Maria Madalena escreveu:Shalon Xan.
É. Cada um tem um entendimento. Há mais de dez anos ouço e leio as 'explicações' dos que guardam o sábado e até agora não encontrei lógica alguma. Pertencer a um governo atual e cumprir ordens do antigo? "Quando se muda o sacerdócio, necessariamente há mudança da lei".
E mais: Onde está ordenado que gentios deveriam 'adotar' a lei de Moisés, se nunca estiveram sujeitos a ela?
APDD.
Madalena, concordo contigo: Jesus é o cumprimento da Lei!
Um detalhe: não está escrito em lugar nenhum da Bíblia que devemos guardar o domingo (invenção do papado)...
como também não está descrito no Novo Testamento que os gentios devem guardar o sábado judaico (que é uma aliança eterna entre Deus e Israel) e os gentios que o guardavam e que moravam no território judaico teriam que guardá-lo e eram abençoados por isto conforme Isaías 56:
4 Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto:
5 Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
6 E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto,
7 sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Vejam bem que o contexto de Isaías fala dos gentios que habitavam nos termos de Israel e de alguns que se tornaram "eunucos" (castrados conforme costumes da época)...
os gentios de Isaías 56 eram aqueles que viviam dentro dos termos de Jerusalém na época da existência do templo judaico que era chamado de: "A casa de oração para todos os povos."
Por duas coisas os judeus rejeitaram a Yeshua (Jesus) como o Mashiach (o Messias):
- Porque Jesus dizia ser Filho de Deus, sendo portanto igual a DEUS.
- Porque Jesus dizia ser “SENHOR DO SÁBADO” e é justamente “o único madamento em que Jesus permitiu que os discípulos violassem conforme Lucas 6: 01 a 05, pois os demais que se tratava do relacionamento “homem x homem”, Ele nos deu até mesmo uma maior amplitude espiritual para os mesmos.
E também, tanto Jesus quanto Paulo não cita “este mandamento” em duas situações distintas: Marcos 10: 17 a 21.../ Romanos 13: 08 a 10
O amor então é o cumprimento da Lei ...
Quem é o amor que cumpriu a lei por nós???
Jesus!!!
E quem então, se tornou o nosso sábado e que completa os outros mandamentos N'Ele???
Jesus!!!
Aprendi uma coisa em um site judaico: A ordem dos mandamentos para os judeus seguem um padrão diferente do que é apresentado pelos ADVENTISTAS, veja:
1º MANDAMENTO: 2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
>>> Este é o primeiro Mandamento conforme o judaísmo : Reconhecer quem é o libertador do povo de Deus - Jesus então cumpriu este mandamento por nós, tornando assim o "NOSSO LIBERTADOR"!
2º MANDAMENTO: Não terás outros deuses diante de mim.
>>> Jesus então cumpriu este mandamento por nós, se tornando - O EMANUEL - O DEUS CONOSCO... Não podemos então ter outros mediadores e intercessores; não podemos ter outro Deus senão Jesus, pois Ele é a revelação do Pai – A expressa imagem do seu ser.
3º MANDAMENTO: Não farás para ti imagens de escultura e nem semelhança alguma do que há no céu; ou na terra; ou embaixo da terra...
Não podemos nos encurvar ante a imagens de esculturas e nem prostrar-mos diante de intermediários ou ícones produzidos por homens enganadores e enganados...
>>> Jesus não só se torna o único digno de louvor conforme Apoc. 5: 8 a 14, como se torna: O ÚNICO mediador entre Deus e os homens 1º Timóteo 2: 05 - N'Ele se cumpre esta verdade absoluta e portanto, os idólatras não herdarão o reino de Deus.
4º MANDAMENTO: 7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
>>> Jesus cumpre este mandamento por nós, pois este mandamento acabou por se tornar um peso sobre os ombros dos judeus, que de tanto temer este mandamento, acabou por perderem a pronúncia do TETRAGRAMATON (YHWH); então, agora nós temos acesso ao coração de Deus, mediante o Nome de Jesus, pois ninguém vai ou conhecerá ao "Pai" se não for pelo nome de Jesus!
5º MANDAMENTO (e não quarto): Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. ...
>>> Jesus cumpriu este mandamento por nós, visto que é impossível ao homem cumpri-lo sem pecar de forma alguma; Jesus se tornou o nosso descanso conforme Mateus 11: 28 a 30...
28 Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.
>>> Os demais mandamentos do decálogo, Jesus citou para o jovem rico e se resume em: AMAR AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS!
O "Amor" (Jesus é também a prova deste amor) não faz mal ao próximo; de sorte que o "Amor" (Jesus) é o cumprimento da lei (Torah).
Por isto dizemos que Jesus cumpriu a lei (Torah) por nós!
Romanos 13:
8 A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei.
Santificamos todos os dias ao Senhor e descansamos N'Ele - trabalhando ou não!
Pois conforme está escrito em Miquéias 2:
10 Levantai-vos, e ide-vos, pois não é aqui o vosso descanso; por causa da imundícia que traz destruição, sim, destruição enorme.
Obs: Os versículos 16 e 17 formulam o 10º MANDAMENTO conforme original hebraico.
Portanto, a ordem dos mandamentos dos adventistas foi inventada por Ellen G. White, para assim fazer valer sua "enganação" e falácia, dizendo que no sábado, está a assinatura de Deus, deturpando assim, a ordem dos 10 mandamentos.
Um abraço!