F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Jesus x A lei Mosaica

Compartilhe

Lucas_Servo
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 30
    Cidade/Estado: Brasília
    Religião: Evangélico
    Igreja: Igreja Presbiteriana do Brasil
    País: Brasil

Jesus x A lei Mosaica

Mensagem por Lucas_Servo em Sex 20 Abr 2012, 16:09

Amados irmãos, quero lhes trazer uma provocação que foi motivo de muita discussão na escola dominical de minha igreja. Quero trazer essa provocação pois, vejo muita dificuldade (por parte de algumas pessoas) de conectar o antigo testamento e o novo.

Por isso faço a seguinte pergunta:
    Jesus revogou a lei Mosaica? Ou seja a lei que regia vida do povo de Deus no decorrer da história até o nascimento e ministério de Cristo?

Por favor, para termos uma discussão fervorosa e ao mesmo tempo ponderada, peço à todos os participantes argumentos e embasamentos bíblico nas postagens, afinal de contas se não fosse a palavra de Deus esse site nem existiria

Obrigado, e boa discussão.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Feminino Número de Mensagens: 822
    Cidade/Estado: Sorocaba/SP
    Religião: Cristã
    Igreja: Congregação Cristã no Brasil

Re: Jesus x A lei Mosaica

Mensagem por Maria Madalena em Seg 23 Abr 2012, 15:02

Considerações

Sacerdócio de Levi X Sacerdócio de Cristo

A) Jesus, Judeu, cumpriu cada virgula da LEI Mosaica.
    B) O povo judeu teve de ensinar e cumprir cada J e til da Lei Mosaica, até que cumprisse o tempo do Sacerdócio Levitico (que ocorreu após morte e ressurreição dAquele que pagou (sem ser devedor) as penalidades da Lei do tal Sacerdócio, a saber,Cristo)
    C) Após morte e ressurreição, ENTROU em vigor é o Sacerdócio de Cristo, a base de doutrinas (e não de leis)

Composição do Sacerdócio de Cristo:

1) Lei doutrinária: Exercício continuo da caridade
    2) Ordenanças: Batismo, Santa Ceia, abster-se do sangue de animais sufocados, abster-se do sexo ilícito.

Composição do Sacerdócio de Levi:

1) Leis ritualísticas (muitas...)
    2) Mandamentos individuais interligados a castigos (10 mandamentos + as penalidades)
    3) Ordenanças: Circuncisão, festas, celebrações...

FONTES: Li a bíblia inteira + o Livro de Mormon para compreender o que escrevi aqui. Então postei como "entendimento que recebi". Pois eu acho que mesmo citando 100 versículos jamais poderá explicar o que Deus me ensinou nessa parte.

Lucas_Servo
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Lucas_Servo em Seg 23 Abr 2012, 16:25

Olá muito obrigado pela consideração.

Amada, creio que é muito importante o entendimento revelado por Deus à você. Entretanto quando pedi referência bíblica das postagens era na intenção de termos uma discussão "bibliocêntrica", gostaria que você me explicasse (na bíblia), onde está escrito a ordenança de Cristo para abstermos de sangue de animal sufocado.
    Uma outra quesão que gostaria da sua ajuda para entender sua colocação é: Sendo o batismo e a santa ceia um sacramento instituído por Deus, com seus simbolismo devidamente explicados, como você explicaria o simbolismo da abstenção de sangue de animais sufocados?
    Uma outra questão é sobre sua fonte de pesquisa, quando você diz que leu a bíblia toda fico muito feliz, entretanto você pode me explicar qual a finalidade de ler o Livro Mormon? Seria este livro um complemento da Bíblia? A bíblia não é auto explicativa? O que quero dizer é: pelo que eu sei o Livro Mórmon é tido como uma palavra profética tida como um outro evangelho de Cristo, entretanto lê-se em Provérbios 30:5-6 Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

LEMBRO QUE ESSE É APENAS UM PARÊNTESE NA DISCUSSÃO, MAS DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA O ENTEDIMENTO BÍBLICO

Gerson Witezak
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 97
    Cidade/Estado: Varzea Grande MT
    Religião: Cristão
    Igreja: Cristã

Mensagem por Gerson Witezak em Seg 23 Abr 2012, 18:15

A paz de Deus Lucas-servo.

