O irmão afirmou que a menos que envolva eventos futuros um pronunciamento não deve ser considerado uma profecia. Eu discordei dessa sua posição e disse que profecias não são, necessariamente prditivas. O amado pediu-me exemplos bíblicos que referendassem minha posição e eu disse que estava trabalhando em um texto sobre o assunto. Agradeço a espera e peço perdão pela demora.
Segue uma versão demo de minha resposta. A versão full encontra no artigo
A essência da profecia, com as referências bíblicas:
1) Não era fazer previsões que tornava alguém profeta. Exemplo disso é Abraão, o primeiro homem a ser chamado de profeta e que não fez predições, embora tenha recebido promessas. A definição de profeta dada em Êxodo (segunda ocorrência do termo) é "porta-voz de outro". Vide o exemplo de Arão e Moisés.
2) O objetivo dos profetas não era predizer o futuro, mas conduzir o povo de volta para Deus. Vemos este objetivo em praticamente todos os livros dos profetas e o próprio Deus diz que por meio de todos os profetas visava fazer o povo da época voltar para Si.
3) O que distingue um profeta verdadeiro de um falso, mais do que fazer fazer previsões que se cumprem é se suas mensagens levam o povo para perto ou para longe de Deus. O teste do cumprimento da profecia é incompleto. Embora uma previsão que falhe seja uma falsa profecia, uma previsão que se cumpre pode ser dada por um falso profeta. Por isso o teste definitivo não é o cumprimento e sim o objetivo da profecia.
4) Quando Paulo fala sobre o dom de profecia, cita como finalidades edificação, consolação, exortação e aprendizado, nada falando a respeito de coisas futuras. Mesmo em se tratando de revelação, o que é descortinado não é o futuro, mas a situação atual do coração do visitante.
5) Finalmente, em Apocalipse, livro profético por excelência, não são apenas as coisas que iriam acontecer futuramente, mas também as que já eram que foram reveladas.
Sendo assim, é melhor pensar no profeta como alguém que anuncia algo que Deus revelou em palavras humanas que alguém que sempre está fazendo previsões.
Em Cristo,
Clóvis