F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Compartilhe

Presbítero Waldir Alves
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Número de Mensagens: 64

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Presbítero Waldir Alves em Ter 07 Abr 2009, 16:34

Maria Madalena escreveu:Shalon Xan.

É. Cada um tem um entendimento. Há mais de dez anos ouço e leio as 'explicações' dos que guardam o sábado e até agora não encontrei lógica alguma. Pertencer a um governo atual e cumprir ordens do antigo? "Quando se muda o sacerdócio, necessariamente há mudança da lei".

E mais: Onde está ordenado que gentios deveriam 'adotar' a lei de Moisés, se nunca estiveram sujeitos a ela?

APDD.

Madalena, concordo contigo: Jesus é o cumprimento da Lei!
    Um detalhe: não está escrito em lugar nenhum da Bíblia que devemos guardar o domingo (invenção do papado)...

como também não está descrito no Novo Testamento que os gentios devem guardar o sábado judaico (que é uma aliança eterna entre Deus e Israel) e os gentios que o guardavam e que moravam no território judaico teriam que guardá-lo e eram abençoados por isto conforme Isaías 56:

4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:

5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,

7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

Vejam bem que o contexto de Isaías fala dos gentios que habitavam nos termos de Israel e de alguns que se tornaram "eunucos" (castrados conforme costumes da época)...

os gentios de Isaías 56 eram aqueles que viviam dentro dos termos de Jerusalém na época da existência do templo judaico que era chamado de: "A casa de oração para todos os povos."

Por duas coisas os judeus rejeitaram a Yeshua (Jesus) como o Mashiach (o Messias):

- Porque Jesus dizia ser Filho de Deus, sendo portanto igual a DEUS.

- Porque Jesus dizia ser “SENHOR DO SÁBADO” e é justamente “o único madamento em que Jesus permitiu que os discípulos violassem conforme Lucas 6: 01 a 05, pois os demais que se tratava do relacionamento “homem x homem”, Ele nos deu até mesmo uma maior amplitude espiritual para os mesmos.

E também, tanto Jesus quanto Paulo não cita “este mandamento” em duas situações distintas: Marcos 10: 17 a 21.../ Romanos 13: 08 a 10

O amor então é o cumprimento da Lei ...

Quem é o amor que cumpriu a lei por nós???

Jesus!!!

E quem então, se tornou o nosso sábado e que completa os outros mandamentos N'Ele???

Jesus!!!

Aprendi uma coisa em um site judaico: A ordem dos mandamentos para os judeus seguem um padrão diferente do que é apresentado pelos ADVENTISTAS, veja:

1º MANDAMENTO: 2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

>>> Este é o primeiro Mandamento conforme o judaísmo : Reconhecer quem é o libertador do povo de Deus - Jesus então cumpriu este mandamento por nós, tornando assim o "NOSSO LIBERTADOR"!

2º MANDAMENTO: Não terás outros deuses diante de mim.

>>> Jesus então cumpriu este mandamento por nós, se tornando - O EMANUEL - O DEUS CONOSCO... Não podemos então ter outros mediadores e intercessores; não podemos ter outro Deus senão Jesus, pois Ele é a revelação do Pai – A expressa imagem do seu ser.

3º MANDAMENTO: Não farás para ti imagens de escultura e nem semelhança alguma do que há no céu; ou na terra; ou embaixo da terra...
    Não podemos nos encurvar ante a imagens de esculturas e nem prostrar-mos diante de intermediários ou ícones produzidos por homens enganadores e enganados...

>>> Jesus não só se torna o único digno de louvor conforme Apoc. 5: 8 a 14, como se torna: O ÚNICO mediador entre Deus e os homens 1º Timóteo 2: 05 - N'Ele se cumpre esta verdade absoluta e portanto, os idólatras não herdarão o reino de Deus.

4º MANDAMENTO: 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

>>> Jesus cumpre este mandamento por nós, pois este mandamento acabou por se tornar um peso sobre os ombros dos judeus, que de tanto temer este mandamento, acabou por perderem a pronúncia do TETRAGRAMATON (YHWH); então, agora nós temos acesso ao coração de Deus, mediante o Nome de Jesus, pois ninguém vai ou conhecerá ao "Pai" se não for pelo nome de Jesus!

5º MANDAMENTO (e não quarto): Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;

10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. ...

>>> Jesus cumpriu este mandamento por nós, visto que é impossível ao homem cumpri-lo sem pecar de forma alguma; Jesus se tornou o nosso descanso conforme Mateus 11: 28 a 30...

28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

>>> Os demais mandamentos do decálogo, Jesus citou para o jovem rico e se resume em: AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS!

