F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Livros Apócrifos - rejeitados pelos judeus, aceitos por Roma

Compartilhe

Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Número de Mensagens : 64

Re: Livros Apócrifos - rejeitados pelos judeus, aceitos por Roma

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Seg 17 Jun 2013, 23:03

Não posso comentar agora... mas tem gente dizendo coisas que eu não disse. Eu procuro ser muito detalhista em meus comentários e é por isso que eu sempre uso termos como "geralmente", "grosso modo" além de "áspas" em termos que eu considere pejorativos ou por algum outro motivo semelhante e etc.

Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Seg 17 Jun 2013, 23:10

Meu Deus!!! Se eu defendo que nós devemos dar atenção aos manuscritos de Nag Hammadi, Evangelho de Pedro, Evangelho de Maria Madalena e etc justamente por causa que esses manuscritos revelam que não havia unidade no cristianismo primitivo como é que você diz que eu argumento que "antes da reforma só existia uma única comunidade cristã"? Só se você está falando de outra pessoa.
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 1789
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 10
Pontos de participação : 7109

Mensagem por Maria Madalena em Ter 18 Jun 2013, 05:46

A Paz de Deus a todos:?:

Saindo um pouco do 'sentido' do tema...

A principio, O IDEAL NÃO SERIA que todos lessem tais livros considerados apócrifos - para conhecer minuciosamente o conteúdo (que é a parte importante num livro), conhecer as ideologias, os conselhos e assim, poder - a principio - dar cada um o seu parecer de tais leituras, dizer se algo edificou, se algo não convenceu, enfim...com alguém pode julgar tais livros sem ter lido e de forma criteriosa, com plena atenção do que trata, do que expoe, do que ensina:?:

Se alguém não ler, estará deixando que os teólogos leiam e decidam por eles - se devem ler ou não.
Os ensinos contidos em tais livros são falsos:?: Quais:?: Precisamos 'provar' que tais ensinos não provém de Deus. Digo para mim mesma: "Não convém que eu julgue um livro pela capa ou que eu descarte-o porque 'ALGUEM' me disse conter falso ensinos".

Madalena
Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Cidade/Estado : Curitiba
Religião : Protestante.
Igreja : O que é igreja?
País : Brasil.
Mensagens Curtidas : -13
Pontos de participação : 76

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Ter 18 Jun 2013, 10:52

Aí é que está o ponto!!!
FlavioStar
- Iniciante -
- Iniciante -

Número de Mensagens : 11
Cidade/Estado : Brasília
Religião : Católica
Igreja : Igreja Católica Apostólica Romana
Mensagens Curtidas : -1
Pontos de participação : 12

Mensagem por FlavioStar em Ter 18 Jun 2013, 11:15

Olá Sra. Maria Madalena! Bom dia!

Pax Christus!

Maria Madalena escreveu:A Paz de Deus a todos:?:

Saindo um pouco do 'sentido' do tema...

A principio, O IDEAL NÃO SERIA que todos lessem tais livros considerados apócrifos - para conhecer minuciosamente o conteúdo (que é a parte importante num livro), conhecer as ideologias, os conselhos e assim, poder - a principio - dar cada um o seu parecer de tais leituras, dizer se algo edificou, se algo não convenceu, enfim...com alguém pode julgar tais livros sem ter lido e de forma criteriosa, com plena atenção do que trata, do que expoe, do que ensina:?:

Se alguém não ler, estará deixando que os teólogos leiam e decidam por eles - se devem ler ou não.
Os ensinos contidos em tais livros são falsos:?: Quais:?: Precisamos 'provar' que tais ensinos não provém de Deus. Digo para mim mesma: "Não convém que eu julgue um livro pela capa ou que eu descarte-o porque 'ALGUEM' me disse conter falso ensinos".

Madalena

Seu comentário é muito pertinente e de uma lucidez única no Protestantismo, pois demonstra muito bem a incoerência do movimento. Parabéns!

Veja, nós, católicos, confiamos na autoridade da Igreja, e foi Ela quem definiu a Lista de Livros Canônicos.

Os protestantes, que desprezam a Igreja, deveriam começar do zero, ler e reler todos os escritos, etc. e tal, assim como a Sra. sugere, para poder chegarem a um Cânon. Assim demonstrariam coerência.

No entanto, também confiam na Igreja Católica, a qual a Sra. se refere quando cita "teólogos que lêem e decidem" os Livros Canônicos.

