F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

FÓRUM ABERTO A CADASTRO COMO MEMBRO E PARTICIPAÇÃO SOMENTE DE SEGUNDA À SEXTA. SÁBADO E DOMINGO É ABERTO APENAS PARA LEITURA.
--------------------------------------
OLÁ, SEJA BEM VINDO AO FÓRUM EVANGELHO.

CASO DESEJE PARTICIPAR DE DEBATES FAÇA SEU REGISTRO.

ESTE FÓRUM É ABERTO A PESSOAS DE TODOS OS CREDOS.

SE PREFERIR SER APENAS UM LEITOR, ACOMPANHE AS POSTAGENS.

"Conheçamos e prossigamos em conhecer a YHVH ( י ה ו ה )..." (Oséias 6.3)

Norberto
administrador.fe@terra.com.br
F.E. A Doutrina de Jesus Cristo.

Fórum evangélico, aberto à participação de pessoas de qualquer credo ou religião.

S.O.S para os que se dizem ateus: A prova lógica da existência de Deus!

Compartilhe

Presbítero Waldir Alves
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 64
    Cidade/Estado: Minas Gerais
    Religião: Batista
    Igreja: Igreja Batista
    País: Brasil

S.O.S para os que se dizem ateus: A prova lógica da existência de Deus!

Mensagem por Presbítero Waldir Alves em Sab 15 Out 2011, 00:32

A PROVA LÓGICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Eu existo, você existe e o universo existe. Como os filósofos apontam, esse é o problema: algo existe. Mas, o existir agora, não quer dizer que tudo sempre existiu. O pensador Evangélico R.C. Sproul equaciona bem as implicações e deduções dessa questão. Ele coloca que temos somente três alternativas distintas diante do fato da existência do universo: ou o universo é auto-criado; ou o universo é eterno; ou o universo foi criado por algo eterno.

>> Destas, a única alternativa que elimina uma causa eterna é o universo ser auto-criado. Mas, afirmar que o universo é auto-criado, é um absurdo lógico. Para algo criar a si mesmo, esse algo teria que existir antes de si mesmo. E, implícito nessa proposta, vem o outro equívoco de se dizer que o universo surgiu por “acaso”, isto é, não existe e nem é preciso uma causa. Mas, “acaso” é uma abstração sem valor real. Causa e justificativas de um fato podem até ser desconhecidas, mas nunca inexistentes.

>> Se o universo não é auto-criado, então a alternativa seria que ele é eterno. Mas, um universo eterno não é aceito pelo paradigma da ciência atual. O paradigma científico fala em princípio do universo. A matéria é contingente, limitada e mutável. Tempo e espaço passaram a existir somente com o surgimento do universo. Portanto, se o universo não é eterno, e nem auto-criado, então é necessário que exista algo criador, distinto do universo, que explique e dê origem à existência desse universo.

>> Sendo distinto do universo, essa causa de tudo pode ser eterna, por pertencer a outra realidade, e pode então ser infinita. E se essa entidade primeira é a causa de tudo, então ela não só pode, mas é, necessariamente, infinita, por não pertencer à realidade do começo e fim, qualidades comuns a matéria e tempo (senão se retorna ao problema lógico acima). E, eliminado o conceito de “acaso”, essa entidade, sendo iniciadora de tudo, tem que ser criativa; portanto, ela é uma personalidade.

E mais, como existe inteligência na criação, essa entidade criadora também tem que ser inteligente, porque, somente a inteligência pode criar inteligência; um universo físico/mecânico não pode produzir inteligência.

E mais, como existe vida no universo, essa entidade criadora também tem que ser viva, porque só a vida pode criar vida, como a realidade demonstra (ainda que insistam no contrário, baseados ou na especulação teórica, sem nenhuma prova; ou baseados em experimentos manipulados por cientistas, provando apenas que vida surge do físico quando for guiada por uma inteligência criadora).