O "Amor" (Jesus é também a prova deste amor) não faz mal ao próximo; de sorte que o "Amor" (Jesus) é o cumprimento da lei (Torah).

Por isto dizemos que Jesus cumpriu a lei (Torah) por nós!

Romanos 13:

8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.

9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.

Santificamos todos os dias ao Senhor e descansamos N'Ele - trabalhando ou não!

Pois conforme está escrito em Miquéias 2:

10 Levantai-vos, e ide-vos, pois não é aqui o vosso descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.

Obs: Os versículos 16 e 17 formulam o 10º MANDAMENTO conforme original hebraico.

Portanto, a ordem dos mandamentos dos adventistas foi inventada por Ellen G. White, para assim fazer valer sua "enganação" e falácia, dizendo que no sábado, está a assinatura de Deus, deturpando assim, a ordem dos 10 mandamentos.

Um abraço!

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Número de Mensagens: 123

Mensagem por Xan em Qua 08 Abr 2009, 02:48

Maria Madalena escreveu:Shalon Xan.

É. Cada um tem um entendimento. Há mais de dez anos ouço e leio as 'explicações' dos que guardam o sábado e até agora não encontrei lógica alguma. Pertencer a um governo atual e cumprir ordens do antigo? "Quando se muda o sacerdócio, necessariamente há mudança da lei".

Shalom Maria Madalena!

Por isso que ja faz 10 anos que vc nao entende as 'explicações' dos que guardam o sábado, pois a mudança de lei escrita em Hebreus 7:12 refere-se unica e exclusivamente as leis do sacerdocio.

Por outro lado, TODOS argumentos que invalidam o mandamento sabatico incriminam a Yeshua e colocam em duvida Suas proprias palavras e messianismo.

Maria Madalena escreveu:E mais: Onde está ordenado que gentios deveriam 'adotar' a lei de Moisés, se nunca estiveram sujeitos a ela?

APDD.

Em primeiro lugar, a Torah nao foi direcionada unicamente aos judeus, mas tbem aos povos que os acompanharam na saida do Egito e que se tornaram participantes da comunidade de Israel, que hoje tbem fazem parte os "gentios" que foram enxertados na mesma através da fé em Yeshua.

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 123
    Cidade/Estado: Ashkelon
    Religião: judeu
    Igreja: sinagoga
    País: Israel

Mensagem por Xan em Qua 08 Abr 2009, 02:58

Presbítero Waldir Alves escreveu:
    O amor então é o cumprimento da Lei ...

Quem é o amor que cumpriu a lei por nós???

Jesus!!!

E quem então, se tornou o nosso sábado e que completa os outros mandamentos N'Ele???

Jesus!!!

"Jesus" cumpriu o sabado por nós, automaticamente nao precisamos guarda-lo.

"Jesus" nao roubou por nós, automaticamente podemos roubar.

"Jesus" cumpriu a lei por nós, automaticamente estamos desobrigados dela e consequentemente nao existe mais pecado e toda e qualquer denominaçao cristã e os escritos da "nova aliança" não fazem o menor sentido, sendo desnecessarios.

Eta teologia capenga!!!! No

Agora vamos ver o que vao inventar para se contradizerem mais ainda tongue

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 822
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil
    País: Brasil

Mensagem por Maria Madalena em Qua 08 Abr 2009, 10:52

.
    Xan: E por quê você não aceita o argumento de que devemos obedecer a doutrina de Jesus? Pois a própria doutrina dEle nos ensina a andar no amor. Para mim, a doutrina de Cristo é suficiênte para me guiar.

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Qui 09 Abr 2009, 08:05

Maria Madalena escreveu:.
    Xan: E por quê você não aceita o argumento de que devemos obedecer a doutrina de Jesus? Pois a própria doutrina dEle nos ensina a andar no amor. Para mim, a doutrina de Cristo é suficiênte para me guiar.

Shalom Maria Madalena!

Eu aceito, defendo e me baseio na doutrina de Yeshua, que nao contradiz a Torah e meuito menos as proprias palavras dEle. Voce deveria fazer o mesmo.

Abraçao

Xan.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Qui 09 Abr 2009, 15:03

.
    Não Xan. Cada um deve obedecer ao "Senhor" que ele serve. Eu não sirvo ao Pai, mas ao Filho. Portanto eu obedeço a sã doutrina de Jesus, que é segundo a piedade, a caridade e o não contaminar-se com as coisas do mundo. E como 'povo gentio', não me foi colocado nada alem dessas coisas: Para eu me abster de sexo ilícito, da carne sufocada e da contaminação dos idolos.