Pax Christus!
Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Ter 18 Jun 2013, 12:43

O problema é que se os protestantes lerem e relerem e chegarem nesse tal "cânon" (como de fato já é "adotado" um) a incoerência permanece. Se fosse pra alguém estipular que eu devo seguir tal "cânon", então eu ficaria no catolicismo mesmo, porque isso o catolicismo já faz. Eu, como protestante, quero ter o direito de ter acesso a todos os escritos que eu puder, não que minha "denominação" decida e "ponto final".
FlavioStar
- Iniciante -
- Iniciante -

Mensagem por FlavioStar em Ter 18 Jun 2013, 13:32

Olá Sr. Filipe Soares! Boa tarde!

Pax Christus!

Filipe Cláudio Soares escreveu:O problema é que se os protestantes lerem e relerem e chegarem nesse tal "cânon" (como de fato já é "adotado" um) a incoerência permanece.

Seriam coerentes em seu total repúdio pela Igreja Católica. Foi isso que eu quis dizer. Depois, que procurassem uma coerência interna do movimento.

Filipe Cláudio Soares escreveu:Se fosse pra alguém estipular que eu devo seguir tal "cânon", então eu ficaria no catolicismo mesmo, porque isso o catolicismo já faz. Eu, como protestante, quero ter o direito de ter acesso a todos os escritos que eu puder, não que minha "denominação" decida e "ponto final".

Mas é isso mesmo que sempre afirmamos. O Protestantismo, levado ao pé da letra, é completamente avesso às autoridades. Se as pessoas têm pastores que aceitam como seus líderes, o fazem negligenciando os princípios do próprio Protestantismo.

Pax Christus!
Maria Madalena
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1789
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Religião : Cristã
Igreja : Congregação Cristã no Brasil
Mensagens Curtidas : 10
Pontos de participação : 7109

Mensagem por Maria Madalena em Ter 18 Jun 2013, 19:07

Flavio
A Paz de Deus
Tudo bem?

Explicando...(para não gerar mal entendido)
Não considero nenhuma igreja ou denominação como 'autoridade eclesiástica'.

Eu APENAS penso que é IMPOSSÍVEL analisar um livro pela capa. 
Penso que não devemos descartar um livro só porque alguém considerado 'autoridade no assunto' diga que tal leitura é falsa.

Veja: Temos olhos para ler, inteligência e raciocínio para usar. Então vamos ler, ler com atenção, ler minuciosamente e só depois expressar a nossa conclusão. 

Como disse Jesus: "Minha ovelhas reconhecem a Minha Voz".
Quais 'vozes' dentro do livro de Tobias são falsos? Quais ensinos no livro de Judith são falsos? Quais ensinos no livro Eclesiástico são nocivos ao cristão?

Morei na Espanha,  um dia eu disse a um muçulmano: "Ainda que te disseram, te afirmaram e te provaram 'ser falsa' a biblia, que tal você mesmo ler o Evangelho de Jesus e tirar as suas próprias conclusões?"

PS: Nossa! Que critério será que alguém usou  para negativar minha mensagem nº 18...se eu apenas fiz uma sugestão? O que há de ofensivo ou de mal no que escrevi???
Madalena

Gleison Elias
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : Bíblia NV: goo.gl/7gC7Ih
Número de Mensagens : 3108
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : Corpo de Cristo
País : .
Mensagens Curtidas : 62
Pontos de participação : 9583

Mensagem por Gleison Elias em Ter 18 Jun 2013, 19:55

MM,

Como eu já disse, esse recurso de reputação é bom, o problema é que a maioria usa para positivar apenas os que creem da mesma forma, e os demais ficam negativados. Não avaliam segundo a reta justiça, mas o que lhes convém ... infelizmente irmã.

Flavio e Felipe,

A MM aí é um bom exemplo em questão de "canon".
Pra quem é do forum por mais tempo, sabe que ela aceita alguns livros "além da bíblia", sem mínimo preconceito.

Ser algo fora dos padrões estipulados pelos líderes, não quer dizer que seja errado.

Estejamos sempre a absorver tudo que é de bom, observando sempre "os conteúdos e não os continentes".

Não é porque algo é rejeitado pela liderança que também devamos rejeitar.

Como sempre bato na tecla: A palavra de Deus NÃO É a bíblia, mas tão somente a MENSAGEM DIVINA, é conhecer o que ele quer de nós. Letras matam, é o espírito que vivifica -- sendo assim, não devemos agir com preconceito só por causa de letras, de capas, e páginas. Devemos procurar ler tudo atenciosamente e tendo algo de bom, absorver a boa mensagem.

Lembremos do santo apóstolo ...

