F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Compartilhe

Magno
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Número de Mensagens: 32

Re: Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Magno em Sex 27 Fev 2009, 08:38

Shalom Jefté,

Entendi perfeitamente sua colocação, porém amar não se resume num sentimento. Amar é também obediência, esforço, sacrificio e uma série de coisas que demonstram amor. A questão central é justamente o Amor e como se expressar. Assim como fazer muitas coisas para alguém e não necessariamente ser amor, como o exemplo da esposa, igualmente somente falar que ama e de fato amar mas nunca demonstrar é também muito ruim.

É necessário o equilibrio, somente fazer não vai significar amor e fazer pouco ou nada, acredite, não é amor.

Ronaldo
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Número de Mensagens: 88

Mensagem por Ronaldo em Sex 27 Fev 2009, 09:33

Devaney escreveu:E vamos nós de novo para com a velha pergunta sem resposta: onde estão os critérios de divisão entre o que é moral e cerimonial ?

A pergunta correta é, o sábado é um mandamento moral ?

José Herminio
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 84
    Cidade/Estado: Curitiba/Paraná
    Religião: Cristão
    Igreja: Assembléia de Deus
    País: Brasil

Mensagem por José Herminio em Sex 27 Fev 2009, 10:46

Ronaldo escreveu:A pergunta correta é, o sábado é um mandamento moral ?

A pergunta correta é, na bíblia há classificação de mandamentos como: moral, civil, cerimonial etc...?

Magno
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 32
    Cidade/Estado: Sao Paulo
    Religião: Judaica
    Igreja: Shear Yaakov

Mensagem por Magno em Sex 27 Fev 2009, 11:35

Já respondi: não. Laughing

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1033
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Sex 27 Fev 2009, 14:07

Paz Magno

Lembra do que o Senhor disse a Pedro?
    O Senhor disse: "Simão, amas-me mais do que estes?"
    Pedro disse: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.
    Jesus respondeu: "Apascenta as minhas ovelhas".
    Na primeira epístola de João, capítulo 3:16 diz: "Nisto conhecemos o amor, que Jesus deu sua vida por nós e nós devemos dar a vida pelos irmãos."
    Isto sim, traduz o que é o amor de Cristo. O amor que nós (cristãos) devemos ter, devemos buscar, devemos alcançar, devemos praticar.
    Agora levando para outro campo: Não matar; não roubar; não adulterar; não dar falso testemunho; não cobiçar (coisa difícil à carne) e honrar pai e mãe; são coisas de um homem de bem. De uma pessoa normal.
    Contudo, isso não é dar a vida pelos irmãos!
    Se isso é dar a vida pelos irmãos então os judeus já viviam no reino de Deus, pois além dos 10 mandamentos ainda tinha mais de 600 a cumprir.
    Por outro lado diz a Bíblia: "Se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele" (I Cor. 8:3)
    Não creio que o amor a Deus pode derivar dos 10 mandamentos.
    Ninguém pode amar a quem não viu.
    Ninguém viu a Deus pelos mandamentos.
    Mas nos evangelhos, os apóstolos viram a Deus. Viram, conviveram, tocaram e adoraram a Deus (não na Sua glória) mas no vitupério, pois estava em forma de homem.
    Jesus disse a Felipe:
    "Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (João 14:9)
    Não é pelos 10 mandamentos que eu posso e consigo amar a Deus, mas somente por Aquele Senhor que me amou a ponto de se fazer homem, viver 33 anos como se fosse somente homem (sendo Deus), e enfrentou o vitupério deste mundo (que o aguardava), enfrentou a cruz, enfrentou os pecadores, enfrentou o Diabo e enfrentou a morte.
    E contundo não mudou nem perdeu o Seu amor.