Jesus foi colocado como meu "Governador e Senhor" e é a Ele que eu obedeço.
    Por isso, eu não deveria fazer o mesmo que vc, como sugeriu. Cada um serve a quem quer e eu escolhi servir ao Filho.
    abços.

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Sex 10 Abr 2009, 02:57

Maria Madalena escreveu:.
    Não Xan. Cada um deve obedecer ao "Senhor" que ele serve. Eu não sirvo ao Pai, mas ao Filho. Portanto eu obedeço a sã doutrina de Jesus, que é segundo a piedade, a caridade e o não contaminar-se com as coisas do mundo. E como 'povo gentio', não me foi colocado nada alem dessas coisas: Para eu me abster de sexo ilícito, da carne sufocada e da contaminação dos idolos.

Jesus foi colocado como meu "Governador e Senhor" e é a Ele que eu obedeço.
    Por isso, eu não deveria fazer o mesmo que vc, como sugeriu. Cada um serve a quem quer e eu escolhi servir ao Filho.
    abços.

Shalom Maria Madalena!

Interessante que Yeshua serviu ao Pai quando esteve aqui na terra e nem por isso deixou de observar a Torah, muito pelo contrario, demonstrou que a forma certa de observar os preceitos do Altissimo é utilizar os dois mandamentos fundamentais da Torah que é o amor a YHWH e ao proximo onde a piedade e caridade sao caracteristicas embutidas nestes mandamentos.

Em relaçao as determinaçoes encontradas em Atos 15:20 / 21:25 pergunto; estes sao os UNICOS mandamentos que o crente fiel a Yeshua deve observar?

Quem ama a Deus de todo o coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças:

1) Não tem outros deuses
    2) Não faz ou adora ídolos
    3) Não toma seu nome em vão
    4) Guarda e celebra o dia santificado, o sabado.

Quem ama o próximo como a si mesmo:

1) Honra a pai e mãe
    2) Não mata seu próximo
    3) Não pratica adultério
    4) Não furta
    5) Não mente ou dá falso testemunho
    6) Não cobiça os pertences dos outros

Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são penosos, pois todo o que é nascido de Deus vence o mundo. Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. (I João 5:2; 3; 4)

Adao Braga
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 102
    Cidade/Estado: IRECE/BA
    Religião: CRISTÃO
    Igreja: IASD
    País: BRASIL

Mensagem por Adao Braga em Sex 10 Abr 2009, 10:11

MM, me intrometendo na conversa sua com Xan, só para afirmar o seguinte:

A comunidade evangélica, sempre assim afirma: "Jesus foi colocado como meu "Governador e Senhor" e é a Ele que eu obedeço." Mas, na prática, vivem listando argumentos modernos e neo-modernos para se esquivar da obediencia exigida.

Hernandobh
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 127
    Cidade/Estado: Bhte MG
    Religião: A Biblia
    Igreja: do Mashiach

Mensagem por Hernandobh em Sex 10 Abr 2009, 14:24

O Apostolo Paulo como muitos afirmam ou interpretam equivocadamente, não era inimigo da " Lei " do Eterno e sim de leis criadas pelos homens que as colocavam no mesma importancia das leis divinas, em Atos 18:18, 21:20 a 24, Paulo cumpre voto de nazireado, descrita em números 6:1 a 21, ensina para a comunidade de Corinto o verdadeiro significado espiritual da Festa dos Paes Asmos : “Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade” (1 Coríntios 5.6-Cool. resumindo Paulo não tinha aversão a " Lei Divina " aplicada legitimamente, como deve ser observada, e sim contra a usar para se auto gloriar e dizer que será salvo pela observancia delas, aí sim negamos o presente do Pai, a graça de termos vida eterna crendo no sacrificio de seu Filho !

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 10 Abr 2009, 17:57

Adao Braga escreveu:MM, me intrometendo na conversa sua com Xan, só para afirmar o seguinte:

A comunidade evangélica, sempre assim afirma: "Jesus foi colocado como meu "Governador e Senhor" e é a Ele que eu obedeço." Mas, na prática, vivem listando argumentos modernos e neo-modernos para se esquivar da obediencia exigida.

Falo por mim, Adão. Não pelos outros.
    abços.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 10 Abr 2009, 18:03

.
    Xan:

Como disse (escreví), cada um decide a quem serve.

Eu não reconheço autoridade nessa lei. Meu Senhor é Jesus e em Seu Sacerdócio, não há lei (apenas doutrinas que conduzem a vida eterna). Os 'mandamentos de Cristo' são lei para mim (na na forma de 'lei', mas porque naturalmente essa lei está escrita em mim)

APDD

Adao Braga
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Adao Braga em Sex 10 Abr 2009, 20:59

Por que Jefté

- Antes se aceitavam e obedeciam a lei e recusavam a Jesus.