Paulo escreveu:"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:8
Devaney
- Davi / Abigail -
- Davi / Abigail -

Número de Mensagens : 710
Cidade/Estado : Taubaté
Religião : Evangélico
Igreja : Assembléia de Deus
Mensagens Curtidas : 26
Pontos de participação : 1124

Mensagem por Devaney em Ter 18 Jun 2013, 21:58

Maria Madalena,

Você teve oportunidade de ler o estudo que coloquei o link na PRIMEIRA MENSAGEM deste tópico?

O estudo visa justamente demonstrar porque a comunidade evangélica atual CONTINUA a não aceitar os apócrifos, da mesma forma que a própria ICAR não os aceitava antes de 1546.

Leia e analise os motivos que pessoas que se dedicaram a essa leitura já coletaram dados para fundamentar a recusa.

Se quiser RELER, ótimo, pois vai apenas confirmar que as passagens que contenham erros doutrinários, históricos ou geográficos lá estão. Não é invencionice protestante, como os detratores da Bíblia - leia-se CATÓLICOS ROMANOS - insistem inutilmente em dizer.

A casa caiu faz tempo.
Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Qua 19 Jun 2013, 01:12

Olá Flávio!!!

"Seriam coerentes em seu total repúdio pela Igreja Católica. Foi isso que eu quis dizer. Depois, que procurassem uma coerência interna do movimento."

O problema é que a maioria esmagadora dos "protestantes" que lerem isso que você escreveu não entenderão... acharão que é mera provocação sem embasamento de sua parte. É que você me parece alguém que entende o que é catolicismo, e se entende isso, deve entender, julgo eu, quais as consequências de ser protestante.

"Mas é isso mesmo que sempre afirmamos. O Protestantismo, levado ao pé da letra, é completamente avesso às autoridades. Se as pessoas têm pastores que aceitam como seus líderes, o fazem negligenciando os princípios do próprio Protestantismo."

kkkkkkkkk agora entendo o porquê o Devaney e o Norberto dizerem que eu pareço um católico me expressando lá no tópico 
CUB - Centro de ufologia brasileiro achou um texto do século 5 CONFIRAM
rsrsrsrs eu queria poder concordar com um protestante e/ou evangélico como concordo com o que você escreveu!!!

Abraço!!!
Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Qua 19 Jun 2013, 01:23

Olá Maria Madalena!!!

"PS: Nossa! Que critério será que alguém usou  para negativar minha mensagem nº 18...se eu apenas fiz uma sugestão? O que há de ofensivo ou de mal no que escrevi???"

Já ouviu aquela música do João Alexandre "É proibido pensar"?

https://www.youtube.com/watch?v=87ubQOyrtZQ

O título da música já diz tudo!!! Se você pensa, você vai ser "negativada" mesmo. O que foi de ofensivo ou de mal que Jesus fez ou falou? Mas mesmo assim mataram ele!!! Pois é... é por aí a coisa!!! Infelizmente.

Abraço!!!
FlavioStar
- Iniciante -
- Iniciante -

Mensagem por FlavioStar em Qua 19 Jun 2013, 01:25

.
Olá Maria Madalena! Boa noite!

Pax Christus!

Maria Madalena escreveu:Explicando...(para não gerar mal entendido)
Não considero nenhuma igreja ou denominação como 'autoridade eclesiástica'.
Isso seria o ideal para todo protestante ser coerente com o movimente que afirma seguir, mas isso não acontece.

Se a Sra. crê que, por exemplo, os Livros que fazem parte do Novo Testamento são inspirados deve isso à Igreja Católica.

A Igreja não apenas repudiou alguns Livros e deixou em aberto a questão. Ela foi além: ela repudiou muitos e afirmou e legitimou os que constam. Se Sra. crê nos que estão no Novo Testamento isso se deu mediante Concílios da Igreja Católica.

Maria Madalena escreveu:Eu APENAS penso que é IMPOSSÍVEL analisar um livro pela capa. 
Penso que não devemos descartar um livro só porque alguém considerado 'autoridade no assunto' diga que tal leitura é falsa.
Vejamos. A Sra. diz que não devemos decartar um livro porquê uma autoridade assim afirma, pois esta pode estar em engano, em erro, ou querendo nos enganar. Correto? Acontece que, para ser fiel ao raciocínio exposto, a Sra. também deve aceitar que não devemos aceitar um livro só porquê uma suposta autoridade aponta que devemos aceitar.

Conclusão: cada um viva como queira e acredite no que quiser...eis o Protestantismo!

Maria Madalena escreveu:Veja: Temos olhos para ler, inteligência e raciocínio para usar. Então vamos ler, ler com atenção, ler minuciosamente e só depois expressar a nossa conclusão.
Este conselho a Sra. pode dar aos protestantes pois não precisam da autoridade da Igreja Católica. Eu como confio e conheço bem como foi a história da formação do Cânon, nada tenho a temer.

