F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
Administrador do Fórum Evangelho

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Interpretação de textos bíblicos!?

Compartilhe

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142

Re: Interpretação de textos bíblicos!?

Mensagem por Márcio em Sab 10 Nov 2012, 13:27

O que vc disse sobre ação direta e indireta de Deus nesses textos do tópico, estou totalmente de acordo. Sobre os textos bíblicos citados por vc, apesar de oferecem detalhes diferentes não fogem ao contexto, o que não pode ser caracterizados como como contraditorios. A bíblia é um livro que deve ser lido com todo "cuidado" analisando bem de acordo com a época, cultura,...

Phaby,

Os detalhes são diferentes, concordamos nisto. Pois em um texto está escrito 3 anos e no outro 7 anos, sobre o mesmo evento e contexto.

É uma diferença razoável, são duas respostas conflitantes sobre o mesmo assunto. Afinal de contas somente uma das respostas pode estar certa, ou ter ocorrido de fato.

Márcio

Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Número de Mensagens : 4296

Mensagem por Norberto em Dom 11 Nov 2012, 18:06

.
Pessoal,

Li uma vez que a diferença de números entre dois livros bíblicos, seja de número de anos de reinado ou de componentes do exército etc, se dá em consequência ao erro humano relacionado aos copistas.
.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Status : no perfil, defina seu status.
Número de Mensagens : 3161
Cidade/Estado : BRASÍLIA
Religião : CRISTÄO
Igreja : ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
País : BRASIL
Mensagens Curtidas : 139
Pontos de participação : 10390

Mensagem por Vasuilvan em Seg 12 Nov 2012, 09:04

Quanto a isso, Norberto, não bá dúvidas...
Mas , uma coisa é certa. A verdade das escrituras, é mantida espiritualmente pelo próprio DEUS. Ele jamais permitirá que uma informação relevante seja alterada. Nenhuma informação que importe em salvação jamais terá seu sentido trocado ou omitido.

Por mais que se produza catecismos com informações distintas das escrituras, estas informações jamais arranharão as verdades salvadoras...
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Seg 12 Nov 2012, 14:07

.
Quanto a isso, Vasuilvan, também não há dúvidas. Podemos ter várias religiões no mundo, mas a salvação está muito bem revelada nas Escrituras.

Mas, conforme diz o Senhor Jesus, são poucos que enxergarão o caminho que leva à verdade. O que já justifica a existência de diversas religiões no mundo.
.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Seg 12 Nov 2012, 16:04

Então, podemos dizer que... a verdade é uma. E não faz curva.
Todas que não estão contidas dentro da verdade, que é única, necessariamente estão contidas dentro do pacote de engôdo do engano ok?...
Phaby
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 725
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Religião : Evangelica
Igreja : IADVPC
Mensagens Curtidas : 31
Pontos de participação : 727

Mensagem por Phaby em Ter 13 Nov 2012, 16:36

Quanto a isso, Vasuilvan, também não há dúvidas. Podemos ter várias religiões no mundo, mas a salvação está muito bem revelada nas Escrituras.

Mas, conforme diz o Senhor Jesus, são poucos que enxergarão o caminho que leva à verdade. O que já justifica a existência de diversas religiões no mundo

Me metendo um pouco nesse "diálogo" entre vocês e fazendo apenas um complemento, realmente a bíblia é um livro que para compreende-lo é preciso não só de esforço humano na busca de se aprofundar em conhecimento deste conjunto de livros, como também de auxílio espíritual de Deus. O que faria ter, ao meu ver, menos conflitos religiosos e mais certezas sobre o evangelho.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Status : no perfil, defina seu status ou deixe em branco.
Número de Mensagens : 6377
Cidade/Estado : Recife-PE
Religião : Vou sozinho e não me siga.Você nã
Igreja : perder a fé na fé
País : Brasil
Mensagens Curtidas : 61
Pontos de participação : 11673

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 15 Nov 2012, 04:15

Bom dia

Norberto

Você escreveu.
Li uma vez que a diferença de números entre dois livros bíblicos, seja de número de anos de reinado ou de componentes do exército etc, se dá em consequência ao erro humano relacionado aos copistas.
Vasuilvan escreveu.
Mas , uma coisa é certa. A verdade das escrituras, é mantida espiritualmente pelo próprio DEUS. Ele jamais permitirá que uma informação relevante seja alterada. Nenhuma informação que importe em salvação jamais terá seu sentido trocado ou omitido caro
Caro amigos vocês fazem entender que um errinho de cópia não é nada grave, que não interfere em nada na fé cristã, e que não interessa se:.............