Por isso faço a seguinte pergunta:
    Jesus revogou a lei Mosaica? Ou seja a lei que regia vida do povo de Deus no decorrer da história até o nascimento e ministério de Cristo?

No meu pequeno entendimento, a morte de Jesus Cristo deu válidade ao Novo Testamento; Como cita em Hebreus cap.9 dizendo:

11 Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
    12 Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
    13 Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
    14 Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
    15 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressöes que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
    16 Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
    17 Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

Minha colocação: Todo Testamento feito em um cartório pelo pai de familia, só terá válidade quando o pai de familia MORRER, então o testamento é aberto para os herdeiros!

O Escritor de aos Hebreus (concidero eu como sendo Paulo) diz na mesma carta aos Hebreus cap.8 o seguinte:

6 Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
    7 Porque, se aquela primeira (primeiro Testamento)fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda (Testamento de Cristo).
    8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,
    9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
    10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
    11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
    12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricaçöes não me lembrarei mais.
    13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

No cap.8 o escritor de aos Hebreus diz claramente que a primeira aliança (aliança do primeiro testamento) envelheceu, e o que foi tornado velho, perto está de se acabar.

Minha conclusão: Vou citar um pequeno exemplo: Se você tem 3 filhos e têm muitos bens nesta vida, e acha que perto esta tua morte; então vc vai em um cartório, registra um testamento deixando a fazenda pro filho mais velho, depois os apartamentos pro filho de meio e a empresa pro filho mais novo. Mais vc não morreu, e passou mais 30 anos depois que fez o testamento. E vc já estando bem velhinho, cansado, enfermo, descide fazer um Novo Testamento, até porque vc adquiriu muitos mais bens durante esses 30 anos que teve de vida após ter feito o primeiro testamento.

A pergunta é: Qual testamento vai ter válidade, o primeiro que foi feito há 30 anos trás, ou o Novo Testamento que tem muitos mais bens e riquezas?

Assim é a palavra de Deus. O novo testamento anulou o primeiro que é o velho!

Bem aventurado é quem segue o Novo, porque receberás maiores promessas e riquezas nos Céus!

E para finalizar, atenhamos ao que Paulo disse aos Romanos:

Romanos 7:
    1 Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?
    2 Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.
    3 De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido.
    4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.

Minha conclusão: A Lei morreu, por isso estou livre para ser de doutro marido, a saber : Cristo! Amém!

GERSON WITEZAK
    Deus Abençoe

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 112
    Cidade/Estado: Cuiabá/MT
    Religião: Hellsing
    Igreja: Jigoku Shouji

Mensagem por Goncaze em Seg 23 Abr 2012, 23:03

Aiaiai, desculpem novamente a minha intromissão bem resumida, mas é que devo dormir mais cedo pois não estou conseguindo repor o sono e fico com sonolento e com a cabeça meio estranha o dia todo, rsrsrs Smile

Deixa eu vê o versículo...

Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.

Digo-lhes a verdade: Enquanto existirem céus e terra, de forma alguma desaparecerá da Lei a menor letra ou o menor traço, até que tudo se cumpra.

Todo aquele que desobedecer a um desses mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será chamado menor no Reino dos céus; mas todo aquele que praticar e ensinar estes mandamentos será chamado grande no Reino dos céus.

Mateus 5:17-19

A ordenança anterior é revogada, porquanto era fraca e inútil

( pois a lei não havia aperfeiçoado coisa alguma ), sendo introduzida uma esperança superior, pela qual nos aproximamos de Deus.

E isso não aconteceu sem juramento! Outros se tornaram sacerdotes sem qualquer juramento,

mas ele se tornou sacerdote com juramento, quando Deus lhe disse: "O Senhor jurou e não se arrependerá: ‘Tu és sacerdote para sempre’ ".