Assim, a conclusão inevitável é que, não sendo o universo eterno e nem auto-criado, é necessário que haja uma entidade criadora infinita, transcendente, soberana e pessoal; ou seja, essa entidade acaba tendo uma definição igual ao do Deus da Bíblia, conforme crê o Cristianismo. A verdade é que, não importa que passos se tome mais atrás para tentar “explicar” a realidade como algo “natural”, Deus sempre acaba aparecendo. Ainda bem, porque senão, tudo, inclusive minha existência, seria um mero acidente cósmico, ou seja, minha existência seria um absurdo.

E o mais maravilhoso é que esse tremendo Criador é também misericordioso; Ele me chama para um relacionamento eterno com Ele no seu perdão e amor em Cristo, dando assim um significado e sentido para minha vida.

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1002
    Cidade/Estado: Recife-PE
    Religião: Vou sozinho e não me siga.
    Igreja: perder a fé na fé

Re: S.O.S para os que se dizem ateus: A prova lógica da existência de Deus!

Mensagem por Marcelo Almoedo em Dom 23 Out 2011, 23:25

TÔDNOVOAKI

Uma boa noite a todos

A QUEM DEVO RESPONDER ESSE TOPICO Ao Pastor Jesse Campos OU AO WAlves - Yeshua Adonai Eloheinu!

Eu acho que, em essência, a nossa moral como uma sociedade já ultrapassou o da moralidade, tal como definido nos livros sagrados. Nós já não tolera a discriminação, a submissão forçada, estupro e assassinato de crianças. Isso significa que continuar a ser relevante e acessível para as massas de algumas das partes particularmente odioso dos vários livros sagrados tem que ser abandonada. E a Bíblia está cheia de ódio histórias e passagens .

O mundo seria muito mais simples se todos concordaram que os livros sagrados são apenas uma coleção de fábulas vários transmitida para as gerações que simplesmente ter sido feito mais relevante em determinados momentos da história e não têm nenhuma base na realidade ou história.

Presbítero Waldir Alves
    - Abraão / Sara -
    - Abraão / Sara -

Masculino Número de Mensagens: 64
    Cidade/Estado: Minas Gerais
    Religião: Batista
    Igreja: Igreja Batista

Mensagem por Presbítero Waldir Alves em Seg 24 Out 2011, 11:42

Só para constar: Não sei quem é o autor do texto supracitado, por isso não coloquei aqui, mas...

> Para quem gosta de posar de intelectual, gostaria que houvesse contra-argumentação, refutação, e não "enchimento de lingüiça" não é mesmo sr. ALMOEDO?

Verborragias que não valem nada, é a sua maior argumentação apóstata!!!

A PROVA LÓGICA DA EXISTÊNCIA DE DEUS

Eu existo, você existe e o universo existe. Como os filósofos apontam, esse é o problema: algo existe. Mas, o existir agora, não quer dizer que tudo sempre existiu. O pensador Evangélico R.C. Sproul equaciona bem as implicações e deduções dessa questão. Ele coloca que temos somente três alternativas distintas diante do fato da existência do universo: ou o universo é auto-criado; ou o universo é eterno; ou o universo foi criado por algo eterno.

>> Destas, a única alternativa que elimina uma causa eterna é o universo ser auto-criado. Mas, afirmar que o universo é auto-criado, é um absurdo lógico. Para algo criar a si mesmo, esse algo teria que existir antes de si mesmo. E, implícito nessa proposta, vem o outro equívoco de se dizer que o universo surgiu por “acaso”, isto é, não existe e nem é preciso uma causa. Mas, “acaso” é uma abstração sem valor real. Causa e justificativas de um fato podem até ser desconhecidas, mas nunca inexistentes.

>> Se o universo não é auto-criado, então a alternativa seria que ele é eterno. Mas, um universo eterno não é aceito pelo paradigma da ciência atual. O paradigma científico fala em princípio do universo. A matéria é contingente, limitada e mutável. Tempo e espaço passaram a existir somente com o surgimento do universo. Portanto, se o universo não é eterno, e nem auto-criado, então é necessário que exista algo criador, distinto do universo, que explique e dê origem à existência desse universo.