Como bem disse um pensador (não me recordo o nome): “Os homens podem ter feito Jesus chorar, berrar e espernear, mas não foram capazes de fazê-lo odiar”.
    Somente por este evangelho; pelo evangelho do Filho de Deus; o evangelho em que Deus se fez homem para me amar, me dar o Seu amor (me amar não na glória, mas extrema condição de angústia, dor e sofrimento). Por este evangelho eu morro, por este evangelho é que eu amo e vejo a Deus. Cristo é a plena imagem de Deus.

Cristo é o Deus Altíssimo na forma de homem.
    E pergunto: meu Deus, como os apóstolos conseguiriam não amar a Cristo?
    Não amar Aquele sublime Senhor que os apascentou com meigo amor?
    O que eles não sabiam a princípio é que quando passaram a amar profundamente a Cristo, estavam a amar a Deus.

Magno
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 32
    Cidade/Estado: Sao Paulo
    Religião: Judaica
    Igreja: Shear Yaakov

Mensagem por Magno em Sab 28 Fev 2009, 09:01

Jefté,

Nunca disse que o 10 mandamentos ou quaisquer deles sejam a forma de demonstrar amor, não de forma exclusiva. Usando o próprio exemplo que você deu:

O Senhor disse: "Simão, amas-me mais do que estes?"
    Pedro disse: Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo.
    Jesus respondeu: "Apascenta as minhas ovelhas".

Pedro obedeceu a Yeshua. Yeshua lhe pede para apascentar suas ovelhas e ele o faz. Ou seja, se ama, obedece meu mandamento. Ao apascentar as ovelhas, como será que Pedro iria conduzir-se? Quais seriam seus paradígmas de conduta, onde estava sua teologia e com que base e autoridade ele deveria falar para com os homens? A base seria a propria Escritura, a autoridade delegada de Yeshua.

Não devemos jamais reduzir os mandamentos a 1, 2, 10, 613, 1155 ou quantos forem, pois soaria estranho, senão não infantil espiritualmente, quando se D´us te pedisse alguma coisa (torna-se um mandamento um pedido de D´us para voce, ainda que fosse unico e apenas para ti) e você raciocine não faria pois este parte da "velha" Lei ou nem está na escritura.

Exemplo de um homem que não ousou questionar um mandamento está em Gênesis:

15 Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,
    16 E disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único,
    17 Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.
    18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

Quando eu digo que devemos amar a D´us não é em função de um simples rito de obediência. Amar a D´us apenas começa na obediência, irmão Jefté, é a semente, é isto que quero que fique claro. Nosso esforço em obedecer é uma sinalização do nosso amor para com Ele, e é esforço porque somos falhos e nossas melhores obras são como trapos, mas é neste esforço de não desobedecer e de tentar não errar tanto que a cada dia o Senhor nosso D´us derrama sobre nós seus atos de misericórdia, pois é nela que Ele tem prazer.

Shalom!

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Seg 02 Mar 2009, 09:27

Magno

Não tenho problema com 10 os mandamentos.
    O que eu digo é que cumprindo-os não estamos cumprindo a lei de Deus!
    Exemplo?!
    Eu posso não ter outros deuses diante de mim, pelo temor a Deus!
    Posso não ter imagens de escultura nem se curvar a elas por temor a Deus!
    Não tomar o Santo nome do Senhor em vão, por temer a Deus!
    Posso perfeitamente guardar o sábado pelo grande temor ao meu Deus!
    Posso honrar pai e mãe pelo mesmo temor.
    Também não matar.
    Também não roubar.
    Também não adulterar.
    Também não dar falso testemunho.
    Também me esforçar para não cobiçar, pelo mesmo temor a Deus!
    Vemos que todos esses mandamentos são cumpridos pelo temor a Deus.