Jesus tornou-se, por isso mesmo, a garantia de uma aliança superior.

Hebreus 7:18-22

Concluindo, as leis e os mandamentos revelam-nos as características de Deus, porque são vindas Dele. Se fossem originadas de homens, revelariam características de homens.

Observe os dez mandamentos, não temos sido capazes de cumprir. Porém, se fossemos capazes, não necessitaríamos de um Salvador. Mas, o redentor cumpriu tudo revelando em si mesmo as características de Deus.

O que cabe a nós é a salvação pela graça, mas, por exemplo os dez mandamentos continuam sendo reveladores de sua santidade e glória.

--

Desculpem-me a falta de uma dedicação melhor...

Lucas_Servo
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Lucas_Servo em Ter 24 Abr 2012, 12:53

Amados a discussão está indo melhor do que eu imaginava, quero mandar um agradecimento especial ao irmão Goncaze que vem contribuindo com grande valia nas discussões que eu participo, e levantar uma questão para o Gérson.

Se o antigo testamento está morto porque Jesus o seguiu (seguiu a lei mosaica)? E você não acha que seguindo a Cristo automaticamente estariamos seguindo a Lei Mosaica? Apesar de não conseguir cumprir todas as Leis Mosaicas nós não devemos nos esforçar para cumpri-las? E cumprindo-as não estaríamos vivendo de acordo com a vida de Cristo, já que toda a Lei e profecias do antigo testamento aponta para Ele?

Desde já agradeço.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Ter 24 Abr 2012, 14:24

Lucas Servo:
    ApdDeus

"Amada, creio que é muito importante o entendimento revelado por Deus à você. Entretanto quando pedi referência bíblica das postagens era na intenção de termos uma discussão "bibliocêntrica", gostaria que você me explicasse (na bíblia), onde está escrito a ordenança de Cristo para abstermos de sangue de animal sufocado.

Lucas: O Espírito de Jesus revelou essa ordenança relatado no Livro de Atos, quando os gentios se converteram a Cristo (quando eu lembrar o capítulo, posto aqui...)

Uma outra quesão que gostaria da sua ajuda para entender sua colocação é: Sendo o batismo e a santa ceia um sacramento instituído por Deus, com seus simbolismo devidamente explicados, como você explicaria o simbolismo da abstenção de sangue de animais sufocados?

Lucas, Jesus me disse que só podemos participar do Sangue dEle. Então, entendo que não podemos consumir o que é vida (a vida dos animais está no sangue).

Uma outra questão é sobre sua fonte de pesquisa, quando você diz que leu a bíblia toda fico muito feliz, entretanto você pode me explicar qual a finalidade de ler o Livro Mormon? Seria este livro um complemento da Bíblia? A bíblia não é auto explicativa? O que quero dizer é: pelo que eu sei o Livro Mórmon é tido como uma palavra profética tida como um outro evangelho de Cristo, entretanto lê-se em Provérbios 30:5-6 Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso.

Lucas, o Livro de Mormon é um simples relato de testemunho de conversão, sobre uma familia que saiu de Jerusalém na época em que seria destruída. Todo o relato é 100% de acordo com a sã Doutrina de Cristo, com os ensinos de Cristo.

LEMBRO QUE ESSE É APENAS UM PARÊNTESE NA DISCUSSÃO, MAS DE VITAL IMPORTÂNCIA PARA O ENTEDIMENTO BÍBLICO.

Lucas: Jesus era JUDEU. A lei de Moises foi dada somente aos JUDEUS. E deveria ser obedecida somente pelos judeus. Mas ela teria um fim, pois era uma lei vinculada a castigos. Assim, um Judeu (Cristo) cumpriu toda a lei e foi castigo as penalidades de toda a lei, ENCERRANDO O SACERDOCIO LEVITICO, dando lugar ao Novo Sacerdócio composto apenas de doutrinas.

ApdDeus.

