F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

> ELIAS subiu ao céu 2Rs 2.11 x Jo 3.13 ninguém subiu ao céu senão o Filho do HOMEM

Compartilhe

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1793

> ELIAS subiu ao céu 2Rs 2.11 x Jo 3.13 ninguém subiu ao céu senão o Filho do HOMEM

Mensagem por Norberto em Sab 29 Nov 2008, 10:46

.
    Muitos criticam o cristianismo sem pesquisarem as Escrituras

Encontrei um site que apresenta alguns erros bíblicos. Dois textos se destacam: 2 Reis 2.11 e João 3.13. O primeiro diz que Elias subiu ao céu. O segundo, que ninguém subiu até lá, senão o que desceu, o Filho do homem. E aí?

Muitos sites fazem críticas ao cristianismo sem sequer pesquisarem as Escrituras. A verdade é que não querem ver a resposta. Apenas lançam perguntas com o objetivo de criar dúvidas. Se aplicassem em suas pesquisas algumas regras básicas de interpretação de texto, teriam 50% de seus questionamentos resolvidos. Mas não fazem isso. Por outro lado, tais questionamentos podem ser úteis, pois exigem dos cristãos respostas claras, lógicas e bíblicas.

Vejamos o texto de 2 Reis 2.11: “E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho”. Agora, João 3.13: “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu”.

Aparentemente, há uma contradição. Mas, ao verificarmos o contexto, veremos que Jesus está testificando de sua Palavra e fazendo uma apologia ao que está dizendo: “Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos do que vimos” (v. 11). Com isso, está afirmando que tem autoridade para falar de coisas terrestres e celestiais. Sua narrativa no versículo 13 é uma paráfrase. Ou seja, ninguém subiu aos céus para conhecer as coisas de lá e trazê-las em revelação aos homens. Em outras palavras, ninguém foi até lá e desceu, a não ser Ele próprio! O que Ele queria dizer com isso é que conhecia as coisas celestiais por ser “o Filho do homem, que está no céu”.

Quanto a Elias, ele não subiu ao céu com o objetivo de trazer uma revelação aos homens. Ninguém subiu aos céus e retornou com uma revelação. Semelhantemente, vemos o apóstolo Paulo usando a mesma ­argumentação em Romanos 10.6,7: “Mas a justiça que é pela fé diz assim: não digas em teu coração: quem subirá ao céu? (isto é, a trazer do alto a Cristo) ou: que descerá ao abismo? (isto é, a tornar a trazer dentre os mortos a Cristo)”. A questão aqui não é apenas uma revelação ou visão celestial, como as revelações de Isaías, Ezequiel e João, mas de alguém que tenha subido aos céus, adquirido comunhão com o Pai e alcançado autoridade para revelar aos homens os propósitos de Deus. Somente o Senhor Jesus teve esta autoridade.

Fonte: Seção ICP Responde da Revista Defesa da Fé - setembro/2002

Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 317
    Cidade/Estado: João Pessoa, PB
    Religião: Evangélica
    Igreja: O Brasil Para Cristo
    País: Brasil

Re: > ELIAS subiu ao céu 2Rs 2.11 x Jo 3.13 ninguém subiu ao céu senão o Filho do HOMEM

Mensagem por Zilton Alencar em Qua 03 Dez 2008, 16:41

Ademais, caro Norberto, o sentido de céu, na Nova Aliança, envolve níveis. Paulo, ao mencionar o terceiro céu (2 Co 12.2-4) dá-nos a entender a existência de pelo menos três.

Neste aspecto, alguns afirmam existir quatro céus: o 1º é o firmamento (At 1.11), o espaço celestial visível, a atmosfera; o 2º céu seria o espaço sideral; o 3º céu seria o paraíso, onde estão as almas dos salvos (Ap 6.9); o 4º céu, o céu dos céus, onde está Deus. Elias e Enoque, portanto, estariam no 3º céu, com os demais que estão aguardando o arrebatamento. Foi a este 3º céu que Paulo foi arrebatado, em êxtase. Assim creio.