Agora Jesus disse: "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento". (Mc. 12:30 )
    Então, esse mandamento que o Senhor disse; eu jamais poderei cumpri-lo pelo temor a Deus.
    Nunca poderei amar a meu Deus (o qual é eternamente digno desse amor) pelo fato de temê-lo.
    Não há como amar por intermédio do temor.
    O temor jamais pode gerar amor!
    Então esse mandamento requerido (o primeiro, e maior mandamento) eu nunca conseguirei cumpri-lo se não for através do próprio amor!
    Esse mandamento sem amor é impossível, inatingível! Nada, mas nada mesmo, a não ser o amor, me fará cumpri-lo!
    Então repito, quem não conhecer a Cristo, quem não conhece a Cristo e o Seu profundo amor, nunca conseguirá amá-lo! Nunca conseguirá amar a Deus!
    Poderá fazer muitas coisas, pode ser que até os 10 mandamentos se consiga, embora o mandamento da cobiça, só nos damos conta que o violamos quando a cobiça já foi consumada!
    Porém não conseguimos cumprir o que o Senhor Deus mais deseja, o que o Senhor explicitamente me ordena, ou seja, o nosso verdadeiro e intenso amor por Ele.
    Então, como irei um dia habitar no Seu Reino se não aprendi a amá-Lo?
    O que farei no reino de Deus se me falta o amor?
    Porque se isto não se cumprir na minha vida aqui, no tempo que se chama hoje, após a morte, tampouco se cumprirá!
    Do jeito que morrermos permaneceremos.
    Se morrermos amando-O, morremos amando a Deus!
    Porém, se morrermos nos enganando (e não amando a Deus), então morremos sem amá-lo! E mais, falhamos na coisa mais primordial da vida!
    Falhamos no mais sublime mandamento!
    Falhamos na principal virtude que existe!
    Falhamos no amor a Deus!
    Por outro lado, se eu não mato, não quer dizer que eu amo, simplesmente não mato.
    Se eu não roubo, não quer dizer que eu amo, simplesmente não roubo.
    Mas, se porém eu amo, eu cumpro todos esses mandamentos e ainda amo!

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 123
    Cidade/Estado: Ashkelon
    Religião: judeu
    Igreja: sinagoga
    País: Israel

Mensagem por Xan em Qui 05 Mar 2009, 14:34

Jefté escreveu:
    ....
    Nunca poderei amar a meu Deus (o qual é eternamente digno desse amor) pelo fato de temê-lo.
    Não há como amar por intermédio do temor.
    O temor jamais pode gerar amor!

....

Shalom Jefté!

Vc conhece todos os os significados da palavra TEMOR / TEMER?

Veja, por exemplo, Salmos 111:10 / Lucas 5:26 / Atos 2:43 .

Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai o rei. I Pedro 2:17

Abraçao

Xan

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Qui 05 Mar 2009, 14:57

Márcio Gomes escreveu:Irmao Xan,

Shalom!

Entendo que o conceito de proximo para os judeus era bem diferente do que o conceito que o mestre ensinou ali. Para ilustrar isso podemos observar em DT 23,24-25, a vinha do teu proximo dentro do contexto era o proximo judeu.

Em LV 19:2 vemos que Deus mandou Moises falar para a assembleia de Israel. Em Lev 19 v. 11, 13,16,18; expressões como "seu próximo"; "teu próximo"; "entre os teus povos"; "os filhos do teu povo", que conota que o próximo do judeu era outro judeu. o v.43 de Mateus 5, confirma isto, pois no conceito atual mesmo o inimigo é nosso próximo, mas não é assim que foi dito aos antigos e citado por Jesus na ocasião.

Quando estudamos a parábola do "bom Samaritano", podemos ver que o trabalho de Jesus em relação ao preenchimento da Lei, não ficou só em Mt. 5, mas está ele mostrando e fazendo a Nova Aliança por todo Novo Testamento, nos evangelhos por sua própria pessoa e no restante, pelo seu Espírito através dos apóstolos, Apos ler Lc. 10.25-37, com enfoque nos versiculos 36 e 37,pergunto: teria sentido Jesus indagar "Qual... foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?" uma vez que o próprio mestre sabia que na verdade todos são próximos, uns dos outros? Nao, nao teria sentido..Judeu amar samaritano era algo NOVO, o que era VELHO ali e NORMAL para os personagens judeus daquela parabola era O QUE FOI DITO AS ANTIGOS de Mateus 5:43 e o NOVO era o POREM VOS DIGO de Mateus 5:43.

