Olá irmãos Chico e Lucas, rsrs
nós somos abençoados por empregar nosso tempo em meditar a respeito Dele!Vamos refletir sobre as probabilidades de Deus existir ou não existir?
Que tal uma viagem no tempo e que tal um local como o Egito? Os egipcíos eram idólatras e claramente politeístas, correto? Por que, os deuses deles existiam na mente/coração de um egipcío? Ou melhor, por que eles cultuavam tais deuses? Será que uma boa resposta poderia ser: "É PORQUE ELES ACREDITAM"?
Agora, peguemos um ferveroso ateísta e o joguemos no meio da cultura egipcía. O que acontecerá com os deuses na mente/coração deste ateísta? Posso dizer que "nada acontecerá", porque tais deuses nunca existiram e nem virão a existir neste ateu.
Calculando... para o ateu é zero de probabilidade e para o egípcío são 100% de chance, isto é, para o egipcío é uma certeza.
O mais interessante não são as probabilidades dos resultados, mas sim, aquilo ou a força que causa o resultado. A probabilidade apenas calcula os resultados com base nesta tal força.
Veja que, agora a "força" surrupiou o centro das atenções da conversa. Então, o que é esta força? Alguns já devem ter compreendido que a tal "força" aqui é na verdade a FÉ!
O ateu, pela sua total fé na inexistência de deuses, assim acredita. O egipcío, pela sua total fé na existência de suas divindades, assim acredita. Ambos, são dotados da mesma força, porém, aplicam suas forças em diferentes alvos ou diferentes extremidades de um mesmo assunto.
ateísta
[De ateu + -ista.]
Adjetivo de dois gêneros.
1.Ateístico.
Substantivo de dois gêneros.
2.Pessoa que segue o ateísmo, que acredita que não há Deus.
De agora em diante vamos mesclar todo o assunto abordado até agora e aplicá-lo em uma só pessoa. Para facilitar, imagine que há um cabo-de-guerra dentro dessa pessoa e que a força está sendo aplicada nas duas extremidades que representam "EXISTE" e "NÃO EXISTE". Complicou, não é mesmo? A mesma força sendo aplicada em direções opostas, um verdadeiro cabo-de-guerra!
Agora, voltemo-nos para o cristianismo e apliquemos o modelo hipotético do cabo-de-guerra dentro de uma pessoa.
Lembra das comparações entre dúvida ou fé, fé ou dúvida? A dúvida, neste contexto, nada mais é do que a falta de fé, assim como, poderíamos dizer que a escuridão é a falta de luz. Será que posso colocar assim nestes termos? Ou seja, quanto menos força é aplicada em uma das extremidades, obviamente, significa que maior força está sendo aplicada na outra ponta.
Portanto, para acreditar na existência de Deus, o cristão aplica esta mesma força, que é a fé, em favor da extremidade "EXISTE" e simultâneamente contra a outra ponta "NÃO EXISTE". Será que posso dizer isso?
Alguém pode dizer: "A fé não se mede". Mas, já ouvimos falar nos termos "pouca fé" ou "fé do tamanho de um grão"? Tais termos não se referem à possibilidade de a fé ser mensurada?
Concluindo, se a pessoa possui 0,01% de fé em Deus, por onde será que caminham os outros 99,99% dessa mesma força? Por que Pedro deu alguns passos sobre as àguas e depois afundou?
Nossa! Acho que daria para escrever um livro sobre este assunto e outros tópicos que o rodeia. Mas, antes de acabar quero argumentar mais alguma coisa. Se Deus existe ou não existe é uma questão própria do ser humano. Deus existe por si só, sem depender de nós, se não fosse assim não seria Deus, mas, só posso afirmar o que acabei de dizer mediante o fato de que creio na sua existência
--
Após ter lido o que foi escrito, alguém obteve alguma edificação? Alguém compreendeu melhor alguma coisa? Quando eu disse que este assunto dava para escrever um livro eu tava falando sério, isto é, há muita coisa para se pensar a respeito.
A fé é o meio pelo qual ocorrerá o seu encontro com Deus. Chega um momento em que a questão "EXISTE OU NÃO EXISTE DEUS?" deixará de ser motivo para o cabo-de-guerra porque uma das extremidades irá vencer, mas, outras questões poderão surgir ou persistir e por quanto tempo? Não sei, depende de cada um, isto é, cada caso é um único caso!