Assim, creio também que Elias, mesmo arrebatado, não subiu ao céu dos céus, onde se encontra o trono de Deus. De lá, o único que desceu e depois, após Sua ressurreição, tornou, foi o Senhor Jesus. Neste aspecto, a Escritura afirma que ninguém subiu ao céu. Somente Jesus.

Norberto
    Administrador
    Administrador

Número de Mensagens: 1793

Re: > ELIAS subiu ao céu 2Rs 2.11 x Jo 3.13 ninguém subiu ao céu senão o Filho do HOMEM

Mensagem por Norberto em Qua 03 Dez 2008, 19:11

Zilton Alencar escreveu:Assim, creio também que Elias, mesmo arrebatado, não subiu ao céu dos céus, onde se encontra o trono de Deus. De lá, o único que desceu e depois, após Sua ressurreição, tornou, foi o Senhor Jesus. Neste aspecto, a Escritura afirma que ninguém subiu ao céu. Somente Jesus.

Observação interessante irmão. Se os textos bíblicos apresentandos no início do tópico forem analisados neste contexto de "ceu dos céus"... já temos tudo explicado e um texto não contraria outro.

A cada dia me surpreendo, aprendendo cada vez mais sobre muitos assuntos que parecem estar esgotados, mas vemos que não estão. Isso é bom...

Zilton Alencar
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 317
    Cidade/Estado: João Pessoa, PB
    Religião: Evangélica

Mensagem por Zilton Alencar em Qui 04 Dez 2008, 07:48

Norberto e demais forenses: é importante salientar que há escassa base bíblica para esta teoria de "céus em multi-níveis". Contudo, já ouvi de pregadores que os judeus também creriam na existência de vários céus (não da forma que expliquei), mas como nem tudo o que a gente ouve está correto, tenho ressalvas acerca desta informação.

No AT, há dois textos que podem reforçar a teoria da existência de mais de um céu, mas não podemos esquecer que PODE ser uma figura de linguagem utilizada pelos seus escritores humanos:

"Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e nem mesmo o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei" (2 Cr 6:18)

"Só tu és SENHOR, tu fizeste o céu, o céu dos céus e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto há neles; e tu os preservas a todos com vida, e o exército dos céus te adora" (Ne 9:6).

No NT, a expressão de Paulo "Foi arrebatado ao terceiro céu" (2 Co 12.2) demonstra, sim, a existência de uma pluralidade de níveis. O fato de Jesus ter dito ao ladrão da cruz que naquele mesmo dia ele estaria no Paraíso pode ser mais uma evidência, pois Jesus só compareceu perante o Pai, ou seja, pela ótica desta teoria no 4º céu, Ele se referia ao 3º céu, morada dos salvos.

Faz-se ainda necessário o cuidado de não propagarmos esta teoria como doutrina absoluta. Há muito aprendi que "o que a Bíblia não afirma com clareza, não devemos pregar com firmeza" (autor desconhecido). Um outro aspecto para termos este cuidado está no fato da existência de pouca base bíblica. Não podemos criar doutrinas baseada em textos isolados ou insuficientes.

Mas é desta forma que eu creio.

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Masculino Número de Mensagens: 254
    Cidade/Estado: Medianeira, PR
    Religião: Cristão

Mensagem por Clovis em Sex 05 Dez 2008, 08:24

Amados,

A minha posição, já dada no FE antigo é que Elias não foi arrebatado ao céu, mas que apenas foi transladado para outro lugar. Enfim, Elias morreu, como está ordenado aos homens morrerem um vez, embora não tenha morrido por ocasião de seu arrebatamento.

Em Cristo,
    Clóvis

Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 120
    Cidade/Estado: Brasília
    Religião: Cristã
    Igreja: Assembléia de Deus

Mensagem por Paulo Cesar em Qui 11 Dez 2008, 18:05

Clovis escreveu:A minha posição, já dada no FE antigo é que Elias não foi arrebatado ao céu, mas que apenas foi transladado para outro lugar. Enfim, Elias morreu, como está ordenado aos homens morrerem um vez, embora não tenha morrido por ocasião de seu arrebatamento.

