F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

Quem Escreveu a Bíblia?

Compartilhe

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1002
    Cidade/Estado: Recife-PE
    Religião: Vou sozinho e não me siga.
    Igreja: perder a fé na fé
    País: Brasil

Quem Escreveu a Bíblia?

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 31 Out 2011, 21:43

Boa Noite a Todos

A maioria de nós está de acordo que Deus não escreveu a bíblia, ou dizer que varias pessoas foram que escreveu etc... Mas quem você acha que escreveu o livro? Era uma coleção de escritos? foi um grande contador de histórias quem escreveu? No dia em que inspirou alguém a escrever um livro. Era um livro regular que algum rei leu e tomou literalmente? foi uma conspiração? Foi escrita com intenções maliciosas?
    O que você acha, por que você acha que este livro tenha durado tanto tempo, foram traduzidos varias e varias vezes, e é tão amplamente aceito? Conte-me seus pensamentos sobre o assunto, hipoteticamente falando,? claro.
    Massss antes mesmo de qualquer pensamento que venha a brotar veja algo AQUI muito interessante sobre esse tema

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Re: Quem Escreveu a Bíblia?

Mensagem por Marcelo Almoedo em Seg 28 Nov 2011, 03:09

Bom Dia

Quem escreveu a Bíblia" é de fato uma pergunta que todos devem perguntar. Se de fato ela é a Palavra do Deus vivo, como os cristãos dissem e crer então nenhum outro livro dá mais detalhes sobre suas vidas, uma vez que a Bíblia é, afinal, a Sagrada Escritura para milhões em nosso planeta. Mas bom estudiosos cristãos da Bíblia, incluindo os maiores eruditos protestantes e católicos da América, irá dizer-lhe que a Bíblia é cheia de mentiras, mesmo que eles se recusam a usar o termo.
    Existe ainda muitas outras razões para não usarmos a Bíblia como base de nada, e talvez uma que deva ser mencionada é o comportamento alienante, perigoso, violento e intolerante daqueles que acreditam nesse livro cegamente. Se pelos frutos conhecemos a árvore, as pessoas que se alimentaram aqui estão passando mal. Os versículos da Bíblia têm sido usados para justificar mutilação física, xenofobia, homofobia, machismo, racismo, guerra e perseguição política e religiosa. Não apenas isso como é usada para justificar a restrição a muitas coisas, desde pequenos prazeres inofensivos até cuidados médicos a crianças que sofrem com a religião dos pais.

Concluindo, a Bíblia teve um papel importante na história. Talvez tão importante quanto a Tráfico de Escravos e o Holocausto Nazista. Assim como estes ela é cheia de erros, contradições e absurdos. Se a inquisição, as cruzadas e a noite de São Bartolomeu não ensinaram nada, duvido que estas razões acima adiantem alguma coisa. Mas vale a tentativa. Sem medo posso dizer que muitos dos problemas de hoje existem não apesar da Bíblia, como crêem multidões, mas justamente graças a ela.

Gustavo
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 42
    Cidade/Estado: Goiânia
    Religião: Cristianismo
    Igreja: Igreja Presbiteriana

Mensagem por Gustavo em Seg 28 Nov 2011, 10:56

Para mim, a Bíblia foi escrita tanto por homens quanto por Deus.

Sobre a questão da Bíblia ter inspirado comportamentos condenáveis... Ora, quer queira, quer não, foi o cristianismo que deu a base para nossas leis hoje, embora o cristianismo não continue tão influente mais.
    O ser humano é um ser corrompido, e usa de tudo que está a mão para matar e abusar de seus semelhantes. Não me surpreendo que a própria Bíblia que condena estas coisas seja usada para isto.

Por outro lado, se a Bíblia é a única culpada por estas coisas, o que dizer então de movimentos contra-religiosos que fizeram o mesmo? O que dizer da Revolução Francesa que pretendia acabar com o cristianismo, matando clérigos e o próprio papa? O que dizer dos países comunistas que pretendiam acabar com a religião, perseguindo todo tipo de pessoas que fossem religiosas?

O ser humano busca qualquer pretexto para se impor. Apontar uma ou outra causa e fazer vistas grossas a outros tipos de atitudes não ajuda a resolver a questão.

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Mensagem por Marcelo Almoedo em Ter 29 Nov 2011, 00:56

Bom Dia a Todos.

Há algo no Velho Testamento — na história, na teoria, na lei, na moral, na ciência — acima e além das ideias, das crenças, dos costumes e dos preconceitos de seus autores e dos povos entre os quais viveram?

Há qualquer indício de uma iluminação de origem sobrenatural?

Os antigos hebreus acreditavam que a Terra era o centro do Universo e que o sol, a lua e as estrelas eram manchas no céu.

Com isso a Bíblia concorda.

Pensavam que a Terra era plana, com quatro cantos; que o céu, o firmamento, era sólido — o piso da morada de Jeová.