>> Sendo distinto do universo, essa causa de tudo pode ser eterna, por pertencer a outra realidade, e pode então ser infinita. E se essa entidade primeira é a causa de tudo, então ela não só pode, mas é, necessariamente, infinita, por não pertencer à realidade do começo e fim, qualidades comuns a matéria e tempo (senão se retorna ao problema lógico acima). E, eliminado o conceito de “acaso”, essa entidade, sendo iniciadora de tudo, tem que ser criativa; portanto, ela é uma personalidade.

E mais, como existe inteligência na criação, essa entidade criadora também tem que ser inteligente, porque, somente a inteligência pode criar inteligência; um universo físico/mecânico não pode produzir inteligência.

E mais, como existe vida no universo, essa entidade criadora também tem que ser viva, porque só a vida pode criar vida, como a realidade demonstra (ainda que insistam no contrário, baseados ou na especulação teórica, sem nenhuma prova; ou baseados em experimentos manipulados por cientistas, provando apenas que vida surge do físico quando for guiada por uma inteligência criadora).

Assim, a conclusão inevitável é que, não sendo o universo eterno e nem auto-criado, é necessário que haja uma entidade criadora infinita, transcendente, soberana e pessoal; ou seja, essa entidade acaba tendo uma definição igual ao do Deus da Bíblia, conforme crê o Cristianismo. A verdade é que, não importa que passos se tome mais atrás para tentar “explicar” a realidade como algo “natural”, Deus sempre acaba aparecendo. Ainda bem, porque senão, tudo, inclusive minha existência, seria um mero acidente cósmico, ou seja, minha existência seria um absurdo.

E o mais maravilhoso é que esse tremendo Criador é também misericordioso; Ele me chama para um relacionamento eterno com Ele no seu perdão e amor em Cristo, dando assim um significado e sentido para minha vida...

Autor: Desconhecido...

Agora então contra-argumente, mas não precisa ficar rastreando texto pelo Google para saber sua origem, ok?

Marcelo Almoedo
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 1002
    Cidade/Estado: Recife-PE
    Religião: Vou sozinho e não me siga.
    Igreja: perder a fé na fé

Mensagem por Marcelo Almoedo em Qua 26 Out 2011, 21:29

TOAKINOVAMENTE

Boa noite a todos.

Contra-argumentação, refutação, e não "enchimento de lingüiça" não é mesmo Sr. ALMOEDO?

Então vamos encher o seu egO com bastante LINGUIÇA

Este argumento absolutamente falha em sua prova "da existência de Deus. Mesmo assumindo premissas verdadeiras, a sua conclusão "não segue exclusivamente a partir dessas premissas. Com este argumento, a matéria também poderia ser considerada eterna, e que, pelo argumento acima, não necessitam de criador. Embora este argumento lida com uma questão bastante clássico (ou seja, o ovo ou a galinha), não prova absolutamente nada.

No final do dia, a questão ainda permanece: será que um ser consciente cria existência, ou é a existência sem começo?

E se uma consciência que está sendo criado, qual a fonte da sua existência?

Uma suposição - Se existir um projetista ou um designe inteligente que criou tudo, porque tem que ser o DEUS CRISTÃO e NÃO OUTROS que fazem a mesma reedificação. Como você mesmo frisou. Vejam uma lista incompleta dos deuses. Que os homens a inventaram, se você procurar dentro desse quadrado irá encontrar o seu, caso não encontre entre em contato urgente comigo.