Maria Madalena
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Maria Madalena em Ter 24 Abr 2012, 14:30

Complementando...(lucas servo):

Os mandamentos da Lei de Moisés eram todos vinculadas a um determinado castigo. 10 mandamentos vinculados a 10 penalidades distintas. Jesus "desintegrou" a lei, pois cumpriu os castigos. Portanto, lei "desintegrada" deixa de ser denominada "lei". (pois tudo o que se chama lei, necessariamente deve estar vinculado a uma penalidade distinta para cada item da lei, em cada J ou til.

ApdD

Jefté
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1069
    Cidade/Estado: Florianópolis - Santa Catarina
    Religião: Cristão
    Igreja: Não tenho

Mensagem por Jefté em Ter 24 Abr 2012, 15:22

Olá irmão Lucas-Servo

Sobre a pergunta do tópico:

Irmão
    Esse é um assunto muitas vezes pouco entendido por muitos!
    Na verdade, a lei finda p/ quem está em Cristo! (Rom. 10:4)

Porque se a lei não findasse p/ quem estivesse em Cristo - o ladrão da cruz já estaria (e para sempre) condenado!
    E além de estar condenado já em vida - também morria amaldiçoado pela própria lei, porquanto está escrito, e escrito na lei de Moisés:
    "Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro"
    Também está escrito:
    "Maltido todo aquele que não permanecer em todas as coisas escritas no livro da lei p/ as cumprir." (Deut. 27:26 e Gal. 3:10)

E também está escrito na lei (e ninguém escapa):
    "Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Näo comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto comerás o teu päo, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás." (Gen. 3:17-19)

Ora, o que significam todos esses versos da lei de Deus aos homens; aos homens pecadores e destituídos da glória de Deus ????
    Significa que não há nem pode haver nenhuma outra promessa ou determinação ou cumprimento dentro da lei ao homem pecador, a não ser a sua maldição, a sua perdição, a sua condenação e a sua morte - sem que haja outro fim ou destino!
    Veja bem: a morte é o fim da lei (para o homem) (Rom. 7:1)
    E é a morte o destino final de todos os pecadores (Rom. 6:23)
    E depois o juízo (Heb. 9:27)

Mas...
    Em Cristo vindo, como um homem (nesse mundo), tendo nascido de mulher, e nascido sob a lei (Gal. 4:4) e vivido a vida deste, imaculado, incontaminado, e mais puro dos que os céus - e tendo amado aos homens, e vivido inteiramente por eles e p/ eles e tendo dito:
    "Ouvistes o que foi dito (obs. foi dito na lei); mas tendo Ele dito: "Ouvistes o que foi dito... Eu porém vos digo...

Então, tendo Cristo deixado o seu evangelho; o seu testamento; testamento esse no seu sangue; e morrido sem pecado; tendo vencido já em Sua vida todo o mal (e mau), o mal do homem, o mal de Satanás, o mal do pecado, e selado essa vitória c/ a Sua Morte sem PECADO!
    Vence de uma vez por todas tanto o pecado, quanto a Satanás (que já os vencera em vida pois não pecou nem se lhes submeteu (apesar de toda a contrariedade, e ofensas, e dores e angústias e males que Ele sofrera); e tendo consumado tudo isso c/ Sua Morte sem pecado.
    Paga de uma vez por todas todo o pecado dos homens.
    Paga e risca eternamente a cédula que era contra nós nas suas ordenanças.
    De maneira que a lei que maldiz o homem, que exige e determinada condenção e extinção (certamente morrerás) se torna nula e paga!
    Por quê????

Porque ela foi totalmente cumprida em Cristo!
    Pois não sofreu a morte por Si mesmo!
    Não sofreu a morte pelo filho de Deus!
    Sofreu a morte pelos pecadores!
    Sofreu a morte p/ pagar e cumprir a lei!
    Sofreu a morte p/ tirar o peso da lei!
    De maneira que Ele pagou tudo; Tudo o que entrou em Adão!

Pai, está consumado, nas tuas mãos entrego o meu espírito.