Shalom irmao Marcio Gomes

O problema nao estava na Torah, mas nas interpretaçoes equivocadas que fazem dela até o dia de hoje, veja que até voce concorda com as tais interpretaçoes, e se elas estivessem certas, Yeshua nao precisaria ensinar o verdadeiro sentido de quem é o proximo.

Veja o que diz Exodo 12:49

A mesma lei haja para o natural e para o estrangeiro que peregrinar entre vós.

Agora pergunto, onde se encontrava o samaritano?

Aproveite e veja tbem a pergunta inicial que Yeshua (Lucas 10:26; 27) fez ao doutor da lei, e qual foi a resposta dele, e onde se baseou para responde-la.

Abraço

Xan

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Qui 05 Mar 2009, 22:26

Xan

Pense bem!
    Jesus disse: "Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. (Mat. 10:28 )
    Devemos temer a Deus porque diz Heb.10:31: "Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo".
    O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria". (Sal. 111:10a)
    Veja bem, isso nada tem a ver com amor; devo temer a Deus porque pode me lançar no inferno; devo temê-lo pois horrenda coisa é cair nas suas mãos!
    Então, são palavras totalmente distintas.
    Só porque as Escrituras dizem que devemos temer a Deus e amá-lo muito não quer dizer que os dois são sinônimos. Cada um é cada um; cada coisa no seu lugar!
    Não tem como interpretar de outra maneira essas palavras.
    Devo temer muito a Deus, porque esse temor fará com que eu me afaste do mal.
    E devo amá-Lo muito, porque esse amor me fará querer aproximar cada vez mais do meu Deus. Até no efeito que produzem eles são distintos.

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Sex 06 Mar 2009, 01:17

Jefté escreveu:Devo temer muito a Deus, porque esse temor fará com que eu me afaste do mal.
    E devo amá-Lo muito, porque esse amor me fará querer aproximar cada vez mais do meu Deus. Até no efeito que produzem eles são distintos.

Shalom Jefté!

Muito bem, agora leia novamente o o ultimo post (logo acima) do Magno e veja que é justamente isso que ele disse para você, porém, com outras palavras.

Em relação ao temer, o proprio dicionario explica que o temor nao é sinonimo apenas de medo, pavor, espanto, terror, .... , mas tbem sentimento profundo de reverência ou respeito; pontualidade; zelo e escrúpulo, entao, concluimos que "amar ao Senhor nosso Deus de todo o nosso coração, e de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento, e de todas as nossas forças" pode ser observado através do temor por termos sentimento profundo de reverência ou respeito; pontualidade; zelo a YHWH.

Logicamente que existem versiculos nas Escrituras que ao mencionar o temor, está globalizando-o em todos seus significados ou apenas parte deles, como nos casos citados por você.

Abração

Xan

Very Happy

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Jefté em Sex 06 Mar 2009, 09:15

Xan

Discordo!
    Por exemplo: respeitamos um juiz, respeitamos as potestates estabelecidas por Deus: governos, polícia.
    E o que diz sobre elas, diz: "Porque os magistrados não são terror para as boas obras, mas para as más. Queres tu, pois, não temer a potestade? Faze o bem, e terás louvor dela.
    Porque ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador para castigar o que faz o mal.
    Portanto é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente pelo castigo, mas também pela consciência.
    Por esta razão também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo.
    Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra". Rom. 13
    Por isso, se ao temermos a Deus, e também passamos a amá-Lo, isso já não é temor, mas amor!

Última edição por Jefté em Sex 06 Mar 2009, 14:33, editado 1 vez(es)

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Sex 06 Mar 2009, 12:24

Shalom!

Ok! Entao chegamos justamente no ponto principal do estudo, ou seja, nao adianta dizer que ama se nao o teme e nem obedecer mas nao ama-lo.