- Hoje, se aceitam Jesus, e recusam a lei.

Há algo estranho nestes extremos.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sex 10 Abr 2009, 21:07

Adão.
    Paz

Jesus é Maior que Moises.
    O Sacerdócio de Cristo (com sua sã doutrina) é maior que o Sacerdócio Aarônico(com suas leis).

A lei foi o maná que não deu vida.

Adao Braga
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Adao Braga em Sex 10 Abr 2009, 22:16

MM, eu não sou penso diferente, só penso que é estranho a manipulação das informações, e as vezes, o comportamento cristão, leva-me a concluir que quem tá certo são os ateus ao dizerem:

- "Deus é uma invenção humana"

A argumentação cristã, quanto à Lei, a Graça, mudou drasticamente, a ponto de hoje, o cristianismo quase que repudiar suas origens judaicas. Isto, eu acho estranho, e afirmo tal qual antes:

Há algo estranho nestes extremos.

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Sab 11 Abr 2009, 04:30

Shalom amigos!

"Sem lei a vida fica sem Graça"

Vejam que se a Torah não estiver vigente, automaticamente a graça é inexistente, afinal de contas, se a graça significa favor imerecido, segundo a teologia cristã, logo, entende-se que o homem está tendo uma oportunidade imerecida que dá a chance dele se retratar com YHWH mesmo que trangrida um mandamento em que a penalidade seja a morte fisica, e neste caso, se o individuo nao for sincero e deixar tal pratica pecaminosa, consequentemente ele sofrerá a primeira e segunda morte, cfme lemos em Apocalipse.

Gramde abraço

Xan.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Sab 11 Abr 2009, 12:09

.
    Pois é! por isso é que afirmo: Essa tal de 'graça', nesse termo usado, refere-se ao povo judeus (que tinha recebido uma lei para cumprir e a transgrediram, ficando com a dívida, que posteriormente foi paga por Jesus, caso contrário sofreriam os castigos e condenação).

Eu, como povo gentio, jamais suponho que tive uma dívida paga, pois nunca recebí lei alguma. O que importa é que, agora, tendo um Senhor para obedecer, eu o faça segundo a sua sã doutrina.

Paz.

Pereira
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 3332
    Cidade/Estado: Japeri/Rio de Janeiro
    Religião: Evangelico
    Igreja: Nao tenho

Mensagem por Pereira em Sab 09 Maio 2009, 14:59

Amada Maria Madalena,

Em resposta a sua pergunta entendo que no Novo Concerto, sob o qual estamos,somente não existe mandamento para a guarda do sábado, embora encontremos todos os outros do decálogo:

DECÁLOGO ANTIGO TESTAM. NOVO TESTAMENTO

1º Mandamento Êx. 20:2-3 I Co. 8:4-6; At. 17:23-31
    2º Mandamento Êx. 20:5-6 I Jo. 5:21
    3º Mandamento Êx. 20:7 Tg. 5:12
    4º Mandamento Êx. 20:8-11 Não há referência
    5º Mandamento Êx. 20:13 Ef. 6:1-3
    6º Mandamento Êx. 20:13 Rm. 13:9
    7º Mandamento Êx. 20:14 I Co. 6:9-10
    8º Mandamento Êx. 20:15 Ef. 4:28
    9º Mandamento Êx. 20:16 Cl. 3:9; Tg. 4:11
    10º Mandamento Êx. 20:17 Ef. 5:3

No V.T. , a salvação é pela guarda da Lei e fé no Altíssimo que há de vir.

No N.T., a salvação é pela fé no Altíssimo que já veio e implantou a nova Lei, baseada no amor e na graça... (Rm. 5:8-11)

Romanos 5. 8Mas o Eterno prova o seu amor para connosco em que o Messias morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9E visto que pelo sangue do Rei Messias nos tornou rectos aos seus olhos, quanto mais não fará ele agora em nosso favor, salvando-nos do julgamento que há-de vir 10E se, quando éramos inimigos do Eterno, fomos trazidos em paz para junto dele pela morte de seu Filho, quanto mais, tendo sido reconciliados com o Eterno, seremos salvos de castigo eterno pela sua vida. 11E agora alegramo-nos intensamente na relação que o Eterno estabeleceu connosco; tudo, sempre, por causa do que nosso Rei o Messias Salvador fez, morrendo pelos nossos pecados, fazendo de nós amigos do Eterno Criador.

Data/hora atual: Dom 20 Maio 2012, 02:31