Por isso é que Cristo é o fim da lei para a justiça de todo aquele que crê.
    Por isso é que há hoje, depois de Cristo o perdão de todos os pecados dos homens c/ eles em vida!
    Porque assim com no ato de Adão mesmo os homens que não tinham ainda nascidos já estava antes de nascer condenados a morte, após seu nascimento; determinação da lei.
    Assim e muito mais, hoje, apesar de vivermos e de sermos pecadores, somos justificados pela vida, e morte e pelo sangue de Cristo.
    De maneira que diz a lei de Moisés:
    O sangue é que faz expiação pela alma, pelo pecado. (Lev. 17:11)

De maneira que se a lei estivesse ainda em vigor e tivesse poder sobre os que são de Cristo, não poderia haver nem justificação, nem perdão, nem santificação, nem muito menos ressurreição!

Ainda mais que a lei determina:
    "Aos homens está ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo." (Heb. 9:27)

Ora, o que significa isso???
    Significa que essa é a ordem e a determinação e o cumprimento da lei a todos os pecadores!
    E como disse Jesus, até que o céu e a terra passem nem um J ou Til se omitirá da lei sem que tudo se cumpra.
    Inclusive a morte e maldição e perdição e inferno e depois o juízo para todos os homens.
    Porém p/ quem está em Cristo diz:
    Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.

Também diz o evangelho:
    "Quem crê em mim como diz a Escrituras, rios de água viva fluirão do seu ventre." (João)
    Também diz:
    "Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim, na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito, vou preparar-vos lugar.
    E se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo."
    (Jo. 14:1-3)

Também diz:
    "Bem-aventurado os limpos de coração porque eles verão a Deus." (Mat. 5:8 )

Enfim; são muitas as promessas do evangelho e a graça c/ infinitas dádivas que estão dadas em Cristo Jesus p/ os homens embora pecadores, mas que justificados pelo seu sangue, pelo seu nome, pela sua vida e morte e ressurreição p/ buscar e salvar o que se havia perdido.

E isso se cumpre hoje; na nossa vida; como disse Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.

Já p/ quem não está em Cristo, a lei tem domínio sobre por todo o tempo em que vive; e após a morte, nenhuma outra sentença lhe é dada, senão; ao inferno (se isso lhe couber - Sal. 9:17); e o juízo final (Apc. 20:12-15).

Mas p/ quem está escrito, o Senhor já o declarou mesmo antes do Calvário; Ele disse e diz:
    "Filho, tem bom ânimo, os teus pecados te são perdoados."
    "E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados." (Luc. 5:20)
    "E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados." (Luc. 7:48)

"Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados." (I Jo. 2:12)
    (Ora, Cristo é tão FIM da Lei p/ a justiça de todo aquele que crê; que mesmo Ele tendo nascido sob a Lei (Gal. 4:4) e a lei estando totalmente em vigência quando Ele pregava seu evangelho, que a lei dizendo: Não há um justo, nem um sequer, todos se corromperam e se tornaram imundos... Ele diz: "Os teus pecados te são perdoados"

"A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome." (Atos 10:43)

Ora, entendamos:
    O que acontece a todos os homens que nascem neste mundo e que já nascem debaixo da lei. A qual Lei que amaldiçoa e determina a condenação e extermínio de todos os pecadores e a sua morte e o inferno (a quem lhe couber tal condenação) e depois sair dele p/ por fim enfrentar o juízo, quando poderá após esse sobrevir-lhe a segunda e eterna morte???

Ora tudo isso é o que dita a lei.
    Porém p/ quem está em CRISTO diz:
    "Assim que se alguém está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo." (II Cor. 5:17)

E diz mais:
    "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça." (II Ped. 3:13)

Diz mais:
    "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam." (I Cor. 2:9)

Diz mais:
    "Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele." (I Cor. 8:3)

Diz mais:
    "E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apc. 21:4)

Portanto está escrito:
    "Porque o fim da lei é Cristo para a justiça de todo aquele que crê. (Rom. 10:4)

Então, agora é dito em Cristo:
    Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma, mas sim a fé que opera por amor.
    Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão nem a incircuncisão tem virtude alguma mas sim o ser uma nova criatura.