Acazias tinha 22 (II Reis8:26)

ou

42 (II Cr 22:02) anos

quando começou a reinar, ou se ele começou a reinar no ano

12º (II Reis 8:25)

ou

11º (II Reis 9:29) de Jorão.

Bem o que posso presumir, esse é um raciocínio que vale tanto quanto os outros, ou seja, NADA!

Como podemos comparar se não existem mais os originais, como podemos saber se realmente foi apenas um erro de copista, como voce relata?

Penso que com isso, você está tentando convencer para si mesmo e para todos de que não foi Deus quem errou, e sim o homem. Porém não há evidências disso. Quem me garante que no original também não estava o erro? Se é que houve um original e não foi tudo invenção desde o início.

Quem garante meu amigoVasuilvan que, os copistas erraram apenas em números e datas? Por que não em fatos importantes do cristianismo? Está claro que Deus não impediu que eles errassem para pequenas coisas, por que não para grandes?

Norberto esse tipo de erros de cópia abalam sim (e muito!) a credibilidade da Bíblia.

Marcelo Almoedo
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 15 Nov 2012, 16:40

Marcelo, a minha fé me garante isso...
Como disse anteriormente, as verdades salvadoras, ou que impliquem em salvação, são mantidas por DEUS.É Ele o responsável pela chegada da verdade até nós, ou você acha que DEUS deixaria seus santos ensinamentos a cargo dos homens, tão sensíveis aos convites satânicos?
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 15 Nov 2012, 20:27

Boa noite

Vasuilvan.
Como disse anteriormente, as verdades salvadoras, ou que impliquem em salvação, são mantidas por DEUS.É Ele o responsável pela chegada da verdade até nós, ou você acha que DEUS deixaria seus santos ensinamentos a cargo dos homens, tão sensíveis aos convites satânicos?
E como essas verdade irá chega ate você? fiquei curioso meu amigo, se não foi pelo copista/homens, seria através de quem?

Marcelo Almoedo.
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Qui 15 Nov 2012, 21:28

Marcelo. com certeza por meio do copista...
Nem com toda sorte de influência do inimigo, estes copistas conseguiriam interferir nas verdades mantidas por DEUS. Não duvide Marcelo, se não fosse o zelo de DEUS por nós, o plano da salvação não teria chegado até nós...

Márcio
MODERADOR
MODERADOR

Número de Mensagens : 1142
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Religião : Cristão
Igreja : Batista
Mensagens Curtidas : 51
Pontos de participação : 2808

Mensagem por Márcio em Qui 15 Nov 2012, 21:45

Norberto,

Segue meus comentários:

Também já verifiquei esta explicação em relação a estes textos. Porém, o fato é que, com ou sem erros de transcrição, a informação que carrega o que realmente aconteceu está perdida.

mas a salvação está muito bem revelada nas Escrituras

Acredito que a abertura de precedentes para erros de copistas, acréscimos, extrações ou enxertos em qualquer literatura tem consequências, que não devem ser minimizadas, afim de preservar a qualidade da comunicação que se quer transmitir.

Observe o seguinte texto:

João 17:3: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a TI SÓ, por ÚNICO Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

O texto afirma que a vida eterna, a salvação decorre de conhecer a Deus como um só, único Deus e a Jesus como seu enviado.

Porém, temos nas escrituras, textos de origem extremamente duvidosa, como é o caso do comma joanino (I joão 5:7).

O texto do comma não figura na grande maioria dos manuscritos gregos. Se observares vais verificar que este texto com esta conotação somente veio a ser inserido um milênio depois, como uma anotação, ou como uma nota de rodapé. Porém, de uma nota de rodapé, ou uma anotação particular, o texto foi parar dentro da escritura.

A BJ (bíblica de Jerusalém), traz em seu rodapé, a anotação de que este texto não faz parte dos textos gregos antigos.

