23, não se podia levar em conta na ocasião a luz que posteriormente seria lançada sobre o cumprimento da profecia de Isaías. No entanto, os versículos precedentes e posteriores e o livro de Isaías como um todo já deixava claro que pessoas de todas as nações,  e não apenas os judeus, haveriam de adorar a Deus no futuro, não o fazendo apenas nos dias em que os judeus foram instruídos a fazer. "Toda a carne" prestará adoração contínua e perpétua  a Deus, não apenas "de lua nova em lua nova, e de sábado em sábado", mas "de lua nova a lua nova e de sábado a sábado".

Por isso, várias versões preferiram usar a preposição "a" em vez de "e",  como as diversas traduções Almeida, entre as quais cito a Almeida Edição Revisada, que diz:

A Versão Almeida Revisada escreveu:E acontecerá que desde uma lua nova até a outra, e desde um sábado até o outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.
Você observou que o texto não diz TODOS OS DIAS DA SEMANA em substituição a "de sábado a sábado", nem TODOS OS DIAS DO MÊS em lugar de "de lua nova a lua nova". Mas a ampliação da adoração a Deus a todos os outros dias estava sendo profetizada a partir de uma realidade existente e sob a perspectiva judaica, que costumava adorar a Deus em dias de lua nova e em dias de sábados festivais e semanais. Definitivamente, o texto não profetiza o retorno dos cristãos, no futuro, à observância de luas novas e de sábados descontinuada segundo Colossenses 2:16-17.

Sei que o prezado amigo não concorda com tudo aquilo que foi aqui colocado e o faz de boa consciência. É apenas para responder à sua colocação que estou repassando o entendimento de muitos que já hoje adoram a Deus "de lua nova a lua nova, e de sábado a sábado" ou, numa linguagem menos judaica, TODOS OS DIAS DA SEMANA E DO MÊS.

Convido os interessados a ler o link abaixo, que analisa muito bem as quatro ocorrências da expressão “novos céus e nova terra” na Bíblia.

http://wol.jw.org/pt/wol/d/r5/lp-t/1102001046?q=novos+c%C3%A9us+e+nova+terra&p=par


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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Norberto em Sab 19 Out 2013, 14:36

.
Vasuilvan,

Na sua mensagem 21, você citou uma tradução de Isaías 66,23, e não mencionou qual é a versão bíblica utilizada, da seguinte maneira:

Vasuilvan escreveu:Amigo lúcio, sem fugir, mas já fugindo do tema do tópico, venho te apresentar uma versão mais contextualizada do verso 23 de isaias 66.

23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.
Depois o Lúcio Monteiro questionou a versão:

Lucio Monteiro escreveu:Fiquei curioso em saber a versão que você usou na tradução de Isaías 66:22, pois difere de todas as versões a que já tive acesso.
Eu também gostaria de saber qual versão bíblica você utilizou. Poderia nos indicar qual é?
.


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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Sab 19 Out 2013, 23:39

Olá amigos Norberto e Lúcio, em particular...

23. E assim, cada mês, à lua nova, e cada semana, aos sábados, todos virão prostrar-se diante de mim, diz o Senhor.


KKK, bem interessantes coisas de DEUS. Livrei-me do catolicismo estudando numa bíblia católica.
Este verso foi retirado da bíblia AVE-MARIA. Justamente da doutrina que foi utilizada pelo inimigo de DEUS, para cumprir a profecia de tentar trocar o dia de guarda. e fez isso e prosperou...

Essa versão católica é muito profunda na maioria das questões apresentadas. Os tradutores católicos, não se intimidam em colocar as verdades na bíblia, pois sabem que poucos católicos a esquadrinharão.

Lúcio disse.
Definitivamente, o texto não profetiza o retorno dos cristãos, no futuro, à observância de luas novas e de sábados descontinuada segundo Colossenses 2:16-17. escreveu:
Amigo Lúcio, belas postagem você fez aqui, e resolvi destacar esta parte, onde provavelmente resida um ponto culminante que trata da nossa diferença de entendimento. Não vejo, assim como você ver, que Colossenses 2. 16-17, trate de descontinuidade da guarda do santo sábado do Senhor.

Este verso de colossenses, foi minha principal arma de acusação, quando ainda tentava preservar minha guarda de domingo, mas ele se mostrou muito ineficiente.

Lúcio Monteiro
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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Lúcio Monteiro em Dom 20 Out 2013, 15:48

Vasuilvam escreveu:Não vejo, assim como você vê, que Colossenses 2. 16-17, trate de descontinuidade da guarda do santo sábado do Senhor.
Visto que o texto fala sobre a descontinuidade da guarda de sábados, o ônus de pretender uma exceção é seu. Cabe a você - que vê os sábados do Senhor como exceção - justificar sua visão. Depois de apresentar os argumentos que dão suporte a sua afirmação, eu apresentarei uma réplica,  para nós mesmos e os leitores podermos aprimorar nossos conceitos e tirar conclusões à base do confronto dos argumentos bíblicos apresentados.

Sei que o seu, e o meu objetivo, não é vencer debates, mas crescer juntos no entendimento perspicaz das escrituras. Isto fortalecerá nossa união.

Que o espírito de Deus nos faça lembrar o que havemos de dizer.

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

Mensagem por Vasuilvan em Dom 20 Out 2013, 22:46


bela analogia Maria Madalena....

Uma analogia? "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” Mc 2.27 "A MULHER foi criada por causa do homem, e não o homem por causa da mulher" Quem deve 'servir' quem? escreveu:

Assim como a mulher foi feita para servir ao homem, assim também o sábado foi feito para servir ao homem...

A mulher foi feita para que o homem usufrua dos benefícios e Bênçãos que ela tem para ofertar, assim como o sábado foi feito para que o homem usufrua das bênçãos despendidas neste santo dia,,,

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Re: MARCOS 2.27 - O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado

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