E tem outro ponto:
    Se a lei tivesse domínio sobre o que crê em Cristo - ele não poderia receber o perdão dos pecados em sua vida; porquanto só c/ a sua morte é que estariam pagos os seus pecados!
    Se a lei tivesse domínio sobre o que crê em Cristo - jamais que após a sua morte, ele poderia ressuscitar p/ uma nova vida, e vida eterna no reino de Deus.
    E se a lei tivesse domínio sobre o que crê em Cristo - jamais que o homem poderia se tornar filho de Deus gerado pelo próprio Deus e pela palavra do evangelho - porquanto Deus não tem filhos destituídos da glória de Deus!

E sobre a lei de Moisés, essa é sua determinação quanto a quando o Messias viesse:
    "Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser." Atos 3:22

"O SENHOR teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;"
    (Deut. 18:15)
    "E será que qualquer que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, eu o requererei dele." (Deut.18:19)

Ou seja; a própria lei que não dá nenhuma chance ou condição ou esperança de salvação p/ os pecadores (senão determina a sua perdição e morte p/ sempre) é que ordena a ouvir ao Messias quando vier, e ouvir em tudo!

Por isso São Paulo diz com toda a sua sã consciência diante dos judeus:
    Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. (Atos 24:14)

Ora, o evangelho não é um ruptura da lei; pelo contrário, ele é uma ruptura das ordenanças todas da lei pelas Novas Ordenanças de Cristo (Mat. 5,6,7 e I Cor. 13 e Rom. 8 e 13
    Conforme diz: "Quem ama o próximo cumpriu a lei."

Porque ele bem sabia que Cristo e o Novo Testamento são o cumprimento total da lei; e que por serem o total cumprimento da lei; é essa lei e suas justiças; a do evangelho é a que prevalece sobre toda a lei.
    E que ela é a conclusão da Torá e dos profetas e dos Salmos.
    E é a lei de Cristo a que redunda em os homens todos (quantos a creram amando e seguindo-a) poderão verdadeiramente cumprir toda a promessa da lei; essa:
    Tanto a de fazer morrer os pecadores (pois quem está em Cristo morreu a velha e criatura);
    Quanto cumprir a outra justiça que há na lei (e que jamais pudera ser cumprida por qualquer dos homens antes de Cristo), a saber:
    Adorar ao Senhor teu Deus em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adoram...

E a de amar ao Senhor teu Deus de:
    Todo o coração...
    e de toda a alma...
    e de todo o entendimento...
    e com todas as tuas forças...

Promessa mais linda e mais maravilhosa que pode existir! nessa vida! e também na outra!
    e que ela é a única promessa que somente Cristo e em Cristo se cumpre em nós!
    Pois somos feitos filhos de Deus p/ amar a Deus (e também aos irmãos ) conforme Cristo amou e nos ensinou!
    E o Senhor veio p/ em nós todos isso cumprir!!!
    E como diz:
    "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" (Fil 1:6)
    E Ele jamais falhará!

"E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;" (II Tim. 1:10)

E um dia isso acontecerá:
    "Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus?" (Jo. 11:40)

Amém!
    Paz!

Lucas_Servo
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Mensagem por Lucas_Servo em Ter 24 Abr 2012, 16:29

Pessoal então a maioria aqui disse que a Lei foi revogada e oque vale é a graça. Por favor alguém pode me explicar porque eu me esforço para seguir o mandamento de não matar, e tento sigui-lo como Jesus o ensinou não desejando mal ao próximo em meu coração?

Pois acredito quando Jesus diz: "Está escrito... Eu porém vos digo", ele se refere à um ponto de vista da Lei que o coração humano não pode alcançar, sendo assim Jesus não acaba com a Lei só a ensina de maneira correta. De modo que possamos cumprir de acordo com a graça de Cristo, entretanto Jesus foi o único Justo e que cumpriu a Lei inteira morrendo nossa morte para vivermos sua vida.