Como consequencia disto, temos o desenvolvimento de toda uma doutrina, que se apoia neste texto (doutrina da trindade), para validar a idéia de que existem outros entes com deidade idêntica ao Pai.

Acredito que são situações relevantes. Com consequencias também relevantes, afinal de contas, conforme João 17:3, Deus é um só e único, além de afirmar que a vida eterna depende disto.

Márcio
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qui 15 Nov 2012, 23:17

Ao noite

Vasuilvan.
Marcelo. com certeza por meio do copista...
Nem com toda sorte de influência do inimigo, estes copistas conseguiriam interferir nas verdades mantidas por DEUS.
AhVoltamos ao Copista!

Vasuilvan, Se é permitido o copista errar, então quem me garante que ele não errou em vários outros lugares, e sequer podemos descobrir?

Repeteko

Jeorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar [Judá], e reinou oito anos em Jerusalém, [e então ele morreu com a idade de 40] para o desgosto de ninguém .... Os habitantes de Jerusalém fizeram [Jorão] filho mais novo, Acazias, rei como seu sucessor .... Acazias tinha 42 anos quando começou a reinar ". - 2 Crônicas. 21:20 > 22:02. Se 2 Crônicas é infalível, Jeorão nasceu por volta de 882 A.C, e seu filho Acazias nasceu por volta de 884 A.C, dois anos antes de seu pai.
2 Reis 8:26 nos diz: "vinte e dois anos de idade Acazias tinha quando começou a reinar" - não 42, mas 22.

Que é infalível, 2 Reis 8:26 ou 2 Cron. 22:02?

Observe o que o Márcio fez uma ótima referencia ao citar que temos anotações, ou uma nota no rodapé das Bíblias, e veja que há muitos erros de copistas, bem mais do que imaginam. Qual é o certo? Por exemplo, um manuscrito antigo, porém rasurado, ou um sem tantas rasuras, porém mais novo?

Marcelo Almoedo
Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sex 16 Nov 2012, 16:39

Marcelo, que INFLUÊNCIA TEM NA MINHA SALVAÇÃO A DURAÇÃO DO REINADO DE JEORÃO?

Como já te disse, isso é coisa da fé...E a fé que tenho no meu DEUS, me dá essa certeza de que as informações e verdades que me conduzem a CRISTO, são intocáveis...Elas mantidas pelo próprio DEUS...
Norberto
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Status : "Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )" (Oséias 6.3)
Cidade/Estado : .
Religião : .
Igreja : .
País : .
Mensagens Curtidas : 154
Pontos de participação : 17341

Mensagem por Norberto em Sab 17 Nov 2012, 10:09

.
Marcelo Almoedo, você observou:

Márcio fez uma ótima referencia ao citar que temos anotações, ou uma nota no rodapé das Bíblias, e veja que há muitos erros de copistas, bem mais do que imaginam.
Esclarecendo, o que o Marcio trouxe não foi um "simples" erro de copista. Trata-se de adulteração do texto, por quem queria defender a Trindade.

Para tanto, alterou-se o texto de 1Jo 5.7.

Adulteração é algo intencional, de alguém descarado. Não é "simples" erro de copista.
.

Jefté
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Número de Mensagens : 1683
Cidade/Estado : Florianópolis - Santa Catarina
Religião : Cristão
Igreja : Não tenho
Mensagens Curtidas : 37
Pontos de participação : 4048

Mensagem por Jefté em Sab 17 Nov 2012, 12:19

Olá irmãos

Não tenho podido acompanhar bem os tópicos, mas gostaria de poder opinar neste.
Eu acredito que todos fazem uma análise sobre os manuscritos do Novo Testamento grego muito superficial e muito apoiado nas opiniões dos outros, principalmente nas dos críticos e estudiosos.
Eu não acredito muito na adulteração intencional de manuscritos do Novo Testamento.
Acredito muito mais na questão do esquecimento, de não entendimento do que se estava escrito (principalmente quem não dominava bem o grego); e também na facilidade de se cometer erros ao se fazer qualquer cópia manuscrita de algum livro que seja.