Maria Madalena escreveu:Como disse Jesus: "Minha ovelhas reconhecem a Minha Voz".
Quais 'vozes' dentro do livro de Tobias são falsos? Quais ensinos no livro de Judith são falsos? Quais ensinos no livro Eclesiástico são nocivos ao cristão?
Siga seu próprio conselho: vá lendo minuciosamente, raciocinando, etc. depois a Sra. traz as conclusões.

Maria Madalena escreveu:Morei na Espanha,  um dia eu disse a um muçulmano: "Ainda que te disseram, te afirmaram e te provaram 'ser falsa' a biblia, que tal você mesmo ler o Evangelho de Jesus e tirar as suas próprias conclusões?"
Mais um problema no seu raciocínio: sem as autoridades eclesiásticas não existe o Evangelho escrito de Jesus, pois foram elas que decidiram o que era o Evangelho que conhecemos no Novo Testamento.

Pax Christus!
.

Última edição por FlavioStar em Qua 19 Jun 2013, 01:30, editado 3 vez(es)
Filipe Cláudio Soares
- Abraão / Sara -
- Abraão / Sara -

Mensagem por Filipe Cláudio Soares em Qua 19 Jun 2013, 01:28

Eu nunca coloquei "positivo" nem "negativo" em nenhum comentário, mas faz dias que nem aparece as setas pra mim.
FlavioStar
- Iniciante -
- Iniciante -

Mensagem por FlavioStar em Qua 19 Jun 2013, 01:53

Olá Gleison Elias! Boa noite!

Pax Christus!

Gleison Elias escreveu:Flavio e Felipe,

A MM aí é um bom exemplo em questão de "canon".
Pra quem é do forum por mais tempo, sabe que ela aceita alguns livros "além da bíblia", sem mínimo preconceito.

Isso é apenas um reflexo da tentativa dela ser coerente com o movimento a qual pertence. Se ela não aceita autoridade alguma além dela mesma, é o exemplo mais genuíno do que é ser protestante.

Gleison Elias escreveu:Ser algo fora dos padrões estipulados pelos líderes, não quer dizer que seja errado.

Estejamos sempre a absorver tudo que é de bom, observando sempre "os conteúdos e não os continentes".

Não é porque algo é rejeitado pela liderança que também devamos rejeitar.

Como sempre bato na tecla: A palavra de Deus NÃO É a bíblia, mas tão somente a MENSAGEM DIVINA, é conhecer o que ele quer de nós. Letras matam, é o espírito que vivifica -- sendo assim, não devemos agir com preconceito só por causa de letras, de capas, e páginas. Devemos procurar ler tudo atenciosamente e tendo algo de bom, absorver a boa mensagem.

Lembremos do santo apóstolo ...

Retendo o melhor (rsrsrs) de seu comentário, como já expus aqui, é o seguinte: sou do pensamento que não deveriam haver lideranças protestantes, é contraditório à natureza, filosofia e motivação do movimento.

Por isso, as condutas do Filipi e da Maria Madalena são mais coerentes em relação a isso.

Eles abdicam até de uma Bíblia Oficial Formal para tentarem serem coerentes, uma vez que até o Devaney assume que foi a Igreja Católica que formou a Bíblia.

Pax Christus!
FlavioStar
- Iniciante -
- Iniciante -

Mensagem por FlavioStar em Qua 19 Jun 2013, 01:58

Olá Devaney! Boa noite!

Pax Christus!

Devaney escreveu:O estudo visa justamente demonstrar porque a comunidade evangélica atual CONTINUA a não aceitar os apócrifos, da mesma forma que a própria ICAR não os aceitava antes de 1546.

A mensagem bem que poderia ter se dirigido a mim Sr. Devaney, afinal eu que queria saber de datas e tals. Mas não faz mal.

Antes de eu entrar na discussão sobre as datas queria saber se o Sr. já tem opinião/argumento sobre os assuntos que lhe inquiri na página anterior.

Pax Christus!

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Ter 21 Abr 2015, 14:21

Afinal,

Sobre este tema:

1. Quem definiu o que estaria dentro ou fora das paginas da escritura? Foram concílios? foram homens?
2. Se existe objeção aos ditos "apócrifos", o que garante que não existam nas escrituras outros livros nesta condição?
3. Alguém já leu os ditos "apócrifos"?
4. Não seria interessante sondar a motivação de sua exclusão dos cânons? A decisão pela exclusão pode ser motivada por doutrinas que não deveriam ser conhecidas?

Márcio

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 22 Abr 2018, 05:53