Goncaze me ajuda aí? rsrsrsr será que estou muito errado?

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Goncaze em Ter 24 Abr 2012, 19:11

Olá meus irmãos! (Como é bom chama-los de irmãos Very Happy )

Goncaze me ajuda aí? rsrsrsr será que estou muito errado?

Todas as mensagens postadas até agora podem, de certa forma, serem consideradas corretas! Vou tentar explicar o motivo disso que se baseia na própria questão que foi levantada no início deste tópico. Veja a citação:

Ou seja, ela é abrangente, isto é, não delimitou um escopo mais específico para tratar do assunto. Vejamos, duas abordagens que foram levantadas nas respostas. Uma abordagem trata do fato da impossível salvação através do nosso cumprimento da lei e a outra abordagem trata da lei como uma instrução à santidade.

Portanto, posso perceber e se me permitirem dizer, que os outros partiram da primeira abordagem e o Lucas partiu da segunda. Neste caso, devido à abrangência da pergunta inicial, as respostas dadas tem seu lugar se não correto, ao menos próximas de estarem corretas.

Reformulando a questão inicial do tópico, acho que poderia propor as seguintes:

1ª - Jesus revogou a lei Mosaica, uma vez que, a lei nos intrui à santidade?
    2ª - Jesus revogou a lei Mosaica, uma vez que, não alcançamos salvação pela lei?

Espero ter ajudado em alguma coisa...

irmão Edson
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 160
    Cidade/Estado: Santo Andre- Sp
    Religião: evangelico
    Igreja: Jesus é Tudo

Mensagem por irmão Edson em Ter 24 Abr 2012, 22:13

O fim da lei é Cristo !

O v.t e as suas leis só serve para consultas históricas hoje estamos na lei da consciência ter a mente de Cristo , não é como você diz, Paulo esclarece que a lei da Consciência é esta “ Tudo me é licito fazer mais nem todo me convém.
    Jesus disse que ele era a verdade , e não palavra escrita em rolos ,quando Paulo diz se anulamos a lei pala fé ? Não ! Pela fé estabelecemos uma lei superior a lei da consciência a “Mente de Cristo “, o fundamento dela é o amor não a força ,ela não é como a Torah, essa lei da consciência não é monopólio dos Israelitas mas pertence a todos .
    A mente que é iluminada por esta lei ( a graça ) , faz a todo o momento um juízo claro de si mesmo o que é bom e o que é mal .

Só para te relembrar vou postar como o sacerdócio levita , os legisladores da Torah , foram estabelecidos .

Moises disse ; Aqueles que pertence ao YHWH , fiquem a direita , então foram mortos por ordem de Yahweh , três mil manifestantes , com esse massacre nós recebemos o sacerdócio eterno dos levitas , e assim começa a historia das mortes para a imposição da “Santa Torah “ , que a sua violação sofre penas, desde apedrejamento até a morte vivo em uma fogueira , Moises o mediador desta lei fez tanta atrocidade tentando cumprir essa lei, que hoje facilmente ele seria arrastado para o tribunal de Haia .

Essa Torah , resolve da maneira mais fácil e cômoda o problema do pecado , matando o pecador, será que YHWH , não sabe que violência gera violência , o segredo é falado por Jesus nunca pagar o mal com o mal .Por isso ela não tem nada de divino , não passa de uma lei que qualquer mente humana poderia ter idealizado, tanto que existem estas afirmação que a lei foi dada por ordenação de anjos , os anjos não conhece o perdão ,mas sim são executores.

Abraços irmão Edson Gomes
    h

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Goncaze em Qua 25 Abr 2012, 18:39

Olá irmão Edson Gomes,

Gostaria que você explicasse melhor esse post acima, peço isto porque tenho dificuldades com interpretação de texto. Se não for pedir muito, seria interessante que incluísse as referências bíblicas e inclusive as do AT também, principalmente quando os anjos estão dando as ordenanças para Moisés.

Grato.