Acredito que esta não é uma lei tão rígida assim. Há exceções.

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte... Hb 11.5

Sem falar no caso daquelas pessoas que tiveram a felicidade de morrer duas vezes. Shocked

Lázaro, por exemplo.

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 728
    Cidade/Estado: Recife/PE
    Religião: Protestante

Mensagem por Valdomiro em Qui 11 Dez 2008, 20:58

Paulo Cesar escreveu:
    Clovis escreveu:A minha posição, já dada no FE antigo é que Elias não foi arrebatado ao céu, mas que apenas foi transladado para outro lugar. Enfim, Elias morreu, como está ordenado aos homens morrerem um vez, embora não tenha morrido por ocasião de seu arrebatamento.

Acredito que esta não é uma lei tão rígida assim. Há exceções.

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte... Hb 11.5

Sem falar no caso daquelas pessoas que tiveram a felicidade de morrer duas vezes. Shocked

Lázaro, por exemplo.

É justamente ai onde reside a beleza de um fórum, muitas cabeças e corações pensando sobre a palavra de Deus! Cada um com um dado, um ângulo de visão e todos aprendendo mutuamente!!!!! cheers

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Sex 12 Dez 2008, 14:44

Paulo Cesar escreveu:Acredito que esta não é uma lei tão rígida assim. Há exceções.

Exceções confirmam a regra. Aliás, só há sentido em falar em exceções se houver regras.

No caso de Elias, ele bem que poderia ser uma exceção, e eu aceitaria isso. Mas creio que uma exceção deve ser justificada e não há justificativa nem elementos suficientes para que Elias não tenha seguido a regra. Além disso, a suposta ida de Elias em vida para o céu cria dificuldades que não podem ser lançadas na conta da má vontade e má intenção de críticos ateus. A carta "póstuma" de Elias é uma delas.

Com relação a Enoque, a coisa é mais difícil, pois dele se diz que foi transladado para não ver a morte. Mesmo assim, creio que não se pode ser tão categórico em afirmar que ele não morreu nunca.

Em Cristo,

Clóvis

Paulo Cesar
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 120
    Cidade/Estado: Brasília

Mensagem por Paulo Cesar em Sex 12 Dez 2008, 18:45

Clovis,

Exceções confirmam a regra. Aliás, só há sentido em falar em exceções se houver regras.

Não me oponho à regra. É que você deu a entender que, porque todos devem morrer uma vez, como estabelece Hb 9.27, então Elias deve ter morrido também. Não acredito que uma coisa leve à outra.

No caso de Elias, ele bem que poderia ser uma exceção, e eu aceitaria isso. Mas creio que uma exceção deve ser justificada e não há justificativa nem elementos suficientes para que Elias não tenha seguido a regra.

E qual a justificativa e quais os elementos suficientes para que Elias tenha seguido a regra?

Além disso, a suposta ida de Elias em vida para o céu cria dificuldades que não podem ser lançadas na conta da má vontade e má intenção de críticos ateus. A carta "póstuma" de Elias é uma delas.

Que dificuldades são estas?

A carta póstuma de Elias que você diz pode não ser póstuma. Ele pode ter escrito ainda em vida aqui embaixo, sabendo de antemão o que aconteceria alguns anos após. Não sei se cabe lembrar que ele era profeta. A Bíblia diz que ela foi entregue após a subida de Elias, não que ele a escreveu após sua subida.

Com relação a Enoque, a coisa é mais difícil, pois dele se diz que foi transladado para não ver a morte. Mesmo assim, creio que não se pode ser tão categórico em afirmar que ele não morreu nunca.

Só estou fazendo eco ao que está escrito nas Escrituras. Enoque foi trasladado para não ver (conhecer) a morte. Se ele morreu algum dia, não vejo muito sentido nestas palavras. E a idéia de Enoque ficar em algum lugar, sabe-se lá onde, vivo, em carne e osso, até que um dia morre, soa meio estranha.