Chimichagua, Quetzalcóatl, Nãmandu, Huitzilopochtli, Coyolxahuqui, Baal, Hare, Brahma, Mahayana, Shu, Tefnet, Osíris, Khnemu, Seket, Menfis, Amaterasu, Buda, Amon-Rá, Zeus, Júpiter, Posêidon, Tezcatlipoca, Xangô, Pachamama, Ull, Shiva, Nhanderuvuçu, Krishna, Ishtar, Papai Noel Cihuacóatl, Cihuacóatl, Mictlantecuhtli, Kinich, Ahau, Pã, Wakan Tanka, Unkulunkulu, Vulcano, Indra, Rá, Shu , Geb, Tefnet, Nut, Amon, Thot, Menphis, Thebas, Ptah, Khnemu, Hapi, Horus, Neit, Seket, Hator, Mênfis, Tebas, Anúbis, Abidos, Busíris, Ptah, Khonsu, Akhenaton, Aton, Deus cristão Moloch, Bel, Allah, Vishnu, Krishna, Rama, Guru, Kasyapa, Crestus, Vinata, Kal, Yama, Savitri, Buda, Zeus, Júpiter, Apolo, Cronos, Urano, Géia, Hades, Réia, Jesus Cristo Posêidon, Tritão, Ares, Hera, Marte, Ares, Hefesto, Hebe, Ilítia, Juno, Ártemis, Diana, Apolo, Febe, Ceo, Hélio, Hipérion, Téia, Selene,os Mormons Eos, Ares, Aristeu, Asclépio, Assur, Marduk, Deméter, Príapo, Ishtar, Astarte, Afrodite, Saturno, Plutão,Allan Prosérpina, Netuno, Flora, Fortuna, Jano, Minerva, Atena, Quirino, Rômulo,Joseph Smith Tezcatlipoca, Tlaloc, Chac, Iansã, Cihuacóatl, Mictlantecuhtli, Ah puch, Ometecuhtli, Xolotl, Inti, Pachamama, Pachacámac, Itzamná, Kinich Ahau, Ixchel, Ixtab, An, Ki, Enlil, Enki, Nanna, Utu, Inanna, Inanna,mohammed Nanna, Ninurta, Dumuzi, Bachue, Chibchacum, Bochica, Nhamandu, Karai, Jakairá, Tupã, Wakan Tanka, Iemanjá, Oxalá, Obá, Iansã, Oxum, Oxumaré, Biri, Afefe, Oiá, Olorum, Ogum, Oxóssi, Omulu, Obaluaê, Nanã Buruquê, Ibeji, Unkulunkulu, Odhinn, Ull, Njord, Heimdall, Thor, Balder, Frigg, Ishtar, Astarte, Ashtoreth, Thixo, Malidiphu, Ifá, Esu, Cibele, Amaterasu, Shang Di, Viracocha, Dàuãsunusu, Atasu, Um Si, de Albi, Satanás, Ates, Ego, além dos ídolos católicos, da Mariolatria e os seus clones, etc..

Em outro prefácio de Sproul ele aponta outra questão "da atitude do homem para com Deus, certamente toca psicologia. No entanto, é também uma questão de grande importância teológica. Este argumento ou o seu livro examina alguns dos fatores motivadores da mente humana com respeito a Deus a partir de uma perspectiva teológica "Aqui está uma tese central de Sproul, ele diz;

O Deus cristão tem alguns 'atrativo' características que podem inclinar de uma pessoa para abraçar Deus como um narcótico para ajudá-lo enfrentar o caráter ameaçador da vida, mas estes são esmagadoramente superado pelo trauma do encontro com Deus. Embora o homem possa desejar e criar para si uma divindade que atenda suas necessidades e lhe proporciona inúmeros benefícios, ele não vai instintivamente o desejo de um Deus que é santo, onisciente e soberano.