Foi justamente isso que o Magno explanou, o mero sentimento nao resolve o problema, precisa algo mais.

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama. E quem me ama será amado de meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. - Joao 14:21

Very Happy

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 795
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil

Quais mndamentos da lei foram reafirmados na Nova Aliança?

Mensagem por Maria Madalena em Sex 06 Mar 2009, 15:12

Respondo explicando o seguinte:

Para Israel antes de Cristo: Sacerdócio Aaronico.
    Para os gentios cristãos: Sacerdócio de Cristo.

O Sacerdócio Aaronico era composto de:

- 10 mandamentos(divididos em mais de 600 leis e preceitos).
    - Rituais (festas, sacrficios, etc)
    - Ordenanças (circuncisão, etc)

Já o Sacerdócio de Cristo é composto de:

- Uma unica lei, que é observar nossos atos segundo o amor, a caridade e principalmente o manter-se incontaminado das coisas do mundo.
    - Rituais (santa ceia)
    - Ordenanças (batismo).

A paz de Cristo a todos.

Monica P.
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Feminino Número de Mensagens: 121
    Cidade/Estado: São Paulo
    Religião: Evangélica
    Igreja: Batista

Mensagem por Monica P. em Sex 06 Mar 2009, 16:08

A Paz!

Irmã Maria Madalena, mas como fica os 10 mandamentos no sacerdócio de Cristo?

Xan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Xan em Sex 06 Mar 2009, 16:46

Maria Madalena escreveu:
    - Uma unica lei, que é observar nossos atos segundo o amor, a caridade e principalmente o manter-se incontaminado das coisas do mundo.

Shalom irma Maria Madalena!!

Belo resumo, agora me explique como observar tudo isso sem conhecer os preceitos do Altissimo (bendito Seja).

Abraçao

Xan

What a Face

Visitem meu site - obrigado.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 795
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil

Xan: Através de conhecer, pelas profecias, como SERIA o novo concerto em um reinado.

Mensagem por Maria Madalena em Sab 07 Mar 2009, 10:06

"Escreverei as Minhas leis dentro de seu coração e as imprimirei na sua mente", pelo Meu Espírito derramado sobre vós. Então, mesmo sem uma lei escrita, sabemos praticar o bem segundo o que o REI requer de cada um de nós.

- O Sacerdócio de Cristo tem (em sua composição)o ítem "lei",segundo o sacerdócio Levítico? Não! Só existe o "item" LEI que é segundo a lei RÉGIA.

Neste tipo de sacerdócio, há apenas Doutrinas desta lei Régia. E esses ensinos são em suma o seguinte: Arrependimento, batismo, andar em santidade. Alguém quer seguir e cumprir a lei de Cristo? "Carregai as cargas uns dos outros e cumprireis a lei de Cristo".

Quando Jesus estava entre os judeus,falava com eles segundo a lei levítica, pois o Sacerdócio Levítico ainda não tinha findado.

Mas, após tudo consumado (cumprimento de cada J ou til da lei, além do castigo e condenação), entendemos que entrou em vigor um novo concerto, um novo Sacerdócio (dos reis [ou melhor: de 1 Rei] e não dos levitas). Agora, todos devem curvar-se a esse Rei, obedecendo as suas palavras. E como servimos a esse Rei? Ele nos diz: Estou no faminto, no nú, no necessitado; quem faz a eles, serve a Mim. Isso é adorar ao Senhor, em espírito e em verdade.

Somos "santuário": Em nós, tabernáculo, há 1) O Sangue aspergido (de um cumpridor da lei), 2) Os mandamentos da lei(já cumpidos por Cristo). Resta-nos fazer continuar a vara florescer e dar muitos frutos. Essa foi, em suma, a Aliança.

Qual é então a lei segundo a lei dos reis? Um rei é legislador, pode ser bom e pode ser tirano, e tudo depende de sua misericórdia...

Data/hora atual: Qua 08 Fev 2012, 19:04