E eu tenho algumas comprovações sobre esta questão.
Os manuscritos gregos bizantinos que são oriundos da região Egeia (que falava o grego) e que têm a sua escrita mais completa, pois não só têm boa uniformidade na escrita; porque não somente há versos mais completos que tratam de questões doutrinárias e da fé, como também existem versos mais completos (no texto Bizantino) que não trazem nada de relevante quanto a dogma e fé; um exemplo é o verso de Atos dos Apóstolos 18:21:

NVI
"Mas, ao partir, prometeu: Voltarei, se for da vontade de Deus. Então, embarcando, partiu de Éfeso." Atos 18:21

Bíblia na Linguagem de Hoje
E, quando foi embora, disse: – Eu voltarei, se Deus quiser. Então Paulo embarcou e partiu de Éfeso. Atos 18:21

Versão Almeida Atualizada:
"antes se despediu deles, dizendo: Se Deus quiser, de novo voltarei a vós; e navegou de Éfeso." Atos 18:21

Almeida Corrigida Fiel (baseada inteiramente no Texto Bizantino, Textus Receptus)
"Antes se despediu deles, dizendo: É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém; mas querendo Deus, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso." Atos 18:21

Toda a parte sublinhada do verso acima da Almeida Corrigida Fiel, quando diz: """É-me de todo preciso celebrar a solenidade que vem em Jerusalém;""" - está omitido nas outras versões todas - e é apenas parte de uma explicação de Paulo aos de Éfeso, do porquê ele partiria de Éfeso. Não há aqui nenhuma importância bíblica em questão; não há aqui nada que envolva doutrina; não há a menor chance de alguma (criação de um copista, ou de má intenção em acrescentar-se ao texto) e não há a menor possibilidade de se dizer que alguém propositalmente quis acrescentar para desvirtuar a palavra de Deus.
No entanto está escrito.

Vemos então que o Texto Bizantino (matriz do Texto Recebido é mais completo de uma forma geral, e não somente nas questões doutrinárias que envolvam a divindade de Cristo ou de relevância da fé - no entanto está escrito!

Pergunto então: quem foi o copista ou defensor católico que acrescentou a expressão constante na versão do texto recebido Atos dos Apóstolos a qual não possui qualquer relevância e por quê ele faria isso???

Eu gostaria muito de ver alguém dizer de tais e tais pessoas mal-intencionadas também colocarem estas palavras sem nenhuma importância no versículo de Atos dos Apóstolos 18:21 - como afirmam em todos os versos que envolvem doutrina!
Vamos ver o que se vai dizer!

Vasuilvan
MODERADOR
MODERADOR

Mensagem por Vasuilvan em Sab 17 Nov 2012, 13:36

JEFTÉ, estou de pleno acordo contigo. O inimigo de DEUS, não trabalha assim de forma tão material, com erros tão desnudos, com engôdos perceptíveis à primeira análise.
A sutileza faz parte de seu arsenal. ele não produziria uma prova tão inequívoca de sua ação. Não pensem que encontrarão digitais do inimigo de DEUS, no local do crime.

Acredito sim em erros humanos. Até acredito que os copistas, tendenciaram a colocar ali seus entendimentos e suas crenças, não com o objetivo deliberado de induzir ao erro, pois se eles soubessem que aquilo estava errado, seria mais louvável que ele aprimorasse seu entendimento sobre aquela questão.
Erro proposital ou intencional, não vislumbro desta maneira. Até mesmo porque em 1joão 5-7, pra quem acredita que DEUS pode se revestir em três formas distintas, ali é um convite para se confirmar esta ideia.
Marcelo Almoedo
- Áqüila / Priscila -
- Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 18 Nov 2012, 02:54

Bom dia

Vasuilvan você escreveu:
Marcelo, que INFLUÊNCIA TEM NA MINHA SALVAÇÃO A DURAÇÃO DO REINADO DE JEORÃO?
Sem comentário
Como já te disse, isso é coisa da fé...E a fé que tenho no meu DEUS, me dá essa certeza de que as informações e verdades que me conduzem a CRISTO, são intocáveis...Elas mantidas pelo próprio DEUS...
(FÉ) Exatamente a única resposta que você poderia dá como desculpas para acreditar em qualquer coisa, incluindo esses erros dos copista.

Em tempo atrás eu também tinha, mais não compreendia e sempre ignorava as duvidas contida no Grande Livro, e quando resolvir sair em busca para compreende-la, acabei perdendo a Fé na Fé.

Marcelo Almoedo

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Dom 20 Ago 2017, 08:47