A Bíblia ensina o mesmo.

Imaginavam que o sol viajava ao redor da Terra e que, parando-se o sol, o dia poderia ser prolongado.

A Bíblia concorda com isso.

Acreditavam que Adão e Eva foram os primeiros seres humanos; que haviam sido criados poucos anos antes deles — os hebreus —, e que eles próprios eram seus descendentes diretos.

Isso a Bíblia ensina.

Se há algo certo, é que os autores da Bíblia estavam enganados sobre a criação, a astronomia, a geologia; sobre as causas dos fenômenos, a origem do mal e as causas da morte.

Deve-se admitir que, se um Ser infinito é o autor da Bíblia, então deveria saber todas as ciências, todos os fatos, e estar acima de quaisquer erros.

Se, entretanto, existem erros, enganos, falsas teorias, mitos ignorantes e asneiras na Bíblia, então deve ter sido escrita por seres finitos; ou seja, por homens ignorantes e equivocados.

Nada poderia ser mais óbvio que isso.

Por séculos a Igreja insistiu que a Bíblia era absolutamente veraz; que não continha quaisquer erros; que a história da criação era verdadeira; que sua astronomia e geologia estavam de acordo com os fatos; que os cientistas que discordavam do Velho Testamento eram infiéis e ateus e passivo de morte na figueira santa.

Agora as coisas mudaram. Os cristãos educados admitem que os autores a Bíblia não estavam inspirados para as ciências. Agora dizem que Deus — ou Jeová — não inspirou os autores desse livro com a finalidade de instruir o mundo sobre astronomia, geologia ou qualquer ciência. Agora admitem que os homens inspirados que escreveram o Velho Testamento desconheciam totalmente qualquer ciência, e que escreveram sobre a Terra, as estrelas, o sol e a lua de acordo com a ignorância da época.

Foram necessários muitos séculos para forçar os teólogos a admitirem isso. Com relutância, cheios de malícia e ódio, os padres se retirarem de campo, deixando a vitória com a ciência.

Então tomaram outra posição.

Declararam que os autores — ou os escritores — da Bíblia estavam inspirados sobre coisas espirituais e morais; que Jeová queria que seus filhos soubessem de sua vontade e de seu amor infinito; que Jeová, vendo seu povo corrompido, ignorante e depravado, desejou torná-lo compassivo, justo, sábio e espiritual, e que a inspiração da Bíblia reside nas ideias sobre leis, na religião que ensina e em suas ideias governamentais.

Esta é a questão agora:

A Bíblia está mais próxima da verdade em suas noções sobre justiça, piedade, moral ou religiosidade do que está em suas noções sobre ciência? A Bíblia é moral?

Ela apoia a escravidão — ela sanciona poligamia.

Será que algum demônio conseguia fazer pior?

Ela é misericordiosa?

Na guerra, ela alçava a bandeira negra; comandava a destruição e o massacre de todos — dos idosos, dos fracos, dos inválidos, das mulheres e dos bebês.

Suas leis são inspiradas?

Centenas de ofensas eram punidas com a morte. Trabalhar nos domingos ou assassinar seu pai na segunda eram crimes de mesmo peso. Na literatura mundial não há qualquer código de leis mais sangrento. A lei da vingança — da retaliação — era a lei de Jeová. Olho por olho, dente por dente, membro por membro.

Isso é selvageria — não filosofia.

Ela é justa e racional?

A Bíblia contrapõe-se à tolerância religiosa — à liberdade religiosa. Todos que discordassem da maioria eram apedrejados até a morte. Investigar era um crime. Maridos eram ordenados a denunciar e ajudar no assassinato de suas esposas descrentes.

É inimiga da arte. “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”: esta foi a morte da arte. (
    Êxodo 20:04)

A Palestina jamais produziu um pintor ou escultor.

A Bíblia é civilizada?

Ela apoia a mentira, o furto, o roubo, o assassinato, a venda de carne estragada a estranhos e até o sacrifício de seres humanos a Jeová.

Ela é filosófica?

Ensina que os pecados das pessoas podem ser transferidos a um animal — a um bode. Faz da maternidade uma ofensa que precisa ser compensada com uma oferenda.

Dar luz a um menino era mau, dar luz a uma menina era duas vezes mau. (
    Levítico 12)

Produzir o óleo que os padres utilizavam era uma ofensa passível de pena de morte.

O sangue de um pássaro morto em água corrente era considerado medicinal. (
    Levítico 14)

Um Deus civilizado sujaria seu altar com o sangue de bois, ovelhas e pombas? Transformaria todos padres em açougueiros? Deliciaria-se com o odor de carne queimando?

Se isso faz sentido para você, você é um cristão. Não faz sentido para mim, é por isso que eu sou ateu.

O maior pecado contra a mente humana é acreditar em coisas sem evidências. A ciência é somente o supra-sumo do bom-senso – isto é, rigidamente precisa em sua observação e inimiga da lógica falaciosa.