Sproul primeiro define as várias formas de teísmo, o agnosticismo, ateísmo e. Ele tem o cuidado de ressaltar as nuances sutis, enquanto a diferenciação entre as definições técnicas e as definições funcionais de cada um. Isto é seguido por uma histórica geral do ateísmo, descrevendo o que ele chama de ateísmo prático (quando as pessoas professam uma espécie de crença deísta geral, mas vivem como se Deus não existisse) e ateísmo teórico moderna (mais de um movimento intelectual nascidos fora do o Iluminismo). Essa historia leva Sproul à pergunta: "Como pode tal brilhantes pensadores e estudiosos competentes chegaram a esse posições radicalmente divergentes?" como o pensador ALBERT EINSTEIN uma das maiores mente de todos os tempos seja ATEU.

Muito bem, já que preenchi o seu egO para sua satisfação com bastante LINGUIÇA, agora me acompanhe por favor . Click aqui

Aurelio
    - Adão / Eva -
    - Adão / Eva -

Masculino Número de Mensagens: 54
    Cidade/Estado: São Paulo / SP
    Religião: Sem religião
    Igreja: Sem religião

Mensagem por Aurelio em Qui 27 Out 2011, 21:23

Olá a todos, salve!

Olha pessoal, eu nem deveria estar escrevendo nesse tópico visto que o assunto "Criação do Universo" excede meu nível intelectual. Porém tenho lido tantas bobagens de ambas as partes que resolvi escrever em poucas linhas minha humilde opinião.

A Teoria do Big bang, segundo a ciência, reza que o Universo possui 13.700.000.000 (treze bilhões e setecentos milhões de anos), e surgiu de uma colossal explosão. Apesar de admirar muitos aspectos da ciência, essa teoria para mim não faz sentido. Existem muitos pontos dessa explosão que não estão muito claros e nem os próprio apoiadores dessa teoria sabem explicar.

Porém isso também não é prova lógica que Deus existe ou que ele tenha criado o Universo. O livro de Gênesis diz que Deus criou o Universo, a Terra, os bichos e por fim o homem e no sétimo dia descansou. As narrativas da criação estão numa simplicidade folclórica a nível infantil (sem comentários).

Se o nosso Universo precisou de um Criador para existir, assim como tudo mais precisa de um Criador, então quem criou Deus? Ou quem criou o Universo paralelo (ou dimensão espiritual), onde Deus vive? Deus teria um Pai? Se Deus pode ter um filho (Jesus), porque ele não pode ter um Pai ou um avô? Ou como os Deuses procriam? Assim o Pai de Deus teria criado o Universo onde Deus vive e Este, por sua vez, criou o Universo onde nós vivemos? Então algum infeliz vai perguntar: Mas então quem criou o Universo onde mora o Pai de Deus? Olha o tamanho da confusão!...

A questão é que os crentes simplesmente acreditam sem parar para pensar no que estão acreditando. É um acreditamento amplo, geral e irrestrito. E quando alguém de fora da fé questiona esses pormenores complicados eles acham ruim e chamam o questionador de herege, incrédulo e coisas do tipo.

A minha opinião é a seguinte: Se o Universo possui um criador ou explodiu num Big bang ou é eterno? Não sei!... Só sei que todos os argumentos científicos ou religiosos não provam nada de nada, é tudo especulação.

Essas "provas lógicas" da criação do Universo por Deus ou a Teoria do Big bang não passam de reles palpites.

Valdomiro
    - Áqüila / Priscila -
    - Áqüila / Priscila -

Masculino Número de Mensagens: 735
    Cidade/Estado: Recife/PE
    Religião: Protestante
    Igreja: Assembléia de Deus

Mensagem por Valdomiro em Qui 03 Nov 2011, 10:04

Aurélio, Paz!

Gostei dessa tua última postagem. Porque como ateu você procurou ser uniforme, ou seja, não transformou a teoria do Big bang em uma religião.

Agora, a diferença entre a teoria religiosa e a cientítica, você já sabe. Questão de fé. Se merece crédito por parte dos ateus ou não, ai já outra história.

Embora não aprove o ateísmo quero parabenizá-lo pelo equilíbrio e uniformidade nesse nesse ponto.

Data/hora atual: Ter 22 Maio 2012, 22:46