Magno
Não tenho problema com 10 os mandamentos.
O que eu digo é que cumprindo-os não estamos cumprindo a lei de Deus!
Exemplo?!
Eu posso não ter outros deuses diante de mim, pelo temor a Deus!
Posso não ter imagens de escultura nem se curvar a elas por temor a Deus!
Não tomar o Santo nome do Senhor em vão, por temer a Deus!
Posso perfeitamente guardar o sábado pelo grande temor ao meu Deus!
Posso honrar pai e mãe pelo mesmo temor.
Também não matar.
Também não roubar.
Também não adulterar.
Também não dar falso testemunho.
Também me esforçar para não cobiçar, pelo mesmo temor a Deus!
Vemos que todos esses mandamentos são cumpridos pelo temor a Deus.
Agora Jesus disse: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento". (Mc. 12:30 )
Então, esse mandamento que o Senhor disse; eu jamais poderei cumpri-lo pelo temor a Deus.
Nunca poderei amar a meu Deus (o qual é eternamente digno desse amor) pelo fato de temê-lo.
Não há como amar por intermédio do temor.
O temor jamais pode gerar amor!
Então esse mandamento requerido (o primeiro, e maior mandamento) eu nunca conseguirei cumpri-lo se não for através do próprio amor!
Esse mandamento sem amor é impossível, inatingível! Nada, mas nada mesmo, a não ser o amor, me fará cumpri-lo!
Então repito, quem não conhecer a Cristo, quem não conhece a Cristo e o Seu profundo amor, nunca conseguirá amá-lo! Nunca conseguirá amar a Deus!
Poderá fazer muitas coisas, pode ser que até os 10 mandamentos se consiga, embora o mandamento da cobiça, só nos damos conta que o violamos quando a cobiça já foi consumada!
Porém não conseguimos cumprir o que o Senhor Deus mais deseja, o que o Senhor explicitamente me ordena, ou seja, o nosso verdadeiro e intenso amor por Ele.
Então, como irei um dia habitar no Seu Reino se não aprendi a amá-Lo?
O que farei no reino de Deus se me falta o amor?
Porque se isto não se cumprir na minha vida aqui, no tempo que se chama hoje, após a morte, tampouco se cumprirá!
Do jeito que morrermos permaneceremos.
Se morrermos amando-O, morremos amando a Deus!
Porém, se morrermos nos enganando (e não amando a Deus), então morremos sem amá-lo! E mais, falhamos na coisa mais primordial da vida!
Falhamos no mais sublime mandamento!
Falhamos na principal virtude que existe!
Falhamos no amor a Deus!
Por outro lado, se eu não mato, não quer dizer que eu amo, simplesmente não mato.
Se eu não roubo, não quer dizer que eu amo, simplesmente não roubo.
Mas, se porém eu amo, eu cumpro todos esses mandamentos e ainda amo!