E o que você pensa desse versículo?

1Ts 4.17 - Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

De qualquer forma, mesmo que eu fosse convencido de que Elias não morreu, ainda resta avaliar o caso daqueles que morreram duas vezes.

Vagner Luis
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 79
    Cidade/Estado: Sumaré / SP
    Igreja: Nazareno

Mensagem por Vagner Luis em Sex 12 Dez 2008, 23:04

Irmãos

Participei dum debate no antigo fórum sobre esta questão do Elias, e tenho alguns argumentos para postar, porém, ainda não o farei desta vez pois preciso localizar este debate que guardei em formato word mas que não cheguei a postar sua continuidade com o fechamento do FE antigo, e não consigo encontrá-lo e não tenho tempo de reescrevê-lo no momento, pois fruto de muitas pesquisas.

O tópico diz respeito também a João 3:13, onde Cristo diz que "ninguém subiu ao céu", dando a entender uma conotação literal de suas palavras.

Interessante a explicação do texto postado pelo Norberto, mas queria acrescentar o motivo do entendimento correto da conversa entre Jesus e Nicodemos se referir às coisas celestiais, e não da literalidade de subir ou não céu com outra passagem para reflexão, onde também foi debatido esta questão em outro debate:

"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
    E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
    Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo."
    (Isaías 14:12-14)

Vagner Luis

Clovis
    - Moisés / Zípora -
    - Moisés / Zípora -

Mensagem por Clovis em Sab 13 Dez 2008, 19:02

Paulo Cesar escreveu:Não me oponho à regra. É que você deu a entender que, porque todos devem morrer uma vez, como estabelece Hb 9.27, então Elias deve ter morrido também. Não acredito que uma coisa leve à outra.

Assim como você não se opõe à regra, eu não me oponho à exceção, exceto que esta deve ser justificada. Por exemplo, a regra é que toda pessoa nasça de uma mulher virgem. Sabemos que houve uma exceção a essa regra e ela é sobejamente justificada. Creio que a não morte de Elias seja mais pressuposta que necessária ao entendimento do texto.

Paulo Cesar escreveu:E qual a justificativa e quais os elementos suficientes para que Elias tenha seguido a regra?

A conformidade com uma regra prescinde de justificativa. Por exemplo, se dissermos "Davi morreu e foi sepultado", ninguém vai exigir provas e justificativas para essa afirmação.

Paulo Cesar escreveu:Que dificuldades são estas?

Além das mencionadas no post que inaugura este texto, a regra que estamos tratando, a carta póstuma, o fato de que os filhos dos profetas não entenderam como um translado ao céu mas a um transporte a outro lugar... claro que todos eles respondíveis, mas sempre com possibilidades e não categoricamente, como segue:

Paulo Cesar escreveu:A carta póstuma de Elias que você diz pode não ser póstuma (...) Só estou fazendo eco ao que está escrito nas Escrituras. Enoque foi trasladado para não ver (conhecer) a morte. Se ele morreu algum dia, não vejo muito sentido nestas palavras. E a idéia de Enoque ficar em algum lugar, sabe-se lá onde, vivo, em carne e osso, até que um dia morre, soa meio estranha.

Se eu encontrar meus escritos anteriores, postarei alguns dos argumentos utilizados. Contrariamente à minha vontade, só estou podendo participar de forma rápida e superficial dos temas desenvolvidos.

Paulo Cesar escreveu:E o que você pensa desse versículo?

1Ts 4.17 - Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.

Penso que é uma regra para os que estiverem vivos no dia do Senhor. Ser arrebatado ao encontro do Senhor antes desse dia, seria uma exceção. E tenho certeza que você esperaria uma boa justificativa para um caso de arrebatamento antecipado.

Paulo Cesar escreveu:De qualquer forma, mesmo que eu fosse convencido de que Elias não morreu, ainda resta avaliar o caso daqueles que morreram duas vezes.

Não vejo problemas. São exceções devidamente justificadas.