Vasuilvan
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 71
    Cidade/Estado: brasilia
    Religião: CRISTÄO
    Igreja: ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA
    País: brasil

Mensagem por Vasuilvan em Qua 25 Abr 2012, 19:41

Irmãos, se vocês considerarem o verdadeiro significado do verbo CUMPRIR, de Mateus 5, vocês se aproximarão da verdade ali escrita. veja bem, como posso eu dizer que não vim abolir ou revogar e no final eu anulo, que falta de coerência hein? O verbo cumprir nunca, em tempo algum significou isto que vocês estão querendo que seja.

O entendimento correto desta passagem bíblica é de extrema importância para compreensão da linha de raciocínio genuína. Está claro que cristo jamais teve como missão cancelar algo que expresse o caráter de DEUS, mas sim veio para preencher, completar o entendimento das passagens que até então estavam sendo mal entendidas. E este completamento de sentido ele começa a fazer logo ä frente no mesmo livro de MATEUS. A PAZ...

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Mensagem por Goncaze em Qua 25 Abr 2012, 20:18

Olá Edson, o meu pedido anterior ainda continua. Só para ajudar a complementar mais coloquei um trecho de Gálatas, entretanto, todo o livro de Gálatas trata deste assunto de maneira esplêndida:

Portanto, é a lei contrária às promessas de Deus? De nenhum modo. Se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela lei;

mas a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

Antes que viesse a fé, estávamos encerrados sob a vigilância de uma lei, esperando a revelação da fé.

Assim a lei se nos tornou pedagogo encarregado de levar-nos a Cristo, para sermos justificados pela fé.

Mas, depois que veio a fé, já não dependemos de pedagogo,

porque todos sois filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo.

Gálatas 3:21-26

Alguém reparou o versículo 24 a palavra pedagogo? Existem em outras traduções a palavra AIO e TUTOR.

Exatamente por isso escrevi anteriormente:
    Reformulando a questão inicial do tópico, acho que poderia propor as seguintes:

1ª - Jesus revogou a lei Mosaica, uma vez que, a lei nos instrui à santidade?
    2ª - Jesus revogou a lei Mosaica, uma vez que, não alcançamos salvação pela lei?

Por favor, não tentar reduzir o Velho Testamento à apenas "consultas históricas".

Se você Edson diz:
    Essa Torah , resolve da maneira mais fácil e cômoda o problema do pecado...

Por favor, me mostre referências bíblicas onde Deus tenta resolver o problema do pecado através da... como você mesmo disse "Essa torah"? E a palavra "fácil e cômada" parece sugerir que Deus é preguiçoso e que não dá muita atenção nisso.

Tribunal de quem?
    ...fez tanta atrocidade tentando cumprir essa lei, que hoje facilmente ele seria arrastado para o tribunal de Haia .

Irmãos, se a recompensa do pecado é a morte e o Senhor aplica realmente esta justiça, porque Ele não é homem para que minta, então, se fosse possível quer dizer que o próprio Deus estaria sentado no banco de réu neste tribunal de Haia? Será que o Senhor está violando os direitos humanos? Direito de pecar sem receber a morte?

Nada de divino?
    Por isso ela não tem nada de divino , não passa de uma lei que qualquer mente humana poderia ter idealizado, tanto que existem estas afirmação que a lei foi dada por ordenação de anjos , os anjos não conhece o perdão ,mas sim são executores.

Vamos ler um trecho dos Dez Mandamentos:

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:

Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

Não terás outros deuses diante de mim.
    Êxodo 20:1-3

Então Deus falou e mesmo assim "Por isso ela não tem nada de divino"?

E ainda diz: " ...não passa de uma lei que qualquer mente humana poderia ter idealizado"?

Vamos ler mais um versículo:

Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?
    Números 12:8

No lugar de boca a boca, algumas traduções trazem face a face.

Agora tenho que ir, estou atrasado, mas, talvez eu ainda continue de onde parei... meus irmãos em Cristo!

Data/hora atual: Dom 20 Maio 2012, 01:32