Goncaze
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 117
    Cidade/Estado: Cuiabá/MT
    Religião: Hellsing
    Igreja: Jigoku Shouji

Mensagem por Goncaze em Qui 22 Dez 2011, 00:39

Olá Marcelo,

Estive lendo seus argumentos, os mesmos que, segundo você, justifica-lhe a posição de ateu. Quer saber de uma coisa? Vou brevemente dar-te razão, isso mesmo, vou supor que a bíblia seja uma grande mentira, uma invencionice engenhosa.

Por que não vamos um pouco mais além? Que tal se dissermos:

"Se Deus existe, o mal não deveria existir";
    "Um Deus civilizado não sujaria seu altar com sangue de animais, para isso teria que ser um Deus selvagem, bárbaro";
    "Se Deus existe, Ele deveria ter aparecido no programa de TV onde um cara com microfone o desafiou a dar o ar de sua graça caso existisse";
    "Se Deus existe, o seu profeta não teria mandado aquele leproso mergulhar sete vezes no rio para ser curado, bastaria mergulhar uma vez não é?";
    "Se Deus existe, não deveria existir a morte";

Agora, talvez os melhores argumentos:

"Se Deus existe, a bíblia não precisaria ser escrita por homens, mas seria escrita por ele mesmo. Será que Deus não sabe escrever?";
    "Se Deus existe e é todo poderoso, então, porque ainda existe inimigos e adversários, talvez seus oponentes sejam poderosos também?"

Agora basta de tantos argumentos bobos. Ficar procurando supostos equívocos ou falhas na bíblia não vai mudar a natureza de Deus. A menos que você conheça a natureza de Deus. Será, meu caro colega, que você mediu as dimenções de Deus? Conhece sua altura, largura e profundidade? Tem lido os pensamentos de Deus e conhece os seus planos?

Estes argumentos bobos são parecidos com os argumentos de duas católicas que preferem orar para "Have Maria" do que para Deus simplesmente porque o Pai deixou o Filho sofrer e morrer, enquanto que, sua mãe, se tivesse o poder divinal, não o teria deixado morrer. Elas julgam com isso que, agora Maria sendo "Nossa Senhora" vai-lhes anteder as preces porque é mãe. Obviamente que a salvação por meio de Cristo ainda continua sendo um mistério para estas católicas. Será que simplesmente não entendem que J.C. veio ao nosso meio em carne exatamente para tal propósito? Ah, mas é claro, estas duas católicas acreditam que se a mãe tivesse o poder divino, concerteza iria encontrar outro meio de salvação mais fácil. Que possivelmente a mãe como deusa, bastaria dizer "estão todos perdoados e portanto todos estão salvos" e pronto, simples assim. Ora, ela é deusa, então, ela pode fazer o que quizer, não é?

Entretanto, será possível que Deus não pode fazer o que bem entender? Acaso, agora Ele deve procurar os conselhos de anjos ou de homens? Porventura, Ele precisa de nossa aprovação? Quem sabe, antes de nascermos, Deus deveria vir de alguma forma até nós e nos perguntar "ei fulano, você quer nascer?" e ainda pior, nós poderíamos negociar a nossa existência e responder "depende, eu vou nascer num berço de ouro? Se não, eu não quero! Ah, também posso nascer mulher em vez de homem?".

Humnmn, ateus, são vocês que julgam a Deus, se Ele existe ou não existe? Vocês são bons juízes! São superiores aos que acreditam e também a mim, pois no momento, nem sequer me lembro de como se calcula a equação quadrada. Agora, estes bons juízes devem saber coisas demais da conta, inclusive os mistérios do universo!

Me diga, que por um momento, algum ateu imaginasse que Deus existe, o que será que ele aconselharia para Deus? Não sei que conselho o ateu daria, mas concerteza ele iria acreditar estar dando um bom conselho.

Um mistério é o que Deus continua sendo para pessoas que possuem argumentos ateístas como os citados anteriormente, argumentos que justificam-lhe a decisão de não acreditar na existência de Deus.

Sinceramente, o problema é do ateu, mas, quando ele joga as suas idéias na mesa (fórum evangélico), então, está abrindo espaço para que o seu problema seja analisado. Mas, um ateu que faz isso, possivelmente, ainda não se sente conformado com os seu próprios ideais. No entanto, se o mesmo está seguro de seu ateísmo, o que ele faz na mesa é apontar o dedo para a fé do outro e dizer "A sua fé não vale nada, porque o seu Deus não existe!". É claro que, até agora, os argumentos de um ateu, tem sido para mim, como folhas secas levadas pelo vento.

Romanos 9.20: “Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?”.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR".
    Isaías 55:8

"Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos".
    Isaías 55:9

"Quem primeiro me deu, para que eu haja de retribuir-lhe?"
    Jó 41:11

"Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?"
    Isaías 45:9

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 22:47