Em Cristo,

Clóvis

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1033
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Igreja: Não tenho

ELIAS subiu ao céu 2Rs 2.11 x Jo 3.13 ninguém subiu ao céu senão o Filho do HOMEM

Mensagem por Jefté em Qua 25 Mar 2009, 17:03

Irmãos

Creio que Enoque e Elias e subiram ao céu vivos e não viram a morte.
    Genesis 5:24 diz: "E andou Enoque com Deus e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou".
    O Novo Testamento confirma: "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus" (Heb. 11:5)

Quanto a Elias, em II Reis 2, o próprio contexto mostra que todos os filhos dos profetas e o próprio Eliseu sabiam que o Senhor tomaria a Elias, e o capítulo começa dizendo: "SUCEDEU que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu". (II Reis 2:1)

E II Reis 2:11 - "E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho".

Quanto à morte sabemos ser sem exceção a todos os homens; Hebreus 9:27 e Romanos: Porque o salário do pecado é a morte...
    Porém, Jesus disse: "Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê". (Mc. 9:24)
    E creio que isso se cumpria desde o princípio, pois conforme Hebreus 11, pela fé os antigos alcançaram bom testemunho, e agradaram a Deus.
    E também com respeito a Enoque e Elias não terem passado pela morte, como diz em Gênesis: Certamente morrerás; creio que Cristo havia de pagar e de provar a morte também por eles, afinal eles eram dos que criam.
    Isto só nos mostra o grandíssimo Amor de Deus. Tão grande a ponto de tomar os homens para Si.
    Louvado seja o Senhor!

E com respeito a João 3:13 creio como disse o irmão Norberto.

Presbítero Waldir Alves
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 64
    Cidade/Estado: Minas Gerais
    Religião: Batista
    Igreja: Igreja Batista

Ninguém subiu ao céu... (RESSUSCITADO), senão o que desceu do céu... (ENCARNADO), o Filho do Homem

Mensagem por Presbítero Waldir Alves em Qui 26 Mar 2009, 14:12

É necessário entendermos esta passagem sobre este prisma a que A Escritura inspirada aponta. Portanto não há contradição, pois é isto que João está apontando como algo tremendo sobre a DEIDADE de CRISTO, ou seja: Sua Onisciencia, Onipresença e Onipotência.

Ora, ninguém subiu ao céu (futuro, pois Jesus ainda não havia subido) senão aquele que desceu do céu (passado) a saber, o Filho do Homem que está no céu (presente)...

No tocante à Elias, há profecias que apontam seu retorno e morte na terra.

No tocante ao céus, tres palavras designam céu:

Auronos (ou Ouranou) - Céu atmosférico
    Mesorâneos = Céu intergaláctico - Astros, estrelas galáxias
    Eporâneos = Céu dos céus = Céu de Deus = Reino Celestial ou "3º Céu".

Não tenho conhecimento de um "4º Céu", tendo em vista que, se formos embasarmos na cabalah judaica (heresia doutrinária que surgiu no período interbíblico) recheada de pragmatismos do gnosticismo, com fantasias e doutrinas astrológicas, vamos até ao "10º céu", no entanto, bíblicamente falando só há indicações na Palavra para 3 céus conforme acima descritos.

Um abraço!

Waldir Cerqueira

Samuel Matos
    - Davi / Abigail -
    - Davi / Abigail -

Masculino Número de Mensagens: 371
    Cidade/Estado: SP
    Igreja: Assembléia

Mensagem por Samuel Matos em Qui 26 Mar 2009, 17:11

Zilton, coloquei essa questão em meu site e adicionei seu comentário como uma suposta resposta.

Tem algum problema?

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sab 30 Maio 2009, 22:33

Amado, Elias não subiu aos céus. Elias foi levado aos Céus.

NInguém por si só poderá subir aos céus.

Parece contraditoria essa questão mais o X da questão está no entendimetno de que ninguém poderá ir aos céus se não for levado.

Data/hora atual: Qua 08 Fev 2012, 20:12