"Escreverei as Minhas leis dentro de seu coração e as imprimirei na sua mente", pelo Meu Espírito derramado sobre vós. Então, mesmo sem uma lei escrita, sabemos praticar o bem segundo o que o REI requer de cada um de nós.
- O Sacerdócio de Cristo tem (em sua composição)o ítem "lei",segundo o sacerdócio Levítico? Não! Só existe o "item" LEI que é segundo a lei RÉGIA.
Neste tipo de sacerdócio, há apenas Doutrinas desta lei Régia. E esses ensinos são em suma o seguinte: Arrependimento, batismo, andar em santidade. Alguém quer seguir e cumprir a lei de Cristo? "Carregai as cargas uns dos outros e cumprireis a lei de Cristo".
Quando Jesus estava entre os judeus,falava com eles segundo a lei levítica, pois o Sacerdócio Levítico ainda não tinha findado.
Mas, após tudo consumado (cumprimento de cada J ou til da lei, além do castigo e condenação), entendemos que entrou em vigor um novo concerto, um novo Sacerdócio (dos reis [ou melhor: de 1 Rei] e não dos levitas). Agora, todos devem curvar-se a esse Rei, obedecendo as suas palavras. E como servimos a esse Rei? Ele nos diz: Estou no faminto, no nú, no necessitado; quem faz a eles, serve a Mim. Isso é adorar ao Senhor, em espírito e em verdade.
Somos "santuário": Em nós, tabernáculo, há 1) O Sangue aspergido (de um cumpridor da lei), 2) Os mandamentos da lei(já cumpidos por Cristo). Resta-nos fazer continuar a vara florescer e dar muitos frutos. Essa foi, em suma, a Aliança.
Qual é então a lei segundo a lei dos reis? Um rei é legislador, pode ser bom e pode ser tirano, e tudo depende de sua misericórdia...